sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região:

Projeto de R$ 2 milhões prevê inovações nas áreas de saúde, educação.
'É para se pensar a cidade do futuro', afirmou ministro das Comunicações.


Alessandro Meirelles

Do G1 Piracicaba e Região
FACEBOOK



Alunos da rede municpal receberam tablets e plataforma pedagógica (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro (SP) é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto de R$ 2 milhões de uma operadora de telecomunicações está em curso desde janeiro e prevê 14 "serviços inteligentes" gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de testes nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações Paulo Bernardo visitou a estância turística para conhecer a iniciativa. "É um projeto piloto para se pensar a cidade do futuro", disse.

4G
A primeira inovação foi a chegada da tecnologia 4G para aparelhos móveis. Essa modalidade é 180 vezes mais rápida que a antecessora e permite carregar e enviar dados, assistir vídeos em alta definição e baixar arquivos com mais facilidade, além de armazenar vídeos no computador enquanto estão sendo captados pela câmera. O sinal está disponível gratuitamente em rede wi-fi nas praças do município. A velocidade da internet fixa das casas também subiu para 25 mega por conta da troca das redes de transmissão, que eram de cobre e agora são de fibra óptica.

Tablets, wi-fi e boletim por SMS
Todos os 415 alunos da rede municipal receberam tablets no primeiro semestre. Os colégios também ganharam rede wi-fi e uma plataforma educacional de apoio pedagógico, com vídeos, fotos e textos de jornais e revistas. O acervo das bibliotecas escolares também foi digitalizado para facilitar a consulta. E dados imporatntes, como a frequência e o boletim escolar, passaram a ser enviados via SMS diretamente para o celular dos pais e responsáveis. "O professor pode avisar o pai de forma fácil se o o filho está ou não no colégio, por exemplo", disse o prefeito Paulo Ronan (PSDB).
Estacionamento inteligente tem sensores em cores verde e vermelho no chão(Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Estacionamento inteligente e totem informativo
Uma tecnologia de sensores ópticos instalados ruas das áreas central já oferece a moradores e turistas a opção de checar em tempo real a disponibilidade de vagas por meio de um aplicativo de celular ou tablet.

O município não cobra taxas de estacionamento em áreas públicas. Um totem colocado na entrada da Avenida Carlos Mauro, a principal do Centro, também informa se há ou não lugares vazios para parar o veículo. O sistema conhecido como "Estacionamento Inteligente" (Smart Parking) existe em alguns shoppings centers de São Paulo, mas é inédito em gestões públicas, segundo a Prefeitura. O equipamento é movido à energia solar, ao contrário do que está disponível na iniciativa privada.
saiba mais
Águas de São Pedro terá tecnologia
4G para se tornar cidade 100% digital

'Estacionamento inteligente' mostra
vagas desocupadas por aplicativo

Águas de São Pedro tem redução de
31,52% no eleitorado com biometria


Águas é a menor cidade da região de Piracicaba (SP), mas chega a receber 25 mil pessoas em feriados. "Além de reduzir o tempo de procura por estacionamento, a iniciativa tem um viés ecológico, pois com menos carros circulando há menos emissão de gases da combustão de combustíveis", comentou o secretário de Turismo, Fábio Pontes.
Aplicativo gratuito mostra em tempo real as
vagas disponíveis (Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Câmeras 'Big Brother'
Dezesseis câmeras foram instaladas em diversos pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas em uma sala de controle criada por conta do projeto em uma sala da delegacia.

Os postes que têm as câmeras também dispõem de sensores que reduzem a iluminação em determinado trecho ou rua em horários de pouca circulação.

"Automaticamente as câmeras, que são de alto alcance, são voltadas para essa direção. A segurança nesse caso não fica comprometida e ainda há economia de energia", comentou o prefeito.

Biometria na saúde
As inovações na saúde estão em fase de testes e devem ser disponibilizadas até o início de 2015, segundo a Prefeitura. O projeto prevê uma plataforma que irá proporcionar o agendamento de consultas médicas pela internet, por computador, tablet ou celular. O objetivo, nesse caso, é agilizar o atendimento na Clínica de Especialidades da cidade e evitar a formação de filas.

Outra medida prevista é a biometria. Ao passar o dedo em um sensor, todos histórico de saúde do morador ficará disponível. Ele será identificado rapidamente, o que também poderá ajudar o trabalho do médico. Agentes da Vigilância Sanitária, que em Águas fazem o trabalho de campo de combate à dengue, também receberam tablets com um aplicativo específico para esse tipo de trabalho. O preenchimento dos formulários on line viabiliza mapear focos do mosquito Aedes aegypti diretamente nos dados do Ministério da Saúde.

'Cidade do futuro'
Em visita a Águas, o ministro classificou como "sensacional" o que viu. "É razoável começar por uma cidade como Águas de São Pedro, com porte menor, mas que, assim mesmo, permite se fazer testes e verificar todas dificuldades que podem surgir. Claro que aqui exige menos recursos, mas considero plenamente viável que se instale em cidades médias e grandes. E a tecnologia da informação é cada vez mais desejada pelas pessoas e empresas. Quanto mais ela estiver à disposição do cidadão e da administração pública, mais a vida será cômoda, confortável e segura", destacou Bernardo.

Comercialização
O presidente da Vivo no Brasil, Antonio Carlos Valente disse ao G1 que após a implementação total do projeto em Águas a empresa deve comercializá-la em outras cidades. No entanto, frisou que "cada município tem sua situação particular" e que estudos sobre viabilidade e preço estão em fase de elaboração.

"Estamos desenvolvendo alguns métodos para parcerias público-privadas que certamente vão ser uma forma de alavancar esses projetos, que são muito inovadores. Muitas vezes, as pessoas nem sabem ainda especificar o que precisam. Vamos disponibilizar uma série de informações para as municipalidades, que poderão inclusive visitar Águas de São Pedro e nossos parceiros (empresas fornecedoras) para conhecer um pouco mais sobre tudo isso". Em novembro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), vistou a estância em busca de informações.

Sala de Controle de Segurança foi criada devido ao projeto Cidade Digital (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Fonte:Meirelles, Alessandro. "Operadora Usa Águas De São Pedro Como Protótipo Para 'cidade Digital'" Piracicaba E Região. Accessed December 5, 2014. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/operadora-usa-aguas-de-sao-pedro-como-prototipo-para-cidade-digital.html.

Gizmodo Brasil: A Sony tinha milhares de senhas dentro de uma pasta chamada "Password"


A Sony tinha milhares de senhas dentro de uma pasta chamada "Password" - Gizmodo Brasil:

Por: Ashley Feinberg




Está sendo uma semana bem difícil para os executivos da Sony (apesar de seus salários milionários). E as coisas só vão piorar. Você deve ter chegado a sentir pena do pessoal da TI, até você descobrir que eles guardavam as senhas mais cruciais numa pasta chamada “Password”. Vai lá, vai bater a cabeça em alguma coisa para ver se a vergonha alheia passa. Nós esperamos você voltar.

>>> LEIA TAMBÉM: A Sony Films foi hackeada e vários filmes inéditos vazaram na internet

A segunda leva de dados vazados começou a circular ontem, e não demorou muito para oBuzzfeed tropeçar nas senhas e usernames das contas de Twitter, Facebook, MySpace (lembra dele?) e YouTube dos principais filmes da empresa. Provavelmente pelo fato de eles estarem salvos num arquivo gigante chamado “Password”. Que tinha um monte de senhas como “Facebook login password”. Porque quem precisa de criptografia ou noção ou uma mínima segurança online, não é mesmo?

Sim, põe “Password” de senha sim. Coloca um 1 no fim para garantir, ninguém vai adivinhar.

Óbvia e infelizmente, não é nenhuma surpresa que seres humanos são preguiçosos e pouco criativos e geralmente a pior parte disso aparece quando eles precisam proteger dados preciosos. E mesmo assim, caramba, galera de TI da Sony, que vacilo.


Fonte: Feinberg, Ashley. "A Sony Tinha Milhares De Senhas Dentro De Uma Pasta Chamada “Password”." Gizmodo Brasil A Sony Tinha Milhares De Senhas Dentro De Uma Pasta Chamada Password. Accessed December 5, 2014. http://gizmodo.uol.com.br/sony-senhas-pasta-password/.

Inovação Tecnolígica: Hologramas hápticos permitem que você sinta o invisível

Hologramas hápticos permitem que você sinta o invisível:


Apesar de a imagem divulgada pela equipe mostrar uma esfera visível sendo tocada em pleno ar, a técnica não gera a imagem propriamente dita, ou seja, não se produz um holograma real em pleno ar.[Imagem: Bristol Interaction and Graphics Group/University of Bristol]


Hologramas invisíveis

Em 2013, Thomas Carter e seus colegas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, criaram uma tecnologia que eles batizaram de UltraHáptica, que usa sons para gerar sensações de objetos físicos no ar.

Agora eles adicionaram uma capacidade 3D às formas sensíveis projetadas, criando uma espécie de "holograma háptico" no espaço aberto.

Apesar de a imagem divulgada pela equipe mostrar uma esfera visível sendo tocada em pleno ar, a técnica não gera a imagem propriamente dita, ou seja, não se produz um holograma real em pleno ar - gera-se apenas a sensação tátil do objeto.

Ainda assim, o avanço é significativo ao permitir gerar sensações de objetos tridimensionais ao ar livre, com a vantagem de que os objetos podem ser movimentados à vontade em reação à movimentação das mãos de quem os toca.

Força de radiação acústica

A técnica é baseada em ultrassons produzidos por um conjunto de alto-falantes dispostos em uma base plana. Cada alto-falante, focalizado em um ponto específico no espaço acima da base, produz uma espécie de "pixel sensível", conforme o ultrassom cria perturbações no ar, permitindo que a forma do objeto seja sentida.

A sensação de toque é realista o suficiente para que os estudantes que testaram a tecnologia pudessem identificar com precisão as formas invisíveis - o único teste visual feito pela equipe consistiu em projetar os objetos sobre uma camada de óleo, obviamente plana.

Por enquanto a UltraHáptica gera apenas padrões geométricos simples, como esferas, cones e pirâmides, com dimensões entre 15 e 50 centímetros.

Aplicações e desenvolvimentos

Como cada "pixel" da imagem é gerado por um minúsculo alto-falante, os pesquisadores tentaram melhorar a resolução dos "hologramas sensíveis" miniaturizando os transdutores, mas a interferência entre eles colocou limites a essa abordagem.

Ainda assim, a equipe está entusiasmada com os resultados atuais, apontando que, além das aplicações no entretenimento e na educação em salas de aula e museus, o feedback tátil 3D poderá ser utilizado pelos médicos para sentir o interior do corpo do paciente.

"Hologramas tocáveis, realidade virtual imersiva na qual você pode sentir e controlar objetos complexos no espaço livre, tudo isto é possível usando este sistema," garante o professor Ben Long, coordenador da equipe.

Para isso será necessário acoplar o sistema a óculos especiais para geração de realidade aumentada, aí sim, dando ao usuário a visão das formas que ele consegue sentir tatilmente.
Bibliografia:

Rendering volumetric haptic shapes in mid-air using ultrasound
Benjamin Long, Sue Ann Seah, Tom Carter, Sriram Subramanian
ACM Transactions on Graphics
Vol.: 33 Issue 6, Article No. 181
DOI: 10.1145/2661229.2661257


Fonte:"Hologramas Hápticos Permitem Que Você Sinta O Invisível." Hologramas Hápticos Permitem Que Você Sinta O Invisível. Accessed December 5, 2014. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=hologramas-hapticos&id=010150141204#.VIGwzTHF8_Q.

Inovação Tecnológica: Conectividade total finalmente chega aos aviões


Conectividade total finalmente chega aos aviões:


Os aviões terão a bordo um roteador que os permitirá conectar com o restante do mundo usando os protocolos IPv4 e IPv6. [Imagem: SANDRA Project]


Engenheiros europeus testaram com sucesso, em condições reais de voo, uma nova tecnologia de comunicações que promete finalmente levar a conectividade total para os aviões, permitindo que as aeronaves comuniquem-se com múltiplas fontes de dados.

Enquanto os passageiros poderão contar com acesso em banda larga à Internet, os pilotos e os computadores de voo poderão acessar informações do tráfego aéreo e do clima em tempo real, além de comunicar-se mais facilmente com as torres de controle e com outros aviões.

Além de oferecer uma conectividade de dados muito mais rápida, a tecnologia substitui os pesados equipamentos de rádio usados hoje por sistemas baseados em software.

A integração de todos os sistemas de comunicação de um avião em um único sistema foi obtida pelo Projeto SANDRA (Seamless aeronautical networking through integration of data links, radios, and antennas, rede aeronáutica com integração de links, rádios e antenas, em tradução livre).

"Com os novos sistemas testados com sucesso pelo SANDRA, os computadores de voo receberão dados meteorológicos detalhados e informações do tráfego aéreo em tempo real," disse Paolo Di Michele, coordenador do projeto. "Hoje, os pilotos geralmente dependem do controle de tráfego aéreo para transmitir este tipo de dado verbalmente."

Rádio por software

O novo sistema integra diversos canais de comunicação usados em aeronaves - do rádio VHF para conversas aos vários links de dados - usando o protocolo IP mais recente da Internet.

A integração baseia-se em um novo protocolo de comunicações sem fios, chamado AeroMACS, desenvolvido especificamente para a indústria aeronáutica.

Mas a equipe do SANDRA foi além e desenvolveu também o suporte para comunicações digitais em voo, incluindo a internet em banda larga e até sessões de videoconferência.

A equipe também encontrou uma maneira de substituir os pesados e ineficientes aparelhos de rádio que todos os aviões usam atualmente para se comunicar em muitas bandas diferentes do espectro de rádio por um sistema de rádio definido por software, capaz de se conectar em várias frequências ao mesmo tempo e permitindo simplificar o hardware.

"Com uma demonstração tão clara e prática, os fabricantes de aeronaves estão ansiosos para implementar as tecnologias testadas com sucesso pelo SANDRA. Esperamos vê-las em todos os novos aviões em breve," disse Di Michele.



Fonte:"Conectividade Total Finalmente Chega Aos Aviões." Conectividade Total Finalmente Chega Aos Aviões. Accessed December 5, 2014. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=conectividade-total-finalmente-chega-avioes&id=010150141205#.VIGwxDHF8_Q.

Info Abril: Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO


Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO:

O valor é referente ao leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração, ocorrido em setembro


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já recebeu 5,074 bilhões de reais das operadoras de telecomunicações que venceram o leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração (4G), ocorrido em setembro, informou a agência nesta quinta-feira (4).

As operadoras optaram por realizar o pagamento à vista, uma vez que os juros do financiamento oferecido pela Anatel foram considerados altos.

Do montante total, a Vivo pagou 1,657 bilhão de reais, TIM Participações, 1,678 bilhão de reais e Claro, do grupo América Móvil, 1,739 bilhão de reais.

A Algar Telecom ainda não realizou o pagamento dos 2,63 milhões de reais referentes ao lote regional adquirido no leilão, mas poderá fazê-lo até a assinatura do contrato, que ocorrerá na manhã de sexta-feira, informou a agência. Procurada, a Algar Telecom não foi encontrada para fazer comentários.

Apesar de terem realizado os pagamentos --sem os quais os contratos não podem ser assinados--, as vencedoras do leilão estão questionando parte dos valores cobrados pelas licenças.

A divergência, de cerca de 200 milhões de reais para as quatro empresas, refere-se principalmente à contabilização de créditos tributários.


Fonte:"Anatel Já Recebeu R$ 5,07 Bi Das Operadoras Referentes Ao Leilão De 4G." INFO. Accessed December 5, 2014. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/12/anatel-ja-recebeu-r-5-07-bi-das-operadoras-referentes-ao-leilao-de-4g.shtml.

"Olhar Digital: Coreia Do Norte Nega Qualquer Envolvimento Em Ataques à Sony


Olhar Digital: Coreia do Norte nega qualquer envolvimento em ataques à Sony:




A Coreia do Norte finalmente negou qualquer envolvimento com o ataque aos computadores da Sony Pictures, que deixou todas as máquinas da rede paralisadas. O país é apontado como o principal suspeito do caso, tendo investido contra a empresa supostamente em retaliação ao filme “A Entrevista”, uma comédia com os atores James Franco e Seth Rogen, que interpretam jornalistas ocidentais tentam matar o ditador Kim Jong-Un após entrevistá-lo.

Em contato com a rede americana Voice of America, um diplomata norte-coreano não identificado, situado na cidade de Nova York, afirma que o país não tem nada a ver com a situação.

“Meu país já declarou publicamente que segue as normas internacionais que banem ciberataques e a pirataria”. Ele também afirma que as acusações são inventadas como forma de atacar o seu país.

Anteriormente, a BBC chegou a entrar em contato com representantes do governo local, que responderam apenas de forma misteriosa: “aguardem e vejam”.

De qualquer forma, isso ainda não isenta o país de suspeitas. Como nota o Re/Code, depois de algum estudo, foram descobertas muitas similaridades entre o malware usado contra a Sony e outro vírus utilizado em 2013, em ataques a redes de transmissão e bancos da Coreia do Sul. O relatório parte da Symantec, empresa de segurança digital, baseado na descrição do FBI de uma ameaça chamada “Backdoor.Destover”.

Enquanto a autoria não é definitivamente atribuída a alguém, quem assume o golpe, é um grupo que se denomina como “Guardiões da Paz”. Porém, ninguém sabe exatamente quem são estas pessoas, nem o que elas desejam. Eles dizem ter tido auxílio de um funcionário da empresa para ter acesso à rede interna, onde eles puderam fazer todo este estrago. Contudo, as agências de segurança dos Estados Unidos não acreditam muito nisso.

O site NBC News, afiliado à rede TV americana NBC, diz ter tido acesso a relatórios que apontavam a Coreia do Norte como autora do ataque. E o país realmente é uma potência da ciberguerra com sua “Unidade 121”, que já foi ligada a ataques digitais contra Coreia do Sul e Estados Unidos, como explica o Re/Code.


Fonte:"Olhar Digital: Coreia Do Norte Nega Qualquer Envolvimento Em Ataques à Sony." Accessed December 5, 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/coreia-do-norte-nega-qualquer-envolvimento-em-ataques-a-sony/45562.

Olhar Digital: Facebook para de reproduzir vídeos do YouTube


Olhar Digital: Facebook para de reproduzir vídeos do YouTube:



O Facebook decidiu interromper a reprodução de vídeos de outras plataformas, como YouTube, Vimeo e Vevo. A partir de agora, os usuários são redirecionados em outra guia para os sites ou aplicativos de origem - o mesmo acontece com as notícias postadas na rede social.

De acordo com o Facebook, a medida visa melhorar a experiência: "os vídeos sempre funcionam melhor na plataforma nativa”, justifica. Nada muda em relação à audiência, e as visualizações continuam a ser contabilizadas normalmente.

Embora negue, o Facebook tenta avançar sobre o rival YouTube. Segundo a rede social, 31 milhões de brasileiros veem pelo menos um vídeo por dia na plataforma, o que acirra a disputa com o site do Google por um mercado que não para de crescer.

Os usuários receberão a atualização gradualmente.


Fonte:"Olhar Digital: Facebook Para De Reproduzir Vídeos Do YouTube." Olhar Digital. Accessed December 5, 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-para-de-reproduzir-videos-do-youtube/45557.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Info: Uber se defende de acusações de invasão de privacidade

Uber se defende de acusações de invasão de privacidade

Karen Carneti

O Uber, serviço americano de transportes em que qualquer pessoa pode se cadastrar e se tornar um “motorista”, está sendo acusado de invasão de privacidade. As informações são do The New York Times.

De acordo com o site, um funcionário do Uber chamado Josh Mohrer verificou os dados de viagem de um repórter do BuzzFeed que iria se encontrar com ele. O Uber, no entanto, não confirmou o caso, mas deu a entender que não irá demitir Mohrer. “Eu acredito que as pessoas que cometem erros podem aprender com eles - inclusive eu”, disse Travis Kalanick, executivo-chefe do Uber, em um tuíte em novembro.

Ainda segundo o NYT, um pouco antes de a notícia das supostas invasões de privacidade de Mohrer, o senador Al Franken, democrata de Minnesota, enviou uma lista de perguntas para o Uber pedindo que a empresa a explique em detalhes muitas de suas práticas de privacidade e coleta de dados.

A notícia do pedido do senador veio um pouco antes da divulgação do relatório de uma pesquisa de segurança, que afirma que o aplicativo para Android do Uber solicita mais informações sobre seus usuários do que o necessário.

O Uber, no entanto, disse que suas práticas eram padrão para seus serviços. "O acesso às permissões, incluindo redes Wi-Fi e câmera, está incluído de modo que os usuários possam experimentar todas as funcionalidades do app Uber", disse um porta-voz da empresa em comunicado. "Isso não é exclusivo do Uber, e baixar o app, é, naturalmente, opcional”, afirmou.

Info: Falha no WhatsApp pode travar aplicativo em aparelhos com sistema Android

Falha no WhatsApp pode travar aplicativo em aparelhos com sistema Android  
Lucas Agrela
Uma falha no WhatsApp pode travar o aplicativo em celulares com sistema Android. O bug acontece ao receber uma mensagem com uma sequência de caracteres especiais (visualize-a aqui).

O problema foi descoberto por dois jovens indianos chamados Indrajeet Bhuyan e Saurav Kar, ambos de 17 anos de idade. Eles demostram o bug em um vídeo publicado no YouTube nesta semana.

A falha atinge somente quem usa o aplicativo em dispositivos com sistema Android, abrangendo a edição KitKat, bem como as anteriores. Quem receber a mensagem que "quebra" o WhatsApp em dispositivos iOS e Windows Phone não precisa se preocupar.

Mas, no caso dos usuários do sistema móvel do Google, será necessário fechar o aplicativo, reabri-lo e, então, apagar o histório inteiro da conversa com o contato quem enviou a mensagem.

Info: Google substituirá Captcha por sistema com um único clique

Google substituirá Captcha por sistema com um único clique

Karen Carneti
O Captcha é um conhecido sistema que protege os sites de spam e abusos, para que quando você estiver acessando um site não precise competir com robôs e scripts abusivos tentando acessá-lo também. Agora, no entanto, o Google irá substituí-lo por um recurso mais simples, o checkbox.

Com o checkbox, que foi apelidado de No Captcha reCaptcha, a única coisa necessária para provar que você não é um robô será clicar em uma caixinha que diz “Eu não sou um robô”. Com o reCaptcha, o captcha do Google, era preciso escrever duas combinações de palavras – o que é bem mais tedioso e cansativo. Veja abaixo como será:
Em dispositivos móveis, o No Captcha reCaptcha funcionará com imagens. Uma foto de um animal, paisagem ou qualquer outra coisa aparecerá na sua tela. Para provar que não é um robô, você terá que selecionar todas as imagens correspondentes àquela. Veja os exemplos abaixo:


“Em sites que utilizam esta nova API (Interface de Programação de Aplicativos), um número significativo de usuários será capaz de verificar com segurança e facilidade se são humanos sem realmente terem que resolver um Captcha. Em vez disso, com apenas um clique, eles confirmarão que não são robôs”, disse o Google em um post de blog nesta quarta-feira (3).

IdgNow: Facebook Brasil leva prêmio Caboré 2014 como Plataforma de Mídia

Facebook Brasil leva prêmio Caboré 2014 como Plataforma de Mídia

Lista de finalistas da categoria inclui Twitter e Otima. Premiação criada pelo grupo Meio & Mensagem comemora aniversário de 35 anos 
O Facebook Brasil foi eleito na noite desta quarta-feira (03/12) como a Plataforma de Mídia do ano pelo prêmio Caboré 2014. O prêmio Caboré consagra os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação no Brasil. Criado pelo Grupo Meio & Mensagem em 1980, transformou-se no mais cobiçado prêmio do mercado publicitário.

Nesta 35a edição, os indicados para a categoria “Plataforma de Mídia” foram o Facebook, Twitter e Otima.

Em comunicado para os jornalistas logo após o anúncio da premiação, o diretor geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão, destacou, entre os pontos de sucesso da rede social como plataforma para anunciantes, a Copa do Mundo, que teve 3 bilhões de curtidas, comentários e compartilhamentos de conteúdo referente ao mundial – 350 milhões feitos pelos brasileiros.

Em 2014, o Facebook chegou a 91 milhões de brasileiros conectados na rede todos os meses, sendo 72 milhões pelo celular. Diariamente são 62 milhões de pessoas acessando o Facebook, sendo que 46 milhões acessam pelo celular. O crescimento do consumo de vídeo via Facebook também trouxe novas oportunidades para a publicidade. Entre maio e julho o volume de vídeos consumido online cresceu 50% chegando a 1 bilhão de visualizações diárias.

Info: Competição da Microsoft premiará estudantes com 50 mil dólares

Competição da Microsoft premiará estudantes com 50 mil dólares

Adeline Daniele
O diretor de novas tecnologias e inovação da Microsoft Brasil, Richard Chaves, explica sobre a 13ª edição da Imagine Cup

De um game que ajuda a identificar as fases da anemia até um tradutor de linguagem de libras para deficientes auditivos, a Microsoft já ajudou a viabilizar centenas de projetos de impacto no mundo com a Imagine Cup, competição de tecnologia para estudantes que é realizada há 12 anos no mundo todo.

Anunciada na noite dessa terça-feira no escritório da Microsoft em São Paulo, a 13ª edição da competição está com inscrições abertas até março de 2015 e a empresa espera receber mais de 60 mil inscrições no país.

A ideia do torneio é que os participantes coloquem em prática ideias inovadoras e ainda possam concorrer a prêmios, obtendo mais reconhecimento em suas carreiras e até mesmo conseguindo alavancar startups com a ajuda das aceleradoras parceiras da companhia.

“A intenção da Microsoft ao criar essa copa do mundo é estimular os estudantes a se interessarem mais por tecnologia e descobrir novas ideias que possam mudar o mundo”, afirma o diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil, Richard Chaves.

Há três categorias disponíveis para quem quiser se candidatar: Cidadania Mundial, Jogos e Inovação, e os primeiros colocados em cada uma delas receberá 50 mil dólares como prêmio, além de vários outros benefícios como o programa BizPark, que oferece licenças gratuitas de software para startups viabilizarem suas ideias.

Um dos principais diferenciais da disputa está em sua abertura para estudantes de várias idades, cursos e níveis de conhecimento, uma medida que ajuda a trazer um maior número de projetos em áreas diversas. Basta ser estudante em alguma instituição. Para a edição de 2015 do evento, a novidade é que estudantes a partir de 16 anos também podem participar.

Além disso, não é preciso saber programar e nem ter conhecimentos técnicos sobre informática. “Tivemos até o caso de um médico que já estava cursando o doutorado e não sabia programar. Ele chamou um amigo para a equipe que sabia desenvolver e criou um projeto para ajudar a salvar a vida de diabéticos com um game que ensina os profissionais da saúde a dosar a insulina da maneira certa. Uma verdadeira iniciativa de cidadania”, diz Chaves.

Rafaela Costa é outro exemplo. Ela trabalhava como jornalista quando resolveu cursar uma graduação na área de games, uma de suas paixões.

Ao saber sobre a premiação, ela e seus colegas de classe inscreveram um projeto e, depois de meses de trabalho, se tornaram campeões da 9ª edição da Imagine Cup, em 2011, com o jogo UCAN.

O projeto de sua equipe chegou a ser usado pela prefeitura de Curitiba e envolve ações de cidadania que impactaram sua comunidade, com 300 mil colaboradores em todo o mundo atualmente.

Além da oportunidade de conhecer diferentes lugares no mundo, Rafaela conta que depois da premiação não faltaram ofertas de emprego para ela e seus colegas. Ao se formar na área de jogos, ela se tornou professora da Universidade Positivo e hoje é CEO de uma empresa de games parceira da Microsoft.

A empreendedora, assim como outros vencedores da Imagine Cup, também ajuda outros estudantes a concluírem seus projetos na competição por meio de mentoria.

“Na própria faculdade onde dou aula nós estimulamos os alunos a usarem seus projetos de TCC para a competição. Além disso, também nos preocupamos com a forma como essas ideias são vendidas, por isso aconselhamos que eles invistam em um bom plano de negócios e marketing”, diz Rafaela.

Além de falar sobre os detalhes da disputa, a Microsoft anunciou que a final brasileira do torneio será realizada em Curitiba.

A capital paranaense também acaba de ganhar um novo centro de inovação (MIC), iniciativa da fabricante de software para fomentar a indústria de tecnologia por meio da parceria com escolas. Atualmente, os MICs estão presentes em mais de dez cidades brasileiras, como São Paulo, Fortaleza, Vitória, Recife e Belo Horizonte.

Como faço para me inscrever?

As inscrições para o Imagine Cup 2015 podem ser feitas até 15 de março de 2015 pela página do evento. É necessário que apenas um estudante inscreva o projeto por sua equipe, com no máximo seis componentes. Lembrando é preciso ter a partir de 16 anos para participar.

Info: Apple registra sistema que protege iPhone antes de cair no chão

Apple registra sistema que protege iPhone antes de cair no chão
Bruna Mesquita
Nova tecnologia vai proteger a tela do iPhone na queda
A Apple registrou um sistema que protege o iPhone antes de cair no chão. Na terça-feira (02), a empresa americana patenteou uma tecnologia que detecta quando o smartphone está caindo e estima o ponto de impacto com o solo e assim altera-se na gravidade para proteger os componentes mais sensíveis na queda.
A ideia principal é garantir que a tela do iPhone não caia virada para o chão. O sistema funcionará com as combinações de componentes que já existem no dispositivo, como GPS, acelerômetro e giroscópios, para reconhecer se o smartphone está caindo. De acordo, com métricas de velocidade, tempo e impacto a tecnologia poderia alterar a posição do aparelho no ar por meio de vibração para evitar que os principais componentes sofressem impacto na queda.

A Apple decidiu investir na patente nomeada de “Mecanismo de Proteção para Dispositivos Eletrônicos”, pois reconhece que com os aparelhos mais finos as recorrências de queda são mais frequentes.
No documento a empresa diz ser possível que essa tecnologia seja operada nos dispositivos já existentes, mas que teriam de efetuar mudanças nos sensores de vibração. Todavia, não há uma previsão para a tecnologia ser implantada pela empresa em seus próximos lançamentos. 

Info: Adolescentes criam assistente pessoal para deficientes e vencem campeonato do Google

Adolescentes criam assistente pessoal para deficientes e vencem campeonato do Google

Paula Rothman
Equipe vencedora da Maratona de Aplicativos FIAP Google posa ao lado de dois organizadores do evento 
Com um comando de voz, o estudante Felipe Gonzalez, de 17 anos, marca em seu smartphone a lição de casa passada pelo professor. Em alguns segundos, a tarefa aparece escrita na tela e ele dá o próximo comando ao aparelho, pedindo que acesse o calendário de aulas do dia. "Primeira aula matemática, segunda aula português...", diz a voz robotizada do software. Essas são apenas algumas das funções disponíveis no aplicativo VisualSchool, criado pelo próprio Felipe e seus colegas Celso Barbieri, 16, Bianca Caravajo, 17, e Gabriel Tescarolo, 16.

O VisualSchool foi pensado para ajudar estudantes com deficiência motora ou visual a executarem melhor suas tarefas no dia a dia da escola. Nesta terça-feira (2/12), o app foi o vencedor da Maratona de Aplicativos FIAP Google, evento que contou com mais de 100 inscritos de todos os estados do Brasil. “O objetivo era aumentar o interesse dos estudantes pela área de programação. O desafio era desenvolver um aplicativo na área de educação que solucionasse problemas no país”, diz Camila Achutti, uma das organizadoras da Maratona.

Para isso, a FIAP, faculdade de tecnologia em São Paulo, disponibilizou em sua plataforma de vídeo-aulas um curso gratuito sobre App Inventor 2, plataforma criada pelo Google em parceria com o MIT, o Massachusetts Institute of Technology. Trata-se de um pacote de ferramentas simples que permitem que qualquer um, mesmo leigo em programação, construa um aplicativo. Ao todo, mais de 1600 estudantes assistiram às aulas.

Após um mês de inscrições, apenas nove apps foram selecionados para a final que aconteceu no escritório do Google em São Paulo. Cada uma das equipes, formada por até 5 estudantes, teve um minuto para apresentar seu projeto. Ao final, a VisualSchool foi a vencedora e seus integrantes levaram como prêmio um smartphone Nexus 5, um notebook ChromeBook, um aparelho de streaming Chromecast e um FIAP Pass, passe para frequentar, gratuitamente, qualquer curso de graduação ou pós graduação da FIAP para o resto da vida.

“A ideia surgiu de uma conversa com a minha mãe, que é pedagoga, e mencionou a dificuldade de alunos com algum tipo de deficiência”, diz Felipe. Além de tarefas e aulas, o app tem áreas para cadastrar provas e nomes de professores. “Queremos colocar a versão beta nas lojas de aplicativos em breve. Nossa ideia é continuar desenvolvendo outras funcionalidades”, diz Celso. 

IdgNow: Gmail agora te permite editar arquivos anexos Office com um só clique

Serviço de e-mail do Google faz a conversão instantânea para cópia do arquivo ser editada no Docs. 
O Google está focado em fazer isso de novo: facilitar a vida dos usuários do Google Drive para que eles possam colaborar de forma mais eficiente com o resto do mundo. A empresa anunciou recentemente um novo recurso que te permite abrir e editar um documento do Office com apenas um clique.

A próxima vez que você receber um arquivo do Word, Excel ou PowerPoint como anexo no Gmail, basta passar o mouse sobre a “caixa” de anexo. Então você verá um ícone de lápis ao lado das opções para baixar o documento ou salvá-lo no Drive. Clique nesse ícone e uma nova abra será aberta, onde você poderá editar uma cópia do documento que foi convertida automaticamente para o formato do Google Docs.

Mais formatos

Além de facilitar a edição de documentos Office pelo Gmail, o Google tornou outros 15 formatos do Office compatíveis com o Google Drive. As mais importantes adições para a lista são arquivos PowerPoint de PPS e PPSX, assim como os formatos DOCM e XLSM.

Conversão

Se converte um documento Office para o formato do Docs não for uma opção, o Google também oferece uma extensão para o Chrome que te permite editar um documento do Office em seu formato original.

Uma vez que a extensão estiver instalada, basta clicar no nome do arquivo no Gmail, e então na aba que abre clique em Open no topo da tela. O documento então estará pronto para ser editado sem necessidade de conversão.

IdgNow: Firefox volta atrás e finalmente anuncia app para iPhone e iPad

Firefox volta atrás e finalmente anuncia app para iPhone e iPad

Organização Mozilla parece ter mudado de ideia quanto a sua cruzada contra as regras da Apple, que obriga o uso do Webkit para navegadores no iOS.
Após anos se negando a levar o Firefox para o iPhone e iPad, a Mozilla está mudando seu tom – e presumivelmente está disposta a trabalhar pelas regras da Apple.

“Precisamos ir para onde nossos usuários estão, então vamos levar o Firefox para o iOS”, anunciou o gerente de lançamentos da Mozilla, Lukas Blakk, em seu Twitter. O TechCrunch acredita que ele estava parafraseando o VP de Firefox na Mozilla, Jonathan Nightingale, que revelou os planos durante um evento interno da empresa.

A Mozilla não é uma completa estranha ao iOS. Há quatro anos, a companhia lançou o Firefox Home, que sincronizava os favoritos e abas de outros aparelhos, mas não era um navegador completo. A Mozilla tirou o app do ar em 2012.

Apesar de a Mozilla agora permitir que os usuários sincronizem suas abas e favoritos com um login online, os usuários iOS ficaram de lado, potencialmente deixando a Mozilla menos atrativa de forma geral.

No passado, a Mozilla disse que não ofereceria o Firefox no iOS porque a Apple não permite que terceiros usem suas engines de navegação. O Chrome, por exemplo, é baseado no mesmo engine de renderização WebKit que o Safari, apesar de ter o seu próprio engine chamado Blink para outras plataformas.

A não ser que a Mozilla tenha uma carta na manga, parece que a organização vai deixar de lado sua “cruzada anti-Webkit” para tentar recuperar os usuários perdidos.

Info: Sony Pictures acusará Coreia do Norte de envolvimento em invasão

Sony Pictures acusará Coreia do Norte de envolvimento em invasão  
Gustavo Gusmão
QG da Sony Pictures Entertainment, em Culver City, na Califórnia: a empresa atua como o braço de produção e distribuição de filmes da gigante japonesa

Os responsáveis pelo ataque que derrubou os sistemas da Sony Pictures na semana passada ainda não foram descobertos. Mas após dias de especulação, as suspeitas mais fortes caíram sobre a Coreia do Norte – e segundo um novo relato do Re/code, o país será, ainda nesta quarta-feira, oficialmente acusado pela companhia japonesa de ter envolvimento no caso.

A informação veio de fontes próximas à investigação, cujos esforços são liderados pela empresa de segurança Mandiant. Procurado pela rede inglesa BBC, um porta-voz norte-coreano não negou que os ataques se originaram no país. Aliado ao fato de que a Sony virou “inimiga nacional” devido a uma comédia envolvendo Kim Jong-Un e a outras evidências já reunidas, a constatação fez com que as suspeitas aumentassem ainda mais.

O ataque aos servidores da Sony Pictures não serviu apenas para que os invasores roubassem e depois publicassem na internet cinco filmes não lançados. Segundo fontes ouvidas pelo especialista Brian Krebs, além dos muitos terabytes dos longas-metragens, pelo menos 25 GB de arquivos ainda foram obtidos pelos criminosos.

A quantidade, porém, pode ser ainda maior, como aponta o Buzzfeed, que chegou a vasculhar cerca de 40 GB de documentos. E os arquivos incluem números de serviço social, checagens de registros criminais, informações médicas e planilhas com os salários de milhares de funcionários da empresa.

“Diversos arquivos distribuídos por meio de redes torrent e vistos por mim incluem uma lista mundial de funcionários da Sony”, escreveu Krebs em um texto postado em seu blog. Mais precisamente, o arquivo de Excel traz “nomes, locais de trabalho, ID dos empregados, login de rede, salário base e data de nascimento de mais de 6 800 indivíduos”, segundo o relato.

Fora o vazamento de informações, os computadores e servidores da Sony Pictures aparentemente foram afetados por uma espécie de malware capaz de apagar todos os dados de um HD. Justamente por isso, funcionários estariam impedidos de ligar as máquinas no trabalho ou mesmo conectar dispositivos móveis a redes Wi-Fi.

O FBI chegou a emitir um alerta nesta semana sobre a proliferação de uma ameaça do tipo. Segundo Krebs, o texto não chega a relacionar o vírus diretamente ao caso do estúdio, mas nota que o código dos arquivos maliciosos curiosamente está escrito em coreano.

De acordo com uma reportagem desta quarta-feira publicada no site Fusion, a situação na Sony Pictures ainda não fora normalizada. Funcionários começaram a voltar à rotina normal – ou ao menos a tentar – apenas na segunda-feira, quando se enfileiraram em frente à empresa para conseguir novas credenciais de acesso. A recomendação, no entanto, ainda era para que não fizessem logins nos PCs da empresa. Em vez disso, o ideal era que usassem computadores e e-mails pessoais para se comunicar. Em alguns casos, a solução envolvia até recorrer a dupla papel e caneta.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

G1: Hackers roubam informações para faturar com investimentos na bolsa

Hackers roubam informações para faturar com investimentos na bolsa
Grupo visa dados que ajudem a prever mudanças em valores de ações.
Principais alvos são companhias do setor de saúde, diz empresa FireEye.
 
A empresa de segurança FireEye publicou no domingo (30) um relatório sobre as atividades de um grupo de criminosos virtuais batizado de "Fin4". A quadrilha já atacou mais de 100 empresas desde a metade de 2013 e, segundo a conclusão da pesquisa, o objetivo dos hackers é obter informações que deem a eles vantagens em investimentos na bolsa de valores.

A maioria das invasões desse tipo busca obter dados financeiros – para a realização de fraude – ou informações valiosas que possam ser de utilidade para um governo ou para empresas concorrentes. Os ataques do "Fin4", porém, parecem mirar conhecimentos que indiquem a possibilidade de quedas ou altas bruscas no valor das ações de empresas, permitindo que os criminosos faturem com investimentos na bolsa de valores.

Para realizar a fraude, os hackers atacam os mais altos executivos das empresas, além de empresas de consultoria, escritórios de advocacia e funcionários do departamento jurídico das empresas.

A FireEye admite que a visibilidade do grupo e sua atuação é limitada e que não há meio de saber exatamente como eles têm usado essas informações e se beneficiado delas. A maioria das empresas atacadas é do setor de saúde: fabricantes de remédio, biotecnologia, equipamentos médicos, pesquisa e diagnóstico, entre outros. Para os especialistas da FireEye, o setor de saúde é ideal para a realização dessa fraude, já que novas pesquisas ou mudanças na regulamentação causam grande impacto nos valores das corporações.

Alvo são as contas de e-mail
Diferente de outros grupos que atuam com uma quantidade limitada de alvos, o "Fin4" apenas usa códigos maliciosos embutidos em documentos enviados por e-mail. Usando "macros" – pequenos programas executados pelo Microsoft Office – os documentos abrem janelas de segurança que tentam convencer as vítimas a digitar a senha para suas contas de e-mail.

Os criminosos retiram os dados sigilosos das próprias caixas de correio eletrônico. A conta roubada também é usada para infectar outras pessoas e empresas, aproveitando o remetente conhecido para aumentar a confiabilidade dos e-mails que distribuem os documentos fraudulentos

O "Fin4" também é capaz de configurar um filtro no Microsoft Outlook que automaticamente apaga qualquer mensagem com palavras como "hack" e "phish". Caso alguém tente avisar a vítima de que a conta dela foi usada para enviar e-mails falsos, a mensagem será imediatamente apagada pelo filtro.