quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BABOO: Servidores da Microsoft não são criptografados


A segurança de informações na internet continua sendo um dos assuntos mais repercutidos e debatidos, devido à espionagem praticada pelo governo dos EUA revelada nos últimos meses. Desta vez chamou a atenção a declaração de um executivo de Redmond que admitiu que os servidores da Microsoft não são criptografados.

Servidores da Microsoft invadidos podem ter dado acesso a dados 
de todos os serviços da companhia.

“O que eu posso dizer hoje é que o transporte de servidor para servidor geralmente não é criptografado”, declarou o Vice-Presidente jurídico da companhia, Dorothee Belz. A afirmação foi dada quando ele foi indagado sobre o assunto durante uma reunião do Parlamento Europeu, realizada nesta segunda-feira (18), como informou o site britânico Wired.

Mas Belz disse que mudanças podem ocorrer. “É por isso [casos recentes de espionagem] que estamos a rever o nosso sistema de segurança”, acrescentou ele, que antes dessas declarações reforçou que a Microsoft não dá às agências de segurança “acesso direto” aos seus servidores.

A reportagem do Wired entrou em contato com a empresa de Redmond, e ela respondeu que estuda medidas para aperfeiçoar seu sistema de segurança. “Estamos avaliando alterações adicionais que podem ser benéficas para proteger ainda mais os dados dos nossos clientes”, escreveu a Microsoft no comunicado.

Mas pode já ser tarde. Pelo menos para o Tecnólogo da Privacy International, Sam Smith. Segundo ele, “a menos que a Microsoft tome medidas imediatas para corrigir essa situação, qualquer empresa ou indivíduo que utiliza os seus serviços para armazenar ou transmitir dados sensíveis terá sido fundamentalmente desiludido por uma marca que sugeriu que era digna de confiança”.

Ainda de acordo com ele, o fato da comunicação entre os servidores da empresa não ser criptografada pode ter deixado uma brecha para que invasores – como NSA e GCHQ – tenham tido acesso a dados de qualquer serviço da empresa, como Outlook.com, Xbox Live, Office 365 e SkyDrive.

O executivo da CloudWeavers, empresa que presta serviços na nuvem, Carlo Daffara, endossa o coro. “Os usuários querem garantias de que seus dados estão seguros”, lembrou ele, ressaltando a “necessidade” de maior proteção às informações nos dias de hoje. “Agora é uma questão de opinião pública e empresas podem perder muitos negócios se não se adaptarem rapidamente”, concluiu Daffara.

Fonte: Brino, Vinicius . "Servidores da Microsoft não são criptografados." Baboo: Servidores da Microsoft não são criptografados. http://www.baboo.com.br/seguranca/servidores-da-microsoft-nao-sao-criptografados/ (accessed November 20, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário