terça-feira, 10 de janeiro de 2012

IDG Now! - Computação Pessoal - Windows 8 terá recurso para restaurar o sistema "em minutos"



Ferramenta promete reinstalar todo o software sem apagar informações pessoais do usuário ou deixá-lo como veio de fábrica em minutos.

Os usuários de Windows 8 serão capazes de restaurar completamente o sistema operacional e todos os seus apps em apenas alguns minutos ao utilizar uma ferramenta de “refresh”, revelou a Microsoft. Em toda a história do Windows, esse novo design representa uma abordagem totalmente diferente em relação a um problema que persistia desde sua origem. 

O sistema operacional funciona muito bem. No entanto, ele vai deteriorando gradualmente com o passar do tempo ou falha por alguma razão, fazendo com que seja necessário um processo de restauração de horas e que, às vezes, é tecnicamente desafiador para muitos usuários. 

Esse novo recurso do Windows 8 irá oferecer uma maneira de reinstalar o SO, mantendo os arquivos pessoais, configurações e aplicativos do usuários. Em uma demonstração online postada pelo time de desenvolvimento, o processo é completado em minutos e não necessita um backup de dados para um drive externo. Como esse “refresh” destrói os apps convencionais (aplicações não inclusas na interface Metro do Windows 8), um programa separado de “imagem de recuperação” pode ser executado primeiro para que esses aplicativos também sejam recuperados. 

Uma segunda possibilidade é o “reset”, que deixa o computador como veio de fábrica, com uma opção para sobrescrever todos os dados pessoais. Para economizar tempo, ou se nenhuma informação estiver na máquina, o drive também pode ser formatado rapidamente. A demonstração da companhia garante que esse reset também demora apenas alguns minutos, deixando o computador “do mesmo jeito que estava quando foi ligado pela primeira vez”.

“Nos perguntamos: não seria ótimo se você pudesse apertar um botão e tudo fosse consertado?” questionou Steven Sinofsky no blog do Windows 8. O sistema operacional também executaria uma tela de solução de problemas em máquinas nas quais o Windows se recusasse a iniciar, continuou. 

Ironicamente, o anúncio do recurso aconteceu na semana na qual a Microsoft afirmou que estava processando a revendedora de produtos eletrônicos britânica Comet por ter vendido 94 mil discos de restauração “falsificados” para usuários licenciados do Windows XP e Vista. Se essa ferramenta de restauração estivesse nessas versões do sistema operacional, tais discos não seriam necessários. Veja abaixo o vídeo de demonstração dos recursos de recuperação do Windows 8.

Olhar Digital: Ultrabooks ganharão sensores de movimento, de gestos e touchscreen


Intel anuncia algumas das novidades para sua linha de dispositivos ultraleves, e começará grande campanha publicitária em abril

 

A Intel aproveitou sua coletiva de imprensa na CES 2012 para falar mais sobre aquilo que ela acredita que seja o futuro dos computadores portáteis: os Ultrabooks. Os dispositivos, que começaram a chegar ao mercado no fim de 2011, tiveram grande destaque na conferência feita pela empresa para falar sobre suas principais novidades para 2012. Confira todas as informações no live blogging que o Olhar Digital fez do evento.

Os Ultrabooks ganharão em breve telas sensíveis ao toque, permitindo duas interfaces para o usuário, que poderá controlar tanto via touchscreen, como em um tablet, quanto pelo teclado físico, como em um notebook. Essa interface será bastante aproveitada pelos dispositivos que acompanharem o Windows 8, que está sendo desenvolvido tanto para tablets como para PCs.

Além disso, os ultrabooks também ganharão sensores de movimento, similares aos tablets e aos videogames atuais. Como exemplo de uso da tecnologia, a Intel mostrou um game que, ao movimentar o aparelho para os lados, o avião na tela também se mexe de acordo com o que o usuário faz.


Essas duas tecnologias fazem parte do que foi chamado de "Convertible", que funciona ao mesmo tempo como um tablet (quando fechado) e como um notebook (quando aberto).

Os notebooks ultraleves também ganharão sensores de movimentos no futuro, similar ao Kinect do Xbox. Através da webcam do aparelho, gestos serão detectados e poderão ser usados para controlar o computador.

A Intel também destacou a grande disponibilidade de dispositivos que chegarão ao mercado durante o ano. De acordo com a empresa, são, atualmente, 75 modelos de ultrabooks prontos para invadir as lojas. No futuro, eles poderão ser ainda mais finos - chegar a 16mm de espessura, por exemplo, mas as telas dificilmente passarão das 14 polegadas - segundo a Intel, isso é importante para manter a portabilidade dos aparelhos.

Para ajudar a popularizar os aparelhos, uma grande campanha publicitária começará a ser veiculada em abril. A Intel diz que o mais importante é investir na marca - como faz a Apple com seus produtos.

A empresa ainda fará mais uma conferência amanhã, quando deverá mostrar mais novidades que estarão na CES 2012. Fiquem atentos: o Olhar Digital fará a cobertura completa do evento. 

Gadgets INFO: LaCie mostra HD com conexão via Thunderbolt


 
Apesar de a interface Thunderbolt ser uma realidade nos equipamentos da Apple, a variedade de dispositivos de armazenamento compatíveis com a porta de alta velocidade é muito pequena.

A LaCie está aproveitando a CES 2012 para mostrar algumas novidades que usam a transferência via Thunderbolt. Entre elas está a nova versão do 2big para Macs. Com nome de rapper, o 2big é um HD externo com alta capacidade de armazenamento.

Ele pode ser montado em Raid 1 ou Raid 0. A capacidade máxima do aparelho é de 8 TB de armazenamento em Raid 0 e 4 TB em Raid 1. O 2big tem dois discos rígidos. A conexão com o computador é feita exclusivamente por duas saídas Thunderbolt.

O HD deve chegar ao mercado em março e ainda não tem preço definido.

INFO Online: - Notícias - D -Link lança router mobile na CES - Tecnologia pessoal

INFO Online: - Notícias - D-Link lança router mobile na CES - Tecnologia pessoal

                                                           

São Paulo - A D-Link apresentou na feira de Las Vegas um router mobile que é uma solução para os viajantes donos de dispositivos móveis.

O DIR-505 é pequeno, prático e oferece acesso instantâneo Wi-Fi em qualquer lugar onde existe uma rede de Internet.

O aparelho também possui entrada USB capaz de compartilhar mídia de um HD externo ou pendrive direto para iPads, iPhones ou Androids (já existem aplicativos gratuitos para as plataformas). A mesma entrada USB também carrega seus dispositivos mobile.

A D-Link facilitou a vida dos viajantes ao apresentar o aparelho como um dispositivo único, que vai direto na tomada, em vez de precisar de cabos. A porta Ethernet conecta a qualquer fonte de Internet, como um modem ou a rede de um hotel.

Segundo a D-Link, o pequeno router estará disponível em abril nos Estados Unidos e poderá ser comprado por 75 dólares.

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras: BNDES vai financiar projetos de cidades digitais para pequenos municípios

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e TelebrasBNDES vai financiar projetos de cidades digitais para pequenos municípios




O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai financiar, no âmbito do PMAT, a instalação de equipamentos para os municípios que tenham interesse em implementar suas cidades digitais. Junto com o kit que está sendo definido pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações para as cidades digitais, o município terá, também, que adquirir sistemas para a melhoria da gestão. "O BNDES entende como cidade digital não só a oferta de internet grátis para todo mundo, mas o município que presta melhores serviços para o cidadão e para o empreendedor", sintetiza Marcelo Corrêa Barbosa Fernandes, chefe do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos, da Área de Inclusão Social do BNDES.


Segundo ele, em função do curto prazo para os municípios contratarem este ano (a legislação eleitoral determina que os financiamentos precisam ser contratados até julho, o que inclui operações pelo PMAT), o BNDES tem conversado com os diversos ministérios, entre os quais o de Saúde, Educação e o das Comunicações, além do Tesouro Nacional, para que o governo federal tenha iniciativas que possam facilitar os programas municipais. "Com o Minicom, estamos definindo um kit para cidades digitais. O Ministério deve implementar pilotos em alguns municípios e, uma vez definidos o kit, a licitação e o piloto, nós podemos financiar até 100% do projeto", informou Fernandes, em entrevista a Wireless Mundi.


A ideia, segundo ele, é facilitar para os pequenos municípios. Uma das dificuldades das prefeituras menores é elaborar o projeto para obter o financiamento do banco pelo PMAT, que é o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. Com a proposta em discussão entre o banco e o Minicom, o município terá apenas que aderir a ata de registro de preço da licitação a ser realizada pelo Minicom, sem a necessidade de elaborar um projeto. "O kit terá sistemas de gestão embutidos, uma vez que o PMAT é totalmente descontingenciado com a condição de que haja melhoria da gestão, seja na saúde, na educação, na parte tributária ou financeira", explicou. A definição dos softwares que serão embutidos nos equipamentos está em discussão com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, que trabalha com softwares públicos.


O diretor do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos do BNDES acredita que com o kit o processo dará mais agilidade, inclusive para os agentes financeiros. Outra iniciativa do banco é discutir com o o Tesouro Nacional o Manual de Instrução de Pleitos, que define uma série de documentos que os municípios precisam apresentar ao Tesouro Nacional quando vão contrair um financiamento. "Uma das agendas na negociação com os ministérios é ver o que podemos fazer, no sentido de negociar com o STN, em função do volume de operações, o que daria para flexibilizar, porque o MIP acaba sendo um gargalo para os municípios, que precisam apresentar balanços antigos e outros documentos", comenta.


PMAT Automático já tem operações aprovadas


No ano passado, o BNDES lançou uma versão simplificada de seu programa de incentivo à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, o PMAT Automático, para municípios com até 150 mil habitantes. O programa pode ser operado por agentes financeiros, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, bancos estaduais ou até mesmo por bancos privados se estes tiverem interesse. De acordo com Marcelo Fernandes, 11 municípios apresentaram projetos para o PMAT Automático e dois deles já tiveram a operação aprovada. São os municípios catarinenses de Lontras e Três Barras. As duas operações somam R$ 23 milhões.


As demandas para o PMAT Automático foram apresentadas por agentes financeiros como o Badesul, o BDMG, o Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) e pela Agência de Fomento do Estado de São Paulo. Os demais projetos estão em fase de análise, em diferentes fases. As condições de contratação seguem o PMAT, que estabelece TJLP mais 0,9% ao ano. O que muda é o custo do agente financeiro, uma vez que cada instituição coloca seu spread.

Information Week: Porque sua empresa não pode ignorar as redes sociais




As organizações estão receosas com relação à segurança e produtividade, mas os benefícios da mídia social estão cada vez mais visíveis. Faça parte do mundo social - ou fique para trás

Os benefícios das redes sociais para os negócios estão se tornando mais claros, assimc como os seus riscos. Conforme disse um especialista, as empresas não podem mais esconder seus problemas embaixo do pano e deixar a esperança social ir embora. 

De fato, disse Phil Robinson, diretor de marketing de relacionamento para TakeThirdStreet.com, neste momento ignorar a mídia social é como ter ignorado a internet uma década atrás. 

“Pode-se dizer que uma empresa de sucesso tem de ser social”, disse Robinson. “Uma mudança muito real e inexorável está ocorrendo e essa mudança está movendo o foco principal dos consumidores online. Esta mudança não se restringe apenas às transações online, mas a atividade online de qualquer tipo. Não é mais sobre como encontrar o que eu quero, é sobre ser capaz de interagir com quem me importo. É por isso que as redes sociais estão rapidamente se tornando essencial para qualquer negócio. Pessoas esperam agora uma via de duas mãos… As pessoas esperam ser capazes de responder a algo, e elas certamente irão fazer”. 

Stephanie Ciccarelli, diretora de marketing da Voices.com, disse que a expectativa para a conversação é uma das razões principais pelas quais as empresas precisam estar pensando em desenvolver uma presença social. “As empresas precisam ter uma presença para colaborar com seus clientes online tanto pró-ativamente quanto responsavelmente”. “Ser parte da conversa mostra que a empresa está ciente do que está acontecendo, é validar a conversa através da participação, isso é o que importa… É realmente arriscado não ter uma presença nas mídias sociais e deixar que as conversas continuem sem você”. 

Empresas que não se aventuram na rede social, interna ou externamente, normalmente tem os temores sobre a segurança e produtividade como principais razões para estar de fora. E estes receios são bem fundamentados, disse Nick Arvanitis, consultor principal de segurança em serviços do Data Americas. 

“Embora existam inúmeros benefícios para a mídia social, qualquer CSO astuto ou CIO será rápido para mencionar que existem sérios riscos”, disse Arvanitis. “Por exemplo, ataques de engenharia social, um dos ataques mais antigos e mais difíceis de se proteger, dependem da confiança e das informações pessoais. As pessoas fornecem todos os tipos de informações pessoais em mídia social e às vezes até se conectam com um hacker sem saber, concedendo-lhes acesso a seus interesses, preferências, atividades, amigos etc. As mídias sociais são uma mina de ouro para os hackers. Os seres humanos têm sido sempre o elo mais fraco quando se trata de segurança, e isso não muda. Além disso, hoje o malware pode ser encontrado em posts no Facebook, links no Twitter ou incorporados em aplicativos de terceiros”. 

Assim como acontece com qualquer mudança de computação, o risco deve ser medido junto com a recompensa, além disso, devem ser consideradas as ferramentas para suavizar o risco. 

“No final, cada empresa deve olhar para o que é melhor para a sua situação única”, disse Arvanitis. “As empresas devem pesar seu perfil de risco e as políticas de segurança relevantes e avaliar os riscos, bem como os benefícios que poderiam obter com meios de comunicação social. Fatores que afetam a aproximação de uma empresa de mídia social incluem o tamanho da empresa, seja ela privada ou de propriedade pública, padrões de conformidade e muito mais”. 

Enquanto os benefícios do uso de ferramentas externas de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+ podem estar cada vez mais claros e difíceis de ignorar, o uso de plataformas de redes sociais internas e suas ferramentas podem ser mais difíceis de justificar. Plataformas como IBM Connections e Salesforce.com permitem às empresas uma colaboração mais produtiva e maior agilidade, mas, dependendo da organização, que muitas vezes requerem enormes mudanças culturais, podem causar problemas de conformidade de integração e de regulamentação. 

Com qualquer implementação de aplicações sociais, ferramentas ou processos, é importante as empresas determinarem primeiro o que elas querem atingir por meio de algum tipo de métricas para o sucesso. Mas ignorar por completo as redes sociais pode ser o maior risco de todos, dizem os especialistas. 

“Não há dúvida de que o mundo online fez a transação para um mundo social”, disse Robinson. “E não há dúvida de que as empresas precisam se adaptar a esse ambiente social ou serão deixadas para trás”.

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras:CPqD acompanhará implantação de rede de fibra óptica no ES

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras: CPqD acompanhará implantação de rede de fibra óptica no ES 


Infraestrutura interligará órgãos públicos no estado e fará parte do PNBL


O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santos(Prodest) contratou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para atuar nos serviços de consultoria, elaboração de projeto e acompanhamento da implantação da Rede Metro-Gvix. Essa estrutura vai integrar com fibra óptica órgãos públicos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, para oferecer à população serviços como telemedicina, vídeo vigilância, monitoramento de condições climáticas para prevenção de desastres, gestão integrada de controle de tráfego e educação a distância em tempo real.

Com aproximadamente 492 pontos de acesso espalhados pelos cinco municípios da área de cobertura, a Metro-Gvix deverá estar em pleno funcionamento até o final de 2013. “Essa rede é uma ação do Programa ES Digital, cujo foco é aumentar a utilização de recursos tecnológicos na administração pública estadual e expandir o acesso à Internet de alta velocidade para os capixabas”, explica o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

A Metro-Gvix também fará parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), sendo integrada à rede nacional daTelebras e à Metro.ES/Metrovix, que possui velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo e já atende a mais de 40 órgãos estaduais na capital capixaba.

Olhar Digital: 3M mostra mesa tátil de 46'' que aceita até 20 toques ao mesmo tempo



3M mostra mesa tátil de 46'' que aceita até 20 toques ao mesmo tempo.



Dispositivo ainda é protótipo, mas já possui resolução de 1080p. Planos de lançamento ficam para março

 

A 3M acaba de mostrar naCES 2012 um protótipo de mesa touchscreen de 46 polegadas. O sistema tem o objetivo de executar diversas tarefas ao mesmo tempo - o chamado multitasking. Assim, o usuário pode, por exemplo, habilitar 2 telas no dispositivo para realizar diferentes operações em cada uma delas, segundo o site Engadget.

O legal é que a tela possui resolução Full HD (1080p), e mais de 20 pontos de toque diferentes. Mas, há planos para expansão desses pontos para mais de 60 quando o produto estiver em sua fazer final de produção. Outra característica bacana é o fato de o usuário poder colocar mãos e braços sobre o aparelho sem prejudicar o desempenho da tela por toque.



A empresa espera disponibilizar os primeiros aparelhos para funções educacionais, aumentando as oportunidades de ensino. Porém, o produto também será voltado para os consumidores.

Vale lembrar que o 3M Touch System ainda é um produto de testes, então, a demonstração feita no evento usou um aplicativo de Twitter, um cardápio de comidas e bebidas, um navegador e outras coisas mais simples. O produto deverá ser lançado no 3º trimestre de 2012.


Veja abaixo um vídeo (em inglês) de demonstração do funcionamento do produto:




PC WORLD: Notícias - Acer lança serviço na nuvem e ultrabook mais fino que os atuais



Em primeira coletiva do evento, fabricante asiática mostrou o AcerCloud Service e notebook com 15 mm de espessura.

A Acer mostrou em uma prévia da CES 2012 (Consumer Electronics Show) neste domingo, 8/1, em Las Vegas, um preview de seu serviço gratuito na nuvem para armazenar imagens e outros documentos online, além de um novo ultrabook superfino, que esconde suas portas I/O em uma área escondida na parte traseira do equipamento.

O serviço na nuvem, chamado de AcerCloud, permitirá que as pessoas façam upload de suas imagens, vídeos e documentos para um serviço online hospedado pela Acer, e acessá-los via web a partir de qualquer PC, telefone móvel ou tablet rodando Windows ou Android. Isso inclui aparelhos de outros fabricantes.

O serviço será gratuito para todos os novos consumidores de computadores da Acer e inclui armazenamento “ilimitado”, de acordo com a empresa. Ele será lançado na América do Norte e na China no segundo trimestre, e no resto do mundo, até o final deste ano.

A Acer tem se debatido este ano com a queda nas vendas de PCs, e espera que sua ênfase nos ultrabooks e no serviço na nuvem impulsione sua recuperação no mercado. O AcerCloud será “um diferenciador estratégico para a Acer em longo prazo”, afirmou o diretor e CEO da companhia, J.T. Wang, em uma conferência de imprensa.

Após o lançamento do serviço iCloud, da Apple, no final do ano passado, outras companhias de tecnologia também devem apresentar seus planos para o setor esta semana na CES.

A Acer mostrou vários ultrabooks novos no domingo, uma classe emergente de notebooks finos e leves que chegam para tentar uma fatia do mercado do MacBook Air, da Apple.

Um deles, o Aspire S5, será o modelo seguinte do ultrabook Aspire S3, lançado em setembro do ano passado. Ele possui o mesmo tamanho de tela, 13,3 polegadas, mas é mais leve, com 1,35 kg, e apenas 15 mm de espessura em seu ponto mais amplo, tornando-o o “ultrabook mais fino do mundo”, segundo Wang.

Para manter o notebook fino e, ao mesmo tempo, incluir várias portas I/O, a Acer incluiu o que chama de “MagicFlip I/O port panel” (“painel de entrada MagicFlip I/O”). O usuário aperta um botão próximo ao teclado e a parte traseira do notebook se expande em cerca de um centímetro para revelar entradas HDMI, USB 3.0, e a tecnologia de transferência em alta velocidade Thunderbolt, da Intel.

O S5 começará a ser vendido no segundo trimestre. No entanto, a Acer não revelou os preços do aparelho.


Novo ultrabook da Acer é o mais fino do mundo, segundo empresa

Aposta grande

A Acer está apostando grande nos ultrabooks – a empresa espera que eles correspondam por algo entre 25% e 35% de todas as suas vendas de laptops este ano, e que tornem-se um segmento popular nos próximos dois anos, disse Wang.

A companhia também mostrou versões de 14 e 15 polegadas do seu ultrabooks Aspire Timeline Ultra. Elas terão duração de bateria de oito horas e um design duplo (two-spindle), incluindo um drive de DVD e um disco de estado sólido (SSD). Os computadores devem começar a ser vendidos ainda neste trimestre, mas a companhia não revelou seus valores para o mercado.

Todos os novos ultrabooks incluem a tecnologia Green Instant On, da Acer, que permite que eles “acordem” do modo sleep em 1,5 segundo, informa a fabricante. Os produtos também possuem o Acer Always Connect, que permite que eles sejam acordados do modo sleep remotamente mesmo que estejam no modo standby.

sso permitirá que os usuários do serviço AcerCloudService acessem arquivos de seus PCs a partir de um telefone celular ou outro aparelho mesmo quando o computador estiver no modo sleep, informou a Acer.

No entanto, uma demonstração do serviço PicStream, que permite que os usuários movam imagens de um smartphone para seu PC por meio do AcerCloud, não foi muito bem. Os executivos da companhia culparam a “conexão ruim” do local pelos problemas.

A Acer realizou a primeira coletiva de imprensa da CES 2012, evento que abre sua exposição só amanhã, 10/1. A maior parte dos grandes fabricantes realiza hoje suas conferências para imprensa, e o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, realizará a última keynote da companhia na CES na noite de hoje.