terça-feira, 17 de setembro de 2013

COMPUTERWORLD: Receita lança serviço online para regularizar empresas do Simples




Sistema funcionará nos moldes do programa para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, que permite que contribuintes corrija erros de inconsistências antes do processo formal de fiscalização.

A Receita Federal lançou hoje (13/09) o programa Alerta Simples Nacional, que permite a autorregularização das empresas que estão no sistema. 

A partir de segunda-feira (16), as empresas que acessarem o portal do Simples Nacional receberão um aviso para que possam corrigir eventuais erros e inconsistências antes do processo formal de fiscalização, da mesma forma como é feito hoje com as pessoas física que querem corrigir o imposto de renda por meio da internet. 

“A partir de segunda-feira essas empresas estarão recebendo o aviso de que as informações declaradas são diferentes das coletadas pela Receita Federal”, disse Iágaro Jung Martins, coordenador-geral de Fiscalização do órgão.

Na primeira fase serão emitidos 29 mil alertas sobre irregularidades, com base em cruzamento de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) com dados da movimentação do cartão de crédito por meio da Declaração de Operação com Cartão de Crédito (Decred). Os avisos serão emitidos até o final de outubro.

A Receita estima que a diferença entre o que é informado na Declaração Anual do Simples Nacional e o valor coletado de fato pela Receita Federal chegue a quase R$ 6 bilhões. Os créditos tributários a favor dos cofres públicos são estimados em R$ 600 milhões. 

“Nós acreditamos que pode chegar a 90% o total de empresas detectadas por meio da fiscalização com irregularidades”, disse Iágaro. A multa para a infração varia de 75% a 225% do valor devido.

A Receita compartilha ainda informações com os fiscos dos estados e dos municípios, o que pode aumentar a dívida dos contribuintes se os órgãos dessas unidades resolverem cobrar outras dívidas detectada através do sistema. “Esses dados indicam o cheiro de que alguma coisa está errada”, destacou o coordenador.

Atualmente, existem mais de 3,4 milhões de contribuintes que optam pelo Simples, que é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e que abrange todos os entes federados: União, estados, Distrito Federal e municípios, administrado por um Comitê Gestor.

Fonte: "Receita lança serviço online para regularizar empresas do Simples - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/09/13/receita-lanca-servico-online-para-regularizar-empresas-do-simpes/ (accessed September 17, 2013).

COMPUTERWORLD: Prorrogada inscrição para concurso de aplicativos do Ministério da Justiça


As inscrições do 2º Concurso de Aplicativos para Dados Abertos do Ministério da Justiça foram prorrogadas para o dia 20 de setembro. O prazo para o desenvolvimento dos aplicativos também foi estendido em uma semana, até 25 de outubro.

Os aplicativos devem ser criados sobre a base de dados mantida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A base principal contém informações detalhadas sobre boletins de ocorrência, que registram acidentes em rodovias federais desde 2007. 

Há ainda uma base de dados de autuações de trânsito em rodovias federais, também publicada pela PRF, que pode ser utilizada no desenvolvimento dos aplicativos para o cruzamento de dados. As bases de dados estão publicadas no Portal dados.gov.br.

Cada participante da equipe vencedora do concurso receberá, como prêmio, um laptop, e a equipe classificada em 2º lugar ganhará um e-reader Kindle para cada membro. Todos os participantes das equipes classificadas em até o 3º lugar terão seu aplicativo divulgado no Portal do Ministério da Justiça, receberão kits com camisetas W3C Brasil e certificado assinado pelo Ministro da Justiça. Terão ainda custeada a viagem para o Encontro Nacional de Dados Abertos, a ser realizado em Brasília (DF) nos dias 21 e 22 de novembro.

O concurso é realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI), e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), por meio do Escritório Brasileiro do W3C Brasil.

O edital do concurso está disponível no site do Ministério da Justiça a data para 20 de setembro. Prazo para o desenvolvimento dos aplicativos também foi estendido em uma semana, até 25 de outubro.

Fonte: "Prorrogada inscrição para concurso de aplicativos do Ministério da Justiça - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/09/13/prorrogada-inscricao-para-concurso-de-aplicativos-do-ministerio-da-justica/ (accessed September 17, 2013).

Folha de S.Paulo: Dilma diz que vai abordar espionagem em discurso na ONU



A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (16) que vai falar sobre a espionagem norte-americana no Brasil na abertura da Assembleia das Nações Unidas, que se realiza na próxima semana em Nova York.

Dilma deu a declaração em entrevista a dois jornais de Porto Alegre, onde esteve pela manhã para uma cerimônia da Petrobras.

Segundo o jornal gaúcho "Correio do Povo", a presidente disse que vai falar em seu pronunciamento sobre a necessidade da "neutralidade da internet".

Por esse princípio, todas as informações que trafegam pela rede mundial de computadores devem ser tratadas da mesma forma, sem distinção quanto à velocidade.

O Congresso brasileiro tem debatido o assunto nas discussões sobre o Marco Civil da Internet.

Ainda de acordo com a publicação, Dilma afirmou que o presidente Barack Obama já foi avisado sobre o teor do discurso dela em Nova York. O Brasil tradicionalmente inicia o evento da ONU.

Na entrevista, Dilma também afirmou que uma reunião nesta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, vai avaliar a situação da visita marcada para outubro aos Estados Unidos.

Ela abordou ainda as possíveis trocas de ministros em seu governo e afirmou que as mudanças somente ocorrerão no fim do ano ou no início de 2014.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Mundo - Dilma diz que vai abordar espionagem em discurso na ONU - 16/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1342670-dilma-diz-que-vai-abordar-espionagem-em-discurso-na-onu.shtml (accessed September 17, 2013).

Olhar Digital: Profissionais de TI são os menos estressados, diz pesquisa



Pesquisa realizada pelo site de busca de empregos Adzuna, e publicada pela Exame, revela que das dez melhores carreiras do Brasil, a TI está em segundo lugar, perdendo apenas para a engenharia.

A pesquisa também apontou que os profissionais de TI são os menos estressados do país, devido à alta demanda no mercado, aumentos salariais e o ambiente de trabalho. 

O nível de estresse em cada emprego foi calculado através de uma escala com 15 categorias diferentes, incluindo prazos, competitividade, riscos físicos e emocionais. 

O levantamento também levou em consideração o potencial financeiro, ambiente de trabalho, taxa de competitividade e demanda do mercado de cada profissão para estipular o ranking.

A média salarial do profissional que trabalha na área é de R$ 3,3 mil por mês. Clique aquipara ver as demais profissões listadas.

Fonte: "Olhar Digital: Profissionais de TI são os menos estressados, diz pesquisa." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/37590/37590 (accessed September 17, 2013).

CIO: CRM e ERP perdem espaço entre as prioridades de cloud


Serviços de email, calendário e de plataformas de gestão de recursos humanos são os mais populares entre os usuários e lideram as listas de adoção de SaaS
Chris Kanaracus, IDG News Service


Empresas de todos os tamanhos estão adotando ofertas de SaaS: os serviços de e-mail , de calendário e de aplicações de recursos humanos merecem hoje o maior interesse, de acordo com um novo estudo da Research Constellation. As ofertas de ERP e CRM perderam lugar nas prioridades das 244 empresas questionadas em todo o mundo.

Os serviços de email e calendário são as escolha mais populares para SaaS entre os entrevistados _ 37% a dizem que tais produtos estão nos seus planos de adoção – segundo o vice-presidente da consultoria, Frank Scavo. “A maioria dos gestores de TI já tive experiência pessoal com serviços de webmail ou aplicações de calendário, como o Google Calendar Web “, afirma Scavo.

“Não é de estranhar, por isso, que sejam essas aplicações de produtividade pessoal as que liderarem a lista dos planos de investimento de SaaS”. As aplicações de recursos humanos são a próxima categoria SaaS mais popular, com 32% afirmando a intenção de investir nela.

Tais aplicações “incluem muitas vezes o acesso para muitas equipes de funcionários dispersas, sendo um bom candidato para a implantação de plataformas de SaaS “, escreveu Scavo. Aos serviços de plataformas de RH seguem-se os de CRM e de aplicações de colaboração, com 31% dos pesquisados indicando as duas áreas como tendo prioridade no investimento.

Cerca de 25% dos entrevistados indicaram interesse de uso de ERP no modelo SaaS. “Apesar de os ERP e os sistemas de contabilidade serem a categoria mais amplamente implementada de aplicações de negócios em geral, são menos populares para a implantação de SaaS “provavelmente devido ao fato de estarem “mais enraizados e terem uma abrangência mais vasta”, escreveu Scavo.

Apenas 11% dos participantes do estudo expressaram interesse em serviços de SaaS para suportar relatórios de despesas. A atomização dos interesses dos compradores de SaaS também se manifesta pelo fato de 24% dos entrevistados terem assinalado a categoria “Outros”.

No geral, a adoção de SaaS está crescendo devido aos seus benefícios “claros”, diz Scavo. Os entrevistados assinalaram a velocidade de implantação como o benefício principal, seguido pela redução das infraestruturas de TI, a maior facilidade de expansão e de atualização, de acordo com o estudo.

No entanto, classificaram a disponibilidade e as capacidades de Disaster Recovery como sendo menos importantes quando se trata de SaaS, acrescenta o estudo. “Os fornecedores de software tradicional argumentam que , no longo prazo, a sua oferta muitas vezes custa menos do que as aplicações em SaaS “, diz Scavo. “É possível que os decisores de TI acreditem nesse argumento”.

Os preços de subscrição, marca registada do SaaS, não estão bem classificados na lista dos maiores benefícios swgundo os participantes do estudo. Pode haver uma razão para isso, também: os fornecedores de serviços de cloud “argumentam que a subscrição transforma os gastos com software em uma despesa operacional, e para algumas empresas isso proporciona um quadro fiscal mais favorável “, afirma ele. “No entanto, os fornecedores de software instalado localmente também podem facilmente fornecer o mesmo benefício, financiando a compra de licenças de software como um aluguel”.

No topo das preocupações dos entrevistados com o modelo SaaS, estão os riscos de privacidade dos dados – a maior preocupação –, seguido por outras questões de segurança, a perda de controle sobre a informação, os desafios de integração e de desempenho.

Fonte: Kanaracus, Chris . "CRM e ERP perdem espaço entre as prioridades de cloud - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para lí­deres corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/09/17/crm-e-erp-perdem-espaco-entre-as-prioridades-de-cloud/ (accessed September 17, 2013).


G1: Um em cada três brasileiros já sofreu cyberbullying no trabalho, diz estudo


 
30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de
cyberbullying na empresa.

O cyberbullying, prática de utilizar e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas para ofender ou difamar pessoas, chegou ao ambiente de trabalho. Segundo pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, 30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cyberbullying na empresa. 

A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas no país, aponta que 76% dos brasileiros consideram cyberbullying o envio de comentários desagradáveis ou difamatórios sobre ou para um colega usando qualquer tipo de comunicação digital.

Um quarto das pessoas (25%) também acredita que as mídias sociais prejudicam a privacidade no ambiente de trabalho e 70% delas se sentem constrangidas em não aceitar solicitações de amizade de colegas de trabalho a contra gosto. Mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que a empresa é responsável pelo comportamento online de seus funcionários, em seus perfis pessoais na mídia social, enquanto estão em horário de expediente. Já 90% das pessoas acreditam que a empresa não é responsável pelo comportamento de seus clientes quando não estão em horário de trabalho.

Quanto às atitudes em caso de cyberbullying, 58% dos entrevistados entrariam em contato com algum superior, como chefe, gerente ou área de recursos humanos, 60% também tomariam essa atitude inclusive se as ofensas viessem do chefe. “O estudo é um alerta para as empresas, que precisam adotar urgentemente políticas de uso da internet, orientar os funcionários sobre boas práticas nas redes sociais e promover discussões abertas com seus colaboradores sobre ética nas comunicações online”, disse o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.

Fotne :"G1 - Um em cada três brasileiros já sofreu cyberbullying no trabalho, diz estudo - notícias em Concursos e Emprego." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/09/um-em-cada-tres-brasileiros-ja-sofreu-cyberbullying-no-trabalho-diz-estudo.html (accessed September 17, 2013).

G1: Tecnologia transmite som pelo corpo e transforma dedo em fone de ouvido


 
Microfone faz som passar pelo corpo até chegar ao
dedo, transformando a ponta do dedo em fone de
ouvido .

A Disney criou um aparelho que faz com que o som seja transmitido diretamente pelo corpo humano, transformando um dedo em um fone de ouvido. O usuário pode gravar uma mensagem em um microfone especial e, depois, repassar a gravação para outra pessoa apenas colocando o dedo próximo do ouvido do amigo (clique aqui para assistir ao vídeo).

Ao segurar o microfone, a gravação passar do aparelho pelo corpo da pessoa até a ponta do dedo, passando o áudio. O microfone consegue agir dessa maneira ao converter o áudio em sinais eletrônicos. A energia sonora é convertida em energia elétrica, criando um campo eletroestático em torno da pessoa que falou. Tocando próximo do ouvido da pessoa cria uma espécie de fone de ouvido.

Chamado de Ishin Den Shin, em referência à frase japonesa ''o que a cabeça pensa, o coração transmite'', o microfone cria um campo eletroestático, criando pequenas vibrações que são sentidas pelo usuário e entendidas pelo ouvido como som.

Fonte: "G1 - Tecnologia transmite som pelo corpo e transforma dedo em fone de ouvido - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/tecnologia-transmite-som-pelo-corpo-e-transforma-dedo-em-fone-de-ouvido.html (accessed September 17, 2013).

COMPUTERWORLD: Uso do pregão eletrônico ajuda órgãos públicos a economizarem R$ 3,1 bi em 2013



No primeiro semestre de 2013, o pregão eletrônico foi utilizado em 90% dos processos licitatórios e gerou uma economia de 18% aos cofres públicos, equivalentes 3,1 bilhões de reais, segundo a secretária de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento (MP), Loreni Foresti.

No mesmo período, o pregão eletrônico respondeu por um gasto de R$ 14,4 bilhões. Ao compararmos o uso da modalidade em 2013 com o mesmo período de 2012, os dados mostram um crescimento de 89% em valores monetários. Até junho de 2012, o valor despendido nas aquisições realizadas por meio do pregão eletrônico foi de R$ 7,6 bilhões.

Já em relação ao número de certames licitatórios, a modalidade respondeu por 95% em 2013. O pregão eletrônico foi usado em 12,5 mil processos, o que demonstra um crescimento de 12% em relação aos seis primeiros meses de 2012.

Compras de TI
Em 2013, foram realizados 1.365 (25%) processos para contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação (TI) por meio de pregão eletrônico. Em valores monetários, a referida modalidade responde por 69% dessas aquisições, correspondendo a um gasto de R$ 1,1 bilhão. A economia gerada pelo uso da modalidade nessas aquisições foi da ordem de R$ 215,2 milhões (17%).

Os bens e serviços de TI mais adquiridos pelo Governo Federal entre janeiro e junho de 2013 foram notebooks e prestação de serviços de informática. Essas contratações corresponderam a gastos da ordem de R$ 236,7 milhões (29%) e R$ 225,2 milhões (30%), respectivamente.

Os dados citados são de um levantamento feito pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) no Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet).



Fonte: "Uso do pregão eletrônico ajuda órgãos públicos a economizarem R$ 3,1 bi em 2013 - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/09/16/uso-do-pregao-eletronico-ajuda-orgaos-publicos-a-economizarem-r-3-1-bi-em-2013/ (accessed September 17, 2013).

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs


Aaron Becker construiu robôs de baixo custo, que adotarão as táticas usadas pelos jogadores voluntários para fazer tarefas - como formar um R. 

Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs
[Imagem: Jeff Fitlow/Rice University]

Robótica de enxame

Divertir-se com jogos online gratuitos, ao mesmo tempo em que ajuda os cientistas no desenvolvimento da robótica de enxame.

Esta é a mais nova proposta de ciência-cidadã, lançada por pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

"O que aprendermos nos jogos e em nossos experimentos de laboratório será aplicado diretamente em desafios do mundo real," garante Aaron Becker, membro da equipe.

"Por exemplo, se um médico tem uma multidão de vários milhares de robôs microscópicos, cada um carregando uma pequena carga de drogas anticâncer, será possível fazer todos eles convergirem para o tumor usando sinais magnéticos de um aparelho de ressonância magnética?", ilustra ele.

A chamada robótica de enxame pretende fazer justamente isso, coordenar grandes grupos de robôs pequenos e simples para que, juntos, eles possam fazer tarefas significativas.

O grande desafio é ensinar os robôs a se comportarem como enxames coordenados, como se vê na natureza com abelhas e formigas, por exemplo.

Por isso os pesquisadores tiveram a ideia de criar games online onde os voluntários possam ensinar aos robôs como se comportar em grupo.

Professor de robô

Enquanto se divertem, os jogadores usam comandos simples para mover grupos de robôs através de labirintos e em torno de obstáculos.

Em um dos jogos, por exemplo, o objetivo é empurrar um objeto maior do que os robôs individuais para um determinado local. Noutro, o objetivo é mover o grupo de robôs para um alvo ou fazê-lo assumir uma forma específica.

A cada partida, o site coleta informações sobre como a tarefa foi completada.

Becker afirma que os dados serão utilizados no desenvolvimento de novos algoritmos de controle para os enxames de robôs.

"Os dados destes jogos vão nos ajudar a entender melhor como usar sistemas multi-robôs com grandes populações para coordenar a realização de tarefas complexas," completa outro membro da equipe, James McLurkin, que começou sua carreira com um prêmio de US$30.000 por ter criado um robô-formiga autônomo.

Os jogadores que quiserem se divertir e participar do projeto podem acessar os jogos no endereço www.swarmcontrol.net.

Fonte: "Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs." Inovação Tecnologia: Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs. www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=jogos-online-gratuitos-professor-robos&id=010180130917 (accessed September 17, 2013).

Olhar Digital: Google estaria usando Android para espionar senhas de Wi-Fi



Toda vez que alguém entra em uma conexão Wi-Fi com um dispositivo Android, o Google armazena a senha daquela rede. E mais: a companhia é capaz de ler e reconhecê-la, como nota o especialista Michael Horowitz, da Computer World.

Quando selecionada a opção de fazer o backup de suas informações na versão 4.2, o sistema especifica: “Fazer backup informações de dados de aplicativos, senhas de Wi-Fi e outras configurações nos servidores do Google”. A empresa, no entanto, não detalha que tipo de conteúdo é armazenado.

Um porta-voz comenta que a ferramenta é opcional e guarda as senhas para que a companhia recupere informações de seus antigos dispositivos. “Isso ajuda você evitar a inconveniência de ter que configurar um novo aparelho do zero. Em qualquer momento você pode desabilitar este recurso, o que fará que toda sua informação seja apagada”, diz.

Horowitz argumenta que, assim que o usuário faz login no Gmail, a companhia consegue desencriptar a senha do Wi-Fi e associá-la à rede que o indivíduo usa. Micah Lee, da EFF (Eletronic Frountier Foundation), nota que o Google protege suas informações de possíveis invasores, mas não do governo norte-americano. 

“A questão não é quão fácil é para um hacker conseguir essas informações, mas sim como é fácil para um funcionário autorizado do Google. Isso é uma questão importante porque o Google pode fornecer esses dados ao governo dos EUA”, avalia o especialista.

Polêmicas com a NSA

Não é a primeira vez que a questão é levantada. Em julho, a acusação de Micah Lee já haviarepercutido na web e levantado a polêmica acerca da possibilidade de o Google repassar senhas à NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA). 

Em março, a empresa foi acusada de coletar senhas de internet com os carros do Street View, o que lhe rendeu multa de US$ 7 milhões.

Fonte"Olhar Digital: Google estaria usando Android para espionar senhas de Wi-Fi." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37565/37565 (accessed September 17, 2013).

Olhar Digital: Cientistas vão imprimir pequenos órgãos humanos para testes biológicos



A impressão em 3D já provou que pode levar a humanidade a um patamar elevado graças à possibilidade de se criar objetos dos mais variados, alimentos e até mesmo tecidos vivos. Agora o Departamento de Defesa dos Estados Unidos investiu US$ 24 milhões em um projeto que visa criar um "corpo em um chip" para testes biológicos, provando que novas aplicações continuam a surgir.

Em uma unidade de apenas duas polegadas cientistas estão tentando armazenar um sistema inteiro que imita o corpo humano para entender melhor como ele reage a doenças perigosas, novas drogas, ataques químicos... Isso poderia substituir testes animais e até mesmo aqueles feitos com cobaias humanas, acelerando o desenvolvimento de medicamentos.

"Estamos imprimindo órgãos sólidos em miniatura: fígado em miniatura, corações, pulmões e estruturas vasculares (vazos sanguíneos)", disse ao LiveSciente o diretor do Instituto Wake Forest de Medicina Regenerativa, Tony Atala. Segundo o Mashable, foi o grupo dele que começou a imprimir partes humanas diminuídas.

Os órgãos destinados ao projeto do "corpo em um chip" não são totalmente funcionais, claro, mas representam partes do tecido humano a partir de um sistema de canais de fluído que substitui o sangue e mantém as células vivas. Esse sangue de mentira pode receber substâncias para que pesquisadores entendam como determinados órgãos reagiriam àquilo.

O instituto de Atala lidera o projeto, que é ligado à Agência de Redução de Ameaças, mas o grupo todo é composto por mais cinco instituições, incluindo universidades e departamentos relacionados com o exército.

Fonte: "Olhar Digital: Cientistas vão imprimir pequenos órgãos humanos para testes biológicos." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37586/37586 (accessed September 17, 2013).

CANALTECH: Sistemas de segurança geram insatisfação nas empresas



Garantir a segurança patrimonial é uma das prioridades de muitas empresas. Porém, grande parte delas está descontente com os resultados gerados, como aponta a pesquisa feita pela Ipset Tecnologia com 186 companhias brasileiras. Entre os dados coletados, a insatisfação é causada pela designação dos cuidados com a segurança para profissionais não especializados e a não eficiência dos sistemas de Circuito Fechado de TV (CFTV).

Os entrevistados apontaram que funcionários da área de TI (23%), operações (19%), administrativa (16%), recursos humanos (15%) e financeira (8%) assumem as operações que garantem a integridade do patrimônio. Por conta disso, 43% das corporações não estão satisfeitas com o atual modelo adotado.

O sistema de câmeras de monitoramento é outro ponto que gera descontentamento: em uma escala de 1 a 10, a nota dada por 47% das empresas foi 3. A qualidade das imagens capturadas foi o item mais citado como problema (57%), acompanhado pelo pouco tempo de gravação (22%), a instabilidade (9%) e pela dificuldade de se operar (6%). O sócio-diretor da Ipset, Wesley Mamprim, afirma que muitas instituições desperdiçam recursos e tempo ao adotarem métodos errados. 

"Muitas acreditam que comprar um sistema de câmeras qualquer e contratar um segurança diminui a vulnerabilidade e exposições a riscos", disse Mamprim. Apesar disso, essa foi a tecnologia de segurança eletrônica que mais cresceu em 2012, com alta de 9%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese). E a previsão é de que duplique até 2014.

Fotne: "Estudo: Sistemas de segurança geram insatisfação nas empresas - Segurança." Canaltech. http://corporate.canaltech.com.br/noticia/seguranca/Estudo-Sistemas-de-seguranca-geram-insatisfacao-nas-empresas/ (accessed September 17, 2013). 



IDG NOW!: Fazendo o bem ao transformar comunidades offline em online


Durante décadas, a Internet tem servido às necessidades de milhões de pessoas ao redor do mundo. Está mais fácil do que nunca fazer parte de alguma comunidade, espalhar informações sobre uma causa ou se tornar parte de algo bem maior do que você mesmo. Mas ainda há muito mais trabalho a ser feito.

Líderes no Facebook e em outras companhias de tecnologia estão agora encabeçando uma nova campanha global, a Internet.org, com o objetivo de proporcionar uma melhor acessibilidade online em torno do planeta. A força-motriz da campanha Internet.org é assegurar a seguinte premissa: “Cada um de nós. Em qualquer lugar. Conectados”.

Como o operador das organizações sem fins lucrativos do domínio .ORG no mundo, nós, da Public Interest Registry, estamos animados com o potencial que este tipo de iniciativa pode trazer para quem faz parte dos setores não governamental e sem fins lucrativos e queremos fazer a nossa parte, trazendo a ponte aos que estão nesse fosso digital. Enquanto o domínio com a terminação .ORG engloba muitas causas, como a Internet.org (uma voz e uma plataforma online); o lançamento e a divulgação de milhares de novos gTLDs (generic Top Level Domains, ou seja, Domínios Genéricos de Alto Nível) nos dá a chance de fazer muito mais.

É por isso que a Public Interest Registry vem trabalhando duro para deixar prontos os lançamentos de dois novos domínios para servir exclusivamente, em todo o mundo, às organizações não governamentais (NGO) e às comunidades sem fins lucrativos – .NGO e .ONG.

Ao longo dos últimos três anos, caminhamos em torno de todo o globo – desde a Índia até o Brasil –e em cada lugar entre esses países. Falamos com centenas de comunidades sem fins lucrativos ao redor do planeta e sentimos que um dos seus maiores desafios era estabelecer a confiança e a credibilidade online para um público cada vez mais global. Em razão disso, decidimos fazer das terminações .NGO e .ONG os domínios válidos, significando que qualquer organização .NGO e .ONG terá de ser reconhecida e legitimada como uma organização não governamental ou sem fins lucrativos.

Recentemente, conduzimos uma pesquisa sobre a confiança online que revelou que as pessoas estão mais propensas a fazer doações online para as organizações com domínios validados.

Como somos também sem fins lucrativos, sabemos a importância de ter a nossa mensagem ouvida e esperamos que, ao prover esses novos espaços online para organizações não governamentais e sem fins lucrativos no Brasil e ao redor do mundo, a tarefa se torne bem mais fácil.

Indo além de apenas lançar novos domínios, a Public Interest Registry também se compromete a construir um hub comunitário para as organizações .NGO/.ONG, a fim de que elas se conectem mais facilmente e colaborem mais entre si, bem como um diretório NGO aberto e com curadoria para as comunidades, para que cada causa possa ser melhor encontrada pelas pessoas que se preocupam com elas (ou querem ajudar com doações) e com as suas respectivas missões.

Com todas as mudanças que ainda estão por vir na Internet, desde o aumento do acesso até a criação de mais comunidades, nós ficaremos ao lado de muitas outras que com certeza estarão aptas a ajudar a existência de um mundo onde cada um de nós, em qualquer lugar, vai estar conectado.

Fonte: Retzlaff, Ulrich . "Plural » Fazendo o bem ao transformar comunidades offline em online." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2013/09/16/fazendo-o-bem-ao-transformar-comunidades-offline-em-online/ (accessed September 17, 2013).

Olhar Digital: 5 qualidades fundamentais para trabalhar com e-commerce



A movimentação do e-commerce brasileiro está agitando o mercado de trabalho. Segundo levantamento da consultoria de recrutamento Asap, publicado pela Exame, o crescimento no número de posições abertas na área foi de 35% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012.

No entanto, atualmente, cerca de 65% das vagas abertas na área encontram pessoas despreparadas para o trabalho, de acordo com o consultor de carreira da Thomas Case & Associados Marshal Raffa. Em outras palavras, atualmente há mais vagas no mercado do que brasileiros qualificados para ocupá-las.

Um analista da área, em fase inicial, pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 5 mil, enquanto um gerente consegue salários entre R$ 8 mil a R$ 20 mil. Abaixo, o diretor da Asap João Paulo Camargo indica quais aspectos são fundamentais para quem está de olho neste mercado.

1 - Formação em exatas

Curso superior na área de ciências exatas é o mais indicado para quem quer conquistar uma vaga de gerente de e-commerce, segundo Camargo. Graduação em engenharia, administração e áreas correlatas são ideais.

2 - Boa capacidade analítica e estratégica

O e-commerce extrai dados fantásticos e é necessário saber analisar os relatórios estatísticos, explica Camargo. De onde vieram os acessos, o tempo de duração da visita, as etapas em que ocorrem as desistências dos clientes e os possíveis gargalos dos sites são algumas das informações que chegam ao gerente por meio destes relatórios.

3 - Experiência no varejo 

Entender de gerenciamento de estoque, exposição e variação de produto e estudar os concorrentes são alguns dos pontos essenciais que a experiência em varejo dá ao profissional.

Camargo ainda lembra que ter uma bagagem de três anos de trabalho no segmento conta bastante na hora de se destacar nas seleções. Mas as empresas estão tão carentes destes profissionais que quem tem seis meses de experiência já consegue pegar a vaga. 

4 - Bons conhecimentos de internet

Antes de tudo, o gerente de e-commerce tem que ser um internauta. Gostar de navegar na internet, ter conhecimento de mídias sociais. Estar conectado com as novas tendências na rede é um fator mais do que importante para um gerente de e-commerce.

5 - Capacidade de síntese

Conquistar o cliente com as poucas palavras da descrição de um produto exige habilidade de síntese do gerente de e-commerce. "Não tem balcão e nem tempo para negociar com o cliente, o gerente tem uma chance só de descrever o produto e fazer a venda", diz o especialista.

Fonte: "Olhar Digital: 5 qualidades fundamentais para trabalhar com e-commerce." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/5-qualidades-fundamentais-para-trabalhar-com-e-commerce/37588 (accessed September 17, 2013).

INFO: E-bit prevê alta nas vendas online por aparelho móvel



As vendas online por meio de aparelhos móveis (mobile commerce, ou m-commerce) devem representar até 4,5% do total movimentado pelo setor neste Natal, segundo o presidente do conselho de comércio eletrônico da Fecomercio-SP e diretor da e-bit, Pedro Guasti. "O crescimento do número de smartphones, além do acesso à banda larga móvel, vai puxar esse resultado", disse nesta segunda-feira, 16, após participar de evento sobre o setor.

Em junho, o volume de vendas no comércio eletrônico via dispositivos móveis chegou a 3,6%, ante 1,6% de um ano antes. Segundo Guasti, o tíquete médio das compras do m-commerce costuma ser superior ao das realizadas via computadores de mesa ou notebooks.

No primeiro semestre, o preço médio das vendas por meio do comércio eletrônico ficou em R$ 360. No período, as vendas consolidadas somaram R$ 12,7 bilhões, uma alta de 24% sobre igual período de 2012.

Preços

Guasti disse ainda que a tendência é que os preços de produtos eletrônicos, de informática e telefonia, que somam mais da metade das vendas do setor, possam sofrer reajustes em razão da valorização do dólar. "As empresas não vão segurar o repasse, após o fim dos estoques com preços antigos, principalmente porque no Natal há lançamentos de produtos", afirmou. Ele evitou estimar o impacto desses repasses para o volume das vendas, assim como de alta de preços.

Para a e-bit, a projeção segue inalterada de um aumento nominal das vendas por meio do comércio eletrônico de 25% este ano sobre 2012, atingindo um faturamento de R$ 28 bilhões.

Fonte: "E-bit prevê alta nas vendas online por aparelho móvel | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/09/e-bit-preve-alta-nas-vendas-online-por-aparelho-movel.shtml (accessed September 17, 2013).

Folha de S.Paulo: Irã libera acesso ao Facebook pela primeira vez em 4 anos



Pela primeira vez em quatro anos, autoridades de censura do Irã levantaram nesta segunda-feira o bloqueio ao Facebook e ao Twitter, em mais um aparente sinal de abertura por parte do governo do presidente Hasan Rowhani.

Não está claro se o acesso continuará. O governo não se pronunciou sobre a medida, que pegou os internautas de surpresa.

Por volta das 22h locais, muitos iranianos acessaram redes sociais para anunciar que estavam postando sem precisar recorrer aos programas antifiltros amplamente usados para contornar as restrições impostas pelo governo à navegação na internet no país.

A medida não parece ter atingido todos os provedores de internet, já que mais da metade dos internautas consultados pela Folha continuavam com acesso bloqueado.

O repórter da Folha conseguiu acessar o Facebook graças a um iPad que não é equipado com antifiltro.

Redes sociais estavam bloqueadas no Irã desde 2009, quando a oposição usou a internet para mobilizar multidões para protestar contra supostas fraudes na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Em momentos de tensão política, autoridades derrubaram a internet por completo, alimentando temores de que o governo implementaria planos de adotar uma rede própria, isolada do mundo. O projeto não se concretizou.

O governo também criou nos últimos anos uma polícia cibernética para combater dissidências consideradas ameaça ao regime e conteúdo julgado incompatível com a visão do islã promovida pelo Estado.

No ano passado, o blogueiro Sattar Beheshti foi preso e torturado até a morte em Teerã por postar críticas ao Estado. O caso chocou os iranianos e gerou uma crise no governo.

Uma das promessas de campanha de Hasan Rowhani era levantar restrições à internet, o que lhe valeu votos em massa de jovens e da classe média na eleição presidencial de junho. Nos últimos dias, a maior parte do gabinete de Rowhani aderiu publicamente ao Facebook, no que foi visto como um prenúncio de que a promessa seria cumprida.

Rohwani também vem promovendo uma agenda diplomática mais conciliadora com as potências ocidentais.

Mas as medidas do presidente enfrentam resistência de setores ultraconservadores, que enxergam gestos de abertura como concessão à ideologia promovida pelos inimigos da república islâmica.

Fonte :ADGHIRNI, SAMY . "Folha de S.Paulo - Mundo - Irã libera acesso ao Facebook pela primeira vez em 4 anos - 16/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1342711-ira-libera-acesso-ao-facebook-pela-primeira-vez-em-4-anos.shtml (accessed September 17, 2013).