sexta-feira, 24 de maio de 2013

SECOM - BA: Publicação traz balanço das principais ações do Estado nos últimos seis anos:


Veículos de comunicação, empresários e a população baiana podem conhecer melhor as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com o lançamento da revista ‘6 anos de Governo’, que tem como tema ‘Faz mais pela Bahia. Faz mais pelos baianos’. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (23), no Palácio Rio Branco, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Comunicação, Robinson Almeida e outras autoridades.

Com 120 páginas, a revista tem uma programação visual moderna e informações sobre as principais ações do Governo do Estado entre 2007 e 2012. As informações não estão agrupadas por secretarias, mas por áreas, com ações e programas comuns entre os diversos setores do governo. Durante a cerimônia foi lançado também o livro ‘Baianos’ do fotógrafo Manu Dias, coordenador de fotografia da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).

Segundo o governador, a boa qualidade da informação é um direito da democracia e da cidadania. “Aqui não se trata de uma ação de propaganda, é muito mais uma prestação de contas, colocando o conjunto daquilo que foi realizado. Este é um dever de qualquer governante, explicar e prestar conta aos donos do poder, que é o povo”.

Destaques

Dentre os assuntos abordados na revista, Wagner destacou a atração de investimentos, que ele classificou como fundamental. “São quase 400 novas empresas implantadas ou em implantação, que geraram, em seis anos e quatro meses, 519 mil novos empregos. Eu destacaria também as obras para a convivência com a seca. Estou chegando agora do interior, a adutora do São Francisco é uma obra grandiosa que representa a redenção daquela região”.

O jornalista Ney Bandeira, diretor da TV Aratu e representante das TVs privadas no Conselho Estadual de Comunicação, aprovou a iniciativa da publicação. “Quanto mais você informa, muito mais credibilidade você passa pelo seu trabalho, e a Secretaria Estadual de Comunicação tem tido uma atuação muito eficaz, muito presente. A revista é um meio muito interessante de se fazer o balanço das ações do governo e a sua publicação já é muito esperada no mercado”.

Serviço

O secretário Robinson Almeida disse a comunicação tem que ser entendida como um serviço. “A população tem o direito de se informar e acompanhar as ações de governo. Nós fazemos isto por vários instrumentos, seja pelo conteúdo das notícias produzidas diariamente, por meio da publicidade e também com publicações como esta, proporcionando ao leitor uma visão de conjunto do estado”.

De acordo com o secretário, a revista é um balanço do conjunto de ações realizadas pelo Estado, incluindo obras sociais e de políticas públicas de saúde, educação, segurança, água, saneamento, infraestrutura e logística. “Com isso o governo cumpre seu papel de prestar conta das suas ações, descortinando também o futuro, falando sobre a Ferrovia Oeste-Leste, a Ponte Salvador-Itaparica, o metrô Salvador-Lauro de Freitas, obras que vão mudar definitivamente o nosso desenvolvimento econômico, interiorizando as oportunidades”.

Baianos

Manu Dias disse que a ideia do livro de fotografia começou em 2005, quando ele concluiu outro trabalho, chamado ‘A alma das ruas’. “Com o final de um projeto, comecei a pensar em outro, sobre a formação étnica do nosso povo, e comecei a pesquisar, aproveitando a oportunidade de trabalhar com o governador Jaques Wagner, o que me proporcionou uma mobilidade muito grande.

Manu diz que fez uma pré-seleção de 1,5 mil imagens, das quais foram escolhidas cem. “É uma tentativa de apresentar um mosaico de cada pedacinho da nossa cultura, da nossa sociedade, do povo baiano”.

Fonte: "Publicação traz balanço das principais ações do Estado nos últimos seis anos — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/23/publicacao-traz-balanco-das-principais-obras-do-estado-nos-ultimos-seis-anos (acessado May 24, 2013).

INFO: Anatel aprova novo regulamento para banda larga fixa


 
Com o regulamento, a contratação de provedores de 
acesso passa a ser facultativa.

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou novo regulamento para o serviço de banda larga fixa. A partir de agora, a contratação de provedores de acesso para o serviço de ADSL - serviço de banda larga fixa prestado pelas concessionárias de telefonia fixa - deixa de ser obrigatória e passa a ser facultativa. Essa exigência nunca existiu para a banda larga a cabo, satélite e móvel.

Embora boa parte seja gratuita, ainda assim a contratação de outra empresa incorre em custos para as companhias, que são repassados ao consumidor, argumentou o relator da proposta, conselheiro Marcelo Bechara.

A Anatel decidiu ainda manter o provimento de acesso à internet como um serviço de valor adicionado, sobre o qual incide ISS, e não torná-lo um serviço de telecomunicações, que recolhe ICMS. A diferença é que a média das alíquotas de ICMS é de 5%, enquanto a alíquota de ICMS pode chegar a 30%, dependendo do Estado.

A Anatel também vai facilitar a entrada de novos players no mercado de telecomunicações. O valor das outorgas para prestação de serviços de banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura será reduzida de R$ 27 mil para R$ 9 mil. Se uma empresa estiver interessada em oferecer apenas banda larga, a outorga, hoje em R$ 9 mil, cairá para R$ 400. Atualmente, existem cerca de 3,8 mil prestadores de serviço nessa área.

A ideia é aumentar a competição no setor, principalmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros, onde apenas as concessionárias de telecomunicações oferecem esse tipo de serviço, e baixar os preços dos serviços para o consumidor final. Assim, as pequenas terão condições de funcionar como uma empresa de telecomunicações completa e oferecer pacotes convergentes com os três serviços. É o primeiro passo para que a Anatel passe a trabalhar com a outorga unificada.

No novo regulamento da Anatel, Bechara decidiu não discutir a neutralidade da rede, mas o conselheiro Rodrigo Zerbone pediu que o regulamento inclua a obrigação de que as empresas do setor respeitem esse conceito. O assunto deve ser definido nas discussões do marco civil da internet no Congresso Nacional.

Fonte: "Anatel aprova novo regulamento para banda larga fixa - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/anatel-aprova-novo-regulamento-para-banda-larga-fixa-23052013-51.shl?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

G1: Só 12% das escolas têm computador instalado na sala de aula, diz estudo


 
Computador portátil na sala de aula.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgada nesta quinta-feira (23) mostra que a grande maioria das escolas brasileiras já possui computador, mas apenas 12% delas instalou o equipamento dentro das salas de aulas. De acordo com a terceira edição da pesquisa TIC Educação 2012, 823 das 856 escolas incluídas na amostra do estudo, realizado entre setembro e dezembro do ano passado, possuem pelo menos um computador. Mas a sala de aula é onde menos se encontra um deles.

O local da escola onde é mais comum encontrar um computador é a sala da diretoria: 86% delas já estão equipadas. Depois, vem o laboratório de informática. Segundo a pesquisa, 82% deles possuem computadores. Em 65% das salas de professores é possível encontrar uma dessas máquinas, e as bibliotecas ou salas de estudos dessas 823 escolas também têm pelo menos um computador em 47% dos casos.

Em 41% das escolas existem computadores em outros locais, segundo os dados.
Locais da escola com pelo menos um computador*:

86% das salas dos diretores
82% dos laboratórios de informática
65% das salas dos professores
47% das bibliotecas
12% das salas de aula

*Pesquisa TIC Educação 2012

Entre as 102 escolas com computador instalado na sala de aula, quem faz uso principal da máquina é o professor (98%). A porcentagem de alunos que acessam o equipamento é de 72%.

Já no laboratório de informática, 93% dos alunos e 91% dos professores usam a máquina diretamente.

A biblioteca ou sala de estudos é o local onde o computador é usado com menos frequência: quem faz mais uso dele são os alunos (75%), professores (74%) e funcionários (63%).

A pesquisa apontou ainda que segue crescendo o número de professores que levam seu próprio notebook para a escola. Em 2012, 53% dos docentes deslocaram seu equipamento de uso pessoal para a sala de aula. Em 2011, essa porcentagem foi de 50% e, no ano anterior, foi de 47%. No total, 1.159 professores afirmaram que possuíam um computador portátil em casa.

Outros 140 professores disseram que já têm um tablet de uso pessoal. Neste caso, 34% deles leva o aparelho à escola. No caso dos professores de escola particular, essa porcentagem aumenta para 46%. Entre os docentes da rede pública, 28% usam o equipamento na escola.

Acesso à internet móvel e em casa

De acordo com os dados divulgados pelo CGI.br, 67% dos estudantes participantes da pesquisa têm computador em casa e 60% deles possuem acesso à internet. Na divisão de alunos da rede pública e da privada, porém, a diferença é grande.

Enquanto apenas 62% dos alunos de escolas públicas possuem um computador em casa, e 54% têm acesso à internet, no caso dos estudantes matriculados em colégios particulares essas porcentagens são de 94% e 91%, respectivamente.

A pesquisa também revelou que, pela primeira vez, a maior parte dos alunos afirmou ter aprendido sozinho a usar o computador e a internet. De acordo com os dados, 48% deles disseram que começaram a navegar sem o auxílio de outras pessoas.

Entre os 3.376 alunos que usam o celular para acessar a internet, 35% dos que são de escolas públicas acessam a internet pelo celular na escola, mas quase todos eles (92%) também usam o aparelho para navegar na web em outros locais.

No caso dos estudantes da rede particular, a porcentagem dos que acessam a internet pelo celular dentro do colégio é maior: 52% deles fazem esse uso de seus telefones enquanto estão na escola, e 92% repetem a atividade fora dela.

O principal uso da internet citado pelos alunos é a pesquisa escolar (86%), seguido dos trabalhos escolares sobre um tema (76%), da lição de casa (63%) e dos jogos educativos (55%).

Fonte: "G1 - São 12% das escolas têm computador instalado na sala de aula, diz estudo - noticias em Educação." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/05/so-12-das-escolas-tem-computador-instalado-na-sala-de-aula-diz-estudo.html?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

TechTudo: Vídeo mostra recursos incríveis que Google Glass pode ganhar no futuro


O Google Glass ainda não está disponível para os consumidores, mas já tem despertado a imaginação de muita gente. Em um vídeo publicado no YouTube pela agência Playground, os óculos inteligentes do Google ganham novas funções, além daquelas anunciadas pela fabricante. Com eles, seria possível, por exemplo, fazer a soma dos produtos comprados no supermercado.

 
Google Glass mostra o saldo restante do cartão de crédito.

Para os esportistas, que tal dar uma volta de bicicleta, acompanhando o trajeto percorrido, a velocidade e quanto ainda falta para chegar? O aplicativo Navigation, do Google Maps, pode ser usado enquanto você pedala, dirige ou caminha. O usuário receberia sua localização precisa através de coordenadas de GPS, além de poder acessar mapas.

Outras funções imaginadas para o Glass são as notificações de e-mail e mensagens em tempo real. Com o reconhecimento de fala dos óculos, o usuário poderia, inclusive, responder ao e-mail sem precisar utilizar as mãos. Além disso, o usuário poderá consultar horários, previsão do tempo, reservas de passagens aéreas, compromissos, compartilhamento de fotos e vídeos, além de outras funções.

Segundo o Google, os óculos terão 16 GB, câmera com 5 megapixels e som transmitido por vibrações conduzidas através dos ossos do crânio, entre outras especificações. Para saber mais sobre o Google Glass, você pode as primeiras impressões do TechTudo. Em breve, teremos um review completo!


Fonte: Quevedo, Bruno . "Vídeo mostra recursos incríveis que Google Glass pode ganhar no futuro - Notícias - TechTudo." TechTudo - A tecnologia descomplicada. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/google-glass-ganha-navegacao-gps-e-outras-funcoes-em-video-do-youtube.html (accessed May 24, 2013).

IDG Now!: Google lança novo fundo de investimentos para tecnologia


A Google está lançando um fundo através do qual vai fazer investimentos em empresas de tecnologia, revelou um executivo da companhia nesta quarta-feira, 22/5.

O Google Capital será anunciado nos próximos meses, mas já fez três investimentos até ao momento, disse Mike Pearson, sócio (“partner”) da Google Capital, na conferência Red Herring 2013 em Monterey, Califórnia.

Ao contrário do Google Ventures, que tenda a fazer investimentos em um estágio inicial das empresas, o novo braço de investimentos, o Google Capital, será voltado para o “lado de crescimento do mercado”, disse Pearson durante um painel na conferência.

Os fundos de risco tendem a fazer investimentos menores nas empresas, enquanto os fundos de capital por vezes podem investir valores significativamente maiores. “Há uma grande quantidade de pessoas lá fora fazendo coisas incríveis e nós devemos ser capazes na Google de os alavancar”, disse Pearson.

O executivo não identificou as empresas em que a Google Capital já investiu, mas disse que o fundo irá focar em áreas adjacentes ao negócio da Google, incluindo potencialmente a infraestrutura de Internet e o vídeo digital. Pearson também não revelou o tamanho inicial do fundo ou forneceu qualquer outro detalhe.

Startups

A Google já opera o fundo Google Ventures, através do qual investe em “startups” em segmentos como computação móvel, jogos, Big Data e ciências da vida. O fundo já financiou mais de 150 empresas até à presente data, incluindo a Nest e a DocuSign. E, em novembro de 2012, anunciou um aumento de capital para 300 milhões de dólares por ano.

Um dos projectos atuais da Google Ventures é o Glass Collective, para financiar “startups” que estão querendo construir produtos para o futuro sistema de realidade aumentada do Google Glass. Outros investimentos foram feitos na RetailMeNot, TuneIn e Pocket.

Em alguns casos, outras empresas adquiriram startups nas quais a Google fez investimentos, disse ele. O Google Capital poderia fornecer à Google uma forma de ter mais controle sobre as empresas em que a Google Ventures investe. “A Google quer ter a certeza de que está lá para o ciclo de vida da empresa”, disse Nikkhoo. “Eles querem ter a certeza de que controlam os ativos estratégicos ao longo do caminho”.

O Google Capital pode se concentrar em áreas como comércio móvel, serviços baseados em localização, ou tecnologias de distribuição de conteúdos mais personalizados e resultados de pesquisas, disse Pearson.

Fonte: Miners, Zach . "Google lança novo fundo de investimentos para tecnologia | IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/blog/demo/2013/05/23/google-lanca-fundo-de-investimentos-para-tecnologia/ (accessed May 24, 2013).

INFO: Relatório confirma disparidade de preço de internet entre países


 
Anistia Internacional aponta que os preços dos pacotes 
de internet têm peso maior no orçamento dos habitantes 
de países em desenvolvimento.

São Paulo – Relatório divulgado pela Anistia Internacional confirmou que os preços de pacotes de internet oferecidos para os países subdesenvolvidos ainda são muito caros.

Ao utilizar dados da União Internacional de Telecomunicações, a entidade afirmou que, assinaturas de 500 MB para dispositivos móveis custam, em média, 11,3% da renda per capita mensal dos usuários que vivem em países em desenvolvimento. Para os habitantes das nações desenvolvidas, esse mesmo pacote tem peso de apenas 1,2% em seus rendimentos.

Quando calculam os pacotes de banda larga por modem, a diferença é ainda maior. As assinaturas de 1 GB oneram 24,7% da renda per capita nos países em desenvolvimento, enquanto nos Estados desenvolvidos esse mesmo pacote influencia 2,2% dos rendimentos.

Na África, continente que abriga a maior quantidade de países subdesenvolvidos, os pacotes de banda larga de 1 GB possuem preços que atingem mais de 50% da renda per capita mensal dos cidadãos.

As previsões da Anistia Internacional também indicaram que, até o final de 2013, a banda larga móvel atenderá 2,07 bilhões de assinantes em todo o mundo. Isso equivale a 28,9% da população mundial.

Os números da entidade apontam que Ásia e Oceania são as regiões com mais usuários, com 895 milhões de conexões. Mesmo assim, por conta do tamanho populacional, esse número equivale a apenas 22% das pessoas que moram nessas zonas geográficas.

O segundo continente com mais usuários é a América, com 460 milhões de conexões, seguido por Europa (422 milhões), Rússia e nações da Comunidade de Estados Independentes (129 milhões), Estados árabes (71 milhões) e África (11 milhões).

Fonte: Tanji, Thiago . "Relatório confirma disparidade de preço de internet entre países - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/relatorio-confirma-disparidade-de-preco-de-internet-entre-paises-23052013-20.shl?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

IDG Now!: Cibercriminosos brasileiros investem em golpes para roubar Bitcoins



Crackers utilizam técnicas para redirecionar acessos feitos a site de câmbio de Bitcoin, afim de roubar as credenciais de login e as moedas virtuais da vítima

Cibercriminosos estão roubando Bitcoins por meio de golpes que utilizam técnicas de configuração automática de proxy (PAC) maliciosos e domínios de phishing, segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab.

De acordo com o analista sênior de malware da empresa no Brasil, Fábio Assolini, as técnicas PACs (ou Proxy Auto-Config) são originalmente usadas por administradores de sistemas em todo o mundo em algumas grandes redes corporativas. "[A configuração automática de proxy] é uma característica benigna e aceita por todos os navegadores modernos. Ela contém uma função para redirecionar sua conexão para um servidor proxy específico", explica.

Ao infectar a vítima com o Cavalo de Troia, os crackers se aproveitam dessa característica para redirecioná-la a um domínio de phishing hospedado no servidor proxy malicioso, caso ela acesse alguns dos sites listados no script - como quando ela tenta acessar o mtgox.com, um popular site de câmbio de Bitcoin. O objetivo do golpe é roubar as credenciais de login e, consequentemente, as moedas virtuais do usuário.

"O malware modifica os arquivos prefs.js, inserindo o proxy malicioso nele", explica Assolini."Para certificar que o proxy malicioso continuará no sistema, um DLL malicioso é inserido na inicialização pelo rundll32.exe para que o proxy seja sempre reescrito, caso seja removido." 

A família do malware foi identificada como Trojan.Bat.Proxy e atinge usuários do Internet Explorer, Chrome e Firefox.

Assolini recomenda aos usuários desse tipo de serviço que ativem a autenticação de dois fatores disponível no próprio site do serviço, para evitar cair em um golpe como esse. 

Vale lembrar que o site legitimo apresenta um certificado de autenticação, que aparece do lado esquerdo da barra de endereços do navegador, como mostra a imagem:


Fonte:"Cibercriminosos brasileiros investem em golpes para roubar Bitcoins - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/23/cibercriminosos-brasileiros-investem-em-golpes-para-roubar-bitcoins/ (accessed May 24, 2013).

INFO: Recife garante recursos para ampliar Porto Digital


 
Vista aérea da região do Porto Digital, parque tecnológico 
no centro histórico de Recife.

Rio de Janeiro - Financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 8,8 milhões vai permitir a estruturação do Porto Mídia, considerado o ponto de partida para a implementação de iniciativas no campo da economia criativa no Porto Digital, parque tecnológico do centro histórico do Recife.

O contrato foi firmado hoje (23), na sede do banco, no Rio de Janeiro. Os recursos não reembolsáveis são oriundos do Fundo Cultural do BNDES.

O diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, informou à Agência Brasil que o financiamento consolida a operação de expansão do parque tecnológico, que tem 12 anos de existência e era dedicado até então apenas à área de tecnologia da informação (TI). O local reúne 150 empresas de TI que faturaram no total R$ 1 bilhão, ou cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano, no ano passado.

“Considerando a necessidade de o Porto Digital se expandir e o potencial enorme que a cidade do Recife tem para as atividades da chamada economia criativa, em especial as áreas de games [jogos eletrônicos], audiovisual, música e design, o Porto Digital endereçou essa questão e contou com apoio do BNDES”, disse.

A verba será aplicada na reforma de um imóvel histórico que se acha hoje em ruínas, conhecido como Convento, localizado em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no chamado Recife Antigo. Os recursos serão utilizados também na aquisição de equipamentos e na instalação de estúdios e laboratórios no local. Francisco Saboya tem a convicção de que, uma vez pronto, o Porto Mídia do Recife “será uma das mais importantes plataformas de fomento à economia criativa no Brasil”.

O projeto para o Porto Mídia já está aprovado pelo Iphan e pela prefeitura do Recife. Com a assinatura do contrato, o Porto Digital está liberado para efetuar a contratação dos primeiros serviços, relativos à obra de restauração. A expectativa é que o prédio esteja pronto para funcionar como núcleo de empreendedorismo e tecnologia voltada à economia criativa em dois anos e meio, informou Saboya.

Enquanto as obras são feitas, o Porto Mídia terá a sua primeira fase inaugurada em julho próximo. As atividades funcionarão provisoriamente em outro imóvel, em uma escala menor, até a conclusão das obras no prédio histórico. “Ou seja, a gente inicia a operação do Porto Mídia agora, provavelmente em agosto, e, paralelamente, restaura o outro imóvel, adquire e instala os novos equipamentos em uma escala maior e transfere, em dois anos e meio, a operação para lá”.

Segundo Francisco Saboya, o apoio financeiro do BNDES é importante para o Porto Digital do Recife, porque é estruturante. “É um apoio para estruturar um equipamento que será a âncora do polo de economia criativa do Recife”.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, assegurou ao assinar o contrato que o projeto do Porto Mídia do Recife “é uma combinação virtuosa de nossa política de apoio ao restauro do patrimônio histórico com o fomento à economia criativa e à tecnologia”. Os recursos do banco correspondem a 60% do investimento total do projeto.

Fonte: "Recife garante recursos para ampliar Porto Digital - TI - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/recife-garante-recursos-para-ampliar-porto-digital-23052013-45.shl?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

Portal A TARDE: Usar celular ou tablet à noite pode prejudicar o sono


Luz emitida pela tela da tablet inibe 
indutor natural do sono.

Más notícias para os fãs de Angry Birds, Candy Crush Saga, viciados em Facebook e outras formas de entretenimento digital. Passar muito tempo olhando para a tela de seu smartphone ou tablet durante a noite pode prejudicar o sono e, consequentemente, a sua saúde. O alerta é do especialista Charles Czeisler, da Faculdade de Medicina de Harvard, em um artigo publicado na edição desta quinta-feira, 23, da revista inglesa Nature.

O tipo de luz emitida por esses dispositivos, segundo Czeisler, é especialmente prejudicial à indução natural do sono, associada aos chamados ciclos circadianos. E em um mundo em que as pessoas já dormem tradicionalmente pouco, e mal, isso pode ser um problema sério para a saúde. Várias pesquisas publicadas nos últimos anos revelam uma forte ligação entre privação de sono e a ocorrência de doenças como obesidade, diabete, problemas cardiovasculares, enfraquecimento do sistema imunológico e até câncer.

"O sono é essencial para a nossa saúde física e mental. Por isso, é vital que aprendamos mais sobre o impacto do consumo de luz e outras formas pelas quais nosso ‘modo de vida 24 horas’ afeta o sono, os ritmos circadianos e a saúde", afirma Czeisler.

Exposição à luz - O "relógio biológico" do organismo é naturalmente controlado pela exposição à luz. Quando a única fonte de luz era o Sol, esse controle era simples: ou era dia ou era noite. Desde que a luz elétrica foi inventada, porém, criou-se uma área cinzenta - ou de penumbra - cada vez maior entre esses dois períodos, que desregula toda a fisiologia do organismo associada aos estados de alerta e sono.

"A exposição à luminosidade no período da noite interfere na liberação de melatonina, que é o hormônio que faz a gente ter vontade de dormir", diz a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ela, há sensores na retina dos olhos que, quando expostos à luz, bloqueiam a liberação do hormônio.

"O resultado é que muita gente continua checando e-mails, fazendo lição de casa ou vendo TV até tarde sem nem se dar conta de que já está no meio da noite", diz Czeisler na Nature.

O fator complicador dos tablets, smartphones, laptops e outros gadgets luminosos, segundo ele, é que a luz do tipo LED usada para iluminar suas telas é rica em radiação azul (de menor comprimento de onda), que interfere muito mais nos ciclos circadianos do que a radiação vermelha ou laranja (de maior comprimento de onda), que prevalece nas lâmpadas incandescentes e na luz natural do entardecer - que inicia a liberação de melatonina.

O período mínimo de sono recomendado pelos médicos é de sete a nove horas por dia. Nos Estados Unidos, porém, cerca de 30% das pessoas empregadas dormem menos do que seis horas, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, citados pela Nature.

Na cidade de São Paulo, a população dorme em média seis horas e meia por dia, segundo pesquisa realizada em 2007 pelo Instituto do Sono da Unifesp (a mais recente disponível). Quase 80% dos paulistanos sofrem de algum distúrbio do sono e mais de 45% têm dificuldade para dormir.

Diferença - Para a publicitária Nicole Bichueti, de 31 anos, a impressão é de que o tablet causa mais insônia do que o smartphones. "Em casa, uso para ler textos extensos, mas evito fazer isso antes de dormir, pois me tira o sono", afirma. "Já com o celular, no qual acesso as redes sociais, costumo ficar até antes de dormir e sinto pouca diferença."

Ela afirma, porém, que quando precisa de boas horas de sono deixa o celular de lado. "Se estou cansada e preciso realmente dormir, nem olho o telefone para não cair em tentação." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: "Portal A TARDE - Usar celular ou tablet à noite pode prejudicar o sono." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1505821?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

Gizmodo: Como uma impressora 3D ajudou uma criança a respirar novamente



Quando Kaiba Gionfriddo nasceu, seus pais nunca esperavam ter que olhar, sem poder fazer nada, como sua traqueia entrava em colapso diariamente e impedia ele de respirar. Eles estavam desesperados – e então quando uma equipe de pesquisadores sugeriu que uma impressora 3D poderia ajudar, eles agarraram a chance.

Então uma equipe da Universidade de Michigan começou a estudar imagens em alta resolução para estudar a traqueia e brônquios de Kaiba, e então começou a montar alguns designs com ajuda de computadores. Usando dados de tomografias computadorizadas, eles conseguiram criar modelos 3D precisos das suas delicadas vias respiratórias – enfraquecidas por uma doença chamada traqueobroncomalácia – e desenvolveram uma tala que poderia ser usada para ajudar a dar suporte a elas. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.

Depois de ser projetada, a tala foi impressa em 3D usando um biopolímero chamado policaprolactona que, ao longo de dois a três anos, é completamente reabsorvido pelo corpo. Ano passado, a tala foi costurada em torno das vias respiratórias de Kaiba para expandir os brônquios, dando-lhe uma estrutura rígida de apoio para ele crescer ao redor.

Apenas 21 dias após a operação, o suporte de ventilação de Kaiba foi retirado – ele não precisava mais dele. O Doutor Scott Hollister, professor de engenharia biomédica por trás do implante impresso em 3D, explica como isso animou sua equipe:

O material que usamos foi uma ótima escolha para isso. Demora de dois a três anos para a traqueia se remodelar e crescer até um estado bom de saúde, e esse é o tempo que o material demora para se dissolver no corpo. O caso de Kaiba é definitivamente o ponto alto da minha carreira até agora. Construir algo que um cirurgião conseguiu usar para salvar a vida de uma pessoa? É uma sensação ótima.

Claro que esta não foi a primeira vez que a impressão 3D teve efeito positivo na medicina, mas é um resultado fantástico de qualquer jeito – e também dá uma esperança a 1 em 22.000 bebês que sofrem de casos de traqueomalácia. Estamos felizes que Kaiba – e seus pais – pode respirar agora.

Fonte: CONDLIFFE, JAMIE . "Como uma impressora 3D ajudou uma criança a respirar novamente." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/como-uma-impressora-3d-ajudou-uma-crianca-a-respirar-novamente/?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

CanalTech: Google Glass, o mundo não precisa de você agora



A partir do momento em que os eletrônicos saem do seu bolso ou da sua mesa de trabalho e se grudam à pele, temos um novo patamar tecnológico. A tecnologia de vestir promete mais integração e flexibilidade – seja na hora de tirar uma foto, descobrir um endereço no mapa ou se conectar a pessoas. Fáceis de serem assimilados, como um relógio inteligente, ou ousados, como lentes de contato que permitem visualizar informações, os gadgets de vestir estão começando a virar assunto, principalmente devido ao anúncio do Google Glass, os óculos inteligentes da gigante da internet.

Recentemente, o Google disponibilizou uma versão do produto para ser testada por alguns entusiastas e jornalistas de tecnologia. Apesar de empolgados com o conceito, a conclusão a que chegaram é que o produto ainda exige certo nível de refinamento e que não estaria pronto para uso – a empresa espera conseguir colocá-lo à venda já em 2014. A capacidade do Google de tornar o produto user friendly e poderoso em pouco menos de um ano não é de se duvidar, contudo, entra em pauta um segundo fator que pode ser decisivo para o sucesso do Glass: quem estaria realmente disposto, hoje, em andar por aí com um óculos tão ciborgue?

Usar o produto envolve também uma questão bastante delicada: a privacidade. Com uma câmera acoplada à armação, é possível registrar e rapidamente compartilhar qualquer momento em qualquer lugar onde você esteja. Pare e pense: você se sentiria confortável conversando com um amigo que usa o Google Glass, correndo o risco de ter todas as suas informações registradas?

Mesmo com ressalvas, o buzz em torno do Glass tem sido grande. Mas por que as pessoas estão falando tanto e bem dele? Mais do que apoiar fatos, há um certo tom de esperança no discurso que rodeia o produto. Um dia ele poderá ser a revolução da tecnologia de vestir. Será mesmo?

Além do potencial?

Há algumas décadas, Bill Gates afirmou que 640 k de memória RAM seriam suficientes para qualquer computador – o seu, atualmente, deve ter no mínimo 2 GB ou 4 GB. Mesmo ele tendo negado a frase anos depois, jornalistas e pessoas ligadas à indústria da tecnologia garantem que Gates realmente disse aquilo. Tudo bem, ele é o pai do Windows e um dos responsáveis por criar o conceito de computador pessoal, mas esse deslize na previsão rende risadas até hoje. Afinal, como um dos gênios da informática pode ter pisado na bola dessa forma? 

Talvez seja esse mesmo medo de ridicularização futura que está garantindo ao Google Glass, hoje, um hype grande demais para o que ele merece. Afinal, se eu digo hoje que óculos inteligentes são excessivamente ciborgues para a nossa sociedade e que um smartphone dá conta do recado, serei a dona de uma bola de cristal falida daqui alguns anos, quando, quem sabe, todos nós caminharemos por aí com 6 olhos – dois originais, dois do óculos, uma câmera e uma tela de LCD.


Se estamos dispostos a encarar um novo patamar tecnológico, comecemos com calma a revolução ciborgue. Em vez dos óculos inteligentes, por que não um relógio que consiga se conectar com o smartphone, que obedeça comandos de voz e que traga consigo aplicativos para facilitar o dia a dia, como já foi especulado em diversos rumores? Quando o assunto é assimilar tecnologia e fazê-la dar certo, não é a opinião dos entusiastas que conta. É preciso saber se as pessoas, como um todo, estão dispostas a usá-la – e ao que tudo indica, apesar de bacana, um par de óculos tecnológicos parece estar um pouco além do nosso tempo. 

No cenário da tecnologia atual, os netbooks já viraram poeira, os notebooks perderam lugar para os magérrimos e potentes Ultrabooks e os smartphones já estão atingindo um estado de perfeição, em que oferecem processadores excelentes, câmeras que substituem as máquinas fotográficas, baterias melhores e um corpo fino e leve. Os televisores e monitores vão pelo mesmo caminho, trazendo cores mais realistas, experiências de imersão e carcaças finas. Previsível e por vezes entediante, o universo da tecnologia precisa de um sopro de vida. 

Há três anos, foi o iPad que abriu espaço para uma nova categoria de gadgets: os tablets. Porém, estes vão pela mesma trilha dos smartphones e parecem ter pouca inovação a oferecer. Cabe ao Google Glass, então, a missão de revolucionar. Parece estar nele as esperanças de todos os geeks do mundo, sedentos por novidades, e que enxergam em um projeto incipiente a promessa de um futuro. 
Relógio inteligente antes, Google Glass depois

Quem sabe não é hora da Samsung ou da própria Apple apresentarem um relógio inteligente e roubarem os holofotes do Glass? Também baseado no conceito de tecnologia para ser vestida, o relógio inteligente envolve menos tecnologias revolucionárias e pode estar mais perto de se tornar real em um futuro próximo. Além disso, ver alguém falando com o relógio é um pouco menos esquisito do que interagir com um par de óculos. 


A tecnologia a ser vestida traz inúmeras vantagens de integração, mas pular do smartphone para o Google Glass é ser apressado demais. Assim como existiu um netbook entre o notebook e o tablet, precisamos de um relógio inteligente — ou de algo mais próximo da nossa realidade — antes de ditarmos comandos para os óculos. É uma simples questão de nos acostumarmos a um novo tipo e tecnologia, que se une ao corpo. O Google Glass é um conceito válido e que pode ser explorado de forma a beneficiar e, por que não, revolucionar nossas vidas. Porém, tudo tem seu tempo e esta ainda não é a sua hora.

Fonte: Rasmussen, Bruna . "Google Glass, o mundo não precisa de você agora - Google Glass." Canaltech. http://www.canaltech.com.br/materia/google-glass/Google-Glass-o-mundo-nao-precisa-de-voce-agora/?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).

Olhar Digital: Estudantes criam tênis que gera energia ao caminhar

Estudantes criam tênis que gera energia ao caminhar

Um grupo de alunos de engenharia da Universidade Rice, nos Estados Unidos, criou um protótipo que aproveita a energia cinética gasta com passos para gerar eletricidade. 

O desafio, promovido pela empresa Cameron International, tinha como objetivo levantar ideias sobre como fornecer energia a partir de atividades humanas.

O aparelho, batizado de PediPower, é acoplado à sola do sapato e tem uma espécie de alavanca que é acionada cada vez que o pé entra em contato com o chão. Esse movimento faz girar um conjunto de engrenagens conectadas a um motor preso à lateral do sapato.

Testes preliminares mostram que o aparelho é muito grande e desajeitado para ser utilizado regularmente. Mesmo assim, os estudantes esperam que o projeto seja levado adiante por outros alunos, e que o protótipo seja refinado com a diminuição do tamanho e aumento do potencial energético.

Segundo um dos porta-vozes, a ideia é que o PediPower possa ser utilizado para carregar eletrônicos como celulares e outros aparelhos portáteis. A longo prazo, espera-se que também seja uma forma de gerar energia para corações artificiais, marcapassos e outros aparelhos médicos devido à parceria da Cameron International com o Instituto do Coração do Texas.


Fonte: "Olhar Digital: Estudantes criam tênis que gera energia ao caminhar." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/jovens-americanos-criam-prototipo-que-gera-energia-ao-caminhar (accessed May 24, 2013).

IDG Now!: Vírus que se propaga pelo Skype atingiu mais de 80 mil pessoas na AL



Um novo vírus que se propaga via Skype foi identificado pela empresa de segurança ESET e já atingiu mais de 80 mil pessoas em toda a América Latina. No mundo, a ameaça atingiu cerca de 300 mil usuários.

A vítima recebe por meio de mensagem via chat um link encurtado pela ferramenta do Google (goo.gl), que a redireciona a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo. É lá que o vírus é baixado e instalado na máquina. O texto é a típica mensagem relacionada a fotos, para incentivar o alvo a abrir o link malicioso.

"Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google", alerta Sebastián Bortnik, Gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse worm”, complementa.

O vírus foi identificado como Win32\Kryptik.BBKB.

Fonte: "Vírus que se propaga pelo Skype atingiu mais de 80 mil pessoas na AL - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/22/virus-se-propaga-pelo-skype-e-atingiu-mais-de-80-mil-pessoas-na-al/ (accessed May 24, 2013).

Olhar Digital: iPhone é o que mais sofre com erros de software, revela pesquisa


O iPhone é tido como um dos smartphones mais seguros devido ao controle rígido da App Store, em contraste, por exemplo, com o Android, líder em aparelhos afetados por malwares. No entanto, a segurança de um sistema ou plataforma pode levar em consideração outros aspectos, como erros de software.

Levantamento feito pela empresa de segurança digital Sourcefire revela que o iPhone é o smartphone com mais vulnerabilidades descobertas nos últimos cinco anos. Diferentemente de vírus, entende-se vulnerabilidade como erros no software que podem facilitar a invasão de hackers, explica o engenheiro da Sourcefire Ricardo Marques, em entrevista à Mobiletime.

Tais erros podem ser corrigidos com a atualização do software assim que são descobertos pelo fabricante e, portanto, não apresentam riscos imediatos. No entanto, os números do iPhone superam em muito os dos concorrentes: entre 2007 e 2012, foram identificadas 210 vulnerabilidades, contra 24 do Android, 14 do Windows (Windows CE, Windows Mobile, Windows Phone e Windoes RT) e 11 do Blackberry. A lista completa das falhas do celular da Apple pode ser encontrada aqui.

Fonte: "Olhar Digital: iPhone é o que mais sofre com erros de software, revela pesquisa." OlharDigitalTecnologiaparavocê!.http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/iphone-e-o-smartphone-com-mais-vulnerabilidades,-revela-pesquisa (accessed May 24, 2013).

IDG Now!: Twitter lança serviço para ajudar marcas a faturarem na rede



O Twitter parece estar cada dia mais interessado em ajudar as marcas a faturarem com a rede social. 

De acordo com o Mashable, o serviço de microblogging anunciou um serviço que permite que as empresas registrem seus usuários e seus e-mails (para promoções ou associações) diretamente de dentro de um tuíte. 


Imagem do Mashable mostra exemplo de como serviço funcionará

A novidade se chama “Lead Generation Card” e, ao clicar para expandir o tuíte, aparecerá uma opção para se inscrever e seu e-mail do Twitter já estará preenchido. "O cartão Lead Generation torna mais fácil para os usuários manifestarem interesse no que sua marca oferece", escreveu Mitali Pattnaik, gerente de produto da rede social, em um post de blog. "Os usuários podem facilmente e de forma segura compartilhar seu endereço de e-mail com um negócio sem sair do site ou ter que preencher um formulário complicado”.

O novo cartão Twitter já foi testado em algumas marcas, como New Relic e Priceline, e o site planeja tornar o cartão disponível também para as pequenas empresas no futuro, em nível mundial.

Fonte: "Twitter lança serviço para ajudar marcas a faturarem na rede - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/05/22/twitter-lanca-servico-para-ajudar-marcas-a-faturarem-na-rede/ (accessed May 24, 2013).