quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ABEP abre ciclo de reuniões em São Paulo

ABEP abre ciclo de reuniões em São Paulo

125ª Roca elegerá os novos membros da diretoria da entidade, contará com a apresentação de cases de empresas de TI e discutirá assuntos que visam contribuir para adoção de melhores práticas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na administração pública

A partir de quinta-feira, São Paulo abrirá o ciclo 2014 de encontros dos associados da ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Trata-se da 125ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca). Durante dois dias (20 e 21) presidentes das afiliadas da ABEP de cada Estado e representantes de empresas de TI convidadas estarão reunidos para discutir assuntos diversos e relevantes para o setor. O encontro também tratará de temas internos como a eleição dos novos membros da diretoria da ABEP para o mandato 2014-2015 e aprovação do orçamento executivo para o ano vigente.

“O objetivo da Roca é promover o relacionamento e a colaboração entre as associadas com a troca de experiências, apresentação de cases e de projetos de sucesso das entidades de TI, que possam servir de exemplo e ser reaplicados em unidades da federação, além de enriquecer a discussão das políticas públicas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) governamentais”, esclarece, Paulo Coelho, presidente da ABEP.



O evento acontecerá no HB Ninety Hotel, em São Paulo, e contará com cerca de 50 participantes entre associadas, representantes de empresas de TI convidadas e entidades Municipais e Estaduais. Para mais informações e acesso a programação completa do fórum acesse o link aqui.

Sobre a ABEP

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP - Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

Sobre as Associadas


As entidades, associadas da ABEP, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

Informações para a imprensa

Basic Comunicação e Produção

Erika Dantas – erika@basic.inf.br

Tatiana Silva Rodrigues – tatiana@basic.inf.br

Tel. (11) 2309-0222

INFO: Robô fará cirurgias de câncer no SUS de São Paulo



O governador Geraldo Alckmin entregou hoje (19) um robô que fará cirurgias de câncer no SUS de São Paulo. O equipamento importado dos Estados Unidos será responsável por fazer procedimentos mais precisos e menos invasivos.

Sentado à frente de um console, os cirurgiões podem acionar os comandos do robô e ter visão tridimensional, com profundidade. Isso permitirá maior precisão das intervenções em relação às cirurgias convencionais e às guiadas por laparoscopia. 

O robô funcionará no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp). Atualmente, alguns hospitais particulares já usam a tecnologia. Mas apenas três hospitais públicos do Brasil oferecem esse tipo de cirurgia.

“Trata-se de um projeto muito importante para comprovar a eficácia de equipamentos guiados por robôs nas cirurgias de câncer”, disse David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, durante a apresentação do robô.

O equipamento custou R$ 10 milhões e a manutenção anual custará cerca de R$ 500 mil. Apesar do alto custo, o equipamento pode ser benéfico para a saúde pública. O robô pode fazer com que o tempo de recuperação após a cirurgia seja mais rápido e que o procedimento cause menos dor aos pacientes.

O uso do robô também diminui o risco de falha humana durante a cirurgia. E é provável que o tempo de internação no hospital diminua. Como consequência, pode aumentar a rotatividade dos leitos.

Três cirurgias já foram realizadas pelo Icesp com o novo robô para retirada de tumores malignos da próstata. As cirurgias com o robô irão acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.

Fonte: "Robô fará cirurgias de câncer no SUS de São Paulo." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/02/robo-fara-cirurgias-de-cancer-no-sus-de-sao-paulo.shtml>.

INFO: Governo, teles e relator fecham acordo sobre Marco Civil


O relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ)

Governo, representantes de empresas de telecomunicações e o relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), fecharam nesta quarta-feira acordo que abre caminho para a votação do projeto que vai regular o uso da Web por internautas e companhias no Brasil, segundo o deputado.

Molon comprometeu-se a alterar a justificativa de seu relatório, de forma a deixar claro que as operadoras poderão continuar vendendo pacotes de Internet com velocidade e preços diferentes.

"Demos mais um passo na direção da aprovação do Marco Civil da Internet, deixando mais claro o que sempre esteve previsto no projeto: a possibilidade de vender pacotes com diferentes velocidades de acesso, como já acontece hoje", disse Molon.

O projeto tranca a pauta do plenário da Câmara desde outubro do ano passado e o acerto ocorreu em reunião nesta quarta-feira com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representantes do setor de telecomunicações e o relator.

A mudança foi bem recebida pelas teles, que devem inclusive divulgar nota de apoio ao projeto, segundo assessores do deputado. Procurado, o sindicato que representa as operadoras, o Sinditelebrasil, não se pronunciou.

A previsão é que o projeto, que deve ter sua discussão iniciada no plenário da Câmara nesta tarde, seja votado na próxima semana.

A principal resistência das companhias referia-se ao princípio da neutralidade da rede, que prevê que as operadoras de telecomunicações devem tratar todos os dados de forma igualitária, não podendo haver distinção entre serviços online.

O princípio tem como objetivo impedir que as teles transformem a Internet em algo parecido com a TV a cabo, oferecendo, por exemplo, um pacote mais barato somente para acessar emails - sem a possibilidade de acessar quaisquer outros sites - e outro mais caro para utilização de vídeo e serviços de telefonia (VoIP), por exemplo, que exigem mais de suas redes.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, disse que a reunião com as operadoras foi positiva. "Será feita uma correção para que não paire qualquer dúvida (sobre a comercialização de planos) na justificativa do parecer do relator", disse.

Segundo a ministra, algumas bancadas pediram que o ponto que se refere à exigência de que empresas de Internet mantenham datacenters no Brasil fosse votado por destaque, ou seja, tenha uma votação específica. Mas o assunto ainda não está definido.

"Estamos preparados para votar", disse a ministra, lembrando, porém, que Câmara tem uma pauta extensa nesta quarta-feira.

Fonte: "Governo, teles e relator fecham acordo sobre Marco Civil." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://info.abril.com.br/noticias/internet/2014/02/governo-teles-e-relator-fecham-acordo-sobre-marco-civil.shtml>.

COMPUTERWORLD: Câmara inaugura laboratório hacker para criar aplicativos


Iniciativa tem o objetivo de incentivar a criação de sistemas digitais voltados para o acompanhamento da atividade parlamentar.


Com o objetivo de incentivar a criação de aplicativos e sistemas digitais voltados para o acompanhamento da atividade parlamentar, a Câmara dos Deputados inaugurou o chamado Laboratório Hacker. Segundo o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a iniciativa contribuirá para dar transparência às ações do Legislativo.

“O Parlamento brasileiro começa a mudar aqui. É a revolução pelas ideias e pela comunicação”, escreveu Alves no mural do Laboratório Hacker.

A criação desse espaço foi aprovada pelo plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. Inicialmente, o laboratório deve trabalhar com dois projetos, cuja licitação já foi aprovada pela Mesa Diretora da Câmara.

O primeiro projeto prevê o monitoramento constante da Câmara por um instituto de pesquisa. O segundo projeto tem o objetivo de analisar a presença da Casa nas redes sociais.

O Laboratório Hacker dá continuidade a uma experiência lançada no ano passado, o Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar.

A experiência premiou três projetos. O primeiro criou o aplicativo Meu Congresso, que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e garante o controle social sobre os gastos de deputados e senadores. Outro permite o acompanhamento, por meio de celular, da assiduidade e das propostas dos parlamentares. O último projeto é um jogo que simula o processo de discussão e deliberação das propostas em tramitação na Câmara.

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/02/20/camara-inaugura-laboratorio-hacker-para-criar-aplicativos/>.

G1: Código permite criar site que 'invade' navegador do Android


Problema existe em qualquer aparelho com versão anterior à 4.2.
Para muitos modelos, não há atualização.

A empresa de segurança Rapid7 anunciou a inclusão de um módulo na ferramenta "Metasploit Framework", mantida pela empresa, para explorar uma vulnerabilidade no Android, sistema operacional do Google, que é conhecida desde dezembro de 2012 e que só foi corrigida em novembro de 2013 no Android 4.2. A falha permite que um site tome o controle do navegador do Android, tendo acesso a qualquer informação a qual o navegador tem acesso no celular.

O Metasploit Framework é uma ferramenta usada em testes de invasão, na qual um profissional de segurança tenta explorar falhas conhecidas em software para determinar se uma rede está segura. Por isso, ele tem diversos módulos para facilmente explorar diversas falhas, com apenas alguns cliques.

A Rapid7, que desenvolve o aplicativo, publicou um vídeo demonstrando a falha no Android (Veja aqui). No vídeo, um celular lê um código de barra QR e acessa o link nele contido. Em seguida, um monitor mostra que eles conseguiram um terminal de comando para controlar o celular. Os direitos de leitura e escrita no aparelho são os mesmos do navegador, o que significa que o código terá restrições, mas ele ainda poderá roubar dados armazenados no próprio navegador.

O usuário não recebe nenhum aviso quando visita a página maliciosa. A brecha também poderia ser explorada em conjunto com outra para dar o controle total do aparelho ao invasor. Falhas desse tipo existem em algumas versões do Android.

Para corrigir o problema é preciso atualizar o Android para a versão 4.2, mas muitos aparelhos não foram atualizados pelos fabricantes, deixando usuários vulneráveis. A Rapid7 disse que espera que a inclusão de um código para explorar essa falha incentive fabricantes a disponibilizar atualizações.

Fonte: Rohr, Altieres. "Código permite criar site que 'invade' navegador do Android."Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/codigo-permite-criar-site-que-invade-navegador-do-android.html>.

COMPUTERWORLD: Philips investe em sistema de iluminação que conversa com smartphones


A rede de iluminação inteligente funciona como uma malha de posicionamento que permite o envio de mensagens para um aplicativo no celular com base na localização do usuário

A Philips está desenvolvendo vários projetos piloto com um sistema de iluminação inteligente para o varejo, capaz de ajudar os lojistas a se comunicarem com os clientes com base na localização deles na loja. O dispositivo de iluminação LED pode ser usado pelos varejistas para enviar dados baseados na localização do cliente, através de um aplicação móvel.

Além de ajudar os usuários a localizarem os produtos o sistema também pode ser usado para o envio de notificações de ofertas promocionais (incluindo o envio de cupons de desconto) e de informações sobre determinados produtos.

O sistema se beneficia de características das lâmpadas LED que formam uma densa rede capaz de funcionar como uma matriz de posicionamento, explica a Philips. Cada equipamento é identificável ​​e comunica a sua posição a uma aplicação instalada no smartphones do cliente.

Ao integrar os serviços de localização no sistema de iluminação, os varejistas interessados em oferecer serviços baseados no posicionamento do cliente não terão de investir em infraestrutura adicional, como acontece no caso dos totens do sistema iBeacon, da Apple, por exemplo.

Os comerciantes estão demonstrando cada vez mais interesse no que os seus clientes fazem dentro das instalações. Nos EUA, alguns estádios optaram por usar tecnologia iBeacon da Apple para levar os serviços baseados em localização a dispositivos iOS e Android, através de Bluetooth LE. Um teste foi feito este ano durante do Super Bowl, mas os resultados não foram tão expressivos. Além disso, várias startups estão oferecendo serviços semelhantes. Geralmente, pretendem ajudar as empresas a recolherem informações sobre os seus clientes ‒ tempos de permanência em determinado local, por exemplo ou o trajeto habitual dentro da loja ‒ e enviar promoções diretamente para os smartphones.

O sistema da Philps estará em demonstração esta semana durante a Euroshop 2014, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, junto com outros três sistemas de iluminação da companhia que ajudam a destacar o frescor dos alimentos, a cor das roupas e também a compor a identidade visual de uma marca.

A iluminação precária nas prateleiras de alimentos é um fator que contribui de forma significativa na decisão de compra. As combinações de lâmpadas de LED Phillips ressaltam as cores naturais de frutas e verduras frescas, tornando-as mais atraentes. Testes demonstraram que a solução de iluminação correta provocou um aumento de 47% nas vendas de produtos frescos.

A tecnologia de localização ainda está em teste no exterior e a Phliphs ainda não tem previsão de oferecê-la no Brasil. Mas as outras estarão disponíveis aqui.


Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/02/19/philips-investe-em-sistema-de-iluminacao-que-conversa-com-smartphones/>.

G1: Corte na Holanda proíbe governo de criar banco de dados com digitais


Digitais eram coletadas na criação de passaportes.
Sistema de identificação biométrica tinha taxa de erro de 21%.


Um tribunal holandês decidiu esta semana que o governo não pode armazenar as digitais de cidadãos em um banco de dados centralizado. A decisão faz parte de um processo iniciado pelo grupo de defesa de privacidade PrivacyNow contra a lei que regulamenta a emissão de passaportes na Holanda, que exige a coleta das digitais.

O tribunal foi convencido pelo argumento da PrivacyNow de que, como o sistema biométrico apresenta falha em 21% das situações, sendo incapaz de identificar corretamente o indivíduo ao qual a digital pertence, a invasão da privacidade do sistema é "injustificável".

"[As digitais] também não são adequadas para a prevenção de fraudes de identidade ou para o processo de solicitar um novo documento de viagem ou a usar um documento de viagem, que são um dos principais propósitos [da lei que regulamenta a emissão de passaportes]", segundo a opinião da corte.

O governo holandês já estava barrado de armazenar as digitais por uma determinação do Tribunal de Justiça da União Europeia, mas a PrivacyNow acredita que a decisão contra as digitais pode impedir o governo de armazenar outros dados em um banco de dados central. "Essa não é uma boa notícia apenas para quem se opõe à criação de um banco de dados de digitais, mas para quem se opõe a qualquer banco de dados central do governo", disse o advogado do grupo, Christiaan Alberdingk Thijm, à imprensa.

Fonte: Rohr, Altieres. "Corte na Holanda proíbe governo de criar banco de dados com digitais." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/corte-na-holanda-proibe-governo-de-criar-banco-de-dados-com-digitais.html>.