quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INFO Online - Segurança - Notícias - Grupos hackers invadem págins de municípios


São Paulo – Os grupos de ativistas hackers AntiSecBRTeam e iPiratesGroup, ligados ao Anonymous, iniciaram na manhã de hoje ataques contra páginas de governos municipais, em uma operação batizada de #OpAmazonia.
Páginas da Prefeitura de Itu (SP), de Feira de Santana (BA), de Uberlândia (MG), de Maceió, de Caturaí (GO), Santa Rosa de Goiás (GO) e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal foram os primeiros alvos da operação.

As páginas invadidas tiveram a interface modificada (ataque conhecido como Deface) e os grupos publicaram um vídeo convocando a todos para se informar e discutir temas ecológicos polêmicos que, segundo os grupos, estariam beneficiando somente grandes empresas multinacionais.

No vídeo (veja a seguir), os grupos reivindicam mais transparência do governo e mudanças nos polêmicos projetos da usina hidrelétrica de Belo Monte e do novo Código Florestal.
“Mas apesar de tudo queremos mudança, além de transparência. Queremos um projeto que não prejudique a população, principalmente a comunidade indígena, e o meio ambiente”, afirmou um dos integrantes do grupo iPiratesGroup.
Os grupos afirmam que os alvos foram escolhidos aleatoriamente e que a operação não tem prazo para acabar, e os ataques acontecerão conforme a repercussão das ações. Até o fechamento desta matéria, as páginas atacadas continuavam fora do ar.

PC WORLD - O que esperar do Android em 2012? - Notícias


Melhores gráficos, melhores câmeras e um sistema mais completo de comandos de voz. Tudo isso pode estar no futuro do sistema para smartphones da Google

A mais recente versão do Android, 4.0 ou “Ice Cream Sandwich”, já está chegando às lojas pré-instalada no novíssimo Samsung Galaxy Nexus. E é apenas uma questão de tempo até que outros smartphones e tablets comecem a receber o sistema em uma atualização. Mas mesmo que o Ice Cream Sandwich tenha acabado de sair do freezer, nossos olhos já estão voltados para o futuro. A Google ainda tem muitas melhorias a fazer em seu sistema operacional e os usuários, que sempre querem mais, terão alguns de seus desejos atendidos em 2012.
Melhores gráficos, melhores câmeras e talvez um sistema de comando de voz aprimorado e similar ao Siri podem ser algumas das coisas que vem por aí. Veja o que esperar do robozinho verde no próximo ano.
Faça mais coisas usando sua voz
O Siri, recurso integrado pela Apple ao iPhone 4S, levou a idéia de comandos de voz às massas. Você pode apostar que a Google está trabalhando em algo similar para o Android. O Ice Cream Sandwich já tem transcrição instantânea de texto falado, e comandos de voz são parte do sistema desde o Android 2.0, mas eles não tem o “charme” que a Apple deu ao seu assistente pessoal.
Não devemos esperar uma secretária engraçadinha como a Siri, mas esperamos que a Google integre o reconhecimento de voz em um maior número de aplicativos. Um bom exemplo é o app Google Translate, que tem um “modo conversação” que permite traduzir o que você e uma outra pessoa falam para mais de 50 idiomas diferentes. Ele não é perfeito, mas nos dá uma boa idéia de como a Google pode usar o reconhecimento de voz para criar aplicativos cada vez melhores.
Câmeras aprimoradas
O aplicativo de câmera padrão do Android não é algo de que a Google deveria se orgulhar. É lento, desajeitado e tem poucas parâmetros que podem ser modificados. O Ice Cream Sandwich traz um aplicativo muito melhorado, com recursos como fotos panorâmicas, zero atraso no obturador e nenhuma espera entre as fotos.
230_galaxy_nexus_signuup.jpg
Samsung Galaxy Nexus: o primeiro aparelho com o Android 4.x "Ice Cream Sandwich"
Futuras versões do sistema poderão incluir detecção de faces e recursos mais avançados voltados aos fotógrafos mais experientes. Mas estas melhorias não se limitarão aos smartphones. Tablets com videochamada também produzirão imagens com foco e qualidade melhores, especialmente à medida em que adotem tecnologias de rede como 4G e LTE, que permitirão videochamadas móveis em alta-definição.
Melhor uso da aceleração por hardware
Já temos no mercado vários smartphones com processadores dual-core, mais infelizmente nem todos os aplicativos foram otimizados para tirar proveito do poder de processamento extra. Mas a partir do Ice Cream Sandwich a aceleração por hardware está habilitada por padrão em todo o sistema, o que significa que aplicativos rodarão de forma mais “suave” e o sistema será mais ágil, mesmo com múltiplos aplicativos abertos.
Aplicativos antigos terão de ser atualizados para conseguir um ganho de desempenho, e veremos uma diferença notável entre um aplicativo rodando em um smartphone single-core quando comparado a um aparelho dual-core.
Mais aparelhos
O Android é um sistema versátil, e já foi instalado em tudo de pendrives a robôs. Durante a Google I/O 2011 (uma conferência anual para desenvolvedores) a Google lançou a iniciativa Android@Home, que permitirá o uso do sistema em casas “inteligentes”. Elas se comunicarão com outros aparelhos Android usando um protocolo padrão, facilitando a vida dos moradores.
Alguns fabricantes de carros estão estudando o Android como base para os consoles multimídia em seus veículos, permitindo coisas como o compartilhamento de telas. Nossa regra é: se algo tem um chip, são grandes as chances de que alguém tente instalar o Android nele.
Interfaces mais leves
As interfaces que os fabricantes adicionam sobre o Android não são tão importantes, desde que não prejudiquem a experiência do usuário. Elas podem trazer vários recursos - como vimos nos tablets Honeycomb de fabricantes como a Samsung - mas também podem ser desajeitadas e deixar o aparelho mais lento. Mas como o Ice Cream Sandwich incorpora uma série de recursos úteis que antes só estavam disponíveis em aparelhos da HTC ou Samsung, as interfaces estão se tornando menos intrusivas.
Um bom exemplo é a MotoBLUR, da Motorola, que ao longo do tempo foi reduzido a uma “skin” leve sobre o sistema operacional, com uma tela inicial customizada e alguns widgets, que se integra bem ao restante da interface padrão do Android.
Lojas de conteúdo aprimoradas
Quando o assunto é mídia, o iOS é o rei. A iTunes Store tem não só apps, mas também músicas, filmes, séries de TV e livros. Com a chegada do Google Music, a Google está tentando criar um ecossistema similar para o Android.
Aos poucos o Android Market está se tornando o ponto central para tudo o que é relacionado à mídia. Nos EUA já é possível compar filmes lá, e não seria uma surpresa ver séries de TV e podcasts adicionados ao catálogo. Com isso, o Android seria um concorrente muito mais forte na categoria de media players, hoje dominada pelo iPod Touch.
Vai uma Jujuba?
Espere pelo menos duas atualizações do Android em 2012. Uma será provavelmente uma atualização incremental do Android 4.0, mas alguns observadores esperam uma outra versão com mudanças mais significativas. Segundo rumores o codinome é “Jelly Bean” (Jujuba), e já há quem diga que esta versão do Android irá “virar o jogo”.
Os detalhes são escassos, mas é bem provável que o Jelly Bean contenha um ou mais dos recursos descritos aqui.

Olhar Digital: Não faça justiça com o próprio mouse


Há limites para o que se pode fazer de boa-fé e quando passa a infringir o direito à proteção da imagem e privacidade do indivíduo
As redes sociais permitem a manifestação do pensamento, a liberdade de expressão, em tempo real. Pensou, publicou. No entanto, deve-se ter muito cuidado com o que é considerado "abuso de direito", ou seja, passar do ponto, ir além do limite ético previsto na lei em vigor no Brasil, conforme reza o art. 187 do Código Civil.

A vida das pessoas está cada vez mais exposta, publicada na internet. Mesmo um fato corriqueiro de rotina, como estacionar o carro em uma vaga no shopping, fazer compras, ou ir a uma balada, um show, torna-se público de forma instantânea. Todo o mundo fica sabendo de tudo o tempo todo. Munidos de celulares com câmeras, passamos a ter uma vigilância digital permanente de nossos atos. Mas há limites para o que se pode fazer de boa-fé e quando passa a infringir o direito à proteção da imagem e privacidade do indivíduo, previsto no art. 5º. Inciso X da Constituição Federal de 1988.

De forma prática, qualquer pessoa pode registrar um fato ilícito, seja criminal ou civil, e dar andamento deste registro junto às autoridades, que estão legitimadas com o poder de polícia. Isso significa que a pessoa não pode ser uma justiceira. O nosso direito não permite isso. Por isso, tirar a foto de um fato, para fins de documentação, está dentro da lei. Divulgar essa imagem na internet, associando a um conteúdo que exponha a pessoa envolvida, já se torna um crime, o de difamação. Mesmo que seja por uma boa causa. Afinal, "os fins não justificam os e-mails, ou os posts".

Vivemos a era da transparência digital, profissional e pessoal. Mas temos o dever, como cidadãos deste novo mundo, de cumprir com as regras do jogo, que são as leis. Devemos lembrar que tudo que publicamos na web documenta o que dissemos, é prova. A liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, podemos dizer o que pensamos, mas respondemos pelo que dissemos. Manifestações de ódio, ameaças e mensagens discriminatórias são crimes no Brasil e sujeitam o infrator não a penas que vão de 3 meses de detenção a 5 anos em média de reclusão como também a ressarcir pelo dano moral causado, calculado com base no tempo que o conteúdo ficou publicado e quantas pessoas viram (as indenizações têm sido em média de R$30 mil).

Denuncie, proteste, manifeste, divulgue, compartilhe, mas dentro das leis, de forma ética, digitalmente correta, sob pena de se tornar um infrator também.

Algumas Dicas para Postura em Redes Sociais (independente tipo de acesso)


-Cadastrar-se nas Redes Sociais em nome próprio (não praticar falsa identidade);

-Publicar opiniões baseadas nos princípios da boa-fé e em conformidade legal;

-Evitar exposição excessiva de vida íntima, evitar comentar rotinas do seu dia-a-dia que podem gerar algum risco de segurança, tais como horários, trajetos, agendas, local de residência;

-Somente utilizar conteúdos (em especial imagens) que tenha legitimidade ou que seja autor ou que tenha tido autorização das demais partes envolvidas previamente;

-Orientar filhos e/ou familiares sobre o uso ético, seguro e legal das Redes Sociais, inclusive sobre a necessidade de cautela e proteção das informações da família, para evitar vazamento de informações financeiras, relacionadas a conta bancária, cartão de crédito, senhas, remuneração, patrimônio;

-Utilizar linguagem e vocabulários adequados, de modo a evitar qualquer tipo de opinião que possa ser considerada ambígua, subjetiva, agressiva, hostil, discriminatória, vexatória, ridicularizante ou que de algum modo possa ferir a imagem da empresa de seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, evitar o uso de apelidos para fazer menção a demais colaboradores;

-Zele pela proteção da sua reputação digital e respeite o próximo, faça denúncia aos canais oficiais, as autoridades e não faça justiça com o próprio mouse.

* Dra. Patrícia Peck Pinheiro é advogada especialista em direito digital. Twitter:@patriciapeckadv

- INFO Online - Carreira - Notícias - Escola Virtual do Mercosul possui cursos de e-commerce

NFO Online - Carreira - Notícias - IEscola Virtual do Mercosul possui cursos de e-commerce


São Paulo – A Escola Virtual do Mercosul, projeto de formação e capacitação virtual, foi inaugurada ontem (06) e possui cursos de e-commerce.
As temáticas desenvolvidas prioritariamente são na área de comércio eletrônico com enfoque em negócios pela internet, segurança em assinatura digital e eletrônica, redes sociais e posicionamento web, aspectos legais, regulatórios, tributários e alfandegários de comércio eletrônico.

Entre os treinamentos oferecidos estão 30 cursos de formação prática, com a presença de tutores especializados, oficinas, conferências, seminários e fóruns online.


A escola oferece cursos para cidadãos, micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, além de organizações dos setores privado e público e nas esferas federal, estadual e municipal.

O objetivo é desenvolver a economia digital e promover a integração econômica no bloco, segundo a escola. A escola virtual é um dos principais resultados do projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul.



CIO - Notícias - Microsoft investe no Exchange Server 2010


A Microsoft acaba de lançar um pacote de atualizações para seu serviço de servidor de mensagens Exchange Server 2010 que inclui vários novos recursos e soluções de bugs, anunciou a companhia nesta segunda-feira, 5/12.
Os novos recursos do Microsoft Exchange Service Pack 2 foram desenvolvidos com base no feedback dos usuários, de acordo com a empresa, e refletem o uso expansível de e-mail corporativo, agendamentos e funções associadas ao longo de uma variedade maior de aparelhos e situações.
Um dos novos recursos, chamado de Outlook Web Application (OWA) Mini, oferece a habilidade de navegação por caixas de e-mail e listas globais de endereços a partir de conexões mais lentas e aparelhos de baixa resolução. Esse mini-navegador pode ser usado como uma alternativa para sincronizar todos os dados do Exchange com o próprio telefone, o que pode ser proibitivo em determinados casos.
Outro novo recurso permite aos administradores segmentarem listas globais de endereços de empresas (GAL) em segmentos menores, permitindo assim a criação de grupos virtuais. Versões anteriores do Exchange ofereciam essa habilidade, apesar de essa ser a primeira vez que o Exchange 2010 oferece a capacidade de uma maneira que não exige a intervenção manual dos administradores.
O update também inclui o Hybrid Configuration Wizard, desenvolvido para essas empresas que desejam organizar e usar algumas contas de e-mail no Microsoft Office 365, enquanto mantém algumas contas de e-mail em seus sistemas internos. O Wizard simplifica o processo ao arquivar dados assim como compartilhar entradas no calendário e assegurar os e-mails tanta nas contas de e-mail internas quanto nas hospedadas.
O novo Service Pack ainda inclui várias soluções de bugs e coleta outros recursos introduzidos no Service Pack 1, liberado em agosto de 2010.
O pacote exigirá que as empresas atualizem seus quadros de Diretório Ativos, o que pode levar algum tempo.

G1 - notícias em Tecnologia e Games: Executivo de multinacional proíbe e-mails internos e gera polêmica


Objetivo é melhorar a qualidade do trabalho e reduzir o desperdício de tempo com mensagens inúteis.


O diretor-executivo de uma multinacional de serviços de tecnologia decidiu banir o uso de e-mails corporativos dentro da empresa, em uma medida polêmica que, segundo ele, pretende "melhorar a qualidade do trabalho", reduzindo o desperdício de tempo com mensagens inúteis.
A implementação da medida pela multinacional Atos, que tem 80 mil funcionários em 42 países, deverá levar três anos, chegando à eliminação total dos e-mails corporativos até 2014. O banimento causou polêmica entre especialistas e blogueiros, atraindo tanto elogios quanto críticas. Alguns analistas apostam que a Atos será obrigada a reverter a medida até o prazo final para sua implementação.
"Eu já vinha pensando por muitos anos que a maioria dos meus colegas e empregados gastavam um tempo cada vez maior com e-mails internos (...) e menos tempo com gerenciamento", disse à BBC o diretor-executivo da Atos, Thierry Breton.
"Então dei início a um estudo aprofundado (...) para ver quantos e-mails internos os 80 mil funcionários da Atos estavam recebendo. Nós descobrimos que eram em média 100 e-mails por dia. Depois de mais análises, vimos que eles achavam 15% das mensagens úteis, e que o resto era perda de tempo", afirmou Breton.
Gerações jovens

Breton diz que sua primeira intenção com a medida foi lidar com o "dilúvio de dados internos" causados pelos e-mails corporativos, além de trabalhar com as ferramentas que as gerações mais jovens estão usando.

De acordo com o executivo, cada vez menos jovens que saem das universidades estão acostumados a usar ferramentas de e-mail, dando preferência a redes sociais, como o Facebook. O próprio Breton afirma que deixou de usar e-mails internos – embora diga ter uma conta de e-mail pessoal, além de utilizar mensagens de texto.
"Nós não estamos usando [os e-mails] do modo como eles foram projetados para ser usados. Quando você vê que uma nova tecnologia vai substituir outra, então se cria algum debate, e eu acho isso normal e bom, e é a forma como precisamos trabalhar no ramo da tecnologia", afirma.
"Quando nós não tivermos mais e-mails internos, teremos fantásticas novas ferramentas – computação em nuvem, redes sociais, mensagens instantâneas, microblogging, compartilhamento de documentos, comunidades de conhecimento – que oferecerão uma abordagem muito melhor para uma empresa de tecnologia da informação", diz. "Nós temos que nos adaptar a esta nova geração de pessoas que se tornarão nossos colegas de negócios amanhã".
E-mails pessoais

Breton afirma que o banimento não se estenderá aos e-mails pessoais dos funcionários. "Os e-mails externos são uma ferramenta fantástica, uma maneira fantástica de comunicação entre organizações. Mas, internamente, queremos nos voltar para melhores práticas de gerenciamento", diz.

O executivo afirma que a medida de banir os e-mails corporativos teve, até agora, uma resposta positiva por parte dos funcionários da Atos. Segundo ele, houve um decréscimo de 20% no uso dos e-mails internos desde o anúncio do banimento.
Ex-presidente da France Telecom, Breton também já serviu como ministro da Economia da França e deu aulas de administração na universidade de Harvard antes de chegar à Atos, três anos atrás.

INFO Online - Reviews - Arc S ataca com novo processador e Gingerbread - Smartphones

INFO Online- Reviews - Arc S ataca com novo processador e Gingerbread - Smartphones 



Antes de sair correndo e revoltado para trocar seu Xperia Arc, tenha em mente que o S adicionado ao aparelho não é o suficiente para tornar seu antecessor obsoleto. As semelhanças entre os dois smartphones são muito maiores que os detalhes que os diferenciam. As principais características que dão vantagem ao novo modelo são o processador mais forte, recursos 3D da câmera e a possibilidade de transformar o aparelho em uma verdadeira central de mídia ligada a uma TV.

Armado com um Cortex A7 de 1,4 GHz, os movimentos de transição e gestão de aplicativos do Gingerbread (Android 2.3.4) estão bem mais agradáveis. Praticamente nenhuma alteração foi feita na interface Timescape, que claramente é inspirada no layout do PlayStation 3 e televisores da Sony. Nesse aspecto, outro ponto absorvido dos televisores é a Bravia Engine, que entrega um resultado de imagem excelente com a tela de 4,2 polegadas e resolução de 480 por 854 pixels. Com ótima resposta aos toques, o Arc S reconheceu 4 dedos simultaneamente. Parece pouco para um smartphone top de linha se o compararmos com os 10 dedos do Galaxy S II ou do Motorola Razr, mas até mesmo nas bordas – ponto geralmente sem precisão – a tela do Arc S não decepcionou.

A elegância e o conforto são pontos cruciais desse aparelho, tanto em sua carcaça como no sistema. As medidas de 6,1 por 12,5 por 1,0 centímetros, seu formato e as novas opções de cores (cinza claro, cinza escuro, branco e rosa) e o peso de 117 gramas conferem um manuseio agradável e ao mesmo tempo atrativo. O disparador da câmera não responde muito bem aos toques e seu uso gera mais incômodo que praticidade. A entrada P2 na lateral também pode gerar desconforto em quem gosta de ouvir música com o aparelho em um bolso.

Se há uma falha na posição do P2 para os amantes da música, ela é compensada pelo player de música eficiente. O aplicativo é o mesmo que acompanha o Xperia Neo e traz boas opções de equalização, interface simples e eficaz, visualização de capa dos álbuns e integração com o Facebook. Com esse recurso é possível dar um “curtir” em uma faixa, exibindo o status em seu mural na rede social. Para curtir suas músicas sem ser interrompido é possível acionar o modo silencioso, que desabilita todos os sons do aparelho (com exceção dos alarmes). Os formatos de áudio compatíveis são: MP3, AAC, AAC+, WMA, WAV, AMR e OGG. Se a memória interna de 1 GB e os 16 GB do cartão microSD que o acompanha não forem suficientes, o aparelho pode acessar seu computador ou outros dispositivos por DLNA.



Os que não abrem mão do bom e velho rádio FM também estão contemplados. Com um sintonizador simples e inteligente, o Arc S faz a varredura das estações com maior qualidade e permite que o usuário marque suas favoritas. O recurso TrackID, que analisa o áudio externo e apresenta o nome da música, artista e outras informações também está disponível e funciona sem problemas.

Tanto para funcionar como um servidor multimídia, como para acessar outros dispositivos, é necessário liberar o acesso de cada conexão. O processo não é complicado, mas a falta de memória do aparelho pode irritar quem faz uso contínuo do recurso.

Ao conectar o aparelho em uma TV com a saída microHDMI o Arc S revela um poderoso recurso, mas que ainda precisa amadurecer. A saída HDMI-CEC permite que, ao se conectar com um televisor compatível (HDMI 1.4 e 1.3-CEC), o aparelho seja operado pelo controle remoto da TV. Os que pensaram em um servidor multimídia de bolso poderoso acertaram em partes. Todo conteúdo do aparelho e aplicativos podem ser acessados sem nenhum problema, inclusive o recurso de galeria 3D. As fotos panorâmicas registradas pelo Arc S podem ser exibidas com efeito tridimensional em televisores compatíveis. O resultado é agradável, mas não perfeito. O que impede a força do aparelho como uma central multimídia completa são os codecs de vídeo. O Arc S só pode reproduzir arquivos de vídeo nos formatos MPEG4, H.263 e H.264. Para os fãs de alta-definição (1080p) o fino aparelho também fica devendo, já que a imagem exibida na TV tem qualidade 720p.




A câmera não apresentou nenhuma evolução. A gravação de vídeos ainda acontece em 720p, mas as imagens registradas têm boa qualidade e fidelidade nas cores. Seus principais recursos são auto foco, reconhecimento de face, detecção de sorriso, zoom digital de até 2,4x e geo tagging. Assim como em seu antecessor, o Arc S não possui câmera frontal para videochamadas. Há quem considere o recurso desnecessário, mas ele está disponível em quase todos os concorrentes.

Para evitar que o usuário corra para a Android Market, o Arc S contam com o Timescape, recurso que também dá nome à interface. Nele é possível agregar todas as mensagens de redes sociais (Facebook e Twitter), mensagens de texto e e-mails. O usuário navega pelas atualizações na vertical.

Olhar Digital: Intel ajudará pequenas empresas na produção de ultrabooks


Iniciativa servirá para impulsionar os ultrafinos no mercado. Epson, Onkyo, Viewsonic, WiPro e Positivo estão na lista

Ultrabooks
Com o objetivo de impulsionar a entrada dos ultrabooks no mercado, a Intel lançará um projeto para ajudar pequenas empresas a desenvolver seus próprios modelos. A fabricante de processadores fará acordos que envolvem grandes fabricantes de peças, como Foxconn e Pegatron, e os pequenos empreendedores.

A empresa se reunirá com os parceiros em Taiwan para que eles façam acordos com pequenos fabricantes, permitindo a produção dos ultrabooks. Na lista de potenciais fabricantes estão empresas como Epson, Onkyo, Viewsonic, Mustek, Motion Computing, WiPro e Positivo.

O foco nas pequenas empresas acontece porque marcas maiores e mais consolidadas no mercado como HP, Dell, Acer, Asus e Toshiba já produzem seus próprios ultrabooks, inclusive com o novo processador Ivy Bridge.

Segundo o CNet, não é a primeira vez que a Intel tentar impulsionar o mercado dos ultrabooks. A empresa já havia criado um fundo de US$300 milhões (cerca de R$536 mi) para o desenvolvimento e aprimoramento de vida útil de baterias, além da criação de designs mais bonitos e leves.

Olhar Digital: Os carros conectados estão chegando ao Brasil


Novo lançamento da Ford pode pavimentar o caminho para o segmento de automóveis ligados à rede


Ford EDGE
O ano de 2011 foi um marco no segmento tecnológico por vários motivos, mas um que vale ressaltar é o fato desse ser o vigésimo aniversário do www, ou a rede mundial de computadores (não confundir com "internet"). Se, até alguns anos atrás, você dependia exclusivamente de um computador pessoal para navegar na "teia mundial", hoje o que se tem é um outro paradigma: qualquer coisa pode ser um ponto de acesso à internet, bastando apenas empregar a tecnologia correta para isso.

Assim como os smartphones, que já correspondem a um enorme percentual de acessos à rede, a Ford prevê que você também ficará online dentro do seu carro – usando o próprio carro como canal de acesso: "Basta observar as pessoas na rua", diz Claudio Moles, Gerente de Engenharia Elétrica da montadora norte-americana. "Hoje, todo mundo tem um telefone à mão, enviando mensagens e se conectando às redes sociais. A Ford simplesmente pegou o que já existe e instalou dentro de um carro".



"O carro", no caso, é o Ford EDGE 2012, que foi apresentado à imprensa e deve chegar às concessionárias de todo o Brasil na segunda quinzena de janeiro de 2012. O novo SUV da Ford tem a capacidade de permitir que motoristas e passageiros acessem a internet convencionalmente, através de uma conexão compartilhada, criada quando se insere um modem 3G na porta USB do automóvel. A questão é: isso é feito apenas nos EUA. De acordo com Jader de Amorim e Juliano Medeiros, respectivamente, Engenheiro de Desenvolvimento do sistema Sync e Engenheiro de Infotainment da Ford, os modems 3G das operadoras brasileiras não oferecem suporte ao veiculo. "É uma questão de instalação de drivers, na verdade: a tecnologia existe no carro nacional, mas os modems não possuem o reconhecimento necessário para criar o ambiente compartilhado", diz Juliano.






Entretanto, conforme nossa entrevista com o especialista em sistemas embarcados, Jack Ganssle, apontou, apenas o fato de você se conectar pelo automóvel já é uma maneira de deixar a porta aberta para que hackers "tentem invadir o seu carro" também. Os executivos, que afirmam terem lido o artigo (leia-o você também aqui), dizem que a segurança sempre foi a primeira preocupação da Ford. Jader diz que a montadora conta com um departamento específico para o desenvolvimento de sistemas de proteção: "Trabalhamos na política de layers – ou seja, criamos camadas de segurança com dificuldade crescente de invasão. As comunicações diretas são completamente isoladas dos componentes vitais do carro e até mesmo nossas redes passivas transmitem dados criptografados. É possível burlar? Sim. Tudo é possível hoje. Mas o grau de dificuldade que colocamos incentiva o invasor a desistir – nós preferimos'vencer pelo cansaço'".



Claudio ainda complementa, dizendo que "mesmo com tudo isso, nós estamos ativamente de olho no sistema que criamos. A partir do momento que alguém entra em nossa segurança, antes de algo ser feito, nós já detectamos a intrusão e mudamos o esquema de proteção. É um jogo de gato e rato".



A questão que sobra, então, é a adoção dessas novidades tecnológicas pela massa. Convenhamos, o EDGE, com seu preço chegando a quase R$ 150 mil, não é exatamente um produto destinado à classe C. Contra isso, Claudio argumenta: "de fato, o EDGE não é feito com o grande público em mente. É um veículo elitizado. Mas isso é uma questão de popularização do sistema – o novo Fiesta (Fiesta Hatch) também conta com alguns destes recursos de interação".



E você, leitor? Acha que os carros conectados estão chegando para ficar? Ou acredita que isso tudo não passa de uma moda passageira? Dê sua opinião nos comentários abaixo.

Folha.com - Tec - Apple prepara sua central multimídia para o Brasil; conheça rivais


Com o registro da Apple TV feito na última semana na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a Apple se prepara para entrar no mercado brasileiro de centrais multimídia ligadas à TV.
Em sua segunda geração, o aparelho nunca foi vendido de forma oficial no país. E a principal razão para a ausência é a falta de conteúdo no Brasil: sem vendas e aluguel de seriados e filmes pela iTunes Store, o aparelho perde seu sentido.

Divulgação
O modelo mais recente da Apple TV, lançado no ano passado
O modelo mais recente da Apple TV, lançado no ano passado



 
Nos EUA, onde foi lançada em 2007, a Apple TV se apoia na gigantesca loja de conteúdo digital. Usuários acessam a iTunes Store pelo aparelho, via internet, e podem comprar ou alugar programas. Lá fora, o preço médio de aluguel de um filme em alta definição é de US$ 5. A compra pode passar de US$ 18.
Segundo a Folha apurou, a Apple negocia com gravadoras a criação da iTunes Store nacional para breve, talvez ainda neste ano. Mas não há informações sobre parcerias com estúdios cinematográficos para disponibilização de conteúdo em vídeo.
Apesar do registro da Anatel e de já estar pronto o manual em português, a Apple não confirma oficialmente se e quando venderá o produto no país.
Aqui, brasileiros que usam uma Apple TV importada dependem de contas criadas no exterior e cartões pré-pagos para consumir conteúdo.
A Apple TV também conversa com aparelhos com iOS -iPhones, iPads e iPods touch. Isso significa que é possível exibir um vídeo aberto no iPad direto no televisor por meio da conexão sem fio entre os dois aparelhos.