sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Olhar Digital: Google vê lucro cair, mas gera US$ 16,52 bilhões em receitas

Olhar Digital: Google vê lucro cair, mas gera US$ 16,52 bilhões em receitas:

O Google divulgou nesta quinta-feira, 16, seu relatório trimestral de vendas e lucros. Segundo o documento, a gigante de buscas teve uma receita de US$ 16,52 bilhões (cerca de R$ 40,9 bilhões) no período do terceiro trimestre de 2014, encerrado no dia 30 de setembro.

O número representa um aumento de 20% em comparação com o terceiro trimestre de 2013. No último trimestre, os custos totais de aquisição ficaram em US$ 3,35 bilhões (ou 23% das receitas com publicidade). O custo por clique continuou em declínio, mas obteve aumento em mercados também, principalmente fora dos Estados Unidos.

O lucro de uma forma geral caiu em relação ao que foi visto no mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre de 2014, o Google revelou um lucro operacional de US$ 3,72 bilhões contra US$ 3,76 bilhões em 2013.

Os cliques pagos agregados, que incluem cliques relacionados a anúncios veiculados em sites do Google e membros da rede, melhorou 17% ante o mesmo período do ano anterior e aumentou aproximadamente 2% em relação ao segundo trimestre deste ano.

Já os cliques pagos de sites, que incluem cliques de anúncios veiculados no Google operados em diferentes regiões e diferentes ferramentas, como a busca, Mapas e Finanças, cresceram cerca de 24% sobre o terceiro trimestre ano passado passado e aproximadamente 4% em relação ao segundo trimestre de 2014.

Os cliques pagos de network, que incluem cliques relacionados a anúncios não servidos nas propriedades do Google que participam do AdSense para busca, AdSense para conteúdo e AdMob, expandiu em torno de 2% ante o terceiro trimestre de 2013 e diminuiu aproximadamente 4% sobre o segundo trimestre deste ano.

Enquanto isso, o custo médio por clique, que inclui cliques para anúncios em sites do Google e sites membros da rede, caiu em 2% sobre o terceiro trimestre ano passado e permaneceu igual diante o segundo trimestre deste ano. O custo por cliques para sites do Google teve queda de de 4% em relação ao mesmo período de 2013 e diminuiu também 1% sobre o segundo trimestre de 2014. Já o custo por clique de network diminuiu cerca de 4% ante o terceiro trimestre do ano anterior e aumentou cerca de 2% se comparado com o segundo trimestre de 2014.

Fonte: "Olhar Digital: Google vê lucro cair, mas gera US$ 16,52 bilhões em receitas."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/google-anuncia-receita-de-us-16-5-bi-no-3-trimestre/44719>.

Olhar Digital: Modificação transforma o PS4 em um laptop

Olhar Digital: Modificação transforma o PS4 em um laptop:

Já pensou ter a possibilidade de jogar games como The Last of Us e Infamous: Second Son em um laptop? Isso nunca vai acontecer em um notebook com Windows, mas o “modder” Ed Zarick conseguiu transformar um PS4 em um laptop razoavelmente portátil.

Zarick já é famoso por fazer modificações em consoles para transformá-los em laptops, mas normalmente ele faz isso com os videogames da Microsoft e revelou recentemente o “xbook”, o Xbox One em forma de laptop. Desta vez ele caminhou para o lado da Sony e criou o PlayBook 4.

O aparelho, criado com o auxílio de uma impressora 3D, tem o tamanho de uma mala de mão. A tela tem 22 polegadas e, na verdade, é um monitor com resolução 1080p da Vizio.

Se há a possibilidade de levá-lo para cima e para baixo, há, porém, a desvantagem de limitar o videogame a apenas um monitor de tamanho médio, quando o console poderia ser plugado a uma TV de 60 polegadas. Além disso, não se iluda achando que ele roda à base da bateria. Você depende sempre de um cabo para o fornecimento de energia da tomada.

Os “mods” anteriores de Zarick fizeram tanto sucesso no passado que ele pensa em transformar seu hobby em um negócio. Por isso, ele está vendendo o PlayBook 4 para quem estiver interessado, mas segure seus bolsos. Para quem já tem um PS4, o valor será de US$ 1,1 mil mais frete; senão, o valor é de US$ 1,4 mil mais os custos de frete. Por US$ 50 adicionais, há ainda a opção de incluir uma saída HDMI para o caso de encontrar uma tela melhor para jogar o seu PS4 portátil.

Fonte: "Olhar Digital: Modificação transforma o PS4 em um laptop." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4472

Olhar Digital: Leitor biométrico é a única diferença do iPad mini 3 para o 2

Olhar Digital: Leitor biométrico é a única diferença do iPad mini 3 para o 2:
No evento desta quinta-feira, 16, a Apple dedicou uma boa parte de seu tempo para falar sobre todas as novidades do iPad Air 2. De repente ela jogou os preços do iPad mini 3 sem mais detalhes. Analisando a tabela de especificações, foi possível descobrir o motivo: o novo iPad mini é (quase) idêntico ao modelo anterior. A única diferença é o Touch ID, sensor de impressões digitais.

Não exageramos ao dizer que ele é idêntico. O iPad mini 2 tem uma tela de 7,9 polegadas com resolução 2048x1536 (326 pixels por polegada), a mesma do 3. Suas dimensões permanecem iguais: 20 cm x 13,47 cm x 0,75 cm, e o peso também é de 331 gramas.

Quer mais? O processador é o mesmo. A Apple utiliza no novo iPad mini o processador A7, presente no iPhone 5s e nos iPads da geração passada. O novo iPad Air recebeu o upgrade para a versão A8X do processador, mas a versão menor não passou pela mesma atualização.

A câmera também segue igual, sem tirar nem por. O sensor traseiro continua com 5 megapixels, mesma abertura de f/2.4, enquanto o frontal segue com 1,2 megapixels com capacidade para vídeos em 720p.

O texto poderia ser ainda mais longo explicando todas as semelhanças entre os dois modelos, mas já ficou claro. A única diferença é o leitor de impressões digitais Touch ID. Além disso, para quem curte, o iPad mini 3 tem a cor dourada. Será que realmente vale US$ 100 a mais?

Fonte: "Olhar Digital: Leitor biométrico é a única diferença do iPad mini 3 para o 2." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/447

Olhar Digital: Apple libera download do novo sistema operacional dos Macs

Olhar Digital: Apple libera download do novo sistema operacional dos Macs:

A Apple lançou a nova versão do sistema operacional presente nos computadores da empresa. O Mac OS X Yosemite está disponível para download a partir desta quinta-feira, 16, usuários só precisam ir à App Store e baixar a versão 10.10 do sistema, que é gratuito.

O software foi redesenhado e ganhou um visual inspirado no minimalismo do iOS, com ícones mais achatados. A interface se tornou translúcida, permitindo que a cor da janela se adapte ao plano de fundo discretamente, criando um efeito bacana. Para quem prefere se concentrar em uma área da tela, também foi criado um “modo escuro”, para destacar o programa em execução.

A central de notificações foi expandida, ganhando um recurso inspirado no iOS chamado “Hoje”. O Spotlight também passa a aparecer no meio da tela quando ativado, ao invés de surgir como um pequeno menu. O serviço se torna capaz de converter unidades, dá informações de contatos e mapas.

Outra mudança é o serviço iCloud Drive, que integra todos os arquivos armazenados na nuvem e os apresenta no Finder como se fossem arquivos comuns, que podem ser organizados por pastas como qualquer outro. A sincronização poderá ser feita por todos os computadores, incluindo PCs com Windows. Há também o MailDrop que, dentro do aplicativo de e-mails do sistema, permite que se inclua anexos grandes usando a conta da iCloud.

Outra novidade é o Safari, que ficou ainda mais minimalista. O botão de compartilhamento do navegador foi expandido para ser integrado aos contatos e as novas abas ganharam uma visualização que exibe pequenas imagens com todas as abas abertas - e, segundo a Apple, o Safari será o navegador que roda JavaScript mais rapidamente no mercado.A empresa anunciou uma integração mais profunda com iPhones e iPads. Agora é possível transferir as abas abertas no computador para o aparelho mobile. O usuário também poderá ver no Mac quando alguém está ligando para o seu smartphone e até mesmo atender a chamada: o usuário poderá conversar com a pessoa pelo Mac, sem encostar no celular.

Fonte: "Olhar Digital: Apple libera download do novo sistema operacional dos Macs."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4470

Olhar Digital: Firefox cria extensão para chamadas de vídeo

Olhar Digital: Firefox cria extensão para chamadas de vídeo:

A Mozilla vai disponibilizar no Firefox um recurso que permitirá aos usuários realizar chamadas de vídeo pelo próprio navegador. 

Chamada de “Hello Firefox”, a ferramenta foi produzida em parceria com a Telefonica e aceitará a conexão com qualquer usuário que tenha o recurso de WebRTC habilitado no navegador.

"O Hello Firefox torna mais fácil a comunicação com amigos e familiares, que podem não ter o mesmo serviço de chat de vídeo, software ou hardware que o usuário. As chamadas de voz e vídeo são livres e não há necessidade de baixar software, plugins ou até mesmo criar uma conta”, declarou a Telefonica. 

A novidade deve estar disponível na versão final do Firefox nas próximas semanas.

Fonte: "Olhar Digital: Firefox cria extensão para chamadas de vídeo." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/447

Olhar Digital: HP encerrará suporte ao webOS em 2015

Olhar Digital: HP encerrará suporte ao webOS em 2015:
A HP anunciou hoje que vai encerrar o suporte a todos os dispositivos que utilizam a plataforma webOS no próximo ano. A partir de 15 de janeiro de 2015, não será possível comprar, baixar e restaurar aplicativos que rodem o sistema operacional.

Produtos da empresa que utilizem o sistema ainda funcionarão, mas funções como a restauração de backups e senhas não estarão mais disponíveis.

No ano passado, a LG adquiriu o código-fonte do software. A intenção é utilizar o SO nas Smart TVs da companhia.

Fonte: "Olhar Digital: HP encerrará suporte ao webOS em 2015." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4470

Olhar Digital: Aposentado, Windows XP é um dos preferidos de cibercriminosos

Olhar Digital: Aposentado, Windows XP é um dos preferidos de cibercriminosos:

Seis meses depois de a Microsoft ter deixado de oferecer suporte ao Windows XP, o sistema operacional continua sendo utilizado por muitos usuários e acabou se tornando um dos favoritos dos cibercriminosos.

Em uma pesquisa realizada recentemente, a empresa de segurança Proofpoin descobriu um servidor utilizado por um grupo de hackers russos que controlava uma botnet composta por 500 mil PCs infectados. Mais da metade deles utilizava o XP como sistema operacional.

As máquinas eram contaminadas por um malware chamado Qbot, que rouba informações bancárias online e adiciona ao computador uma rede botnet que era alugada para outros criminosos. Segundo a empresa, a rede pode transferir dados roubados e se infiltrar em organizações.

Estimativas da NetMarketShare, empresa de pesquisa de mercado, indicam de 24% dos PCs do mundo todo ainda rodam o XP. A tendência é de que o sistema se torne cada vez mais vulnerável, já que a Microsoft parou de oferecer correções e atualizações de segurança.

Fonte: "Olhar Digital: Aposentado, Windows XP é um dos preferidos de cibercriminosos."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4470

G1 - Twitter estuda incluir tuítes 'de interesse' do usuário na timeline

G1 - Twitter estuda incluir tuítes 'de interesse' do usuário na timeline
Governo turco chegou a bloquear o Twitter por 2 semanas (Foto: AFP)

A segunda rede social mais usada do mundo, o Twitter, anunciou nesta quinta-feira (16), que estuda maneiras de incluir na linha do tempo dos usuários mensagens de pessoas que elas não seguem, mas podem ser 'de interesse'.

"Estamos explorando formas para incluir tuítes que possam ser interessantes ou divertidos na linha do tempo dos usuários", informou o Twitter em mensagem publicada na conta oficial da empresa na rede social.

Até agora, o Twitter mostra só as mensagens das pessoas seguidas pelos usuários, tuítes promocionais de contas que pagaram pela publicidade ou postagens recomendadas por outras pessoas (os chamados retuítes).

Se a medida for implantada, os usuários também passarão a ver mensagens de pessoas que não seguem e não estão sendo promovidas, mas que de alguma maneira podem ser consideradas interessantes para eles.

Para enviar essas novas mensagens, o Twitter está se baseando na atividade das pessoas em contas que elas seguem, na popularidade de algumas postagens e em como as pessoas interagem com elas.

"Há ocasiões nas quais o usuário perde um tuíte que poderia ser interessante para ele. Para ajudar a pessoa a não perder o que está ocorrendo, estamos testando maneiras de incluir essas mensagens nas linhas do tempo", explicou o Twitter em comunicado.

Segundo a rede social, nos testes realizados até agora, os usuários avaliaram positivamente a iniciativa.

Fonte: "Twitter estuda incluir tuítes 'de interesse' do usuário na timeline." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/10/twitter-estuda-incluir-tuites-de-interesse-do-usuario-na-timeline.html>.

Olhar Digital: Facebook cria app para ser usado em momentos de emergência

Olhar Digital: Facebook cria app para ser usado em momentos de emergência:
Coleta de dados que indiquem a localização geralmente causa desconfiança, mas o Facebook criou uma ferramenta que usa esse tipo de informação para um fim definitivamente positivo.

A rede social lançou um serviço chamado Safety Check, que deve ser usado pelo internauta em momentos de urgência para avisar que está tudo bem. A empresa cita como exemplo um terremoto: se o usuário estiver numa área afetada, ele pode usar o app para avisar aos amigos que está seguro.

O próprio Safety Check pergunta como está o usuário. Tendo como base a cidade listada no perfil, a última localização ou até o local da internet usada para acessar o Facebook, o app consegue determinar se o internauta está em área de risco, então envia um alerta perguntando se ele "está ok".

Caso a resposta seja positiva, a pessoa envia um alerta aos amigos para avisar e pode até marcar outros contatos como "a salvo" também. Se o app se enganou quanto à localização, é possível informar que não está na área afetada.

O app pode ser útil em outro tipo de desastre, como incêndios, furacões, tempestades etc. Ele está disponível para Android, iOS e na web.

Fonte: "Olhar Digital: Facebook cria app para ser usado em momentos de emergência."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 17 Oct. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4469