sexta-feira, 14 de março de 2014

INFO: Mais de 1,5 milhão de contribuintes entregaram declaração do IR


Getty Images

Em uma semana desde o início da entrega, o número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco passou de 1,5 milhão. Até as 17h de hoje (13), cerca de 1,6 milhão de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, que espera receber 27 milhões de declarações neste ano. De acordo com o órgão, nas últimas 24 horas, cerca de 200 mil documentos foram entregues.

O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou no último dia 6, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets esmartphones.

Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.

Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Olhar Digital: Texto alternativo do Marco Civil acaba com neutralidade da rede


Principal combatente do Marco Civil da Internet (PL 2126/11) na Câmara dos Deputados, o PMDB apresentou um texto alternativo ao projeto para tentar acabar com a garantia de neutralidade da rede – justamente um dos principais pontos do PL.

A neutralidade impede que operadoras criem pacotes diferentes de acordo com o uso que se faz da rede. Quem usa serviços de streaming, por exemplo, poderia pagar mais, enquanto quem só usa redes sociais e e-mails, pagaria menos. As operadoras seriam favorecidas com essa diferenciação, mas os provedores de conteúdo, não.

O líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ), é um dos nomes mais fortes no chamado "blocão", um grupo de deputados que aplicou várias derrotas ao governo durante a semana,pressão que fez com que o Marco Civil saísse da pauta para só voltar na próxima semana. Em entrevista ao UOL, ele informou que a intenção principal é votar pela rejeição do projeto; "se não for rejeitado, vamos discutir a emenda", afirmou.

O novo texto também tira da Presidência a competência de regulamentar exceções ao Marco Civil e joga a responsabilidade para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A medida, assim como a que acabaria com a neutralidade, agrada as operadoras.

Outro ponto polêmico do Marco Civil atacado no texto do PMDB é o que prevê a construção de centros de dados para armazenar informações em território nacional, medida proposta em resposta às denúncias da espionagem dos Estados Unidos. Essa questão, entretanto, já estava prevista para ser votada separadamente, segundo o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do PL 2126/11.

IDG Now!: Facebook: Zuckerberg ligou para Obama para reclamar sobre espionagem


Em post. o CEO da rede social disse que ficou "confuso" e "frustrado" com as recentes acusações de espionagem contra o governo norte-americano.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fez um post nesta quinta-feira, 13/3, sobre a privacidade na web e as recentes acusações contra o governo dos EUA.

“Para manter a Internet forte, precisamos mantê-la segura”, afirma Zuck, como é conhecido o jovem bilionário, nos primeiros parágrafos do texto.

Depois, o chefão da maior rede social do mundo destaca os esforços do Facebook para tornar os seus próprios serviços, assim como a Internet, mais seguros.

Na segunda parte do texto, publicado em seu perfil oficial no Facebook, Zuckerberg volta suas atenções para as recentes acusações de espionagem do governo norte-americano e revela até ter ligado para o presidente Barack Obama com a intenção de reclamar sobre tais práticas.

“O governo dos EUA deveria ser o defensor da Internet, não uma ameaça. Eles precisam ser muito mais transparentes sobre o que estão fazendo, ou de outra forma as pessoas vão acreditar no pior. Liguei para o presidente Obama para expressar minha frustração sobre o dano que o gverno está criando para todo o futuro. Infelizmente, parece que vai demorar um bom tempo para uma verdadeira reforma completa”, afirmou.

No fim, Zuck destaca que essa mudança também está a cargo das pessoas, dos usuários. “Juntos, podemos construir um espaço que seja melhor e uma parte mais importante do mundo do que qualquer outra coisa que temos hoje em dia.”

G1 - Game 'Thralled' terá escrava brasileira como personagem


Jogo 'indie' tem como tema a escravidão e se passa no Brasil de 1700.
Lançamento é exclusivo do console independente Ouya.

Embora o videogame Ouya não tenha dado muito certo no mercado, alguns desenvolvedores independentes apostam na plataforma e ainda lançarão títulos para ela. É o caso de "Thralled", um game de plataforma que tem o Brasil do século 18 como cenário e uma escrava como personagem principal.

O game é desenvolvido pelo português Miguel Oliveira. Ao site "Polygon", ele disse que o game é uma maneira de abordar o tema da escravidão entre os jovens. Ele também disse que a equipe do Ouya entrou em contato para firmar um acordo de exclusividade para a plataforma.

O jogo, que traz a escrava Isaura que deve sair do latifúndio em busca do seu filho desaparecido. Ela deve enfrentar obstáculos mais tradicionais de um game de plataforma e lidar com traumas da escravidão e da perda do filho. Nas florestas brasileiras, ela deve também resolver quebra-cabeças que colocam seu filho em perigo e fugir de uma sombra que a persegue, tudo para alcançar a liberdade.

Oliveira começou a desenvolver o jogo enquanto ainda era estudante da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e colocará o jogo para teste na feira Game Developers Conference (GDC), que acontece em San Francisco entre os dias 17 e 21 de março.

O game ainda não tem preço nem data de lançamento para o Ouya.

Cena de 'Thralled', que se passa no Brasil do 
século 18 e tem escrava como personagem
 (Foto: Divulgação/Miguel Oliveira)

INFO: Rússia bloqueia sites de Internet de críticos de Putin


Getty Images

A Rússia bloqueou o acesso a sites de internet dos conhecidos críticos do Kremlin Alexei Navalny e Garry Kasparov nesta quinta-feira sob uma nova lei que, segundo críticos, tem o objetivo de silenciar a dissidência no terceiro mandato do presidente Vladimir Putin.

O escritório do procurador-geral determinou que os provedores de internet da Rússia bloqueie o blog de Navalny, o jornal via internet do campeão de xadrez e crítico de Putin Kasparov e dois outros sites, o grani.ru e o ej.ru, informou o órgão regulador Roskomnadzor.

A medida é a mais recente evidência do que os opositores ao governo russo veem como uma repressão à mídia independente e particularmente à internet, uma plataforma para notícias dissidentes, num país onde emissoras estatais dominam as transmissões.

O editor do ej.ru, Alexander Ryklin, classificou a decisão de "monstruosa" e uma "violação direta de todos os princípios de liberdade de expressão", disse a emissora de rádio Ekho Moskvy. Ele afirmou não saber por que o site foi bloqueado.

Os bloqueios irão elevar as preocupações com a possibilidade de Putin estar buscando apertar o controle sobre a sociedade russa num momento em que enfrenta os Estados Unidos e a União Europeia em uma dura disputa sobre o futuro da Ucrânia.

A decisão de bloquear os sites acontecem um dia depois que o site independente de notícias Lenta.ru foi desativado após receber alertas sobre a publicação de declarações de um líder ucraniano de extrema direita, no que dezenas de funcionários do site disseram ser censura do Kremlin.

"Essa é a mais recente decisão política tomada como parte da limpeza do espaço de mídia", disse a porta-voz de Navalny, Anna Veduta, no Twitter. Outro usuário do Twitter classificou o episódio de "Quinta-Feira Negra".

O Kremlin nega as acusações de censura ou pressão sobre a mídia.

O Roskomnadzor disse que o blog de Navalny viola os termos da prisão domiciliar imposta ao líder oposicionista recentemente. Ele cumpre pena suspensa de cinco anos por roubo e afirma que a acusação foi engendrada pelo Kremlin e pode passar por novo julgamento.

Os outros três sites foram bloqueados porque "contêm pedidos por atividades ilegais e participação em eventos de massa conduzidos em violação à ordem estabelecida", disse o órgão regulador.

G1 - Em 38% das casas do país, ao menos 1 pessoa acessa a web pelo celular


Segundo Ipea, 40,8% dos domicílios possuem acesso à internet.
45% das casas não têm telefone fixo; celular vira substituto.


Em mais de um terço dos domicílios do país (38,1%), ao menos uma pessoa acessa a internet através do telefone celular, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo mostra ainda que 40,8% das residências possuem acesso à internet e que 68% dos usuários afirmam utilizar o serviço diariamente.

A pesquisa "Sistema de Indicadores de Percepção Social: serviços de telecomunicação” ouviu moradores de 3.810 domicílios sobre temas como telefonia fixa, celular, acesso à internet, TV por assinatura e TV aberta. Segundo o Ipea, a margem de erro geral em nível nacional é de 1,34%.

No que diz respeito ao tipo de acesso à web, 32,8% afirmaram que se conectam via infraestrutura de TV a cabo, 23% via telefonia fixa e 18,3% via modem de telefonia móvel. Outros 10,6% se conectam através de banda larga via satélite, 10,2% por banda larga via rádio, 1,5% via linha discada e 3,6% por outros meios.

Os principais motivos apontados para a não contratação de serviços de acesso à internet pelos entrevistados foram: não possuir computador (59,6%), não ter condições de pagar o acesso (14,1%), não ter necessidade/interesse (8,7%) e não saber utilizar (4,3%).

O levantamento mostra que o computador está presente em 48,1% domicílios. Entre os que não possuem o aparelho, 34% dos entrevistados responderam que pagariam entre R$ 300 e R$ 800 pelo equipamento. Outros 29,3%, porém, declararam que não estão dispostos a comprar um computador.

Em relação ao preço do serviço de acesso à internet, mais da metade dos domicílios (55,2%) pagam entre R$ 31 e R$ 70.

A pesquisa também indagou sobre a velocidade de acesso contratada. Nesse item, 31,6% dos entrevistados declararam não saber qual era o pacote que haviam contratado. Nas regiões Norte e Nordeste, mais da metade dos entrevistados não sabem a velocidade que recebem da operadora.

45% das casas não têm telefone fixo
Segundo o Ipea, o serviço de telefonia fixa está presente em 54,4% dos domicílios brasileiros. Ou seja, 45,6% das casas não possuem telefonia fixa. "Dos que não possuem telefone fixo no domicilio, quase dois terços afirmaram que o celular substitui o telefone fixo. Daí prescindirem dele", diz o relatório.

Com relação à telefonia móvel, 15,5% responderam que no seu domicílio nenhum morador possuía telefone celular. Em 29,2% das casas, todos os moradores possuem o serviço, enquanto em 16,3% menos da metade dos residentes tem telefone móvel.

A modalidade pré-paga é utilizada em 82,5% dos domicílios e a pós-paga, em 5,9%. Do total de entrevistados, 78,6% afirmaram que utilizam somente o serviço pré-pago e 2% informaram usar o serviço pós-pago, enquanto 3,9% afirmaram adotar ambas as modalidades.

Apenas 19,7% pagam pacotes combinados
Segundo a pesquisa, em 9,1% dos domicílios brasileiros não há utilização de nenhum dos serviços de telecomunicações. "Provavelmente, nesse grupo estão domicílios situados na zona rural e/ou de mais baixa renda", afirma o estudo.

Segundo o levantamento, 90,5% dos domicílios possuem TV aberta, enquanto 26,6% possuem TV por assinatura.

O estudo mostra que a ampla maioria, 70,6%, contrata os serviços de telecomunicações separadamente e que apenas 19,7% pagam por pacotes combinados. "Isso pode ser consequência, principalmente, do fato de o domicílio contratar os serviços de prestadores diferentes ou da ausência de oferta de pacotes em todas as áreas. Outra possível causa é a oferta de pacotes combinados não atenderem às possibilidades econômicas das famílias", diz o Ipea.

Nos tipos de pacotes citados pelos entrevistados, a pesquisa mostra o predomínio dos serviços de telefonia fixa, de banda larga e TV por assinatura. A telefonia fixa está presente em 80%, enquanto a banda larga está em 91,2%. Aqueles em que ambos estão presentes representam 76,4% dos pacotes. O tipo mais contratado, 30,1%, é o que contém somente os serviços de telefonia fixa e banda larga. Ainda segundo o Ipea, o valor pago por pacote se concentra entre R$ 71 e R$ 150.

65% avaliam qualidade do serviço celular como 'positiva'
A pesquisa avaliou ainda a percepção da qualidade dos serviços de telecomunicações. Segundo o estudo, 65,5% dos entrevistados consideraram positivo o atual serviço de telefonia celular.

"A percepção da qualidade dos serviços de telefonia móvel aparentemente não está alinhada com os relatos de reclamações nos institutos de defesa do consumidor", destaca o Ipea..

Na telefonia fixa, 72,9% consideraram a qualidade do serviço satisfatória. O serviço de internet banda larga teve percepção positiva de 69,31% e a TV por assinatura, de 87,1%.

G1 - Site do Kremlin é atingido por ataque 'poderoso'


Hackers derrubaram o site da Presidência e do banco central.
Governo não informou quem acredita estar por trás do ataque.

Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes nesta sexta-feira (14) e tiraram do ar a página na internet do banco central, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

"Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)", disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em segurança estavam tentando evitar novas invasões.
Ela não disse quem o governo acredita estar por trás do ataque cibernético.

Bloqueio
Ao mesmo tempo, as autoridades da Rússia bloquearam o acesso a várias páginas eletrônicas da oposição não parlamentar "por convocações de atividades ilegais", segundo a Agência de Controle de Meios de Comunicação e Tecnologias da Informação

A agência ordenou o bloqueio aos maiores provedores de internet na Rússia. Segundo o as autoridades, as páginas bloqueadas "contêm chamadas de atividades ilegais e participação em ações públicas com violação da ordem".

Além disso, a Roskomnadzor fechou o acesso ao blog do líder opositor Alexei Navalni, que se encontra sob prisão domiciliar e está impedido de usar telefones e se conectar a internet.

No entanto, ainda estão disponíveis suas páginas no Facebook e na maior rede social russa (Vkontakte), controladas pelo Fundo de Luta contra a Corrupção, criado por Navalni.

Em 1º de fevereiro, entrou em vigor na Rússia chamada "lei de Lugovoi", que permite o bloqueio do acesso a páginas na internet por chamadas ao extremismo sem decisão judicial.

NSA nega que tenha se disfarçado de Facebook para praticar espionagem


The Guardian/AFP

10.jun.2013 - Edward Snowden, 30, ex-técnico da CIA que trabalhou como consultor da Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, assumiu a responsabilidade pelos vazamentos sobre a espionagem americana

Em comunicado divulgado à imprensa nesta quinta-feira (13), a NSA, agência de segurança dos Estados Unidos, informou que não infectou milhares de computadores com malwares (softwares maliciosos) e que não fingiu ser o Facebook ou qualquer outro site para espionar pessoas.

"Reportagens que informam a suposta infecção de milhares de computadores pela NSA e que o órgão fingiu ser uma rede social são falsas", diz o comunicado do órgão. "A NSA usa sua capacidade técnica apenas para agir conforme a lei e em operações de inteligência estrangeiras apropriadas", afirmou a agência.

O anúncio foi divulgado após uma reportagem que acusou a agência de se passar pelo Facebook para espionar pessoas e um comunicado de Mark Zuckerberg, diretor-executivo e fundador do Facebook, repudiando a ação.

Uma matéria veiculada no site "The First Look", que usou dados vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, afirma que o órgão de segurança usava um servidor falso para fingir ser o Facebook e, assim, extrair arquivos de um computador alvo.

Além disso, a reportagem cita que a NSA conta com plugins que permitem assumir remotamente o controle do microfone, gravar registros de navegação e outro que guarda um histórico de teclas pressionadas.

"O Governo dos Estados Unidos deveria ser defensor da internet, e não uma ameaça. Eles precisam ser mais transparentes sobre o que eles fazem, ou as pessoas não acreditarão mais no governo", afirmou Zuckerberg em comunicado.

O fundador do Facebook disse ainda que ligou diretamente para Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, para expressar sua "frustração sobre os riscos que o governo está criando para o futuro de todos".

G1 - 'Governo dos EUA é ameaça para a internet', diz Mark Zuckerberg


Ele diz ter ligado para Obama para expressar frustração sobre espionagem.
'O governo devia ser um defensor da internet, não uma ameaça', disse.

Mark Zuckerberg durante evento em Washington
(EUA) (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

O fundador e diretor-executivo do Facebook,Mark Zuckerberg, afirmou nesta quinta-feira (13) que telefonou para o presidente Barack Obama para dizer que o governo americano está acabando com a confiança na internet com seus programas de espionagem.

"Liguei para o presidente Obama para expressar minha frustração com o dano que o governo está criando para o nosso futuro", afirmou Zuckerberg, em um texto em sua página oficial (clique aqui para acessar, em inglês) na rede social, mostrando sua irritação com Washington.

"Infelizmente, parece que vai demorar muito até que seja feita uma reforma completa", lamentou.

"O governo dos Estados Unidos devia ser um defensor da internet, não uma ameaça. Devia ser transparente em relação ao que está fazendo, ou as pessoas vão pensar o pior", acrescentou.

O comentário foi publicado um dia depois da revelação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) imitou servidores do Facebook para infectar computadores com um malware que possibilitava a coleta de dados de computadores em escala massiva.

Olhar Digital: Pesquisador encontra nova falha de privacidade no WhatsApp


O WhatsApp arrumou mais um problema para resolver em seu sistema de bate-papo. Uma falha, identificada por um pesquisador de segurança, pode criar dor de cabeça para o usuário que muda de número de telefone.

Xuyang Li, fundador da TrustGo Mobile, diz que ao baixar o aplicativo, ele teve acesso às informações da conta de uma mulher chamada Jessica, que era a antiga dona do número telefônico usado por Li. Assim, quando ele mandava mensagens para as pessoas, elas constavam como sendo enviadas pela Jessica, com direito até mesmo à sua foto de perfil, com um cachecol vermelho.

É um problema perigoso para o aplicativo, que ganhou tanta força por ser extremamente simples. Esta simplicidade, no entanto, prejudica um pouco algumas questões de privacidade, como mostra o caso de Li.

O WhatsApp não pede que a pessoa crie um nome de usuário, nem mesmo uma senha para usar o serviço. Basta inserir um número telefônico válido e começar a usar. O serviço envia um SMS para o número para conferir se ele existe na hora do cadastro, mas depois disso não se vê outras grandes precauções com segurança.

O serviço tem alguns métodos de impedir que isso aconteça, mas eles não são infalíveis, como mostra o caso de Li. Por exemplo, se a conta fica inativa por 45 dias, o WhatsApp automaticamente desconecta a conta do antigo número telefônico e deleta as mensagens e informações de perfil assim que o número é usado em um novo aparelho. “É por isso que encorajamos os usuários a deletar suas contas”, afirma o executivo Neeraj Arora em um e-mail ao Wall Street Journal.

Para evitar este tipo de situação, Li sugere que outros métodos de verificação devem ser adicionados ao sistema. Para ele, esse é um alerta para que as pessoas se lembrem de como suas informações são usadas nos apps móveis. “As pessoas precisam mudar suas mentes do mundo do PC para o mundo mobile”, afirmou ele.

Folha de S.Paulo: Smartphones com Ubuntu custarão entre US$ 200 e US$ 400


O fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, afirmou nesta semana que o custo dos smartphones com Ubuntu ficará entre US$ 200 e US$ 400, para telefones adquiridos fora de contratos com operadoras. A informação foi dada ao site "The Inquirer, durante a CeBIT 2014.

"Nós temos um fim maior, porque queremos as pessoas que estão procurando por uma experiência bela e inteligente e porque nossa ambição é vender o PC do futuro, o futuro mecanismo de computação pessoal", disse Shuttleworth.
Divulgação

Smartphone com sistema Ubuntu Phone deve custar entre US$ 200 e US$ 400


O projeto que desenvolve o smartphone com Ubuntu pretende produzir um hardware que possa agir tanto como telefone quanto como computador pessoal quando conectado a um monitor.

A Canonical firmou parceria com as empresas chinesa Meizu e a espanhola BQ Readers para a produção dos dispositivos.

O sistema operacional de código aberto Ubuntu é produzido pela Canonical e baseado em Linux.

Folha de S.Paulo: WhatsApp se defende e diz que falha só afeta celulares contaminados


YURI GONZAGA

Em resposta à brecha de segurança exposta por um desenvolvedor holandês, por meio da qual hackers podem roubar todas as conversas de um usuário da versão para Android do WhatsApp, a empresa disse à Folha que somente donos de celulares infectados por vírus podem ser afetados.

O porta-voz Neeraj Arora, diretor de negócios do WhatsApp, disse por e-mail que há um exagero do problema, o qual considera não ser uma falha de segurança. "Estamos cientes dos relatos de uma 'falha de segurança', mas, infelizmente, eles não pintam um quadro preciso, e estão exagerados."

"Sob circunstâncias normais, os dados do cartão de memória não é exposto. Contudo, se o dono do dispositivo baixa malware ou vírus, seu celular estará em risco", continuou.

Arora disse ainda que os "usuários do WhatsApp devem instalar todas as atualizações de software para garantir que tenham todas as correções de falhas de segurança". "Encorajamos fortemente os usuários a apenas baixar programas confiáveis, de companhias bem-reputadas", terminou.

O problema levou o analista de sistemas Bas Bosschert, por meio de um post em seu site pessoal, a detalhar o que um programador teria de incluir em um aplicativo se quisesse roubar as conversas de alguém.

O mesmo não ocorre em sistemas mais fechados que o Android, como o iOS, da Apple, pela maneira que eles podem gerenciar os aplicativos, mais restrita.

Quem só instalou programas de desenvolvedoras conhecidas e por meio da loja Play, do Google, tem poucos motivos para se preocupar com seu aparelho estar contaminado. Por outro lado, usuários que fizeram download de arquivos e programas de outras formas de distribuição (via arquivos APK, por exemplo) deve tomar medidas como instalar um app antivírus.

INFO: Salário de CEO do UBS chega a US$12,3 mi em 2013


Getty Images

O UBS elevou o salário de seu presidente-executivo Sergio Ermotti em um quinto no ano passado, a 10,73 milhões de francos suíços (12,3 milhões de dólares), de acordo com o relatório anual do banco suíço publicado nesta sexta-feira.

Mas o executivo mais bem pago da UBS foi o chefe do banco de investimento, Andrea Orcel, que ganhou 11,43 milhões de francos em 2013. Já o presidente do Conselho, Axel Weber, recebeu cerca de 6,1 milhões de francos.

A remuneração é um tema acompanhado de perto na Suíça, onde os eleitores no ano passado apoiaram alguns dos controles mais rígidos do mundo sobre os salários de executivos, forçando as empresas públicas a dar aos acionistas um voto vinculativo sobre as compensações.

O UBS é observado com particular escrutínio porque os contribuintes financiaram um resgate de 6 bilhões de francos do banco em 2008.

O banco atraiu críticas de acionistas no início deste ano, quando disse que tinha aumentado as bonificações em 28 por cento, para 3,2 bilhões de francos, sobre 2012.

Olhar Digital: Microsoft Brasil oferece capacitação gratuita em TI para estudantes


Os estudantes brasileiros a fim de aprender noções em TI para enfrentar o mercado de trabalho têm até amanhã, 14, para se inscrever no programa gratuito "Students to Business", oferecido pela Microsoft Brasil. 

Com foco em Desenvolvimento e Infraestrutura, o programa 100% online oferece módulos introdutório e intermediário. Os que optarem pelo primeiro tema aprendem a criar aplicativos para Windows 8, usando HTML5 e JavaScript; os demais ganham lições para configurar e conhecer mais a fundo o Windows 8.1. Ao final de cada treinamento, o aluno faz uma prova online e recebe um certificado.

Os candidatos não serão submetidos a processo seletivo. O único requisito é estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC nos seguintes níveis de escolaridade: ensino médio, técnico, superior ou de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu). Clique aqui para se inscrever.

Segundo a Microsoft, o programa "Student to Business" capacitou, até o momento, mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil.

Folha de S.Paulo: Google baixa preços de armazenamento no Drive


O Google anunciou nesta quinta-feira (13) um corte nos preços de armazenamento e nuvem no serviço Google Drive. A queda mais significativa ocorreu no plano de 1 Tbyte que antes custava US$ 49,99 (cerca de R$ 118) ao mês e agora sai por US$ 9,99 (cerca de R$ 24).

O plano de 100 Gbytes que antes custava US$ 4,99 (cerca de R$ 12) por mês foi cortado para US$ 1,99 mensais (cerca de R$ 5) e o de 10 Tbytes custa atualmente US$ 99 (aproximadamente R$ 235). O plano de 15 Gbytes continua grátis.
Divulgação

Google Drive, serviço de armazenamento de arquivos do Google, em diferentes plataformas

Os usuários que já pagaram por um plano específico serão migrados para opções com maior capacidade de armazenamento, segundo comunicado da empresa.

Segundo o Google, as mudanças e corte no preço foram possibilitados por melhorias de infraestrutura feitas no serviço.

Olhar Digital: Facebook para Android agora tem imagens nos comentários


Ontem o Facebook para Android foi atualizado, finalmente permitindo que os usuários da plataforma comentem postagens com fotos. O recurso, apresentado em junho passado para a versão web, está disponível no aplicativo para iOS há cinco meses.

Outras novidades do app novo é a possibilidade de editar ou deletar álbuns, desmarcar-se de fotos e fazer upload de várias delas de uma só vez.

Além disso, os administradores de grupos agora podem fixar e desafixar postagens facilmente. E também podem analisar posts pendentes e denunciados.

Para baixar, clique aqui.

Folha de S.Paulo: Microsoft lança fundo de até R$ 300 milhões para start-ups


A Microsoft Ventures, da Microsoft, e a Besaf (BES Ativos Financeiros) anunciaram nesta quinta-feira (13) o lançamento de um fundo de investimento com foco no desenvolvimento de jovens empresas de base tecnológica.

Batizado de Brasil Aceleradora de Startups, o fundo também tem a Qualcomm entre os sócios. A operação começa R$ 10 milhões captados e pode atingir até R$ 300 milhões.

Serão oferecidos investimentos entre R$ 120 mil e R$ 3 milhões, faixa onde as start-ups geralmente não encontram apoio de aceleradoras ou fundos para gerar seu crescimento.

O fundo visa investir em start-ups de base com foco nas áreas de educação, defesa e segurança cibernéticas, saúde, petróleo e gás, energia, aeroespacial e aeronáutica, eventos esportivos, agricultura e meio ambiente, finanças, telecomunicações, mineração e tecnologias estratégicas.

Num primeiro momento, o fundo utilizará o processo de seleção da Acelera Partners, rede de aceleradoras constituída pelo fundo e por sócios independentes, para atrair as start-ups.