sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ABEP: Profissionais de TI se reúnem em Vitória durante 123ª Roca



A 123ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca) da ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, que aconteceu hoje, no Sheraton Vitória, contou com a presença de Aminthas Loureiro Jr, Secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo. O secretário abriu o evento enfatizando três pontos fundamentais para os avanços na TIC na esfera pública: celeridade, para prestar o melhor e mais ágil serviço aos cidadãos; sustentabilidade, que não pode ser vista como modismo, mas como uma questão de sobrevivência; e transparência, que foi apontada como um dos maiores compromisso que se pode ter com a sociedade. Na opinião de Loureiro Jr. entre os desafios para as melhorias na TIC pública está, além da criação de novas tecnologias. O maior desafio não é diretamente a criação de novas tecnologias, e sim o ato de convencimento das pessoas, uma mudança cultural.

O secretário terminou agradecendo a dedicação do Prodest e da ABEP no compromisso com a tecnologia em prol do cidadão. O maior desafio não é diretamente a criação de novas tecnologias, e sim o ato de convencimento das pessoas, uma mudança cultural.

Na reunião também estiveram presentes O secretário terminou agradecendo a dedicação do Prodest e da ABEP no compromisso com a tecnologia em prol do cidadãos presidentes e diretores das afiliadas da ABEP de cada Estado. Durante o encontro o presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ezio Prata Faro, assumiu o cargo de vice-presidente de gestão da ABEP no lugar de George Henriques, ex-presidente da Codata. Outros assuntos internos foram debatidos, entre eles, o planejamento estratégico da ABEP 2013/2014.

A Roca contou ainda com a presença de Reinaldo Pargas, gerente geral de tecnologia do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O executivo falou sobre como as empresas de TIC podem ser importantes parceiros para a realização da Copa do Mundo com sucesso. “A aproximação da FIFA com as entidades de TIC será fundamental para a entrega e qualidade dos serviços para a Copa Mundo, entre eles, a infraestrtura de transmissão”, afirmou.

Outros destaques do evento foram a apresentação de um vídeo sobre o SECOP 2014, que acontecerá de 28 a 30 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná, com o apoio da CELEPAR, além do lançamento do novo site da ABEP e da nova logomarca.

Sobre a ABEP

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP - Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

Sobre as Associadas

As entidades, associadas da ABEP, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

Fonte: "ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação." ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. http://www.abep-tic.org.br/index.php (accessed September 13, 2013).

Abep: Prêmio e-Gov 2013 - Divulgados no SECOP 2013 os vencedores do Prêmio e-Gov:




Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Prêmio e-Gov, que é realizado anualmente, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população.

O Esse ano o número de inscritos no Prêmio e-Gov alcançou a marca recorde de 107 inscritos e 20 finalistas. Ontem a noite, durante a abertura do SECOP 2013, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, aconteceu a divulgação dos nove projetos vencedores do prêmio.

O grande ganhador da noite foi o projeto Sistema ABM - Abordagem Móvel de Veículos da Companhia de Processamento de Dados (Procergs).

Os ganhadores da categoria CATEGORIA e-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA foram:

Novo modelo de seleção de Obras de Creches - PAC2
Ministério da Educação -DF

Novo Cadastro de Habilitação
Companhia de Desenvolvimento Habitacional - DF

Portal Rio sem Miséria
Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro -PRODERJ

Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS)
Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar


Vencedores da categoria CATEGORIA E-SERVIÇOS PÚBLICOS:

Central de atendimento ao cidadão Teleconsulta
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia - GO

Inteligência Artificial para Identificação de Pessoas Desaparecidas em Minas Gerais
Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de minas Gerais - Prodemge

Portal da Lei de acesso à Informação (LAI)
Agência Estadual de Tecnologia da Informação ATI/PE

Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS)
Companhia de e Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - Celepar

Sistema de Registro de Contratos de Financiamento de Veículos
Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo – Prodest

Fonte: "Prêmio e-Gov 2013." Prêmio e-Gov 2013. http://www.premio-e.gov.br/ (accessed September 13, 2013).

Tribuna da Bahia: Pagamento móvel agrada os baianos



Quem não tem paciência de perder tempo em filas de bancos ou selecionar faturas e correr em direção as casas lotéricas pode dar adeus aos transtornos. Foi aprovado na última quarta-feira, o Projeto de Lei de Conversão Nº 21/213, originário da Medida Provisória 615/2013, que propõe a regulamentação do sistema de pagamentos de contas por meio de celulares e tablets. Após aprovação no Plenário do Senado, a matéria segue para sansão da presidente Dilma Rousseff. 

Apelidado pelo autor do projeto, senador Walter Pinheiro (PT/BA), de bancarização, o novo serviço de pagamento móvel tem por finalidade incluir mais de 39% da população brasileira que está, atualmente, fora do sistema bancário, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Facilitaria muito as nossas vidas já que hoje em dia passamos a maior parte do nosso tempo em frente aos computadores. Se podemos comprar pela internet, nada mais justo que possamos pagar também”, disse a designer gráfica Larissa Guimarães, 27 anos.

No site oficial, Walter Pinheiro destaca que “os principais beneficiários da medida estão os contemplados pelo Bolsa Família e os aposentados do INSS, que muitas vezes precisam deslocar-se ao município vizinho para encontrar uma agência bancária. O senador avalia ainda que o novo sistema vai contribuir para a redução dos custos das transações financeiras”. A proposta inclui no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que é regido pela lei 10.214/2001, os arranjos e empresas de pagamento que prestam serviços nessa área, como cartões de pagamento, moedas eletrônicas e transações de pagamento feitas por celular, por exemplo.

De acordo com o economista Paulo Dantas, esse tipo de facilidade pode incrementar a economia baiana. “Do ponto de vista econômico, essas facilidades para o consumidor, facilita compras e pode viabilizar um incremento na economia, porém ainda é cedo para garantir isso”, frisou.

A aprovação do economista também é notada no vice-presidente da Federação do Comércio na Bahia (Fecomércio/BA), Carlos Andrade. Segundo ele, qualquer medida que facilite o comércio é bem vinda. “Hoje em dia, a internet é um grande agilizador e a tecnologia sempre esteve a serviço do comércio. A iniciativa é muito boa e altamente válida, desde que não onere muito o setor”, disse o vice-presidente. 

A bancarização poderá ser realizada, mesmo pelo consumidor que não possuir conta bancária, conforme emenda de número 41, que foi acatada integralmente. “Essas pessoas podem receber crédito através do novo sistema, fazer compras e todas as movimentações, evitando deslocamentos e garantindo também o fortalecimento da economia local”, observou Pinheiro.

Fonte: "Pagamento móvel agrada os baianos."Tribuna da Bahia. N.p., n.d. Web. 13 Sept. 2013. .

INFO: Dilma mira empresas de Internet após espionagem dos EUA


 
A presidente Dilma Rousseff com Enrique Peña Neto, 
do México, durante o G-20, na semana passada. Ambos 
foram espionados pela Agência Nacional de Segurança 
dos Estados Unidos.

São Paulo - Irritada com denúncias de que o governo dos Estados Unidos espionou a ela e a outros brasileiros, a presidente Dilma Rousseff está apoiando uma nova legislação que buscará forçar Google, Facebook e outras empresas de Internet a armazenarem dados coletados localmente dentro do Brasil.

A exigência será de difícil execução, segundo especialistas em tecnologia, dados os altos custos e a natureza global da Internet. Ainda assim, a iniciativa de Dilma é o sinal tangível mais recente do abalo provocado pelas revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) monitorou emails, telefonemas e outras comunicações no exterior.

A lei, que está sendo elaborada por um parlamentar do PT e deve estar completa na semana que vem, forçaria empresas de Internet com sede no exterior a manterem data centers dentro do Brasil que seriam então regulamentados pelas leis brasileiras de proteção à privacidade, disseram autoridades.

As empresas de Internet que operam no Brasil podem atualmente colocar data centers onde quiserem. O Facebook, por exemplo, armazena seus dados nos Estados Unidos e em novo complexo inaugurado na Suécia.

Dilma acredita que esta mudança ajudaria a proteger os brasileiros da espionagem norte-americana em suas atividades, e a presidente está considerando fazer um apelo para que outros países adotem uma medida parecida em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no fim deste mês, disse uma autoridade do governo brasileiro à Reuters.

"Esse seria o momento da virada para essas companhias", disse a autoridade, citando Facebook, Google e Microsoft como exemplos, embora elas não sejam as únicas empresas que podem ser afetadas. "Se você quiser operar aqui, terá de obedecer nossas regras."

A fonte falou em condição de anonimato para que pudesse discutir abertamente os planos de Dilma e as consequências da lei.

O projeto de lei surge depois de uma série de denúncias da imprensa, baseadas em documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, que está atualmente em asilo na Rússia.

Embora o Brasil seja apenas um dos vários alvos apontados da espionagem norte-americana, as revelações aqui foram especialmente polêmicas por causa da desconfiança de longa data em relação às atividades das agências de espionagem dos Estados Unidos e de uma reportagem que afirmou que as comunicações privadas de Dilma foram comprometidas.

O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), foi convidado para encontrar Dilma no Palácio do Planalto na terça-feira para discutir com ela, ministros e assessores do alto escalão o projeto de lei.

Molon pressiona desde 2012 para que o Congresso aprove o chamado Marco Civil da Internet. A lei criaria o primeiro marco legal para os direitos dos usuários online e, entre outras exigências, forçaria as redes sociais a apagar os dados dos usuários quando eles encerram seus perfis.

Segundo o assessor de imprensa de Molon, Leonardo Santos, Dilma pediu ao parlamentar que acrescente no projeto de lei a exigência da instalação de data centers no Brasil.

Após a reunião com Molon, o governo publicou no Diário Oficial pedido para que o projeto de lei tramite em regime de urgência no Congresso Nacional, o que significa que a proposta teria 45 dias para ser votada na Câmara.

Difícil, mas pode não ser impossível - As propostas de mudanças são "difíceis, como elas (as empresas) dizem, mas não sei se são impossíveis", disse Santos.

O assessor de Molon se recusou a dar mais detalhes sobre o projeto de lei, sobre quais tipos de dados seriam afetados pela lei ou quais categorias de empresas estariam sujeitas às exigências, alegando que esses pontos ainda estão sob estudo.

Representantes de Google, Facebook e Microsoft não responderam imediatamente os pedidos de comentários.

Alguns países europeus já exigem que alguns dados pessoais sensíveis sejam armazenados localmente. Microsoft, Amazon e outros grandes provedores de serviços de computação remotos já possuem data centers nesses países, então seus clientes podem cumprir essas regras locais.

As redes sociais podem ser mais difíceis de regular. Se um usuário do Facebook no Brasil comentar o post de um amigo francês, por exemplo, não está claro se os dados ficariam no Brasil.

Dependendo das especificidades da lei, o impacto nas empresas "pode ser realmente grande", disse Dennis Julian, especialista em data center do Integrated Design Group, em Boston. "A questão é quão longe você vai com isso", afirmou.

Julian disse que a tendência recente tem sido na direção das empresas se consolidarem em alguns poucos data centers em vez de uma série de data centers pequenos. Isso se deve aos altos custos --grandes data centers podem custar centenas de milhões de dólares, disse ele-- e aos problemas em encontrar trabalhadores qualificados para o serviço e a manutenção.

Estudos apontam que a construção de data centers no Brasil é mais caro e logisticamente difícil do que em qualquer outro lugar.

Um relatório de 2012 da empresa imobiliária Cushman & Wakefield e da consultoria em engenharia hurleypalmerflatt elencou os 30 países em termos de riscos para operações de data centers. O Brasil ficou em último lugar, devido principalmente aos altos custos de eletricidade, baixos níveis educacionais e um ambiente ruim para os negócios.

No entanto, como maior economia da América Latina e casa de alguns dos mais frequentes usuários de redes sociais, o Brasil pode ser grande demais para que as empresas simplesmente saiam dele porque não gostaram da lei.

Enquanto isso, a taxa de penetração da Internet no Brasil é de apenas 44 por cento --metade da dos Estados Unidos--, o que significa que ainda há muito potencial para crescimento. A proposta de lei é uma das várias respostas de Dilma às denúncias de espionagem.

Ela exigiu uma explicação detalhada de Washington sobre a amplitude da espionagem realizada pelos Estados Unidos sobre o Brasil, e disse que, caso isso não ocorra, ela pode cancelar uma visita de Estado que tem marcada para Washington no mês que vem.

O governo Dilma tem rejeitado até agora o argumento de Washington de que coletou informações para se proteger de ameaças à segurança nacional norte-americana. O Brasil é uma democracia pacífica sem histórico de terrorismo internacional e sem acesso a armas de destruição em massa.

A fonte do governo brasileiro expressou a crença de que o Marco Civil da Internet vai não só funcionar, como outros países vão seguir esses passos, citando como exemplo os demais membros dos Brics --China, Índia, Rússia e África do Sul. "Quando fizermos isso, se tornará padrão", disse a fonte.

Fonte: "Dilma mira empresas de Internet após espionagem dos EUA | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/dilma-mira-empresas-de-internet-apos-espionagem-dos-eua.shtml (accessed September 13, 2013).

SECOM - BA: Planserv convoca beneficiários para o recadastramento




Os beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado (Planserv) estão convocados pelo órgão para a quarta etapa de recadastramento. A lista com a relação de órgãos e o nome dos servidores que precisam se recadastrar está disponível no endereço eletrônico www.planserv.ba.gov.br, clicando-se no banner sobre recadastramento, na página principal do site.

O beneficiário também pode consultar a sua situação cadastral através do call center (0800 56 6066) ou dos e-mails canal.beneficiario@planserv.ba.gov.br e recadastramento.beneficiario@planserv.ba.gov.br.

No mês de outubro, a assistência notificará os beneficiários no Diário Oficial do Estado, estabelecendo prazo de 30 dias úteis para que eles se recadastrem e não sejam excluídos do Planserv. É importante, portanto, que todos verifiquem se há pendências cadastrais e se antecipem.

O recadastramento é um mecanismo de controle que permite o Planserv identificar e coibir o uso indevido da assistência, preservando o patrimônio do servidor público.

Fonte: "Planserv convoca beneficiários para o recadastramento — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/09/12/planserv-convoca-beneficiarios-para-o-recadastramento (accessed September 13, 2013).

Política Livre: Brasil discute com Argentina defesa cibernética conjunta


Brasil discute com Argentina defesa cibernética conjunta

O governo brasileiro começa a discutir nesta quinta-feira, 12, com a Argentina um projeto de defesa na área cibernética. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, a guerra cibernética é a maior ameaça do século 21, e a América do Sul tem que estar preparada para enfrentá-la. “A guerra cibernética é a guerra do futuro. Tomara que não venha a acontecer, mas se acontecer, temos que estar preparados”, disse Amorim aos jornalistas brasileiros em Buenos Aires, onde desembarcou nesta quinta para reunir-se à noite com a presidente Cristina Kirchner e o ministro de Defesa argentino, Agustín Rossi.

Este será o primeiro encontro bilateral para tratar sobre o assunto depois do episódio de espionagem por parte dos Estados Unidos em vários países da região, inclusive o Brasil. Amorim está acompanhado pelo diretor do Centro de Defesa Cibernética, general José Carlos dos Santos, para discutir a possibilidade de cooperação na área. “Se há espionagem, há perigo de sabotagem e temos que estar preparados para nos defender”, afirmou o ministro. Celso Amorim considerou que a área de cibernética é, talvez, a mais importante para a defesa neste século porque, “cada vez mais será difícil usar armas convencionais, e praticamente impossível o uso de outras armas de destruição de massas – salvo casos isolados”. Segundo ele, a cibernética pode ser uma arma de destruição em massa.

Por isso, Amorim destacou a importância de uma cooperação entre o Brasil e os países da América do Sul, começando pela Argentina. “Esta é uma das mensagens que estou trazendo: que estamos dispostos a cooperar. Agora, como essa cooperação será feita, isso é o que temos que discutir”, afirmou. Ele ressaltou que a tendência é de ter ações coordenadas no âmbito do Mercosul e da Unasul na área de defesa, inclusive no desenvolvimento de uma doutrina que abranja toda a América do Sul. “O que pudermos fazer com os países da região, será feito”, disse.

Fonte: Guimarães, Marina . "Brasil discute com Argentina defesa cibernética conjunta | Política Livre." Política Livre. http://www.politicalivre.com.br/2013/09/brasil-discute-argentina-defesa-cibernetica-conjunta/ (accessed September 13, 2013).

INFO: Urgência do Marco Civil revela falta de leis, diz Raupp



São Paulo - O regime de urgência na tramitação do Marco Civil da Internet, solicitado pela presidente Dilma Rousseff, após as recentes denúncias de espionagem contra o governo e empresas, chama a atenção para a falta de leis em vigência no Brasil que regem estes crimes, avaliou nesta quinta-feira (12), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

"Quando surge um evento como este aí (da espionagem), se demonstra a necessidade de uma legislação brasileira para que se enquadre este tipo de crime. Se não tem lei, qualquer empresa que cometa algum crime (desse tipo) vai ser julgada em outros países, onde estão os data centers", afirmou Raupp, após participar de lançamento de programa de qualificação em TI.

Segundo ele, mesmo com a aprovação de um novo marco para o setor porém, os riscos de espionagem não serão completamente eliminados. "Poderá se reduzir, mas não eliminar. O marco civil vai nos dar é mais confiança para podermos desenvolver nossos sistemas de segurança cibernética", afirmou.

O secretário de Políticas de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, afirmou que o ministério vem solicitando mais recursos para a área de defesa cibernética. Segundo ele, isso é um assunto que vem sendo considerado "estratégico", porém evitou dar maiores detalhes.

Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 11, a solicitação de urgência para que o projeto do marco civil seja aprovado no Congresso Nacional. O projeto está parado há dois anos por causa do desentendimento entre as empresas de telecomunicações e internet. O marco civil é uma espécie de constituição da internet, que estabelece direitos, deveres e garantias dos usuários e empresas do setor.

O tema foi discutido com Dilma na última terça-feira, 10, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o relator da proposta na Câmara, Alessandro Molon (PT-RJ). Na ocasião, Dilma pediu ao relator que fosse inserido no texto um artigo que determine a criação de um datacenter no País, o que transferiria o armazenamento de dados para o Brasil.

Atualmente, muitas dessas informações são armazenadas no exterior. A ideia é que, deixando essas informações no País, qualquer irregularidade seja avaliada sob as leis brasileiras.

O regime de urgência dá agilidade na tramitação da matéria no Congresso. Sob essa atribuição, a Câmara terá 45 dias para votar a matéria e o Senado mais 45 dias para apreciá-la. Se não for concluída a votação nesse prazo, o projeto passará a trancar a pauta de deliberações da Casa em que estiver tramitando. Assim, nada poderá ser votado antes que o projeto em urgência constitucional seja apreciado.

Fonte: "Urgência do Marco Civil revela falta de leis, diz Raupp | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/urgencia-do-marco-civil-revela-falta-de-leis-diz-raupp.shtml (accessed September 13, 2013).

G1: Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook




Apesar de o Brasil perder para a Índia em número total de usuários, os brasileiros são mais assíduos que os indianos, o que faz do país o segundo no mundo em acessos diários, ficando somente atrás dos Estados Unidos, lar da companhia. A informação foi dada por Leonardo Tristão, diretor-geral da empresa no Brasil, na noite desta quarta-feira (11) na sede do Facebook, em São Paulo.

Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook no Brasil, 
na sede da empresa em São Paulo.
"A gente já tem 47 milhões de brasileiros que voltam para a plataforma todos os dias. Isso nos coloca na segunda posição, só atrás dos Estados Unidos", afirma Tristão.

O Brasil possui 76 milhões de usuários na rede social, abaixo da Índia e dos EUA. "Dada a relevância do Brasil, cada vez mais a gente olha pra esse mercado dentro da estratégia global e vê que tipos de produtos e serviços nós podemos promover em mercados como o Brasil ou em mercados em que o país possa liderar uma discussão global de uma estratégia de desenvolvimento de produtos".


Segunda tela

Durante encontro com jornalistas, o Facebook resumiu alguns dos pilares para o Brasil em 2014. Um deles é aproveitar o efeito da segunda tela – utilizar smartphones ou tablets enquanto se assiste televisão. De acordo com Tristão, 40% dos usuários do Facebook entram no site enquanto assistem TV.

"Isso abre um leque de oportunidades muito grande pensando que o Brasil vai ser sede dos principais eventos esportivos nos próximos três anos", diz, em referência à Copa do Mundo, em 2014, e às Olimpíadas, em 2016. Dos usuários brasileiros, 44 milhões acessam o site em smartphones ou em tablets.

O Facebook apresentou na segunda (9) a grupos de mídia uma aplicação que mostra quais os temas estão mais sendo discutidos na rede. Similar aos "Trending Topics" do Twitter, a ferramenta terá maior capacidade de segmentação do público que participa das interações, como o sexo e a localização geográfica.

"É mais uma ferramenta para fazer a conexão de um programa de TV ou evento esportivo com o que as pessoas estão falando", explica.

Tristão conta que, durante o último capítulo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, o Facebook monitorou, bloco a bloco, o tema das conversas dos usuários na rede. "Os dez temas mais comentados tinham relação com a novela. 'Eu odeio a Carminha' ou 'Vou sentir falta da novela'", diz.

No Brasil, a ferramenta ainda está em fase de discussão, mas logo entrará no raio de ação da rede social. "Isso vai ser uma pauta em 2014, sim", diz Tristão.

Outra das apostas do Facebook é criar novos talentos em casa. A equipe da empresa tem 65 pessoas e 20 posições abertas para 2013. Segundo Tristão, em breve, será lançado um programa de desenvolvimento de talentos para suportar novos negócios, principalmente aquele voltado para pequenas e micro empresas.

Por fim, a rede social quer continuar a mostrar que pode ser uma plataforma para a concretização de negócios. Sobre esse ponto, Tristão disse que a construtora Tecnisa chegou a gerar R$ 20 milhões ao utilizar a plataforma como portas para engatar o negócio.

Fonte: Gomes, Helton Simões . "G1 - Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html (accessed September 13, 2013).

Bahia Notícias: 'Diálogos de Comunicação' discute audiovisual e novas perspectivas do mercado baiano



Representantes de canais televisivos, roteiristas, diretores e produtores da área participaram nesta quinta-feira (12) do encontro Diálogos de Comunicação - Audiovisual e Novas Perspectivas do Mercado Baiano, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. O evento discutiu sobre o mercado brasileiro no intuito de aquecer a produção de conteúdos nacionais. Representantes da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e o advogado Gilberto Toscano, especialista em Direito Audiovisual e do Entretenimento falaram, entre outros temas, da Lei Federal 12.485, de 2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado. O secretário de Comunicação, Robinson Almeida, defendeu a criação de mecanismos para impulsionar a produção baiana. "As linhas de crédito para produção audiovisual no estado podem ser a viabilidade de um projeto". A realização do evento é da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC – Bahia), Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Conselho de Comunicação Social da Bahia, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e secretarias estaduais de Comunicação Social (Secom) e de Cultura (Secult), com o apoio da TVE Bahia, 107.5 – Educadora FM e Assembleia Legislativa da Bahia.

Fonte: "Bahia Notícias / Notícia / 'Diálogos de Comunicação' discute audiovisual e novas perspectivas do mercado baiano - 12/09/2013." Bahia Notícias. N.p., n.d. Web. 13 Sept. 2013. .

COMPUTERWORLD: Anatel cria bolsa de valores virtual para Telecom



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresenta em Brasília, no próximo dia 17/09, o Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA), plataforma de intermediação da negociação de produtos de atacado ofertados pelos grupos detentores de Poder de Mercado Significativo (PMS).

Por meio do SNOA, os novos agentes poderão adquirir, de forma isonômica e não discriminatória, via internet, produtos de atacado como torres, dutos, linhas dedicadas (EILD), interconexões, acesso local e roaming - infraestruturas essenciais para agentes que estão chegando ao mercado brasileiro.

Previsto no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) da Anatel, o SNOA funcionará como uma bolsa de valores virtual, na qual serão negociados insumos de telecomunicações: os grupos econômicos com poder de mercado significativo ofertarão seus produtos de atacado no sistema e os interessados emitirão ordens de compra de forma livre e isonômica, remotamente pela internet. 

Todas as negociações de atacado serão centralizadas nessa plataforma, o que trará grande ganho de transparência nas relações comerciais de produtos de atacado do setor de telecomunicações.

Com o SNOA, novos investidores, pequenas e médias empresas, terão acesso aos insumos de atacado de forma fácil, transparente e padronizada, podendo competir mais facilmente nos mercados de varejo. 

Fonte: "Anatel cria bolsa de valores virtual para Telecom - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/telecom/2013/09/12/anatel-cria-bolsa-de-valores-virtual-para-telecom/ (accessed September 13, 2013).

INFO: Garoto choca engenheiros ao criar robô que entrega lanches


 
Rohan Agrawal, 12 anos: jovem aprendeu HTML 
aos 4 anos de idade e, aos 5, já tinha desenvolvido 
seu próprio site.

São Paulo – Pré-adolescentes e crianças são vistos com uma frequência cada vez maior dominando o noticiário do mundo da tecnologia. Depois da menina de 9 anos que desenvolveu sua própria rede social, chega aos holofotes o jovem Rohan Agrawal, de apenas 12 anos

Seu feito? Durante uma espécie de estágio de um mês na OLogic, empresa que desenvolve robôs para Apple e Disney, Rohan criou um capaz de entregar lanchinhos escritório afora.

Para desenvolvê-lo, explicou o Mashable, o jovem se inspirou em outra máquina, o robô aspirador Roomba, fabricado pela iRobot.

“Tudo o que você precisa fazer é digitar o comando e aí o programa fará com que o robô se movimente sozinho, escolhendo o seu destino.”

Ainda de acordo com o site, graças a uma técnica chamada SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneo), a máquina consegue criar mapas que facilitam seus movimentos e fazem com que ele consiga driblar obstáculos.

O pequeno robô criado por Rohan impressionou seus experientes mentores na OLogic. “O Google nos deu uma caixa com partes de robôs e repassei para ele montar pensando que não conseguiria. Mas aí fiquei chocado: no fim do dia, ele apareceu com um robô”, lembrou o CEO da OLogic em um vídeo no YouTube.

O estágio acabou, mas os planos de Rohan para o robô não. “Agora estou tentando fazer com que ele consiga perceber quando não há pessoas no ambiente e aí ele irá embora”, explicou o garoto, que diz ter aprendido tudo o que sabe sozinho.

Aos 4 anos de idade, aprendeu HTML e, aos 5, já tinha desenvolvido o seu primeiro site. Filho de engenheiros, Rohan começou a se interessar por hardware depois de uma visita a uma feira de eletrônicos usados em Cupertino, Califórnia. De acordo com o Mashable, o jovem já sabe o que quer estudar na faculdade: robótica ou programação de computadores. 

O vídeo abaixo, em inglês e sem legendas, conta um pouco da história do garoto. Confira.
Fonte: Ruic, Gabriela . "Garoto choca engenheiros ao criar robô que entrega lanches | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/09/garoto-choca-engenheiros-ao-criar-robo-que-entrega-lanches.shtml (accessed September 13, 2013).

INFO: Falta especialização em segurança nas empresas, diz estudo



São Paulo – Segurança é primordial, mas apenas 20% das empresas brasileiras colocam os cuidados com ela nas mãos de profissionais especializados. É isso que revela um estudo liberado hoje pela Ipset, empresa especializada em segurança eletrônica.

Feita entre 6 de maio e 6 de setembro, a pesquisa envolveu 186 empresas e mostrou que 43% delas está insatisfeita com os modelos e sistemas de segurança atuais. Nela, ainda dá para ver que as áreas de TI (23%) e até Administrativa (16%) estão entre as que assumem a responsabilidade por deixar as companhias seguras.

Do total das empresas analisadas, 18% delas reclamam da falta de atualização nas tecnologias utilizada. E, seguindo a regra, apenas 14% estão plenamente satisfeitas com o sistema que a própria empresa dispõe – seja ele próprio ou terceirizado.

Outro problema apontado na pesquisa está relacionado aos circuitos fechados de TV usados nas empresas participantes. Quase metade delas em (47%) avaliou os sistemas de CFTV com notas de 1 a 3, e média foi de 5,5. As críticas principais giram em torno da qualidade da imagem, o pouco tempo de gravação e a instabilidade.

Em suma, os dados preocupam bastante, especialmente porque se vê empresas gastando muito dinheiro em sistemas de seguranças que acabam por se provar ineficientes. O setor responsável por circuitos fechados de TV, por exemplo, teve faturamento de 4,2 bilhões de reais em 2012, e a tendência é que o número aumente. Mas nem por isso a qualidade melhora.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Falta especialização em segurança nas empresas, diz estudo | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/falta-especializacao-em-segurancas-nas-empresas-diz-estudo.shtml (accessed September 13, 2013).

Portal A TARDE: Apple pode impulsionar uso de biometria em smartphones


Botão de Home do iPhone 5S tem leitor de
 impressão digital

Ao adicionar um scanner de impressão digital a seu mais novo celular, a Apple está oferecendo uma pequena amostra de um futuro no qual o seu dispositivo favorito pode tornar-se um passe biométrico para o local de trabalho, o comércio móvel ou compras e eventos do mundo real.

Embora os executivos da Apple tenham dito no lançamento de terça-feira que sua tecnologia ID incorporada no botão do iPhone 5S só iria fornecer acesso por impressão digital para o telefone e suas próprias lojas online, analistas disseram que a adoção da biometria pela Apple seria a chave para seu uso de forma mais ampla na indústria.

"Isso realmente impulsiona a biometria para o mainstream", disse o especialista Alan Goode, diretor-gerente de pesquisa consultoria Goode Intelligence, do Reino Unido.

Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, sinalizou para este futuro em um vídeo de apresentação no lançamento. "O ID por toque define o próximo passo de como você usa seu iPhone", disse.

Fonte: "Portal A TARDE - Apple pode impulsionar uso de biometria em smartphones."Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 13 Sept. 2013.

INFO: Aplicativo denuncia suspeitos de pedofilia



Washington (AFP) - O Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos conseguiu nesta quinta-feira (12) o apoio dos usuários de smartphones na luta contra a pornografia infantil e desenvolveu um novo aplicativo para denunciar pessoas suspeitas de abusar de crianças.

O iPhone pretende ajudar os usuários a denunciar suspeitos. Um aplicativo, conhecido como "Operation Predator" (Operação Predador), permite aos usuários transmitir dados via e-mail ou através do teclado do telefone, ao mesmo tempo em que inclui uma lista com os nomes dos pedófilos mais procurados dos Estados Unidos.

Embora seja possível baixá-lo gratuitamente pelo serviço iTunes, o aplicativo não é apto para menores de 17 anos, por ser este o grupo mais vulnerável a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

"Quando as crianças sofrem abuso e exploração sexual começa uma corrida contra o relógio para conseguir resgatá-las e levar o pedófilo à justiça", disse o diretor do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), John Sandweg, da unidade do Departamento de Segurança Nacional, responsável pelo aplicativo.

"Estas investigações são umas de nossas maiores prioridades e, no mundo de hoje, precisamos estar seguros tecnologicamente e inovar na nossa proposta", afirmou Sandweg.

O aplicativo tem uma lista com os nove suspeitos foragidos mais procurados. Quem a lidera é "John Doe" (João Ninguém), um homem ainda não identificado de pele branca, entre os 45 e os 55 anos.

Junto com a descrição, podia-se ler: "Procurado pela produção de pornografia infantil", com a informação de que poderia estar vivendo em "qualquer parte do mundo".

O serviço ICE informou que o homem não identificado aparece em arquivos de vídeo com óculos e barba abusando sexualmente de uma menina de 10 a 12 anos em um quarto com painéis de madeira. Essa informação foi vista por agentes do ICE em Los Angeles, Estados Unidos, nos primeiros meses do ano.

Outro suspeito, também procurado por produzir, distribuir e possuir pornografia infantil, é um morador da Índia de 35 anos, que supostamente ajudou a distribuir na internet um boletim de conteúdo pornográfico para pedófilos.

No passado, o FBI (polícia federal americana) disponibilizou um aplicativo similar que além de incluir uma lista com os criminosos e terroristas mais procurados compreendia uma lista com os nomes das crianças desaparecidas.

O ICE informou que seu aplicativo para smartphones estará disponível também para outros aparelhos que não os da Apple em um "futuro próximo".

Fonte: "Aplicativo denuncia suspeitos de pedofilia | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/aplicativo-e-criado-para-denunciar-suspeitos-de-pedofilia.shtml (accessed September 13, 2013).

INFO: Pergunte ao buscador


Mais do que varrer a web em busca de páginas, os mecanismos de pesquisa trazem resposta rápida a uma série de dúvidas


Usar o mecanismo de busca do Google é um ato tão corriqueiro que googar virou sinônimo de pesquisar na internet. Nem todo mundo, no entanto, sabe extrair o melhor dos buscadores na hora de localizar páginas na web nem sabe que eles podem trazer informações rápidas para uma série de perguntas sem que você tenha de entrar em uma página sequer. Da lista dos filmes em cartaz na cidade, a definições, condições do tempo e informações sobre voos, tudo depende de fazer a pergunta certa no campo de pesquisa.

Busque definições

Seja no Google, seja no Bing, se o que você busca é a definição de um termo, digite no campo de busca a expressão define: seguida do termo que deseja pesquisar (como define: serendipity, por exemplo). Os primeiros resultados da busca serão entradas em dicionários. No Google, vale usar também “definir”. Nos testes, o Bing foi mais eficiente, trazendo a definição do Bing Dictionary, incluindo sinônimos, e outros muito mais links de interesse na primeira página.


Está frio lá fora?

Quer saber a previsão do tempo em uma cidade? No Bing em inglês, escreva o nome da cidade e a palavra weather (São Paulo weather, por exemplo). Em português o recurso não funciona. Você pode alternar entre as informações do Weather.com, AccuWeather e Foreca e até comparar todos os resultados, visualizando as condições do tempo e as temperaturas mínima e máxima para os próximos dias. No Google em português, escreva São Paulo clima ou tempo São Paul. Ele traz temperatura (em Celsius e Fahrenheit), umidade e ventos da data atual e os sete dias seguintes.


Ajuda nas contas

Os dois principais mecanismos de busca dispensam a necessidade de uma calculadora por perto na hora de fazer uma conta. Tudo que você tem a fazer é digitar a fórmula no campo de pesquisa – por exemplo (3*7)+2=. O Google e o Bing apresentam o resultado em seguida. A diferença entre os dois é que o Google apresenta também uma calculadora científica, que você pode usar para fazer novos cálculos mais rapidamente.


Conversões rápidas

Há um montão de conversores online, mas você não precisa sequer procurá-los. Mais uma vez, escreva o que quer saber no campo de pesquisa. No Google, escreva converter 69 milhas em km. Da mesma maneira, é possível converter armazenamento, volume, área, massa, temperatura, velocidade. O mecanismo também serve para fazer a conversão rápida de moedas. 

No Bing, é possível usar o recurso na interface em inglês.


Atento aos voos

Os mecanismos de busca também são aliados na hora das viagens. O Google tem um recurso bacana, que permite saber quantos e quais são os voos entre duas cidades ou todos aqueles que partem de uma cidade ou chegam a um lugar. No primeiro caso, escreva voos de São Paulo para Nova York (ou simplesmente voos de SAO para NYC). O serviço dá os horários, duração, companhias aéreas, número dos voos e frequência diária ou semanal. Uma das atrações do Bing é o recurso que permite verificar a situação de um voo. Digite a abreviatura da companhia e número do voo e saberá se chegou no horário, se está atrasado.

Traduza aí, por favor!

Google e Bing têm os tradutores Google Translate e Bing Translate, respectivamente. Eles são úteis para a tradução de frases ou textos longos, mas se você quiser traduzir apenas uma palavra de um idioma para outro usar a barra de pesquisas é mais rápido. Digite translate afeição to english, onde “afeição” e “english” podem ser substituídas pela palavra a ser traduzida e o idioma desejado. O Bing é até mais interessante, porque além da resposta apresenta um fragmento da ferramenta para a tradução do termo em outros idiomas.


Louco por estatísticas

Alguns dados públicos podem ser consultados rapidamente nos mecanismos de pesquisa sem que se tenha de vasculhar uma página da web sequer. Vamos supor que você queira saber qual é população brasileira. Escreva brazil population no Bing em inglês ou população brasil no Google para obter a resposta: 196.655.014. 


Vamos ao cinema?

A hora da diversão também está garantida com a ajuda do Google. Para saber os filmes que estão em cartaz na cidade, digite a palavra filmes e o nome da cidade (vale cidades no Brasil e de outras partes do mundo). O Google lista alguns deles, classificação etária e gênero – em alguns casos, a duração. Você pode ver também a lista completa clicando no link Mostrar Mais Filmes. Clique em um deles para ver a sinopse, as salas onde está em exibição e os respectivos horários. A página pode incluir também algumas resenhas.


Acompanhe o assunto

Se você quiser acompanhar um assunto do seu interesse é fácil encontrar feeds RSS no Bing. Escrevafeed:, seguido do tópico de interesse, como feed: futebol. A página de resultados lista os feeds de notícias com links para as páginas de assinatura para que você não perca tempo localizando o item no site. Nos testes, funcionou melhor com a página do buscador em português.


Em inglês é mais completo

Nem todos os recursos do Bing estão disponíveis em todos os idiomas. Então, se você quiser aproveitá-lo em sua totalidade, a dica é trocar o idioma da interface para a versão americana. Para isso, acesse esta página e escolha a opção Estados Unidos – Inglês. Se antes você tiver feito login com sua conta do Facebook ou da Microsoft o Bing guardará essa configuração.


Resgate as pesquisas

O Bing e o Google guardam o histórico das pesquisas para acesso futuro. Você só precisa fazer login na sua conta antes de fazer as consultas e autorizar o armazenamento desse registro. Em ambos os casos, você pode filtrar o histórico por data e tipo. O Google é mais completo. Além de oferecer muito mais opções de filtros por categoria, traz gráficos com atividades diária e semanal e informa quais foram as páginas visitadas em cada pesquisa.


Fonte: Moreira, Maria Isabel . "Pergunte ao buscador | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/dicas/internet/busca/pergunte-ao-buscador.shtml (accessed September 13, 2013).