quinta-feira, 19 de julho de 2012

TI INSIDE: Ministro defende criação de programa 'Internet para Todos'





O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou nesta quarta-feira, 18, que o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) tem como meta levar a internet a 70% dos domicílios brasileiros até 2015. Para este ano, a intenção é conectar entre 40% e 50% das residências. Segundo o ministro, o plano visa diminuir custos e aumentar a qualidade e a velocidade das conexões de internet.
Paulo Bernardo ressaltou ainda que, além dos investimentos públicos – principalmente os feito pela Telebras, que deve implantar até o fim do ano um trecho mais de 30 mil quilômetros da rede nacional de telecomunicações (backbone) –, cobrará das empresas privadas que apliquem recursos no setor. "As empresas precisam atender as linhas com tecnologia 3G e 4G, além do novo serviço de telefonia e internet para zonas rurais que pretendemos implementar."

"Achamos que o PNBL vai não apenas ter condição de atender a meta de 70%, prevista para 2015, em 2014, como nos permitirá também começar a pensar em um programa de universalização da internet, a exemplo do que temos no Luz para Todos, lançado no governo do presidente Lula [cuja meta é levar o acesso à energia elétrica, gratuitamente, para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural]. Acho que faz sentido começar a projetar um programa nacional de internet para todos", completou. 

G1 :PV oficializa mensagem de hackers que invadiram site do partido


Site do PV é desfigurado para deixar mensagem 
e partido diz que concorda com o protesto (Foto: Reprodução)


Texto deixado por hackers protesta contra decisão da justiça.
Partido Verde disse que 'concorda com o teor do protesto'.

O Partido Verde divulgou em seu blog nesta terça-feira (17) que uma ação de hackers desfigurou sua página na internet na noite da segunda-feira (16). O partido, porém, decidiu publicar a tela do site invadido e "oficializar a publicação da mensagem".

"A mensagem deixada pelo grupo é contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que permitiu aos candidatos com contas rejeitadas em campanhas anteriores que se candidatem ao pleito de 2012. O Partido Verde concorda com o teor do protesto e até autorizaria a divulgação", diz a nota publicada pelo PV. (veja aqui).

Segundo a postagem, o partido foi o único que incorporou a regra da ficha limpa em seus estatutos.

A mensagem dos hackers, assinada pelos grupos "AntesAnon" e "LearnersOfCuriosity", reclama da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que autorizou a candidatura dos candidatos que tiveram contas rejeitadas pela justiça. "Eles não mantém os bandidos na cadeira, mas querem manter na política... esse é o Brasil", diz o texto.

UOL Notícias: Governo pode criar lei de emergência para melhorar serviço de telefonia móvel

Governo pode criar lei de emergência para melhorar serviço de telefonia móvel 

 

O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse nesta quarta-feira (18) que o governo federal está disposto a preparar uma legislação de emergência para o compartilhamento de torres e de infraestrutura entre operadoras de celular e acelerar a criação de uma lei geral para a instalação de antenas no país.

“A nossa contribuição será total, o que pudermos fazer, estamos fazendo, mas as empresas têm que fazer a sua parte. Hoje, a bola está com elas”, afirmou.

Para Alvarez, a medida anunciada pela Anatel de suspender a venda de novas linhas de celular e internet das operadoras TIM, Claro e Oi é extrema, mas necessária. O governo espera que, antes mesmo do prazo de 30 dias estipulado pela Anatel, as empresas apresentem ações para melhorar os serviços.

“Pelo que eu observei hoje, nas redes sociais, os consumidores estão apreensivos, mas estão exultantes, porque sabem que, para o serviço voltar, vai ter que voltar melhor."

Folha: Proibida de vender chip em 18 Estados, TIM é a mais punida pela Anatel




O governo respaldou a decisão da Anatel de suspender a vendas de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país e encarou a medida como um "basta" à má qualidade dos serviços.

"Tem hora que não dá. Não podemos ficar numa posição completamente indefensável. Estavam nos procurando até na rua para reclamar", disse à Folha o ministro Paulo Bernardo (Comunicações).



As vendas foram interrompidas a partir das reclamações crescentes de consumidores à Anatel. O maior problema reportado é a interrupção de chamadas em curso.

A medida também atinge a comercialização de internet por TIM, Oi e Claro. As empresas podem recorrer da decisão à própria Anatel.

A TIM foi a empresa proibida de vender no maior número de Estados (18, além do DF). A Claro foi punida em três unidades da Federação, incluindo São Paulo. A Oi, em cinco.

Essas empresas terão 30 dias para apresentar um plano "convincente", nas palavras do ministro, se quiserem retomar as vendas.

"A medida é extrema", disse o presidente da Anatel, João Rezende. "Somos favoráveis a planos agressivos, mas o aumento da planta de clientes tem que acompanhar os investimentos."

A Folha apurou que um representante da Embaixada da Itália procurou o ministério para reclamar. As ações da italiana TIM caíram 2,8%, num dia em que a Bolsa subiu 1,25%. A Oi perdeu 4,5%.

"Isso não é um problema diplomático, mas de consumidor", disse Bernardo.

A Anatel informou que vai cobrar melhorias em quatro áreas: qualidade de rede, completamento de chamada, fim da interrupção nas ligações e melhora no atendimento aos clientes, os chamados call centers.

A Anatel também exigirá da Vivo que apresente um planejamento para melhorar a qualidade do serviço.

Como o número de queixas não é tão alto quanto nas demais, não está prevista suspensão nas vendas. Isso só ocorrerá se a Vivo não apresentar o planejamento ou não cumprir acordo que fizer com a agência. (JULIA BORBA, ANDREZA MATAIS, NATUZA NERY E JULIO WIZIACK)

IDG Now!: Novo vírus para Android rouba dados de localização




Informações sobre latitude e longitude são enviadas a um servidor remoto a cada 2 segundos; o que o criador da ameaça pretende fazer com isso ainda não está claro

A BitDefender Labs descobriu um malware Android que transmite regularmente dados sobre a localização do dispositivo móvel infectado a um servidor remoto. O que o criador da ameaça pretende fazer com essas informações ainda não está claro. O aplicativo opera em segundo plano e aparece no smartphone ou tablet como um ícone com a palavra "store" (loja, em tradução livre) escrito.

De acordo com a BitDefender, esse ícone, aparentemente, tenta confundir o usuário do dispositivo, para que ele pense que é um app de e-commerce. Mas, na verdade, o malware transmite a latitude e a longitude do dispositivo infectado, bem como o nome do wireless. Além disso, ele tenta habilitar a conexão Wi-Fi e procura por pontos de acesso de antivírus. Todos os dados são transmitidos a um servidor remoto por meio da conexão de internet do smartphone.

"Especulando sobre o porquê todas essas informações são transmitidas, concluímos que os dispositivos infectados agem como beacons (programas de ciberespionagem), que fornecem aos crackers informações sobre o posicionamento de certas redes Wi-Fi e qual frequência conectar dispositivos infectados ou interagir entre eles", disse a BitDefender, em um post no blog oficial.

O spyware não possui qualquer interface e transmite informações a cada dois segundos. A BitDefender acredita que o malware age tão efetivamente em segundo plano, que é eventualmente confundido com outros aplicativos.

Quer se trate de spyware ou outro tipo de aplicativo malicioso, o número de malware para dispositivos móveis está crescendo. A taxa no ano passado foi de 155% mais que em 2010, de acordo com a Juniper Networks. Durante o primeiro trimestre do ano, a taxa de crescimento anual se elevou em 30%, com o dobro de spywares.

Muitos malwares móveis são voltados para Android, o sistema operacional líder no mercado de smartphones. Mas, enquanto o aumento do número de ameaças a dispositivos móveis preocupa, o número de smartphones e tablets infectados permanece relativamente baixo quando comparado com ataques a computadores. "Enquanto nós não vemos uma epidemia, em termos de ataques à plataforma Android, alguns ainda não foram detectados", disse o analista da Forrester Research, Christian Kane.

Como resultado, companhias estão à procura de tecnologia para gerir aplicativos e dados corporativos em dispositivos de funcionários. O mercado de segurança móvel custou 674,8 milhões de dólares no ano passado em todo o mundo e está projetado para chegar a 1 bilhão este ano, segundo a IDC. Em 2015, espera-se que o valor chegue a 1,85 bilhão de dólares, uma taxa de crescimento anual de mais de 35%. 

A Symantec, esperando para pegar uma fatia do bolo, anunciou na terça-feira (17/7) seu primeiro software antivírus de nível empresarial para dispositivos Android. Chamado de Mobile Security for Android, o software antivírus verifica aplicativos suspeitos de acordo com uma "lista negra" de malwares conhecidos desenvolvida pela própria empresa. Quando um app ruim é descoberto, o software pode ser configurado para notificar o usuário do dispositivo e uma equipe de segurança corporativa por meio de uma console de gerenciamento.

A empresa também anunciou atualizações em seu portfólio de segurança móvel que inclui tecnologia para segurança de e-mail e gerenciamento de aplicativos em dispositivos Android. Além disso, a empresa integrou seu software de gerenciamento de dispositivos móveis com o System Center da Microsoft, usado para configurar e gerenciar computadores com Windows.

Segundo Kane, a estratégia global da Symantec está se movendo em direção a uma plataforma tudo-em-um para proteger e gerenciar aplicativos, dados e dispositivos. "Para empresas que não estão procurando soluções extraordinárias, mas gostariam realmente de um único console, algo que integraria e trabalharia em conjunto, este é um passo na direção certa para a Symantec."

McAfee, Kaspersky Lab, BitDefender e Lookout são concorrentes da Symantec no ramo de segurança para Androids. O mercado de segurança de dispositivos móveis no geral ainda é imaturo, com falta de muitos recursos de nível empresarial, como um melhor controle de dados e aplicações e ferramentas seguras para compartilhar e colaborar documentos em dispositivos móveis, disse Kane. "A gestão móvel global tem evoluído rapidamente, mas, em geral, a tecnologia precisa amadurecer", disse."Nós temos um caminho a percorrer em termos de trazer recursos completos que uma empresa precisa para gerenciar adequadamente e controlar seus aplicativos, dados e dispositivos."

O sistema operacional Android é preferido para ataques de crackers. Enquanto o iOS não é imune a ataques, um controle mais rígido da Apple sobre as aplicações construídas para o sistema operacional utilizado no iPhone e iPad mantém o número de malwares baixo. Porque qualquer terceiro pode construir e distribuir um aplicativo Android, e ameaças muitas vezes acabam em sites mal-intencionados ou estão escondidas dentro de aplicativos legítimos que foram sequestrados.

Olhar Digital: Cidadãos de Washington poderão se registrar para votar no Facebook




Os cidadãos da capital norte-americana de Washington poderão se registrar para votar diretamente pelo Facebook. O governo do estado anunciou na última terça-feira que lançará um aplicativo que possibilitará que os usuários confirmem a participação na eleição – na qual o voto é opcional – e indiquem que seus amigos na rede social façam o mesmo.

A nova ferramenta deve entrar no já na semana que vem, segundo noticiou a Associated Press.

"Na era da mídia social, esse é um método natural de introduzir as pessoas ao registro online e usar o poder das amizades no Facebook para fazer com que ainda mais pessoas se registrem”, declarou em nota Shane Hamlin, uma das diretoras das eleições.

Washington é um dos doze estados norte-americanos que aceitam registros de votação online. Desde 2008, o estado já recebeu 475 mil confirmações, número que deve aumentar com o processo sendo intermediado pela maior rede social do mundo. 

G1 :Brasil fecha junho com quase 260 milhões de linhas de telefonia móvel




Houve um aumento de 0,46% em relação a maio do mesmo ano.
Vivo e TIM têm maiores parcelas do mercado.

O Brasil fechou o mês de julho com 256,13 milhões de linhas ativas na telefonia fixa, segundo comunicado divulgado pela Anatelnesta quarta-feira (18). Durante o mês, foi registrado 1,18 milhão de novas habilitações, representando um crescimento de 0,46% em relação a maio de 2012.

A Anatel afirma que, em junho de 2012, do total de acessos em operação no país, 81,68% eram pré-pagos e 18,32% eram pós-pagos. No mercado, as maiores participações são daVivo (29,56%), da TIM (26,89%), da Claro (24,58%) e da Oi (18,65%).

Ainda segundo as informações da agência, o país fechou junho com 130,44 acessos para cada cem habitantes –há mais linhas que habitantes. Houve um crescimento de 0,39% no número de linhas para cada cem habitantes. Entre os estados, apenas o Maranhão não tem mais linhas que habitantes.

Os terminais 3G somaram 48,89 milhões de acessos em junho. Houve uma redução no acesso ao serviço da banda larga como resultado no melhor detalhamento dos tipos de terminais 3G –agora, a Anatel separa terminais de dados banda larga (modens 3G, por exemplo) e terminais de dados M2M (máquinas de cartões de crédito e débito habilitados nas redes das operadoras, por exemplo).

Folha: Teles esperam até 3 anos por licença de antenas de celular




O problema de perda de qualidade de serviço com a expansão da base de clientes não é exclusivo das teles.

Desde a privatização da Telebrás, a União adia a discussão de um projeto de lei que uniformize a concessão de licenças para a construção de antenas de celular e o uso do solo para a passagem dos cabos ópticos.



Resultado: com taxas de crescimento de clientes em alta ininterrupta, as teles chegam a esperar até três anos por uma simples licença de antena.

E, a cada nova torre a ser erguida, elas precisam repetir os mesmos passos da burocracia, que varia de acordo com a cidade.

Com os planos de salto tecnológico da telefonia 3G para 4G, o governo federal começou a trabalhar em uma legislação única.

A União sabe que, se nada for feito, não será possível mostrar ao mundo como funciona o "4G à brasileira" na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa de 2014.

Isso porque, para inaugurar o novo serviço no país, cada operadora terá de construir entre três e quatro antenas para conseguir a mesma cobertura hoje oferecida por uma antena 3G.

IDG Now!: : Chips para comunicação máquina a máquina já são 6 milhões no País




Número é uma das novidades em relatório da Anatel sobre telefonia móvel, antes dispositivos M2M eram considerados como terminais 3G

Em junho, telefonia móvel chega a 256,13 milhões de linhas. Houve acréscimo de 1,18 milhão de novas habilitações, crescimento de 0,46% em relação a maio de 2012. Terminais 3G totalizaram 48,89 milhões de acessos.

O Distrito Federal continua com o maior índice de acessos por 100 habitantes - 222,9. Mas Salvador é a capital que lidera nesse índice, com 199.

Em junho de 2012, do total de acessos em operação, 209,2 milhões eram pré-pagos (81,68%) e 46,9 milhões pós-pagos (18,32%). No Maranhão, 93,6% das linhas são pré-pagas. O pós-pago domina no Rio de Janeiro, de com 24%.

Pela primeira vez, os números da Anatel trazem a quantidade de terminal de dados M2M (Machine to Machine), utilizados para comunicação entre máquinas de cartões de crédito e débito habilitados nas redes das operadoras, por exemplo. Ao todo, são quase 6 milhões (5,96).

INFO: Google lança serviço de e-mail por SMS em países africanos



Parte do tutorial para utilizar o Gmail SMS no blog do Google

São Paulo - O Google anunciou hoje o lançamento do Gmail SMS. Trata-se de um serviço que possibilita o recebimento e envio de e-mails pelo celular sem necessidade de estar conectado.

A novidade foi divulgada no Google Africa Blog por Geva Rechav, gerente de produtos para mercados emergentes da empresa.

O serviço é gratuito e está ativo a partir de hoje em três países: Gana, Nigéria e Quênia. Não foi divulgado se o alcance do projeto será ampliado ou quais outros países poderão utilizá-lo em breve.

O Gmail SMS foi criado para lidar com locais com conexão lenta, evitando a necessidade de acessar a internet para trocar e-mails.

O blog no qual a notícia foi divulgada traz um tutorial de como usar o serviço, evidenciando que não há necessidade de ficar online para mandar ou receber e-mails pelo Gmail SMS. Basta cadastrar seu telefone pela conta de Gmail e utilizar o novo recurso pelo celular.

TI :Número de terminais 3G atinge cerca de 49 milhões em junho




O Brasil encerrou junho com quase 49 milhões de terminais ativos 3G (banda larga móvel), o que representa uma queda de cerca de12% em relação ao mês anterior, quando totalizou 55,4 milhões de acessos. A redução no número de acessos em serviço da banda larga móvel é resultado do melhor detalhamento dos terminais de dados, que a partir de agora passam a ser classificados como terminais de dados banda larga (modems 3G, por exemplo) e como terminais de dados M2M (máquinas de cartões de crédito e débito habilitados nas redes das operadoras, por exemplo).
Em termos de acessos móveis por tecnologia, o GSM respondeu por cerca de 200,2 milhões, com participação de mercado de 78,18%, o WCDMA por 42,6 milhões de acessos e 16,65% de market share, e os terminais de dados banda larga por 6,25 milhões de acessos, com 2,44% de quota de mercado, e os terminais de dados M2M por aproximadamente 6 milhões, o que representa uma fatia de 2,33% do mercado. Por fim, vem o CDMA com apenas 1 milhão, 0,4% de representatividade.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou junho com 256,13 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 130,44 acessos por 100 habitantes. Foi registrado 1,18 milhão de novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,46% em relação a maio de 2012. 

INFO: Google declara guerra às ´redes ilícitas´na internet




Thousand Oaks - O presidente executivo do Google, Eric Schmidt, declarou ontem guerra aos criminosos internacionais, prometendo aproveitar a tecnologia para lutar contra as "redes ilícitas" ao redor do mundo.

"A conexão nos protege... juntos podemos usar a tecnologia para proteger o mundo", disse Schmidt, no fórum "Redes Ilícitas: Forças em Oposição", realizada na cidade americana de Thousand Oaks, ao norte de Los Angeles.

Na cúpula de dois dias, que conta com a presença da polícia internacional Interpol, ministros de governos e vítimas de trabalho forçado e escravidão infantil, Schmidt disse ainda que a internet pode ajudar a combater os traficantes de drogas e de órgãos humanos e os profissionais do sexo.

A Interpol usou a conferência para anunciar uma iniciativa pioneira para reprimir o comércio de produtos falsificados, usando um aplicativo desenvolvido com a ajuda da gigante de buscas Google. "Em um mundo conectado, as pessoas vulneráveis estarão mais seguras; as vítimas do tráfico podem aprender sobre seus direitos e encontrar oportunidades; os atravessadores de órgãos humanos podem ser identificados e levados à Justiça", afirmou Schmidt.

Juan Pablo Escobar, filho do ex-líder do cartel de droga colombiano Pablo Escobar, juntou-se à conferência via Skype. "O momento em que fiquei mais assustado foi quando percebi que meu país estava usando os métodos violentos de meu pai para lutar contra ele", disse. A cúpula vai ouvir hoje Alejandro Proire, ministro do Interior do México, com seu testemunho sobre o combate ao tráfico de drogas.

Rani Hong, que foi uma criança escrava na Índia e agora é consultora das Nações Unidas sobre o tráfico de crianças, chorou ao contar sua própria história. "Eu fui espancada, torturada, nós estamos falando sobre a escravidão aos 7 anos de idade", afirmou. As informações são da Dow Jones.

G1:Para 63%, conteúdo postado na rede social interfere na vida profissional




Motivos vão de ter colegas como amigos a má interpretação de posts.
Para 75%, é correto uma empresa monitorar seus funcionários.

Pesquisa realizada com 784 pessoas das cinco regiões do país, entre os dias 1º e 7 de junho, revela que 63% delas, usuárias doFacebook, acreditam que o conteúdo postado na rede social pode interferir na vida profissional.

Os motivos variam de ter chefe e colegas de trabalho como amigos nas redes sociais até a má interpretação do comentário ou post publicado, passando pela análise do perfil do usuário antes da contratação por parte das empresas.

Para 75% dos profissionais entrevistados, é correto uma empresa monitorar seus funcionários sempre ou em algumas situações específicas, como o acesso à redes sociais durante o horário de trabalho. Dentro dessa porcentagem, para 26%, é correto em algumas situações e, para 37%, apenas quando o funcionário acessa as redes sociais de dentro da empresa. Para 25%, não é correto que uma empresa monitore seus funcionários nas redes sociais.

Os dados fazem parte da pesquisa sobre segurança e privacidade na internet e redes sociais realizada pela Hi-Midia, empresa especializada em segmentação e performance em midia online, e pela M.Sense, especializada em pesquisa de mercado digital..

UOL Notícias: Aplicativo esconde fotos comprometedoras do seu smartphone Android



Fotos daquela amiga que sua namorada odeia, imagens picantes baixadas da internet, cenas comprometedoras de uma balada onde você não deveria ter ido. Se precisa camuflar fotografias armazenadas no celular, há programas como o Hide Pictures in Photo Locker que fazem o trabalho sujo, escondendo as evidências.


Sistema operacional: Android 2.2 ou superior 

Pontos positivos: permite proteger e importar várias fotos de uma vez 

Pontos negativos: versão gratuita exagera nos anúncios 

Disponível para smartphones com sistema Android, ele tem versão gratuita e cumpre bem essa função. Depois de instalá-lo, a primeira coisa a fazer é criar a senha de quatro a oito dígitos usada para restringir/desbloquear o acesso às fotos.

Depois é necessário digitar seu e-mail pois, se esquecer esse código, ele será enviado para o endereço eletrônico fornecido. Feito isso, o usuário pode importar arquivos já existentes no celular para pastas privadas ou, a partir do aplicativo, tirar fotos.

É possível selecionar várias imagens da galeria do aparelho e importá-las para a pasta protegida de uma só vez – ao fazer isso, a foto some da galeria. O Photo Locker inclui recursos como slideshow e ferramenta de rotação. Pena que não serve para proteger vídeos.

Um dos problemas da versão sem custo é o grande volume de publicidade. Ele exibe uma barra de anúncios no alto da tela, que fica quase todo o tempo visível. A versão Pro (cerca de R$ 6) não traz anúncios e permite esconder não apenas as fotos, mas o próprio aplicativo.