sexta-feira, 11 de abril de 2014

Técnica prevê o envelhecimento do rosto durante 80 anos com base em uma única fotografia


Técnica prevê o envelhecimento do rosto durante 80 anos com base em uma única fotografia:
Geoff Manaugh



Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram uma nova técnica para simular o envelhecimento de rostos ao longo de quase oito décadas – e é incrível.

Usando o que eles chamam de “progressão da idade com reconhecimento de iluminação”, o método exige apenas uma fotografia inicial conforme ele “automaticamente produz uma série de resultado de progressão de idade entre 1 a 80 anos, sendo responsável por postura, expressão e iluminação”. O resultado é surpreendente e até um pouco assustador.



Com consequências que vão desde investigações de crianças desaparecidas a efeitos de filmes em Hollywood, a técnica – explorada com muito detalhes neste PDF – oferece um realismo impressionante a partir de uma única fotografia.

Compare os resultados, por exemplo, quando a projeção visual é feita a partir de uma única fotografia de infância, e então misturada pela mesma técnica para parecer fotos tiradas pela criança em idades específicas:



A técnica digital – as fotos da esquerda na sequência acima mostram como o rosto da criança seria modelado pelo algoritmo – claramente não prevê exatamente como será o rosto no futuro. Além disso, como apontam os pesquisadores, os rostos envelhecidos simulados vistos na sequência foram “compostos na foto real para combinar com o penteado e o fundo”, o que explica os olhos mudando e outras previsões impossíveis, como as mudanças no penteado.

Mesmo no artigo completo, há algumas composições nos resultados finais (veja as mudanças nos olhos da foto final, por exemplo), como visto abaixo.



Ainda assim, apesar da composição vista nesses exemplos, os efeitos são estranhos, como mostram os GIFs presentes neste post. Neles, você está vendo uma única foto sem nenhum efeito de composição, nem esticadas e nem escurecidas, e então – oh, as maravilhas do envelhecimento! – você atravessa 80 anos da história.

Como os pesquisadores – Ira Kemelmacher-Shlizerman, Supasorn Suwajanakorn, e Steven M. Seitz – descrevem, “essas médias mostram um protótipo de homem e mulher envelhecendo de 0 a 80 anos, sob qualquer iluminação desejada, e captura as diferenças no formato e textura entre as idades. Aplicar essas diferenças a uma nova foto resulta em um envelhecimento.”



Agora imagine como deve ser poder fazer isso em uma cabine de fotos perto de você. Um olhar melancólico para como devem ser as suas próximas décadas podem estar bem próximo de você. [University of Washington]


G1 - França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente

G1 - França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente 

França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente
Empresas e sindicatos dos setores digitais e tecnologia fizeram acordo.
Funcionários terão de resistir à tentação de olhar para material de trabalho.

Empregadores não poderão mais bombardear seus funcionários com mensagens e e-mails no tempo destinado ao descanso. Essa é uma das condições do novo acordo trabalhista na França, que garante aos funcionários dos setores de tecnologia e consultoria o direito de ignorar e-mails relacionados ao trabalho após o expediente.

O acordo foi firmado entre empresas e sindicatos do setor. Empregadores não poderão mais entrar em contato com o funcionário, nem por telefone nem por e-mail, no tempo destinado para o descanso.

De acordo com o jornal "The Guardian", o acordo afeta milhões de empregados nos setores de tecnologia e consultoria, inclusive as filiais francesas de Google, Facebook e Delloitte. Os funcionários terão de resistir à tentação de olhar para o material relacionado ao trabalho em seus computadores e em seus smartphones. E as empresas devem garantir que não vão pressionar seus funcionários a contrariar o acordo.

Isso tudo foi resultado da constatação de que a maioria dos chefes no país tendiam a invadir as vidas domésticas de seus funcionários a qualquer hora do dia ou da noite, fazendo com que o total de horas trabalhadas se prolongasse além das 35 horas semanais estipuladas pela lei francesa, desde 1999.


Fonte: "França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente." Concursos e Emprego. http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/franca-manda-empregado-ignorar-e-mail-do-patrao-apos-expediente.html (accessed April 11, 2014).

CPI da telefonia constata os problemas de acesso à Internet em Porto Seguro

CPI da telefonia constata os problemas de acesso à Internet em Porto Seguro:



Os usuários foram se queixar sobre a má qualidade do acesso

Acessar a internet de qualquer local de Porto Seguro é uma tarefa complicada que afeta o dia-dia de moradores e turistas. Cerca de 90% das queixas registradas pela população em estande montado na Praça do Relógio são referentes ao serviço de transmissão de dados.

Polo turístico do estado, o município recebeu a comitiva da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa nessa quinta-feira (10/4). A região irá receber duas seleções durante a Copa do Mundo, mas os seus moradores ainda não usufruem de um serviço de qualidade. Uma simples compra com cartão de débito ou crédito pode dar de cabeça aos consumidores. O acesso é tão ruim que lojistas e donos de hotéis exibem avisos de alerta.

O relator da CPI, deputado Joseildo Ramos (PT), acompanhou durante todo o dia o registro das denúncias e criticou a situação. “É inadmissível que uma cidade como Porto Seguro tenha um serviço tão ruim. É por isso que decidimos percorrer a Bahia e verificar os problemas de cada região para que tenhamos um diagnóstico e possamos cobrar resultados das operadoras.”, afirmou. Joseildo é autor do requerimento analisado pela comissão que solicita o bloqueio de novas vendas de internet móvel de três operadoras que não estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas pela Anatel.


Fontes: "CPI da telefonia constata os problemas de acesso à Internet em Porto Seguro." CPI da telefonia constata os problemas de acesso ? Internet em Porto Seguro. http://www.tribunadabahia.com.br/2014/04/11/cpi-da-telefonia-constata-os-problemas-de-acesso-internet-em-porto-seguro (accessed April 11, 2014).

Os 10 melhores complementos de Google Docs para estudantes e professores

Os 10 melhores complementos de Google Docs para estudantes e professores:

Denise Helena

Embora existam extensões e aplicativos para Google Chrome (Chrome WebApps), só há pouco tempo foi criado o espaço Complementos, com ferramemtas integradas dentro do Google Drive, especificamente, dentro da interface para criar documentos de texto. São utilidades com funcionalidades bastante definidas oferecidas em Start ou mediante seu respectivo nome desde o menu Complementos, menu que inclui um link à galeria completa destes.

Pois bem, com ajuda de uma excelente lista em CoolCatTeacher, revisaremos alguns dos primeiros e melhores complementos para os documentos de Google que professores e alunos poderão aproveitar:
1. OpenClipArt



Os documentos de Google vem por padrão com uma ferramenta que permite buscar diretamente desde Google imagens sem sair de Google Docs (menu Ferramentas >> Investigação >> Imagens). Claro, além do útil da integração, podem ser filtrados por licença e ao arrastá-las e soltá-las até o documento, é gerado a respectiva referência ao arquivo original. Pois bem, OpenClipArt funciona de forma similar, porém, com milhares de icones e outros gráficos livres providos por openclipart.org.
2. Tabla de contenidos



Pode se esquecer da numeração dos títulos e de dar scroll milhares de vezes para encontrar determinado texto, com este complemento poderá dispor de uma tabela de conteúdos automática que manterá atualizada a numeração e graças a seus links, saltar a determinada seção com um clic. Para que funcione, é preciso que o texto tenha estilos ou formatos de paragrafo, isto é, Título, Subtítulo, Título 1, Título 2… (estão juntos à tipografia).
3. Gliffy Diagrams



Um útil recurso similar a LucidChart, RealTime Board e às dezenas que já mencionamos aqui, para criar mapas mentais e todo tipo de diagramas. Gliffy se destaca por sua facilidade para a criação (em uma nova aba) e inclusão dentro do documento (desde a barra lateral de Google Docs).
3. Mindmeister



Também para criar mapas mentais, porém, de uma forma mais rápida: a partir de uma lista com vinhetas (similar ao funcionamento de Text2Mindmap de quem também já temos falado em várias ocasiões). Basta selecionar a lista e iniciar o complemento para que apareça de forma instantânea e automática, o diagrama criado.
5. Template Gallery



Para dispor rapidamente de dezenas de modelos de documentos (cartas, calendários, formulários, folhas de assistência, planejadores, listas de coisas por fazer, etc.) publicadas em vertex42.com. Funciona de forma parecida à galeria de templates de Microsoft Office: se busca por categoria, se escolhe otemplate ou modelo preferido, e só com um clique será criado automaticamente uma cópia em nossa conta de Google Drive.
6. Texthelp Study Skills



Um conjunto de ferramentas de edição para ressaltar determinados fragmentos de texto com cores, reorganizá-los, destacá-los e gerenciá-los da forma que se quiser para sua posterior revisão.
7. Twitter Curator



Para inserir determinado número de tweets que respondam a um tema específico, autor, hashtag, etc. É preciso se logar com a conta do Twitter para que funcione, depois bastará iniciar o complemento, ingressar palavras chave na caixa de busca e ir selecionando os tweets preferidos para inserir (só com um clic).
8. EasyBib Bibliography Creator



De novo, de forma pré-determinada nos documentos do Google, é possível incluir conteúdo devidamente referenciado através do painel Investigação do menú Ferramentas, porém, com EasyBib Bibliography Creator será possível oferecer uma maior quantidade de material a partir de uma palavra chave, um título, uma página web e inclusive um ISBN. A referência é gerada sob as normas APA, MLA ou Chicago, e com um clic se pode gerar a bibliografia completa.
9. Kaizena



Kaizena é uma ferramenta para agregar comentários de voz e texto a documentos de Google Drive, algo muito útil para sustentar trabalhos ou para revisá-los (para o caso dos professores). Ao terminar a revisão, poderá ser enviada uma notificação (na caixa de comentários do Google Docs, na parte superior direita) ao autor do documento para que possa visualizar e escutar os comentários.
10. Translate



O brilhante tradutor do Google também pode ser incorporado nos documentos do Google: Selecionar o texto a traduzir dentro de seu documento, marcar o idioma de origem e o destino no formulário da direita, e finalmente clicar em Translate para que seja realizada a tradução instantânea.


ZunZuneo, o “Twitter secreto” criado pelos Estados Unidos para acabar com a Cuba de Castro

ZunZuneo, o “Twitter secreto” criado pelos Estados Unidos para acabar com a Cuba de Castro:

Denise Helena




Em julho de 2010, Joe McSpedon, um funcionário do governo dos EUA, viajou à Barcelona para dar os toques finais a um plano secreto para construir um projeto de meios sociais cujo objetivo era detonar o governo comunista de Cuba.

Assim começa uma extensa reportagem publicada há poucas horas em Associated Press, onde vemos o projeto que os Estados Unidos começou a criar em 2010 para introduzir uma nova rede social em Cuba.

Se tratava de um “twitter cubano” que começaria divulgando conteúdo atraente para, depois de conseguir uma grande comunidade de seguidores, começar a incluir textos de caráter político contra o governo comunista, uma estratégia para por a população contra o governo.

[...] planejar construir uma base de assinantes através de “conteúdo não polêmico”: mensagens de notícias sobre o futebol, a música, e as atualizações dos furacões. Mais tarde, quando a rede alcançasse uma massa crítica de assinantes, talvez milhares, os operadores introduziriam conteúdo político destinado a inspirar os cubanos para organizar manifestações e renegociar o equilíbrio do poder entre o Estado e a sociedade.

Conseguiram mais de 40.000 usuários, pessoas que não suspeitavam que os Estados Unidos estavam por trás do projeto, embora ZunZuneo, nome que teria esta rede social, não chegou a cumprir os objetivos inicialmente propostos. Usando mensagens de texto no móvel pretendiam burlar o controle rigoroso de toda a informação que circulava em Cuba. O nome ZunZuneo estava relacionado com um colibri cubano, assim como tweet tem relação com o passarinho já tão conhecido.

The Associated Press obteve mais de 1.000 páginas de documentos sobre o desenvolvimento do projeto, onde contam a história de como os agentes do governo dos EUA, que trabalhavam profundamente, se converteram em empreendedores tecnológicos em Cuba, começando em média com um milhão de telefones celulares obtidos a partir de um governo comunista.



Economia - Anatel quer limitar lotes no leilão do 4G para aumentar concorrência

Economia - Anatel quer limitar lotes no leilão do 4G para aumentar concorrência:

Anatel quer limitar lotes no leilão
do 4G para aumentar concorrência
Proposta de edital da faixa de 700 MHz passará por consulta pública.
Uma das quatro grandes operadoras poderá ficar sem licença.

Fábio Amato

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (10) a proposta de edital para o leilão de serviço de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa de 700 MHz. O texto passará por consulta pública a partir do próximo dia 2 e poderá ser modificado.

Da forma como está na proposta, haverá apenas 3 licenças para operadoras nacionais. Assim, a medida deverá aumentar a concorrência pelos lotes, já que existem 4 grandes operadoras de telefonia celular do país: Claro, Oi, Vivo e TIM. Uma delas pode ficar sem a licença que permite vender o serviço de 4G nessa frequência em todo o país.

Como vence a disputa quem oferecer o maior valor pela autorização, a arrecadação do governo com o leilão deve crescer com essa limitação.

A proposta de edital ficará sob consulta pública por um período de 30 dias, e essa e outras regras podem ser alteradas na versão final, que voltará a ser analisada pela Anatel – ainda não há data para que isso aconteça.

O leilão de agosto será o segundo para oferta no país de internet móvel de quarta geração. Em junho de 2012, a Anatel já havia leiloado lotes para exploração na faixa de 2,5 GHz – os telefones 4G que estão em funcionamento hoje no país operam nessa faixa.

A diferença é que a faixa de 700 MHz já é usada por outros países, entre eles os EUA, e apresenta vantagens como uma menor necessidade de antenas para cobertura de sinal.

No leilão da faixa de 2,5 GHz houve oferta de 4 lotes nacionais – além de outros lotes regionais. No total, o governo arrecadou com aquele leilão R$ 2,930 bilhões, ágio de 31,27% em relação ao valor mínimo fixado no edital.

Preocupação do setor de radiodifusão
Mas o setor de radiodifusão está preocupado com a possibilidade de interferência do 4G na recepção da TV digital em casa. Essa frequência é como se fosse uma estrada. Cada serviço trafega em uma faixa: a que vai ser leiloada para o 4G é próxima da usada pela TV digital, o que provoca interferências. Um serviço invade a faixa do outro.


Na última terça (8) a Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública pra discutir o leilão. A audiência ouviu a opinião das empresas de telefonia, do setor de radiodifusão, da Anatel e de órgãos de defesa do consumidor.

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão criticou o cronograma do leilão, que prevê audiências públicas antes mesmo da elaboração de um relatório final sobre como resolver as interferências.

"Não vamos deixar que um assunto dessa complexidade, com tamanha implicações que tem para a sociedade brasileira, seja atropelado. Ou seja, terminemos os testes, publiquemos os relatórios, façamos as consultas públicas, todas dentro do sequenciamento recomendado", afirmou Luís Roberto Antonik.

O sindicato das operadoras de telefonia destacou que é o cenário atual de incertezas e que isso interfere no quanto as empresas estão dispostas a pagar para o governo pelo uso da nova faixa de frequência.

"Para que quando se faça a migração da televisão e a implantação da quarta geração de telefonia celular na faixa de 700 megahertz não haja uma interferência. Então é necessário comprar filtros, equipamentos, uma série de serviços que demandarão, para que haja garantia e essa garantia obviamente vai se transformar em custo para aqueles que vão fazer o serviço", disse Eduardo Levy.

A Anatel disse que o leilão só vai ser realizado com todas as garantias de que um serviço não vai prejudicar o outro.

"Uma diretiva principal em todo esse processo é o que está funcionando tem que continuar funcionando. Então, a agência tem que procurar meios de garantir que isso continue funcionando nos mesmos padrões de hoje ou melhores", afirmou Nilo Pasquali.

Pedido de adiamento
Na última segunda (7), o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou uma nota na qual pede a suspensão da consulta pública e do leilão em virtude da possibilidade de interferência na qualidade de transmissão das emissoras de televisão e vice-versa. Para os conselheiros, que aprovaram a nota por unanimidade, o edital do leilão não pode ser lançado sem a conclusão dos testes de campo e de laboratório que aferem a convivência dos dois serviços na mesma faixa.

A nota será encaminhada para o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para que seja enviada ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e à Anatel.

Modelo do leilão
A proposta prevê a possibilidade de duas fases de leilão. Na primeira, serão vendidos os três lotes nacionais, um de cada vez. Além de outros três lotes regionais: um que abrange a área de concessão da Sercomtel, no Paraná; outro envolvendo a área de concessão da CTBC, em Minas Gerais; e um terceiro que compreende o restante do país, fora essas duas regiões citadas.

O objetivo dessa divisão é permitir que Sercomtel e CTBC possam disputar os lotes para oferecer o 4G nas suas regiões. Entretanto, uma única empresa pode comprar esses dois mais o terceiro lote regional. Juntos, eles formariam um quarto lote nacional.
Nessa primeira fase, os lotes são oferecidos com “pedaços” maiores de frequência, de 20 MHz cada – quanto maior esse pedaço, mais capacidade a operadora tem para atender os seus clientes.


Este robozinho é uma impressora portátil que se move ao longo do papel


Este robozinho é uma impressora portátil que se move ao longo do papel:

Por: Andrew Liszewski

Um dos projetos mais ambiciosos do Kickstarter em um bom tempo quer revolucionar algo que parou no tempo: a impressão. A equipe por trás da Mini Mobile Robotic Printer está criando um dispositivo que imprime diretamente em uma folha de papel, ao mesmo tempo que se move por cima dele.

O design da impressora, em forma de seta, facilita posicioná-la corretamente na página; você só precisa apontá-la para o canto superior esquerdo do papel. Ela funciona em qualquer tamanho; com uma folha de tamanho A4 padrão, o protótipo atual preenche uma página em menos de um minuto.

O cartucho de tinta embutido promete imprimir até 1.000 páginas antes de ser substituído, mas só na cor preta. Por enquanto, a qualidade de impressão é de 96×192 dpi – mas isso será melhorado quando (ou se) a impressora Mini Mobile Robotic se tornar realidade.



A impressora promete se conectar com outros dispositivos – Android, iOS, Linux, OS X e Windows – através de Bluetooth. A bateria deve durar até uma hora, e levar três horas para ser carregada via microUSB. Quanto às dimensões, estima-se 10 cm de altura, 11,5 cm de diâmetro e 300 g.

Certamente existem alguns grandes obstáculos para torná-la confiável e precisa o suficiente, e talvez seja um pouco difícil ficar animado com uma impressora. Mas para quem trabalha fora de um escritório, ela poderia ser essencial. E se você só precisa de uma impressora algumas vezes por semana, ela tem o potencial de substituir aquele trambolho cinza na sua mesa.

Os criadores da Mini Mobile Robotic estão tentando arrecadar US$ 400.000 no Kickstarter para o projeto. Você pode reservar uma unidade por US$ 180, mas vai precisar de paciência: a entrega só deve acontecer em janeiro de 2015. [Kickstarter via Pocket-lint]


Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais na atividade agrícola

Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais na atividade agrícola



Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais na atividade agrícola
Com objetivo de desenvolver um trabalho conjunto para melhorar a coleta de dados referentes às questões meteorológicas voltadas para a agricultura, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Instituto do Meio Ambiente (Inema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet - 4° Disme), firmaram parceria em reunião realizada na Seagri.

O aprimoramento dessas informações meteorológicas vai auxiliar o produtor rural na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. 

“Esse trabalho de parceria fornecerá uma ferramenta fundamental para o planejamento agrícola do Estado, aumentando a estimativa de produção e evitando as perdas por adversidades climáticas”, ressaltou o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, destacando que as informações coletadas estarão disponíveis aos agricultores baianos através da internet. 

A ideia principal é manter a parceria entre governo estadual, através da Seagri/EBDA e Inema, e o Governo Federal, representado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Inmet - 4° Disme), para promover a unificação dos dados sobre as condições climáticas do Estado, bem como avançar ainda mais na especialização das estações meteorológicas, diante da dimensão territorial do Estado, o relevo, a posição geográfica, além de sua diversidade climática, tanto regional quanto ao longo do ano.

Mais seis estações

Este ano o Inmet prevê instalar mais seis estações meteorológicas automáticas, com o intuito de cobrir as áreas nas quais não existiam dados climatológicos, para assegurar melhor aproveitamento na agricultura do Estado. As localidades onde as novas estações meteorológicas automáticas serão implantadas estão sendo definidas pelo Inmet, juntamente com a Seagri/EBDA, Inema e 4° Disme/Mapa. 

“A ampliação dessa rede de monitoramento meteorológico, com mais seis estações especialmente naquelas áreas com pouca cobertura, irá contribuir na tomada de decisão, não só no planejamento estratégico da gestão pública mas, principalmente, ao produtor rural que necessita das informações do tempo e do clima em todas as etapas de produção”, desataca Heráclio Alves, meteorologista do Inema.

“Atualmente, a Bahia conta com 27 estações convencionais e 42 automáticas de propriedade do Inmet, tendo na sede estadual, localizada no bairro Ondina, uma estação convencional, automática e radiossonda, com sua operacionalidade iniciada em janeiro de 1903. Existem outras estações centenárias no Estado, localizadas em Santa Rita de Cássia, Monte Santo, Morro do Chapéu, Jacobina, Serrinha e em Caetité”, ressaltou o chefe do 4° Distrito de Meteorologia, Itajacy Diniz, destacando que esta ação não será benéfica apenas para a Bahia.

Além das estações do Inmet, a Bahia dispõe de mais 19 estações meteorológicas automáticas, instaladas e operadas pelo Inema e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: "Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais na atividade agrícola." Coleta de dados meteorol?gicos auxiliará produtores rurais na atividade agrícola. http://www.secom.ba.gov.br/2014/04/118257/Coleta-de-dados-meteorologicos-auxiliara-produtores-rurais-na-atividade-agricola.html (accessed April 11, 2014).

Governo apresenta propostas para reestruturação e modernização da PM

Governo apresenta propostas para reestruturação e modernização da PM 




Governo apresenta propostas para reestruturação e modernização da PM
Novo processo de promoção de praças e oficiais, emancipação do Corpo de Bombeiros, Código de Ética, aposentadoria especial para as policiais militares femininas, criação de novas unidades na PM e no Corpo de Bombeiros. Estas são as propostas do Governo do Bahia para reestruturar a Polícia Militar, que foram apresentadas pelo governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (10), para as associações de policias militares, em reunião na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.

As propostas, que fazem parte de um momento histórico para a categoria, foram consolidadas depois de nove meses de atuação do grupo de trabalho com a finalidade de promover estudos e apresentar propostas de reestruturação e modernização organizacional da Polícia Militar. Instituído pelo Governador Jaques Wagner, e presidido pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o grupo foi composto por representantes das associações de policiais militares e bombeiros, da Polícia Militar, da Casa Civil, da Secretaria da Administração, da Procuradoria Geral do Estado e da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Conforme foi combinado anteriormente em mesa com a presença do governador, hoje era o prazo para a entrega do nosso trabalho. Avançamos em inúmeras situações e agora continuamos com um diálogo franco e aberto”, disse Maurício Barbosa.

Demanda histórica da corporação, o fluxo de carreira será alterado de acordo com a nova proposta do Governo. O processo de promoção de praças e oficiais será definido em linhas gerais por Lei, com critérios objetivos e ampla publicidade de todos os atos. 

Segundo as propostas do Governo do Estado, a Polícia Militar passará a ter um novo Código de Ética, e as Policiais Militares femininas após 25 anos de atividade passarão para a reserva, esse ponto também será extensivo às servidoras policiais da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica. 

As novas leis de Organização Básica da PM e Corpo de Bombeiros preveem a emancipação do Corpo de Bombeiros, o que a torna autônoma em relação à Polícia Militar. Deste modo, o plano atende a uma reivindicação histórica da categoria e moderniza o funcionamento da instituição. “Tivemos um avanço histórico. Com esse passo que foi dado hoje, os Bombeiros têm condições de andar com as próprias pernas”, destacou o Capitão do Corpo de Bombeiros, Luciano Alves, da Associação Dois de Julho.

Além da emancipação, a nova legislação estabelece a ampliação da estrutura da PM e dos Bombeiros, através da criação de novos departamentos e companhias. A Companhia Independente de Operações Policiais Especiais e os Comandos Regionais de Bombeiros no norte e sul do estado são algumas das novas unidades. 

Outra mudança importante é a criação do Quadro Especial dos Oficiais da Polícia Militar (QEOPM), que, com a nova proposta, poderão ascender até o posto de tenente-coronel. Essa nova estrutura possibilitará o acesso dos praças ao oficialato, sendo oferecidas 50% das vagas por antiguidade e 50% através de concursos internos.

Para Ubiraci Vieira, presidente da Associação dos Oficiais do Quadro Auxiliar da PM (AOAPM), o diálogo foi “franco, aberto e as posições foram colocadas à mesa”. Sobre as propostas apresentadas pelo governador, o presidente disse que “estamos avançando, passo a passo, em busca de uma modernização, de uma melhoria para a Polícia Militar e seus integrantes, isso que é importante. É um avanço considerável. Nós que temos mais de 30 anos não experimentávamos isso antes. Então isso tem que ser dito, valorizado, porque avançou neste sentido, uma política de debate, de buscar o que é melhor, o que é possível. E nós estamos avançando sim”.

Mesmo não previsto inicialmente pelos representantes de entidades da corporação, um grupo de trabalho para discutir o sistema remuneratório dos policiais militares vai ser criado pelo governo. Com o reajuste de 5,91%, o pagamento da GAP V, em novembro, e o Prêmio por Desempenho Policial, este ano os policiais militares terão um aumento de até 15,4% em comparação ao ano de 2013.

Fonte: "Governo apresenta propostas para reestruturação e modernização da PM." Governo apresenta propostas para reestrutura?ão e modernização da PM. http://www.secom.ba.gov.br/2014/04/118266/Governo-apresenta-propostas-para-reestruturacao-e-modernizacao-da-PM.html (accessed April 11, 2014).

Facebook anuncia mudanças para aumentar privacidade de usuários

Facebook anuncia mudanças para aumentar privacidade de usuários

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (9) um sistema de verificação de postagens para que usuários saibam com quem estão compartilhando suas informações.

Aqueles que nunca mexeram em suas configurações de privacidade começarão a receber uma mensagem depois de cada postagem mostrando quem da sua lista de contatos poderá visualizar o conteúdo publicado.

A ideia da mudança, segundo o jornal "The Guardian" partiu de uma pesquisa feita com 4 mil usuários do Facebook, que reclamaram da falta de privacidade na rede social.
Divulgação/Facebook


Facebook enviará mensagens avisando quem poderá ver cada postagem


"Algumas pessoas sentiram que nossas [políticas de] privacidade mudaram muito ao longo dos anos, ou que nós [do Facebook] não soubemos comunicar bem as mudanças", disse Michael Nowak, gerente de privacidade de produtos do site, em entrevista ao "Guardian".

A inciativa foi vista como uma tentativa de mudar a imagem de que a rede social ignora preocupações com a privacidade. Em 2010, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, causou polêmica ao declarar que a privacidade "não era mais uma norma social".

MAIS MUDANÇAS

O aplicativo para iPhone também terá mudanças. O botão "seletor de audiência", no qual o usuário escolhe se compartilhará a postagem publicamente ou apenas para amigos, será deslocado do canto inferior direito para o superior esquerdo e ganhará mais destaque.

Segundo o Facebook, a ferramenta também será simplificada na versão do site para desktops.


Microsoft lidera ranking global entre fornecedores de software

Microsoft lidera ranking global entre fornecedores de software



Um estudo global realizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) com 100 fornecedores mundiais de software aponta que a Microsoft ainda é maior companhia desse setor. A empresa de Bill Gates aparece em primeiro lugar do ranking em negócios com venda de software, seguida a IBM, Oracle e SAP. 

Entretanto, o relatório aponta que o faturamento com a comercialização de aplicativos pelo modelo tradicional cresceu apenas 5% e que o software as a service (SaaS) deu um salto de 60%. 

Batizado de "PwC Global 100 Software Leaders - The growing importance of apps and services", o levantamento avaliou as maiores empresas de software do mercado global, como base na receita obtida em 2012, apoiada em estudos da IDC. 

Juntas as 100 companhias do ranking da PwC movimentaram em 2012 cerca de US$ 255 bilhões, sendo que desse montante US$ 20 bilhões foram com vendas de software no modelo SaaS. 

A Microsoft aparece como a primeira do ranking com negócios da ordem de US$ 58,4 bilhões com vendas de software. A IBM é a segunda colocada, com faturamento d US$ 28,8 bilhões, seguida da Oracle com US$ 27,7 bilhões e da SAP com US$ 16 bilhões. 

A única fornecedora de software brasileira presente no ranking é a Totvs, que ficou no 57 ° lugar, com receita de US$ 579,6 milhões em venda de aplicativos.

Entretanto, a nuvem começa a mudar esse cenário com o surgimento de novos players. Entre os 20 maiores de fornecedores de SaaS, a primeira colocada do ranking é a Amazon, seguida da Concurs Technologic e Salesforce.com.

Em volume de receita, a Salesforce.com é a primeira; Microsoft aparece na segunda colocação e a Intuit na terceira posição.

O relatório da PwC mostra que à medida que o mundo se torna cada vez mais digital, as empresas buscam novos modelos de consumo de tecnologia, como em nuvem, sinalizando que a forma tradicional está com os dias contatos. De acordo com os analistas da consultoria, as organizações não podem mais se dar ao luxo de concentrar seus investimentos em apenas uma área como hardware, software ou serviços.

Como resultado disso, as fornecedoras de software estão sendo obrigadas a se transformar para entregar aos seus clientes produtos mais sofisticados e fácil de usar com aplicações que podem ser utilizada on-premise ou em nuvem. A popularização dos dispositivos faz com que as companhias demandem mais por mais aplicativos com valor agregado, com rápida entrega a preços competitivos para serem acessados de qualquer lugar. 

Essa necessidade, segundo a PwC, redesenha o mercado de fornecedores de software, com surgimento de novos players, alguns puros na nuvem, dando mais opções as companhias. Isso sinaliza que as tradicionais terão de rever seus modelos e aumentar as ofertas no modelo de serviço para defender seu território.

A IDC estima que em 2016 cerca de 25% das novas compras de software serão no modelo de serviço. As entregas de SaaS representarão 14,2% de todas a vendas de aplicativos e 18% dos gastos com software pelas companhias. 

A taxa de crescimento anual de SaaS estimada pela consultoria é de 21,3%, o que demonstra que essa forma de contratação ganhará cada vez mais força no mercado. Já o licenciamento tradicional, deverá crescer apenas 4%.



IBM compra Silverpop e amplia seu portfólio de marketing digital

A empresa fornece tecnologia de personalização de ofertas e promoções baseada na análise do comportamento do usuário na internet

A IBM continua a executar seu roteiro de compras de empresas na área de marketing digital. Desta vez o alvo foi a Silverpop, companhia especializada em gerenciar promoções e ofertas na web personalizadas a partir da análise de perfis de usuários em redes sociais e seu comportamento de navegação na web.

A Silverpop analisa os perfis dos usuários nas redes sociais, seu modelo de uso da web, email e outros sinais digitais e, a partir desse mix, cria ofertas e promoções na internet personalizadas para o tipo de perfil do consumidor. A ferramenta da Silverpop atende tanto empresas quanto consumidores individuais. A empresa tem atualmente 8 mil clientes no mundo todo, incluindo grandes empresas como Mazda, Stonyfield Farm e Advanced Micro Devices (AMD).

"A compra dá acesso a uma ferramenta de entrega em massa com grande escala de personalização e identidade", disse R "Ray" Wang, analista principal e fundador da Constellation Research, em email enviado a jornalistas. "Embora a IBM tenha um exército de recursos à mão para marketing, a realidade é que hoje você precisa de personalização em larga escala para entregar relevância e contexto."

A IBM planeja integrar as tecnologias da Silverpop em seus serviços atuais de marketing e deverá colocar as ferramentas como parte do portfólio da divisão de Enterprise Marketing Management do IBM Software Group. Um dos interesses da empresa é como a tecnologia da Silverpop pode identificar e entender as necessidades dos usuários individualmente baseado em seu comportamento digital.

Por exemplo, ela consegue disparar ofertas de planos de seguro e capitalização para pessoas interessadas em juntar dinheiro para pagar a universidade utilizando dados coletados nas diversas calculadoras de custo de faculdades que existem na web. Ou pode identificar usuários interessados em novas tecnologias rastreando seus hábitos de navegação, os webinars que frequentam e os white papers que fazem download.

A IBM já acumulou um bocado de tecnologia de marketing digital e talentos nesse segmento ao longo dos anos. Em 2010 a IBM comprou a empresa de software de marketing Unica por 480 milhões de dólares e, no mesmo ano, também comprou a provedora de software de análise de marketing Coremetrics. Em 2012 foi a vez de comprar a empresa de software de customer experience Tealeaf. A IBM não divulgou os termos financeiros da compra da Silverpop, que deverá se completar até o meio deste ano.

Em carta publicada no site da Silverpop, o CEO da companhia, Bill Nussey, celebrou a compra dizendo que "desde o meu primeiro encontro com a IBM ficou claro que nós compartilhamos uma visão similar sobre o futuro do marketing - ambos acreditamos no poder de entender os consumidores como indivíduos e de usar isso para entregar experiências de consumo fantásticas".

Empresa brasileira Resource IT chega ao Vale do Silício

Empresa brasileira Resource IT chega ao Vale do Silício 



Prestadora de serviços está investindo US$ 5 milhões para iniciar operação na Califórnia. Porta de entrada da empresa nos EUA foi Miami, onde está presente desde 2000.

A prestadora brasileira de serviços de tecnologia Resource IT Solutions está investindo U$ 5 milhões para expandir sua atuação internacional. Empresa inaugurou sua unidade de negócios de inovação em Sunnyvale, Vale do Silício, Estados Unidos, celeiro das grandes ideias e revoluções que têm surgido em tecnologia da informação no mundo. 

Com a chegada à Califórnia, a Resource aumenta sua atuação nos Estados Unidos, onde já mantinha um escritório desde 2000 em Miami, que cresce em importância na estratégia da empresa e se torna mais um centro de apoio às decisões no atendimento ao mercado latino-americano. 

A direção da unidade do Vale do Silício ficará a cargo de Fabiana Batistela, ao lado de Fernando Medeiros, que já vinha ao longo dos últimos anos liderando um grupo de 300 pessoas no Brasil totalmente dedicado a projetos de inovação. Esse time passa a se dedicar ao desenvolvimento de soluções que possam ser implantadas por empresas instaladas no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, entre outros países da América Latina, onde a Resource já tem operações.

Projeto para chegada ao novo mercado começou em abril de 2013, quando foi criado o Comitê de Inovação, liderado pelo presidente da empresa, Gilmar Batistela. O grupo multidisciplinar reúne 15 de seus principais e mais estratégicos profissionais que se dedicam a pesquisar, estudar e propor o novo para a empresa visando oferecer soluções que possam transformar o negócio do cliente de forma eficaz, diferenciada, com a velocidade e a conectividade que o mercado exige hoje.

O olhar da empresa no Vale do Silício estará muito voltado para a terceira plataforma em que estão inseridas as tecnologias de cloud, social media, mobilidade e big data. No primeiro ano, o centro de inovação na Califórnia terá a missão de impulsionar as pesquisas, visando desenvolver soluções para atender às necessidades por segmento de mercado que a Resource atua.

Engenheiro brasileiro entra para o Hall da Fama da Internet

Engenheiro brasileiro entra para o Hall da Fama da Internet 


Demi Getschko foi o primeiro brasileiro a entrar no Hall da 

Fama da Internet

O engenheiro Demi Getschko, atual diretor do NIC.br (Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR), se tornou nesta terça-feira (8) o primeiro brasileiro a entrar para o Hall da Fama da Internet. A cerimônia foi realizada em Hong Kong pela ONG Internet Society.

Getschko foi escolhido para a categoria "Conectores Globais" por seu "papel chave no estabelecimento da primeira conexão de internet no Brasil".

Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP em 1975, com mestrado e doutorado na mesma instituição, o engenheiro trabalhou no Centro de Processamento de Dados da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e foi coordenador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Ele também foi diretor da ICANN, entidade americana responsável pela gestão de endereços da web e números IP, e atuou no setor de tecnologia de empresas brasileiras como iG e Agência Estado.

Atualmente, Getschko é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, posto que ocupa desde 1995.

HALL DA FAMA

O prêmio anual foi criado pela ONG em 2012 e homenageia personalidades importantes para a história mundial da internet. Nomes como Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos, já foram homenageados.

A edição deste ano homenageou também Douglas Engelbart, criador do mouseque morreu em julho do ano passado, além de outras 22 pessoas.
Divulgação/Internet Society


O engenheiro Demi Getschko (segundo da direita para a 

G1 - Sistema Android avisará se app apresenta comportamento malicioso

G1 - Sistema Android avisará se app apresenta comportamento malicioso

Sistema Android avisará se app apresenta comportamento malicioso
Usuário escolherá se aplicativo será confinado, para não danificar sistema.
Até agora, serviço do Google verificava programas no ato do download.

O Google ampliou nesta quinta-feira (10) o serviço de verificação de aplicativos, para que a ferramenta avise os usuários de smartphones e tablets que rodem o Android sempre que os app se comportem de maneira que comprometa a segurança do aparelho.

Antes, o serviço apenas checava o aplicativo quando era baixado da loja Google Play. Com essa configuração, o serviço chegou a ser utilizado 4 bilhões de vezes em 2013.

Agora, a ronda será constante e abrangerá programas baixados fora da loja oficial. Os apps identificados como ameaças à integridade do sistema serão confinados para que não cheguem a danificar outras áreas do celular.

O serviço de escaneamento do Android fio criado pela equipe de segurança do sistema operacional em parceira com o Safe Browsing, também um serviço do Google.

Segundo o Google, a maioria das pessoas não vai sequer chegar a ser avisada, porque aplicativos perigosos são raros –menos de 0,001% dos app instalados operam para corromper o dispositivo. As notificações são similares às já exibidas quando um programa é baixado.

Após ser alertado, o dono do aparelho poderá decidir se prossegue com a instalação ou não. O Google acredita que os avisos surtem efeito. No ano passado, apenas 0,18% das instalações de apps prosseguiram depois de a notificação ter sido exibida.


Google revela os celulares Ara modulares que você poderá montar

Google revela os celulares Ara modulares que você poderá montar:
Por: Jamie Condliffe



O Google vem sendo aberto quando se trata do seu celular modular Ara, e agora o Kit de Desenvolvimento de Módulos – ou MDK – revela ainda mais sobre o dispositivo.

Como era de se esperar, muitas das informações contidas no documento são bastante técnicas, mas elas são interessantes para todos. Primeiro, vemos como os módulos vão interagir com a “carcaça” principal do celular, a parte que o Google se refere como Endo. Por exemplo, você poderá colocar duas baterias nele:


Os usuários do celular Ara poderão colocar uma ou várias baterias em seu dispositivo; trocar a bateria descarregada por uma nova, sem desligar o aparelho; e carregar uma ou mais baterias em seu celular a partir de um ou vários dispositivos de carregamento.



Ele será personalizável também de forma estética. Cada módulo fica exposto na traseira, por isso eles podem ter cores diferentes, ou até mesmo desenhos e mais:


Os revestimentos substituíveis para cada módulo são uma característica única da arquitetura Ara. Eles permitem aos usuários aproveitar a impressão 3D colorida voltada para consumidores e personalizar a estética de seu celular Ara antes da compra e, se desejarem, substituir cada revestimento do módulo em qualquer momento posterior.



Haverá três tamanhos diferentes de Endo: mini, médio e grande. Quanto maior ele for, mais módulos cabem no dispositivo. No entanto, haverá duas limitações para encaixar módulos: a “espinha” cruza o aparelho pela vertical e restringe o tamanho máximo de cada módulo, assim como as “costelas” – estas são as linhas na vertical. Você pode vê-las na imagem acima.

A partir daí, o usuário tem liberdade para montar o aparelho do jeito que quiser. O Google define, no documento, as especificações para os módulos de Wi-Fi, baterias, carregadores, displays, alto-falantes, e até mesmo câmeras infravermelho.



Também parece que o Google não vê problema em módulos que ficam com uma parte para fora do aparelho, em qualquer ângulo. Assim, eles mostram como sensores – por exemplo, o oxímetro de pulso na imagem acima – poderiam ficar para fora de uma extremidade do aparelho. Por sua vez, câmeras e outros sensores podem se projetar para fora na parte traseira.

No documento, o Google também explica que os usuários poderão encomendar novas peças pela internet – provavelmente através da Play Store – escolhendo especificações e design antes de pagar.

Se você estiver curioso por mais detalhes, o documento de 81 páginas com os detalhes do Ara está aqui: [Project Ara via Google ATAP]



Fonte: Condliffe, Jamie . "Google revela os celulares Ara modulares que você poderá montar." Gizmodo Brasil Google revela os celulares Ara modulares que voc poder montar. http://gizmodo.uol.com.br/google-ara-mdk/ (accessed April 11, 2014).