segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Folha de S.Paulo: Teste do 4G em 21 bairros de São Paulo indica que nova tecnologia ainda é instável


Nas lojas de telefonia no Brasil, a presença de celulares com conectividade 4G só aumenta --entre abril e outubro, o número de modelos homologados no país "[saltou de 11 para 31]", segundo a Anatel.

Vendido como o futuro, o novo padrão de redes está presente nas maiores cidades brasileiras e soma mais de 500 mil linhas habilitadas. Mas vale a pena trocar de celular para aproveitá-lo?

A Folha testou o 4G em diversos pontos da cidade de São Paulo e, com base nos resultados, a resposta é não.



Com uma oscilação dramática de velocidade e muitas falhas na cobertura, a conexão por meio da tecnologia LTE (padrão de 4G utilizado no Brasil) ainda é frustrante. Em determinados pontos da cidade, as taxas de download e de upload foram quase as mesmas da rede 3G.

Quem já está pensando em comprar um smartphone novo por outros motivos, porém, tem uma questão diferente: vale a pena dar prioridade para um celular com 4G?

Nesse caso, sim. Aparelhos compatíveis com a rede custam a partir de R$ 1.000 e as operadoras não cobram mais de quem opta pelo 4G. E, quando funciona, a rede pode ser muito rápida (ver infográfico).

"A tendência é que o 4G melhore, por conta do investimento em infraestrutura pelas operadoras", diz Samuel Rodrigues, consultor de telecomunicações da empresa de pesquisa IDC. "Em termos de relação custo benefício, o 4G é muito superior ao 3G, já que diferença entre a capacidade da rede e a velocidade alcançada é menor".

De acordo com o edital do leilão para exploração da nova rede, as operadoras têm até o fim do ano para oferecer o 4G em pelo menos 50% da área de cada uma das cidades-sede da Copa de 2014.

Na capital paulista, Claro, TIM e Vivo afirmam já ter cumprido a meta. A Oi ainda não começou a operar a rede na cidade.

Os testes da Folha foram realizados com o aplicativo Speedtest em um aparelho Samsung Galaxy S4 e em um Galaxy S4 Active, entre quarta e sexta da semana passada, dias que foram nublados ou chuvosos --tempo que prejudica conexões.

OPERADORAS

A Vivo disse que, para melhorar o 4G na cidade, é necessário aumentar o número de antenas instaladas, mas que "legislações restritivas" dos municípios dificultam a tarefa.

A TIM admitiu a variação de sinal de um bairro para outro e disse que oferece soluções complementares -- conexão 3G e redes wi-fi-- para "garantir uma boa experiência de banda larga móvel".

A Claro afirmou que seu serviço de 4G cobre 80% da capital paulistana, mas que sua rede ainda não está concluída e há "espaços a serem preenchidos".
TECPÉDIA: 4G 

3G, 4G

As tecnologias de transmissão de dados por rede celular (que por sua vez emprega ondas de rádio) são classificadas em gerações. O protocolo HSPA (acesso de alta velocidade a pacotes, na sigla em inglês) e WCDMA (acesso múltiplo por divisão de código de banda larga) fazem parte do 3G, enquanto o LTE (evolução de longo termo) é categorizado como 4G. O padrão EDGE, que faz parte do GSM, é considerado de segunda geração (2G).

MBPS

A unidade de aferição de velocidade de uma conexão é quase sempre o Mbps (megabits por segundo), que representa um oitavo de MBps, com "b" maiúsculo (megabytes por segundo) --cada byte tem oito bits. Isso quer dizer que uma conexão de 10 Mbps tem capacidade para, em tese, baixar um arquivo de 10 Mbytes em 80 segundos. Existe confusão pela abreviação de tanto Mb (megabits) quanto de MB (megabytes) para "mega" ou "megas". O tamanho ("peso") de arquivos é mensurado praticamente sempre em bytes, assim como a memória interna de um telefone e o armazenamento de um HD (disco rígido).

BANDA LARGA

Uma conexão de internet considerada rápida. Largura de banda é a taxa máxima com que a infraestrutura ou uma conexão específica consegue transmitir dados.A UIT (União Internacional de Telecomunicações), da ONU, classifica como banda larga conexões com 2 Mbps de velocidade ou superior.

Fonte: YURI GONZAGA, BRUNO FÁVERO. "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

TRIBUNA DA BAHIA: Empresas de TI movimentam mercado


Adriano Villela

A Safetec está de olho no mercado baiano. O estado responde por 5% dos 270 clientes atendidos pela empresa, representante no Nordeste Brasileiro da Google Apps, braço na área de computação em nuvem do grupo ligado à famosa ferramenta de busca. Na próxima quinta, a Safetec promove um evento para apresentar seus serviços a empresários e executivos baianos.

Segundo Antônio Lapa, diretor executivo da Safetec, a estruturação de um escritório em Salvador está prevista para o próximo ano. “A Bahia cresce muito e é de nosso interesse. A participação do estado pode subir para 30% da nossa clientela”, estima. Hoje, a Safetec atende a cerca de 70 mil usuários em toda a região.

O gestor assegura que a ferramenta da Google Apps for Business oferece segurança contra perda de dados sem que a empresa precise investir em servidores próprios ou back ups. Problemas como espionagem ou perda de intimidade também são evitados. “O funcionamento do Google Apps é completamente diferente do Google, que é aberto para todo mundo. A proteção é estabelecida em contrato. A Google Apps sabe que a informação não é dela.” A computação em nuvem é caracterizada pelo acesso a programas, aplicativos, serviços e arquivos através da Internet, a qualquer hora e de qualquer lugar, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de arquivos no seu computador.

Segundo Antônio Lapa, no Google Apps, textos, planilhas e apresentações ficam hospedados na internet, na qual o cliente acessa também vídeos e conta com ferramentas de construção de sites.

Intel firma protocolo com Fieb

Hoje, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia, a Intel Brasil firma protocolo de intenções com o Senai Cimatec – do Sistema Fieb – para o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia nas áreas de computação de alto desempenho (HPC), desenvolvimento de plataformas abertas de hardware, desenvolvimento de software e soluções inovadoras para atender à indústria local.

Integra a parceria o projeto Galileo, uma das linhas de desenvolvimento de software da Intel. Há 10 dias, o Senai Cimatec inaugurou outro serviço na área de TI, o Instituto Nacional de Robótica, que desenvolvoe soluções com base na tecnologia de Inteligência Artificial.

Fonte: Villela, Adriano . "Empresas de TI movimentam mercado." Empresas de TI movimentam mercado. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

INFO: App permite troca de mensagens sem internet ou sinal de celular



Batizado de TinCan e colocado na Play Store recentemente, um mensageiro aparentemente simples conta com uma função um tanto "diferente". O aplicativo não depende de internet e nem de sinal de celular para poder enviar mensagens.

Como os telefones sem-fio de brinquedo, o TinCan permite conversar apenas com quem está por perto. Para isso, ele usa o Wi-Fi dos smartphones, conectando um ao outro usando o receptor dos aparelhos. O curioso é que dá para mandar mensagens para todos que estão dentro da área de alcance, de uma vez – mais ou menos como um Twitter offline. E mais interessante ainda: o texto pode “pular” de telefone para telefone, até se espalhar como um viral.

Pode parecer apenas mais um daqueles conceitos que propõem que você saia da internet, mas o aplicativo tem seu apelo. Ele pode ser muito útil em meio a multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone – quem vai a shows ou foi a alguma manifestação recentemente sabe como é.

O próprio idealizador da ideia, Mark Katakowski, contou ao DailyDot que a ideia é justamente essa – e que o app pode ajudar também em catástrofes, por exemplo. Nesses últimos casos, mais graves, ele poderia servir de alternativa às atuais redes sociais, dependentes da internet, como propagador de mensagens e notícias.

Katakowski também disse ao DailyDot que está ciente dos problemas que o aplicativo pode apresentar – a propagação de vírus e outras ameaças pela conexão direta de um smartphone com outro é um deles. Por causa disso, o desenvolvedor imagina que o programa não chegará tão cedo à App Store, da Apple. Mesmo assim, ele já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone.

Fonte: Gusmão, Gustavo. "App permite troca de mensagens sem internet ou sinal de celular." INFO. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

Olhar Digital: Petição exige separação entre YouTube e Google+


(Foto: Reprodução)

O novo formato de comentários do YouTube deixou muita, mas muita gente descontente. Surgiu uma petição online pedindo o antigo formato de volta e ela está crescendo rapidamente, a ponto de já ter conquistado mais de 87,4 mil assinaturas.

"O Google está nos forçando a criar contas no Google+ e invadindo nossa vida social para nos deixar comentar em um vídeo no YouTube e está tentando acabar com nossos perfis anônimos", diz John Doe, o criador do documento.

A ideia é chegar às 150 mil assinaturas para mobilizar a gigante de buscas. Doe ainda acusou o Google de caçar quem estiver divulgando a petição - o que não foi confirmado. "Se você quiser espalhar esta petição pelo YouTube, tenha o cuidado de fazer isso com uma conta separada", avisa.

A insatisfação com o novo sistema de comentários fez até um dos cofundadores do YouTube se pronunciar. Oito anos depois de deixar seu último comentário no site que ajudou a criar, Jawed Karim retornou só para reclamar (relembre).

Para conhecer a petição, clique aqui

Fonte: "Petição exige separação entre YouTube e Google+." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

Gizmodo: Apple estaria trabalhando em dois iPhones grandes - mas ela vai lançá-los?




Há uma longa linhagem de rumores sobre produtos da Apple, indo até mesmo antes do primeiro iPhone. Alguns se tornam realidade; a maioria, não. O mais recente, vindo da Bloomberg, nos deixou divididos: dois iPhones novos e maiores estão sendo desenvolvidos em algum subsolo de Cupertino, prontos para serem lançados no ano que vem.

Vamos começar com os detalhes que a Bloomberg descobriu. Eles são compreensivelmente vagos, já que o suposto processo de desenvolvimento estaria no início, mas há três pontos importantes:

1. A Apple está trabalhando em dois novos modelos de iPhone: um de 4,7 polegadas, e um de 5,5 polegadas. Seriam bem maiores do que a tela de 4 polegadas presente no iPhone 5, 5C e 5S, mas 4,7″ parece ser cada vez mais o padrão em aparelhos Android. O modelo de 5,5″, no entanto, seria um phablet da Apple. Um phablet!

2. Estes novos celulares teriam “vidro que se curva para baixo nas bordas”. Mas estamos falando de algo mais sutil, como o vidro nas bordas do Nexus 4, ou algo mais dramático – um inverso do Samsung Galaxy Round, por exemplo? O primeiro parece muito mais provável, só de considerar os custos de fabricação.

3. A Apple também estaria trabalhando em sensores avançados, capazes de detectar diferentes níveis de pressão. Não se espera que esta tecnologia esteja pronta para o iPhone do próximo ano, mas talvez seja uma função de destaque em 2015. Presumivelmente, isso teria implicações múltiplas em jogos, artes, educação e mais.

A Bloomberg tem boa reputação, e já acertou detalhes do iPhone 4S (sem chamá-lo de iPhone 5), do iPad 3 e do iPad Mini. (Isso não a impede de errar, como veremos abaixo.) Então a reportagem deles é provavelmente verdadeira. Mas você pode, ao mesmo tempo, acreditar na Bloomberg e ser absolutamente cético de que qualquer uma dessas características vai aparecer num futuro iPhone.

Explico: a Apple, como qualquer outra empresa, investe muito pesadamente em pesquisa e desenvolvimento. Na verdade, como ela está sentada em pilhas de dinheiro, ela dedicou US$ 4,5 bilhões para P&D em 2013. Isso é aproximadamente a receita total do Yahoo! em 2012.

O problema é confundir “a Apple está trabalhando em algo” com “a Apple vai vender algo”. Por exemplo, a própria Bloomberg disse em 2011 que a Apple criou um modelo menor e mais barato do iPhone. Este ano, eles insistiram no rumor, dizendo que ele estava previsto “para o fim de 2013″. Ele ainda não chegou.

Será que, em algum momento, um pequeno iPhone barato circulou pelo campus de Cupertino? Claro! Tim Cook está com um iPhone de 5,5 polegadas neste exato momento? Talvez! Isso não significa que você o verá nas lojas.

Se você quer outros motivos para não ficar tão animado sobre dois iPhones maiores – um deles muito, muito maior – basta olhar para a própria Apple. Estes são os protótipos do iPhone que foram revelados durante a disputa judicial com a Samsung:


Os rumores sobre qualquer um desses designs seria tão válido quanto a reportagem de hoje da Bloomberg. Só que eles estariam igualmente longe da realidade.

Pode apostar que haverá um iPhone maior algum dia; a Samsung vende muitos Galaxy Notes para isso não acontecer. O iPhone pode ter vidro curvado no futuro; seria um diferencial em meio a smartphones cada vez mais semelhantes. Não há dúvida de que Apple – assim como todo mundo – está se esforçando para melhorar a tecnologia do sensor de toque: há equipes em Cupertino dedicadas a resolver essas coisas.

Mas “testar” e “lançar” são duas coisas diferentes. Os dois iPhones maiores estão previstos para o segundo semestre do ano que vem, segundo a Bloomberg. Mas até lá, as demandas do mercado mudam, surgem limitações na cadeia de produção, e surgem ideias melhores. Quem sabe veremos uma tela curvada da Apple em 2014, ou até mesmo um phablet. Mas definitivamente não estamos apostando forte nisso – e você também não deveria. [Bloomberg]

Fonte: Barrett, Brian . "Apple estaria trabalhando em dois iPhones grandes – mas ela vai lançá-los?." Gizmodo Apple estaria trabalhando em dois iPhones grandes mas ela vai lanlos. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .




Bahia Notícias: Google lança serviço para localizar desaparecidos nas Filipinas



O Google lançou um serviço on-line para ajudar a encontrar desaparecidos após a passagem do tufão Hayan nas Filipinas. A página, chamada de Person Finder, permite que sobreviventes e familiares de desaparecidos possam publicar ou buscar informações sobre o paradeiro das milhares de vítimas da tragédia, a partir da inserção do nome da pessoa desaparecida. O programa também permite que agências de notícias e ONGs contribuam para o banco de dados e recebam atualizações e requisitar informações por SMS. A página foi criada em 2010 após o terremoto no Haiti e usada para elaborar a lista de vítimas na Maratona de Boston em abril deste ano.

Fonte: "Bahia Notícias / Notícia / Google lança serviço para localizar desaparecidos nas Filipinas - 10/11/2013." Bahia Notícias / Notícia / Google lança serviço para localizar desaparecidos nas Filipinas - 10/11/2013. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

Inovação Tecnológica: Filmadora panorâmica permite ver shows de qualquer ângulo



A câmera panorâmica pesa apenas 15 kg, contra os 80 kg de sua antecessora.[Imagem: HHI]

Filmadora panorâmica

Já imaginou usar o controle remoto para selecionar o ângulo da câmera que está transmitindo o show do seu artista favorito ou a partida do seu time de futebol?

E não é só virar para lá e cá, mas desfrutar de uma visão completa de 360 graus.

Esta é a proposta da nova câmera panorâmica desenvolvida pela equipe do professor Christian Weibig, do Instituto Heinrich Hertz, na Alemanha.

A OmniCam360 é formada por 10 câmeras individuais.

Mas, em vez de simplesmente apontar para 10 direções diferentes, como nas câmeras usadas pelo Google Street View, por exemplo, a OmniCam360 gera uma imagem única, sem qualquer distorção ou "costura" entre as imagens de cada câmera.

"Nós desenvolvemos um sistema de espelhos que desloca as pupilas de entrada das câmeras para um centro comum," explica Weibig.

Espelho e câmeras

O sistema de espelhos dirige a ação - a partida de futebol, por exemplo - até as câmeras de tal forma que todas tenham praticamente a mesma perspectiva.

Há apenas uma pequena sobreposição intencional de algumas colunas de pixels entre as imagens, para que o software possa uni-las de forma correta.

O sistema de espelhos também elimina a necessidade de calibrar a posição de cada câmera individual antes do início das filmagens - é só chegar ao local do evento e começar a filmar.

A câmera panorâmica pesa apenas 15 kg, o que significa que ela pode ser transportada por uma única pessoa e montada em um tripé - sua antecessora pesava nada menos do que 80 kg.

O primeiro teste da OmniCam360 será feito durante uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Berlim, que será transmitida ao vivo para o Japão.

Fonte: "Filmadora panorâmica permite ver shows de qualquer ângulo." Filmadora panorâmica permite ver shows de qualquer ângulo. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

INFO: Mais baratos e compactos, supercomputadores vêm para ficar


Medicina: supercomputadores viabilizam o sequenciamento do 
genoma humano.

“Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa.” A afirmação foi feita em 1977 por Ken Olsen, presidente e fundador da DEC, uma das primeiras empresas no mundo a fabricar mainframes – computadores com grande capacidade de processamento. A previsão, é claro, não se confirmou. Mais de três décadas depois, as pessoas não só têm diversos PCs em suas casas, como os carregam em bolsos e mochilas, em forma de smartphones, tablets e notebooks.

De acordo com Nelson Oliveira dos Santos, pesquisador de supercomputação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a afirmação de Olsen parece absurda hoje, mas fazia sentido na década de 1970, quando só grandes empresas investiam em computadores. “Este cenário se repete quando falamos de supermáquinas capazes de ocupar até uma centena de metros quadrados e fazer quatrilhões de operações por segundo”, diz Santos. Ele se refere aos equipamentos hoje restritos a instituições acadêmicas e centros de pesquisa, como unidades de análise meteorológica, que precisam fazer cálculos complexos. “O rápido avanço da supercomputação no mundo e a crescente necessidade de pequenas e médias instituições processarem grandes volumes de dados pressionarão a indústria a criar supercomputadores que possam ser instalados em data centers e compartilhados por várias empresas ou mesmo usados dentro de casa”, diz Santos.

O que é um supercomputador

Em termos simplificados, podemos dizer que um computador de alta performance (HPC, na sigla em inglês) é uma máquina capaz de processar dados em uma velocidade milhões de vezes superior a de um bom PC doméstico. Para se ter uma ideia, enquanto um computador usado em casa ou no trabalho é capaz de executar alguns milhões de cálculos por segundo, um supercomputador realiza quatrilhões de operações na mesma unidade de tempo – medida expressa em petaflop.

No Brasil, por exemplo, essa enorme capacidade computacional está disponível apenas para algumas instituições, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que usa esses recursos para prever o tempo. A Petrobras também possui alguns supercomputadores para realizar simulações e cálculos em operações extremamente complexas, como a exploração de óleo e gás em águas profundas.

De acordo com Santos, em até cinco anos, a redução nos custos dos supercomputadores e sua diminuição de tamanho permitirão também que hospitais, clínicas médicas e pequenos fabricantes industriais tenham acesso a essa tecnologia. “A medicina exigirá maior capacidade de processamento para sequenciar genomas, criar tratamentos personalizados e combater o câncer e outras doenças”, diz o especialista.

Fabricantes de veículos, autopeças e a indústria de construção civil também podem se beneficiar, gastando menos recursos com testes físicos, já que peças hoje destruídas em simulações de acidentes e testes de impacto poderão ser poupadas. “Essas operações poderão ser substituídas por experimentos virtuais. Com um supercomputador, você simula todas as reações de um carro em situações adversas, sem precisar que ele seja exposto a intempéries ou chocado contra uma parede”, diz Santos.

Supercomputação ao alcance

É provável que, em longo prazo, essas máquinas cheguem aos lares, ainda que por meio da locação de serviços de supercomputação em nuvem. Essa tendência deverá tornar o ser humano muito mais capaz de prever o futuro e simular cenários.

Além da viabilização de custos, a supercomputação precisará de uma fonte de energia limpa e abundante para suportar o enorme crescimento da demanda por processamentos e, claro, o resfriamento das máquinas. Desafios, no entanto, que não deverão impedir a consolidação dessa tendência.

Fonte: "Mais baratos e compactos, supercomputadores vêm para ficar." INFO. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .

BABOO: Videogame faz bem ao cérebro, afirma estudo


Jogar videogame é uma atividade cada vez mais comum na sociedade. Enquanto alguns amam os games e ressaltam vários pontos positivos, outros odeiam e dizem que eles trazem vários problemas. Eis que foi comprovado cientificamente que o videogame faz bem ao cérebro.


Videogame faz bem ao cérebro: cientistas constatam aumento considerável de massa cinzenta

Um estudo na área foi realizado em parceria entre o Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e o Hospital Santa Edwiges, ambos da cidade de Berlim, capital da Alemanha. O resultado mostrou que jogar games todo dia, mas de maneira moderada, estimula o crescimento da massa cinzenta – área do cérebro responsável por controle muscular, memória, linguagem e percepção sensorial.

Alguns pacientes adultos jogaram Mário 64 no videogame portátil Nintendo DS 30 minutos por dia, durante dois meses. Após esse período, os pesquisadores notaram um “aumento significativo da matéria cinzenta”, de acordo com publicação do site de notícias Mashable.

Segundo eles, houve melhora considerável em duas áreas do cérebro: o hipocampo bilateral e em algumas partes do córtex pré-frontal direito. O hipocampo é uma parte do cérebro que tem formato de ferradura e abrange os dois hemisférios, ele é o responsável pela formação da memória, assim como a ligação de informações sensoriais – como cheiros e sons.

O estudo também mostrou que a vontade de jogar também é algo positivo, pois os que demonstraram mais interesse tiveram ganhos maiores que os demais jogadores. Os cientistasacreditam que isso aconteceu devido à liberação da dopamina, substância utilizada pelo cérebro quando a pessoa está realizando uma atividade da qual ela gosta – além disso, ela também pode ajudar a aumentar a massa cinzenta.

Pesquisas nesse tipo podem ajudar em terapias no futuro, como ressaltou o Mashable. Isso porque o videogame pode se tornar uma atividade utilizada para ajudar na recuperação das pessoas. No entanto, o site não mencionou nenhuma pesquisa específica sobre o assunto.

Fonte: Brino , Vinicius . "Videogame faz bem ao cérebro, afirma estudo." BABOO: Videogame faz bem ao cérebro, afirma estudo. http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/videogame-faz-bem-ao-cerebro-afirma-estudo/?utm_source=feedly (accessed November 11, 2013).

Canatech: Na França, moradores de rua recebem smartphone para contar suas vidas no Twitter




Não é raro encontrarmos todo tipo de moradores de rua no nosso caminho para o trabalho, faculdade ou de volta para casa. Muitas vezes tecemos comentários debochados sobre eles e os negligenciamos, tapando o sol com a peneira e fingimos que um problema social não existe ali. Infelizmente são poucas as pessoas que se dispõem a saber e compreender os motivos que os levarão até ali e mais raras ainda as que se dispõem a ser agentes de mudança.

Pensando nisso foi que, na França, a Rádio França Internacional e a Fundação Abbé Pierre se uniram e lançaram o projeto "Tweet2Rue", para combater a exclusão social no país. Para tanto, o projeto entregou smartphones a cinco moradores de rua e os instruiu a compartilhar os fatos do seu dia a dia no Twitter.

Vítimas da recessão econômica que atinge a França, os participantes têm entre 24 e 47 anos e moram na rua há pelo menos 3 anos. "A melhor professora é a rua e a melhor escola é a vida", tuitou Nicolas, um dos franceses que participa do projeto.

Além de Nicolas (@nickopompons), também fazem parte da iniciativa Ryan (@usher226), Patrick (@kanter57640), Manu (@115toimeme) e Sébastien (@DjamaikaPtiseb), todos já com milhares de seguidores no microblog.

Segundo noticiou a Exame, os criadores do projeto afirmaram que a escolha do Twitter não foi arbitrária. Para eles, as mensagens curtas e diretas do serviço ajudam a criar uma visão mais digna desses moradores e isso poderá chamar atenção de outros potenciais participantes.

A página do projeto diz que essa é "uma forma escrita e social, que valoriza as capacidades interpessoais. Eles [os participantes] falam diretamente e longe dos julgamentos de aparências e criam assim o diálogo".

Fonte: "Na França, moradores de rua recebem smartphone para contar suas vidas no Twitter." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/twitter/Na-Franca-moradores-de-rua-recebem-smartphone-para-contar-suas-vidas-no-Twitter/ (accessed November 11, 2013).

Folha de S.Paulo: Coreia do Sul enfrenta Google com regras excêntricas para a internet




A Coreia do Sul é um dos países mais avançados do mundo em termos de conexões digitais. Tem banda larga em toda parte e operando em velocidades de matar de inveja muitos americanos. Sua internet, porém, também leva o título de uma das mais excêntricas do planeta.

Há um toque de recolher para o uso de internet em jogos on-line, por crianças em idade escolar; os adultos que desejem jogar fora do horário permitido precisam fornecer número de documento para provar que são maiores.

Até o ano passado, quem comentasse qualquer coisa na rede tinha a obrigação judicial de fazê-lo usando seu nome real.

Uma busca simples pode ser uma experiência infrutífera na web sul-coreana, porque os operadores de muitos sites, entre os quais os de diversos ministérios do governo, bloqueiam o acesso dos serviços de busca que tentam indexar suas páginas.

Os viajantes que desejem ir de carro do aeroporto internacional de Gimpo ao bairro de Gangnam, em Seul, não podem usar o Google Maps --o sistema só oferece instruções quanto ao acesso via transporte coletivo, e não para motoristas.

A internet pesadamente regulamentada causa surpresa a muita gente, inclusive a muitos sul-coreanos, porque o país é uma forte democracia, com economia vibrante e aparentemente muito bem preparada para a era digital.

Os sul-coreanos estiveram entre os primeiros a adotar os jogos on-line e os smartphones. O país conta com gigantes da tecnologia, como a Samsung e a LG.Mas a internet por lá opera em lógica claramente diferente.

O governo do país tem suas razões, até bem intencionadas algumas vezes. O toque de recolher, por exemplo, foi adotado para resolver as preocupações com jovens viciados em videogames.

As restrições de segurança que a Coreia do Sul tem em vigor desde o final da guerra da Coreia limitam as operações do Google Maps, reclama a empresa. A justificativa é que a exportação de dados cartográficos é proibida para impedir que eles caiam em poder do vizinho, a fortemente armada Coreia do Norte.

Já a Comissão dos Padrões de Comunicações da Coreia, uma agência regulatória, bloqueia qualquer material que considere reprovável, motivada pela pornografia.

"É irônico, em um país muito elogiado por sua avançada infraestrutura digital, que haja tantas restrições", disse Kim Keechang, professor de direito na Universidade da Coreia que trabalha em um livro sobre a regulação do uso da rede naquele país.

MUDANÇA À VISTA?

As companhias estrangeiras de internet, principalmente o Google, dizem que as regras coreanas as impedem de concorrer com as rivais locais.

A Coreia do Sul é um dos poucos grandes mercados nos quais o Google não é o serviço de busca dominante. A rival sul-coreana Naver tem o maior número de usuários.

Mas as críticas internas à abordagem estão crescendo. Os defensores das liberdades civis contestaram com sucesso a regra que requeria que usuários de listas de discussão fornecessem seus nomes reais, confirmados pelo sistema nacional de registro de identidade.

Um tribunal decidiu no ano passado que a norma, introduzida em 2007 para controlar o bullying depois de uma onda de suicídios, era violação de privacidade.

Agora, o governo da presidente Park Geun-hye está trabalhando para relaxar algumas das outras regras. Ela quer encorajar a criatividade no setor de tecnologia, muito bom no desenvolvimento de hardware e na exportação de software e serviços.

MAPAS MELHORES

Em setembro, o governo prometeu aliviar as restrições que afetam os serviços de mapas, o que ajudaria empresas de fora a resolver dúvidas quanto aos nomes de lugares.

Um órgão do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte anunciou que começaria disponibilizando um mapa digital em inglês. Google e afins poderiam usufruir disso a partir do ano que vem, mas as decisões serão tomadas com lupa.

Hoje, o Google adapta seus mapas em inglês para os mapas que a Coreia fornece, usando apenas dados do sistema de transporte, pois são informações públicas.Mas, para fornecer outros serviços, como instruções para motoristas, informações de tráfego e plantas de aeroportos, as informações precisariam ser processadas em servidores fora da Coreia do Sul, algo proibido hoje.

Além disso, a escala do novo mapa oficial em inglês é de 1:25.000, o que, segundo o Google, não basta para fornecer os detalhes precisos de forma suficiente para orientar pedestres e carros sobre calçadas, cruzamento de ruas e semáforos, por exemplo.

O Google sustenta que as regras são injustas, pois empresas locais, como a Naver, usam escalas mais detalhadas --o argumento para isso é que os dados são armazenados no país. Para estrangeiros, porém, a utilidade é pequena, afinal tudo está grafado em coreano.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Fonte: PFANNER, ERIC . "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 11 Nov. 2013. .