segunda-feira, 10 de junho de 2013

SECOM - BA: Nova lei do audiovisual é discutida no Diálogos de Comunicação



O Conselho Estadual de Comunicação Social realizou nesta sexta-feira (7), no auditório anexo da Assembleia Legislativa da Bahia, a segunda palestra do Diálogos de Comunicação. Desta vez, o ciclo discutiu a nova lei do audiovisual, além da distribuição regional de conteúdo. 

O evento trouxe para Salvador o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, que falou sobre o novo marco legal do audiovisual e respondeu as perguntas do público. Também participaram da discussão o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro, e o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim. A mediação foi feita pelo secretário de Comunicação Social e presidente do conselho estadual, Robinson Almeida.


Para Manoel Rangel, a lei nº 12.485, que trata da produção audiovisual, trouxe a obrigação de conteúdo brasileiro na TV por assinatura, com focos regionais e jornalísticos. “A nova legislação criou uma demanda interessante por novas produções, pela exibição do que já foi produzido e da colocação em prática de uma série de projetos que estavam aguardando espaço. Ainda existem dois desafios: consolidar o avanço dos últimos dois anos e lançar um programa de desenvolvimento do audiovisual”.

Ele ressaltou a importância de que os governos estaduais atuem na elaboração de políticas locais que busquem iniciativas para desenvolver o audiovisual e impulsionem a produção. “É preciso que todos os sotaques brasileiros sejam ouvidos e que possamos garantir a participação de todos os estados nesse novo momento. A Bahia se destaca nesse cenário como um dos polos produtores e com um governo que está atento e propondo políticas”.

Programa Estadual de Fomento

Entre as políticas propostas pelo governo da Bahia, está o Programa Estadual de Fomento (PEF). De acordo com Pola Ribeiro, o programa é um aglutinador de recursos captados no mercado para produção audiovisual de várias naturezas – capacitação, distribuição, produção – e um patrimônio construído neste governo.

Este evento está inserido no conjunto de palestras e debates promovidos pelo Conselho Estadual de Comunicação Social para aprofundar a discussão de temas de interesse da cadeia produtiva baiana de comunicação e publicidade. A primeira palestra foi realizada no dia 10 de maio, com o tema Políticas de Inclusão Digital e Banda Larga.

Robinson Almeida destacou o papel do conselho na promoção dos debates que buscam tratar a comunicação social como um direito do cidadão e como um serviço imprescindível para a democracia. “Começamos com a discussão da inclusão digital e hoje trazemos o audiovisual. Vamos debater ainda a democratização do acesso, rádios comunitárias e uma pauta extensa que leva o assunto até a sociedade, fortalecendo a cidadania”.

Fonte: "Nova lei do audiovisual é discutida no Diálogos de Comunicação — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/06/07/palestra-dialogos-de-comunicacao-aborda-producao-de-conteudo-audiovisual (accessed June 10, 2013).

Convergência Digital: Lei das antenas: Teles propõem guia de melhores práticas



Com parte de um conjunto de ações que denotam um compromisso entre as prestadoras de serviços de telefonia celular e o poder público para que os usuários da tecnologia móvel sejam atendidos na velocidade necessária, o SindiTelebrasil e o CPqD criaram um Guia das Melhores Práticas para a Implantação das Estações Rádio Base. O projeto foi apresentado por Carlos Duprat, diretor da SindiTelebrasil, e Fernando Basseto, gerente de Tecnologia de Serviços do CPqD, durante a 13ª edição da Rio Wireless.

O Guia faz parte do esforço de minimizar os impactos visuais da infraestrutura, acelerar e simplificar os licenciamentos. Basseto explicou que o Guia é uma forma de estabelecer diretrizes e padronização para a expansão da infraestrutura do serviço de telefonia móvel no País. Segundo o gerente de Tecnologia de Serviços do CPqD, o projeto também contribui para fomentar um ambiente favorável à competitividade e ao planejamento de longo prazo das prestadoras de serviço.

“Desenvolvemos o projeto com o intuito de incrementar a qualidade, a confiabilidade e a segurança, contribuindo assim para melhorar os serviços prestados aos usuários. Sem dúvida é um prova de um modelo de colaboração entre as empresas prestadoras e agentes das administrações públicas”, afirmou Basseto.

O Guia contempla o conceito de baixo impacto visual. Trata-se de um esforço em estabelecer entre as prestadoras um novo conjunto de valores, atitudes e práticas, com objetivo de conciliar a qualidade de serviço (QoS e QoE) com uma redução do impacto visual das ERBs. Estão contempladas nos documentos as áreas urbana e rural, assim como construções históricas e tombadas.

“As prestadoras propõem critérios objetivos de garantia da QoS e de redução do impacto visual das ERBs (QoE), sempre em conformidade com as legislações aplicáveis”, comentou Duprat. As diretrizes expostas no documento se aplicam tanto aos municípios que não têm legislações que disciplinem a questão, quanto aos que já as possuam. “Porém, sempre permitindo que essas diretrizes acompanhem as mudanças decorrentes da adoção de novas tecnologias ou das necessidades do setor”, ressaltou Basseto.

Fonte: Liskaukas , Suzana . "Lei das antenas: Teles propõem guia de melhores práticas - Convergência Digital - Telecom." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33953&sid=8&utm_source=feedly#.UbXUSdIp9Ns (accessed June 10, 2013).

Convergência Digital: Empresa brasileira entra na briga do pagamento móvel

Empresa brasileira entra na briga do pagamento móvel

Tornar qualquer celular - seja ou não um smartphone - um meio de pagamento e ampliar a oferta de serviços e benefícios para usuários de aparelhos móveis é o que motivou o Grupo Nexxera a ampliar sua holding com a criação da NexxPago, nova processadora de grande porte, especializada em transações virtuais, mobile, além do tradicional plástico.

Segundo Edson Silva, presidente do Grupo Nexxera, o foco é alcançar os mercados do Brasil e América Latina. “De um lado existem grandes bases de clientes carentes de serviços e do outro existem grandes e inovadoras empresas com vontade de estreitar e expandir relacionamento com seu cliente. Nós ouvimos o mercado, formamos um time de especialistas, e agora estamos entregando a forma mais eficiente, segura e moderna de operar cartões físicos e mobile”, diz Edson Silva.

A partir dos produtos da NexxPago, os emissores e os usários poderão atrelar o celular como extensão do seu meio de pagamento convencional que ainda é culturalmente bem recebido, o plástico. Mas também terão em mãos uma nova mídia transacional, “democrática, segura e conveniente, além de multimídia e multimoeda”, segundo a empresa. Os módulos de processamento da NexxPago permitem a criação de bandeira própria (private labels), bandeiras tradicionais globais e também programas de fidelidade. 

“Criamos formas dos emissores melhorarem performance, reduzindo despesas (originação, customização e fraudes) e oferecendo produtos que permitam novas receitas, gerando serviços que os clientes realmente desejam, sem colocar entraves tecnológicos”, explica Linconl Rocha, vice-presidente executivo da NexxPago. 

Serão disponibilizados, entre outros serviços, um gateway especializado em transações via smartphone - “o novo pagamento de contas”, afirma Rocha - uma plataforma B2B para alavancar a penetração de cartões na indústria primária, mobile banking e monetização das bases de fidelidade. Segundo o executivo, já em 2013, a empresa atuará como parceiro tecnológico de marcas globais que querem atuar no mercado local e precisam de "tropicalização" para se adaptar e crescer no mercado interno.

Com a criação da NexxPago, o Grupo Nexxera espera se consolidar como a principal opção de processadora do país, fornecendo ferramentas de fácil utilização. “Oferecemos uma solução brasileira, inteligente e com a robustez e segurança de quem conhece e atua há mais de 20 anos no mercado financeiro nacional, fornecendo serviços sensíveis para mais de 70 bancos no país”, conclui Rocha.

Fonte: "Empresa brasileira entra na briga do pagamento móvel - Convergência Digital - Internet Móvel 3G-4G." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33984&sid=17&utm_source=feedly#.UbXUPdIp9Ns (accessed June 10, 2013).

INFO: EUA e China negociam trégua para ciberguerra



São Paulo - O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, tentaram cuidadosamente evitar um confronto público direto sobre segurança cibernética na abertura de uma cúpula de dois dias destinada a forjar os laços mais próximas entre os líderes das maiores economias do mundo.

Obama descreveu a polêmica questão cibernética como "águas desconhecidas." O presidente disse que ele e Xi discutiram assuntos cibernéticos apenas de maneira ampla durante sua primeira rodada de conversações, mas prometeu que uma discussão mais completa ocorrerá. Ele afirmou que era essencial que os EUA e a China alcançassem um "entendimento firme" sobre as questões cibernéticas, mas evitou acusar a China de orquestrar a invasão por hackers de computadores do governo e empresas americanas.

"Devido ao incrível avanço da tecnologia, a questão da segurança cibernética e a necessidade de regras e abordagem comum serão cada vez mais importantes", disse Obama em uma entrevista coletiva com Xi na Califórnia.

Xi, que assumiu o poder na China em março, disse que a China não foi responsável pelas alegadas invasões. Ele afirmou que seu país também foi vítima de espionagem cibernética, mas não culpou ninguém pelas ações.

Falando mais amplamente, o líder chinês disse que ele e Obama acreditam que os dois países podem se aproximar um do outro de uma maneira "que é diferente do confronto e conflito inevitáveis". Ele convidou Obama para viajar à China para uma reunião similar, prometendo continua as discussões por telefone e troca de carta com o presidente americano.

Após a entrevista coletiva, Obama e XI participaram que de um jantar de trabalho privado. Eles deverão realizar outras rodadas de conversações na manhã deste sábado.

À medida que as reuniões prosseguirem, Obama tentará lidar com a impaciência de XI em relação às provocações nucleares da Coreia do Norte. O líder chinês quer que a Coreia do Norte volte às negociações nucleares, embora não esteja claro se Pyongyang está pronta para mudar seu comportamento.

Xi deverá usar a cúpula para reforçar também reclamações da China de discriminação empresarial nos EUA e expressar preocupação com os esforços de Obama para expandir a influência americana na região da Ásia-Pacífico, que a China vê como uma tentativa de conter seu crescente poder.

Fonte: "EUA e China negociam trégua para ciberguerra - Segurança - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/eua-e-china-negociam-tregua-para-ciberguerra-09062013-1.shl (accessed June 10, 2013).

Olhar Digital: Anonymous divulga documentos secretos do governo dos EUA

Anonymous divulga documentos secretos do governo dos EUA


O governo americano está espionando os cidadãos. Em resposta, hackers do Anonymous mostraram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) também não tem sua privacidade protegida.

Em respostas às recentes revelações de que o órgão estava examinando dados telefônicos e de internet dos americanos, o grupo hacker divulgou uma série de documentos confidenciais da Agência.

“Esses documentos provam que a NSA está espionando você – e não apenas os americanos. Eles estão espiando cidadãos de 35 diferentes países. Esses documentos contém informações de como empresas estão envolvidas no GiG e Prism, dois dos planos de espionagem”, diz o Anonymous.

Os documentos estão todos disponíveis online nesse link

Fonte: 
"Olhar Digital: Anonymous divulga documentos secretos do governo dos EUA." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/anonymous-divulga-documentos-secretos-do-governo-norte-americano (accessed June 10, 2013).

Olhar Digital: Brasileiros podem ser afetados por espionagem do governo dos EUA



A notícia de que o governo americano trabalha com as maiores empresas de tecnologia do mundo para espionagem de usuários pode passar despercebida para os brasileiros, mas não deveria. Isso porque boa parte da comunicação brasileira na internet passa diretamente pelos backbones americanos, e está sujeita a vigilância.

O documento vazado que detalha como funciona o "PRISM" mostra como o grosso das informações que circulam na internet trafegam por meio de grandes empresas do país; justamente as empresas que têm parceria com o programa.


Segundo o documento de abril de 2013, que leva em conta um estudo de 2011 da TeleGeography, trafegam entre a América Anglo-saxônica (EUA e Canadá) e a América Latina cerca de 3 mil gigabits de dados por segundo. E toda essa informação pode ser diretamente monitorada pelo governo americano.

Além disso, é importante ressaltar que o Brasil é o país da América Latina com maior presença na internet, até pelo tamanho de sua população. Os brasileiros estão entre dos maiores usuários de redes sociais do mundo, ficando apenas atrás dos próprios Estados Unidos em número de usuários ativos no Facebook, que é um dos participantes do PRISM.


O problema pode ser visto em caso recente, em que a justiça brasileira entrou em disputa com o Google, que resistia em repassar informações de usuários que eram investigados por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude à licitação lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e tráfico de influência. A empresa, no entanto, afirmava que os dados não poderiam ser repassados porque estavam armazenados nos Estados Unidos, onde a legislação brasileira não se aplica.

Fonte: "Olhar Digital: Brasileiros podem ser afetados por espionagem do governo dos EUA." Olhar Digital-Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/brasileiros-podem-ser-afetados-por-espionagem-do-governo-dos-eua (accessed June 10, 2013).

INFO: Os grandes números da espionagem americana



São Paulo — O governo dos Estados Unidos criou, por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional), uma ferramenta gigante capaz de armazenar e analisar todas as informações coletadas pela inteligência americana em redes de computadores e na rede telefônica, revela uma reportagem do jornal/site britânico The Guardian.

A descoberta se soma a outras realizadas pelo jornal, de que a agência tem acesso a dados de gigantes da internet, como Google, Facebook e Apple, e a de que obtém, por meio de decisões judiciais secretas, os dados de ligações telefônicas de milhões de americanos em um sistema chamado PRISM.

Segundo o jornal e o governo, os conteúdos das mensagens não são espionados, mas sim informações como quem ligou ou mandou um e-mail para quem, de onde, quantas vezes etc.

O Boundless Informant (ou Informante Sem Limites), como foi batizado, é uma ferramenta secreta que compila todos esses dados. “A ferramenta permite que usuários escolham um país no mapa, vejam a quantidade de informações sobre ele e selecionem detalhes sobre as coleções de informações sobre este país”, diz um documento obtido pelo jornal.

Com a ferramenta, é possível saber a real dimensão da espionagem americana e a quem ela está direcionada. O Boundless Informant mostra que, apenas em março de 2013, foram 97 bilhões de informações coletadas em redes de computadores pelo mundo.

Uma das funcionalidades da ferramenta é um grande mapa de calor da espionagem americana mostrando que países do mundo islâmico são os mais espionados. Em primeiro lugar está o Irã, com 14 bilhões de informações; em segundo, o Paquistão, com 13,5 bilhões, seguido de Jordânia (12,7 bilhões), Egito (7,6 bi) e Índia (6,3 bi).

Fonte: Santiago, Renato . "Os grandes números da espionagem americana - Segurança - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/os-grandes-numeros-da-espionagem-americana-09062013-12.shl (accessed June 10, 2013).

INFO: Tecnologia é caminho para o sucesso, dizem jovens


 
No mundo inteiro, a Tecnologia é apontada como 
o tema de estudo mais importante para ter sucesso.

São Paulo — Em comparação com outros países, os jovens brasileiros têm uma visão muito positiva da tecnologia que, para eles, é o caminho para ter sucesso pessoal e contribuir para um mundo melhor. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Telefônica com o jornal Financial Times.

A pesquisa foi feita via internet com 12 mil jovens de 27 países, incluindo cerca de mil brasileiros. A faixa etária vai de 18 a 30 anos. Ela mostra que, no Brasil, 57% dos jovens acham que o avanço tecnológico reduziu a distância entre ricos e pobres. No mundo, só 38% concordam com isso.

E 71% dos brasileiros acreditam que a tecnologia cria mais oportunidades para todos – não só para um grupo restrito de pessoas. Esse otimismo também aparece em outras questões. 75% acreditam que terão oportunidade de se tornar empreendedores. A média mundial é 64%.

Essa atitude positiva também é vista em outros países da América Latina incluídos na pesquisa (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México). 85% dos latino-americanos acham que a tecnologia torna mais fácil conseguir um emprego.

E, no mundo inteiro, quando se pergunta o que é preciso estudar para ter sucesso na vida, a tecnologia aparece em primeiro lugar. Na América Latina, essa é a escolha de 34% dos jovens consultados.

Os latino-americanos se consideram avançados em tecnologia. 32% concordam totalmente que estão na ponta do avanço tecnológico (contra 19% no mundo inteiro). Mas há diferença entre os sexos. O percentual entre os homens é 39%. Entre as mulheres, 25%.

A diferença é maior quando se pergunta se a tecnologia influi no sucesso na vida. 44% dos homens dizem que sim, contra 22% das mulheres. Essa diferença também existe em outros continentes, mas é menor neles.

Para a maioria dos jovens ouvidos pela Telefônica, o acesso à tecnologia não é um problema (como a pesquisa foi feita via internet, ficaram fora as pessoas sem acesso à rede).

68% dos latino-americanos consultados dizem possuir um smartphone (a média mundial é 76%). Eles passam 7 horas conectados por dia, uma hora a mais que o tempo médio considerando o mundo inteiro.

Outra atitude que se destaca entre os brasileiros e demais latino-americanos é ter mais certeza do que farão no futuro do que os jovens de outros continentes.

No Brasil, 39% dizem saber exatamente onde querem estar daqui a dez anos. Considerando toda a América Latina, são 48%. Os dois números ficam bastante acima da média mundial, de 26% que sabem aonde querem chegar.

Com base nos resultados da pesquisa, a Telefônica identificou um grupo que ela chama de líderes do milênio. São os jovens que afirmam estar na ponta da tecnologia, acreditam que podem fazer diferença em seu país e acham que podem ser empreendedores.

“Esses líderes de amanhã acreditam que melhorar a educação e torná-la mais acessível é a melhor maneira de fazer diferença no mundo. Eles também acreditam que, para ter sucesso pessoal, devem estudar tecnologia”, diz José María Álvarez-Pallete, principal executivo de operações da Telefônica, num comunicado da empresa.

O Brasil é o nono país onde a porcentagem de líderes é maior. Aqui, 18% dos entrevistados atendem aos três requisitos. No mundo, só 11%. O país em melhor situação nesse aspecto é a Colômbia, com 27%.

Na análise da Telefônica, esse grupo é mais influenciado pela tecnologia e investe nela para ter sucesso na vida. Os líderes também são mais otimistas que os demais entrevistados. E são muito comprometidos com a carreira profissional.

Fonte: Grego, Maurício . "Tecnologia é caminho para o sucesso, dizem jovens - Carreira - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/carreira/tecnologia-e-caminho-para-o-sucesso-dizem-jovens-08062013-12.shl?3 (accessed June 10, 2013).

Canal Tech: Pesquisadores do Kaspersky Lab descobrem campanha de ciberespionagem



Pesquisadores do Kaspersky Lab anunciaram a descoberta do 'NetTraveler', uma família de programas maliciosos usados para ciberespionagem direcionada a organizações governamentais e Institutos de Pesquisa. Segundo a empresa de segurança, os programas têm comprometido com sucesso mais de 350 vítimas em 40 países.

Tais programas maliciosos são usados para vigilância secreta de computadores e estão atingindo tanto o setor público quanto privado, incluindo instituições governamentais, embaixadas, indústrias de petróleo e gás, centros de pesquisa, prestadores de serviços militares e ativistas.

Os especialistas da Kasperscky estão acompanhando essa campanha de ciberespionagem há anos, e descobriram que este malware vem sendo utilizado desde 2004, porém o maior número de amostras observadas foi criado entre 2010 e 2013. Atualmente, entidades de exploração do espaço, nanotecnologia, geração de energia, energia nuclear, lasers, medicina e comunicações têm sido os principais alvos do NetTraveler.

A disseminação do malware acontecia por meio de e-mails de phishing com anexos maliciosos no formato do Microsoft Office que utilizava duas vulnerabilidades conhecidas: CVE-2012-0158 e CVE-2010-3333. Embora a Microsoft já tenha publicado os pacotes de correções para elas, as vulnerabilidades ainda são amplamente usadas em ataques direcionados e têm se provado altamente eficazes.

Os dados obtidos pelos criminosos nas máquinas infectadas incluem listas de arquivos do sistema, keylogs e arquivos como PDFs, planilhas do Excel, documentos do Word, arquivos do CorelDraw e projetos do AutoCAD. Além disso, o NetTraveler pode ser personalizado para roubar outros tipos de informações sensíveis, tais como detalhes de configuração para um aplicativo ou arquivos de projetos.

O mapeamento com as vítimas do NatTraveler indica que o maior número de infecções foi detectado na Mongólia, seguido pela Rússia, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, China, Tajiquistão, Coreia do Sul, Espanha e Alemanha.


Fonte: "Pesquisadores do Kaspersky Lab descobrem campanha de ciberespionagem - Segurança." Canaltech. http://www.canaltech.com.br/noticia/seguranca/Pesquisadores-do-Kaspersky-Lab-descobrem-campanha-de-ciberespionagem/ (accessed June 10, 2013).

INFO: China bate recorde na supercomputação



São Paulo – Pesquisadores chineses declararam que o supercomputador Tianhe-2, que ainda está em fase de testes, atingiu uma velocidade de 30,6 petaflops.

O desempenho impressiona por dois motivos. Primeiro porque coloca o equipamento chinês na liderança e vanguarda da supercomputação.

O segundo motivo é porque o Tianhe-2 tem quase o dobro da velocidade do Titan, o supercomputador americano que detém o título de mais rápido do mundo pelo engenheiros e pesquisadores do Top500.

Se a velocidade for confirmada, a China será a líder da supercomputação mundial na próxima lista do Top 500. Um feito e tanto para o país, já que a comunidade cientifica chinesa começou o desenvolvimento de supercomputadores há poucos anos.

Teste – O Tianhe-2 está sendo testado e montado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Quando estiver pronto, provavelmente no final deste ano, o equipamento seguirá para o Centro Nacional de Supercomputação, em Guangzhou.

A máquina será usada em pesquisas acadêmicas e pelas Forças Armadas do país. Quando estiver pronta, a China prevê que ela consiga alcançar a velocidade de 100 petaflops por segundo. Mas não vai parar por aí.

O Tianhe-2 poderá ficar ainda mais rápido. Os engenheiros chineses o projetaram para receber upgrades. A expectativa é que em 2018, ele alcance 1000 petaflops de velocidade.

Uma curiosidade: a China desenvolve uma arquitetura própria para o Tianhe-2, ou seja, com desenho e engenharia feita em suas universidade e indústrias. Alguns componentes, como os processadores, são comprados de empresas de mercado.

Fonte: Candido, Fabiano . "China bate recorde na supercomputação - TI - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/china-bate-recorde-na-supercomputacao-08062013-23.shl (accessed June 10, 2013).

G1: Caso de espionagem abre debate sobre privacidade na web


 
Caso de espionagem abre debate sobre
privacidade na web.

As surpreendentes denúncias publicadas pelo jornal britânico The Guardian e o americano The Washigton Post sobre o alcance da vigilância do governo dos EUA sobre redes de comunicações internacionais abriram um acalorado debate sobre a questão da privacidade na internet.

Segundo os jornais, como parte de um programa de espionagem chamado PRISM (sigla em inglês para Métodos Sustentáveis de Integração de Projetos), agentes da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA na sigla em inglês) teriam acesso direto aos servidores de uma série de grandes empresas que manejam redes de comunicações privadas na web, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple, além de acessarem informações da rede de telecomunicações Verizon.

O programa coletaria dados como conteúdo de e-mails, histórico de navegação, conversas de chats e transferências de arquivos.

Seu objetivo seria, principalmente, obter informações sobre suspeitos e redes de terrorismo, segundo autoridades americanas.

Todas as empresas negam ter conhecimento sobre este programa, insistindo que não oferecem acesso amplo a seus dados, mas apenas abrem informações quando recebem intimações judiciais relacionadas a indivíduos específicos.

Explicações

James Clapper, diretor a NSA, tentou tranquilizar o público americano dizendo que a operação teria como objetivo apenas monitorar cidadãos de outros países - o que evidentemente não ajudou muito a reduzir as preocupações de grupos e indivíduos fora dos EUA.

Neste sábado, por exemplo, foi anunciado que funcionários do centro de espionagem britânico Government Communications Headquarters (Quartel-general de Comunicações do Governo, ou GCHQ), terão de prestar depoimento em um comitê parlamentar sobre as denúncias de que teriam tido acesso a dados do PRISM.

Segundo o The Guardian, o GCHQ teria obtido informações sobre cidadãos britânicos por meio do programa. O centro, porém, diz ter operado 'dentro de quadros legais' britânicos.

Hoje, boa parte da população global tem uma presença online e compartilha dados pessoais por meio de e-mails ou redes sociais.

A questão que o caso levanta, segundo o jornalista especializado em tecnologia da BBC Rory Cellan-Jones é como podemos confiar nossos dados e questões relativas a nossa privacidade a empresas americanas - que armazenam todo esse conteúdo em grandes centros de informações nos EUA.

"É possível que essas empresas sejam rigorosas no controle desses dados e de nosso direito à privacidade, mas também é possível que se sintam obrigadas a cooperar diante das exigências do governo", escreveu Cellan-Jones.

Repercussão

As denúncias sobre o PRISM motivaram uma série de reações por todo o globo.

'Para os EUA, todos são suspeitos, até o Papa', reclamou o senador esquerdista colombiano Alexander Lopez em entrevista à agência de notícias AP. ''Isso deveria ser levado às Nações Unidas.''

Na Alemanha, o secretário da Justiça do estado de Hesse, Joerg-Uwe Hahn, pediu um boicote às empesas de internet envolvidas no escândalo.

Para o ativista americano Christopher Soghoian todos os políticos estrangeiros deveriam evitar usar contas de email do Google.

''Esse esquema tem dado à NSA vantagem sobre todas as outras agências de inteligência do mundo", disse Soghoian.

Na Grã-Bretanha, o caso também ampliou as preocupações do Comitê de Inteligência e Segurança do Parlamento sobre o uso de redes e equipamentos de uma empresa chinesa no sistema de telecomunicações britânico.

"Podemos não nos sentir feliz com o fato de que os americanos controlam nossos dados e os chineses, os equipamentos que garantem nossas ligações de celular e banda larga de internet", conclui Cellan-Jones.

"Do meu ponto de vista, a vida é muito curta para eu me preocupar se o FBI está lendo meus e-mails ou checando minhas atualizações no Facebook - ou se o Exército chinês está ouvindo meus telefonemas."

Cellan-Jones ressalta, porém, de que há um certo consenso de que o nível de privacidade e segurança das informações de cada um deveria ser uma escolha pessoal - em que cada indivíduo deveria ter ao menos algum grau de controle.

"A impressão que temos hoje é que esse controle está nas mãos de empresas americanas e chinesas. E ao menos que você esteja disposto a deixar o mundo digital, há muito pouco que possa fazer sobre isso."

Fonte: "G1 - Caso de espionagem abre debate sobre privacidade na web - noticias em Mundo." G1 - O portal de noti­cias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/caso-de-espionagem-abre-debate-sobre-privacidade-na-web.html (accessed June 10, 2013).

IDG Now!: Maioria dos trabalhadores móveis usa seus próprios dispositivos



Descoberta foi feita por uma pesquisa realizada pela empresa Ipass, provedora de Wi-Fi. Além disso, políticas BYOD influenciam escolhas de emprego

A maioria dos trabalhadores móveis agora usam seus próprios dispositivos para fazer seu trabalho, de acordo com uma pesquisa.

A empresa Ipass, provedora de Wi-Fi, questionou 1.150 trabalhadores móveis em todo o mundo e descobriu que 70% agora fazem parte das políticas BYOD. Tais políticas estão se tornando tão importantes que 35% de todos os entrevistados disseram que a política BYOD de uma empresa pode influenciar suas escolhas de emprego.

Para ilustrar o CAPEX e os benefícios de produtividade para as empresas que as estratégias BYOD (traga seu próprio dispositivo) trazem, a pesquisa constatou que 51% trabalhava mais de 50 horas ou mais por semana, a maioria com a ajuda de seus próprios gadgets. Além disso, 16% trabalhavam 60 ou mais horas por semana.

A maioria dos pesquisados considerou "mais produtivo" trabalhar em casa e em escritórios remotos. Dos trabalhadores que se aproveitam do BYOD, a maioria reivindica custos com Wi-Fi em suas despesas. Quase três em cada quatro (71%) trabalhadores móveis investigam a disponibilidade de hotspots WiFi antes de viajar.

Evan Kaplan, CEO da iPass, disse: "Os trabalhadores móveis querem ter acesso à conectividade confiável e de custo eficaz quando e onde precisarem trabalhar”.

Fonte: Savvas, Antony . "Maioria dos trabalhadores móveis usa seus próprios dispositivos - IDG Now!." IDG Now! - Not­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/06/07/maioria-dos-trabalhadores-moveis-usa-seus-proprios-dispositivos/ (accessed June 10, 2013).

Adrenaline: Especialistas criticam tatuagem eletrônica e pílula de autenticação do Google


Como forma de substituir as senhas e logins tradicionais, o Google apresentou, em conjunto com a Motorola, soluções para o futuro, como tatuagens eletrônicas e pílulas de autenticação. Apesar de ainda estarem longe do público, esses novos métodos vão trazer novos riscos, como alertam alguns especialistas.

Os cibercriminosos, por exemplo, precisariam sequestrar pessoas para dar continuidade às suas operações.

“Criminosos vão querer seu corpo e levá-lo a determinado local para fazer um login sob pressão, o que seria assustador”, afirmou à CSO Online Mark Risher, diretor executivo da Impermium, que protege sites contra comprometimento de contas e registros falsificados. Para contornar esse problema, seria preciso criar uma tecnologia que não permitisse o funcionamento do mecanismo de autenticação em situações de extremo estresse.
Assine a tag tatuagem_eletrônica para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


Outro problema, de acordo com o especialista, é a interferência. Se mais de uma pessoa estiver usando a tecnologia em áreas muito próximas, o computador poderá ter dificuldades em distinguir a autenticação correta do restante.

Apesar da conveniência de apenas aproximar uma tatuagem ou ingerir uma pílula para fazer a autenticação com o próprio corpo, esses métodos são ainda mais invasivos do que leitores de impressões digitais, na visão de Eve Maler, analista da Forrester Research.

A especialista acredita que esses métodos de login têm grande probabilidade de serem rejeitados pelas pessoas. Ela reconhece, no entanto, que o esforço do Google na pesquisa é válido. “O Google, ao contrário de outras grandes empresas que também trabalham com autenticação, está fazendo muitos experimentos, o que eu acho que é bom”, afirmou.

A companhia falou brevemente sobre esses estudos durante uma conferência do AllThingsD na semana passada. Os projetos são liderados por Regina Dugan, ex-chefe da DARPA, agência de pesquisas americana.

Fonte: 
"Especialistas criticam tatuagem eletrônica e pílula de autenticação do Google[ Adrenaline.com.br[Adrenaline.com.br].http://adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/17040/especialistas-criticam-tatuagem-eletronica-e-pilula-de-autenticacao-do-google.html (accessed June 10, 2013).

R7: Venezuelano cria app que 'encontra' papel higiênico



A crise venezuelana de escassez de produtos básicos como açúcar, farinha e até papel higiênico tirou a paciência do jovem Jose Augusto Montiel, que teve que abrir mão de seu café com leite pelas manhãs.

Ver seus pais na cidade de Maracaibo indo de supermercado a supermercado em busca de leite o levou a criar o "Abastéceme", uma rede social em que os usuários trocam informações sobre onde estão disponíveis os produtos mais procurados pelos consumidores.

"Talvez isso não vá solucionar o problema da falta de abastecimento, mas pelo menos temos agora uma ferramentas para facilitar a vida do venezuelano", explicou Montiel à BBC Mundo.

Em um mês, o estudante de engenharia química de 21 anos já criou uma versão para o Android. Em poucos dias, promovido apenas no "boca a boca", já foi baixado por 4 mil usuários ativos.

Luta de classes

Ainda que a maioria de seus usuários esteja na capital, Caracas, seu nível de aprovação e aceitação como ferramenta confiável na hora de fazer compras é, entretanto, incipiente.

Por exemplo, no leste da capital venezuelana, o sistema não acusava, nas lojas locais, a presença de farinha - principal ingrediente para a tradicional arepa, um tipo de pão bastante apreciado e popular no país - ou papel higiênico, que ultimamente se transformou no produto mais procurado da cidade.

Mesmo assim, clientes corriam a um supermercado dessa região de classe média alta que vendia o cobiçado papel higiênico.
Na frente do supermercado, enquanto ajustava o papel higiênico com uma corda para levar em sua moto, Osmán Díaz contou à BBC Mundo que ficou sabendo sobre a venda do produto por meio de um amigo.

"Não sou político, mas a situação está crítica por culpa desse senhor que nos governa", lamentou Díaz.

Do mesmo supermercado, saía Oscarina Velásquez, queixando-se do longo tempo que teve de aguardar na fila.

Sua explicação para a situação é bem diferente da de Díaz: "Os comerciantes são uns aproveitadores que querem jogar a culpa no governo".

"Ali dentro, na fila, todo mundo estava falando mal. É uma guerra econômica, uma luta de classes", disse Velásquez.

Aproveitadores x governo

A explicação de Velázquez é a mesma do governo do presidente Nicolás Maduro, que acusa os empresários de se alinharem com a oposição para desestabilizar o governo ao ocultarem bens essenciais.

Para resolver a situação, o governo anunciou a importação de alimentos e outros produtos da cesta básica.

Economistas alinhados com a oposição consultados pela BBC Mundo culpam o controle do câmbio, que mantém a moeda venezuelana, o bolívar, sobrevalorizado, provocando uma escassez de dólares disponíveis para os importadores.

Os especialistas ainda apontam que o controle de preços desacelera a produção local e incentiva o mercado negro - em que os bens que não se encontram no comércio formal se vendem acima do preço definido pelo governo.

Mas o que nem o governo e nem a oposição negam é o fenômeno das compras feitas no impulso. Pelo temor constante de que produtos venham a ficar escassos, muitos venezuelanos passaram a comprar quase que de forma compulsiva.

Consumismo

É em meio a essa situação que se criou o ambiente propício para a aparição do "Abastéceme" - e provavelmente de outros sistemas similares.

 
O app sinaliza em um mapa os lugares onde um 
usuário reportou ter encontrado, por exemplo, uma 
lata de azeite ou um pacote de café.

Seu criador, Montiel, agora, desenvolveu seu pequeno empreendimento. "No momento só trabalho com minhas irmãs, que me me ajudam a desenvolver o conceito visual artístico", conta.

O aplicativo, cujo conteúdo publicitário serve para gerar renda para Montiel, somente está disponível para celulares com o sistema Android. Ainda será lançada uma versão específica para Blackberry.

"Gostaria de ter desenvolvido para iPhone, mas o problema é que preciso de um computador Mac [Apple], mas não tenho recursos. Quando a situação melhorar, o tornarei disponível [para iPhone]", disse.

Fonte: "Venezuelano cria app que 'encontra' papel higiênico - Tecnologia e Ciência - R7." Últimas Notícias, Economia, Tecnologia e Saúde - R7. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/venezuelano-cria-app-que-encontra-papel-higienico-20130607.html (accessed June 10, 2013).

Adrenaline: Novo trojan para Android é quase impossível de ser eliminado


A empresa de segurança Kaspersky identificou um novo Trojan para Android que é praticamente impossível de ser eliminado. Chamado de “Backdoor.AndroidOS.Obad.a”, o vírus envia SMS aos chamados números premium, baixa o malware no dispositivo e é capaz de enviá-lo via bluetooth para outros aparelhos, além de realizar comandos remotamente no eletrônico.


De acordo com a Kaspersky, o trojan está muito bem escondido graças à ofuscação do código e usa várias falhas de segurança não registradas do sistema operacional móvel do Google, o que o torna muito difícil de ser analisado.

A ameaça deve ser eliminada logo após a infecção. Quando instalado, o Obad busca obter privilégios de administrador. Depois que consegue, sua remoção se torna impossível.

Segundo o Mashable, a empresa de segurança disse que já informou o Google sobre a vulnerabilidade do sistema. Por enquanto a ameaça não se espalhou. Apenas 0,15% dos ataques de malwares foram feitos utilizando o novo trojan.

Fonte: "Novo trojan para Android é quase impossível de ser eliminado [ Adrenaline.com.br ]." [ Adrenaline.com.br ]. http://adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/17080/novo-trojan-para-android-e-quase-impossivel-de-ser-eliminado.html (accessed June 10, 2013).

COMPUTERWORLD: Saiba como buscar emprego pelas redes sociais



Um levantamento feito pela Robert Half, especializada na contratação de profissionais para a indústria de TI, que ouviu 2,5 mil profissionais em dez países no ano passado, apontou que o currículo convencional enviado por e-mail está ficando para traz e está sendo substituído pelas redes sociais como meio de contratação. O mesmo estudo aponta que 44% das companhias brasileiras usam redes sociais para avaliar candidatos a colaboradores.

Para ajudar os profissionais na busca de novas oportunidades no mercado, a Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 22 países, com quase 11 anos de atividade no Brasil, preparou uma série de dicas para que os talentos consigam um bom emprego através das redes sociais.

A primeira delas é aumentar os contatos. Segundo Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo da Universia Brasil, as pessoas conseguem os empregos não por causa dos computadores, da internet ou das redes sociais, mas pelo que essas ferramentas permitem: contato com mais gente. 

“Ao estabelecer uma conexão pessoal com a companhia para qual você está se candidatando, suas chances de conseguir um emprego e ser visto se multiplicam consideravelmente. Se tudo que você fizer for cegamente submeter seu currículo para o quadro de empregos da empresa, é muito capaz que acabe como centenas de outros profissionais: milhares de currículos entregues e uma ou duas entrevistas como resultado. Com as redes sociais é possível ultrapassar essas barreiras e estabelecer contato com as pessoas certas, além de obter informações muito relevantes para o processo seletivo”, explica ela.

Construir uma influencia online também é fundamental. Há mais de uma década, as empresas procuravam basicamente uma coisa em candidatos: habilidades técnicas. Com o tempo, a mentalidade das corporações foi se alterando para tentar buscar capacidades mais sutis, mas tão importantes quanto a técnica, como boa comunicação, organização, liderança, entre outras. 

No cenário atual, além de apresentar todos esses conteúdos, os profissionais também ganham mais credibilidade e oportunidades se possuem influência online. Quando dois candidatos são similares no papel e bons em comunicação, a diferença será estabelecida por suas respectivas presenças na internet, seja em um blog, em seus perfis nas redes sociais, etc.

Veja a seguir mais seis dicas importantes destacadas por Alexsandra:

1- Use os recursos multimídia

2- Seja responsável pelo seu próprio marketing e evite publicar informações que possam arranhar sua imagem

3- Busque plataformas em sua área de atuação

4- Abuse do LinkedIn

5- Mude as configurações de privacidade 

6- Informações sobre você têm de ter perfil profissional

7- Mantenha seu perfil atualizado

Fonte: "Saiba como buscar emprego pelas redes sociais - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/carreira/2013/06/10/saiba-como-buscar-emprego-pelas-redes-sociais/ (accessed June 10, 2013).