sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

COMPUTERWORLD: Ranking elege 10 empresas de TIC que geram mais valor no mercado brasileiro


Microsoft, Totvs e Stefanini estão entre as primeiras colocadas do top 10 mais valor realizado pela Dom Strategy Partners com o objetivo de analisar a interação das companhias com seus diferentes públicos.

Dez empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se destacaram entre as que mais interagem com o mercado brasileiro. São elas Claro, Vivo, GVT, TIM, Atento, Microsoft, Totvs, Stefanini, IBM e SAP, eleitas como as que mais geraram valor em 2013 pelo relacionamento com os seus diferentes públicos, segundo estudo realizado pela consultoria brasileira Dom Strategy Partners.

Entre estas, a primeira colocada com melhor pontuação foi a Microsoft, com nota 7,95, seguida pela Totvs (7,92) e Stefanini (7,90). 

Os resultados são com base no ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – TI e Telecom. A listagem contém as dez companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.

Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

“A proposta do MVP para a área de TI e Telecom é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de Telecom (leia-se Contact Center, também) e Tecnologia da Informação passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. 

O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela Dom com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Veja a seguir o ranking das dez empresas que aparecem no estudo com respectivas nota:

TI e Telecom/Contact Center/
Nota
Microsoft
7,95
Totvs 
7,92
Stefanini
7,90
IBM
7,89
SAP
7,74
Claro
7,13
Vivo
7,04
GVT
7,02
TIM
6,96
Atento
6,82

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

Olhar Digital: Governo usa dinheiro de telecomunicações até para pagar Bolsa Família


(Foto: Reprodução)

Apenas uma parte mínima do Fistel (Fundo de Fiscalização de Telecomunicações) está investida no setor que o nomeia. Nos últimos anos o fundo tem financiado despesas das mais diversas do governo; salários, aposentadorias e até o Bolsa Família recebem mais dinheiro dessa fonte que o setor de telecomunicações, de acordo com levantamento da Folha de S.Paulo.

Em 2013 o Fistel arrecadou R$ 4,8 bilhões, graças à cobrança de taxas aos representantes do mercado, mas menos de R$ 400 milhões foram utilizados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Enquanto isso, R$ 849 milhões foram para benefícios previdenciários urbanos e outros R$ 531 ficaram com o Bolsa Família.

Em dezembro o governo assinou decreto destinando R$ 220 milhões do fundo ao pagamento de pequenas dívidas com beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Embora soe estranho, o uso de recursos que deveriam reforçar as telecomunicações por outras esferas da máquina pública não é novidade e nem ilegal. Segundo a Folha, graças a uma alteração feita em 1997 na definição do destino das verbas do Fistel essa brecha é possível.

Fonte: "Governo usa dinheiro de telecomunicações até para pagar Bolsa Família." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

IDG Now!: Cinco lições que a CES 2014 nos ensinou sobre dispositivos vestíveis


Se você começar a ver relógios inteligentes pendurados em galhos de árvores e pulseiras que rastreiam atividades em calhas, então você pode agradecer a Consumer Electronics Show (CES) pelo grande fluxo de novos dispositivos wearable.

Toda edição da CES precisa de uma narrativa pré-estabelecida, e este ano a indústria do hardware decidiu que as tecnologias vestíveis (wearable) poderiam dominar o script. Wearables são originais, eles são visuais. E as fabricantes estão produzindo o supra sumo da categoria com pesquisa e desenvolvimento e investimento. Então precisamos examinar a fundo os dispositivos vestíveis e decidir exatamente como e onde eles se encaixam em nossas vidas.

Estamos deixando a CES 2014 com cinco lições importantes:

1. Grandes tecnologias precisam de wearables mais do que você


No evento deste ano, a Intel apresentou um conceito de fone de ouvido que pode monitorar o ritmo cardíaco do usuário e persuadi-lo a fazer exercícios mais difíceis. A Sony demonstrou um rastreador de atividades chamado de Core, que pode alinhar seus passos, localização geográfica e eventos do cotidiano em uma única e visual linha do tempo. E a LG anunciou a Lifeband Touch, que oferece notificações de telefonemas, silenciador e controles de música.

Em graus variados, estes dispositivos vestíveis são intrigantes, mas o que realmente conta é o seu pedigree. 

O assunto "wearables" foi roubado pelos maiores nomes da eletrônicos de consumo, enquanto as empresas de dispositivos vestíveis "tradicionais" (como FitBit e Pebble) ficaram esquecidos.

De fato, na CES deste ano os gigantes da tecnologia pareciam quase desesperados para mostrar suas caixas vestíveis, como se alguma pretensão maior estivesse em jogo.

Dois fatores são importantes aqui: primeiro, quanto maior o nome, mais sofisticado.

Todas essas empresas sabem o que move as manchetes, então wearables tinham que ser parte de 2014. Mas tão importante quanto isso: os titãs do hardware não são bobos. Eles veem o futuro, e o futuro é vestível. A Intel, em particular, precisa de um novo território de atuação para a Intel Inside.

2. O ramo de atividades rastreadas está superlotado


De quantas maneiras diferentes um dispositivo usado no pulso pode nos mostrar as nossas contagens diárias de passos? Rastreadores de atividades baseados em acelerômetros correm o risco de se tornarem uma sub-categoria no espaço de hardware vestível e, em alguns casos, será doloroso ver as novas pulseiras chegando ao mercado com tal existência duvidosa.

Pegue por exemplo o novo Vivofit, da Garmin. Ele não precisa de recarga constante a cada 10 dias, uma vez que continua fresco por um ano, graças a uma bateria de relógio substituível. É uma grande característica. Mas será que é suficiente para influenciar o meu voto quando 10 outros trackers estão disputando minha atenção?

Ainda assim, viemos flashes de inovação na CES. O rastreador Basis parece melhor do que nunca com o novo modelo em aço carbono, e expor os padrões de sono REM é um truque que desperta meu interesse. 

Eu também fiquei super intrigado com os gráficos de eventos cotidianos do Core, da Sony. Claro, isso pode não surpreender e agradar a todos quando o produto finalmente estiver disponível no mercado, mas é uma abordagem que avança um espaço de atividade de rastreamento que ameaça a bolha da mesmice.

3. Fabricantes de relógios inteligentes ainda não entendem de design


Se você juntar metade dos relógios inteligentes exibidos na CES 2014, e jogá-los dentro de um saco transparente, você verá a semelhança entre eles: uma coleção de solta de bugigangas que não tem quase valor algum individualmente, mas que juntos possuem um valor ilusório.

Ok, estou exagerando. Provávelmente. Talvez só um pouco. Mas vi de perto e pessoalmente quase todos os relógios inteligentes na CES 2014, e achei o design industrial demais, algo que eu nunca usaria no pulso. Alguns relógios da feira até pareciam chamativos o suficiente para serem encontrados em máquinas de chiclete. Alguns pareciam ter sido projetados em 1970 - e não no bom sentido.

E, sim, eu gosto da "ideia" do mega-relógio Pine. Estou feliz que ao menos uma empresa ousou criar algo semelhante a um tablet que você usaria no braço. Alguém tinha que fazer isso - só não tenho certeza de que essa moda é para mim.

Agora, eu realmente tenho fé no conceito básico de relógio inteligente, apesar do fato que gigantes da indústria, como a Samsung e a Sony, tenham nos desapontado nesse quesito. De fato, eu penso que ambos Google e Apple estão perfeitamente preparadas para o sucesso desse tipo de produto e espero que eles concluam os projetos de relógios inteligentes que não passavam de rumores durante 2013.

Mas, por agora, enquanto esperamos outros jogadores descobrirem esse mercado, os designers precisam mesmo ter uma identidade visual sob controle.

4. Óculos inteligentes não são realmente reais


Eu amo o cenceito. Notificações que aparecem na minha linha de visão. Completamente sem a necessidade do uso das mãos para escrever mensagens. Camadas de realidade aumentada exibindo informações em cima da paisagem do mundo real. Tudo soa muito bem na teoria, mas não há um óculos inteligente sequer pronto para o grande público. A CES 2014 só reforçou o que muitos de nós já sabia.

A Epson apresentou a segunda geração do Moverio que fazem alusão a aplicações industriais úteis, mas que você nunca (nunca!) verá um indivíduo normal usando essa última versão em um ambiente público. Simplesmente não existe o uso geral. Eles parecem com óculos de filmes. Você quer ser esse cara?

Aí tem o GlassUp. Ele é esteticamente melhor que os seus concorrentes, mas esses óculos ainda estão em fase de protótipo. Eu não acho que o Google Glass vá, algum dia, chegar ao mercado (ao menos não de uma forma parecida com a versão alpha), e eu tenho a mesma preocupação com o GlassUp, que está previsto para o início de março para investidores e será vendido por 400 dólares até o final do ano.

O conceito essencial dos óculos inteligentes é incrivelmente intrigante, mas uma série de obstáculos - relativos a conforto, segurança, estética e utilidade - permanecem no caminho. Nem uma única empresa surgiu na CES e gritou "estamos prontos!" e nem mesmo a máquina global de wearables deu muita atenção aos óculos este ano.

5. Dispositivos vestíveis: continuam incrivelmente excitantes, apesar de tudo

Sou cínico. Se você leu até aqui, então sabe disso. Mas eu mesmo, com toda essa minha negatividade, encontro otimismo em relação ao caminho que os dispositivos vestíveis estão indo.

Considere: me sinto nu sem o meu Jawbone UP24 no meu pulso. E eu estou animado com o novo recurso Hangouts na última atualização do Google Glass. Ele realmente faz das mensagens de texto um pouco mais convenientes para aqueles momentos em que você não pode pegar no seu telefone.

E estou otimista sobre onde a Intel vai com o design de chips voltados para wearables. E estou mesmo contente que metade das empresas de dispositivos vestíveis que estavam na CES demonstraram uma ferramenta que nunca iríamos querer usar em público. Não vamos comprar seus produtos, mas a indústria vai aprender com seus erros.

Las Vegas foi atingida por uma grande onda confusa e exagerada de vestíveis este ano. Mas os dispositivos de 2014 não são TVs 3D, equipamentos conectados, e e-readers sem nome dos eventos passados. Há apenas produtos muitos produtos úteis - ou produtos falhos com algumas características úteis - que sugerem que a indústria de hardware não é sobre a algo importante.

Fonte: Phillips, Jon. "Cinco lições que a CES 2014 nos ensinou sobre dispositivos vestíveis - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

INFO: CES 2014: cama de 8 mil dólares monitora sono e impede roncos


A Sleep Number X12, apresentada esta semana em Las Vegas, é uma cama de casal inteligente que monitora dados do sono (tempo e agitação ao dormir), é capaz de deixar um dos lados mais macio ou mais rígido sem interferir no conforto de quem dorme ao lado e ainda impede roncos.
A cama revelada na CES também possui controle de altura na cabeça e nos pés. Tudo pode ser regulado via wi-fi pelo smartphone. Ao monitorar padrões do sono, a cama recomenda também configurações para o colchão, melhorando a qualidade da soneca. Dados de frequência cardíaca, frequência respiratória e porcentagem de movimentação também são entregues pela cama.

Outra inovação promete salvar casamentos: trata-se do recurso contra o ronco. Seu marido está roncando muito? Então basta apertar um botão para que o lado da cama dele se incline por 6 graus. Isso, segundo a empresa, é suficiente para parar com o barulho sem acordá-lo. Quer mais da cama? Toque em outro botão e ilumine o ambiente com lâmpadas coloridas ou, se estiver precisando relaxar, escolha qual é o tipo de massagem que você prefere.

Todo o luxo e comodidade tem um preço salgado: 8 mil dólares. Veja mais detalhes da cama no vídeo:



Fonte: Kato, Rafael. "Cama de 8 mil dólares monitora sono e impede roncos."Gadgets INFO RSS. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

Portal Fator Brasil: Novo computador da Intel tem tamanho de cartão SD




Edison: Novo computador baseado na tecnologia Intel® Quark tem tamanho de um cartão SD.

International Consumer Electronics Show, Las Vegas – A Intel anunciou nesta semana, durante o CES, o Intel® Edison, um novo computador baseado na tecnologia de processadores Quark. O Intel Edison tem o tamanho e o formato de um cartão SD com capacidades wireless integradas e suporte para múltiplos sistemas operacionais. Do protótipo à produção, o Intel Edison habilitará a rápida inovação e o desenvolvimento de dispositivos por uma gama de inventores, empreendedores e designers de produtos.

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo.

Fonte: "Portal Fator Brasil." Portal Fator Brasil. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

IDG Now!: Nova tecnologia de recarga de bateria sem fios tenta atrair usuários


“Transferência Ressonante” oferece aos usuários mais conveniência na recarga de smartphones e tablets do que os sistemas atuais.



Várias empresas estão anunciando durante a CES 2014 produtos baseados na tecnologia de transferência ressonante de energia, um sistema de recarga sem fios que permitirá recargas a maiores distâncias, ou de vários aparelhos ao mesmo tempo.

A tecnologia de recarga sem fios já está no mercado há algum tempo, mas até o momento não teve muito sucesso entre os consumidores. Mas empresas como a ConvenientPower, MediaTek, PowerByProxy e WiTricity esperam mudar isso com a introdução de sistemas muito mais flexíveis do que os atuais sistemas por indução.

De certa forma os sistemas ressonantes são similares aos indutivos, com uma bobina primária (no carregador) que transfere uma carga elétrica para uma bobina secundária (no dispositivo). Mas no sistema indutivo as bobinas tem de estar precisamente alinhadas, o que não é necessário em um sistema ressonante. Além disso, de acordo com um white paper publicado pela MediaTek, várias bobinas secundárias podem obter energia de uma única bobina primária.

A WiTricity planeja oferecer seu sistema ressonante de carga como um “design de referência” e plataforma de desenvolvimento para os fabricantes de dispositivos móveis, de acessórios e até mesmo de móveis. O sistema foi inicialmente projetado para funcionar no iPhone 5 e 5S, e é baseado em um “case” onde o smartphone é acoplado e uma base.

A base pode carregar dois smartphones ao mesmo tempo, e ser colocada sobre a mesa em pé, deitada ou até mesmo escondida debaixo dela, segundo a WiTricity. Nesse caso os usuários ficam livres da bagunça causada por cabos e aparelhos sobre a mesa.

A ConvenientPower, por sua vez, está anunciando o WoW Z, que segundo a empresa é o primeiro sistema ressonante capaz de recarregar smartphones compatíveis com a tecnologia Qi, como o Lumia 820, Lumia 920, Nexus 4, Nexus 5 e muitos outros. O sistema funciona a distâncias de até 18 mm do aparelho, três vezes mais que as soluções atuais compatíveis com Qi, e com eficiência de 65%.

O padrão Qi foi desenvolvido pelo Wireless Power Consortium (WPC) e tem o apoio de fabricantes de smartphones como a HTC, LG Electronics, Nokia e Samsung. 

A fabricante de chips MediaTek apóia tanto a WPC quando a PMA (Power Matters Alliance), e na CES está demonstrando um receptor multimodo que funciona tanto com carregamento ressonante quanto indutivo. O apoio da MediaTek abre o caminho para a inclusão da tecnologia em smartphones de baixo custo, principal segmento onde a empresa atua. 

Mas uma coisa que os fabricantes não estão dizendo é quando os produtos baseados na tecnologia de transferência ressonante de energia irão chegar aos consumidores. Eles ainda estão em desenvolvimento, e podem ter os problemas tipicamente associados a uma nova tecnologia. Mas os benefícios prometidos podem levá-la ao sucesso, diz a MediaTek.

Fonte: Ricknäs, Mikael . "CES 2014: nova tecnologia de recarga de bateria sem fios tenta atrair usuários - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

INFO: Com o app Disk Cook, acompanhe em tempo real o delivery de comida


O Disk Cook é um app que pretende inovar entre os serviços que agregam delivery de diversos restaurantes. O aplicativo funciona nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e reúne em cada uma dezenas de restaurantes de diversos tipos de cozinha. Mas o grande diferencial desse app é a possibilidade de o usuário acompanhar seu pedido em tempo real, inclusive com a localização do entregador no mapa.

Para fazer o pedido, em primeiro lugar, é preciso escolher o estabelecimento e então navegar pelo cardápio, adicionando o que desejar. Após escolher a comida, o próprio app sugere endereços a partir da localização por GPS. O usuário precisa escolher o correto, fornecer o número e alguma referência do local. Depois, basta escolher a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou cheque). A partir daí, o usuário monitora seu pedido por um mapa, que indica o restaurante e o local de entrega, e uma caixa de texto que fornece o status do pedido (frases como “o pedido foi transmitido ao restaurante”, “o restaurante está preparando”, etc.).

Nos testes do Downloads INFO, as notificações do status do pedido funcionaram perfeitamente. Porém, quando o entregador saiu do restaurante apareceu a seguinte mensagem: “Entregador sem GPS no momento”. Isso impossibilitou que acompanhássemos o veículo durante o trajeto. Quando o status “Seu pedido foi entregue” apareceu no celular (antes do prazo estabelecido, vale ressaltar), o entregador ainda demorou alguns minutos para de fato chegar no destino.

Em geral, o app é bastante bom, mas ainda tem muito a melhorar. A ideia de dar informações em tempo real para o usuário realmente torna o processo de pedir comida online mais seguro, só que isso deve ser feito com mais precisão. A função principal – entregar o pedido completo no destino certo e dentro do prazo – foi cumprida.

Fonte: Ortega, João. "Com o app Disk Cook, acompanhe em tempo real o delivery de comida." Download da Hora RSS. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

G1: Sensor em raquete de tênis envia desempenho de atleta a smartphone


'Tennis Sensor' da Sony detecta movimentos e vibrações na raquete.
Mostrado na CES, dispositivo ainda não tem data de lançamento.

Raquetes de tênis se tornam 'inteligentes' com sensor (Foto: Gustavo Petró/G1)

Um bom resultado nos esportes é resultado de muito treino, e a tecnologia sempre esteve presente para ajudar os atletas profissionais e amadores. No caso do tênis, a feira Consumer Electronics Show (CES) 2014, em Las Vegas, trouxe um pequeno dispositivo que é acoplado na parte inferior da raquete para monitorar todos os movimentos do tenista e enviar as informações a um smartphone.

Chamado de "Tennis Sensor", o acessório é uma bolinha muito leve que vai encaixada no cabo da raquete e é capaz de detectar movimentos e vibrações. Segundo a Sony, dona do dispositivo, o peso adicional do sensor é insignificante e não atrapalha o desempenho do tenista.

Desse modo, o "Tennis Sensor" consegue determinar o tipo e a velocidade do movimento que o tenista executou, se foi uma rebatida boa ou ruim e em qual ponto da raquete a bola acertou.
Interface do aplicativo para smartphones que usa o
sensor para monitorar desempenho no tênis
(Foto: Gustavo Petró/G1)

Todos esses dados são enviados em tempo real para um smartphone ou tablet, que deve rodar um aplicativo próprio para se conectar por meio de Bluetooth com o sensor. O dispositivo pode ser facilmente removido da raquete para ter recarregada sua bateria, que dura cerca de 10 horas.

O "Tennis Sensor" ainda está em fase de desenvolvimento e não tem previsão de lançamento.

Fonte: Petró, Gustavo. "Sensor em raquete de tênis envia desempenho de atleta a smartphone." CES 2014. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

COMPUTERWORLD: Amazon Web Services lança serviço no Rio de Janeiro


Prestador de serviços de nuvem agora passa a contar com presença no RJ e em SP para reduzir os níveis de latência aos clientes.

Amazon Web Services (AWS) anunciou hoje o lançamento de mais um ponto de presença no Brasil. Desta vez, com operação no Rio de Janeiro para permitir aos usuários da região níveis mais baixos de latência.

Até então, o prestador de serviços de nuvem vinha atendendo clientes da América do Sul por meio de dois data centers, localizados no estado de São Paulo. 

Em seu blog, Jeff Barr, evangelista-chefe da AWS, destacou que a companhia agora está presente em duas regiões no Brasil. "Estes novos locais vão melhorar o desempenho e a disponibilidade de aplicativos para usuários finais, atendidos por CloudFront e Route 53 (..)", afirmou.

Juntamente com a operação do Rio de Janeiro, a AWS está estreando também em Tapei, em Taiwan, somando 51 pontos de presença em todo o mundo.

O serviço Amazon CloudFront foi projetado para ajudar as empresas a acelerarem a entrega de conteúdos com recursos de segurança personalizados, como certificados SSL para garantir a privacidade das informações. Já o Route 53 monitora falhas de DNS e faz roteamento baseado em latência.

Fonte: SHEAD, SAM . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

INFO: App Nívea Sun é um despertador que só te acorda se está ensolarado




Normalmente, o despertador é algo relacionado aos dias de trabalho, em que você precisa acordar cedo para não perder seus compromissos. Mas o aplicativo Nívea Sun surgiu para ser um alarme principalmente para as férias. Ele acorda o usuário apenas se estiver fazendo um dia ensolarado no local.

O app para iOS e Android conecta-se com o Forecast.io, serviço de previsão do tempo. Após definir o horário do despertador, o usuário pode escolher não ser acordado caso não tenha sol, ou ser acordado algum tempo mais tarde, aproveitando mais o sono em um dia chuvoso, por exemplo.

O Nívea Sun oferece também alguns outros serviços. É possível verificar a previsão do tempo para os próximos dias na cidade em que o usuário está ou em outros locais da sua escolha. Além disso, o app conta com uma ferramenta que sugere o protetor solar ideal para o usuário, de acordo com o clima e características da sua pele.

Fonte: Ortega, João. "App Nívea Sun é um despertador que só te acorda se está ensolarado." Download da Hora RSS. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .

INFO: Virtuix Omni aumenta sensação de realidade em jogos





Parece um aparelho de academia, mas o Virtuix Omni é um gadget de realidade virtual para gamers apresentado na CES, em Las Vegas. Ele possibilita andar em games como Call of Duty e Battlefield, aumentando a sensação de imersão.


Uma cadeira feita com cintos (algo muito parecido com os cintos de paraquedistas) prende o usuário ao semicírculo giratório superior, enquanto que a movimentação acontece no octógono inferior. Este é de baixo atrito e com sensores de movimento. É preciso usar sapatos especiais que escorregam na superfície, ou seja, o jogador corre sem sair do lugar. É possível correr e saltar, mas não agachar.


“O Virtuix Omni é a primeira interface de realidade virtual para se mover livremente e naturalmente em seu jogo favorito. Mover-se naturalmente cria uma sensação sem precedentes de imersão que não pode ser experimentada quando se está sentado”, afirma a companhia.


O aparelho também pode ser usado para treinamentos militares e modelagens de arquitetura, pois seria possível, por exemplo, ver a sensação de andar por um prédio antes mesmo dele ficar pronto. No entanto, o Virtuix Omni precisa ser usado em conjunto com os óculos de realidade virtual Rift, fabricado pela Oculus VR, que é vendido separadamente. O controle do videogame e o console também não fazem parte do pacote. Virtuix custa 499 dólares e tem previsão de entrega para junho de 2014.


O dinheiro para o projeto do Virtuix Omni começou a partir de uma campanha no Kickstarter. Foram arrecadados 1,1 milhão de dólares com contribuição de 3200 pessoas, das quais 2500 já compraram o aparelho.


Veja mais no vídeo:



Fonte: Kato, Rafael. "Virtuix Omni aumenta sensação de realidade em jogos."Gadgets INFO RSS. N.p., n.d. Web. 10 Jan. 2014. .