quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

IDG Now!- Internet Internet e os aparelhos móveis vão melhorar o mundo, diz CEO da Google -


Para Eric Schmidt, Google, Apple, Amazon e Facebook são donas das principais plataformas online da atualidade; executivo vê smartphones como supercomputadores pessoais.



O CEO da Google, Eric Schmidt, afirmou recentemente que a tecnologia pode mudar o mundo para melhor, informa o site especializado Next Web. Durante sua participação em um evento do The Economic Club of Washington, nos EUA, o executivo também disse que a sua companhia, juntamente com as rivais Apple, Facebook e Amazon, são as empresas cujas plataformas estão tendo o maior impacto político e nos negócios do mundo.
“A construção desses sistemas é provavelmente o negócio mais importante nos dias atuais. O valor de mercado combinado dessas empresas é muito alto, mas elas estão apenas começando. Em 10 anos, os computadores serão 30 vezes mais rápidos...o que nos permitirá fazer coisas incríveis”, disse Schmidt.
Além disso, o executivo se mostrou bastante otimista sobre o papel que a Internet pode desempenhar no mundo. “Minha visão é que nós deveríamos ser bastante otimistas sobre isso. O mundo não é perfeito, mas será um lugar muito mais seguro e informado.”
Celular ou supercomputador pessoal?
Segurando seu smartphone, Schmidt disse ainda que não considerava o aparelho como seu telefone, mas como seu supercomputador pessoal que “pode responder a qualquer questão importante na sua vida”. Vale lembrar que a Google é responsável pelo sistema móvel Android, um dos maiores do mundo ao lado do iOS, da Apple.

R7:- Tecnologia e Ciência - Justiça condena Google por não retirar comunidade do Orkut


Internauta vai receber indenização por ter sido ofendida no site de relacionamentos


Em decisão unânime, os desembargadores da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenaram a Google Brasil a pagar indenização por danos morais a uma internauta que passou por constrangimentos por causa de uma comunidade virtual criada com o seu nome. O juízo de primeiro grau determinou o pagamento de indenização no valor de R$ 5.000.
A autora da ação narrou que descobriu, por meio de amigos, que havia sido criada uma comunidade virtual, com o seu nome, no Orkut. O conteúdo era ofensivo, com o objetivo de humilhá-la. Conforme o processo, o título da comunidade era "Dtesto essa Aline Loca!". Uma foto da autora da ação a identificava na página da comunidade, onde havia as frases ‘‘bebe que nem um cão’’ e ‘‘desrespeita a humanidade’’.
A autora tentou, por diversas vezes, entrar em contato com a empresa para retirar a comunidade do site de relacionamentos, mas não teve resposta. Em função do abalo moral sofrido, ela entrou na Justiça com pedido de liminar para excluir a comunidade do Orkut e receber indenização por danos morais.
O processo tramitou na Comarca de São Luiz Gonzaga (RS). O juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson, da 2ª Vara Cível, julgou procedente o pedido, por entender que, da análise do conteúdo, vislumbra-se a existência de ‘‘afirmações ofensivas à imagem e à honra da autora, através de críticas depreciativas’’. Por isso, condenou a Google a pagar R$ 5.000 de indenização a título de danos morais, além de excluir a comunidade do Orkut .
Na fase recursal, o desembargador Léo Romi Pilau Júnior, que relatou o processo, disse que devem ser aplicadas ao caso as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
- Ainda que esses serviços sejam fornecidos a título gratuito, trata-se de atividade de risco, com a qual a ré aufere lucro.

TI INSIDE Online - Receita Federal vai personalizar serviços prestados pela web


A Receita Federal vai personalizar os serviços prestados ao cidadão via internet por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). A ideia é apresentar uma única vez todas as informações que dizem respeito à situação fiscal do contribuinte. Para ter acesso ao serviço no e-CAC, o contribuinte precisa ter certificado digital ou requerer um código fornecido pela Receita. "O ideal é que, ao entrar no e-CAC, o contribuinte encontre um ambiente personalizado, com tudo a ver com ele, sem necessidade de uma busca item por item”, diz a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo.

A primeira experiência da Receita Federal com a personalização começa com o atendimento presencial nas unidades do Fisco. Como o contribuinte liga com antecedência para marcar a visita, os técnicos podem selecionar as pendências, além daquelas que o contribuinte busca solucionar. Assim, ao chegar à unidade fiscal, o atendente tem condições de dar outras informações, além das que foram solicitadas pelo cidadão. No e-CAC, a personalização do atendimento deverá ocorrer no ano que vem ou, no mais tardar, em 2013, informa Maria Helena.

“Preparamos essa mudança no atendimento presencial, mas ela será importante no ambiente virtual, porque, assim que entrar no e-CAC, todas as informações estarão lá, disponíveis de uma só vez para o cidadão. Ele não terá mais que ficar procurando cada aplicativo e o que quer”, adianta, lembrando que nada impede o acesso a outras áreas do centro virtual. No jargão técnico, a mudança é conhecida como Contexto e Orquestração do Atendimento. Com o sistema, ao acessar o e-CAC, o contribuinte terá justamente o contexto e a orquestração de como resolver os problemas perante o Fisco, acrescenta a coordenadora.

“Atualmente, você tem o extrato no e-CAC, mas, se está inscrito na dívida ativa da União, tem que ir à página da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Se quiser outra coisa, tem que procurar outro link na página do e-CAC na internet”, continua Maria Helena. Para ela, a personalização dos serviços no centro virtual tem sentido porque o contribuinte não tem ajuda de atendentes e precisa encontrar todas as informações necessárias.

Para a Receita Federal, a solução também ajuda a desafogar o atendimento presencial nas unidades fiscais. Como conseqüência, haverá a liberação de funcionários para outras atividades do setor. Mas o avanço para o contribuinte é, que no e-CAC, ele terá uma “visão mais integral” da situação fiscal, ressalta o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. As informações são da Agência Brasil.

Deputado quer padronizar sites do governo - Internet - Notícias - INFO Online

INFO Online - Notícias - Internet: - Deputado quer padronizar sites do governo




São Paulo - A Câmara dos Deputados elabora um projeto para padronizar os websites do governo.
Segundo a proposta, do deputado Miriquinho Batista (PT-PA), os sites oficiais de órgãos e entidades da administração pública deverão ter, logo na página inicial, o endereço postal completo da instituição; o e-mail destinado ao atendimento ao público; o telefone da ouvidoria e de outros setores de atendimento geral; um link para relação de telefones e endereços (postais e eletrônicos) das unidades e órgãos vinculados.
A medida está prevista no Projeto de Lei 2190/11.
O objetivo, diz o deputado, é beneficiar principalmente os usuários de internet eventuais, que acessam esses sites em lan houses ou telecentros e buscam informações rápidas ou um contato para sanar dúvidas.
“Por mais que a internet esteja avançando com velocidade na sociedade brasileira, com a estimativa de mais de 40 milhões de usuários da rede, devemos considerar que 3/4 da população, ou quase 150 milhões de brasileiros, estão apartados do mundo digital, e ainda usam a telefonia como fonte de informação”, argumenta.
Batista informa que usou como modelo para o projeto de lei o site da Câmara, que, segundo ele, contém dados de fácil acesso que “facilitam sobremaneira o acesso remoto do cidadão ao Parlamento”.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hacker cria método para rodar Siri em iPhone 4 - Segurança - Notícias - INFO Online

INFO Online - Notícias - Segurança:  Hacker cria método para rodar Siri em iPhone 4

São Paulo – O hacker conhecido como chpwn desenvolveu uma nova metodologia para rodar a assistente Siri em aparelhos com jailbreak.
A solução, chamada de Spire, foi disponibilizada pela Cydia e, segundo um post no Tumblr de chpwn, são consumidos 100 MB no download. Mesmo com o assistente em um único arquivo, o hacker destaca que ainda é necessária uma autenticação de iPhone 4S para o método funcionar.
Desse modo, o Spire permite que o usuário insira endereços de proxy para driblar o sistema de verificação da Apple. “[O] Spire utiliza um novo método para obter os arquivos necessários para a Siro, portanto não tem os mesmos problemas de copyright encontrado nas tentativas anteriores” afirma chpwn.
Não é a primeira vez em que uma solução para rodar a Siri em outros dispositivos com iOS. A empresa de segurança Applidium conseguiu quebrar os códigos dos servidores e rodar a assistente em um iPhone 4 em novembro. Contudo, a Apple tratou de fechar as portas desse e de outros métodos que surgiram.
É bem provável que com o passar de não muito tempo a Apple libere o assistente para outros dispositivos, principalmente os que chegarem em 2012.

Olhar Digital: Celulares GSM são vulneráveis a ataque hacker, diz pesquisador




Olhar Digital: Celulares GSM são vulneráveis a ataque hacker, diz pesquisador:

Segundo especialista, hackers programam aparelhos para fazer chamadas e enviar SMSs que cobram tarifas adicionais



Celulares
Karsten Nohl, diretor doSecurity Research Labs, na Alemanha, um dos mais conhecidos especialistas em segurança de celulares, fez um alerta bastante preocupante: hackers podem invadir celulares que possuem a tecnologia usada por cerca de 80% dos aparelhos móveis do mundo, a GSM.


Os criminosos virtuais podem programar o telefone para que ele faça ligações ou envie SMSs para números que cobram tarifas adicionais, embolsadas pelos próprios hackers. Assim que o ataque é realizado, os hackers eliminam o número do ataque para que não haja interceptação.


Esse problema, muito comum em países da Europa Ocidental, África e Ásia, só é detectado quando o proprietário do celular vai efetuar o pagamento da conta. E, quem tem que bancar o prejuízo são as operadoras de telefonia, mesmo que seja apenas parcialmente.


Nohl disse à Reuters que o ataque pode "atingir centenas de milhares de aparelhos em um prazo relativamente curto". Ele também afirma que o código que é necessário para a realização do ataque pode ser reproduzido em apenar algumas semanas.