quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Portal A TARDE: Contribuinte tem até segunda-feira para recadastrar imóvel



Os moradores de Salvador têm até a meia noite da próxima segunda-feira, 30, para realizar o cadastramento (ou recadastramento) de imóveis junto à Secretaria Municipal da Fazenda. Com a proximidade do final do prazo, a tendência é que a demanda seja ampliada, por isso, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, sugere que a população o realize o quanto antes para evitar transtornos no atendimento.

O recadastramento é obrigatório e o contribuinte que não o realizar, pagará multa de R$ 412 e não terá direito a isenção de IPTU. Até a manhã desta terça-feira, 24, mais de 400 mil já haviam realizado o processo, sendo quase 71 mil novos imóveis - cerca de 330 mil recadastramentos e quase 4 mil cadastramentos de condomínios.

O contribuinte tinha a opção de enviar os documentos pelos Correios à Secretaria da Fazenda (Sefaz) mas, em decorrência da greve do serviço de postagem, os documentos devem ser entregues em um dos postos da Prefeitura localizados nos SAC's, ou na sede da Sefaz (também da Sucom), na Avenida ACM, no Edifício Thomé de Souza. A estimativa da Prefeitura é que, até o final do prazo, cerca de 1 milhão de imóveis sejam recadastrados.

De acordo com a administração municipal, a ação não tem valor de arrecadação e visa conhecer os imóveis para planejar as ações do serviço público. Quem fizer o recadastramento, terá desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2014 e 2015. Os imóveis com valor de mercado de até R$ 100 mil terão isenção do pagamento do imposto. 

Para fazer o cadastramento ou recadastramento, o contribuinte deve primeiro preencher informações sobre o imóvel no site e, em seguida, imprimir protocolo que deverá ser anexado ao restante da documentação a ser enviada aos postos indicados pela Sefaz.

Fonte: "Portal A TARDE - Contribuinte tem até segunda-feira para recadastrar imóvel." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1536011 (accessed September 25, 2013).

G1: Ministro diz que deve testar e-mail criptografado em outubro



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (24) que o ministério deve testar, já em outubro, um serviço de e-mail criptografado desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo brasileiro vai adotar para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dos Estados Unidos.

A ação do governo brasileiro é uma resposta às revelações de que a presidente Dilma Rousseff, assessores dela e a Petrobras foram alvo de espionagem do governo norte-americano. Os documentos que apontam a vigilância foram revelados pelo Fantástico.

O governo também prevê a criação de um serviço público e gratuito de e-mail, oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.

Fonte: Amato, Fábio. "G1 - Ministro diz que deve testar e-mail criptografado em outubro - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/bernardo-diz-que-deve-testar-e-mail-criptografado-em-outubro.html (accessed September 25, 2013).

INFO: Na ONU, Dilma critica duramente espionagem dos EUA


 
Presidente Dilma Rousseff discursa na abertura da 68ª 
Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

Nações Unidas - A presidente Dilma Rousseff criticou com veemência os atos de espionagem dos Estados Unidos em discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24), e disse que o Brasil vai redobrar os esforços para se proteger dessas interceptações.

A presidente defendeu ainda que se criem condições para evitar que o espaço cibernético seja instrumentalizado como "arma de guerra". Dilma disse que o Brasil fará a sua parte com legislação, tecnologias e mecanismos que protejam o país de interceptação ilegal de comunicações e dados.

"Imiscuir-se dessa forma na vida de outros países fere o Direito Internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre eles", disse Dilma na abertura da 68ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.

Dilma protestou contra os atos de espionagem sofridos por empresas e cidadãos brasileiros e pela própria Presidência da República e disse que não se sustentam argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destina-se a "proteger as nações contra o terrorismo".

"O Brasil sabe proteger-se. Repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas", disse a presidente, lembrando que o Brasil é um país democrático. "O terrorismo merecerá sempre nossa condenação e nossa firme determinação em combatê-lo. Jamais transigiremos com a barbárie."

A presidente adiou visita de Estado que faria a Washington no mês que vem após denúncias de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) espionou emails, mensagens de texto e telefonemas entre a presidente e assessores, de cidadãos e redes de computadores da Petrobras.

"Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos dos cidadãos de outro país", disse.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estava a caminho da ONU enquanto Dilma falava. Depois da presidente, Obama foi o segundo líder de uma nação a falar na assembleia-geral e evitou fazer referências diretas às críticas feita pela presidente brasileira.

"Iniciamos uma revisão da maneira que coletamos inteligência para equilibrar adequadamente as legítimas preocupações de segurança de nossos cidadãos e aliados, com as preocupações com a privacidade que todos nós compartilhamos", disse Obama, que concentrou seu discurso principalmente na crise na Síria e na perspectiva de uma abertura diplomática com o Irã.

O Brasil tradicionalmente faz o discurso de abertura. Esta é a terceira vez que Dilma participa da reunião anual.

Situação mais grave

Segundo denúncias divulgadas pela TV Globo, com base em documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, a agência do governo norte-americano espionou comunicações no Brasil, incluindo da própria presidente. Informações divulgadas por Snowden dão conta que comunicações de outros cidadãos e países também teriam sido monitoradas.

Segundo Dilma, essas revelações "sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica provocaram indignação e repúdio em amplos setores da opinião pública mundial".

"No Brasil, a situação foi ainda mais grave, pois aparecemos como alvo dessa intrusão", disse Dilma.

A presidente lembrou no discurso que o país exigiu uma explicação dos Estados Unidos sobre o episódio. Apesar de ter se reunido com Obama, à margem de uma reunião do G20 na Rússia, e de ter falado ao telefone com ele, o Brasil considerou não ter recebido uma solução satisfatória, o que a fez adiar a viagem de Estado e levar a questão à ONU.

"Fizemos saber ao governo norte-americano nosso protesto, exigindo explicações, desculpas e garantias de que tais procedimentos não se repetirão", afirmou no discurso.

A presidente lembrou ainda que a ONU deve desempenhar um papel de liderança no esforço de regular o comportamento dos Estados com relação à Internet.

"Por essa razão, o Brasil apresentará propostas para o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da Internet e de medidas que garantam uma efetiva proteção dos dados que por ela trafegam", afirmou.

Fonte: "Na ONU, Dilma critica duramente espionagem dos EUA | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/na-onu-dilma-critica-duramente-espionagem-dos-eua.shtml (accessed September 25, 2013).

Portal A TARDE: Presidência da República terá página no Facebook



A Presidência da República terá uma página no Facebook e relançará o Portal Brasil, na próxima sexta-feira, 27, com um guia de quase 600 serviços públicos. No rastro dos protestos de junho e a um ano da eleição, a presidente Dilma Rousseff decidiu se render às redes sociais, na tentativa de não ser surpreendida por ataques online que ganham corpo nas ruas.

O governo e a cúpula do PT admitem que há tempos vêm perdendo a batalha da comunicação na internet. Não conseguiram detectar a insatisfação que levou a manifestações no País inteiro e demoraram a perceber que a popularidade do governo começava a desmoronar. Na campanha eleitoral de 2010, os petistas também não viram a cruzada virtual que se formava contra a então candidata Dilma, que apareceu em redes sociais como defensora do aborto.

Agora, o Palácio do Planalto quer criar uma vacina para se proteger do bombardeio cibernético na campanha. Com fundo verde e letras amarelas, o Portal Brasil também abrigará uma sessão chamada "Fale com a Presidente". Uma equipe responderá, em nome de Dilma, às perguntas dos internautas. Até hoje ela não se animou a reativar sua conta pessoal no Twitter.

Coordenado pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, e por Valdir Simão, que foi secretário-executivo do Ministério do Turismo, o Gabinete Digital também deverá lançar no Facebook um mecanismo de consulta popular e organização de debates sobre temas específicos. A ideia é monitorar o humor dos internautas e criar uma estrutura mais ativa do governo nas redes sociais.

O Portal Brasil trará, agora, acesso para um Guia de Serviços Públicos, no qual os usuários poderão saber, por exemplo, informações para emissão de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), de passaporte, além de locais do programa Aqui tem Farmácia Popular e a situação de voos. Haverá, ainda, notícias sobre vagas do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Portal Mais Emprego, e sobre a emissão de Guia da Previdência Social (GPS).

Fonte: Rosa, Vera . "Portal A TARDE - Presidência da República terá página no Facebook." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1536132 (accessed September 25, 2013).

IDG Now!: A espionagem da NSA é grave, mas a resposta do governo Dilma é ineficaz



Os recentes casos de espionagem de brasileiros pela NSA são graves e inadmissíveis, não podemos aceitar este tipo de invasão de privacidade. Mas a resposta do Governo Dilma não vai resolver o problema, vamos continuar expostos à espionagem e será ainda mais difícil criar empresas inovadoras no Brasil.

A presidente Dilma Rousseff está apoiando uma nova legislação que buscará forçar Google, Facebook e outras empresas de Internet a armazenarem dados coletados localmente dentro do Brasil.

O Governo Dilma quer obrigar empresas de internet a ter dados em solo nacional. Com isso as companhias se submeteriam à leis do Brasil e não entregariam informações de brasileiros para a NSA ou outros órgãos de espionagem. Acontece que as empresas já estão sujeitas às leis brasileiras e, além disso, obrigar essas companhias a manter dados no Brasil não nos protege de espionagem e só piora a situação do nosso mercado de tecnologia. Explico.

O Governo Dilma acha que a Internet é igual a contêiner em porto: se o contêiner estiver aqui, não estará nos EUA. Eles não sabem que informação digital é infinitamente duplicável? Suponhamos que a rede social mantenha os dados aqui, obedecendo a lei brasileira, a cada milissegundo a empresa ainda poderá fazer backup nos EUA (para processar e armazenar, por exemplo). A NSA poderá pegar os dados nos servidores dos EUA do mesmo jeito!

É impraticável o governo brasileiro impedir as empresas digitais de fazer backup fora do Brasil, não é assim que a internet funciona, todos os dados precisam estar acessíveis de qualquer lugar da Terra ou até fora do planeta.

Obrigar empresas de tecnologia a manter dados no Brasil só encareceria a operação de negócios online em nosso país e dificultaria inovação e empreendedorismo. Ao serem obrigados a manter dados no Brasil, os gigantes como Google e Facebook pagariam a conta, eles faturam bilhões de reais por ano com publicidade e podem acomodar este novo custo em suas planilhas financeiras. Já as startups, empresas pequenas e médias, seriam profundamente impactadas pela obrigação de contratar servidores no Brasil. Em uma estimativa que fiz para a infraestrutura de servidores usada pela boo-box, gastaríamos 6 vezes mais contratando os servidores no Brasil em comparação com os serviços hoje contratados nos EUA.

Sem condições de arcar com os custos exorbitantes dos data centers nacionais, os empreendedores brasileiros certamente criariam maneiras alternativas de fazer negócios online, como os argentinos fizeram ao fundar suas empresas em Miami em vez de fazê-lo no seu próprio país. Um bom exemplo é o Decolar.com, empresa criada em Miami por argentinos, para atender ao mercado do país dos empreendedores, mas gerando emprego e pagando impostos nos EUA, adicionando aproximadamente US$1 bilhão ao PIB americano (e não ao da Argentina). Obama agradece.

Ao contrário do que alguns podem pensar, a obrigação de usar servidores no Brasil não iria baratear os serviços, os fatores que encarecem o setor no Brasil vão muito além da simples lei da oferta e da procura.

Um relatório de 2012 da empresa imobiliária Cushman & Wakefield e da consultoria em engenharia hurleypalmerflatt elencou os 30 países em termos de riscos para operações de data centers. O Brasil ficou em último lugar devido, principalmente, aos altos custos de eletricidade, baixos níveis educacionais e um ambiente ruim para os negócios. (fonte: Reuters)

As empresas de internet com operação no Brasil já obedecem as leis brasileiras, constantemente Google e Facebook liberam montanhas de dados de seus usuários a pedido da justiça brasileira (com mandado etc), veja por exemplo “Google Brasil terá de fornecer e-mails trocados entre pessoas investigadas em inquérito” e “Corte Especial determina que Google entregue dados de e-mail armazenados nos EUA“.

Internet não é terra de ninguém, as leis brasileiras existentes já funcionam para casos online e são usadas todos os dias, com colaboração (voluntária ou imposta) das empresas que operam no país.

Detectamos esses absurdos com leis voltadas para a internet, indústria que conhecemos. Extrapolando, os mesmos erros devem acontecer nos setores de energia, infraestrutura, saúde, educação etc, não é?

Fonte: Gomes, Marco . "Plural » A espionagem da NSA é grave, mas a resposta do governo Dilma é ineficaz." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2013/09/24/a-espionagem-da-nsa-e-grave-mas-a-resposta-do-governo-dilma-e-ineficaz/ (accessed September 25, 2013). 

Convergência Digital: Serpro recorre para evitar pagamento do FUST


O Serviço Federal de Processamento de Dados vai tentar mais um recurso contra a decisão da Anatel de cobrar uma dívida de R$ 1 milhão relativa ao não recolhimento do ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) entre 2004 e 2007.

“Estamos apresentando um novo recurso ao Conselho [Diretor da Anatel]. Somos meramente uma operadora das fibras do Ministério do Planejamento, como se fossemos um empreiteiro. Não vendemos serviços para fora do que indica o Ministério”, defendeu o presidente da estatal, Marcos Mazoni.

Em agosto, a agência já recusou um recurso do Serpro e insistiu no pagamento de R$ 1,07 milhão devidos, e ainda vai ‘sujar’ o nome da empresa junto ao Confaz e ao Ministério das Comunicações, pois entende que o Fust não foi o único tributo ‘esquecido’.

Além de cobrar o que não foi recolhido entre 2004 e 2007, a Anatel também desconfia que o Serpro também não pagou o Fust nos anos seguintes. Por isso, também que a área técnica verifique a situação de 2008 até aqui, bem como sugere “a ausência de comprovação de recolhimento de ICMS.

Fonte: Grossmann , Luís Osvaldo . "Serpro recorre para evitar pagamento do FUST - Convergência Digital - Telecom." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34961&sid=8#.UkLc_dJJPE0 (accessed September 25, 2013).

iMasters: Relatório da ONU aponta que banda larga móvel cresce 30% ao ano


A utilização de banda larga móvel registrou crescimento de 30% ao ano, de acordo com relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em conjunto com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da ONU para tecnologias da informação.


O documento, que foi publicado no último sábado, indicou que, até o final de 2013, o número de conexões de banda larga móvel vai superar em três vezes as conexões fixas em todo o mundo. O Brasil ocupa a 44ª posição dos países com maior índice de penetração per capita da banda larga móvel, com 36,6% de conexões. Cingapura lidera esse quesito, com 123,3% de utilização per capita.

Segundo o relatório da UNESCO, mais de 70 nações têm mais da metade de sua população online. O Brasil está na 72ª posição da lista, com 49,8% dos cidadãos conectados.

Outro índice estudado pela instituição se refere à utilização doméstica da banda larga. Com mais de 97% das residências conectadas, a Coreia do Sul é a nação que mais disseminou essa tecnologia entre seus habitantes.

Entretanto, a desigualdade entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é visível. Hamadoun I. Touré, secretário-geral da UIT, afirmou que mais de 90% dos habitantes das 49 nações com menor nível de desenvolvimento ainda não contam com nenhum acesso pleno à Internet.

Fonte: "Relatório da ONU aponta que banda larga móvel cresce 30% ao ano | iMasters ." iMasters - Artigos e Tutoriais sobre Internet e Desenvolvimento | iMasters . http://imasters.com.br/noticia/relatorio-da-onu-aponta-que-banda-larga-movel-cresce-30-ao-ano/ (accessed September 25, 2013).

Folha de S.Paulo: Mais de 450 milhões de smartphones serão vendidos só na China em 2014, diz estudo - 24/09/2013


A China, maior mercado de smartphones do mundo, provavelmente terá vendas de mais de 450 milhões de aparelhos em 2014, ao menos 25% maior que este ano, segundo o centro de pesquisa IDC.

O IDC disse que o aumento será impulsionado pela emissão de licenças 4G pelo governo e expectativas de que a China Mobile, a maior operadora do mundo, começará a vender iPhones até lá.

Usuário de iPhone em frente a um painel em Pequim; 
vendas de smartphones na China devem passar de 450 
milhões em 2014.

Espera-se que a China, um mercado dominado pela Samsung e pela Lenovo, faça remessas de 120 milhões de smartphones com tecnologia 4G para atender a demanda dos consumidores por conectividade com a Internet. Segundo o IDC, a expectativa este ano é de que as vendas cheguem a 360 milhões.

A Samsung e a Lenovo mantiveram a liderança no mercado chinês no segundo trimestre, com participações de 18,5% e 9,8% respectivamente, enquanto que o Coolpad da China Wireless Technologies subiu à terceira posição do mercado desde o trimestre passado.

A participação de mercado dos iPhones da Apple caiu para 5%, chegando à sexta posição no segundo trimestre, sendo que um trimestre atrás detinha 9% de participação e a quinta colocação, segundo analistas da IDC. A participação de mercado da gigante de tecnologia dos EUA normalmente sofre uma queda um trimestre ou dois antes de seu próximo lançamento.

Atualmente, apenas a China Unicom e a China Telecom vendem iPhones no país.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Mais de 450 milhões de smartphones serão vendidos só na China em 2014, diz estudo - 24/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1346601-mais-de-450-milhoes-de-smartphones-serao-vendidos-so-na-china-em-2014-diz-estudo.shtml (accessed September 25, 2013).

G1: Sites japoneses são alterados para atacar falha no Internet Explorer



Especialistas da empresa de segurança FireEye publicaram uma análise de um ataque que teve como alvo organizações japonesas e que alterou sites da mídia do país para conseguir atingir seus alvos.

Os ataques teriam começado em agosto de 2013, e só na semana passada a Microsoft publicou um alerta sobre a falha utilizada pelos hackers, que está presente no navegador Internet Explorer e ainda não foi corrigida.

O responsável pelo ataque seria um grupo conhecido como Hidden Lynx. De acordo com a empresa de segurança Symantec, o Hidden Lynx é uma organização de "hackers mercenários", que realizam diversas operações. O grupo estaria ligado ao ataque que comprometeu a empresa de segurança Bit9, revelado em fevereiro, e que levou a ataques a três clientes da companhia. O Hidden Lynx tem base na China e servidores em Hong Kong e na Coreia do Sul foram usados no ataque.

Não foram revelados nomes específicos de possíveis alvos dessa campanha de ataque.

A vulnerabilidade no Internet Explorer permite que um código malicioso seja instalado no computador apenas com a visita a uma página web. A Microsoft ainda não corrigiu o problema, mas publicou um alerta (clique aqui para acessar) e uma ferramenta "FixIt" (acesse aqui), que pode ser aplicada pelos usuários do navegador para servir como uma solução temporária.

As próximas atualizações da Microsoft devem ser publicadas apenas no dia 8 de outubro, mas existe a possibilidade de a empresa soltar uma atualização de emergência para corrigir a brecha.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Sites japoneses são alterados para atacar falha no Internet Explorer - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/sites-japoneses-sao-alterados-para-atacar-falha-no-internet-explorer.html (accessed September 25, 2013).

INFO: Google traz ao Android recurso para bloquear aparelhos à distância


 
Recurso "Lock" complementa o Device Manager, que 
já permitia, à distância, fazer o smartphone tocar 
("Ring") ou apagar todos os dados armazenados ("Erase").

São Paulo – Donos de smartphones Android podem agora bloquear com senha – e à distância – um aparelho perdido. A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos.

O recurso chega para fazer companhia aos já existentes “Ring” (tocar) e “Erase” (apagar dados), e torna a ferramenta padrão de localização de aparelhos Android mais completa. Para usá-la, na interface do Device Manager, clique em “Lock” e defina a senha que passará a ser usada para liberar a tela de bloqueio.

A função para travar a tela do smartphone ou tablet deve ser de grande utilidade para quem não utiliza nenhuma forma especial para bloquear o aparelho – código PIN ou desenho, por exemplo. Mas, mesmo para quem já usa, ela pode ser recomendável, porque pode acabar com as chances de um ladrão mesmo se ele tiver visto e decorado a senha antiga.

A sequência de números, vale mencionar, será aplicada assim que o smartphone ou tablet se conectar a uma rede de dados. Isso porque o sistema de localização do Google depende de redes Wi-Fi, 2G ou 3G para funcionar.

A precisão na hora de encontrar o dispositivo, no entanto, é bem satisfatória, e as funções executáveis à distância tornam o Device Manager uma boa solução para encontrar um Android desaparecido. Mas, se quiser outras, clique aqui.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Google traz ao Android recurso para bloquear aparelhos à distância | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/09/google-adiciona-funcao-para-bloquear-aparelhos-android-a-distancia.shtml (accessed September 25, 2013).

Convergência Digital: PROTESTE: Teles cobram caro por internet móvel

PROTESTE: Teles cobram caro por internet móvel


A PROTESTE Associação de Consumidores detectou que ter internet no celular ainda é muito caro para a maior parte dos brasileiros. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 24/09, a entidade informa que comparou nos sites das principais operadoras de telefonia móvel do país -Claro, Oi, Tim e Vivo - os preços dos principais planos 3G para São Paulo e Rio de Janeiro, com os que não incluem pacote de dados e constatou que a diferença de preço pode chegar a R$ 100,00.

Para a comparação das tarifas, informa a PROTESTE, foi utilizada como base a menor quantidade de minutos ofertada em cada plano, e foi comparado o preço do plano com e sem internet para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foram levadas em consideração a menor e a maior quantidade de dados oferecida para a franquia de minutos analisada.

A maior diferença, revela o estudo, ocorre na comparação entre o plano Claro Mobi, que é a versão sem pacote de dados do Claro Online, (que sai a R$ 69,00 com uma franquia de 70 minutos), e o Online com 5G que custa R$ 169,00 para a mesma franquia de 70 minutos. Na Claro, os resultados são os mesmos tanto para o Rio de Janeiro, quanto para São Paulo.

Na Tim, o plano Tim Liberty+50, sem dados, sai por R$ 49 e o Tim Liberty Web 600 MB, por R$ 83,90. São R$ 34,90 a mais na conta. Com a Vivo, a diferença entre os planos com e sem dados é de R$ 40: o plano Você Ilimitado (sem dados e com 60 minutos de ligação) sai por R$ 59, e o plano Smartphone Ilimitado 3GPlus com pacote de dados de 1G tem custo mensal de R$ 99.

No Rio de Janeiro, a Oi oferece o Oi Conta 50 (sem dados) por R$ 35 e o Oi Smartphone 50, com 500 MB de Internet, por R$ 89. Uma diferença de R$ 54. Em São Paulo, o Oi Conta 50 tem mensalidade de R$ 39 e o Oi Smartphone 50 de R$ 89, uma diferença de R$ 50.

Segundo o teste de “qualidade de rede telefônica” realizado pela PROTESTE, a cobertura, tanto do 3G quanto das ligações de voz (rede GSM 2G) é bem melhor nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo do que no Nordeste e no Sul do país. A melhor qualidade da rede 3G e de cobertura é da operadora Vivo, dependendo da região, 30 a 70% de cobertura. Já a Claro apresentou muitos problemas na rede e a pior cobertura.

Fonte: "PROTESTE: Teles cobram caro por internet móvel - Convergência Digital - Telecom." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34960&sid=8#.UkLdDNJJPE0 (accessed September 25, 2013).

Folha de S.Paulo: Nova lei da Califórnia permite que menores apaguem seu passado on-line


Jovens. Os resmungos e fotos irresponsáveis que eles postam online frequentemente lhes causam problemas, ao comprometer suas chances de entrar em uma boa universidade, ou podem até levá-los à cadeia. O que fazer quanto a esses lapsos incomoda os pais, dirigentes de escola, companhias de internet que hospedam suas palavras e imagens --e a lei.

Agora, os legisladores da Califórnia estão tentando resolver o problema com o primeiro projeto de lei nos Estados Unidos que daria aos menores o direito legal de apagar as indiscrições que cometem online. Os legisladores estão colocando o Estado no meio de um turbulento debate sobre a melhor forma de proteger os menores e sua privacidade na internet, e mesmo sobre a necessidade de os Estados tentarem domar a web.

O governador Jerry Brown não expressou opinião sobre o projeto. Ele tem prazo até a metade de outubro para assinar o projeto e torná-lo lei, mas caso não o faça e nem vete, o projeto se tornará lei.


A Califórnia muitas vezes está na vanguarda quando o assunto é a privacidade digital. Foi o primeiro Estado a exigir que empresas reportem violações de dados, e requer que sites e aplicativos móveis divulguem suas normas de privacidade e expliquem de que forma as informações dos usuários podem ser usadas. Uma lei recentemente aprovada requer que os sites informem aos usuários se respeitam ou não os comandos de não rastrear dos navegadores de internet.

A cláusula que confere o direito de apagar informações é parte de um projeto mais amplo que proíbe sites que tenham "conhecimento prático" de que um menor os está usando, com base em seu perfil e atividades, de veicular anúncios para uma série de produtos --entre os quais álcool, tinta spray, tatuagens, máquinas de bronzeamento e cigarros eletrônicos. A cláusula que permite apagar informações compele os sites a permitir que usuários com idade inferior a 18 anos apaguem textos, tuítes, fotos, atualizações de status e outros materiais.

Ainda que muitas companhias, entre as quais Facebook e Twitter, já ofereçam essa opção aos seus usuários, o projeto de lei da Califórnia faria dela um direito legal para todos os menores moradores do Estado.

"Crianças e adolescentes muitas vezes se revelam antes de refletir", diz James Steyer, presidente-executivo da Common Sense Media, uma organização ativista de San Francisco que pressionou pela aprovação da medida. "É um marco importante".

As revelações impensadas de um adolescente do Texas, Justin Carter, no Facebook, em fevereiro --uma ameaça de entrar atirando na escola, que sua família insiste era sarcástica, escrita no calor de uma disputa de videogame-- o levou a uma cadeia do Texas sob acusação de crime de terrorismo; ele passou quase seis meses detido. Seu pai, Jack, favorece a legislação da Califórnia, mas não sabe se vai longe o suficiente.

"Eles deveriam ter o poder de apagar o que quer que escrevam, mas a questão é: será mesmo apagado?", disse Carter, 39, em entrevista esta semana, de San Antonio, Texas.

Além disso, Carter quer saber se, caso o filho tivesse apagado o texto depois que alguém o tivesse denunciado às autoridades, isso seria considerado como destruição de provas.

Justin Carter, 19, está livre sob fiança, à espera de um julgamento. Qualquer lei que vise a controlar a internet, ele diz, provavelmente enfrentará turbulência.

"É um território completamente novo, e cresceu mais rápido que as leis que o governam", diz Jack Carter. "Estamos tentando criar modos de tornar tudo ordeiro. Há danos colaterais. Meu filho é um deles".

CRÍTICAS

Os críticos da lei que permite apagar dados veem problemas. Alertam que, ao tentar proteger menores, a lei poderia inadvertidamente colocá-los em risco ao investigar mais as suas vidas. Para cumprir a lei, por exemplo, as companhias teriam de recolher informações sobre seus usuários, incluindo se são maiores ou menores de idade, e se vivem na Califórnia.

Também existem preocupações práticas. Se outros Estados aprovarem leis semelhantes, as companhias seriam forçadas a desenvolver múltiplas normas de privacidade para seus usuários menores em diferentes Estados --confundindo os consumidores e criando exigências complicadas para as empresas de internet, que são essencialmente apátridas, exceto para questões como recolher impostos sobre as vendas. A internet, dizem adversários da lei, deveria ser regulamentada por um conjunto uniforme de regras, e não idiossincraticamente pelos Estados.

"É uma legislação bem intencionada, mas existem preocupações quanto a ela", diz Stephen Balkam, presidente do Family Online Safety Institute, que assessora companhias como o Facebook e a Microsoft sobre questões de segurança online.

Balkam disse que favorecia a fiscalização do Congresso sobre questões como a privacidade online dos menores, e se necessário a regulamentação da questão pela Comissão Federal do Comércio (FTC). "A Califórnia lidera e os demais Estados seguem", diz. "E será uma bagunça, em minha opinião".

Alguns partidários do projeto dizem que as companhias de internet escaparam com pouca dificuldade. O projeto de lei não requer, por exemplo, que elas removam completamente os dados apagados de seus servidores, e tampouco oferece outra maneira de apagar material compartilhado por terceiros; uma foto sensacional que tenha ganho divulgação viral não será apagada da internet, em outras palavras.

E nem se assemelha ao projeto de lei em debate pelos legisladores europeus para garantir o direito de ser esquecido. Essa proposta permitiria que todos os europeus, não apenas as crianças, apagassem quaisquer informações pessoais sobre elas que encontrassem online; diversas emendas ao plano tratam de preocupações de liberdade de expressão.

"É um primeiro passo importante, mas há mais a fazer", disse Steyer.

A organização de Steyer, que participava de um grupo de consultoria de segurança que cooperava com o Facebook mas o abandonou devido a divergências quanto à abordagem de segurança da companhia, vem pressionando por medidas mais agressivas. Esses esforços em 2011 levaram membros do Congresso a propor uma medida que teria permitido que pais apagassem material postado pelos filhos. Criticada por defensores da liberdade de expressão, a medida fracassou, ainda que um de seus proponentes, o senador Edward Markey, democrata do Massachusetts, planeja reapresentá-la ainda este ano.

Já que não existem leis federais quanto à privacidade, alguns Estados vêm aprovando leis sobre diversas questões de privacidade, em muitos caso seguindo o exemplo da Califórnia.

Fonte: SENGUPTA, SOMINI . "Folha de S.Paulo - Tec - Nova lei da Califórnia permite que menores apaguem seu passado on-line - 24/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1346583-nova-lei-da-california-permite-que-menores-apaguem-seu-passado-on-line.shtml (accessed September 25, 2013).

Olhar Digital: iPhone à prova d'água? Propaganda falsa engana usuários



Um sistema operacional tão incrível que tem a capacidade de detectar a presença de líquidos no iPhone para desativar a alimentação de energia de todos os componentes, transformando-o em um dispositivo à prova d'água. Este é o iOS 7, segundo uma propaganda falsa que tem circulado pela internet e feito algumas pessoas perderem seus smartphones.

A imagem - que ao menos visualmente está em linha com algo que a Apple teria feito - afirma que o software deu ao iPhone o poder de detectar alterações térmicas a partir da tela sensível ao toque e do botão Home.

E mais: de acordo com os responsáveis pela brincadeira, a Apple teria tanta confiança no esquema que havia colocado resistência a água na garantia dos aparelhos que estivessem equipados com o iOS 7.

Algumas pessoas caíram na história e detonaram seus smartphones. E a maioria ficou bem irritada com isso, conforme demonstraram pelo Twitter. Se você topou com a imagem abaixo por aí, o recado é: não jogue seu iPhone na água, a menos que tenha um case realmente à prova d'água.


Fonte: "Olhar Digital: iPhone à prova d'água? Propaganda falsa engana usuários." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37796/37796 (accessed September 25, 2013).