quinta-feira, 21 de novembro de 2013

INFO: Dilma inaugura página oficial da Presidência no Facebook


A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira (20) a página oficial do Palácio do Planalto no Facebook, a qual foi definida pela própria governante como um "outro espaço para (o povo) seguir de perto as atividades do governo federal".

A nova página da Presidência no Facebook, na qual Dilma aparece cumprimentando um grupo de operários da Petrobras na "foto da capa", se soma à conta de Dilma no Twitter, reiniciada recentemente após ter sido desativada desde as eleições de 2010.

A página em questão também destaca um vídeo em que Dilma explica que usará o espaço para "debater a evolução de nossos cinco pactos", em alusão às propostas apresentadas em julho como resposta aos protestos iniciados no mês anterior.

"Pactos pela responsabilidade fiscal, pela reforma política, pela uma saúde de qualidade, pela educação e por um transporte público de qualidade", especificou a governante, quem pediu aos seguidores curtir, opinar e participar e compartilhar "a transformação do Brasil em um país com igualdade de oportunidades para todos".

Fonte: "Dilma inaugura página oficial da Presidência no Facebook." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/11/dilma-inaugura-pagina-oficial-da-presidencia-no-facebook.shtml (accessed November 21, 2013).

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Balão com tecnologia nacional transmite internet de banda larga


Pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) realizaram com sucesso um teste com um balão destinado a distribuir sinais de internet para comunidades distantes dos centros urbanos.

O projeto Conectar é uma das apostas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para ampliar o acesso à rede mundial de computadores no país.

O balão fica ancorado em um veículo, e possui gás 
suficiente para permanecer no ar por uma semana. 

O balão, lançado a partir da base do INPE em Cachoeira Paulista (SP), levou a bordo um aparelho chamado ABBL - Aeróstato Brasileiro de Banda Larga (ABBL)

Equipado com transceptores, o balão foi elevado a 240 metros de altura, permanecendo ancorado, preso a um veículo.

O balão permite alcançar uma área de cobertura maior do que as torres de antenas convencionais, cobrindo um raio de até 50 km.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acompanharam o teste.

A conexão gerada pelo balão permitiu a realização de duas teleconferências via Skype, uma a 2,5 quilômetros (km) e outra a aproximadamente 30 km do Inpe.

Tecnologia nacional

A qualidade da conexão foi elogiada pelo ministro Raupp. Ele ressaltou que, caso novos testes comprovem a eficácia e viabilidade do dispositivo, ele poderá ser uma importante ferramenta para a ampliação do acesso à internet no país.

"O sucesso deste primeiro teste evidencia que vale a pena investirmos em tecnologia nacional. Espero que o projeto continue avançando para que futuramente colabore para as regiões mais afastadas, como por exemplo, a amazônica, terem um eficaz sinal de internet", disse.

O ministro Paulo Bernardo, além de revelar sua torcida para que as pesquisas continuem avançando, enfatizou que a alternativa é bem vista pelo governo, pois não agride o meio ambiente. "Pelo que nos foi apresentado, essa é uma tecnologia totalmente limpa. Certamente esta opção é muito mais barata e versátil para atender regiões afastadas e até mesmo inóspitas", comentou.

"Os pesquisadores podem ter certeza que o governo continuará financiando alternativas tecnológicas que possam garantir uma maior qualidade de vida à população. Um grande exemplo é a nossa busca pela construção do satélite geoestacionário", frisou.

A próxima etapa do Conectar será a realização de uma série de estudos para tentar prolongar o período de suspensão do balão. Atualmente, o equipamento consegue armazenar um volume de gases suficiente para aproximadamente uma semana.

Fonte: "Balão com tecnologia nacional transmite internet de banda larga." Balão com tecnologia nacional transmite internet de banda larga. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=balao-tecnologia-nacional-transmite-internet-banda-larga&id=010175131120 (accessed November 21, 2013).

Convergência Digital: 'Pacto' aliado e acertos no texto alentam Marco Civil da Internet


O ‘pacto pela responsabilidade fiscal’ não tem nada a ver com o Marco Civil da Internet, mas pode muito bem fazer o projeto andar. As costuras do PL 2126/11 avançam, haverá mudanças para angariar mais aliados, e, em boa medida, terá as condições políticas para ir a voto. 

“Há muitas sugestões de ajustes, a maior parte em questões que não envolvem os pilares do projeto, a neutralidade, a privacidade e a liberdade de expressão. Até o fim da semana volto às bancadas com as mudanças e assim vamos acertando o apoio ao texto”, explicou o relator, Alessandro Molon (PT-RJ).

Há também um esforço para endereçar a maior preocupação das operadoras de telecomunicações – ou que é assim colocada. Embora o texto atual não mencione ressalvas aos modelos de negócios, as teles, e o PMDB, interpretam essa ‘lacuna’ como temerária.

O regime de urgência ‘vencido’ fez do Marco Civil peça importante no jogo político ao impedir a votação de outras matérias. Mas se vingar o compromisso com a base aliada firmado na terça, 19, em reunião com a presidenta Dilma Rousseff, a represa pode ser aberta.

“Todos os líderes dos partidos [aliados] se comprometeram a não apoiar projetos q impliquem em aumento de gastos ou redução de receitas”, tuitou Dilma. Na lista, pisos salariais de agentes de saúde, bombeiros e policiais, além de dívidas de municípios. Segundo o governo, coisa para lá de R$ 60 bilhões.

Se der certo, há campo para o PL 2126/11. Ao acertar o apoio ao texto, o relator deve absorver algumas demandas. Um exemplo é a guarda de registros ser obrigatória também aos provedores de aplicações. É um ponto caro à polícia e encontrou respaldo em pelo menos meia dúzia de partidos.

Absorver demanda como essa no texto, em prol de mais cimento pela neutralidade de rede, envolve encontrar a redação que separe os provedores capazes de arcar com esse armazenamento dos humanos que postam conteúdo em seus blogs.

Em certa medida, é nessa linha a sutileza que pode atender as teles. As empresas reclamam que a neutralidade como norma vai impor uma camisa-de-força aos negócios. A conversa em curso busca a redação que possa tranquilizá-las que a criatividade nos planos de serviço continua como é hoje.

Mas o que realmente parece caminhar para uma razoável maioria é o tema do armazenamento de dados de brasileiros no Brasil. A corrente mais forte é pelo destaque de Plenário que vai retirar todo o texto relacionado a esse assunto do projeto do Marco Civil da Internet. 

Fonte: Grossmann , Luís Osvaldo . "'Pacto' aliado e acertos no texto alentam Marco Civil da Internet - Convergência Digital - Internet." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35440&sid=4#.Uo4COMTBOz4 (accessed November 21, 2013).

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Menor transmissor FM do mundo



A equipe usou os sinais musicais gerados por um telefone celular para modular o sinal de portadora no grafeno, e depois captou a música usando um receptor de rádio FM comum. 

O menor transmissor de rádio FM do mundo acaba de ser construído por Changyao Chen e Sunwoo Lee, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos.

[Imagem: Chen/Lee/Columbia University]
O aparelho é um NEMS - um sistema nanoeletromecânico - e foi construído tirando proveito das propriedades mecânicas e elétricas do grafeno.

A capacidade que os celulares e tablets têm de detectar o movimento e a posição em que se encontram deve-se à tecnologia dos MEMS, sistemas microeletromecânicos.

Os NEMS são mil vezes menores, passando da escala micro - o M inicial da sigla MEMS - para a escala nano - o N da sigla NEMS.

A expectativa é que esse nano-rádio possa ajudar a construir telefones celulares e outros equipamentos de transmissão de dados sem fios menores e mais eficientes.

Menor transmissor FM do mundo

A equipe aproveitou a capacidade de "esticamento" do grafeno para ajustar a frequência de saída de um oscilador, criando uma versão mecânica de um componente eletrônico conhecido como oscilador controlado por tensão (VCO - voltage controlled oscillator).

O dispositivo gera um sinal modulado por frequência (FM) na faixa dos 100 megahertz (MHz), na porção média da frequência de FM, que vai dos 87,7 aos 108 MHz.

A equipe usou os sinais musicais gerados por um telefone celular para modular o sinal de portadora no grafeno, e depois captou a música usando um receptor de rádio FM comum.

Encolhimento

Apesar da contínua miniaturização dos aparelhos, a parte do circuito responsável pela geração de sinais de rádio resiste bastante ao "encolhimento".

"Esses componentes fora do chip ocupam um bocado de espaço e consomem muita eletricidade. Além disso, a maioria desses componentes não pode ser facilmente ajustada em frequência, exigindo múltiplas cópias deles para cobrir a gama de frequências utilizadas para comunicação sem fios," explicou Kenneth Shepard, membro da equipe.

O transmissor FM de grafeno supera todos esses problemas, sendo ajustável e consumindo pouquíssima energia - e menor, se não impossível, será muito difícil fazer.

O próximo passo será incorporar o nano-transmissor de FM em uma pastilha de silício, demonstrando a viabilidade de sua inserção no interior dos chips.

Fonte: "Menor transmissor FM do mundo vai acabar no seu celular." Menor transmissor FM do mundo. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=menor-transmissor-fm-mundo&id=010165131121 (accessed November 21, 2013).

INFO: NASA lança satélite projetado por estudantes do ensino médio


A Agência Espacial americana (NASA) confirmou nesta quarta-feira (20) que entre os 11 satélites de pesquisa lançados ao espaço ontem à noite está um projetado por estudantes do ensino médio, e estão todos funcionando segundo o previsto.

O satélite projetado pelos alunos do instituto Thomas Jefferson para a Ciência e a Tecnologia de Alexandria (Virgínia), TJ3Sat, contém um módulo sintetizador de voz que lê textos em voz alta que oferecerá a oportunidade de enviar textos ao satélite e depois baixar pela internet.

O satélite foi desenvolvido pelos estudantes deste centro, que oferece um currículo especializado em ciência e tecnologia em parceria com os engenheiros de empresas aeroespaciais.

Esta iniciativa faz parte da quarta missão Decolagem Educativa de Nanosatélites da NASA, na qual, junto ao instituto Thomas Jefferson, participaram nove universidades americanas e um centro da NASA.

Os 11 satélites enviados ao espaço são artefatos de pesquisa, denominados "nanosatélites", têm forma cúbica e 10 centímetros de cada lado, volume de 0,95 litros e pesam 1,36 quilos no máximo, e são utilizados em missões científicas, tecnológicas ou educativas.

"Os avanços da comunidade de satélites cúbicos está permitindo uma aceleração da tecnologia de voo que se estenderá pela indústria aeroespacial", afirmou o diretor da divisão de Sistemas Avançados de exploração da NASA, Jason Crusan, que supervisiona o funcionamento deste programa.

Segundo Crusan, "nossas futuras missões se apoiarão no que esta comunidade fez".

O administrador associado de educação da NASA em Washington, Leland Melvin, destacou que estes satélites oferecem às "melhores e mais brilhantes mentes jovens" a oportunidade "de descobrir a emoção da exploração espacial ao mesmo tempo que enfrentam os desafios tecnológicos e de engenharia".

Fonte: "NASA lança satélite projetado por estudantes do ensino médio." INFO. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

INFO: Cientistas criam primeiro mapa digital da Grande Barreira de Corais


Getty Images
Vista aérea da Grande Barreira de Corais, na Austrália

Um grupo de cientistas desenvolveu pela primeira vez um mapa digital de toda a área que cobre a Grande Barreira de Corais, localizada no nordeste da Austrália, Patrimônio da Humanidade desde 1981, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

Os cientistas australianos e alemães criaram um mapa em 3D que inclui dados sobre a profundidade da área de mais de 350 mil km², onde até agora quase a metade das águas superficiais não tinham sido capturadas em documentos digitais.

O especialista da Universidade James Cook, Robin Beaman, disse à emissora "ABC" que o mapa permite ver a forma de cada recife, a localização de cada lagoa e cada detalhe do ecossistema, o que contribuirá para entender as ameaças e saber como protegê-lo.

No caso da estrela do mar "Acanthaster planci", conhecida como coroa de espinhos e voraz depredadora de corais, o mapa ajudará a entender "como as larvas atuam e como se movimentam dentro e ao redor dos corais, o que pode ajudar a prever para onde viajam e o próximo foco", explicou.

O Instituto Australiano de Ciências Marinhas alertou no ano passado que a Grande Barreira de Corais perdeu mais da metade de seu corais nos últimos 27 anos, principalmente pelas tempestades e pela coroa de espinhos.

A Grande Barreira, que abriga 400 tipos de corais, 1.500 espécies de peixes e 4 mil variedades de moluscos, começou a se deteriorar na década de 1990 pelo duplo impacto do aquecimento da água do mar e o aumento da sua acidez devido à maior presença de dióxido de carbono na atmosfera.

Fonte: "Cientistas criam primeiro mapa digital da Grande Barreira de Corais." INFO. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

E-GOV: Jogo Desafio Empreendedor é lançado nesta quarta-feira


O projeto Novos Talentos, que visa estimular e preparar estudantes para o mercado de games e cinema de animação, lançará o demonstrativo do jogo Desafio Empreendedor nesta quarta-feira, 20, no Floripa Shopping, às 10h. “O game apresenta ao jogador o desafio de abrir um investimento e obter lucros, driblando todos os obstáculos reais de uma empresa”, conta a coordenadora do projeto, Márcia Regina Battistella.

A iniciativa é uma das ações da Semana Global do Empreendedorismo. O projeto desenvolveu este game após ter sido selecionado no Programa de Apoio a Projetos (PAP) da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), que premiou iniciativas nas áreas de Empreendedorismo, Cooperativismo, Geração de Emprego e Renda, Promoção da Cultura, Filantropia e Educação.

Com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), o Novos Talentos foi lançado em 2009 e formou mais de 70 alunos. “O objetivo é dar aos jovens com interesse e talento, acima de 13 anos, o primeiro contato com o setor de games e entretenimento digital, estimulando-os para este segmento”, diz o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales.

O evento termina no sábado, 23, com um campeonato de games que será realizado às 14h. “Quem quiser participar pode se inscrever no local no mesmo dia, a partir das 10h”, avisa Márcia. O Novos Talentos conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e das empresas 30 + Productions, PalmSoft, Hoplon, Senac TI e Vertical de Games da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Fonte: "EGov Blog." EGov Blog. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

G1: Logitech lança controle que faz iPhone virar videogame portátil


Suporte do controle traz botões direcionais, de ação e de ombro.
Não há previsão de quando aparelho, vendido nos EUA, chegará ao Brasil.

Controle Power Shell da Logitech faz 
iPhone virar videogame portátil 
(Foto: Divulgação/Logitech)

A Logitech lançou nesta quarta-feira (20) o controle Power Shell que transforma iPhones em videogames portáteis.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos. Contatada pelo G1, a Logitech informou que a intenção é que o aparelho chegue a todos os mercados, mas por enquanto não há previsão de quando começará a ser vendido no Brasil. O preço no mercado norte-americano é de US$ 100.

O aparelho funciona como um suporte em que os smartphones da Apple são encaixados. Além do direcional, possui os tradicionais botões “A”, “B”, “X” e “Y” e dois botões de ombro, um de cada lado do dispositivo. Enquanto isso a tela do iPhone servirá como monitor em que a ação será exibida.

O lançamento do controle Power Shell aproveita a tendência cada vez maior de lançamento de jogos para smartphones em forma de aplicativos.

No case do Power Shell há uma abertura para não obstruir a lente da câmera traseira do iPhone. Também há um adaptador para acoplar o fone de ouvido ao smartphone.

O controle comporta os iPhones 5 e o 5S, que começa a ser vendido no Brasil nesta sexta-feira (22), além de iPods de quinta geração. O dispositivo é compatível com aparelhos que rodem iOS 7.

O Power Shell pesa 120 gramas e mede 20 cm por 6,3 cm. A espessura é de 2,1 cm. A bateria tem capacidade de 1,5 mil mAh.

Fonte: "Logitech lança controle que faz iPhone virar videogame portátil." Games. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

Folha de S.Paulo: Amazon estreia loja brasileira de aplicativos para Android

A americana Amazon, maior varejista do mundo, anuncia hoje versão brasileira de sua loja virtual de aplicativos para celulares e tablets com o sistema Android.A principal vantagem para o usuário é o pagamento em reais e com cartão de crédito nacional. Tanto o site, que foi ao ar ontem, quanto o aplicativo são traduzidos para o português.

A Amazon Appstore (amazon.com.br/appstore) tem cerca de 5.000 mil aplicativos locais. A empresa não revela seu número de usuários.

"Queríamos trazer essa experiência local", diz Alex Szapiro, diretor de operações da Amazon no Brasil. "Com a loja brasileira, o consumidor deixa de pagar IOF [Imposto sobre Operação Financeira] e compra o aplicativo exatamente pelo preço que vê."

Na loja oficial de apps para Android, a Google Play, o preço em reais é apenas uma estimativa do quanto deve ser faturado do cartão de crédito --internacional-- do cliente. Em rápido teste, um app que aparecia como custando R$ 15,99 sairia por R$ 16,89 com a cotação do dólar de ontem.

A Google Play atingiu a marca de 1 milhão de aplicativos em julho, segundo a empresa. O menor número de apps na Amazon Appstore tem a ver com a seleção que é feita, com base em testes de segurança e na relevância para seus consumidores, diz a Amazon.

Outras alternativas à Play são a Samsung Apps, a AppBrain, a SlideME e a PocketGear.

O preço dos aplicativos estrangeiros, contudo, variará conforme a cotação das moedas. O uso de cartão de crédito segue sendo obrigatório. Usuários brasileiros da Amazon Appstore estrangeira serão convidados a transferir sua conta para a versão local.

Nem todos os cerca de 100 mil apps que a Amazon diz disponibilizar na loja internacional poderão ser baixados pela versão brasileira. "O Brasil terá acesso à grande maioria deles. Não dizemos 100%, mas que todos os que são relevantes estarão."

Entre os apps mais baixados na Amazon Appstore brasileira figuram o Deezer e o Soundcloud, de música, os games Angry Birds e Candy Crush e o Netflix, de vídeos.

A loja também conta com uma promoção diária, em que oferece gratuitamente um app que é normalmente pago. Os primeiros serão os games Angry Birds Seasons e Age of Zombies e o TuneIn Radio Pro.

NEGÓCIOS DIVERSIFICADOS

Os tablets da Amazon, chamados Kindle Fire, também usam o sistema operacional do Google. O Kindle é originalmente a marca dos aparelhos de leitura de livros digitais da empresa, que usam software proprietário.

Diversas informações supostamente vazadas na imprensa internacional disseram que a gigante do varejo lançaria um smartphone. O mais recente, divulgado pelo site "Apple Insider", diz que o celular da Amazon sairia no segundo trimestre do ano que vem.

Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

Folha de S.Paulo: Venda da Nokia para Microsoft provoca protesto de trabalhadores chineses


Centenas de trabalhadores chineses protestavam nesta quarta-feira (20) em frente a uma fábrica da Nokia, no sul da China, contra o que chamam de remuneração injusta, após a empresa vender seus negócios de telefonia móvel para a Microsoft.

A falta de confiança nos empregadores frequentemente faz com que trabalhadores chineses se oponham a aquisições por temer que suas condições de trabalho piorem.

Os trabalhadores, que juntaram-se no lado de fora dos portões da fábrica na cidade industrial de Dongguan, disseram que estão lutando contra os novos contratos que foram obrigados a assinar quando a gigante dos Estados Unidos comprou a unidade da Nokia, em setembro.

James Pomfret/Reuters 
Funcionários de fábrica chinesa da Nokia reclamam
de condições de trabalho em Dongguan

A empresa baseada na Finlândia disse em email enviado à Reuters que continua a dialogar com os manifestantes.

A Nokia concordou em setembro em vender a sua divisão de dispositivos e serviços móveis e em licenciar patentes para a Microsoft, depois de não conseguir se recuperar de um início tardio no mercado de smartphones.

A venda está prevista para ser concluída no primeiro trimestre do próximo ano, após as aprovações dos órgãos reguladores.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

G1: Tocador de música Winamp sairá de circulação em 20 de dezembro


Dentro de 30 dias, serviço surgido durante bolha da internet será encerrado.
Ferramenta será descontinuada após 15 anos.

Após 15 anos, o tocador de música Winamp e os serviços oferecidos por ele na internet serão encerrados em 20 de dezembro, informou a AOL em uma curta mensagem postada no site da ferramenta.

Após essa data, os serviços na web disponibilizados pelo Winamp não serão mais oferecidos e não será mais possível baixar o tocador de música. “Por favor, baixem a última versão antes dessa data”, pede a equipe do Winamp no comunicado.

O tocador de MP3 que ficou famoso na década de 90 e sairá do ar dentro de trinta dias surgiu no auge da bolha da internet. A empresa que o desenvolve, a Nullsoft, foi comprada pela AOL por US$ 80 milhões em 1999.

Além de explorar um mercado que mudou muito ao longo do tempo, a ferramenta estava defasada. As últimas novidades do Winamp foram o lançamento de uma versão do tocador para Android, em 2010, e o Winamp Sync para Macs, de 2011.

Com a aposentadoria, o Winamp não estará sozinho. Em 2013, outros serviços que marcaram a histórica da internet também foram descontinuados.

O Google Reader, agregador de notícias da gigante da internet, saiu do ar em 1º de julho. E, em 8 de julho, o Yahoo! encerrou o pioneiro AltaVista, um dos primeiros buscadores da internet.

Fonte: "Tocador de música Winamp sairá de circulação em 20 de dezembro." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

G1 - Alckmin critica PEC do e-commerce e prevê prejuízo de R$ 2 bilhões para SP


Emenda prevê mudanças na tributação sobre o comécio pela internet.
Governador esteve em Nova Odessa nesta quarta para inaugurar obra.

Governador Geraldo Alckmin fez críticas a PEC durante 
visita aNova Odessa (Foto: Edvaldo de Souza/EPTV)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou na tarde desta quarta-feira (20) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê mudanças na divisão de tributos recolhidos com o comércio de bens e serviços pela internet. O tucano, que estava em Nova Odessa (SP) para inaugurar uma obra, afirmou que a medida vai gerar prejuízo de R$ 2 bilhões por ano ao estado se for aprovada.

Conhecida como PEC do e-commerce, a proposta prevê que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das vendas pela internet seja dividido com o estado de destino da mercadoria. Pelas regras atuais, somente o estado de origem lucra com a transação.

Alckmin disse que a proposta é uma tentativa de fazer o estado "financiar" o crescimento do país. "O comércio eletrônico, que era pequeno, está aumentando astronomicamente. O dinheiro fica aqui e o pessoal percebeu e apresentou uma PEC dizendo: 'olha, agora o dinheiro vai ficar no destino.' Isso significa pegar R$ 2 bilhões de São Paulo e distribuir no Brasil inteiro. O país precisa crescer, mas não com São Paulo financiando. Quem tem de fazer isso é o governo federal.", disse.

A PEC foi aprovada em agosto de 2012 pelo Senado, mas depende de aprovação da Câmara dos Deputados e sanção da presidente Dilma Rousseff (PT). Alckmin afirmou que vai tentar segurar a votação do projeto pelo menos até o fim de 2013. "Estamos empurrando para ver se termina o ano sem que a matéria seja votada. O texto seria votado na quarta-feira passada, mas conseguimos segurar."

Inauguração
Alckmin esteve em Nova Odessa para inaugurar a recuperação da estrada Astrônomo Jean Nicolini, que liga Nova Odessa a Americana (SP). A obra teve R$ 4,5 milhões em investimentos do Governo do Estado. A Prefeitura calcula que o investimento vai beneficiar 500 mil pessoas na região.

Fonte: "Alckmin critica PEC do e-commerce e prevê prejuízo de R$ 2 bilhões para SP." Piracicaba e Região. N.p., n.d. Web. 21 Nov. 2013. .

INFO: Da rua para a internet, cresce ativismo on-line no país



Salvar árvores, barrar licitações obscuras, preservar a cultura local ou, até mesmo, acabar com a corrupção. Não é só nas ruas que os cidadãos têm reivindicado mudanças: com as petições virtuais, em apenas um clique todo mundo pode dar o recado aos governantes.

Cada vez mais, a ferramenta tem atraído o interesse dos internautas brasileiros e alcançado vitórias concretas. No Brasil, o número de participantes subiu 646%, em 2013, na Change.org, uma das maiores plataformas de abaixo-assinados on-line. Ao todo, são 1,5 milhão de usuários brasileiros, em meio aos 50 milhões de cadastrados. Os dados põem o País em 9º lugar no ranking mundial.

O crescimento está diretamente relacionado às manifestações deste ano, afirma a diretora de Campanhas da Change.org no Brasil, Graziela Tanaka.

"O aumento surpreendente do mês de junho tem a ver com o momento de tomada de poder vivido pela população. O Brasil realmente está passando por uma transformação política, com espaço para um novo protagonismo. Chegamos a um milhão de usuários em oito meses, enquanto a média de tempo nos outros países é de um ano."

Entre os temas que mais interessam aos usuários da plataforma, estão a corrupção, direitos humanos, dos animais e do consumidor - planejamento urbano é a área que mais alcançou vitórias, destaca Graziela, em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Outra plataforma que também cresceu neste ano foi a Avaaz. Desde junho, já se cadastraram mais de 2 milhões de novos membros em português - dos quais a maioria é brasileira. O aumento representa quase 35%, comparado com o período anterior às manifestações.

O site funciona com petições propostas pela equipe e outras apresentadas pela comunidade, de forma independente. Desde junho de 2012, mais de 35 mil petições já foram criadas na plataforma, só no Brasil, segundo dados da plataforma.

"Embora eu não possa fazer essa associação automática com as marchas de junho, a gente vê uma reação direta do número de membros com eventos políticos na sociedade, incluindo as marchas. De uma forma geral, há um crescimento muito grande nos últimos meses, um envolvimento maior da comunidade", afirma o diretor de Campanhas da Avaaz, Michael Freitas Mohallen, ao Broadcast Político.

Entre as campanhas de 2013, tiveram destaque a petição pelo impeachment do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), com mais de 1,5 milhão de assinaturas, e o abaixo-assinado, mais recentemente, que pede o fim do voto secreto no Legislativo e que já conta com mais de 650 mil signatários.

De acordo com Graziela, as petições virtuais têm criado uma via de comunicação com o poder público que permite concretizar e sintetizar demandas que muitas vezes estavam nas ruas.

"A pessoa cria abaixo-assinados não como especialista ou advogado, mas como alguém que cria empatia com outros cidadãos. Tem um impacto imediato quando um abaixo-assinado chega diretamente na caixa de e-mails do Poder Público. Os políticos não têm como ignorar, especialmente na esfera local."

Muitas vezes, as petições vêm acompanhadas de outras formas de mobilização, como no caso da campanha pela suspensão das licitações do transporte público, em São Paulo, direcionada ao prefeito Fernando Haddad (PT).

Vitoriosa, a campanha foi criada em junho pela integrante do movimento Transparência Hacker Daniela Mattern, de 33 anos, e reuniu 6 mil assinaturas.

No entanto, o diálogo com outros movimentos sociais e o Ministério Público (MP), as manifestações nas ruas e iniciativas para a abertura dos documentos públicos foram também fundamentais para que Haddad decidisse rever a decisão.

"Minha esperança é que um dia a gente possa usar a internet também para votar algumas questões e participar de forma mais direta na administração pública, defende Daniela.

"A tendência é que a gente aprenda a usar cada vez mais essas ferramentas, de forma cada vez mais propositiva e ativa, para além de dar um like ou assinar", acrescentou.

Outro caso de sucesso foi a petição pela liberação de venda de acarajés durante a Copa do Mundo de 2014, no Estádio Fonte Nova. Em oito meses, mais de 17 mil assinaturas foram alcançadas e as regras de alimentação foram modificadas.

"Nós, finalmente, conseguimos dobrar uma das entidades mais fechadas do mundo. A Fifa voltou atrás e refez o projeto de alimentação da Arena Fonte Nova, incluindo quiosques para a venda de acarajé", comemora a baiana Rita Santos, criadora do abaixo-assinado. Ao todo, 29 petições chegaram a vitórias concretas no site Change.org, em 2013.

Fonte: "Da rua para a internet, cresce ativismo on-line no país." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/11/da-rua-para-a-internet-cresce-ativismo-on-line-no-pais.shtml (accessed November 21, 2013).