quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

INFO: Marco Civil será 1º tema a ser tratado no Congresso em 2014



A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (17) que o Marco Civil da Internet será o primeiro assunto a ser discutido com o Congresso em 2014.

Já a reforma política e o Código da Mineração, apesar da importância, devem exigir mais tempo de debate entre Executivo e Legislativo.

O Projeto de Lei 2.126/11, que define o Marco Civil na Internet, tramita com urgência e, por isso, tranca a pauta do plenário da Câmara.

“Vai ter que votar [logo], porque senão a Câmara também não vota mais nada, porque também já ficou claríssimo que a presidenta não vai retirar os vetos”, disse a ministra.

Segundo Ideli, o trabalho do relator da proposta, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), de negociar com todos os partidos da Casa, fez com que os parlamentares avançassem na discussão.

“Acredito que temos condições, que podemos evoluir, seja no debate, na discussão ou na votação.”

Durante café da manhã com os jornalistas no Palácio do Planalto, onde fez um balanço das ações da secretaria em 2013, a ministra disse que trabalha com o prazo de “votar o mais rapidamente possível” o Marco Civil da Internet.

“Este ano acabou, vai ser no ano que vem”, avaliou, referindo-se à possibilidade de a matéria ainda ser apreciada até a próxima semana.

Apesar de dizer que “tem que ir para o voto”, já que o processo de convencimento das bancadas já foi feito, inclusive aperfeiçoando “de forma significativa” o texto, Ideli não quis afirmar que não é possível mais negociação.

“Quantas coisas que estava tudo acertadinho e na hora da votação se faz ajustes”.

De acordo com a ministra, a importância do tema passa pela demanda surgida após as denúncias de suposta espionagem feita pelo governo dos Estados Unidos a empresas e cidadãos brasileiros, entre eles, autoridades como a presidenta Dilma Rousseff.

Por esse motivo, Dilma manteve o regime de urgência, segundo Ideli. “

Olha que ela foi acionada, teve pressão imensa para que fosse retirada a urgência”.

A reforma política foi um dos temas que o governo buscou debater este ano com o Legislativo, mas não conseguiu avanços. Com o ano eleitoral, em 2014, a discussão deve ser adiada mais uma vez.

Em julho deste ano, após as manifestações que levaram milhares de brasileiros às ruas, a presidenta Dilma enviou ao Congresso uma proposta de plebiscito para discutir a reforma política. A ministra Ideli avalia que haverá uma crescente ampliação da judicialização do tema. 

Cada vez mais o Judiciário vai ser acionado e vai entrar [na discussão] e talvez essa ampliação crie o clima político para que o Congresso Nacional se movimente.”

Sobre o Código da Mineração, o PL 5.807/2013, a ministra Ideli disse que o governo tem pressa em aprovar o projeto e não descartou a possibilidade de a presidenta Dilma Rousseff resgatar o regime de urgência do texto.

“Temos pressa porque é um setor importantíssimo da economia brasileira, em que o Brasil tem um potencial significativo”, explicou.

Ideli diz que o debate não será fácil, pois o texto inicial do Código da Mineração, enviado pelo governo ao Congresso, foi profundamente alterado e está controverso. “Será uma matéria sobre a qual vamos ter que nos debruçar com bastante profundidade.”

Fonte: "Marco Civil será 1º tema a ser tratado no Congresso em 2014." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/12/marco-civil-sera-1-tema-a-ser-tratado-no-congresso-em-2014.shtml (accessed December 18, 2013).

Inovação Tecnologica: Governo quer patentear primeiro e desenvolver depois



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está considerando a possibilidade de implantação de novos mecanismos para estimular e acelerar o processo de inovação tecnológica no País.

Entre as propostas debatidas está a criação de uma incubadora de patentes e tecnologia que, por meio de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), poderia financiar o processo de patenteamento internacional de uma prova de conceito ou de um protótipo criado no Brasil.

Na prática, trata-se de uma inversão do processo normal de desenvolvimento, no qual a patente é feita depois que a "coisa inventada" já está em estágio adiantado de desenvolvimento.

Só depois de feita a patente e uma análise prévia da possibilidade de negócios é que os pesquisadores se dedicariam ao desenvolvimento propriamente dito.

De acordo com Lucia Helena Viegas, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a proposta surgiu a partir de um acordo assinado pela Finep com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) durante a conferência Rio+20.

A intenção com as incubadoras ou aceleradoras voltadas para o patenteamento internacional é que sejam submetidas ideias antes mesmo do seu desenvolvimento.

Caberia ao banco analisar a proposta e avaliar seu potencial de mercado.

Por outro lado, o desenvolvimento da pesquisa ou do projeto seria posterior e contaria com instrumentos já utilizados no País.

Fonte: "Governo quer patentear primeiro e desenvolver depois." Governo quer patentear primeiro e desenvolver depois. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=governo-quer-patentear-primeiro-desenvolver-depois&id=010175131217 (accessed December 18, 2013).

INFO: América Móvil conectará países com cabo submarino de fibra ótica



A empresa de telecomunicações mexicana América Móvil concluiu a instalação de um cabo submarino de fibra ótica de 17.800 quilômetros que garante a capacidade de tráfego e redundância para voz, dados e vídeo em todo o continente americano pelos próximos 20 anos, informou a companhia nesta terça-feira (17).

O projeto conectará Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Porto Rico e República Dominicana, ressaltou a companhia, propriedade do magnata mexicano Carlos Slim.

A empresa celebrou em comunicado a conexão dessa linha submarina com o cabo terrestre no poço situado no balneário de Cancún, no sudeste do México, após 19 meses de trabalho.

A América Móvil explicou que o cabo submarino AMX-1, que requereu um investimento de mais de US$ 1,1 bilhão, "é uma infraestrutura de transporte ótico de última geração de 17.800 quilômetros que chega até a Patagônia e une América do Sul, do Norte e Central.

"Todos nossos clientes se beneficiarão de uma maior capacidade, redundância, proteção e confiabilidade de tráfego para serviços nacionais e multinacionais, incluindo suas redes de dados", afirmou.

O cabo submarino complementa a atual rede de saídas internacionais do gigante de telecomunicações e "atende à crescente demanda por conexão rápida e intenso tráfego de voz, dados e vídeo".

A empresa destacou que a exigência de capacidade na América Latina teve um aumento de pelo menos 60% por ano, impulsionado principalmente pela demanda por tráfego de internet.

O cabo submarino favorecerá "à inclusão digital de grandes, médias e pequenas empresas, fortalecerá os serviços na nuvem e impulsionará os serviços de voz fixa e banda larga", indicou a América Móvil.

A empresa acrescentou que uma de seus principais vantagens é que "este cabo fornece diversidade de rotas e pontos de conexão nos Estados Unidos, o que aumentará a segurança dos serviços de telecomunicações no continente".

O sistema AMX-1 se transformará em um dos pontos mais importantes de conexão entre a América Latina e Estados Unidos, terminando na Flórida, declarou a empresa.

A América Móvil opera em 20 países, a maioria no continente americano, e no final do último mês de junho alcançou o número de 328,8 milhões de assinantes, dos quais 262 milhões eram clientes de telefonia celular.

Fonte: "América Móvil conectará países com cabo submarino de fibra ótica." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/12/america-movil-conectara-continente-com-cabo-submarino-de-fibra-otica.shtml (accessed December 18, 2013).

G1: Câmara cria laboratório hacker para abrigar desenvolvedores de software



A Câmara dos Deputados criou nesta terça-feira (17) o laboratório hacker, um espaço dentro da Casa que reunirá desenvolvedores de software, funcionários públicos e parlamentares para elevar o nível de transparência de dados públicos.

A constituição do Laboratório Hacker foi feita por meio de resolução aprovada pelo plenário da Câmara. Administrativamente, será incorporado à Diretoria-Geral da Casa.

Segundo o texto da resolução, o “Laboratório Ráquer” será aberto a qualquer cidadão, “especialmente programadores e desenvolvedores de softwares preferencialmente livres, parlamentares e servidores públicos”.

A ideia surgiu em novembro, quando a Câmara realizou uma maratona hacker, em que desenvolvedores foram convidados a criar aplicações virtuais para fiscalizar o desempenho de parlamentares e ajudar a monitorar o uso do dinheiro público.

Foram premiados os projetos “Meu Congresso Nacional”, site que exibe índices de gastos de cotas parlamentares e atividade de cada político eleito, “Monitora Brasil”, aplicativo para smartphones que reúne informações sobre o trabalho dos parlamentares, e o “Deliberatório”, um jogo de cartas que simula os trâmites pelos quais passa um projeto de lei até virar lei.

Na ocasião, um grupo de hackers propôs ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, para ampliar a iniciativa e alocar na própria Câmara um laboratório que abrigasse desenvolvedores interessados em tornar permanente a criação de programas de computador ou app para celular de monitoramento da atividade parlamentar. A Câmara criou nove cargos para atender ao laboratório.

Fonte: "Câmara cria laboratório hacker para abrigar desenvolvedores de software." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/camara-cria-laboratorio-hacker-para-abrigar-desenvolvedores-de-software.html (accessed December 18, 2013).

G1: Obama recebe executivos da internet preocupados com vigilância da NSA


 
Presidente dos EUA, Barack Obama, e o vice-presidente, 
Joe Biden, se reúnem com executivos de empresas líderes 
de tecnologia nesta terça (17).

O presidente Barack Obama recebeu nesta terça-feira (17) executivos das principais empresas de internet e de telecomunicações dos Estados Unidos, alarmadas com a vigilância exercida pelas agências de inteligência, no momento em que a constitucionalidade dessas operações se vê questionada pela Justiça.

Google, Microsoft, Yahoo, Facebook, Twitter, Netflix, LinkedIn, Comcast e AT&T: a elite do setor compareceu à reunião desta terça de manhã na Casa Branca.

O encontro foi descrito pelo governo como uma "oportunidade para abordar questões de segurança nacional e as consequências econômicas da difusão de dados das operações de inteligência sem autorização".

A Presidência se referiu dessa forma às revelações feitas meses atrás pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden sobre o alcance da espionagem realizada pelo governo americano por intermédio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

Há uma semana, as gigantes da internet - sete delas presentes na reunião com Obama - publicaram uma carta aberta ao presidente, reivindicando a regulação dessas práticas. Para as empresas, os últimos episódios comprometeram a confiança dos usuários.

"Compreendemos que os governos têm o dever de proteger os cidadãos. Mas as revelações deste verão (no hemisfério norte) expuseram a necessidade urgente de se reformar as práticas governamentais de vigilância no mundo", escreveram.

Obama e os executivos não divulgaram qualquer declaração ao término do encontro, que aconteceu no sala Roosevelt da Casa Branca. Fotógrafos foram autorizados apenas por alguns segundos.

De acordo com o material vazado por Snowden, a NSA consegue invadir programas encriptados, em um procedimento normalmente adotado nos protocolos de segurança on-line. Além disso, as empresas americanas teriam "cooperado" com a NSA, dando à agência "pontos de entrada" em seus softwares, ou fornecendo ao governo informações sobre seus usuários.

Revés judicial 

A reunião desta terça coincidiu com um golpe na Justiça sofrido pela NSA, depois que um juiz de Washington considerou que a coleta de metadados das comunicações por telefone de um cidadão representava um "atentado à vida privada" e era, sem dúvida, inconstitucional. No texto, o magistrado também alega que o procedimento de vigilância do governo é "quase orwelliano".

Saudada pelos defensores das liberdades individuais, a resolução foi transmitida a um tribunal de apelações, que deverá se pronunciar em breve sobre o assunto.

Obama já havia pedido a um grupo de trabalho para corrigir e até reformar os programas da NSA. As conclusões dos especialistas foram levadas à Presidência na última sexta-feira, mas a Casa Branca ainda não reagiu ao relatório.

Em uma carta, Edward Snowden explicou que está disposto a "contribuir" com as investigações do Senado brasileiro sobre a espionagem de políticos em Brasília, entre eles, a presidente Dilma Rousseff.

A Casa Branca já descartou a ideia de conversar com Snowden como contrapartida para a entrega dos documentos secretos sobre as operações de vigilância divulgadas a conta-gotas este ano. Snowden "deve retornar para os Estados Unidos o quanto antes" para responder às acusações que pesam contra ele, afirmou o porta-voz de Obama, Jay Carney, na segunda-feira, acrescentando que "contará com todas as proteções necessárias".

Fonte: "Obama recebe executivos da internet preocupados com vigilância da NSA." Mundo. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/obama-recebe-executivos-da-internet-preocupados-com-vigilancia-da-nsa.html (accessed December 18, 2013).

Portal Fator Brasil: Direitos autorais agora podem ser protegidos via Internet



O mercado brasileiro acaba de ganhar o primeiro site de serviço independente de registro e comprovação de direito autoral via Internet. O serviço gera uma prova de anterioridade acreditação jurídica para um arquivo eletrônico do usuário, protegendo-o contra qualquer forma de plágio, adulteração ou uso ilegal de suas criações. O sistema é batizado de Avctoris (notação extraída do Latim, onde o V representa o som de U em Auctoris).

A solução é indicada para músicos, escritores, roteiristas, designers, ilustradores, tatuadores, produtores de vídeo, publicitários, articulistas, palestrantes, advogados e até para empresários.

O Avctoris atende às exigências internacionais de copyright (Convenção de Berna). A empresa formou parceria estratégica com a RPost, companhia global que detém a patente de E-Mail Registrado e que oferece garantia de autenticidade e integridade para conteúdos registrados via web.

Através das ferramentas da plataforma da RPost, a Avctoris também atesta e documenta o depósito do registro, com todos os detalhes relevantes, como a data de envio do documento, os dados de tráfego pela rede global e o momento de abertura e arquivamento do mesmo por parte da equipe de registro.

"A Ferramenta RPost foi escolhida exatamente por já ser a mesma adotada pelo órgão mundial de vigilância autoral, a WIPO (World International Property Organization)", afirma Rudinei Modezejewski, fundador do Avctoris.

Com o novo serviço web, os autores de bens intelectuais conseguem se livrar da burocracia e lentidão dos órgãos governamentais de registro e pagam apenas 9,90 para ter suas criações e direitos autorais preservados.

Além de seguir os padrões internacionais de direito autoral, a iniciativa está de acordo com a legislação nacional de validação de documentos digitais como prova forense já reconhecida e devido à sua capacidade de auditoria e rastreabilidade pode, opcionalmente, ser gerada uma Ata Notarial dando fé pública ao procedimento.

Após o preenchimento das informações básicas (nome, CPF e e-mail), o autor seleciona o arquivo digital da obra a ser protegida e o sistema gera um hashcode correspondente ao arquivo em questão. O hashcode é um código único e inviolável, combinado a um selo digital (carimbo do tempo) que é fornecido pelo BIPM (Escritório Internacional de Pesos e Medidas, no acrônimo em Francês), entidade mundialmente reconhecida para esta finalidade.

Este conjunto de elementos tem aceitação em toda a comunidade científica, Receita Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Federal (STF), governos estrangeiros e entidades internacionais. Com tais características o registro fornecido pelo Avctoris é válido em 167 países.

"Já estava na hora dos autores protegerem seus Direitos Autorais de forma simples, rápida e acessível, finalmente o copyright chegou ao século XXI", diz Rudinei Modezejewski, fundador do Avctoris. "Além disso, contar com a parceria da RPost é garantir a confiabilidade do nosso sistema e a internacionalização do site, com a propagação do conceito e do serviço a outros países.", finaliza.

"De nossa parte a parceria com a Avctoris faz todo o sentido e se encaixa dentro da estratégia global da RPost" comenta Fernando Neves, presidente da RPost no Brasil. "A WIPO utiliza nossos serviços no mesmo segmento, mas a proposta da Avctoris é mais abrangente e representa um avanço significativo em termos de valor para os usuários em geral. A implementação foi extremamente rápida, realizada em apenas 4 semanas. Isto comprova a maturidade da estrutura tecnológica empregada." completa Neves.

Perfil - A RPost estabeleceu o padrão mundial para a prova de entrega de e-mail com criptografia e assinaturas eletrônicas, através da sua tecnologia patenteada E-mail Registrado ®. Os serviços RPost permitem aos usuários de e-mail acompanhar, provar, assinar, criptografar e colaborar através de desktop, dispositivos móveis e plataformas web. Os serviços RPost garantem a execução do contrato, aumentam a privacidade dos dados e sua conformidade, além de reduzir o risco com registros de valor jurídico assegurado. Fundada em 2000, RPost opera em seis centros de negócios globais, está em uso em países de todo o mundo, dentro de governos e diversas empresas Fortune Global 500. A solução e foi aprovada e é comercializada por associações de advogados influentes em todo o território dos Estados Unidos. A Rpost foi vencedora do Prêmio Mundial de correio para a Segurança, RPost detém mais de 50 patentes em todo o mundo. [www.rpost.com.br].

Perfil - O Avctoris é uma startup que tem por objetivo oferecer aos usuários uma forma de comprovação de autoria com características jurídicas suficientes para dar-lhes a segurança necessária para transacionar suas obras intelectuais e, caso haja violação de seus direitos autorais, tenham instrumentos juridicamente aceitos suficientes para embasar um acordo ou até um processo judicial. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Rpost.com, empresa detentora de 56 patentes (USPTO) que protegem as tecnologias implementadas, também sendo fornecedora de entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI ou WIPO - sigla em inglês) e diversos órgãos governamentais ao redor do mundo.

Fonte: "Direitos autorais agora podem ser protegidos via Internet." Portal Fator Brasil: Direitos autorais agora podem ser protegidos via Internet. http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=254488 (accessed December 18, 2013).

Olhar Digital: Mais de 9 mil assinam petição para que Brasil dê asilo a Snowden



O brasileiro David Miranda deu um passo mais largo quanto ao seu envolvimento com o caso de Edward Snowden. Namorado do jornalista britânico que deu voz a Snowden, Miranda publicou uma petição pedindo que o governo brasileiro conceda asilo político ao ex-colaborador da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês).

Nomeada "Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!", a petição pretende recolher 10 mil assinaturas, das quais já conseguiu 9,1 mil. "O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global", sugere o documento.

Snowden já fez um pedido coletivo de asilo logo no começo da polêmica em torno da espionagem norte-americana. O chamado envolvia 50 países, inclusive o Brasil, que não respondeu. De acordo com o Estadão, nenhum pedido formal foi feito ao país, nem pelo Ministério das Relações Exteriores, nem pela Embaixada do Brasil na Rússia - onde o ex-agente está asilado temporariamente.

Mais cedo a Folha de S.Paulo afirmou que a carta de Snowden serviria como gancho para a campanha encabeçada por David Miranda, mas o brasileiro disse apenas que Snowden enviou o texto à senadora Vanessa Grazziotin e à CPI que investiga a espionagem, sem citar o asilo, enquanto Gleen Greenwald, o jornalista que deu vazão às denúncias do ex-agente, negou que a campanha de seu namorado tenha alguma relação com a carta.


Fonte: "Mais de 9 mil assinam petição para que Brasil dê asilo a Snowden." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/39455/39455 (accessed December 18, 2013).

INFO: Telefônica quer trabalhar com operadores virtuais no México



A gigante de telefonia espanhola Telefônica espera operar com cinco a dez operadores móveis virtuais (MVNO) no México no próximo ano, disse um alto executivo da companhia na terça-feira (17).

A empresa, que opera no México sob a marca Movistar, assinou acordos no início do ano com a Virgin Mobile e a varejista de supermercados Coppel para atuarem como operadoras virtuais.

Juan Abellan, presidente-executivo na Telefônica no México, disse a jornalistas que espera que o serviço da Virgin esteja disponível no segundo trimestre do próximo ano.

"Queremos encerrar o próximo ano trabalhando com cinco a dez operadores virtuais nas ruas", disse Abellan.

O México, segunda maior economia da América Latina, aprovou neste ano uma reforma com o objetivo de introduzir mais competição em seu mercado de telefonia e televisão.

O serviço de telefonia móvel no país é dominado pela América Móvil, do bilionário Carlos Slim, que tem cerca de 70 por cento das linhas móveis. A Telefônica é a segunda maior fornecedora do serviço, com cerca de 20 por cento do mercado.

Fonte: "Telefônica quer trabalhar com operadores virtuais no México." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/12/telefonica-quer-trabalhar-com-operadores-virtuais-no-mexico.shtml (accessed December 18, 2013).

Folha de S.Paulo: Brasileiro do MIT cria jogo gratuito para quem quer aprender mandarim


No ano passado, antes de começar sua pós em administração de empresas no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o carioca Marcelo Zilberberg, 29, tinha cinco meses livres e fez o que qualquer um faria: foi para a China estudar mandarim.

Lá, enquanto tinha quatro horas de aulas diárias da principal língua chinesa, procurou maneiras de aprimorar seu aprendizado por meio de aplicativos. "Tudo o que eu achei foram coisas ou ruins ou entediantes", disse em entrevista por telefone. "Tive, então, a ideia de criar um game para mostrar que é possível aprender chinês de uma maneira mais simples."



Da iniciativa nasceu o Mandarin Journey, aplicativo gratuito para iOS lançado na última quinta-feira, que funciona como um RPG: a narrativa toma cursos diferentes, dependendo das decisões que são tomadas ao longo do jogo. "Na primeira vez em que você tem de usar o chinês é quando você chega a uma loja.Se decidir falar 'ni hao' [tudo bem?], ela fica mais feliz do que se disser em português", explica.

Alternativas para aprender línguas de graça são os serviços Duolingo e oLivemocha .

O interesse do brasileiro em aprender o mandarim é grande, conta o engenheiro, formado pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) e com passagens pela TIM e pelo banco UBS em Londres. "O retorno tem sido muito bom, as pessoas gostam muito. A principal demanda é que seja incluída a opção de gravar áudio, para aprimorar a pronúncia. Mas preferi lançar o app mesmo imperfeito para tomar as decisões ao longo do caminho", diz.

Além do português, o Mandarin Journey está disponível em inglês. Uma versão para Android deve sair nos próximos dois meses. Uma para Windows Phone também está no horizonte, segundo Zilberberg.

DESENVOLVIMENTO

O interesse pela língua chinesa nasceu da sua experiência no mercado financeiro. "Trabalhava com commodities, então minha atribuição essencial era adivinhar que produto seria demandado pela China no mês seguinte", conta. "Ir para lá também me ajudou a ter a noção do tamanho da potência que é."

O desenvolvimento do aplicativo foi feito por uma empresa de Bauru (SP), aMother Gaia . "Conversei com diversos desenvolvedores, e como esses já tinham um trabalho de narrativa interativa, achei que isso poderia ser adaptado para o aprendizado de línguas", diz Zilberberg, que não havia trabalhado em outros projetos de programação.

Como é distribuído em capítulos, o app cadastra quem estiver interessado em continuar a "jornada" nesta página .

Aplicativo Mandarin Journey para iOS; jogo para o aprendizado 
de mandarim.

Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo." Folha. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1386872-brasileiro-do-mit-cria-jogo-gratuito-para-quem-quer-aprender-mandarim.shtml (accessed December 18, 2013).

CIO: Três maneiras infalíveis de estragar uma implementação de nuvem



Infelizmente, histórias de sucesso de nuvem não são tão comuns como deveriam ser. Há projetos em nuvem que falham em grau épico. As causas, geralmente, podem ser rastreadas até questões simples que poderiam ser facilmente corrigidas. Para ajudar a mudar esse equilíbrio, abordar estas questões e aumentar suas chances de sucesso, aponto três cuidados fundamentais.

1. Não selecione os aplicativos errados

Ao mover as aplicações para a nuvem, você tem que considerar muitos fatores. Olhe para a idade da aplicação, como foi projetada, como o banco de dados está configurado, e até mesmo as interfaces com outras aplicações e bancos de dados. Tudo isso vai influenciar o desempenho do aplicativo na nuvem.

Encare os fatos: Nem todos os aplicativos são destinados para a nuvem. Muitos poderão exigir grande reformulação e recodificação, que acrescentam riscos e custos. Em muitos desses casos, não é rentável movê-los. Muitas organizações tentam migrar de qualquer maneira, e não conseguem. Não faça isso.

2. Evite o prestador único. Misture

O mundo é multicloud. Um único provedor normalmente não proporcionará o resultado final desejado. Provavelmente você terá que recorrer a um grupo de plataformas baseadas em nuvem. Embora a ideia de se deslocar para um único provedor seja certamente agradável, é improvável que um provedor só forneça a solução mais econômica ou até mesmo a mais eficaz.

Muitas empresas tentam encaixar pinos quadrados em buracos redondos, apenas para manter um provedor do qual gostam. É um mundo complexo, e implantações de nuvem requerem tipicamente muitos provedores de diferentes nuvem.

3. Faça a pergunta ou saiba a resposta para "O que é governança nuvem?" 

Muitas empresas esquecem esse ponto e não ficam impossibilitadas de governar suas nuvens de produção. O uso de plataformas de gerenciamento de nuvem (aka, CMPs), tanto de serviços quanto de recursos, é um requisito absoluto. Não importa se você tem uma nuvem pública ou uma implantação multicloud, certifique-se de que CMPs fazem parte do mix.

Estes sistemas permitem automatizar nuvens de produção em torno de segurança, provisionamento e escala, só para citar alguns pontos. Sem esses sistemas, os processos tornam-se personal-driven. Isso significa que, em algum momento, coisas muito ruins vão acontecer.

Fonte: Linthicum, David . "Três maneiras infalíveis de estragar uma implementação de nuvem." CIO. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/12/18/tres-maneiras-infaliveis-de-estragar-uma-implementacao-de-nuvem/ (accessed December 18, 2013).

G1: Atualização faz Google Glass passar a tirar foto com piscar de olhos


 
Atualização do Google Glass permite que fotografias 
sejam captadas com um piscar de olhos.

Com um piscar de olhos. Será assim que os donos dos óculos inteligente do Google, o Glass, poderão tirar fotos a partir de agora. A empresa de internet lançou nesta terça-feira (17) uma atualização do sistema operacional do aparelho, o XE12, que passa a permitir a captação de imagens com um simples piscar de olhos.

Segundo o Google, a nova função é tão mais rápida do que registrar fotos com os óculos acionando o botão ao lado da haste dos óculos ou por controle de voz (basta falar “ok glass, take a picture”).

O XE12 traz também outras novidades. Uma delas é o sistema para bloquear a tela do Glass. Outra é a possibilidade de receber e enviar mensagens por meio do Hangouts (antigo Gtalk), sistema de bate-papo oficial do Google. Com o sistema habilitado, será possível conversar com amigos não somente via texto mas também enviar fotos ou fazer videoconferências.

Também será possível postar vídeos diretamente no YouTube por meio do Glass. Antes de fazer a publicação, será possível quem poderá assistir ao vídeo.

Por fim, com o Glass será possível ouvir as músicas armazenadas no Google Play. Todas as novas funções só funcionam se o dono do Glass der permissão para que sejam executadas.

Todas as alterações são feitas pelo MyGlass, um portal para administrar e alterar as configurações dos óculos. O MyGlass estava disponível apenas sob a forma de aplicativos para aparelhos que rodam Android.

Nesta terça-feira (17), o Google aproveitou para anunciar que uma versão do app para aparelhos que rodam iOS será lançada na próxima semana. Segundo o site “Mashable”, o app para iPhones e iPads chegou a ser lançado na AppStore, mas foi retirado.

Fonte: "Atualização faz Google Glass passar a tirar foto com piscar de olhos." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/atualizacao-faz-google-glass-passar-tirar-foto-com-piscar-de-olhos.html (accessed December 18, 2013).

Folha de S.Paulo: Google compra empresa de robôs militares


O Big Dog , robô de quatro patas que pode escalar montanhas de lama, e Cheetah , um robô que pode correr mais que o humano mais rápido, estão entre os robôs que agora pertencem ao Google.

A maior empresa de buscas na Internet do mundo comprou a Boston Dynamics, companhia privada mais conhecida por construir robôs que parecem saídos de um filme de ficção científica e que são co-desenvolvidos ou financiados pelo exército dos EUA.

A compra é a mais recente da divisão de robótica do Google comandada por Andy Rubin, que já comprou meia dúzia de outras empresas de robótica.

O Google não quis comentar e a Boston Dynamics não retornou os pedidos de comentário. Uma pessoa próxima do assunto confirmou o negócio, que foi reportado primeiro pelo New York Times no sábado, e disse que o Google vai honrar os contratos militares da Boston Dynamics.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

Sediada em Waltham, Massachusetts, a Boston Dynamics foi fundada em 1992 a partir de uma cisão do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O humanoide Atlas, da Boston Dynamics, 
faz movimentos de tai chi chuan durante 
demonstração na Universidade de Hong Kong.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1386360-google-compra-empresa-de-robos-militares.shtml (accessed December 18, 2013).

CIO: A computação cognitiva mudará a sua vida em 5 anos, segundo a IBM



A IBM acaba de divulgar a oitava edição da lista IBM 5 in 5, uma relação com as cinco inovações que, segundo ela, têm potencial de mudar o modo como as pessoas trabalham, vivem e interagem nos próximos cinco anos. A lista é formalizada a partir de tendências de mercado e da sociedade e inspirada pelas tecnologias que estão em desenvolvimento nos laboratórios mundiais de pesquisa da IBM.

O levantamento deste ano avança na direção da chamada computação cognitiva, explorando a ideia de que as máquinas poderão aprender, raciocinar e interagir conosco de forma natural e personalizada. Segundo a IBM, os sistemas cognitivos começam a surgir a partir da combinação da computação em nuvem, grandes análises de dados e tecnologias de mobilidade, somada com recursos de privacidade e de segurança voltados para cidadãos, sejam eles consumidores, estudantes e/ou pacientes.

“Agora nós aprendemos e sabemos mais do que qualquer outra geração. E ainda assim lutamos para nos manter informados com esta enxurrada de dados cada vez mais complexa", diz Fabio Gandour, Cientista Chefe da IBM Brasil. "Ao criar uma tecnologia que é concebida para aprender e melhorar o nosso conhecimento, nasce uma nova era de progresso para a sociedade", explica Gandour. Confira a seguir as previsões:

Educação Personalizada

A sala de aula do futuro vai fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes um currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio, chegando até a fase de ingressar no mercado de trabalho. Nos próximos cinco anos, a sala de aula vai aprender sobre cada aluno, ajudando-os a dominar as habilidades essenciais para atender seus objetivos.

Um sistema alimentado por análises sofisticadas, baseado em computação na nuvem, permitirá aos professores identificar os estudantes com maior dificuldade de aprendizado e sugerir medidas para ajudá-los a superar esses desafios.

A volta das lojas físicas

Compras em lojas físicas ultrapassarão as online. As vendas online superaram US$ 1 trilhão mundialmente pela primeira vez no ano passado, e estão crescendo mais rápido do que em lojas físicas. Hoje, a maioria das lojas físicas é limitada aos conhecimentos que podem ganhar no ponto de venda – e a tendência de showrooming torna ainda mais difícil a competição com varejistas online, que utilizam como vantagem o preço.

Em cinco anos, no entanto, a IBM garante que as compras em lojas físicas voltarão a se destacar. Varejistas usarão o imediatismo do estabelecimento e a proximidade com os clientes para criar experiências que não podem ser replicadas por lojas online. Eles ampliarão a experiência digital usando tecnologias como realidade aumentada e computadores como o Watson para equipar as equipes de vendas, tornando cada vendedor um especialista sobre cada produto na loja e sobre cada cliente, usando as informações compartilhadas por eles para antecipar suas necessidades.

Seu DNA será seu remédio

Médicos usarão seu DNA para mantê-lo bem. Imagine se o tratamento contra câncer, por exemplo, pudesse ser mais específico e preciso – no qual os computadores pudessem ajudar os médicos a entenderem a evolução do tumor em cada paciente.

Em cinco anos, segundo a IBM, os avanços na análise de dados e grandes sistemas cognitivos baseados em nuvem emergentes, juntamente com avanços em pesquisas e testes de genomas, poderão ajudar os médicos a diagnosticar com precisão o câncer e criar planos de tratamento personalizados para milhões de pacientes em todo o mundo.

Máquinas inteligentes farão o sequenciamento completo do genoma e vasculharão vastos repositórios de registros médicos e publicações para aprender e rapidamente fornecer conhecimentos específicos ​​sobre as opções de tratamento para os oncologistas. Desta forma, os sistemas cognitivos baseados em nuvem poderão tornar a medicina personalizada disponível em uma escala e velocidade nunca antes possível.

A IBM está começando a explorar esta oportunidade, trabalhando com parceiros de saúde para desenvolver sistemas que possam aprender sobre as pessoas, como a sua informação genômica e resposta às drogas - abrindo a possibilidade de fornecer opções de tratamento personalizados e específicos de DNA para doenças como acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. 

Anjo da Guarda Digital

Com o aumento do número de identidades digitais e dispositivos móveis, cresce também o número de vulnerabilidades e ataques online. Em 2012, foram mais de 12 milhões de vítimas de roubo de identidade nos Estados Unidos. Os atuais métodos de segurança, como senhas, antivírus ou firewall, não são mais suficientes. Em cinco anos, cada um de nós pode estar sendo protegido por nosso próprio guardião digital, que será treinado para se concentrar nas pessoas e itens que protege, oferecendo um novo patamar de proteção contra roubo de identidade.

A segurança irá incorporar dados de contexto, situação e histórico para verificar a identidade de uma pessoa em dispositivos diferentes. Ao aprender sobre usuários, um guardião digital pode fazer inferências sobre o que é atividade normal ou razoável e o que não é, atuando como orientador quando necessário.

Atualmente, cientistas da IBM estão usando tecnologias de aprendizado de máquina para entender os comportamentos de dispositivos móveis em uma rede, de modo a avaliar risco potencial. No futuro, a segurança irá se tornar mais ágil e contextual, com uma visão de 360 graus de dados, dispositivos e aplicativos, pronta para identificar desvios que podem indicar um ataque e um roubo de identidade.

A Cidade entende o Cidadão

Cidades mais inteligentes vão entender, em tempo real, como ocorrem bilhões de eventos, ao passo que computadores vão aprender a entender o que as pessoas precisam, o que gostam, o que fazem e como se movem de um lugar para outro. Os dispositivos móveis e o engajamento social permitirão aos cidadãos construir relacionamento direto com os líderes da cidade, para que suas vozes sejam ouvidas não só no dia da eleição, mas sempre.

Até 2030 as cidades globais comportarão mais de 80% da população urbana e, até 2050, sete de cada dez pessoas será um morador da cidade. Em breve será possível às cidades e aos seus líderes entender e assimilar novas informações fornecidas de maneira voluntária pelos cidadãos, descobrindo quais recursos urbanos são necessários, onde e quando. Sendo assim, a cidade poderá de forma dinâmica otimizar sua administração de acordo com as necessidades da sociedade.

Os pesquisadores do laboratório da IBM Brasil desenvolveram uma ferramenta colaborativa que permite que os usuários reportem as condições de acessibilidade das ruas através de seus celulares, ajudando as pessoas a se locomoverem pela cidade. Em Uganda, a UNICEF está colaborando com a IBM numa ferramenta de engajamento social que permite aos jovens se comunicar com o governo e líderes comunitários sobre questões que afetam suas vidas.

Fonte: "A computação cognitiva mudará a sua vida em 5 anos, segundo a IBM." CIO. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/12/18/a-computacao-cognitiva-mudara-a-sua-vida-em-5-anos-segundo-a-ibm/ (accessed December 18, 2013).

IDG Now!: Malware bancário Zeus é reformulado e ganha versão 64-bit



Malware bancário Zeus é reformulado e ganha versão 64-bit 
A última versão do Zeus usa a rede de navegação anônima Tor para se comunicar com o servidor de comando e controle.

A Kaspersky Lab identificou uma versão do malware Zeus de 64 bits dentro de uma amostra de 32 bits. A análise do código indica que o malware tem circulado na Internet pelo menos desde junho.

A descoberta é considerada um marco, porque a popularidade do Zeus e de suas variantes indica que o desenvolvimento da versão de 64 bits na rede se tornou o objetivo principal, disse o principal pesquisador de segurança da Kaspersky, Kurt Baumgartner. Isto significa que a indústria de segurança tem agora um "problema de 64 bits."

"Os pesquisadores e a comunidade de segurança há muito aguardam que mais e mais malwares de 64 bits entrem em cena, e essa é um dos mais problemáticos e mais utilizados spywares aceitando esse desafio", disse Baumgartner à CSOonline.

Para garantir a eficácia de suas criações, os cibercriminosos geralmente seguem as tendências de desenvolvimento de software. Afinal, a melhor maneira de invadir um aplicativo de 64 bits é com um malware construído sobre a mesma arquitetura. Assim, enquanto se esperava a mudança para 64-bit acontecer em breve, a Kaspersky ficou surpresa ao ver a versão mais robusta de Zeus tão cedo.Isso porque não há nenhuma necessidade aparente para tal versão ainda.

Frequentemente o Zeus faz o seu trabalho sujo por meio de navegadores Web, e a maioria dos browsers em uso atualmente são de 32 bits. Por exemplo, a Kaspersky destaca que a parcela de usuários navegando com o Internet Explorer de 64 bits é menos de 0,01%. Vale lembrar que o IE é responsável por mais da metade do mercado de navegadores, segundo a Net Applications .

Mesmo se o navegador estiver em um sistema operacional de 64 bits, o Zeus ainda pode capturar dados relacionados a transações bancárias online, tais como nomes de usuário, senhas e cookies. O malware também pode modificar os dados para cobrir seu rastro.

A Kaspersky especula que a nova versão do malware Zeus pode ser uma "jogada de marketing". "Suporte para navegadores de 64 bits é uma ótima maneira de divulgar o produto e atrair compradores - desenvolvedores de botnet", disse o especialista da Kaspersky Lab, Dmitry Tarakanov, em um post no blog da empresa .

A última versão do Zeus usa a rede de navegação anônima Tor para se comunicar com o servidor de comando e controle. Algumas versões de 32 bits tiveram essa capacidade como uma opção, mas o novo malware faz das comunicações do Tor uma funcionalidade inseparável.

"O malware Zeus tem a capacidade de trabalhar por conta própria por meio da rede Tor com domínios onion de comando e controle, o que significa que agora ele se juntou a um grupo exclusivo de famílias de malware com esta capacidade", disse Tarakanov.

A forma como a amostra funciona é: primeiro ela tenta injetar os códigos maliciosos no bavegador com a versão de 32 bits. Se o browser for de 64 bits, o Zeus então muda para essa arquitetura.

O malware define um padrão para outros tipos de malware bancário. Por exemplo, a sua capacidade de injetar códigos em navegadores se tornou uma característica fundamental e praticamente obrigatória para quase todas as famílias de malware bancário, diz a Kaspersky.

Em maio, pesquisadores de segurança da Trend Micro relataram ter visto um aumento significativo no uso do Zeus, uma das mais antigas famílias de malware financeiro. Também conhecido como Zbot, o malware não é mais desenvolvido pelo seu criador original.

Em 2011, o código fonte do vírus vazou na Internet, resultando em uma onda de versões personalizadas. Entre os Cavalos de Troia mais populares baseados no Zeus estão o Citadel e o GameOver.

Fonte: "Malware bancário Zeus é reformulado e ganha versão 64-bit - IDG Now!." IDG Now!. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/12/17/malware-bancario-zeus-e-reformulado-e-ganha-versao-64-bit/ (accessed December 18, 2013).

Olhar Digital: Site ajuda a diminuir o recebimento de spam



Muitos dos e-mails que chegam à nossa caixa de entrada e são encarados como spam só estão lá porque nós autorizamos os envios e depois nos esquecemos de tal decisão. Mas se descadastrar de tudo é uma tarefa árdua e, às vezes, o mais simples é considerar qualquer coisa como indevido, mesmo.

É para acabar com isso que existe o site Just Delet Me. Ele lista os sites mais populares em termos de e-mail marketing e newsletter e revela como se livrar de cada um.

Você pode pesquisar o site indesejado pelo nome ou organizar a enorme lista disponível por popularidade, ordem alfabética e dificuldade de descadastramento.

Para conhecer o serviço, clique aqui.

Fonte: "Site ajuda a diminuir o recebimento de spam." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/site-ajuda-a-diminuir-o-recebimento-de-spam/39484 (accessed December 18, 2013).

G1: Até 30% do que circula na web é conteúdo duplicado, diz Google



Nem tudo que circula na internet é original. Nas contas do Google, entre 25% e 30% do conteúdo disponibilizada na rede é duplicado, ou seja, é uma cópia de informações que circulavam na web.

“Conteúdo duplicado apenas acontece. As pessoas citam um parágrafo de um blog e depois linkam para seu blog, esse tipo de coisa. Não é o caso de que todas as vezes exista conteúdo duplicado seja spam”, disse Matt Cutts, executivo do Google que lidera o time antispam da empresa, em vídeo postado nesta segunda-feira (16) no YouTube.

O vídeo faz parte de uma série em que o Google responde a questões de enviadas por consumidores. A pergunta em questão era sobre como o Google lida com conteúdo duplicado para exibir os resultados das buscas feitas na internet.

Segundo o executivo, a empresa busca por conteúdo duplicado e trata de diferente forma o que são apenas citações ou referências e o que é decididamente spam.

Fonte: "Até 30% do que circula na web é conteúdo duplicado, diz Google." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/ate-30-do-que-circula-na-web-e-conteudo-duplicado-diz-google.html (accessed December 18, 2013).

IDG Now!: Caminho rumo ao “hospital digital” está pavimentado, mas poucos fazem uso



Sempre ouvi dizer que a Tecnologia da Informação (TI) no setor de saúde era uma área de grande complexidade e algumas incertezas. Mas sempre achei que o problema estivesse mais em cima, na interoperabilidade dos sistemas médicos e administrativos. Engano meu. A primeira edição da pesquisa TIC Saúde, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), órgão do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra que o problema é bem mais embaixo. A Infraestrutura de TIC está presente na maioria das instituições de saúde do país, mas o uso estratégico e clínico está muito aquém do desejado.

O objetivo do estudo, que entrevistou 1.685 gestores de estabelecimentos de saúde públicos e privados em todo o território nacional, além de ouvir 4.180 médicos e enfermeiros vinculados a estes estabelecimentos, foi compreender o estágio de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos estabelecimentos de saúde do Brasil e a apropriação dessas tecnologias pelos profissionais do setor. Os resultados mostram que, apesar de 94% dos estabelecimentos de saúde pesquisados terem computadores e 91% acesso à Internet, 63% dos médicos terem acesso a computadores no trabalho e 60% à Internet, 72% dos enfermeiros terem acesso ao computador e à Internet nos locais de trabalho e 99% dos médicos e 97% dos enfermeiros terem acesso à Internet em casa, o uso dessas ferramentas no local de trabalho ainda é baixo.

Embora 60% dos médicos com acesso a computador no local de trabalho acessem diagnósticos, problemas ou condições de saúde do paciente, a maioria se queixa de falta de treinamento para uso de ferramentas como prontuários eletrônicos e de de teleconferência entre os profissionais da saúde. Só 30% dos estabelecimentos públicos com Internet possuem disponíveis os serviços de educação a distancia em saúde e 24% dos públicos possuem disponíveis atividades de pesquisa a distancia; 24% dos estabelecimentos públicos com Internet participam de alguma rede de telessaúde, enquanto 8% dos privados com Internet declararam integrar esse tipo de rede.

A maioria dos hospitais com acesso a alguma rede de telessaúde integram a rede de hospitais universitários servidos pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), referência na área. Em 2012, a Rute recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). E este mês promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Foram transmitidas cirurgias de próstata, fígado, buco-maxilo e coração para 150 pessoas em San Diego e 60 no Brasil. A plateia brasileira contou com funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Universidade de Brasília (UnB), além de médicos e pesquisadores. Na Califórnia, a demonstração fazia parte do CineGrid, evento que conta com a participação de profissionais de cinema e tecnologia da informação vindos de todas as partes do mundo, além de médicos e pesquisadores da Universidade de San Diego.

Entre as principais barreiras para a implementação e o uso das TIC nos estabelecimentos estão a falta de prioridade por parte das políticas públicas e a insuficiência de treinamento.

-> 83% dos médicos e 72% dos enfermeiros consideram a falta de prioridade das políticas públicas como barreira que dificulta ou dificulta muito a implantação das TIC;

-> 75% dos médicos e 71% dos enfermeiros consideram a falta de treinamento como fator que dificulta ou dificulta muito a implantação e o uso de sistemas;

-> e a falta de prioridade das políticas internas do estabelecimento também aparece como barreira relevante para médicos (70%) e enfermeiros (66%).

Um bom exemplo dessas questões é o que vem acontecendo com o programa Mais Médicos. Segundolevantamento feito pelo Estadão, sem contar com Wi-Fi nos postos de saúde onde trabalham, profissionais do programa Mais Médicos não conseguem usar parte dos recursos oferecidos no tablet dado pelo Ministério da Saúde para auxiliá-los no atendimento aos pacientes. Entre esses recursos estão o tradutor português-espanhol, as consultas ao Código Internacional de Doenças (CID-10) e o aplicativo Telessaúde, no qual os profissionais podem enviar suas dúvidas para os supervisores.

A equipe do Estadão percorreu 48 cidades do Estado de São Paulo que receberam profissionais. Só 8 prefeituras do interior têm internet WiFi em todos os seus postos de saúde. Outras seis têm a tecnologia em algumas unidades. A capital é um dos municípios que não têm internet Wi-Fi em nenhum de seus postos de saúde. Os números ilustram bem os resultados encontrados pela pesquisa TIC Saúde.

Os estabelecimentos de saúde foram divididos em quatro tipos, com base em uma definição do IBGE: estabelecimentos sem internação, estabelecimentos com internação e com até 50 leitos, estabelecimentos com internação e com mais de 50 leitos e estabelecimentos de serviço de apoio à diagnose e terapia (SADT). O menor acesso à infraestrutura está nos estabelecimentos sem internação, onde podem ser encaixados os postos de saúde: 20% deles não têm qualquer conectividade.


De acordo com Fábio Senne, coordenador de pesquisas do CETIC.br, a situação é pior entre os estabelecimentos sem internação do interior. Nas capitais, apenas 3% não têm qualquer acesso à Internet.

Segundo o Ministério da Saúde, os tablets do Mais Médico têm tecnologia 3G e cabe ao médico contratar um pacote de dados móveis para ativar o serviço. Seria tão caro assim o Ministério arcar com os custos da conexão 3G? A logística para isso seria complicada, SindiTelebrasil? E o Fust, não poderia ser usado para este fim?

Talvez, se os tablets tivessem os programas para administração e gestão do DataSUS, o governo federal não pensasse duas vezes. Essa foi a área que mais avançou. Os maiores desafios para os próximos anos, segundo Senne, é avançar no uso da tecnologia disponível para melhorar a qualidade do atendimento e do diagnóstico.

Apenas 26% dos estabelecimentos oferece algum tipo de serviço via Internet para os pacientes. Quase sempre, o acesso a resultado de exames. Só 17% oferecem o agendamento de exames e 13% o agendamento de consultas.

As iniciativas de uso de prontuários eletrônicos ainda é baixa (tabela abaixo).


Entre os dados sobre os pacientes disponíveis eletronicamente, os mais presentes são os de caráter administrativo, como dados cadastrais e referentes à admissão, transferência e alta de pacientes. Informações clínicas estão menos presentes em meios eletrônicos.

Enquanto 83% dos estabelecimentos que utilizaram a Internet nos últimos doze meses afirmaram ter disponíveis os dados cadastrais do paciente, apenas 21% possuem informações em meios eletrônicos sobre vacinas tomadas pelo paciente e 25% possuem imagens de exames radiológicos.

O levantamento do CETIC.br é o primeiro no Brasil na área e adota o modelo de pesquisa proposto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), acadêmicos e de especialistas no setor. “São mais de 80 indicadores. Uma pesquisa muito rica”, afirma Senne. A intenção é manter atualizações anuais, a exemplo de outras pesquisas do CETIC.br, como a TIC Educação. Como os indicadores seguem um padrão internacional, no futuro a ideia é compará-los com os de outros países, para saber como anda a saúde das TICs na área de Saúde no Brasil.

Fonte: "Caminho rumo ao “hospital digital” está pavimentado, mas poucos fazem uso." IDG Now!: Caminho rumo ao “hospital digital” está pavimentado, mas poucos fazem uso. http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2013/12/18/caminho-rumo-ao-%E2%80%9Chospital-digital%E2%80%9D-esta-pavimentado-mas-poucos-fazem-uso/ (accessed December 18, 2013).
Copy & Paste