sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ascom Prodeb: Especial - Google 15 anos

Portal A TARDE: Brasil consegue apoio para marco regulatório da internet



Após o discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil conseguiu apoio de vários países em reuniões nos últimos dias em Nova York para a criação de normas globais que regulamentem a internet. A afirmação é do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que falou com jornalistas no final da tarde desta quinta-feira, 26.

O ministro teve uma agenda extensa de reuniões bilaterais nos últimos dias, incluindo Alemanha, Turquia e Portugal e terá nova rodada nesta sexta-feira, 27, dia em que o principal encontro será com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, mas que também terá a representante da União Europeia, além de China, França, Japão e Rússia.

"Todos os meus interlocutores se manifestaram, estavam preocupados com essa questão (da espionagem) e apreciaram muito o fato de a presidente Dilma Rousseff ter levantado esse tema na ONU", disse Figueiredo. Segundo ele, ora o tema era levando por ele, ora pelos seus colegas.

O ministro disse que o apoio que o Brasil tem conseguido não se limita aos países emergentes. "Há um entendimento entre diversos países que esse é um tema novo, é uma agenda que se abre para relações internacionais. É uma questão que seguramente ocupará a ONU nos próximos anos e há sim interesse crescente", afirmou ele, ressaltando que ainda há um caminho a percorrer para firmar o assunto na agenda da comunidade internacional.

Nesta quinta-feira, os países que formam a sigla Brics, que além do Brasil, é composto por Rússia, Índia, China e África do Sul, divulgaram um comunicado manifestando apoio à criação de um marco regulatório para a internet. Nesta quarta, 25, os países que integram o Ibas (Índia, Brasil e África do Sul) já haviam divulgado um documento semelhante.

"Todos os meus colegas têm estado muito interessado nisso e manifestado grande solidariedade. Eles têm dito que quando a presidente Dilma falou na ONU, falou na verdade refletindo o sentimento de todos", afirmou Figueiredo aos jornalistas.

No caso da Alemanha, país que reluta em cobrar ações mais duras contra a espionagem dos EUA, Figueiredo disse que o país europeu tem iniciativa "muito interessante" no Conselho de Direitos Humanos sobre o direito à privacidade. "Conversamos sobre possibilidades de juntar esforços nessa área", disse o ministro.

Em seu discurso de abertura da 68ª Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, 24, Dilma afirmou que a espionagem do governo norte-americano a cidadãos, governos e empresas fere os direitos humanos e propôs a criação de um marco regulatório internacional sobre governança na internet.

Fonte: Silva Júnior, Altamiro . "Portal A TARDE - Brasil consegue apoio para marco regulatório da internet." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1536669 (accessed September 27, 2013).

Convergência Digital: Infraero usa smartphone para agilizar serviço



A Infraero vai implantar um projeto que permite o uso do QR Code (código de barras que pode ser lido por smartphones para ler e acessar informações eletronicamente) para gravar informações sobre a localização de vagas em estacionamentos de aeroportos administrados pela empresa. O primeiro estacionamento da Rede a receber a novidade será o edifício-garagem do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE), com implementação prevista até o fim de 2013.

O projeto prevê a distribuição de códigos de barras bidimensionais ao longo do estacionamento contendo as informações dos setores em que eles estão afixados, como as coordenadas e a numeração da área geral. A medida tem custo zero para a Infraero, pois o software é livre e toda a sinalização será feita pela própria empresa. A intenção da Infraero é implantar o sistema em todos os estacionamentos da Rede até o fim do primeiro semestre de 2014.

O usuário que possuir um smartphone com um aplicativo capaz de ler os QR Codes poderá obter as coordenadas exatas e gravar as informações sobre o local onde o carro está estacionado. Estes programas podem ser obtidos de forma gratuita nas lojas de aplicativos das principais marcas de celulares.

A tecnologia QR é utilizada de forma ampla por vários prestadores de serviço, inclusive em aeroportos. Empresas aéreas, por exemplo, disponibilizam a leitura de cartões de embarque por meio de códigos de barra em celulares, e aeroportos como os de Sidney, Melbourne e Brisbane, todos na Austrália, oferecem serviços de entretenimento para os passageiros que podem ser baixados por QR Code para seus celulares.

Para informar o público sobre a novidade, será também iniciada uma campanha de divulgação da facilidade nos aeroportos que a receberem. A princípio, serão produzidos banners e panfletos, que serão dispostos ao longo dos terminais, informando sobre a novidade e orientando sobre como usar os códigos. “A implantação do QR Code para os usuários do estacionamento tem como objetivo oferecer mais uma comodidade aos clientes da Infraero e um diferencial de conforto para o público usuário”, pontuou Claiton Faria Resende, superintendente de Negócios Comerciais da Infraero.

Fonte: "Infraero usa smartphone para agilizar serviço - Convergência Digital - Internet Móvel 3G e 4G." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34998&sid=17#.UkWIX9JJPE0 (accessed September 27, 2013).

Gizmodo: A busca do Google ficou ainda mais inteligente



Hoje, 15 anos após o lançamento do Google, o vice-presidente sênior de busca da empresa, Amit Singhal, nos falou sobre os rumos atuais da gigantes das buscas. Não é exatamente surpreendente que o foco primário esteja na capacidade do motor de entender o que você quer, não importa o jeito que você fale.

O Knowledge graph – a mais recente adição ao motor sabe-tudo do Google – está crescendo. Você pode dizer, por exemplo “Fale sobre pintores impressionistas” e ele vai apresentar um esquema para você observar diferentes tipos de impressionismo. Clique em cubismo, e veja um pouco sobre Picasso. Na essência, ele está adicionando mais camadas.


Você também pode usar isso para fazer comparações. Você pode, por exemplo, dizer “Compare azeite de oliva e óleo de coco” para encontrar uma comparação com informações nutricionais. Também dá para comparar planetas, e praticamente qualquer coisa.

Isso está sendo adicionado ao app Google Search, que vai ser atualizado tanto no Android quanto no iOS. Notificações push serão a novidade no iOS, e é algo que muitas pessoas pediam. Isso significa que será possível definir lembretes. “Lembe-me de comprar fraldas quando estiver na rua”, e ele vai lembrar. É bem conveniente.



Atualização no motor

O Google mudou mais uma vez a forma como o seu motor funciona. Caffeine era o nome do último algoritmo de busca. Nos últimos meses, ele foi substituído pelo Hummingbird. O Hummingbird é uma mudança bem profunda de como o Google Search indexa as páginas da web. Ele lê as páginas de maneira diferente, e se esforça para uma compreensão mais contextual do que está escrito nela. Qual a sua relevância, o seu significado, e como se relaciona com outras páginas.


Esse tipo de mudança era necessária. Afinal, se estamos fazendo perguntas ao Google do mesmo jeito que perguntamos a outros humanos, o motor de busca precisa ter um entendimento mais humano das informações. Sim, é um pouco assustador, mas – em teoria – deve oferecer resultados mais precisos para as nossas questões cada vez mais complexas.

Você pode ler mais sobre as atualizações no blog do Google Search.

Fonte: ROSE, BRENT . "A busca do Google ficou ainda mais inteligente." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/google-hummingbird/ (accessed September 27, 2013).

G1: Inteligência dos EUA diz que aceitaria novos controles sobre vigilância



Parlamentares e chefes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos disseram na quinta-feira (26) que estariam abertos a uma supervisão mais rigorosa sobre as abrangentes atividades governamentais de vigilância eletrônica.

Em audiência sobre reformas na Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira, com o objetivo de equilibrar a segurança com o respeito à privacidade, a Comissão de Inteligência do Senado norte-americano apresentou propostas legislativas para estabelecer novos mecanismos de controle.

Haveria por exemplo exigências mais rigorosas a respeito dos casos em que a Agência de Segurança Nacional (NSA) poderia coletar informações sobre comunicações telefônicas e digitais, e um prazo menor para que essas informações ficassem guardadas.

Presentes na audiência, o diretor de inteligência nacional do governo, James Clapper, o diretor da NSA, Keith Alexander, e o subsecretário de Justiça James Cole disseram que estariam abertos a reformas como essas, e também à nomeação de um defensor externo em alguns casos importantes levados à Corte de Vigilância da Inteligência Estrangeira, um tribunal secreto que lida com casos relativos à vigilância de suspeitos de terrorismo.

Fonte: "G1 - Inteligência dos EUA diz que aceitaria novos controles sobre vigilância - notícias em Mundo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/inteligencia-dos-eua-diz-que-aceitaria-novos-controles-sobre-vigilancia.html (accessed September 27, 2013).

COMPUTERWORLD: Empresários participam de encontro Start-up Brasil no Rio



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove entre hoje e amanhã (26 e 27/09), no Rio de Janeiro, o evento Welcome Aboard Start-up Brasil. O secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, e o diretor operacional do programa, Felipe Matos, participam da abertura, a ser realizada na quinta-feira, a partir das 14 horas. 

O primeiro dia do encontro será dedicado à apresentação do Start-up Brasil, dos parceiros e da dinâmica de funcionamento do programa, além das empresas e aceleradoras que integram a iniciativa do governo federal. No segundo dia a programação começa às 8h30 e se estende até às 19h30. Na ocasião, haverá a palestra Métricas para Startups, debate com as aceleradoras e mesas de orientação.

“Nós já fizemos a seleção e a divulgação das empresas aprovadas. Agora é o início do programa de aceleração do Start-up Brasil”, diz Matos. “O momento em que as empresas irão para as aceleradoras, inclusive fisicamente, e receberão todo o apoio para o desenvolvimento de seus projetos”.

Criado no âmbito do TI Maior, o Start-up Brasil tem como objetivo apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups e sua ligação a aceleradoras. Em julho deste ano, o MCTI anunciou os 45 projetos brasileiros e os 11 internacionais que farão parte do programa de aceleração a ser desempenhado por uma das nove aceleradoras habilitadas pelo programa.

O encontro é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Conta com o apoio do AirBnb, da Softex Nacional e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Nacional e do Rio de Janeiro.

Fonte: "Empresários participam de encontro Start-up Brasil no Rio - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/09/26/empresarios-participam-de-encontro-start-up-brasil-no-rio/ (accessed September 27, 2013).

Folha de S.Paulo: Região australiana lança "cartilha de etiqueta" para uso de smartphone


As autoridades de Sunshine Coast, um dos principais destinos litorâneos do estado australiano de Queensland, lançaram nesta quinta-feira um código de conduta para "combater a dependência" em smartphones dos turistas.

O código de sete pontos pretende evitar que os visitantes busquem toda informação na internet e desfrutem de uma estadia na região com seus próprios meios. Neste caso, a ideia é encorajar o diálogo tête-à-tête e estimular a realização de uma viagem mais "desconectada".

O documento também sugere que os turistas evitem deixar seus smartphones sobre a mesa durante as refeições e que desliguem o aparelho durante a noite e ao visitar espaços naturais. A carta orienta os visitantes a apreciar os cenários visitados antes de se preocupar em tirar fotos e publicá-las.

Além disso, segundo o portal "sunshinecoast.com", o código de conduta em questão também é acompanhado das chamadas "zonas desligadas", nas quais o uso de smartphones é proibido.

Uma pesquisa da Galaxy Research, realizada a pedido do setor de Turismo de Queensland, apontou que 55% dos australianos acreditam que não poderiam viver 24 horas sem smartphone, enquanto 65% dos entrevistados têm este dispositivo ao alcance da mão durante o dia.

A pesquisa em questão também mostrou que 80% dos entrevistados admitiram ter tido uma conversa enquanto trocava mensagens de texto, assim como 48% alegou ter tido problemas no relacionamento por causa do uso dos telefones celulares.



Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Região australiana lança "cartilha de etiqueta" para uso de smartphone - 26/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1347756-regiao-australiana-lanca-cartilha-de-etiqueta-para-uso-de-smartphone.shtml (accessed September 27, 2013).

Gizmodo: Todos os mais de 1,2 bilhão de usuários do Facebook em uma única página



Se você quer ter uma boa ideia de quantas pessoas usam o Facebook diariamente, este impressionante site consegue condensar todos os usuários em uma unica página – representados por mais de 1,2 bilhão de pixels coloridos que podem ser vistos com zoom para revelar o rosto individual de cada um dos membros da rede social.

Criado pela designer Natalia Rojas, o Faces of Facebook é um pouco opressivo no começo, e lembra bastante o chuvisco encontrado em uma TV sem sinal. Mas conforme você faz zoom você percebe que está olhando para uma grade com foto de 1/6 da população mundial. E por mais que pareça aleatório e caótico, as imagens foram organizadas em ordem cronológica de acordo com a data de registro dos usuários, o que torna um pouco menos impossível a tarefa de encontrar a sua foto.


Fonte: LISZEWSKI , ANDREW . "Todos os mais de 1,2 bilhão de usuários do Facebook em uma única página." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/todos-os-mais-de-12-bilhao-de-usuarios-do-facebook-em-uma-unica-pagina/ (accessed September 27, 2013).

Olhar Digital: Pioneiro do antivírus, McAfee quer "internet impossível de hackear"



Quando não está fugindo da polícia em Belize, John McAfee, fundador da empresa de segurança que leva seu sobrenome tenta pensar em jeitos de melhorar a internet. Desta vez ele afirma ter pensado em uma solução que torna a rede impossível de hackear.

"Minha tecnologia irá criar um novo tipo de internet, descentralizada, flutuante e móvel, impossível de hackear, penetrar e muito superior em termos de facilidade e neutralidade. Isso resolve todas as nossas preocupações com segurança", afirma ele, confiante no sistema.

Ele promete revelar mais sobre sua nova empresa no próximo sábado, quando apresentará sua nova empresa de segurança. Ele atualmente mora em Portland, no estado do Oregon, mas espera se mudar para o Vale do Silício caso seu empreendimento decole.

Contudo, há algumas dúvidas sobre se, de fato, ele conseguirá sustentar suas alegações de construir uma rede tão segura assim. Como nota Rob Enderle, do Enderle Group, "suas habilidades com segurança estão defasadas em 25 anos. Muito mudou desde que ele dirigiu a McAfee nos anos 1990", afirma ele.

John McAfee ainda é um suspeito do assassinato de um vizinho quando morava na América Central. As autoridades de Belize ainda o consideram uma pessoa de interesse no caso da morte de Gregory Viant Faull, de 52 anos. Sua história extravagante renderá dois filmes.

Fonte: "Olhar Digital: Pioneiro do antivírus, McAfee quer "internet impossível de hackear"." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37863/37863 (accessed September 27, 2013).

Olhar Digital: China derruba proibição aos consoles



Mais de dez anos após proibir o comércio de videogames em seu território, a China anunciou que abrirá as portas a este mercado. Empresas em operação na nova zona de livre comércio de Xangai poderão vender consoles pelo país, mesmo que cada modelo tenha de passar pelo crivo do Ministério da Cultura.

Os consoles foram banidos da China em 2000, graças ao aval de sete ministros que temiam seu efeito nos jovens. A atitude, claro, só tirou os consoles de lojas oficiais, mas eles permaneceram à venda em mercados alternativos.

Mesmo assim, conforme destaca o Wall Street Journal, os consoles não são tão populares quanto os jogos de computador, que ganharam destaque por causa do veto, estimulando o que hoje é um bem desenvolvido setor de cibercafés.

As regras referentes a essa nova zona franca serão definidas ao longo dos próximos três anos e não se sabe ao certo quando a abertura aos games chegará.

Fonte: "Olhar Digital: China derruba proibição aos consoles." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/china-derruba-proibicao-aos-consoles/37875 (accessed September 27, 2013).