quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TI INSIDE: Movimentação do FGTS está disponível para consulta por internet e celular




Um acordo entre as centrais sindicais e a Caixa Econômica Federal amplia o acesso a informações sobre as contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A partir de agora, informações como saldo, depósitos ou saques do benefício estão disponíveis por SMS e na internet.
Para ter acesso nesses meios, o cidadão deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o serviço gratuitamente. “O trabalhador passa a ser o fiscal mais eficiente da própria conta, acompanhando se a empresa está ou não depositando as parcelas descontadas”, disse, em nota, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto.
De acordo com a Caixa, 800 mil pessoas já utilizam a consulta e o acompanhamento da conta vinculada pela internet. Segundo Cleto, a previsão é que a adesão ao novo serviço chegue a 3,1 milhões de contas, até o final deste ano, e 27,6 milhões até dezembro de 2013.

O cidadão que optar pelos novos canais receberá em sua residência um extrato de papel, até fevereiro, com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior. A adesão aos novos serviços é facultativa. 

TI INSIDE: Integração com a nuvem é questão crucial para adesão ao Windows 8 pelas empresas



A Microsoft prepara a venda do Windows 8 nesta quinta-feira, 25, e já aceita encomendas de usuários de diversos países. Apesar da grande aposta para aplicação em aparelhos com telas sensíveis ao toque, com a entrada na nova geração de ultrabooks e no segmento de tablets, a questão crucial para a adoção da última versão do sistema operacional entre as empresas reside na integração de sistemas com serviços de computação em nuvem.

É o que defende o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenador do MBA em gestão de operações da Fundação Vanzolini, Mauro de Mesquita Spínola. Para ele, apesar de a empresa chegar “atrasada” na competição com o Google e a Apple em mobilidade, a liderança no mercado corporativo dá à Microsoft certa vantagem na transição do próximo sistema operacional em empresas. “Essa ansiedade que existe no mercado consumidor para atualizar o software não existe no mercado corporativo. O sistema é adotado depois de adquirir maturidade”, explica.

O ponto-chave, para o especialista, está no uso da nuvem, tida como um “paradigma fundamental” na computação. Para Spinola, mesmo com problemas de segurança que essa modalidade envolve, “não tem mais sentido a empresa investir em todo o aparato de comunicações se ela tem a alternativa sob demanda: a nuvem”. Como a Microsoft promete uma maior integração com essa modalidade de serviço no Windows 8, será possível mensurar a chegada dessa versão nas empresas apenas quando o sistema for testado, ou seja, após ele chegar de fato ao mercado.

Spínola lembra que muitas organizações sequer realizaram a migração do Windows XP para o Windows 7, desconsiderando o fracasso nas vendas da versão entre elas, o Vista. Isso porque a computação corporativa leva mais tempo para fazer esta transição tanto pela estabilidade de redes, banco de dados e segurança, além do alto investimento na compra de novas licenças.

De acordo com o professor, a interface do Windows 8 mostra claramente o posicionamento da Microsoft a fim de acompanhar as tendências de mobilidade. Consequentemente, as primeiras companhias a adotá-lo serão aquelas que trabalham fortemente nas áreas de marketing, possuem numerosa equipe de vendas ou funcionários que possuem seus próprios tablets e smartphones. “É uma oportunidade que a Microsoft vê no futuro da computação, dado o estágio atual do uso dessas tecnologias. Por isso, apenas em organizações com demanda por integração dos sistemas internos com outros aplicativos possivelmente serão as primeiras que irão avaliar a hipótese de passar para o Windows 8”, analisa. 

TI INSIDE : Procempa investe em novo data center




A Prefeitura de Porto Alegre esta investindo em um novo data center que será instalado num andar da sede da empresa municipal de informática Procempa, especialmente organizado num ambiente de sala cofre. Segundo o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o principal benefício da instalação é garantir segurança à informatização que a Prefeitura está aplicando aos serviços.
“Cada vez mais a prefeitura está aplicando soluções informatizadas para qualificar os serviços públicos. É preciso ter um ambiente seguro física e energeticamente para manter a disponibilidade permanente desses recursos aos cidadãos”, ponderou, destacando a infraestrutura de videomonitoramento, a informatização da saúde, os processos judiciais em formato digital, o Diário Oficial online e a futura nota fiscal eletrônica como avanços que demandam modernização da infraestrutura técnica de sustentação.
O data center conta com sistema de detecção e combate automático de incêndio; climatização de precisão diretamente no piso; controle de acesso por biometria; sistema com filmagem e gravação; e monitoramento remoto de ar condicionado, nobreaks, porta aberta, variação de temperatura, fumaça, água, etc. O sistema traz ainda economia de energia e garantia de performance.
Qualificação dos serviços
O modelo aplicado para construção prevê certificação ISO 9001, alinhado às normas da ABNT e às certificações internacionais dedicadas aos ambientes de processamento seguro. O data center anterior, em operação hoje no município, foi estruturado na década de 70, tendo recebido atualizações pontuais ao longo dos anos, para fazer frente às demandas da cidade.
“É fundamental investir em suporte tecnológico para que os serviços cheguem aos cidadãos de forma mais ágil e qualificada”, afirmou a coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico e coordenadora do Comitê de Tecnologia, Informação e Comunicação do município (Cetic), Izabel Christina Matte, destacando que a mudança envolveu planejamento técnico e estratégias de contingenciamento dos serviços essenciais.
Migração
Os técnicos do município trabalham desde março no planejamento para realizar a migração à nova estrutura. A transição das bases de dados dos diversos sistemas e órgãos municipais para o novo data center será realizada em duas etapas – nos dias 2 e 10 de novembro.
Conforme Kulczynski, o processo de migração do dia 10 de novembro envolverá mais de 50 profissionais, entre analistas, programadores, engenheiros e equipe de logística. A previsão é reativar os sistemas dos serviços essenciais a partir de seis horas após o início do processo. 

TI INSIDE: Tráfego na nuvem crescerá seis vezes até 2016, segundo pesquisa



O tráfego global de dados na nuvem deve crescer seis vezes até 2016 e atingir 4,3 zetabytes movimentados no ano (1 zetabyte equivale a 1 trilhão de gigabytes ou a 38 milhões de DVDs por hora). Assim, as informações trafegadas na nuvem se elevam a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 44%, em comparação com os valores de 2011. Os dados são de um estudo da Cisco Systems, divulgado nesta terça-feira, 23.

Ainda segundo o relatório, as informações na nuvem têm elevação mais acelerada que o volume global de dados trafegados em data centers, que atingirá 6,6 zetabytes no fim de 2016. Isso equivale a uma CAGR de 31%. Assim, daqui a quatro anos, aproximadamente dois terços das cargas de trabalho (os chamados workloads) serão processados na nuvem – enquanto o número de workloads por servidor tradicional instalado tem alta prevista de 1.5 em 2011 para 2.0 em 2016, o mesmo índice para infraestrutura virtualizada aumentará de 4.2 para 8.5, na mesma base de comparação.

Regionalmente, o Oriente Médio e a África terão a maior taxa de crescimento de tráfego em nuvem na comparação entre 2016 e 2011, de 79%. A América Latina aparece na sequência, com 66%, enquanto a Europa central e oriental tem alta estimada em 55% para o período.

Até 2016, a Ásia Pacífico terá processado a maioria das cargas de trabalho em nuvem, seguida pela América do Norte, invertendo a posição atual, aponta o estudo. Em 2011, a América do Norte teve 8,1 milhões dos workloads em nuvem e 38% de participação no índice global, enquanto a Ásia-Pacífico registrou 6,7 milhões e 32%, respectivamente. Em cinco anos, a Ásia Pacífico processará 40,6 milhões ou 36% das cargas de trabalho em nuvem globais, enquanto os norte-americanos acumularão 17,4 milhões ou 26% dos workloads. A América Latina é destaque com a segunda maior taxa de crescimento de carga de trabalho, 60%, atrás apenas do Oriente Médio e África que, somados, registram 73%.

De acordo com o levantamento, os principais motivadores para a adoção da nuvem incluem a entrega mais rápida de serviços e dados, aumento da performance das aplicações, bem como a melhora da eficiência operacional. A segurança e a integração de sistemas permanecem como empecilhos para a adoção desta modalidade de TI, segundo o estudo. 

lNFO: Conselho avalia novo padrão de rádio digital




Brasília - O Conselho Consultivo do Rádio Digital se reuniu hoje (23) pela primeira vez e criou três comissões técnicas destinadas a debater sobre qual padrão de rádio digital deve ser implantado no Brasil.

Desde 2010, o país vem testando dois padrões de rádio digital. O primeiro, norte-americano, é o Iboc (HD Rádio); e o segundo, europeu, é o DRM. As três comissões ficarão responsáveis por aprofundar discussões e decisões nas áreas de política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos.

Os sistemas foram testados, por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e no Rio de Janeiro. Os resultados dos testes serão apresentados na próxima reunião do conselho, no dia 28 de novembro.

Ainda nesta semana, esses relatórios serão disponibilizados no site do ministério para avaliação de emissoras e entidades representativas do setor de radiodifusão e da indústria que, junto com representantes do governo federal e do Poder Legislativo, totalizam os 19 integrantes do conselho.

Duas outras reuniões do conselho foram marcadas para dezembro. Na primeira, prevista para o dia 6, haverá um debate entre representantes dos dois sistemas avaliados. No dia 13, a reunião será dedicada à apresentação de um estudo sobre rádio no Brasil.

A atuação do conselho consultivo envolve ainda temas, como financiamento da transição do sistema e parâmetros internacionais.

macworldbrasil: Fim do iPad 3 irrita usuários e causa polêmica na web




Com anúncio de quarta geração nesta terça, Apple descontinuou versão anterior do tablet que chegou às lojas há poucos meses.

A Apple surpreendeu muita gente ao anunciar a quarta geração do iPad e descontinuar o modelo anterior, lançado apenas sete meses antes.

Além de não ter dado uma explicação para interromper a venda do iPad 3, chamado de novo iPad na época de seu lançamento, a companhia irritou muitos usuários ao manter a venda da segunda geração do tablet, lançada em 2011.

Outro ponto que merece destaque é a quarta geração do iPad, anunciada hoje juntamente com o novo iPad mini, traz poucas mudanças em relação ao iPad 3. As principais novidades são o novo chip A6X, mais rápido que o A5X presente no antecessor, o conector Lightning (introduzido no iPhone 5 mês passado), e a melhoria da câmera frontal que agora realizada vídeochamadas em HD pelo FaceTime.

Uma possível explicação para a empresa abandonar o iPad 3 é o fato de que o chip A5X fazia o tablet esquentar mais do que o normal, conforme reclamações de usuários da empresa.

Apesar de ter sido “aposentado” nos EUA, o iPad 3 continua à venda no Brasil, que ainda não tem previsão para receber a quarta geração do tablet assim como o recém-anunciado iPad mini.

Confira abaixo reclamações e observações de jornalistas, como Cora Ronai e Bia Kunze, e usuários em redes sociais como Facebook e Twitter. 

E você, o que achou do fim do iPad 3?

Olhar Digital: Facebook divulga aumento de 32% nas receitas


Rede social apresentou resultado do terceiro trimestre com grande aumento nas receitas de publicidade 


O Facebook divulgou nesta terça-feira, 23, os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2012. Os números apontam um crescimento de 36% nas receitas em relação ao mesmo período no ano passado, resultando em um lucro líquido de US$ 311 milhões, excluindo taxas.

As receitas da empresa de Mark Zuckerberg pularam da casa de US$ 954 milhões para US$ 1,262 bilhão. Muito deste aumento se deve ao aumento das receitas de publicidade, que subiram 36% no período, atingindo a marca de US$ 1,02 bilhão.

Já o mercado de mobile representaram 14% do total de receitas em publicidade. Outras fontes de renda da empresa aumentaram apenas 13%, com US$ 176 milhões.

O lucro líquido de US$ 311 milhões também representa um aumento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Enquanto em 2011, a empresa apresentou US$ 273 milhões de lucro, o que significa um aumento de 13% para este ano. 

TI INSIDE:Apenas 20% das atividades profissionais em dispositivos móveis são gerenciadas, diz pesquisa




O fenômeno de BYOD (sigla em inglês para “traga seu próprio dispositivo”) já acontece em larga escala, com 70% dos profissionais utilizando corriqueiramente seus smartphones e tablets pessoais para acessar dados corporativos, de acordo com uma pesquisa da Ovum. Mais de 80% dessa atividade, entretanto, não é gerenciada pelos departamentos de TI, expondo as empresas não apenas a riscos de perda ou roubo de informações, mas também impedidas de tomar medidas preventivas.
O estudo, realizado com 4 mil funcionários em todo o mundo, detectou que mais da metade dos consultados na área de TI desconheciam a tendência de BYOD ou não adotava políticas do departamento para endereçar as questões a ela relacionadas. Além disso, 8,1% desencorajavam o uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo. Mercados emergentes, como o Brasil e a África do Sul, estão à frente de muitas economias desenvolvidas na adoção de estratégias envolvendo a modalidade.
“Apesar de muita especulação, a BYOD chegou para ficar. A tendência multiplica o número de redes, aplicações e pontos de acesso de dados. São três questões principais de vulnerabilidade, então, quando os dispositivos deixam de ser gerenciados, há um imenso risco de segurança”, alerta o analista sênior da Ovum, Richard Absalom.
Ainda de acordo com a pesquisa, metade dos entrevistados reconheceram que preocupações de segurança os fariam deixar de acessar informações empresariais em aparelhos pessoais, para dar preferência a um smartphone fornecido pela companhia. A mesma proporção, contudo, acredita que eles não sejam substitutos perfeitos para seus aparelhos.
“A maneira a qual as pessoas trabalham tem efeito profundo de como o BYOD evolui e é gerenciado em uma organização. Por isso, é imperativo que os departamentos de TI ajam rapidamente para desenvolver e implementar políticas de governança nesse sentido. O BYOD pode fornecer uma vantagem em termos de produtividade e eficiência, mas para isso é importante estar à frente do processo e na gestão de políticas, pessoas e tecnologia”, conclui Absalom. 

G1 - Hackers do Anonymous protestam em frente de evento da Apple


Eles usavam as tradicionais máscaras e mostravam 'hashtags' em placas.
Hackers não revelaram as identidades.
Daniela BraunDo G1, em San Jose (EUA)

Na porta do California Theatre, local onde a Apple apresentou o iPad mini e novos Macs nesta terça-feira (23) nos Estados Unidos, dois integrantes do grupo hackitivista Anonymous fizeram um pequeno protesto.

Com as tradicionais máscaras e com placas, eles divulgaram as hashtags "#Anon" e "#OWS", abreviaçoes para Anonymous e Occupy Wall Street, respectivamente.

Os hackers californianos não revelaram suas identidades, mas seus perfis no twitter sao "@opslumlord" e "@occupy007".

Eles não revelaram o motivo de estarem na frente 
do evento da Apple.
Hackers do Anonymous fizeram pequeno protesto
na frente do local onde a Apple revelou o iPad mini 
(Foto: Daniela Braun/G1)

TI INSIDE Online - Ideiasnet investe em startup de comércio eletrônico para o público feminino




A Ideiasnet, companhia de participação de risco em empresas de tecnologia da informação, anunciou a compra de parte minoritária na Amo Muito, empresa de comércio digital focada no mercado de acessórios femininos. O valor do investimento não foi divulgado.

Criada há dois anos no Rio de Janeiro, a Amo Muito irá utilizar o aporte para expandir sua posição no país. O diferencial na proposta da startup é o acesso exclusivo a peças desenvolvidas e produzidas sob marca própria. "O investimento veio em um momento muito importante da empresa e do mercado. Vai nos ajudar a estruturar a empresa, além de permitir que aproveitemos as diversas oportunidades deste mercado em franca expansão”, afirmou, em nota, a CEO da Amo Muito, Vanessa Caldas. 

G1 : Leve e prático, iPad mini é o tablet da Apple de uma só mão



Menor e mais leve, tablet oferece câmera em HD e Wi-Fi mais rápido.
Fabricante só não conseguiu reduzir o preço para o patamar de US$ 200.

A versão menor do iPad, lançada pela Apple na terça-feira (23), em San Jose, na Califórnia, é nitidamente mais leve e portátil (veja o vídeo ao lado). O irmão caçula do iPad tradicional, com tela de 7,9 polegadas (20 centímetros na diagonal), pesa cerca de 308 gramas e tem espessura de 7,2 milímetros, o que o torna 53% mais leve do que o modelo tradicional com tela de 9,7 polegadas (24,6 centímetros na diagonal).


O aparelho pode ser facilmente manuseado com uma só mão, o que facilita tarefas como virar a página de um livro eletrônico ou navegar, por exemplo. Para digitar, basta segurar o tablet com as duas mãos e usar os polegares, como em um smartphone.

O iPad mini pode ser uma boa opção para consumidores que preferem um dispositivo mais leve para carregar a todo momento, mas a Apple não quer deixar a versão tradicional perder fôlego. “Não estamos tirando o pé do acelerador”, disse Tim Cook, o presidente mundial da Apple, antes de anunciar a quarta geração do iPad tradicional. Com o mesmo design da terceira geração, o iPad 4, apresentado pouco antes do ‘mini’, ganhou tela retina de alta resolução (2048 x 1536 pixels) e capacidade de processamento, com um chip A6x, que oferece o dobro da performance do componente anterior (A5x), segundo a companhia.

iPad mini é testado em evento da Apple (Foto: Reuters)

Com acabamento em alumínio, bordas mais estreitas para poupar espaço e cantos arredondados, no design, o iPad mini tem todas as características de um iPad grande, só que menor. A questão que surge ao observar o produto é “por que a Apple não lançou esse aparelho um ano antes?”. “Há uma perda em somente reduzir o produto em tamanho. Passamos tempo desenvolvendo um produto que seria uma concentração e não uma redução do original”, disse Jonathan (Jony) Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, em um vídeo que apresenta o produto (acesse aqui).

Já Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da empresa, foi mais pontual ao exibir, no telão do evento, o iPad mini ao lado do Nexus 7, do Google. “Nosso case é feito de alumínio. O deles é de plástico”, comparou o executivo. Schiller também ressaltou que a área de navegação da tela de 7,9 polegadas chega a ser 49% maior do que a dos concorrentes com telas de 7 polegadas, dando recados para rivais como o Kindle Fire, da Amazon, e o Galaxy Tab 2, da Samsung.

O iPad mini é apresentado nos
Estados Unidos (Foto: Reuters)

O iPad mini só não conseguiu reduzir as dimensões de preço para o patamar de US$ 200 oferecido pelos rivais. O valor inicial é de US$ 329 para a versão somente com acesso sem fio a redes Wi-Fi e armazenamento de 16 gigabytes (GB) chegando a US$ 529 para o modelo com 64 GB. Já a versão que inclui acesso a redes móveis (3G ou 4G), o preço varia de US$ 459 a US$ 659 no mercado americano.

Para quem opta por modelos somente com Wi-Fi, a Apple promete o acesso sem fio duas vezes mais rápido, o que também vale para o iPad 4. A empresa também renomeou a capacidade de acesso a redes de telefonia móvel como “Cellular”, no lugar de 3G ou 4G, sinalizando que terá diferentes modelos adaptados ao padrão de banda larga móvel de cada país.

Na resolução de tela, de 1024 x 768 pixels, o iPad menor segue o padrão do iPad 2. Já a câmera frontal, de alta resolução (720p), permite usar o recurso Face Time, para conversações em vídeo, enquanto a câmera iSight traseira oferece resolução de até 5 megapixels (MP) para fotos e vídeos em HD de até 1080p. O aparelho é baseado no processador A5 de dois núcleos e promete duração de bateria de até 10 horas, similar à dos concorrentes da categoria.

O tablet conta com o conector Lighting, de oito pinos, seguindo o novo padrão iniciado com o iPhone 5, e uma capa própria (Smart Cover) em diferentes cores. O acessório ainda não oferece a proteção para a parte traseira do iPad mini – questão solucionada com a Smart Case para o iPad tradicional.

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Diário Oficial:Pronatec oferece cursos de idiomas para profissionais da área de turismo





As primeiras turmas dos cursos têm atividades em Salvador e no município de Cairu, na Costa do Dendê

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa), realizado em parceria pelos ministérios da Educação e do Turismo, capacita profissionais baianos de áreas ligadas ao turismo.

Os 45 grupos que já iniciaram as aulas são formados por trabalhadores como policiais civis e militares, guardas municipais, guias de turismo, camareiras, recepcionistas de hotel, além de atendentes de lojas e restaurantes.

Ao todo, 1.500 alunos já estão aprendendo ou aperfeiçoando os conhecimentos em inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A meta é capacitar cinco mil profissionais até a Copa do Mundo da Fifa 2014. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria do Turismo (Setur) e pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), responsável pela seleção pública para contratação dos professores.

Carga horária – As primeiras turmas contemplam Salvador e o município de Cairu, na Costa do Dendê – são 1.100 beneficiados na capital e 400 na cidade do interior. Também está prevista a abertura de vagas em outros municípios de potencial turístico como Vera Cruz, Cachoeira, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João e Maragojipe.

A duração do curso básico é de 180 horas. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, o que permite ao profissional conciliar a qualificação com o horário de trabalho. De acordo com a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães, outra ação prevista é o ‘Pronatec in Company’, cursos de idiomas realizados no local de trabalho.

Entre as empresas que devem receber a qualificação estão hotéis e restaurantes. "Entendemos que isso é muito importante porque trabalha linguagem específica para cada linha de atendimento, além de socializar os conhecimentos das pessoas que atuam na área", explica a superintendente.

Participantes aprovam aulas de língua estrangeira

Em uma sala no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, as aulas reúnem universitários, produtores culturais e capoeiristas de grupos sediados no Forte da Capoeira. O cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, aluno do curso, afirmou que o aperfeiçoamento na língua inglesa é fundamental não apenas para recepcionar os turistas, mas também para atuação dos praticantes da capoeira, como embaixadores da cultura baiana e brasileira no exterior.

"A capoeira é um dos maiores meios de divulgação da língua portuguesa e aprender o inglês, que é uma língua universal, é aprender a se comunicar para respeitar e entender outras culturas", disse Matéria.

Já o universitário Ítalo Rosário acredita que os conhecimentos de um segundo idioma abrem portas no mercado de trabalho. "Eu vinha estudando desde 2010. Esse curso vai reforçar meu inglês para estar afiado e aproveitar as oportunidades da Copa."

Mais negócios com clientes procedentes de outros países

Aline Costa: "O curso é muito focado no contato direto 
com o turista, o que torna mais fácil aprender o novo idioma"

A artista plástica Aline Costa percebeu a importância de aprender um novo idioma já na primeira semana de aulas. "O curso é muito focado no contato direto com o turista, o que torna mais fácil aprender o novo idioma."

Ela tem um pequeno ateliê no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde expõe telas e outras obras de arte e recebe a visita de turistas estrangeiros com frequência.

Com as aulas de inglês, Aline espera poder se comunicar melhor e, assim, fazer negócios com clientes de outros países. "Tenho certeza de que o curso vai me preparar para receber bem os turistas, já que em uma semana de aula temos evolução muito grande, mesmo para quem sente alguma dificuldade."