sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Olhar Digital: Ações do Facebook chegam a US$ 80 e batem recorde

Olhar Digital: Ações do Facebook chegam a US$ 80 e batem recorde:

Depois da Apple bater seu recorde de ações e chegar a US$ US$ 104,08, foi a vez do Facebook ultrapassar sua marca nesta quinta-feira, 23. Os papéis da empresa alcançaram US$ 80, como reporta o Mashable.

O novo preço da ação significa que a capitalização de mercado da rede social gira agora, em torno de US$ 208 bilhões, deixando para trás gigantes como a IBM (US$ 162 bilhões), Amazon (US$ 145,2 bilhões) e Intel (US$ 162,3 bilhões).

O último recorde do Facebook havia sido registrado no dia 30 de setembro deste ano, com as ações em US$ 79,04. Ainda de acordo com o Mashable, o valor das ações do serviço aumentaram 10% em relação à semana passada e 46% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: "Olhar Digital: Ações do Facebook chegam a US$ 80 e batem recorde."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/acoes-do-facebook-chegam-a-us-80-e-batem-recorde/44841>.

Olhar Digital: Nova máquina de escrever mistura nostalgia e tecnologia moderna

Olhar Digital: Nova máquina de escrever mistura nostalgia e tecnologia moderna:

Existem pessoas que sentem falta da boa e velha máquina de escrever, normalmente quem precisa criar textos e não consegue ou não pode lidar com as distrações de um computador com internet, como escritores ou (cof, cof) jornalistas. Ao mesmo tempo, as facilidades da tecnologia fazem muita falta. Para este público existe a Hemingwrite, uma máquina de escrever que mistura a nostalgia com alta tecnologia.

ReproduçãoA máquina de escrever possui uma telinha de e-ink (mesmo material usado nas telas dos Kindles e outros e-readers) que consome pouquíssima energia. O pequeno display, de 6 polegadas, mostra tudo que é digitado no preciso e confortável teclado mecânico do aparelho e permite comodidades como as teclas “delete” e “backspace”.

A Hemingwrite possui uma bateria que dura 6 semanas, graças ao baixo consumo. Além disso, ela possui conectividade Wi-Fi que permite que seus textos fiquem salvos automaticamente na nuvem. Tudo isso dentro de uma carcaça de alumínio elegante e resistente.

O problema é que, como seus antepassados, a Hemingwrite é bastante pesada, totalizando quase 2 kg, tornando incômodo o seu transporte por aí. Mas, para quem está em casa e precisa escrever um texto e não pode se distrair, poucas opções parecem melhores.

O produto ainda está em fase de protótipo e, portanto, ainda não existe previsão de início das vendas e preço.

Fonte: "Olhar Digital: Nova máquina de escrever mistura nostalgia e tecnologia moderna."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44840

Olhar Digital: Tecnologia lê emoções para prever fracassos no cinema

Olhar Digital: Tecnologia lê emoções para prever fracassos no cinema:

Com o sucesso do streaming e dos torrents, assistir filmes no cinema se tornou algo menos comum e, consequentemente, menos lucrativo para a indústria cinematográfica. Além disso, um filme sempre esteve suscetível à aprovação do público. 

Pensando nisso, uma empresa americana originada do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criou o Affectiva, software que faz a leitura de expressões faciais para medir a reação positiva ou negativa dos espectadores.

Segundo a BBC, a tecnologia ainda tem a capacidade de medir outros dados, como até mesmo o batimento cardíaco. No entanto, os fundadores do Affectiva garantem usar o programa apenas em plateias que tenham consetido no seu uso.

No futuro, softwares como o Affectiva podem servir como uma arma poderosa para os estúdios, já que as prévias atuais nem sempre ajudam na medição de aprovação do público. Com a tecnologia, seria possível compreender cena por cena o que se passa na cabeça da pessoa que está assistindo o filme.

Fonte: "Olhar Digital: Tecnologia lê emoções para prever fracassos no cinema." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/448

Olhar Digital: Convite para novo serviço de e-mail do Google já custa R$ 381 no eBay

Olhar Digital: Convite para novo serviço de e-mail do Google já custa R$ 381 no eBay:
Reprodução

Na última quarta-feira, 22, o Google lançou um serviço chamado Inbox que tem a ambiciosa missão de revolucionar o e-mail. Ele já está disponível, mas é preciso ter convite, o que gerou oportunidade de lucro na web.

Uma pessoa que conseguiu o convite resolveu leiloá-lo pelo eBay. Há algumas horas era preciso pagar cerca de US$ 50 (R$ 125,16), mas às 16h o lance mais alto estava em US$ 152,50 (R$ 381,76).

O vendedor, identificado como bpatel90 e que tem 90,9% de feedback positivo no eBay, diz que encerrará o leilão no sábado, 25. Até lá o valor tende a subir mais.

O Inbox parece uma mescla entre o Mailbox, aplicativo de gerenciamento de e-mails que se tornou bem popular e foi comprado pelo Dropbox, e o Google Now, assistente pessoal do Google. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: "Olhar Digital: Convite para novo serviço de e-mail do Google já custa R$ 381 no eBay." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/448

Olhar Digital: Facebook lança aplicativo com chat anônimo

Olhar Digital: Facebook lança aplicativo com chat anônimo:

O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 23, um novo aplicativo chamado Rooms, que permitirá que seus usuários conversem entre si de forma anônima. O app é diretamente inspirado nas clássicas salas de bate-papo, tão populares no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

O aplicativo não utilizará um login no Facebook, nem qualquer outro tipo de conta que permita sua identificação. O serviço permitirá que sejam encontradas salas com temas específicos para troca de ideias, relembrando os saudosos tempos de Bate-Papo do UOL.

O gerente de produto Josh Miller confirma que a inspiração veio diretamente desta época mais clássica da internet, que, segundo ele, é uma experiência que ainda não foi recriada na era dos smartphones.

Diferente do Secret, aplicativo que causou polêmica no Brasil, o serviço não tem o objetivo de fazer com que seus usuários conversem com amigos. O objetivo é reunir pessoas que tenham um interesse em comum para que eles discutam de forma anônima.

As salas podem ser criadas pelos próprios usuários, com qualquer tema. No entanto, elas requerem um convite para participação. Para entrar em uma nova, a pessoa precisa receber um QR code que pode ser publicado em qualquer lugar da internet ou, quem sabe, impresso e colado em algum lugar fora da internet. Tirando uma foto do código, o aplicativo reconhece a sala, e o usuário passa a ter acesso a ela.

O app chegou nesta quinta-feira à App Store, e é uma exclusividade do iOS, pelo menos até o momento. Outra limitação imposta pelo Facebook é que ele será disponibilizado apenas nos EUA, Reino Unido e outros países de língua inglesa.

Fonte: "Olhar Digital: Facebook lança aplicativo com chat anônimo." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/448

Olhar Digital: 100 pessoas têm algumas semanas para decidir o futuro da internet

Olhar Digital: 100 pessoas têm algumas semanas para decidir o futuro da internet:

Até o dia 27 de novembro um grupo formado por pouco menos de 100 pessoas precisa chegar a um consenso para decidir o futuro da internet global. E boa parte desse debate ocorrerá por e-mail.

O grupo em questão é o CWG, que está encarregado de reorganizar o trabalho que vem sendo tocado há 14 anos pelo ICANN, organização responsável pela distribuição de domínios na rede e que deixará as funções (conhecidas como IANA).

Conforme explica o The Register, o CWG é formado por 19 membros oficiais e 78 participantes. Na quarta-feira, 22, eles realizaram sua terceira conferência sobre a substituição do ICANN. Tanto a terceira, quanto a primeira, em 6 de outubro, ocorreram via telefone. Só a segunda reunião foi presencial, em Los Angeles, na Califórnia.

De lá pra cá, dois copresidentes da organização abandonaram seus postos, sendo substituídos a tempo para a conversa de ontem, que não parece ter sido muito produtiva. Na primeira meia hora foram discutidos pontos como "o CWG deve operar de forma transparente" e "todas as propostas do CWG devem assegurar a estabilidade contínua e a segurança da internet".

Os próximos 30 minutos se foram em meio a uma proposta de dividir o trabalho em subgrupos, então a meia hora seguinte foi ocupada pelos presentes que se voluntariavam para atuar em cada subgrupo. Como isso gerou confusão, ficou acertado que os interessados deveriam se voluntariar novamente, por e-mail, após o fim da conferência.

Nos 30 minutos finais as pessoas apenas organizaram a próxima reunião, que deve ocorrer presencialmente em Amsterdam entre 19 e 20 de novembro - cerca de 1/6 do grupo poderá participar.

As deliberações precisam terminar no dia 27 de novembro. Até lá o CWG precisa ter uma proposta concreta sobre como levará adiante o trabalho do ICANN, que influencia milhões de pessoas no mundo. E o The Register lembra que no mesmo dia 27, uma quinta-feira, ocorre o Dia de Ação de Graças norte-americano, um feriado mais popular no país do que o Natal.

Fonte: "Olhar Digital: 100 pessoas têm algumas semanas para decidir o futuro da internet." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4483

UOL: Em poucos cliques, AccountKiller apaga contas em redes sociais

Em poucos cliques, AccountKiller apaga contas em redes sociais :
    Account Killer ajuda a apagar cadastros em serviços como Facebook
    Remover uma conta ou um perfil de uma rede social pode ser trabalhoso.

    A página AccountKiller ajuda a apagar cadastros em serviços como Facebook, Twitter, Skype, contas do Google (que inclui plataformas como Gmail e Google+) e WhatsApp.

    O processo é rápido. Assim que o usuário clica no serviço desejado, tem acesso a um link que o redireciona à página de remoção de conta. Em casos como o do WhatsApp, o AccountKiller apresenta instruções para apagar a conta e o aplicativo.

    Algumas ferramentas em especial, como o Spotify, exigem o envio de um e-mail com algumas informações pessoais para apagar o perfil. Nesses casos, o AccountKiller fornece as instruções e o endereço de e-mail para solicitar a remoção.

    O AccountKille rorganiza as redes sociais por cores. As pretas (chamadas de Blacklist) são as que não permitem que o usuário remova o cadastro. As brancas (Whitelist) autorizam que as contas sejam removidas facilmente. As páginas em que os perfis podem ser apagados, mas com dificuldade, são marcadas em cinza.


Amigos, amigos. Assuntos privados à parte. Mas, quando você menos espera, aquele seu ""amigo"" publica no seu mural do Facebook uma mensagem que você preferiria manter longe dos olhos bisbilhoteiros. Ou ainda aquela sua ""amiga"" marca você em uma foto na praia... de biquíni. Veja a seguir algumas dicas para não perder a amizade na rede social.

O AccountKiller também tem a ferramenta SiteCheck. Trata-se de uma extensão para instalação em navegadores. Ela permite que, antes de efetuar o cadastro em um determinado site, o usuário consulte os termos de remoção de conta.

Na sessão "Submit a Site", o internauta pode enviar uma sugestão ou ajudar a atualizar informações.

No geral, o AccountKiller cumpre o que promete. Um ponto negativo, contudo, é a página estar toda em inglês, o que pode dificultar o uso para quem não tem conhecimento do idioma. Além disso, o excesso de informações em sua interfacecomplica a localização dos serviços.

Fonte: "Em poucos cliques, AccountKiller apaga contas em redes sociais - Notícias - Tecnologia." Em poucos cliques, AccountKiller apaga contas em redes sociais - Notícias - Tecnologia. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/24/em-poucos-cliques-accountkiller-apaga-contas-em-redes-sociais.htm>.

INFO: As 10 competências mais valorizadas nos profissionais de TI

INFO: As 10 competências mais valorizadas nos profissionais de TI:

O que as empresas precisamO site de anúncio de vagas de emprego Adzuna divulgou um levantamento que indica quais são as competências mais pedidas pelas empresas que procuram profissionais de TI.

O levantamento faz parte do estudo sobre as tendências para o mercado detrabalho na áreas de TI e mercado digital. Para chegar às 10 competências mais pedidas, foram analisadas mais de 27 mil vagas de emprego, usando como base as palavras-chave utilizadas nos anúncios de vagas para o setor.

Confira, na tabela abaixo, o que os recrutadores mais pedem ao anunciar oportunidades de emprego em TI.


Palavras chave
% de anúncios
Java
25.99%
Inglês (Idioma)
15.70%
CRM (Customer Relationship Management)
11.06%
Certificação/Comprovante
10.50%
Aplicativo Mobile
10.26%
Google Analytics
9.11%
Big Data
8.71%
C++ (Linguagem de programação)
6.22%
Games
4.96%
iOS
4.04%

Fonte: "As 10 competências mais valorizadas nos profissionais de TI." INFO. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2014/10/as-10-competencias-mais-valorizadas-nos-profissionais-de-ti-1.shtml>.

Olhar Digital: Microsoft consegue dobrar receita com Surface

Olhar Digital: Microsoft consegue dobrar receita com Surface:

A Microsoft divulgou nesta quinta-feira, 23, os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2015. De acordo com o relatório, a companhia teve uma receita de US$ 23,20 bilhões, com lucro líquido em US$ 4,5 bilhões.

A receita aumentou em relação ao ano passado (US$ 18,530 bilhões), no entanto, o lucro líquido caiu 14% em comparação com o período correspondente em 2013 (US$ 5,420 bilhões). Segundo o The Verge, essa queda nos lucros pode ser explicada pelos US$ 1,140 milhões gastos nas despesas de integração e reestruturação após a aquisição da divisão de celulares da Nokia.

Em compensação, o Surface, tablet da companhia, foi responsável por um quarto das receitas, graças ao lançamento do Surface Pro 3 no final de junho. Apesar do número de vendas do produto ser um mistério, a Microsoft afirma que a receita obtida com o Surface foi de US$ 908 milhões neste trimestre, cerca de 127% a mais que o ano passado (US$ 400 milhões).

Já em relação ao Xbox, a empresa divulgou que as vendas do console chegaram a 2,4 milhões no período analisado, contudo, sem divulgar os números referentes ao Xbox One e o Xbox 360.

As receitas com licenciamento do Windows diminuíram 2% no primeiro trimestre de 2015, incluindo PCs e laptops. Por fim, a Microsoft disse ter vendido 9,3 milhões de smartphones na linha Lumia, o que representa um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2013 (8,8 milhões).

Fonte: "Olhar Digital: Microsoft consegue dobrar receita com Surface." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 24 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/microsoft-consegue-dobrar-receita-com-surface/44843>.