sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TI INSIDE: Inmetro conclui consulta pública sobre conformidade de produtos ICP-Brasil


A consulta pública sobre os requisitos de avaliação de conformidade dos equipamentos de certificação digital padrão ICP-Brasil e os resultados gerais foram apresentados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mas o órgão trabalha, agora, na consolidação do texto final da consulta pública, que foi pública em 17 de maio no Diário Oficial da União.

O assunto está sendo discutido com representantes do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), INC/PF (Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal) e Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC)
De acordo com o Inmetro, quatro entidades diferentes realizaram 54 comentários, dos quais 15 foram aceitos, sete foram acatados com ressalvas, 28 proposições foram rejeitadas e quatro ainda necessitam de maior esclarecimento por parte das entidades autoras de tais sugestões.O Inmetro apurou que 24% dos comentários tratavam dos requisitos mínimos de segurança para laboratórios de ensaios, 17% tinham como tema as definições e 17% tratavam da avaliação final.
Os próximos passos após a consolidação da versão dos requisitos de avaliação de conformidade é a apresentação das propostas ao Comitê Gestor da ICP-Brasil, afirma Ruy Ramos, assessor técnico do ITI. Na consulta pública foram avaliados itens como cartões de criptografia, leitoras, tokens e HSM (Hardware Security Module), os quais deverão ser homologados por laboratórios acreditados pelo Inmetro.
O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) pretende assinar um convênio com a USP (Universidade de São Paulo) para o desenvolvimento de um middleware que funcione como um elo entre os certificados digitais padrão ICP-Brasil, as aplicações que demandam o seu uso e os diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado.“Com o middleware, ampliaremos as possibilidades da utilização de certificados digitais para sistemas operacionais diversos com independência”, afirma Maurício Augusto Coelho, diretor do ITI. Segundo ele, “quanto mais plataformas tecnológicas pudermos contemplar com essa iniciativa, mais interoperáveis tornam-se os certificados digitais ICP-Brasil.” 


INFO: Anatel adia votação de novas regras de qualidade



Agência vota um novo ovo regulamento de gestão
de qualidade para a telefonia fixa

Brasília – A votação de um novo regulamento de gestão de qualidade para a telefonia fixa pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi adiada por pelo menos 70 dias. O atraso foi motivado por pedido do conselheiro Jarbas José Valente, que manifestou a necessidade de fazer uma “análise criteriosa da matéria”.

Jarbas Valente já havia pedido vista do processo no último dia 2, mas considerou que precisaria de mais tempo para terminar sua análise. Segundo o conselheiro, o prazo foi ampliado por coincidir com o seu período de férias.

Na última quinta-feira, o conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro, que havia feito pedido de vistas anteriormente, apresentou voto pela aprovação do relatório apresentado por Marcelo Bechara. Ele, no entanto, incluiu algumas alterações à proposta, em especial no modelo de reclamações.

A principal mudança sugerida por Zerbone está relacionada à classificação de queixas, especialmente relacionadas a cobranças indevidas, diferenciando-as entre procedentes e improcedentes, de forma a dar mais segurança aos processos. Além disso, o conselheiro ressaltou que a classificação como improcedente só poderá ser feita com a concordância do usuário.

“Se colocarmos [no regulamento] que, para a reclamação ser classificada como improcedente é necessária a concordância do usuário, ele precisará ser convencido pela empresa. Isso dará maior poder ao usuário”, explicou.

Foi após a apresentação do voto de Zarbone que Valente fez pedido de vista em relação à matéria, o que impossibilitou a votação do processo pelo conselho.

O Regulamento de Gestão de Qualidade das Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado prevê tratamento diferenciado para as empresas de acordo com o seu tamanho ou alcance.

Bechara garante que, se aprovado, o novo regulamento não vai determinar a perda da qualidade do serviço, e que muitas das regras impostas às empresas poderiam ser barreiras de entrada para operadoras de pequeno porte, prejudicando a concorrência no setor. “As empresas de pequeno porte são as que têm de buscar mais qualidade para se manterem competitivas e sobreviverem nesse mercado”, justificou.

INFO: Anatel e ministério vão monitorar juntos operadoras



São Paulo - Após ações isoladas de Procons municipais e estaduais contra as operadoras de telecomunicações, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça decidiu atuar junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os dois órgãos criaram um grupo de trabalho para monitorar as reclamações e apresentar, em até 180 dias, um termo de cooperação para a proteção dos direitos dos usuários de celulares.

O objetivo do grupo também é encaminhar sugestões que aprimorem a regulação dos serviços de telecomunicações no País. Além da troca de informações, o termo de compromisso pode abrir espaço para ações conjuntas de prevenção e fiscalização de conflitos de consumo no setor.

"Os serviços regulados, em especial os serviços de telecomunicações, dão causa à maioria dos conflitos de consumo no Brasil. Contar com a parceria da Anatel para, em conjunto estabelecer ações de prevenção e redução de conflitos, é um grande avanço", afirmou em nota a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Ao assumir o cargo, no mês passado, ela havia adiantado que procuraria as agências reguladoras para firmar parcerias.

Olhar Digital: Conheça o vírus Gauss, o novo irmão do Stuxnet e Flame


Malware foi usado para atacar bancos libaneses e multinacionais 


Um novo e superpotente vírus de computador, chamado de Gauss, foi descoberto depois ter sido responsabilizado pelo roubo de dados de bancos no Oriente Médio. Ao infectar um computador, o malware seria capaz de furtar credenciais, logins, informações de redes sociais, e-mails, dados da memória do PC e todo o conteúdo nele arquivado.

Identificado pela consultoria de segurança Kaspersky Lab, do russo Eugene Kaspersky, o vírus tem grandes semelhanças com o Stuxnet e o Flame, usados para invadir o sistema nuclear iraniano e possivelmente desenvolvidos em uma parceria entre Estados Unidos e Israel.

Um outro módulo do código, chamado Godel, ainda está sendo estudado pelo laboratório de segurança. Ele copia o código para drives USB e infecta os dispositivos conectados a um computador vítima do ataque. Ainda não se sabe muito sobre essa parte porque seus criadores usaram um método de criptografia para esconder seus fins.

Por enquanto, suspeita-se que o Gauss tenha sido desenvolvido como uma ferramenta de ciberespionagem contra o Líbano, já que mais de 2500 habitantes do país já foram infectados.

Roel Schouwenberg, pesquisador sênior da Kaspersky Lab, disse que acredita se tratar de um malware programado para causar danos a sistemas de controle industrial. "A maior quantidade de máquinas infectadas se encontra no Líbano, seguido de Israel e de territórios palestinos", afirma o relatório.

O vírus teria sido concebido para roubar dados de bancos libaneses - como o Banco de Beirut, o EBLF, BlomBank, ByblosBank, FransaBank e Credit Libanais – e também teria atacado multinacionais como Citibank e PayPal. 

TI INSIDE: Painel Telebrasil terá presença dos presidentes das principais empresas de telecom do Brasil


Os presidentes das principais operadoras brasileiras de telecomunicações estarão reunidos em Brasília nos dias 29 e 30 de agosto para a 56ª edição do Painel TELEBRASIL, o principal encontro de lideranças e autoridades do mercado de telecom. O evento deste ano discutirá o papel das telecomunicações no desenvolvimento do Brasil e os desafios impostos pelos novos serviços convergentes e pela realidade digital. Entre os confirmados estão Amos Genish (GVT); Andrea Mangoni (TIM); Antonio Valente (Telefônica Vivo); Carlos Zenteno (Claro); Francisco Valim (Oi); José Formoso (Embratel); e Luis Alexandre Garcia (Algar). O evento terá ainda a presença de convidados especiais nos paineis, entre eles Eduardo Sirotsky Melzer, presidente da RBS; José Felix, presidente da Net Serviços; Juarez Queiroz, diretor geral do Globo.com; Hélio Rotenberg, presidente do grupo Positivo, e a presença das principais autoridades do setor. Mais informações pelo site www.paineltelebrasil.org.br ou pelo telefone 0800 77 15 028. O evento é organizado pela Converge Comunicações, que edita este noticiário, e acontece no Unique Palace, em Brasília. 

Portal NE10: Compartilhamento de infraestrutura de telefonia móvel será obrigatório



O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse durante audiência pública no Senado que o governo está atuando para tornar obrigatório o compartilhamento da infraestrutura entre as empresas de telefonia móvel. Já o representante das operadoras, Eduardo Levy, reclamou da burocracia dos municípios para instalação de antenas e informou que as empresa firmaram acordo para compartilhar antenas que serão instaladas para tecnologia 4G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se prepara para votar um regulamento que vai, entre outras coisas, determinar o compartilhamento da infraestrutura. O Brasil tem dimensões continentais e não é razoável que cada empresa tenha cada uma a sua rede?, disse o ministro. ?As operadoras concentram esforços nos grandes centros e, quando vamos para o interior, temos grandes dificuldades. Tem que fazer o compartilhamento. É uma obrigação que será imposta ao setor e vamos fazer a fiscalização?, acrescentou Bernardo.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, ressaltou que há dificuldades técnicas para as empresas compartilharem as antenas usadas para transmissão de sinal 2G e 3G. “Na tecnologia 4G, vamos estar 100% compartilhados, mas, já nas outras tecnologias há uma dificuldade muito grande, mas vamos trabalhar nesse sentido.”

Entre as dificuldades apresentadas por Levy está o fato das antenas estarem configuradas para o sistema específico de cada operadora e que teriam que as reconfigurar para um padrão pudessem ser o sinal de forma compartilhada.

EXPANSÃO – Segundo Levy, o pais precisa dobrar o número de antenas até 2017 para atender à demanda,principalmente em função dos grandes eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos, mas há muita dificuldade na instalação desses equipamentos devido à burocracia e às legislações municipais.

Em São Paulo, pela legislação, é necessário um terreno de 15×15 metros para instalação de uma antena. Onde vamos conseguir um terreno em São Paulo com essa característica para instalação de antenas??, questionou Levy.

O ministro disse que o governo está trabalhando para facilitar os investimentos no setor e que a aprovação da Medida Provisória (MP) 563, aprovada ontem pelo Senado e que vai para sanção da presidenta Dilma Rousseff, ajudará nesse sentido.

A MP trata da desoneração da folha de pagamento de indústrias e do setor de serviços. Serão beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos, em troca de uma percentagem sobre a receita bruta, os setores de hotéis, móveis, autopeças, naval, aéreo e de empresas de call center e de projetos de circuitos integrados (chips). [da Agência Brasil]

INFO: Site permite a publicação de e-books

edoAutor também disponibiliza livros eletrônicos
 publicados no site para a venda em sua loja virtual

São Paulo – Entusiastas da literatura agora podem publicar seus próprios livros através de uma plataforma virtual e gratuita chamada edoAutor. Lançado hoje pela HUB Editorial, o site tem como objetivo ajudar não apenas na publicação da obra em formato e-book, mas também na sua divulgação e a venda.

O edoAutor também conta com serviços pagos, cujos valores são fornecidos sob consulta, e que podem ajudar o autor em outros passos importantes na publicação de um livro. Estes serviços abrangem desde designs para a capa até o auxílio em etapas burocráticas como o registro do livro na Biblioteca Nacional, por exemplo.

O site vai além de ser apenas um canal de publicação. Oferece também espaços para que os autores interajam com o seu público. Há a sessão “Blog do Autor” e também a possibilidade de compartilhamento no Facebook e Twitter. Funcionalidades que podem ajudar o escritor a trocar ideias sobre a obra com seus amigos e também divulgá-la para futuros leitores.

A plataforma ainda conta com seu próprio programa para a visualização dos livros eletrônicos publicados no site. Ele permite aos leitores que façam marcações ou anotações em sua leitura, além do compartilhamento com outras pessoas. Este serviço também é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets Android, iPhone e iPad.

Mas o plano da empresa não é ficar apenas nos e-books. Em breve será oferecido um recurso de impressão sob demanda. Ficará então por conta do autor determinar a quantidade de livros a serem impressos e outros detalhes da sua publicação física como cores e formato.

Já em relação às vendas, estas ficam por conta da própria empresa. Os livros eletrônicos serão disponibilizados na loja virtual da HUB Internacional e outros sites ligados ao Grupo SBS. De acordo com a editora, em média 50% do valor das vendas são repassados ao autor.

G1 - Blizzard diz que houve vazamento de dados de contas da Battle.net


Companhia criou títulos como 'World of WarCraft' e 'Diablo'.
Informações bancárias não foram acessadas indevidamente, diz empresa.
Do G1, em São Paulo

A Blizzard, desenvolvedora de jogos como “World of WarCraft” e “Diablo”, informou nesta quinta-feira (9) que houve “acesso não-autorizado” a dados de contas do serviço Battle.net. A companhia recomenda que os usuários mudem suas senhas.

De acordo com a Blizzard, entre os dados vazados estão os endereços associados às contas Battle.net de todas as regiões, menos da China. Também foram acessadas versões criptografadas das senhas, respostas à pergunta de segurança e “dados associados a autenticadores por celular e autenticadores discados”.

A Blizzard afirma que, segundo sua investigação inicial, não há indicação de que dados bancários foram acessados indevidamente. “Ao descobrir o acesso não-autorizado a Blizzard tomou medidas imediatas para interromper o acesso não-autorizado e notificou as autoridades específicas”, disse a companhia, em comunicado.

A empresa ressalta que considera que os dados vazados em si “não são suficientes para obter acesso a contas Battle.net”.

G1 :Hackers invadem conta bancária de empresa e desviam cerca de R$ 20 mil



Crime ocorreu em Pato Branco, no sudoeste do Paraná.
Dinheiro desviado foi transferido para uma conta bancária de São Paulo.

Donos de uma empresa de Pato Branco, sudoeste do Paraná, foram vítimas de hackers e tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 20 mil, segundo a Polícia Civil.

Veja a reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV

Os hackers invadiram uma das contas bancárias da empresa e fizeram dois saques por meio de pagamento de títulos.

"No momento em que a gente constatou já tomou a primeira providência, que foi bloquear a senha da conta em três tentativas", conta a empresária Marlene Galeazzi. O dinheiro roubado foi transferido para uma conta de São Paulo. Após terem sido lesados, os empresários abriram um Boletim de Ocorrência (B.O) e o banco ressarciu o valor.

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) está investigando o caso. "Tentaremos buscar o número da máquina que foi utilizada pelo autor do crime para fazer a transferência e tentar identificar quem é ele", afirma a delegada Franciela Alberton.

Até as 7h30 desta sexta-feira (10), ninguém havia sido preso.

Folha: Tela criada por brasileiro permite que pessoas com problema de visão enxerguem sem óculos

RAFAEL GARCIA

Imagine que uma pessoa com presbiopia --"vista cansada"-- tenha levado seu e-reader para se entreter durante uma viagem longa, mas se esqueceu de pôr os óculos na bolsa.

Esse lapso aborreceria qualquer um, mas uma nova tecnologia abre a possibilidade de livros eletrônicos ajustarem o foco da imagem diretamente na tela, dispensando o uso de lentes corretivas.

O dispositivo que pode tornar essa ideia uma realidade comercialmente viável ainda está em fase experimental, mas o pesquisador que os criou já está tentando convencer grandes empresas de tecnologia a encampar a ideia.

O cientista de computação Vitor Pamplona apresentou sua invenção nesta semana em Los Angeles na Siggraph, a maior conferência de computação gráfica.

Batizada de "tailored displays" (monitores sob medida), sua ideia aproveita o mesmo tipo de tela usada pelo videogame portátil Nintendo 3DS, o console de imagens tridimensionais que não requer óculos especiais.

Pamplona desenvolveu sua ideia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), depois de passar uma temporada no Media Lab, o laboratório interdisciplinar do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

A técnica pode ser usada para criar imagens que compensam diversos problemas de visão além da presbiopia, incluindo miopia, hipermetropia, astigmatismo e até catarata, dependendo do caso.

A mesma tela pode emitir imagens adequadas para diferentes necessidades, demandando apenas controle via software.

Aquilo que permite à nova tecnologia manipular o foco e a distância de imagens é basicamente uma tela de LCD com duas camadas. "A da frente é essencialmente um filtro", explicou Pamplona à Folha. "A imagem é emitida pela tela de trás, e a tela da frente determina o ângulo de direção da luz de cada um dos pixels [os pontos que formam a imagem]."

O princípio usado é similar ao das holografias tridimensionais estáticas. Para que essas imagens possam ganhar movimento e virar realidade em telas grandes de TV e computadores, porém, ainda há uma limitação prática: a ideia só funciona em monitores com resolução muito alta.

"Usamos monitores pequenos porque já existem alguns deles com resolução de 1.800 DPI (pontos por polegada)", disse Pamplona. "As TVs 3D que estão sendo vendidas agora, porém, variam de 90 DPI até 250 DPI, então ainda não temos como reproduzir a ideia numa tela grande."

Segundo o pesquisador, a dificuldade para aumentar a resolução de um monitor grande não seria tanto a tela em si, mas a velocidade de processamento que um vídeo com mais de 1 bilhão de pixels requer.

Grandes fabricantes de telas em LCD como Samsung e Philips já perderam o interesse em solucionar o problema, pois as melhores telas de alta definição comuns já chegaram ao limite da percepção humana.

"Mas nós queremos agora tentar convencer a Samsung, a Philips e a Nokia de que vai existir um mercado para isso caso elas queiram investir", diz Pamplona. "Já existe uma competição pelos monitores 3D de próxima geração, e há uma chance grande de que uma funcionalidade deles seja a de correção de imagem."


APLICATIVO

Vitor Pamplona, o cientista da computação que criou os monitores corretivos, disse que começou a trabalhar com óptica porque estava enjoado de sua especialidade.

"Trabalho com computação desde os 14 anos, e quando cheguei ao mestrado, já estava achando um pouco chato", conta. "Acabei fazendo mestrado em computação mesmo, porque no Brasil eu não tinha a possibilidade de fazer em oftalmologia, que requer graduação em medicina."

Mesmo assim, Pamplona arranjou uma maneira de estudar a anatomia dos olhos para aplicar em computação e passou dois anos criando técnicas de animação para simular movimentos oculares.

Após concluir esse trabalho, mudou-se para o MIT, onde desenvolveu um programa de iPhone que, acoplado a um dispositivo portátil de US$ 2, é capaz de diagnosticar miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Batizado de Netra, o invento teve sucesso em testes de campo e ainda teve como sequência o Catra, ferramenta para diagnóstico de catarata. Pamplona está agora montando uma empresa nos EUA para comercializar o Netra. Sua intenção é fornecer o dispositivo a programas de saúde ocular em regiões pobres que não têm como manter equipamentos de oftalmologia mais sofisticados.

COMPUTERWORLD: Lexmark reforça estratégia para digitalização de documentos


Fabricante lançou um aplicativo que armazena arquivos escaneados no disco rígido das impressoras multifuncionais para impressão sob demanda.

A Lexmark International reforçou sua estratégia para ampliar sua participação no mercado corporativos com o lançamento do aplicativo Scan to Hard Disk. O novo software vem com a proposta de ajudar as companhias a digitalizarem mais rapidamente documentos e formulários utilizados com frequência, armazenando-os diretamente no disco rígido da multifuncional da marca para imprimí-los sob demanda.

Segundo a Lexmark, além de armazenar os documentos no disco rígido, o usuário pode guardar em pastas públicas ou privadas, visualizar os documentos em miniaturas e mover, renomear ou excluir. Também é possível criar pastas para classificar os documentos, protegendo-os com senhas. 

Ideal para ambientes como lojas de varejo, entidades do governo e empresas que oferecem serviços de saúde – clínicas e hospitais – o Lexmark Scan to Hard Disk recupera documentos e formulários salvos no dispositivo multifuncional. Após, se encarrega de fazer a impressão instantaneamente sob demanda, economizando tempo e dinheiro ao reduzir o desperdício de papel, pois só reproduz as cópias necessárias.

TI INSIDE: Produtividade é o maior benefício da política BYOD para 70% das empresas


Levantamentos realizados pelas consultorias Forrester Consulting e Decisive Analytics, encomendados pela Trend Micro, apontam que 78% dos executivos de TI de países como EUA, Reino Unido, França e Alemanha, reconhecem que seus funcionários usam tecnologias de computação pessoal no local de trabalho. Esse fenômeno é conhecido pela sigla BYOD (bring your own device, ou "traga seu próprio dispositivo") e apontado como uma das principais tendências para os próximos anos.

Desse universo, 60% dos entrevistados incluem smartphones na estratégia de sua área e 47%, PCs como tablets e laptops. Quando questionados por que o BYOD foi instituído, 70% das empresas citam o aumento da produtividade como principal benefício.
Entre os grandes desafios de gestão desse novo ambiente corporativo, está a garantia de segurança. Prova disso é que 83% das empresas que autorizam as práticas de BYOD exigem que os usuários instalem um software como medida de precaução.
A preocupação é justificada pelos números das próprias pesquisas, que revelam 47% das empresas permitindo a conexão de dispositivos pessoais de funcionários na rede corporativa como vítimas da violação de dados. Esse fato provocou mudanças imediatas nos protocolos de segurança dessas companhias, com restrições de direitos e permissões de acesso (45%), ou instalação de programas de segurança (43%). Apesar do problema, apenas 12% das empresas proibiram completamente o BYOD. 

Olhar Digital: YouTube atualiza ferramenta de edição de vídeos


Espaço também tem filtros à la Pinterest 


O YouTube atualizou sua plataforma de edição de vídeos, nessa quarta-feira (08/08). Agora, o serviço oferecido pelo site do Google está simplificado e ganhou recursos parecidos até mesmo com os do Pinterest.

O editor foi disponibilizado em setembro passado, permitindo estabilização de foco, ajuste de cor e outras funcionalidades. "Hoje, estamos tornando essas ferramentas ainda mais rápidas, fáceis de usar e mais poderosas", afirma John Gregg, engenheiro de software do YouTube.

É possível ver as modificações do vídeo em uma pré-visualização em tempo real que funciona de forma interativa. Também há como conferir uma seleção de filtros, tudo em uma interface que, comparada à antiga, foi simplicada,.

A atualização aparecerá aos poucos a todos os usuários, segundo Gregg. Para testar, basta ir à área de gerenciamento de vídeo, depois em editar e, então, melhorias. 

IDG Now!: RNP proverá acesso Wi-Fi gratuito em insituições de ensino e pesquisa


Serviço de conexão sem fio poderá beneficiar mais de 1 milhão de usuários de instituições integrantes do projeto Eduroam


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP lança no dia 14 de agosto, durante o Fórum RNP, o Eduroam, serviço de conexão sem fio que permitirá acesso gratuito à Internet, em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil participante do projeto. O serviço poderá beneficiar mais de 1 milhão de usuários.

O eduroam é uma iniciativa internacional que oferece conexão sem fio gratuita através de Single Sign On (SSO) – ou seja, a utilização de uma única credencial (login e senha) para se logar - em instituições de ensino superior e pesquisa. O acesso também será permitido no exterior, em instituições cadêmicas que integrem a iniciativa.

Criado há dez anos, o eduroam é formado por centenas de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo. Atualmente, o serviço está presente em 54 países, estando a maior parcela na Europa, e possui 5.637 pontos de acesso. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa eduroam internacional.

Fórum RNP

A 1ª edição do Fórum RNP acontece de 14 a 16 de agosto, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília. O evento debaterá a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Convidados nacionais e internacionais participarão da programação, que conta com mais de 30 plenárias e palestras.

O painel de abertura, com a presença de secretários do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, abordará o tema “Tecnologia na Educação: educação superior, computação e redes avançadas”. O objetivo é discutir a importância do campus universitário como o espaço de interação entre pesquisadores, professores, alunos, gestores e empresas.

“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da cultura através das TIC, estabelecendo um canal de comunicação e promovendo o debate entre os atores envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de TI”, afirma José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Inclusão digital, computação em nuvem, integração universidade-indústria, cidades digitais, tecnologias móveis de comunicação e segurança na rede são alguns dos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Fórum. Entre os palestrantes convidados já confirmaram presença Péter Szegedi da TERENA (Associação Transeuropeia de Ensino e Pesquisa), que falará sobre computação em nuvem nas redes acadêmicas européias. Na sessão plenária do dia 14, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), Sílvio Meira, debaterá as possibilidades de ampliação da capacidade de inovação com o uso das TICs.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da RNP

COMPUTERWORLD: CNPq libera R$ 60 milhões para projetos de empresas brasileiras


Órgão quer aproximar o conhecimento acadêmico do setor produtivo e poderá conceder até 400 mil reais por proposta.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) liberou recurso total de 60 milhões de reais para apoiar projetos de empresas brasileiras. Por meio do Edital MCTI/SETEC/CNPq 17/2012, o órgão poderá conceder até 400 mil reais por proposta. Os recursos não são reembolsáveis.

O gerente de Negócios e Projetos do setor de Inovação da Fumsoft, Rodrigo Alves, explica que o edital é mais voltado para micro e pequenas empresas, mas incubadas também podem conseguir os recursos.

Alves diz que existe ainda a possibilidade de submeter o mesmo projeto às três rodadas de avaliação. O prazo para a primeira vence em 24 de agosto, o da segunda vai até 28 de dezembro e o da terceira vence no dia 13 de maio de 2013. “Os participantes podem aprimorar projeto a cada rodada, aumentando as chances de ser contemplado”, completa.

Para aqueles que vão enviar propostas, Alves dá algumas dicas. “Ser objetivo ao descrever o projeto, pensando separadamente na descrição, nas finalidades e nas justificativas da proposta, na metodologia, nas estimativas de tempo e custos e na equipe a ser montada para executá-lo”, aponta.

Folha: Facebook cria e-mail para receber denúncias de fraude


O Facebook criou um e-mail para receber denúncias de fraude (scam).

O endereço é phish@fb.com. Todos -mesmo quem não está na rede social-- podem usá-lo para reportar e-mails maliciosos que fingem ser do Facebook.

Paul Sakuma/Associated Press 
Denúncias de fraude podem ser enviadas para
o e-mail
phish@fb.com

Esses e-mails, classificados como phishing, tentam obter senhas e outras informações pessoais. Como muitos usam as mesmas passwords em diversos sites, alguém com informações de uma conta no Facebook pode conseguir usá-las em outro serviço.

O Facebook diz que scams geralmente contêm informações que são mais vagas do que as que aparecem em e-mails legítimos. A empresa afirma que vai denunciar fraudes para empresas de segurança e notificar listas negras que empresas de internet mantêm para bloquear sites maliciosos, além de impedir usuários de postar esses links no Facebook.

COMPUTERWORLD: Google é multada em US$ 22,5 milhões por violação de privacidade


Companhia foi acusada de rastrear usuários por meio de cookies. Multa é a mais alta já aplicada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.
JUAN CARLOS PEREZ, IDG NEWS SERVICE

A Google foi condenado a pagar uma multa histórica por acusações de violar leis de privacidade ao rastrear usuários por meio de cookies do Safari.

A penalidade de 22,5 milhões de dólares é a maior já registrada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC), segundo informações do órgão.

No entanto, a ConsumerWatch.org achou a determinação inadequada por várias razões, incluindo o valor da pena e ao fato de permitirem que o Google não assumisse culpa ou responsabilidade pelo caso.

O valor da multa é "fichinha" para a Google, e a FTC não deveria ter concordado com a decisão a menos que o Google estivesse disposto a admitir culpa, disse John Simpson, diretor do projeto de privacidade da ConsumerWatch.org. "Isso dá à Google uma forma de sair por cima", disse.

O decreto de consentimento afirma que "o réu nega qualquer violação da Ordem FTC, toda e qualquer responsabilidade para as reivindicações constantes na denúncia, e todas as alegações de material da denúncia com exceção das de jurisdição e foro".

Na denúncia, atribuída ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a FTC afirmou que a Google disse falsamente a usuários do Safari que não iria colocar cookies de rastreamento em seus dispositivos ou utilizá-los em anúncios segmentados.

O FTC disse ainda que com essa falsa apresentação, a companhia de Mountain View violou um acordo de privacidade existente, feito com a agência. A determinação também exige que a Google desative todos os cookies de rastreamento que colocou em computadores dos usuários afetados.

"A pena recorde definida envia uma mensagem clara para todas as empresas sob uma ordem de privacidade feita pela FTC", disse Jon Leibowitz, presidente da Comissão, em comunicado oficial. "Não importa quão grande ou pequena, todas as empresas devem respeitar as ordens e manter a privacidade prometida aos consumidores, ou eles pagarão um valor mil vezes maior do que teria custado para cumpri-las em primeiro lugar."

De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a Google "por vários meses", em 2011 e 2012, colocou cookies de rastreamento nos computadores de usuários do Safari, quando eles visitavam sites de rede publicitária do Google DoubleClick. A empresa já havia assegurado aos usuários que eles seriam isentos de tal rastreamento e segmentação de anúncios por conta das configurações padrão do navegador Safari usado em Macs, iPhones e iPads, que bloqueiam tais cookies.

UOL : Dicas de SEO: use links externos para melhorar posição do seu site no Google


Edgard Matsuki

Um bom trabalho com para a obtenção de links externos pode ajudar o seu site no Google 

Entre as técnicas que podem melhorar o posicionamento de seu site no Google, uma das mais importantes é a de links externos -- trata-se, basicamente, de espalhar na internet o endereço de sua página. Essas indicações estão entre os fatores levados em conta na hora de o Google medir a “reputação” de determinado endereço, pois funcionam como uma “carta de recomendação”. Abaixo, você confere o que fazer para conseguir esse tipo de indicação. 

Esses links externos -- parte de uma estratégia chamada SEO off-page -- são contabilizados quando o robô do Google visita um site para avaliá-lo: se uma mesma página ganhar muitos links externos (muitas recomendações), significa que outros sites confiam naquele conteúdo.

Há uma medição feita pelo próprio Google para mostrar a quantidade (e qualidade) de links externos de um site. Ela é chamada de Page Rank e varia entre 0 e 10.

Seu site indica endereços que tratam do mesmo tema e você pede para ser mencionado da mesma forma nessas páginas indicadas. A dica não funciona para SEO se a temática desses parceiros for diferente da sua. Além disso, sua lista não deve superar as 15 indicações: se abusar desse recurso, o Google pode identificá-lo como spammer e punir seu site.

Links têm pesos diferentes

Para evitar práticas de spam, há fatores que influenciam na qualidade (ou peso) de um link externo. Veja alguns deles.

Autoridade do site: receber o link de uma página considerada importante pelo Google (com Page Rank alto) é mais importante que muitos links de sites menos importantes.

Quantidade de links: o Google considera o número de links disponíveis para determinar o peso de cada um. Ex: em uma página com 99 links, esses endereços serão considerados menos relevantes. Em um site com apenas dois links, a relevância deles aumenta.

Tipo de conteúdo: o Google não leva em conta links indicados por sites com temas diferentes. Portanto, se tiver um blog sobre política, é importante que ele ganhe recomendações de sites sobre o mesmo assunto.

Palavra certa: a palavra usada para fazer a indicação (também chamada de link âncora) pode ajudar o seu site. Ex: a indicação do site associada à palavra tecnologia é positiva para o UOL Tecnologia. Se o link estiver na palavra “jujubas”, o resultado não seria o mesmo.

Uma curiosidade: se você pesquisar no Google o termo “clique aqui”, a página que aparece em primeiro lugar é a do Adobe Reader. Apesar de o software não ter nada a ver com o termo, há muito sites com a seguinte mensagem: “se você quer fazer download do Adobe Reader, clique aqui”. Com tantas referências, o buscador acreditou na ligação entre o “clique aqui” e a página de download do software. 

Link em comentários: não adianta publicar seu link nos comentários de outros sites, pois o Google não considera indicações de endereços feitas nessas seções.

Cadastro automático: há serviços que cobram para fazer cadastro automático de sites (usando um software para cadastrar um link em muitas páginas simultaneamente). Não é uma boa. Além de você gastar dinheiro à toa, o Google pode achar que o seu site está fazendo spam.

Inovação tecnológica: Processador wireless: sem fios internos



O chip wireless continuará tendo fios para as rotas de comunicação mais usadas. As vias menos usadas vão se comunicar por antenas. [Imagem: Drexel University]

Eliminando os nanofios

Aparelhos que se comunicam uns com os outros sem fios estão por toda parte.

Mas a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos quer mais: a ideia é que os blocos internos dos processadores, e dos chips em geral, passem a se comunicar por ondas de rádio, eliminando a fiação interna do chip.

Isto será feito adicionando antenas de transmissão e recepção a cada um dos blocos do processador.

Os maiores ganhos serão a possibilidade de uma miniaturizaçãoainda maior dos chips e, principalmente, a diminuição do calor gerado pelo trânsito dos elétrons em seu interior.

"Mais ou menos como acontece com o intestino humano, as interconexões com fios são muito longas, apesar da possibilidade de sua condensação em um espaço pequeno. O volume total de conexões necessárias para tornar um chip funcional exige uma área muito grande," explica o professor Baris Taskin, da Universidade de Drexel, encarregado de construir o chip wireless juntamente com seu colega Kapil Dandekar.

Rede wireless no chip

A equipe já elaborou o projeto de uma "rede dentro de um chip" que usa tanto antenas quanto interconexões por fios, otimizando a velocidade de comunicação e permitindo que o chip seja usado em plataformas novas e mais sofisticadas.

"Um chip híbrido que utiliza conexões tanto com, quanto sem fios, resulta em uma plataforma mais robusta," disse Taskin. "As interconexões com fios podem ser usadas como linhas de comunicação dedicadas entre as áreas que estão constantemente trocando dados. E as antenas podem eliminar uma série de interconexões com fios entre as rotas de comunicação menos usados dentro do chip."

Um dos elementos-chave para viabilizar a transformação desse design em um chip real é uma tecnologia de antenas reconfiguráveis, criada por Dandekar.

Problemas de rede

A utilização de radiofrequências para o transporte de dados tem uma vantagem sobre outras técnicas sem fios planejadas para a próxima geração de microchips, uma vez que as ondas de rádio podem viajar através dos sólidos.

Mas também tropeça nas mesmas dificuldades encontradas para o projeto de outras redes de comunicação: onde colocar as antenas, qual a frequência de transmissão a ser usada para evitar interferências, e como obter a maior banda possível, para que a rede não se torne um gargalo para os dados no interior do processador.

Os pesquisadores, contudo, afirmam que vale a pena enfrentar esses desafios, uma vez que as redes sem fios on-chip poderão ser prontamente usadas nos chips 3D.

Eles esperam ter seus primeiros protótipos funcionais dentro de cinco anos.

Outra alternativa para o mesmo problema são os processadores fotônicos, que trocam dados por luz, em vez de eletricidade. Eles poderão ser muito mais rápidos, mas não necessariamente terão um sistema de trânsito de dados mais simples.

TI INSIDE: Introdução do nono dígito em São Paulo envolveu mudanças em mais de 500 sistemas das operadoras


A introdução do nono dígito nos números de celulares em São Paulo foi um evento tão bem sucedido que praticamente não chamou a atenção pública. Mas a operação esconde dados bem mais complexos e desafiadores do que o download de aplicativos para atualização das agendas dos smartphones, como grande parte das reportagens deu a entender. Segundo dados levantados pela Anatel e obtidos por este noticiário, as operadoras tiveram que atualizar nada menos do que 500 sistemas internos para fazer a mudança, mais de 3,4 mil elementos de rede, envolveu o trabalho de 1,4 mil profissionais e consumiu nada menos do que 1,5 milhão de horas de trabalhos, com investimentos de cerca de R$ 380 milhões. A agência analisa o sucesso da operação como uma alternativa a ser adotada, quando necessário, em todo o Brasil.