segunda-feira, 13 de maio de 2013

SECOM - BA: Conselho Estadual de Comunicação debate política de inclusão digital e banda larga


O Conselho Estadual de Comunicação realizou nesta sexta-feira (10) o primeiro encontro da série ‘Diálogos de Comunicação’, que vai promover debates sobre o setor. A 1ª palestra do ciclo foi realizada no auditório Jutahy Magalhães, anexo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador, com o tema ‘Políticas de Inclusão Digital e Banda Larga’. 

Mediado pelo presidente do Conselho Estadual e secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, o evento teve como palestrantes o representante do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), José Lira, o presidente da Associação Brasileira da Internet, Eduardo Neger, e o senador baiano Walter Pinheiro, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. 

De acordo com Robinson Almeida, “o papel do Conselho é exatamente o de levar à sociedade o debate sobre a comunicação, e comunicação entendida não somente como noticiário, mas como uma atividade econômica, uma política pública que o governo tem diversas ações a realizar. Internet, acesso e inclusão digital são áreas fundamentais da comunicação, por isso nós trouxemos essas questões para esse primeiro debate”.
Inclusão digital
Inicialmente cada palestrante apresentou suas opiniões e dados sobre os temas e em seguida o público, formado por profissionais de comunicação, estudantes e interessados, fez questionamentos. 

Em sua fala, o senador Pinheiro defendeu a inclusão digital. Segundo ele, "acesso à internet tem que ser direito, não pode ser favor". Pinheiro enfatizou que as mudanças tecnológicas e a internet permitem o provimento de serviços públicos em locais distantes. “Hoje, usando esses serviços de banda larga, é possível, por exemplo, realizar exames de imagem no interior e enviar isso para um médico especialista do grande centro. Ele faz a análise sem precisar se deslocar para o local de origem. Isso ajudaria a resolver uma parte do problema de falta de médicos no interior, que tem sido bem difícil”.
Novas tendências
O representante do Sinditelebrasil apresentou dados sobre telefonia e banda larga, como o de que 64 mil escolas públicas brasileiras possuem internet, e dessas, 5.500 estão na Bahia. “Nosso setor é o segundo que mais investiu no país nos últimos anos e o segundo que mais emprega”, afirmou Lira.

Já o presidente da Associação Brasileira da Internet, Eduardo Neger, fez um histórico da tecnologia e suas novas tendências. De acordo com ele, o cidadão brasileiro com acesso a internet é quem passa mais tempo conectado no mundo e a tendência é de crescimento de acessos e dos negócios realizados em torno da rede.

O encontro ‘Diálogos da Comunicação’ faz parte das ações do Conselho Estadual de Comunicação, no sentido de promover a democratização do acesso a informação. Eles serão realizados sempre na segunda sexta-feira de cada mês e os próximos temas são ‘Política Nacional de Telecomunicações e o Legado da Copa’, ‘Lei do Audiovisual’, ‘Tecnologia Digital na Radiodifusão’, ‘Rádios Comunitárias’ e ‘Radiodifusão’.
Fonte: "Conselho Estadual de Comunicação debate política de inclusão digital e banda larga — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/10/ao-vivo-debate-sobre-politica-de-inclusao-digital-e-banda-larga (accessed May 13, 2013).

A TARDE: Copa das Confederações: ônibus especial atenderá torcedor



Objetivo é reduzir ao máximo congestionamentos no entorno do estádio de Salvador

Onze roteiros de ônibus urbanos e 14 pontos de integração com o shuttle, veículo customizado da Copa das Confederações. Este será o esquema de transporte de torcedores para a Arena Fonte Nova nos dias de jogos em Salvador, entre 20 e 30 de junho.

A informação, contida no Plano de Transporte Copa das Confederações e obtida com exclusividade por A TARDE, revela alterações no tráfego no entorno do estádio nos dias dos jogos Nigéria x Uruguai (20/6), Brasil x Itália (22/6) e da partida que definirá terceiro lugar no torneio, em 30 de junho.

O tráfego estará bloqueado na área do estádio em dias de jogos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e a Prefeitura de Salvador montaram uma estratégia de mobilidade para estimular, nesses dias, o uso do transporte público coletivo.

"O torcedor que for à Arena Fonte Nova de ônibus paga a primeira tarifa no ponto de origem e, depois, faz a integração com o ônibus shuttle, sem custo adicional", explica o assessor de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Ademar de Freitas.

Cartilha - Segundo Freitas, torcedores vão saber os locais de integração do transporte no momento da retirada do ingresso, quando vão receber cartilha com informações sobre os itinerários para o estádio.

"Para cada bilhete, haverá um local de integração específico. Com isso, evitaremos que as pessoas se concentrem nos mesmos pontos", informou o assessor, que é membro do Comitê de Mobilidade da Copa do Mundo de 2014.

Embora não tenha informado a quantidade de veículos shuttle, Freitas diz que os ônibus customizados com o tema do evento serão adaptados a portadores de necessidades especiais, que poderão ir de carro até o estacionamento da Conceição da Praia, no Comércio.

Além dos ônibus comuns e táxis, torcedores vão poder se deslocar de carro para estacionamentos localizados nas regiões do Iguatemi, Barris e Comércio. De lá, terão acesso aos veículos de integração, que os levarão para o estádio.

"Todas as informações relativas à locomoção do torcedor vão ser disponibilizadas na internet", diz Freitas, ao acrescentar que o portal elaborado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) deve estar pronto até junho.

Fonte: Adailton, Franco . "Portal A TARDE - Copa das Confederações: ônibus especial atenderá torcedor." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1503077?utm_source=feedly[ (accessed May 13, 2013).

UOL: Salvador: 4G funciona bem perto da Arena Fonte Nova, mas oscila em shopping


  • 4G funciona melhor nas imediações da Arena Fonte Nova, estádio da Copa das Confederações4G funciona melhor nas imediações da Arena Fonte Nova, estádio da Copa das Confederações.
    Em Salvador, o serviço de internet 4G pode ser comparado ao de internet via cabo de alta velocidade. Na maioria dos testes realizados, o serviço manteve-se constante e sem interrupções, mesmo em regiões mais afastadas dos pontos analisados. O 4G funcionou melhor nas imediações da Arena Fonte Nova, que será utilizado na Copa das Confederações e no Mundial de 2014.

ACOMPANHE OS TESTES EM CADA CIDADE:

Belo Horizonte BrasíliaFortaleza
RecifeRio de Janeiro Salvador
Entre os locais de teste, o desempenho do serviço foi pior no Salvador Shopping, onde a velocidade máxima de download foi de 7,4 Mbps (megabits por segundo). Houve oscilação e queda do sinal do 4G no local, além de interrupção do 3G no final dos testes – não foi possível baixar o jogo.
Confira tabelas comparativas entre 3G e 4G
VELOCIDADE DO 4G
LocaisDownload (Mbps)Upload (Mbps)
Salvador - Estádio Arena Fonte Nova 202,8
Salvador - Bairro Rio Vermelho282,4
Salvador - Shopping Salvador7,40,3

INTENSIDADE DO SINAL DA REDE CELULAR

LocaisOrigem do testeA 1 kmA 6 km
Salvador - Estádio Arena Fonte NovaBomBomBom
Salvador - Bairro Rio VermelhoBomBomBom
Salvador - Shopping SalvadorBomBomBom

BAIRRO RIO VERMELHO

Tarefa3G4G
Acessar a manchete do UOL do dia9s6s
Abrir um vídeo do YouTube6s5s
Conectar o Skype e mandar uma mensagem16s11s
Postar uma foto no Facebook13s10s
Publicar um post no Twitter3s4s
Publicar uma foto no Instagram2s4s
Baixar aplicativo de 148 MB3min52s1min57s
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail1min32s1min15s

ESTÁDIO ARENA FONTE NOVA

Tarefa3G4G
Acessar a manchete do UOL do dia11s7s
Abrir um vídeo do YouTube5s2s
Conectar o Skype e mandar uma mensagem12s10s
Postar uma foto no Facebook11s6s
Publicar um post no Twitter4s2s
Publicar uma foto no Instagram4s3s
Baixar aplicativo de 148 MB3min49s1min50s
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail1min36s1min10s

SALVADOR SHOPPING

Tarefa3G4G
Acessar a manchete do UOL do dia11s9s
Abrir um vídeo do YouTube23s6s
Conectar o Skype e mandar uma mensagem23s12s
Postar uma foto no Facebook15s20s
Publicar um post no Twitter6s3s
Publicar uma foto no Instagram7s2,8s
Baixar aplicativo de 148 MBDownload falhou13min20s
Baixar uma foto de 10 MB do e-mail1min52s1min39s
Além do shopping e do estádio, também foi avaliada a conexão no bairro Rio Vermelho, onde se concentram famosas baianas de acarajé e alguns dos principais hotéis, bares, boates e restaurantes da cidade.
Mesmo fora do roteiro pré-estabelecido para os testes, o sistema 4G funcionou bem nas imediações do Elevador Lacerda – um dos principais pontos turísticos de Salvador – e no centro histórico, área tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade e muito visitada por turistas. Por outro lado, o sistema não funcionou no aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.
A Claro, operadora que cedeu os chips para o teste, informou que o serviço de 4G atualmente está disponível em 36 bairros da capital baiana e deve chegar ao aeroporto na próxima etapa de expansão do sistema.
Como foram feitos os testes
Para o teste em Salvador, os locais escolhidos foram o bairro Rio Vermelho, principal na vida noturna da cidade, onde se concentram famosas baianas de acarajé e alguns dos principais hotéis, bares, boates e restaurantes; o Shopping Salvador, um dos principais centros de compras da capital baiana. 
Os testes nas seis cidades-sede da Copa das Confederações ocorreram entre 2 e 9 de maio com a rede da Claro, operadora que foi a primeira a iniciar a venda de planos do serviço – o período de teste em cada cidade foi de um dia. A avaliação foi realizada com o smartphone Motorola Razr HD.
Fonte: Ikeda, Ana . "Salvador: 4G funciona bem perto da Arena Fonte Nova, mas oscila em shopping - Notícias - UOL Notícias." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - UOL Notícias. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/13/salvador-4g-funciona-bem-perto-da-arena-fonte-nova-e-oscila-em-centro-de-compras.htm?utm_source=feedly (accessed May 13, 2013).

IDG Now!: Ciberataques mostram falta de update de softwares em grandes empresas



Por conta de grandes gastos com atualizações, agências permanecem com sistemas desatualizados e vulneráveis

Um recente ataque cibernético que teve como alvo funcionários do governo dos EUA que trabalhavam com armas nucleares ilustra a vulnerabilidade das grandes organizações, que lutam contra a implantação de atualizações de softwares de proteção.

Os crackers, que comprometeram o site do Departamento de Trabalho, exploraram uma vulnerabilidade até então desconhecida (0-day) do Internet Explorer 8, comumente encontrado em PCs com Windows XP. O Javascript injetado no site redirecionava os visitantes que usavam o IE8 no XP para um site malicioso.

Ao escolher direcionar ataques a agências federais, os cibercriminosos entenderam que muitos departamentos do governo ainda estão usando versões desatualizadas do Windows e do IE, devido a enorme despesa em atualizar milhares de pessoas para as versões mais recentes. Tais migrações envolvem a difícil tarefa de atualizar muitas outras aplicações de negócios para suportar o novo sistema operacional.

"Há um monte de agências governamentais e também entidades comerciais, que simplesmente não podem atualizar para estas versões mais recentes", disse o pesquisador de segurança da Invincea, Eddie Mitchell, na segunda-feira (6). "Eles têm aplicações internas, aplicações de RH (recursos humanos), aplicações de folha de pagamento e que foram concebidas explicitamente para trabalhar com Internet Explorer 8, razão pela qual estas organizações ainda são vulneráveis​​."

Os pesquisadores concordam que servidores de comando e controle (C&C) do último ataque, identificado na semana passada, têm atributos semelhantes aos usados ​​em ataques anteriores provenientes da China.

A empresa de segurança FireEye informou que o nome do host dos servidores C&C no mais recente ataque incluia a frase "MicrosoftUpdate", também usado em ataques ao longo dos últimos seis meses contra o site do Conselho de Relações Exteriores e de páginas de notícias na China visitados por dissidentes chineses.

"Não ficarei surpreso se os golpes forem provenientes do mesmo grupo", disse Zheng Bu, diretor-sênior de pesquisa da FireEye.

A FireEye e a Invincea não identificaram os culpados, mas a AlienVault informou que o malware usa o mesmo protocolo para se comunicar com os servidores C&C - da mesma forma que o usado por um grupo de hackers chineses chamado Deep Panda. O grupo é conhecido por atacar uma variedade de entidades norte-americanas, incluindo indústrias de alta tecnologia e de defesa e agências estaduais e do governo federal.

As páginas comprometidas do Departamento do Trabalho continham informações de doenças relacionadas à energia nuclear, ligadas às instalações do Departamento de Energia - onde os funcionários estão a desenvolver armas atômicas. Os visitantes foram redirecionados para o site malicioso sem saberem, já que não houve mudança óbvia no navegador.

Fonte:  Gonsalves, Antone . "Ciberataques mostram falta de update de softwares em grandes empresas - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/05/08/ciberataques-mostram-falta-de-update-de-softwares-em-grandes-empresas/ (accessed May 13, 2013).

Mundobit: Samsung já realiza testes do 5G com velocidade de 1Gps



Enquanto o 4G ainda dá seus primeiros passos (sobretudo no Brasil), a Samsung testou com êxito um novo sistema de telefonia celular rápido de quinta geração (5G). A nova conexão permite por exemplo fazer o download de um filme em um segundo, e espera disponibilizar comercialmente a novidade em 2020. As informações são da AFP.

A empresa anunciou que conseguiu transmitir dados a uma velocidade de 1 Gb/s (gigabyte por segundo) entre dois terminais separados por dois quilômetros de distância. O sistema atual de telefonia móvel (4G) permite transmitir 75 Mb/s (megabytes por segundo).

“Os usuários poderão beneficiar-se de uma ampla gama de serviços, como filmes em 3D, assim como jogos e leitura direta (streaming) com conteúdo em alta definição (UHD)”, afirma um comunicado da Samsung.

A nova tecnologia utiliza frequências extremamente altas (EHF), mas ainda não responde a nenhuma das normas técnicas reconhecidas pelos organismos internacionais.

Fonte: FLORO, PAULO . "Samsung já realiza testes do 5G com velocidade de 1Gps « Mundobit - O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/05/13/samsung-ja-realiza-testes-do-5g-com-velocidade-de-1gps/?utm_source=feedly (accessed May 13, 2013).

IDG Now!: Internet Explorer tem falhas críticas corrigidas na Patch Tuesday



Foram liberados 10 boletins de segurança que abordam as versões de 6 a 10 do browser. Algumas das vulnerabilidades permitem execução remota de código

A Microsoft liberou uma porção de boletins de segurança críticos nessa Patch Tuesday, que afeta todas as versões do Internet Explorer e lida com um exploit que os crackers estão usando ativamente.

As versões 6, 7, 8, 9 e 10 do navegador são os alvos de uma correção para uma vulnerabilidade, que permite a execução remota de código no browser. Isso afeta todos os sistemas operacionais, exceto o Windows XP. "Nós sempre recomendamos a atualização para a versão mais recente de qualquer software", diz Paul Henry, analista forense e de segurança da Lumension. "Isso é, normalmente, o mais seguro a ser feito. Se o seu sistema é compatível com o IE 10 e você ainda não está usando, atualize agora."

As falhas abordadas podem incluir uma encontrada no IE 8 que roda em máquinas com Windows XP, e foi corrigida com um patch "hot-fix" emitido separadamente para lidar com um ataque 0-day, ativamente usado contra agências governamentais dos EUA, disse Henry.

As mesmas vulnerabilidades são classificados apenas como "moderado" para máquinas que executam servidores ao invés de sistemas operacionais de desktop.

"O patch inclui correções para outras vulnerabilidades menos críticas, que permitem execução remota de código e afetam o Office e o Lync", disse Lamar Bailey, diretor de pesquisa e desenvolvimento de segurança da Tripwire. "Essas brechas importantes atingem o DoS, elevação de privilégio e divulgação de informações."

Pwn2Own

O segundo boletim lida com outra vulnerabilidade do IE (acredita-se que essa seja uma das divulgadas em março durante o concurso anual Pwn2Own). A empresa deixou muitos surpresos na última Patch Tuesday, ao deixar de lado tal brecha. "Normalmente a Microsoft lança as correções para os bugs encontrados na Pwn2Own em abril, mas este ano outros patches tiveram prioridade", disse Andrew Storms, diretor de operações de segurança da Tripwire.

O restante dos 10 boletins desse mês foram classificados como "importante" - um abaixo de "crítico". E, como os dois mais críticos, três outros patches abordam problemas que podem levar a ataques de execução remota de código.

As falhas afetam principalmente o Office. "O mais amplamente instalado é provavelmente o boletim 7, que é para Word 2003 e Word Viewer", diz Wolfgang Kandek, CTO da Qualys. "O boletim 6 cobre o Microsoft Publisher, incluído no Office 2003, 2007 e 2010; e o Boletim 5 é para os módulos de mensagens instantâneas da Microsoft - Communicator 2007 e o Lync 2010."

Fonte: Greene, Tim . "Internet Explorer tem falhas criticas corrigidas na Patch Tuesday - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/10/internet-explorer-tem-falhas-criticas-corrigidas-na-patch-tuesday/ (accessed May 13, 2013).

INFO: Como não ser hackeado nas redes sociais?



Os cibercriminosos estão cada vez mais satisfeitos com os descuidos dos usuários e com as brechas de segurança de sites e redes sociais. A indústria do crime virtual faturou em 2012 cerca de R$ 220 bilhões em todo o mundo. Apenas no Brasil, os prejuízos chegaram a R$ 15 bilhões, de acordo com o Estudo Norton 2012.

O aumento dos ataques nas redes sociais e dispositivos móveis são os principais responsáveis pelo resultado. “As campanhas de phishing [fraude eletrônica] mais bem sucedidas dependem da confiança. Os usuários acreditam nos links comprometidos recomendados por seus amigos no Facebook”, afirmou Bianca Dima, especialista em segurança da Bitdefender.

“Na maioria das vezes, os amigos não sabem que estão compartilhando uma ameaça. A preocupação do cracker é não ser identificado”, disse o engenheiro eletrônico Ascold Szymanskyj, vice-presidente de operações da F-Secure para América Latina.

Para não cair em armadilhas e entender melhor sobre essas ameaças, confira dicas dadas por especialistas em segurança consultados por INFO.

Encurtadores de links - Sites que deixam os links mais curtos são ferramentas atraentes para os golpistas nas mídias sociais. No topo da lista, com mais URLs maliciosas, está o “bit.ly”. Em muitos dos golpes, o usuário fornece o número do celular e “se inscreve” automaticamente em serviços de SMS premium que irão cobrar taxas caras, segundo Bianca, da Bitdefender. 

Como identificar um link malicioso? - Eles são sofisticados e bem desenvolvidos, de difícil percepção visual. Mas há algumas indicações de que o site pode ser estranho. Se for “.net” ou “.exe”, desconfie. A recomendação é instalar um anti-vírus que detecte esses links maliciosos.

Cuidado com aplicativos - Alguns são fachada para malwares, principalmente jogos - alguns até pagos. Muitas vezes você instala efetivamente um jogo, mas que na verdade serviu de porta para um cavalo de troia, um programa malicioso que facilita a invasão ao seu computador. Conheça a procedência do aplicativo antes de instalar.

Desconfie sempre - Um método para descobrir quem viu o seu perfil no Facebook ou ver quem te deletou? Instale e caia em um golpe. Outros ameaças frequentes envolvem nomes de celebridades como Rihanna, Taylor Swift, Kim Kardashian, Megan Fox e Justin Bieber. 

Senha forte - Uma senha forte não é a data do seu aniversário, nem palavras óbvias como “Jesus”, “senha1” ou sequências como “123456”. Incrivelmente, essas senhas estão no TOP 2012 de mais usadas pelos usuários, segundo a Bitdefender. Invente algo que ninguém possa imaginar para promover um ataque. Ignore a gramática, não use palavras fáceis. E evite usar o mesmo nome de usuário ou combinação de senha em vários sites. Se for permitido, use senhas de dez caracteres ou mais, misturando letras, números, símbolos, maiúsculas e minúsculas. Não esqueça de desativar, no seu navegador, o lembrete de senhas. 

Senha roubada - Se a sua senha já tiver sido roubada, troque-a imediatamente. Além de trocá-la no site invadido, também a substitua nos demais serviços onde essa mesma senha é usada. “Reveja as configurações do seu perfil para verificar se o invasor não fez alterações que permitam a ele acessar novamente a conta, como respostas a perguntas de segurança, e-mail ou número de celular cadastrado para recuperação de senha”, disse Miriam von Zuben, analista de Segurança do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

A busca social do Facebook - A nova ferramenta da rede social, disponível a apenas alguns usuários no mundo, permite um maior nível de cruzamento de informações. “Ela facilita, por exemplo, a aplicação de golpes direcionados a um grupo de pessoas. O usuário deve ficar atento e redefinir as configurações de privacidade para que ações como “curtir” não apareçam publicamente em resultados de busca”, disse Miriam, do CERT.br. Outra dica é determinar o que é ou não pesquisável no Facebook pelo link http://www.facebook.com/me/favorites.

Chega de tanta informação - Compartilhar muitos dados pessoais é um prato cheio para os cibercriminosos. “Qualquer tipo de informação postada, sejam textos, fotos ou vídeos, dificilmente pode ser completamente retirada. "Mesmo que se apague, uma informação nunca é totalmente excluída”, afirmou Miriam. Também é recomendável restringir o acesso ao endereço de e-mail nas redes sociais e não divulgar planos de viagem ou publicar fotos em que outras pessoas apareçam sem prévia autorização.

Fonte: Camasmie, Amanda . "Como não ser hackeado nas redes sociais? - Segurança - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/como-nao-ser-hackeado-nas-redes-sociais-12052013-7.shl?utm_source=feedly (accessed May 13, 2013).