quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SECOM - BA: Sistema facilita pesquisas via web nas áreas de educação e saúde



A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) - por meio da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) - lançou, nesta quarta-feira (25), no auditório da secretaria, o ‘Azimute’. A ferramenta facilita a pesquisa, via web, de informações sobre população, saúde e educação, auxiliando pesquisadores, professores, técnicos e pessoas interessadas em geral a conhecerem a realidade das cidades baianas.

Os usuários podem fazer pesquisas sobre localização, distribuição e características dos serviços de educação e saúde. De acordo com a diretora de Promoção e Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Verusca Ferraz, a plataforma auxilia no direcionamento das políticas públicas do Estado.

Mais conteúdo

“Se um gestor quiser investir mais em acessibilidade, por exemplo, ele pode consultar o site, descobrir quais as escolas ainda não possuem acessibilidade adequada e fazer o investimento”, disse Verusca. Ela enfatizou que o mesmo pode ser feito pelos pais, para localizar instituições que possuem acessibilidade e matricular seus filhos, inclusive o especialista para a doença mais próximo de sua casa.

O diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, explicou que o pesquisador ainda pode analisar municípios ou regiões por faixa etária, quantidade de alunos matriculados e atentar para a necessidade de criação de novas vagas. Também pode localizar áreas da cidade com predominância de idosos, com o objetivo de alocar uma unidade de atendimento geriátrico.

“Um sistema totalmente baiano, gratuito, que reúne informações de diferentes sites em uma mesma plataforma de pesquisa, fácil de usar e acessível”, afirma Porto. Ele lembra que a princípio o sistema abrange as áreas de saúde e educação, “mas já fizemos contato com a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, entre outras instituições, para agregar mais conteúdo e disponibilizar à população”.

A ferramenta pode ser acessada por qualquer computador conectado à internet e vai contribuir para o planejamento e distribuição de políticas públicas em todo o estado. Também participaram da cerimônia de lançamento do ‘Azimute’, o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, o secretário estadual do Planejamento, Sergio Gabrielli e técnicos da instituição.

Fonte: "Sistema facilita pesquisas via web nas áreas de educação e saúde — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/09/25/sistema-facilita-pesquisas-via-web-nas-areas-de-educacao-e-saude (accessed September 26, 2013)

Olhar Digital: Operadoras não batem metas de qualidade da Anatel



Das quatro principais operadoras de telefonia móvel do Brasil, apenas a Claro atingiu todas as metas de qualidade na banda larga impostas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em agosto deste ano em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro - Estados que, com Rio Grande do Norte, são os primeiros a contar com a medição do órgão.

Em SP, quem ficou no vermelho foram Tim e Vivo. Enquanto a meta de velocidade instantânea era atingir 20% do contratado em 95% das medições, a primeira só conseguiu 92,13% e a segunda, 94,53%.

Neste quesito, a Vivo ainda ficou aquém do que se esperava no Paraná, conseguindo 93,80%, e no Rio, onde teve 93,69%. No Estado carioca a Tim também foi mal, com 94,57%.

Já em MG o problema foi a Oi, que chegou somente a 56,67% da velocidade média, cuja meta era de 60%.

Banda larga fixa

Quando o assunto é banda larga fixa as operadoras também decepcionaram. Em SP, a meta de disponibilidade não foi batida por duas operadoras: Vivo e Ajato. Esperava-se cobertura de 99% em 85% das medições, mas a primeira só chegou a 63,67% e a segunda, a 76%.

No Rio, a Oi ficou aquém quanto à perda de pacotes, em que deveria chegar a 2% em 85% dos casos, mas estava em 84,28%. Segundo a Anatel, isso acontece quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede, algo que ocorre por falha ou baixa qualidade da conexão.

A Oi também foi a única problemática no Rio Grande do Norte, alcançando somente 48,75% da meta referente a latência, que era de 85%.

Em outubro serão divulgados os resultados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Dados sobre os demais Estados virão em dezembro.

Fonte: "Olhar Digital: Operadoras não batem metas de qualidade da Anatel." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/37842/37842 (accessed September 26, 2013).

IDG Now!: e-Mail gratuito dos Correios deve estar pronto até o fim do ano


Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país



Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Segundo Marcos Mazoni, presidente do Serpro, o sistema é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve hoje, 24/7 conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

De acordo com ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.

O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail expresso que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos.

Fonte: "e-Mail gratuito dos Correios deve estar pronto até o fim do ano - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/09/25/e-mail-gratuito-dos-correios-deve-estar-pronto-ate-o-fim-do-ano/ (accessed September 26, 2013).

INFO: Nuvem e colaboração multiplicam produtividade



São Paulo – Novas ondas de serviços totalmente online e acessíveis por qualquer dispositivo com um browser web, como a suíte de produtividade Google Plus, o serviço de streaming de voz Live Meeting e a ferramenta de conferências Webex estão permitindo que equipes espalhadas por diferentes cidades e até continentes no mundo possam trabalhar de modo integrado e produtivo.

Um exemplo desse tipo de solução é a plataforma Runrun.it, um software de gerenciamento de equipes na nuvem, utilizado por mais de 10 000 companhias. De acordo com o criador do serviço, o brasileiro Antônio Carlos Soares, a solução é um produto que explora o avanço da nuvem e da conectividade móvel para integrar equipes, permitindo que todos os membros de um time atualizem o status de suas tarefas num único endereço online. “O Runrun.it é bastante adequado para quem precisa trabalhar remotamente, pois diminui a necessidade de reuniões de acompanhamento e alinhamento de projetos e deixa claro quais são as prioridades de cada colaborador”, diz Soares.

No Runrun.it, os usuários acessam um organizador de tarefas que permite alocar as mais urgentes no topo da lista, bem como formar as equipes responsáveis por cada tarefa. O sistema calcula os prazos de entrega de cada trabalho com base nas estimativas de horas necessárias feitas pelos colaboradores e também mostra ao líder do projeto quem foi o mais pontual nas entregas, os mais assertivos e aqueles que tiveram que refazer tarefas.

Assim como os e-mails fizeram no passado, as ferramentas colaborativas serão responsáveis por um novo salto de produtividade. “Elas mantêm o fluxo de comunicação ativo e permitem enxergar o trabalho de forma mais estruturada”, comenta o empreendedor.

Trabalho remoto – Se por um lado as ferramentas colaborativas ligaram as equipes aos seus pares ao redor do mundo, foi a popularização dos smartphones e tablets que permitiu às pessoas acessarem esses dados e participarem de reuniões em qualquer lugar, a qualquer momento como, por exemplo, enquanto esperam um voo ou negociam com clientes dentro um táxi no meio do trânsito.

“Essas novas tecnologias ajudaram a aperfeiçoar o tempo dos usuários e permitem às pessoas fazerem tudo de forma mais rápida”, afirma Claudio Soutto, diretor de consultoria e especialista em tecnologia da informação (TI) da Deloitte. “Para quem mora e trabalha em uma cidade com trânsito caótico como São Paulo, essa vantagem não é nada desprezível”, afirma Soutto.

“A tecnologia colaborativa é a grande responsável pela expansão, por exemplo, do trabalho remoto no Brasil, pois amplia as possibilidades de atuação profissional”, diz Álvaro Mello, presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt). Segundo Mello, profissionais liberais como arquitetos, advogados e engenheiros tendem a ganhar mais liberdade com a disseminação dessas ferramentas.

“A tecnologia evoluiu muito rápido, agora é necessário que as empresas e os governos criem políticas formais para regular a atividade do profissional que atua remotamente”, diz Mello. Além dos aspectos culturais e legais, a disseminação da colaboração e do trabalho remoto depende da criação de boas soluções de segurança, que assegurem a confidencialidade de dados trocados online por colaboradores espalhados pelo mundo. 

Segundo os especialistas, os fortes ganhos de produtividade oferecidos pela mobilidade e pelas ferramentas de nuvem não significam o fim do trabalho nos escritórios. “Espírito de equipe é fundamental e as novas ferramentas potencializam o trabalho integrado, mas não dispensam reuniões físicas pontuais”, afirma Mello.

Fonte: "Nuvem e colaboração multiplicam produtividade | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/it-solutions/2013/09/nuvem-e-colaboracao-multiplicam-produtividade.shtml (accessed September 26, 2013).


COMPUTERWORLD: Cisco anuncia plataforma para a “Internet de Todas as Coisas”


Com o tráfego da web crescendo rapidamente em meio às novas ondas de aplicativos para nuvem, mobilidade, vídeo e máquina-a-máquina (M2M), a Cisco apresentou o Sistema de Convergência de Rede (Cisco Network Convergence System – NCS), projetado para servir de base para uma internet altamente escalável, mais inteligente e mais adaptável. 

Segundo a fabricantes, grandes provedores de serviços globais – incluindo Sky, KDDI e Telstra – estão instalando o Cisco NCS para criar novos fluxos de receita, simplificar as operações e proporcionar novas experiências customizadas para seus clientes. 

As capacidades de programação e virtualização do sistema permitem aos provedores de serviços acelerarem a transição para o software defined networking (SDN) e network function vitualization (NFV).

Os recursos do NCS, muitos deles lançados ontem (24/09, permitem às operadoras não apenas facilitar o crescente tráfego de rede, mas também aproveitar a oportunidade criada por trilhões de eventos programáveis gerados por dispositivos que devem entrar online ao longo dos próximos anos. 

Esses eventos, gerados pela conexão em rede de pessoas, dados, processos e coisas, conhecido como “Internet de Todas as Coisas (IoE - Internet of Everything), exigem que as redes aumentem sua escala não apenas em largura de banda, mas também em funções de computação e controle para gerenciar políticas e respostas às mudanças, com os resultados certos no prazo esperado. 

O NCS foi desenhado para facilitar os eventos da IoE que podem ser “conversas” em andamento, criadas da interatividade entre pessoas, aplicativos e dispositivos, como monitores de saúde ligados a informações pessoais, portais de saúde baseados na nuvem ou carros conectados ao 4G LTE, sinalizando que um motorista está quase em casa e levando a rede doméstica a ajustar a temperatura e iluminação de sua residência. 

Fonte: "Cisco anuncia plataforma para a "Internet de Todas as Coisas"€ - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/09/25/cisco-anuncia-plataforma-para-a-201cinternet-de-todas-as-coisas201d/ (accessed September 26, 2013).

Folha de S. Paulo: Twitter chinês tem central de censura para analisar cada publicação



Em um moderno edifício de escritórios no subúrbio da cidade chinesa de Tianjin, fileiras de censores contemplam telas de computador. Sua missão: apagar qualquer post no Sina Weibo, a versão chinesa do Twitter, que seja considerado ofensivo ou politicamente inaceitável.

Mas as pessoas que cuidam da censura no mais popular dos sites chineses de microblogs não são idosos burocratas do Partido Comunista. Em lugar disso, são jovens recém-formados na universidade. Ambivalentes quanto a apagar posts, eles se queixam ruidosamente da carga de trabalho que enfrentam e de seus baixos salários.

Administrar a internet é um grande desafio para a China. O Partido Comunista, que governa o país, considera a censura essencial para manter seu domínio sobre o poder --de fato, novas medidas divulgadas na segunda-feira ameaçam sentença de prisão para pessoas culpadas de espalhar boatos on-line.

Ao mesmo tempo, as autoridades chinesas desejam oferecer ao povo uma forma de expressar sua irritação, já que outras formas de protesto são restringidas.
Reuters 

O logo do site chinês de microblog "Weibo", 
que tem 500 milhões de usuários registrados e 
é censurado pelo governo.

A Reuters entrevistou quatro antigos censores na Sina Weibo, todos os quais se demitiram em algum momento deste ano. Nenhum deles permitiu que seu nome fosse citado, devido à natureza delicada do trabalho que realizavam.Pessoas atualmente empregadas como censores se recusaram a falar à Reuters.

"As pessoas muitas vezes se sentem divididas ao começar, mas depois ficam inertes e se limitam a fazer o trabalho", diz um antigo censor, que pediu demissão por acreditar que suas perspectivas de carreira eram medíocres. "Uma coisa que posso dizer é que temos de trabalhar muito e ganhamos muito mal".

A Sina, uma das maiores companhias chinesas de internet e operadora do site de microblogs que conta com 500 milhões de assinantes, é a empregadora dos censores. A companhia não respondeu a repetidos pedidos de comentário.

SEM FUTURO

A Reuters pôde vislumbrar os escritórios de censura do Sina Weibo, em Tianjin, a meia hora de Pequim pelo trem de alta velocidade, em uma recente manhã de fim de semana.

Uma dúzia de funcionários, todos homens, podiam ser vistos através de portas de vidro trancadas, de um corredor acessível ao público; eles estavam acomodados em cubículos apertados, separados por divisórias amarelas, e contemplavam grandes monitores.

Pareciam mais o Pequeno Irmão do que a imagem criada por George Orwell para o onisciente e ameaçador Grande Irmão.

"Nosso trabalho impede que o Weibo seja fechado, e oferece às pessoas uma grande plataforma na qual podem se pronunciar. Não é tão livre quanto idealmente preferiríamos, mas permite que as pessoas desabafem", disse um segundo ex-censor.

Os antigos censores dizem que o serviço de censura funciona 24 horas por dia, e que é executado por um total de 150 homens, todos com diplomas superiores.Eles dizem que mulheres rejeitam esse tipo de trabalho por causa dos turnos noturnos e da constante exposição a material ofensivo.

Os censores do Sina Weibo são pequena parte das dezenas de milhares de censores empregados pela China para controlar conteúdo, nas mídias tradicionais e na internet.

A maioria dos censores do Sina Weibo está na casa dos 20 anos e recebe salário mensal da ordem de ¥ 3 mil (US$ 490), dizem os ex-censores, salário mais ou menos equivalente ao oferecido nos classificados de emprego de Tianjin a marceneiros ou funcionários de imobiliárias. Muitos aceitaram seus postos depois de se formar em universidades locais.

"As pessoas deixam o emprego porque é um trabalho cansativo e sem futuro, para a maioria de nós", diz um terceiro antigo censor.

Os sistemas de computadores da Sina vasculham cada post de microblog antes da publicação. Apenas alguns são classificados como delicados e encaminhados a um censor para leitura; cabe ao censor decidir se eles serão postados ou apagados. Em um período médio de 24 horas, eles processam cerca de três milhões de posts.

Alguns poucos posts contendo termos de "eliminação compulsória", como referências à seita Falun Gong, proscrita, são primeiro bloqueados e depois apagados manualmente. Os censores também precisam atualizar listas de palavras delicadas, acrescentando novas referências e as expressões criativas que os autores de posts utilizam para escapar ao escrutínio das autoridades.
Para a maioria dos posts considerados como delicados, os censores empregam uma tática sutil sob a qual o post continua visível para o autor, mas é bloqueado para os demais leitores, o que faz com que o responsável nem mesmo saiba que o post foi retirado, dizem os antigos censores. Os censores também podem punir usuários ao bloquear temporariamente sua capacidade de fazer comentários, e em casos extremos podem fechar suas contas.

"Vimos um sistema razoavelmente sofisticado, onde o poder humano é amplificado por automação computadorizada, capaz de remover posts delicados em questão de minutos", diz Jedidiah Crandall, da Universidade do Novo México, parte de uma equipe que recentemente pesquisou a velocidade de censura no Weibo.

Se um post delicado passa sem censura e termina por ser espalhado amplamente, as agências do governo podem pressionar a Sina pela remoção do post e ocasionalmente pela punição do censor responsável, com multa ou demissão, dizem os antigos censores.

Em um dia média, cerca de 40 censores trabalham em turnos de 12 horas. Cada trabalhador precisa cuidar de pelo menos três mil posts por hora, dizem os antigos censores.

Os momentos de maior movimento são os aniversários, como o da repressão aos protestos democráticos na praça Tiananmen, em 4 de junho de 1989, e os eventos políticos importantes.

Os censores tiveram de trabalhar em ritmo acelerado no ano passado em função da queda de Bo Xilai, um político que antes disso vinha ascendendo rapidamente e enfrentou julgamento no mês passado sob acusações de corrupção, apropriação indébita e abuso de poder. O veredito pode surgir neste mês.

"Foi realmente desgastante, cerca de 100 pessoas trabalharam sem parar durante 24 horas", disse o primeiro censor, referindo-se ao momento em que Bo foi demitido de seus postos e, posteriormente, expulso do partido.

LIBERDADE E ORDEM

O Partido Comunista mantém controle férreo sobre os jornais e televisão, mas enfrenta problemas para controlar as informações veiculadas em plataformas sociais.

As empresas de internet têm a obrigação de cooperar com o aparelho de propaganda do partido para censurar o conteúdo gerado por usuários na internet.

Lu Wei, diretor do Serviço Estatal de Informações de internet, declarou em discurso esta semana que "liberdade significa ordem", e que "liberdade sem ordem não existe".

A mídia estatal reportou dezenas de detenções nas últimas semanas, com a repressão ordenada pelo novo governo do presidente Xi Jinping à difusão de boatos.

O principal tribunal e a promotoria pública chinesa disseram que pessoas seriam acusadas de difamação caso os boatos inventados por elas e divulgados on-line fosse visitados por mais de cinco mil internautas ou reproduzidos mais de 500 vezes.

Isso pode resultar em três anos de prisão, a mídia estatal reportou na segunda-feira. A China diz ter necessidade genuína de deter a difusão de rumores irresponsáveis.

Quando rumores sobre a morte do ex-presidente Jiang Zemin ganharam difusão viral no Sina Weibo, as aparentemente inofensivas palavras para "sapo" e "rã", provavelmente uma referência aos peculiares óculos de Jiang, eram usadas para identificá-lo, e foram mais tarde proscritas.

Os censores são instruídos quanto ao tipo de comentário que devem vetar.

"Os posts apagados com mais frequência são os políticos, especialmente os que criticam o governo, mas a Sina permite mais espaço para discussões sobre democracia e constitucionalismo, porque existem líderes que desejam manter vivo esse debate", diz o primeiro dos ex-censores.

"Mas não houve qualquer sinal de relaxamento do controle sobre a mídia social desde que Xi Jinping assumiu", ele acrescenta. "Não pelo que sentíamos no trabalho".

Fonte: HUI, LI . "Folha de S.Paulo - Tec - Twitter chinês tem central de censura para analisar cada publicação - 26/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1347452-twitter-chines-tem-central-de-censura-para-analisar-cada-publicacao.shtml (accessed September 26, 2013).

G1:Austrália cria carro que 'lê' cérebro e freia se motorista estiver distraído


Capacete com 14 sensores mede o nível de concentração.
Foram testadas situações como falar ao celular dirigindo.

                                                                           Carro freia quando motorista está distraído 
(Foto: Royal Automobile Club/AFP)

Pesquisadores australianos apresentaram nesta quarta-feira (25) um protótipo de um carro que freia se os sensores situados na cabeça do motorista detectarem que está distraído. O acelerador do veículo recebe ordens de um capacete com 14 sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e podem determinar seu nível de concentração, explicou Geoffrey Mackellar, um pesquisador de neuromecânica Emotiv.

Durante os testes do sistema, os cientistas pediram aos motoristas que falassem ao celular, trocassem a emissora de rádio, bebessem água ou olhassem um mapa para poder medir sua atividade cerebral durante essas ações.

Os motoristas também tiveram de dirigir a 15 km/h para medir sua atividade cerebral quando não estão realizando outras atividades.

O protótipo, encomendado pelo Real Automóvel Club do estado da Austrália Ocidental, utiliza programas informáticos que permitem que acelere quando o motorista está atento e freiem quando está distraído, segundo Emad Tahtouh, da companhia eletrônica FINCH.

O sistema analisa dados como a frequência do piscar de olhos, a duração do olhar para um ponto preciso, a inclinação a inclinação do pescoço e o nível da atividade cerebral quando o motorista está realizando alguma das ações descritas.

Quando o carro detecta uma queda da atenção do motorista, freia, e volta a acelerar quando ele retoma a atenção. O protótipo, que não tem um objetivo comercial, quer contribuir para a investigação no campo da segurança rodoviária.

                                                                          Projeto visa avanços no campo da segurança
 rodoviária (Foto: Royal Automobile Club/AFP)

Fonte: "Auto Esporte - Austrália cria carro que 'lê' cérebro e freia se motorista estiver distraído." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/09/australia-cria-carro-que-le-cerebro-e-freia-se-motorista-estiver-distraido.html (accessed September 26, 2013).