segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Info: Wikileaks prepara novo vazamento de arquivos secretos, afirma Assange

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, revelou domingo (16) que a organização prepara um novo vazamento de arquivos secretos e criticou o Google por considerá-lo a serviço do governo dos Estados Unidos.

As declarações foram dadas durante participação em um fórum sobre "Vigilância de Massas" no Festival de Cinema de Lisboa e Estoril (Leffest), por meio de teleconferência, já que continua recluso na embaixada do Equador em Londres.

O ativista australiano não forneceu detalhes sobre o conteúdo do vazamento nem a data que os arquivos serão divulgados.

Durante o discurso, Assange fez duras críticas ao governo e às agências de inteligência americanas por tentarem controlar o maior número possível de dados em nível mundial. Ele destacou que apesar dos muitos ataques contra o Wikileaks, a organização conseguiu sobreviver e segue funcionando.

"Não conseguiram destruir nem um só documento, eles (americanos) perderam", ressaltou o ativista australiano, refugiado na representação diplomática do Equador em Londres desde julho de 2012, após a Corte Suprema Britânica ter autorizado sua extradição para a Suécia.

Os suecos acusam Assange de ter cometido crimes sexuais no país, fato negado pelo ativista. Ele afirma que a extradição é interesse dos Estados Unidos, que quer ele seja julgado assim como Chelsea Manning, soldado que vazou documentos diplomáticos para o Wikileaks em 2010 e condenado a 35 anos de prisão.

Chelsea Manning, ex-analista de inteligência do exército americano, era conhecida como Bradley Manning na época do vazamento, e passou por uma operação de mudança de sexo. A militar atuou em operações americanas no Iraque.

O fundador do Wikileaks defendeu que a principal ameaça de segurança em nível mundial é o poder ilimitado das agências de inteligência. Ele descartou que a vigilância em massa seja o método mais adequado para combater o terrorismo.

Assange criticou a centralização da informação em poucas mãos, algo que, em sua opinião, transformaria o mundo em totalitário, e acusou o Google de manter estreitas relações com o governo americano.

Info: Com alta tecnologia, Holanda inaugura ciclovia inspirada em obra de Vincent Van Gogh

Com alta tecnologia, Holanda inaugura ciclovia inspirada em obra de Vincent Van Gogh

 Rafael Kato
O escritório de design Roosegaarde inaugurou nesta semana aquela que pode ser considerada a ciclovia mais bonita do mundo. Inspirada no quadro Noite Estrelada, do pintor Vincent Van Gogh, a pista fica localizada na cidade de Nuenen. Seu destaque é a iluminação noturna.

A ciclovia é localizada próximo do local onde Van Gogh viveu e utiliza um material que usa energia solar para criar um padrão luminoso durante a noite. São 50 mil pontos luminosos feitos por um material desenvolvido pela empresa holandesa Heijmans.

A ideia é que essa tecnologia possa evoluir para ser usada habitualmente em grandes cidades, reduzindo o consumo de energia elétrica e fazendo com que as ciclovias fiquem mais seguras.

G1: Apple diz que não registrou ataques a iPhone e iPad com a técnica 'Masque'

Apple diz que não registrou ataques a iPhone e iPad com a técnica 'Masque'

Governo dos EUA denunciou técnica que ataca aparelhos da empresa.
Empresa diz que tem medidas de segurança para seus clientes.
A Apple indicou na sexta-feira (14) que não sabe de nenhum ataque ao iPhone e iPad registrado com a nova técnica "Masque", denunciada nesta quinta-feira (13) pelo governo dos EUA e que substitui os aplicativos por softwares malignos.
Em comunicado, a Apple afirmou não ter ciência de "nenhum cliente que tenha sido afetado por este ataque" e destacou que seus sistemas operacionais OS X e iOS foram projetados com medidas de segurança que avisam aos clientes "antes de instalar software potencialmente maligno".

A equipe de Resposta a Emergências Informáticas dos EUA (CERT), uma organização vinculada ao governo, emitiu ontem um alerta pela técnica de ataque batizada de "Masque", que afetaria os dispositivos móveis da Apple.

Segundo o alerta do CERT, essa técnica "incentiva" os usuários a instalarem em seus telefones ou tablets um aplicativo de lojas não oficiais sem estarem conscientes que, na realidade, se trata de software maligno.

Uma vez instalado, este software substitui alguns aplicativos, se apoderando de todos os dados guardados, que a partir desse momento passam a estar à disposição dos hackers.

A técnica de ataque Masque foi revelada pela primeira vez pela firma de segurança na internet FirmEye em seu blog em 10 de novembro.

Esta é a segunda revelação de técnica de ataque aos dispositivos Apple. Há alguns dias uma empresa de segurança na internet dos EUA informou ter detectado um novo tipo de software que já afetou centenas de milhares de usuários em Ásia.

Este software contra a Apple, projetado para causar danos e roubar informação de computadores e outros dispositivos eletrônicos, teve origem na China e se propagou através da loja online de aplicativos do país, Maiyadi App Store. 

Info: Google irá testar na Austrália balões que emitem sinal de internet

Google irá testar na Austrália balões que emitem sinal de internet

Gabriel Garcia 
Empresa irá se unir à telefônica australiana para colocar no ar 20 balões, como parte do projeto que conecta regiões remotas

O Google irá levar seus balões que emitem sinal de internet para a Austrália.

A empresa irá testar 20 balões no oeste da região de Queensland durante o mês de dezembro, em parceria com a telefônica Telstra.
 
A iniciativa faz parte do Projeto Loon, plano do Google que pretende levar a internet para lugares remotos do planeta por meio de balões de hélio, que viajam pela estratosfera do planeta.

Os balões carregam antenas que podem espalhar sinal 4G para casas e telefones que estão a 20 km abaixo.

Para o teste, a Telstra irá fornecer bases estacionárias que consigam se comunicar com os balões, além de acesso à rede de rádio da região.

A primeira região do mundo a receber o Projeto Loon foi a Nova Zelândia, em junho de 2013.

O objetivo do Google é ter um grande anel de balões na estratosfera da Terra, levando a internet para os dois terços da população do planeta que ainda estão desconectados.

O projeto Loon é uma iniciativa dos cientistas do Google X, laboratório da empresa dedicado a projetos de alta tecnologia, como o carro sem motorista e o Google Glass.

Info: Zuckerberg usa fotos da esposa para divulgar ferramenta do Facebook

Zuckerberg usa fotos da esposa para divulgar ferramenta do Facebook

Rafael Kato

Mark Zuckerberg publicou na tarde de sexta-feira (14) um vídeo em que comemora 11 anos desde o dia que conheceu sua esposa, a médica Priscilla Chan. Com momentos privados do casal, como fotos de viagens e do cachorro da família, o CEO do Facebook agradece a mulher por mantê-lo com "os pés no chão", para, no comentário logo em seguida, divulgar a ferramenta Say Thanks, de criação de mensagens para amigos na timeline. A medida de marketing foi criticada pelos usuários da rede.

"Eu conheci uma garota incrível neste dia exatamente há 11 anos. Priscilla, obrigado por me manter com os pés no chão, e por me ajudar a manter meu sentimento de maravilhamento sobre o mundo conforme nós crescemos juntos", escreve Zuckerberg em seu post.

A mensagem em vídeo, que parecia ser romântica, termina com um "obrigado por ser minha amiga", algo padrão da ferramenta criada especialmente para o Dia Mundial da Gentileza, comemorado no último dia 13.

Os usuários da rede não perdoaram. Além de críticas sobre a ferramenta não funcionar adequadamente, o comentário mais curtido depois da divulgação feita pelo CEO pergunta se Zuckerberg realmente acabou de colocar a mulher na friendzone (zona da amizade). Na discussão que se seguiu, a palavra marketing aparece diversas vezes. 

G1: Gaúchos desenvolvem jogo que contará com versão para Playstation 4

Gaúchos desenvolvem jogo que contará com versão para Playstation 4

Jovens do RS desenvolveram projeto e receberam menção honrosa no IGF.
Aventura em 3D conta trajetória de menina que tenta sair de uma torre.
Um grupo de jovens de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, criou um jogo que estará, em breve, à venda no mundo inteiro com uma versão para Playstation 4. O projeto recebeu menção honrosa no Independent Games Festival (IGF), o principal festival de jogos independentes do mundo, no ano passado, na categoria 'Excelência em Artes Visuais'. A história de aventura em 3D conta a trajetória de uma menina que cresce tentando sair de uma torre.
 
Alessandro Martinelo comemora sucesso de jogo
Os garotos trabalharam três anos em cima da ideia. Segundo Alessandro Carlos Martinelo, o jogo está na fase de polimento para ir ao exterior. Ele lembra que a proposta começou a ser pensada dentro da universidade. "Começamos em uma pós-gradução na PUCRS. Formamos o time e trabalhamos na ideia", explica.

O setor deve movimentar cerca de R$ 5 bilhões neste ano. Segundo especialistas, o bom desempenho econômico e a popularidade entre jovens e adultos tem colaborado para um maior destaque dos jogos no âmbito nacional. Um dos eventos mais importantes da área foi sediado pela primeira vez no RS. A 13 ª edição do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital inovou e preparou uma área destinada aos jovens e crianças.
Apenas este ano, foram inscritos mais de 200 jogos inéditos para serem exibidos no simpósio. Desses, 30 foram selecionados. 
Para Soraia Raupp Musse, coordenadora do congresso, diversão e aprendizado impulsionam os jovens. "Elas aprendem inglês e geografia jogando. Alguns anos atrás, havia preconceito, as pessoas achavam que era perda de tempo. Hoje, estamos mudando isso", opina a coordenadora do projeto.
Game vai para Playstation4