sexta-feira, 19 de outubro de 2012

TI INSIDE: Especialistas discutem governança e sustentabilidade em TIC



Acontece no dia 30 de outubro, em São Paulo, a segunda edição do Forum Green Tech 2012, principal evento para discussão sobre sustentabilidade no segmento de TIC (TI e telecom), que contará com dez palestras e um painel especial sobre governança e resíduos sólidos.
Veja os palestrantes e painelistas confirmados:

*Antonis Mavropoulos, diretor técnico mundial da ISWA (International Solid Waste Association)
*Bruno Tasco, analista de Pesquisa da Frost & Sullivan
*John Rogus, diretor comercial da Eaton
*Eng. Celso Luis Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen
*Kami Saidi, diretor de Operações e de Sustentabilidade Ambiental da HP
*Samuel Barros, da Synercorp
*Luiz Fernando Elias Felipe, diretor de tecnologia da PanoLogic Brasil
*Fábio Kumasawa, gerente de Serviços da Furukawa Industrial S.A.
*Selma Rabelo da OR - Odebrecht Realizações Imobiliárias
*Jayme Spinola - Si2 - Soluções Inteligentes Integradas
*Andre Luis Saraiva, diretor de responsabilidade socioambiental da Abinee
*Marcus Nakagawa, diretor presidente da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade
*Herbert Mascarenhas, gerente executivo da Abree – Associação Brasileira de Reciclagem e Eletrônicos e Eletrodomésticos
*Marcus Oliveira, diretor de sustentabilidade da Abere – Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Eletroeletronicos
*José Rocha Andrade da Silva, pesquisador e coordenador de projetos do CTI do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Esssa edição do evento abordará os avanços da regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a nova modalidade de certificação de profissional Green IT, de soluções de infraestrutura e data center verde; governança e gestão alinhadas à sustentabilidade em TICs, tema fundamental para executivos de governo, das empresas, e entidades do setor.

O Forum Green Tech, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações, acontece no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site www.convergecom.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15028. Inscrições com preços promocionais terminam nesta sexta feria, 19. 

TI INSIDE: Brasil é o sexto país que mais dissemina ataques virtuais, aponta Akamai



O Brasil assumiu a 6ª colocação no ranking de países que mais disseminam ataques pela internet, de acordo com um levantamento realizado pela Akamai, empresa especializada em infraestrutura de rede. O país foi responsável por 4,6% das ameaças no segundo trimestre, ou 0,6 ponto percentual na comparação com igual período do ano passado.

No topo da lista está a China, responsável por 16% dos ataques na mesma comparação, seguida dos Estados Unidos, com 12% e alta de 1 ponto percentual. Na lista, também figuram a Turquia, na terceira posição com 7,6%, seguida da Rússia (6,3%) e de Taiwan (5,4%).

Em relação às portas mais atacadas, o Windows-DS é, de longe, o principal alvo, concentrando 32% dos ataques no segundo trimestre, mas com índice 10 pontos menor na comparação com os mesmos meses de 2011. A Telnet é o segundo ponto de entrada mais utilizado em ataques, com 9,2%.

Velocidade

Quanto à velocidade de conexão de banda larga fixa no segundo trimestre, o Brasil ficou atrás de outros países da América Latina. Os brasileiros possuem, em média, conexão de 21,1 megabits por segundo (Mbps), enquanto o Chile, com 3 Mbps, México, com 2,7 Mbps, e Colômbia, com 2.5 Mbps, têm conexões mais rápidas. Entretanto, o desempenho da internet no Brasil é superior ao da Argentina (2 Mbps), Peru (1,8 Mbps) e Venezuela (1 Mbps). Vale ressaltar que apenas 12% das conexões brasileiras apresentaram velocidade maior que 4 Mbps, considerada necessária para assistir a um vídeo em alta definição, por exemplo.

O Brasil também está atrás da média global em velocidade de conexão, que é de 3 Mbps — 13% maior em relação à medição do primeiro trimestre.

Internet móvel

Já a média de velocidade das conexões móveis no Brasil foi de 1,1 Mbps, com pico de 8 Mbps. Os números são inferiores a diversos outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia, estando à frente apenas do Paraguai, Venezuela e Bolivia.
A maior velocidade média de conexão móvel foi 7,5 Mbps, na Rússia. O pico de velocidade média de conexão móvel foi originado por um provedor do Reino Unido, com 44 Mbps. 

IDG Now!: Velocidade da banda larga no Brasil ainda está abaixo da média global


Taxa média da conexão no País é de 2,1 Mbps, perdendo para Chile, México e Colômbia - índice mundial é de 3 Mbps; banda móvel também é lenta
Renato Rodrigues


O Brasil ainda está bem distante dos países desenvolvidos quando o assunto é velocidade de conexão à Internet. De acordo com um estudo da provedora de infraestrutura Akamai, na América Latina, a taxa média de conexão aqui é de 2.1 Mbps, abaixo de outros países da região, como Chile (3 Mbps), México (2.7 Mbps) e Colômbia (2.5 Mbps). Entretanto, é maior que a da Argentina (2.0), Peru (1.8) e Venezuela (1). A média global é de 3 Mbps, aponta o estudo.

Enquanto isso, os países com melhores velocidades apresentam taxas médias de 14,2 Mbps (Coréia do Sul), 10,7 Mbps (Japão) e 8,9 Mbps (Hong Kong). A mais "lenta" nos Top 10 é a Finlândia, com 6,6 Mbps, empatada com os EUA.

Por outro lado, uma notícia boa: no Brasil, 12% das conexões apresentaram velocidade maior que 4 Mbps - taxa considerada necessária para assistir a um vídeo em alta definição, por exemplo.

No que diz respeito à velocidade média de picos de conexão, em todo o mundo, 126 países apresentaram aumento entre 1T12 e 2T12. Desses, seis cresceram mais que 100%. Ano a ano, o crescimento global foi de 44%, incluindo aumentos de 10% ou mais em todos os top 10 países e declínio em apenas oito países.

Conectividade MóvelA situação de atraso do Brasil repete-se na conectividade móvel. A média de velocidade das conexões móveis no País foi de 1.1 Mbps e o pico foi de 8 Mbps - novamente, números inferiores aos de outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Ao analisar a região, o Brasil fica à frente apenas de Paraguai, Venezuela e Bolívia. 

Em todo o globo, a maior velocidade média de conexão móvel no segundo trimestre do ano foi 7,5 Mbps, entregues por uma operadora móvel na Rússia. Seis provedores tiveram velocidades médias de conexão em taxas de banda larga (4 Mbps ou mais) e 67 tiveram média superior a 1 Mbps durante o trimestre. 

Já o pico de velocidade média de conexão móvel foi originado por um provedor do Reino Unido, com 44 Mbps. Cinco fornecedores apresentaram picos acima dos 20 Mbps e outros 33 excederam os 10 Mbps. Todos eles, juntos, entregaram média de pico de velocidade acima de 2 Mbps.

Android x SafariOs dados de navegadores móveis no mês de junho mostram que 38% dos pedidos de redes de celular vieram do Android Webkit, 33% foram originados do Mobile Safari, 23% do Opera Mini e cerca de 4% do BlackBerry. A conclusão é outra quando todas as redes – não só as de celulares – são adicionadas na análise: 60% de pedidos via Mobile Safari e 23% provenientes de Android Webkit (os navegadores móveis restantes foram significativamente menores). Com isso, o estudo concluiu que os dispositivos Android são usados com mais frequência em redes de celulares, enquanto os iOS são mais usados via WiFi.

TI INSIDE Online - Aiqon IT inicia operações no Brasil com solução de TI verde




A Aiqon IT, startup de gestão do consumo de energia em redes de computadores, anunciou o início das operações no Brasil. A empresa terá como foco os mercados das regiões Sul e Sudeste, e as vendas serão feitas tanto forma direta como por meio de canais de distribuição. A expectativa da Aiqon IT é atingir a venda de 250 mil licenças, no prazo de dois anos, da solução Verismic Power Manager, tecnologia baseada no conceito de TI verde que visa apoiar as empresas na redução do consumo de energia elétrica e reduzir a emissão de gás carbônico (CO²) de computadores.
A desenvolvedora da tecnologia, a Verismic Software, escolheu a representação da Aiqon IT para desenvolver o mercado brasileiro e latino-americano devido a seu profundo expertise no uso consciente da energia elétrica. “O Brasil emergiu como uma potência econômica global, assim como tem inovado no quesito da responsabilidade ambiental. Nossa proposta é desenvolver um papel importante no apoio às empresas brasileiras que procuram melhorar seu desempenho financeiro, enquanto cumprem com suas metas ambientais", ressalta o CEO da Verismic Software, Ashley Leonard.
De acordo com o CEO da Aiqon IT, Thiago N. Felippe, a companhia vai atuar junto a empresas e instituições que contemplem grandes e médios parques de máquinas, como as dos setores de governo, educação, TI, saúde e call center, entre outros. 

TI INSIDE: ConsultaClick oferece agendamento de consultas online



A ConsultaClick, empresa de agendamento online de consultas, superou a marca de 570 mil consultas disponibilizadas online para os pacientes cadastrados. São mais de 90 mil profissionais, distribuídos em 61 especialidades da área da saúde em todo país. Com atuação em cinco países — Brasil, Portugal, Espanha, Romênia e Bélgica —, o site facilita a procura de profissionais na internet e promove o acesso ao médico, psicólogo, dentista, entre outros.

Nos sites de agendamento, o profissional de saúde pode optar por colocar sua agenda online, permitindo que o paciente selecione um horário livre para marcar sua consulta, ou apenas deixar seu contato. "O número de mais de 500 mil horários disponíveis mostra que está crescendo a confiança dos profissionais e pacientes na ferramenta", ressalta o médico João Paulo Ribeiro, sócio da ConsultaClick.

De acordo com Ribeiro, a ferramenta permite que a população conheça o profissional que procura, analisando o currículo e as suas competências. "O serviço proporciona ainda economia e conveniência, já que o paciente escolhe o horário e a localização mais adequada às suas necessidades", reforça o médico.

O número de opções de consultas duplicou na segundo semestre, por isso a empresa espera ter alcançar a margem de 1 milhão de horários até o fim do ano. A aposta está na importância das agendas online para otimização do processo, possibilitando que o paciente selecione os melhores dias e horários, conforme a sua conveniência, e de forma gratuita. 

inovacaotecnologica: Cartão de crédito quântico será imune à clonagem




Embora os bandidos possam ter acesso a técnicas para replicar as informações dos cartões de crédito tradicionais, é virtualmente impossível clonar a informação quântica guardada em um qubit. [Imagem: vektorportal/F. Pastwaski]

Protocolos de autenticação

Uma equipe internacional de físicos desenvolveu uma técnica que permitirá usar chaves de criptografia quântica em um protocolo de segurança imune a ruídos e interferências.

O trabalho estabelece os protocolos para a troca das informações quânticas responsáveis pela autenticação do usuário, e que devem ser trocadas a cada transação entre o terminal do estabelecimento e o banco.

A equipe afirma que esses protocolos estabelecem a base para a criação de um sistema de segurança que evite definitivamente a clonagem de cartões de crédito e outros documentos.

Cartão de crédito quântico

Embora os bandidos possam ter acesso a técnicas para replicar as informações dos cartões de crédito e débito tradicionais, é virtualmente impossível clonar a informação quântica guardada em um qubit.

O problema é que, enquanto as informações dos cartões de crédito ficam bem guardadas lá dentro - garantindo que ele funcione sempre que você precise -, um qubit é algo extremamente sensível.

Se o qubit suportar as imperfeições do material e o ruído, ele certamente sucumbirá vítima do fenômeno físico da decoerência.

Tolerância

Agora, Fernando Pastawski e seus colegas demonstraram que é possível construir um protocolo de autenticação quântica que seja tolerante às interferências, sem perder a segurança.

A saída foi construir um esquema tolerante a falhas, cujos limites foram ampliados para dar conta dos inevitáveis ruídos e dos estragos que eles fazem nos qubits.

"Em termos teóricos, não mais do que 83% dos dígitos secretos poderão ser duplicados corretamente por um falsário. Em condições realísticas, podemos assumir que um usuário honesto será capaz de recuperar 95% dos dígitos," disse o Dr. Pastawski.

Assim, se o banco estabelecer como aceitável para a autenticação do usuário um nível de tolerância a falhas de 90%, será virtualmente impossível validar comandos fraudulentos ou rejeitar uma transação autêntica.

Memórias quânticas

O princípio desse cartão de crédito quântico foi demonstrado usando fótons transmitidos para por fibras ópticas.

Mas, para aplicações práticas, será necessário desenvolver memórias quânticas robustas e duradouras.

Embora já tenham sido demonstradas memórias quânticas em cristais sólidos, otempo de latência de um dado quântico a temperatura ambiente não supera ainda a casos dos segundos.

Assim, para que o dinheiro quântico vire realidade, será necessário antes aumentar muito o tempo de vida dos qubits, o que equivale a desenvolver memórias quânticas não-voláteis.

Olhar Digital: Google culpa empresa de impressão por vazamento de balanço


Números do terceiro trimestre da empresa foram divulgados horas antes do previsto 


O Google se pronunciou após o vazamento do seubalanço trimestral horas antes do que estava planejado.

De acordo com a empresa, a RR Donneley, responsável por imprimir os documentos, foi quem causou o erro. "A RR Donneley nos informou que havia postado um rascunho do balanço sem autorização", explicou a empresa. "Desta forma, paramos as operações de compra e venda na NASDAQ até a finalização deste documento". Pouco depois dos números vazaram, as ações do Google despencaram 9% e a comercialização delas foi interrompida - elas serão retomadas ainda nesta quinta-feira, 18.

O balanço incompleto tinha um espaço para uma declaração de Larry Page, CEO do Google. A fala dele já foi divulgada, segundo o TechCrunch.

"Tivemos um trimestre forte. A receita aumentou 45% em relação ao ano passado e, com apenas 14 anos de vida, tivemos nosso primeiro trimestre com US$ 14 bilhões de receita", afirmou o executivo.

O Google postou a versão finalizada de seu balanço com os mesmos dados divulgados anteriormente - US$ 14,1 bilhões em receita e lucro de US$ 2,18 bilhões, 20% menos do que em 2011. 

TRIBUNA: Asus apresenta novo smartphone que pode ser acoplado a tablet




Padfone 2

A Asus apresentou nesta terça-feira (16/10) o PadFone 2, que combina funções de smartphone e tablet

O aparelho chegará ao mercado da Europa e da Ásia antes do fim de dezembro. Ainda não há previsão de venda no Brasil.

Equipado com o sistema operacional Android, o Padfone 2 tem tela de 4,7 polegadas que pode ser acoplado na parte traseira de um tablet de 10,1 polegadas. 

O aparelho ainda tem processador Snapdragon S4 Pro com 1.5 GHz de quatro núcleos e 2 GB de memória RAM. 

O Padfone 2 será vendido por cerca de US$ 597.

TI INSIDE : Justiça questiona Vivo sobre coleta informações de usuários de smartphones




O Ministério da Justiça notificou nesta quinta-feira, 18, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, a operadora de telefonia móvel Vivo para que esclareça o funcionamento do Smart Steps (passos inteligentes), aplicativo para dispositivos móveis que reúne informações coletadas por antenas de telefonia e informa dados agrupados, tais como faixa etária e sexo dos clientes da operadora em uma determinada região. O órgão questiona se a aplicação viola a privacidade do usuário.
Em comunicado à imprensa, a Vivo informa que irá fornecer todas as informações no prazo solicitado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. A empresa esclarece também que o produto em questão encontra-se ainda em desenvolvimento. A operadora ressalta que o serviço irá utilizar apenas informações prévias e expressamente autorizadas pelos clientes. Estas autorizações começarão a ser colhidas até o fim do ano. Além disso, enfatiza que os dados serão trabalhados de forma consolidada, não havendo qualquer individualização das informações ou possibilidade de rastreamento dos usuários.

O aplicativo deve ser lançado pela Vivo no mês de novembro e o Brasil será o pioneiro nos testes do programa, que deverá ser usado em outras operadoras móveis controladas pelo grupo espanhol Telefónica, dono da Vivo. A proposta do serviço é possibilitar a coleta, utilização e comercialização de informações referentes à localização dos clientes em determinados dias e horários.
Segundo a operadora, com base nas informações coletadas, instituições poderão melhorar produtos e serviços. Será possível, por exemplo, que um varejista saiba aonde e quantos adolescentes vão às compras em determinado dia. Conhecendo este padrão de comportamento, a empresa poderia fazer ofertas específicas baseada no público que estiver frequentando a loja.
O programa, que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de pesquisa Gfk, manterá o anonimato dos usuários monitorados, de acordo com a companhia. 

Folha: Turma da Mônica lança site com previsão do tempo para crianças




Turma da Mônica faz previsão do tempo 

Será que vai fazer Sol ou chuva? Amanhã vai fazer frio na escola?

Para responder a essas perguntas, a Turma da Mônica lançou um site (www.climakids.com.br) com previsão do tempo para crianças. Nele, é possível descobrir as temperaturas máximas e mínimas do dia seguinte, a probabilidade de chuva e até as fases da Lua. Igual à previsão de gente grande.

A diferença é a ilustração e os personagens de Maurício de Sousa. Enquanto a Magali toma um sorvete na praia em dias de Sol, o Cascão foge da chuva e o Franjinha brinca de garoto do tempo.

O site, que é uma parceria com o Climatempo, traz ainda tirinhas, jogos e quadrinhos com explicações de fenômenos meteorológicos. Na história que explica o que é um furacão, por exemplo, o Cascão fica com tanto medo que se esconde dentro do armário.

TI INSIDE : Vazamento de balanço antes da hora derruba ações do Google




O resultado do terceiro trimestre do Google estava previsto para ser divulgado na noite desta quinta-feira, 18, mas foi antecipado por engano, o que causou grande alvoroço no mercado e fez com que as ações da empresa caíssem 9,01%. Segundo o Wall Street Journal, a razão para a queda acentuada dos papéis é que a informação divulgada por engano estava incompleta e dava a entender que os resultados seriam ainda mais negativos do que de fato foram.
De acordo com o infome de resultado o lucro líquido do Google no período registrou queda de 20%, totalizando US$ 2,17 bilhões, ante US$ 2,72 bilhões obtidos em igual trimestre de 2011. A receita, por outro lado, foi de US$ 14,1 bilhões, 45% superior aos US$ 9,7 bilhões contabilizados um ano antes. A fatia de receita referente às operações da Motorola Mobility foi de US$ 2,57 bilhões, sem base de comparação com o ano anterior, ja que a aquisição da empresa foi finalizada em maio deste ano.
A divulgação prematura dos resultados foi publicada no site da Security Exchange Commision (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. Os arquivos do balanço deixam claro que a informação não devia ter sido divulgada naquele momento. Há um espaço separado para uma declaração do CEO da empresa, Larry Page, que não foi preenchido, ou seja, o Google ainda iria se pronunciar sobre seu balanço.
A conjunção de resultados abaixo das expectativas com o vazamento antes da hora fez com as ações do Google oscilassem durante todo o pregão desta quinta-feira na bolsa eletrônica Nasdaq. O pior momento foi às 15h10 (no horário de Brasília), quando a queda atingiu 9,01%. Depois, os papéis se recuperaram um pouco no decorrer da tarde e encerraram o dia com declínio de 8,01%, cotados a US$ 695 cada.
Após o erro na divulgação, o Google soltou comunicado no qual culpa a empresa que imprime seus relatórios financeiros, RR Donnelley, pela liberação antes da hora. Com informações de agências internacionais. 

inovacao tecnologica: Chip que emite luz trançada multiplica transmissão de dados



O segredo para torcer a luz no interior de um chip 
está em minúsculos anéis com ranhuras internas 
cuidadosamente espaçadas. [Imagem: Miss Yue Zhang]

Fazendo a luz rodopiar

Cientistas conseguiram produzir luz torcida no interior de um chip.

A luz torcida - ou luz trançada - é um tipo de luz que não viaja em linha reta, mas em uma espiral, no formato de um parafuso.

Seu nome técnico é luz MAO, a sigla de momento angular orbital - veja detalhes na reportagem:

Esse tipo de luz vem sendo gerada usando lentes e placas de meia-onda, sendo um mecanismo extremamente eficiente para codificar e transmitir informações.

Recentemente, pesquisadores demonstraram que um feixe de luz torcida pode transportar 2,5 terabits de dados por segundo.

Chip que emite luz torcida

Agora, Xinlun Cai e uma equipe de pesquisadores britânicos e chineses conseguiu condensar toda a tecnologia para manipular o momento angular orbital da luz dentro de um chip.

O dispositivo é mais de 1.000 vezes menor do que menor emissor de luz MAO já criado.

A descoberta deverá acelerar muito a viabilização prática da tecnologia, que já se mostrou extremamente eficiente em condições de laboratório.

Segundo os pesquisadores, a luz torcida poderá dar um impulso sem precedentes na tecnologia de comunicação e na optoeletrônica, que explora a possibilidade de trocar dados no interior dos chips usando luz em vez de eletricidade.

Microanéis ressonantes

O segredo para torcer a luz no interior de um chip está em minúsculos anéis com ranhuras internas cuidadosamente espaçadas.

Os microanéis captura a luz e a fazem girar em seu interior, antes de escapar.

Na mecânica quântica, essa manipulação é associada com o momento angular orbital dos fótons. Em vez de se moverem em linha reta, os fótons na luz torcida "orbitam" ao redor do eixo imaginário do feixe de luz.

A luz não sai dos anéis exatamente como um parafuso, mas como um vórtice, lembrando mais o formato de um ciclone.

Quando a luz torcida interage com a matéria, ela exerce uma força rotacional, impondo um torque sobre a matéria que pode ser explorado para manipular partículas muito pequenas - são as chamadas pinças ópticas.

Informações clássicas e quânticas

E é possível dar mais do que uma pequena "torcidinha" na luz.

Também pode-se torcê-la em diferentes graus, o que pode ser usado para codificar informações.

Isso permite que uma quantidade muito maior de dados seja transmitida em um único feixe de luz, aumentando muito a capacidade dos links de fibra óptica.

Na verdade, fótons individuais podem usar esses diferentes graus de torção para representar bits quânticos, já que uma partícula individual de luz pode estar girando no sentido horário e no sentido anti-horário ao mesmo tempo.

Assim, a luz torcida poderá eventualmente servir para transferir informações no interior de um processador quântico.

G1 - YouTube fica fora do ar para alguns usuários em todo o mundo


Após alguns minutos, site voltou ao ar, mas apresentando instabilidade.
Usuários usaram redes sociais para reclamar do problema.


O popular site de vídeos YouTube saiu do ar para alguns usuários em todo o mundo na tarde desta quinta-feira (18). Ao tentar acessar o endereço ou vídeos hospedados no site em outros locais, o usuário recebe uma mensagem de erro.

Após alguns minutos, o serviço voltou ao ar, mas apresentando instabilidade.

Durante o tempo que ficou fora do ar, usuários usaram as redes sociais Facebook e Twitter para tentar encontrar mais informações sobre o assunto ou saber se era só com elas que o YouTube apresentou problemas.

Procurada pelo G1, o Google, dono do site, não se manifestou sobre o caso até a publicação da reportagem.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

Governo do Estado da Bahia: Mais de 5 mil pessoas já foram à Semana Nacional de C&T



Em menos de três dias, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta na terça-feira (16) no estacionamento L1 do Salvador Shopping, já recebeu mais de 5 mil pessoas. O evento continua até este domingo (21), com acesso gratuito para os visitantes.

Equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluidos, óptica, mecânica e termologia estão disponíveis para o público ver a ciência de maneira lúdica e interativa.

“Eu nunca havia brincado num brinquedo como esse. É muito legal, estou me divertindo muito. Eu e meus colegas estávamos loucos pra vir aqui”, revelou a estudante de Psicologia, Tatiana Ribeiro, 27 anos, após utilizar o ‘kinect’, um dos equipamentos interativos disponíveis para o público no local.

Curiosidades

O técnico musical Claudinei Santos, 40 anos, levou a filha Raíssa, de 7 anos, para ver de perto as curiosidades da ciência. “Acho que ela está na idade de se interessar pelo assunto e saber como as coisas funcionam”, disse, vendo a filha se encantar com as experiências com nitrogênio feitas pelos alunos da Faculdade Área 1.

“É muito bom ver um evento deste tipo, que deveria acontecer mais vezes aqui em Salvador. São coisas que a gente normalmente não tem acesso, que às vezes só se vê pela televisão. A gente que é adulto fica maravilhado, imagine a reação das crianças com tantas novidades”, observou Claudinei.

Nesses primeiros dias de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mais de três mil estudantes de escolas públicas já passaram pelo local e tiveram a oportunidade de exercitar a curiosidade científica.

“Nosso trabalho é encarar o desafio de fazer as pessoas ficarem curiosas, porque precisam redescobrir o sabor do saber. É fundamental que a gente contribua para desenvolver a cultura da investigação científica”, afirmou o físico Aníbal Fonseca, da empresa Ciência Prima, que desenvolveu alguns dos equipamentos disponíveis no evento.

Fomentar a criatividade

Esta é a nona edição da SNCT, que é promovida anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). A estimativa da Secti é que, até o final do evento, mais de dez mil pessoas visitem a exposição.

O secretário Paulo Câmera destacou que este é um evento que encanta pessoas de todas as idades. “Nossa intenção é incentivar o interesse pela ciência, tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia”, afirmou.

Este ano, a Secti trouxe para o público informações sobre o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, além das realizações do governo do Estado, por meio dos diversos programas e projetos relacionados ao tema. Todo esse conteúdo será visualizado em telas interativas e video wall, que formam uma parede de 20 metros.

A Semana Nacional foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

G1: 49% usam redes sociais para procurar emprego, diz pesquisa - notícias em Concursos e Emprego



31% acompanham com frequência as empresas em 
que gostariam de atuar.37% não avaliam se conteúdo postado
 pode atrapalhar seleção para vaga.

Pesquisa feita pela empresa de recursos humanos da Boucinhas&Campos, entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, revela que nos últimos dois anos, 75% dos participantes mudaram ou saíram de seus empregos. Dos 60% que estão trabalhando, 62% pretendem mudar de emprego no próximo ano. Com o objetivo de encontrar novas oportunidades, 49% usam com frequência as redes sociais para procurar emprego e apenas 22% não costumam utilizar esse meio para procurar novas oportunidades.

A rede social mais utilizada para realizar essa busca é o Linkedin, citado por 72% dos entrevistados, seguido por Facebook (56%), Twiter (23%), Google+ (20%) e blogs (19%).

A pesquisa mostra ainda que 31% dos participantes acompanham com frequência as empresas em que gostariam de atuar por meio das redes sociais. Outros 41% afirmaram que acompanham as empresas com pouca frequência. Questionados sobre as informações disponibilizadas em suas redes sociais, 37% declaram que não avaliam se o conteúdo postado pode atrapalhar sua seleção em uma nova oportunidade.

Plano de carreira, experiência e cadastro de currículos

O levantamento questionou os participantes sobre qual é o principal item observado no momento em que se candidatam a uma nova vaga. Do total, 35,5% indicaram que o principal ponto é se a empresa anunciante possui plano de carreira. O segundo item levado em consideração é a atribuição do cargo em si, com 15%. Outros 7% avaliam os pontos como proximidade entre casa e trabalho e os benefícios oferecidos pela empresa.

Quando questionados sobre o principal diferencial para conquistar a posição desejada, 49% apontaram que a experiência é fator decisivo para conquistar uma nova vaga. Em seguida, 22,5% acreditam que a motivação e garra são fatores que fazem a diferença. Apenas 11% indicaram a formação acadêmica como principal diferencial, seguido de 10,5% de indicações para a formação complementar.

Quanto ao meio escolhido para se candidatar a uma nova vaga, 48% dos entrevistados preferem utilizar sites especializados em cadastro de currículos, outros 29% enviam o currículo diretamente por email e apenas 19% se cadastram diretamente nos sites das empresas em que desejam trabalhar.

Requisitos

A maioria dos entrevistados (55%) investiram em cursos de idiomas nos últimos três anos. O percentual de entrevistados que realizaram investimentos em cursos complementares nos últimos dois anos, como cursos, treinamentos ou capacitação em geral, foi significativo: 77%.

Questionados sobre o grau de exigência apresentado no perfil das novas vagas disponíveis, 59% acreditam que esse grau de exigência apresentado pelo mercado no descritivo das posições está acima do necessário. Outros 25% apontaram que as exigências apresentadas condizem com as atividades.

Feedback

Quanto à forma de retorno negativo que preferencialmente gostariam de receber sobre um processo seletivo, 60% indicaram desejar esse contato por email. Outros 36% gostariam que o contato fosse telefônico, pois dessa forma poderiam indagar os principais motivos do resultado.

A pesquisa questionou sobre o que mais incomoda os entrevistados quando participam de processos seletivos: 39,5% indicam que a demora de retorno para o andamento da vaga é o que gera maior aborrecimento. Outros 22% afirmam que o maior incômodo é a falta de clareza nas informações sobre a vaga, enquanto 15% estão incomodados com a quantidade de etapas no processo.

Ao final da pesquisa foi aberta uma questão para que os participantes pudessem opinar livremente sobre os temas abordados. Assim, 22,6% das pessoas que responderam a questão extra, comentaram sobre a percepção que tinham quanto à falta de experiência de alguns dos recrutadores em identificar as habilidades dos candidatos, deixando passar bons talentos.

A idade também foi assunto recorrente nas indicações feitas por 22,5% dos entrevistados. A dificuldade de alcançar novas posições ou até mesmo a recolocação no mercado tem sido complexa para esse perfil de candidato.

O alto grau de exigência proposto pelas empresas é outro fator que motivou a resposta dessa questão para 19,4% dos respondentes.

A falta de retorno recorrente por empresas e setores responsáveis por recrutamento e seleção é outro fator apontado pelos entrevistados, com 16,1%. A falta de informações gerais sobre o processo aparece em seguida para 12,9%.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa teve a participação de 37% de pessoas que estão cursando o ensino superior (cursando ou incompleto), 33% que possuem ensino superior completo e 21% que possuem pós-graduação.

Grande parte dos participantes ocupa cargos de coordenação e supervisão (18%), outros 13% de assistentes, 13% de analistas plenos, 12,5% de auxiliares /operacional, 11,5% estágio e outros 11,5% de gerência. Mais da metade dos entrevistados (52%) é solteira. Outros 41% estão casados ou amasiados.