terça-feira, 25 de setembro de 2012

TI INSIDE: Projeto permite que empresas virtuais funcionem em área residencial




Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado projeto que garante às empresas que operam exclusivamente por meio virtual o direito de ter como sede endereço residencial. O autor, senador Humberto Costa (PT-PE), explica que o objetivo do PLS 641/2011 é facilitar a livre iniciativa econômica com a possibilidade de redução de despesas.
Ao justificar o projeto, o senador argumenta que as restrições impostas pelos municípios ao funcionamento de empresas em áreas destinadas à moradia vêm tolhendo a liberdade de trabalhar de muitos profissionais. “Em decorrência, esses empreendedores são obrigados a comprar ou locar imóvel em outro lugar, o que caracteriza uma despesa elevada e muitas vezes excessiva”, lembra.
De acordo com a proposição, o direito de funcionar em residências valerá para as empresas de produção ou circulação de bens ou de serviços que operarem por meio exclusivamente virtual. Nesses casos, ainda que o zoneamento urbano não permita, a autoridade responsável deverá expedir o alvará de funcionamento.
A matéria será votada em decisão terminativa na CCJ. Ainda não há relator designado para o projeto. As informações são da Agência Senado. 

BRASILTURIS: Informativo da Indústria Turística Brasileira




A internet sem fio gratuita foi estendida pela Infraero nos 15 aeroportos onde o serviço é oferecido. E o melhor é que realmente o serviço está funcionando, em alta velocidade.Assim, passageiros em conexão procedentes de aeroportos que ainda não contam com o serviço também poderão acessar a rede. 

Para navegar, o viajante deve guardar o número da Infraero no cartão de embarque do aeroporto de origem. Esse será o código que liberará a internet nas salas de embarque. “O passageiro também poderá recorrer aos balcões de informações da Infraero se precisar de algum tipo de orientação ou suporte”, afirma o superintendente de Negócios Comerciais da empresa, Claiton Resende.

A decisão de expandir a internet sem fio gratuita foi tomada pela Infraero após as avaliações dos relatos de passageiros registrados na Ouvidoria da empresa e nos canais das redes sociais. Entre janeiro e agosto deste ano, a Ouvidoria recebeu 810 relatos sobre o serviço de internet. Já o monitoramento nas redes sociais registrou cerca de 2,5 mil menções ao serviço no primeiro semestre de 2012. “A avaliação desses registros e os ajustes feitos com as operadoras parceiras nos permitiram atender essa demanda e aprimorar o serviço”, disse Claiton.. A conexão é oferecida por três operadoras que se habilitaram em uma convocação pública realizada em dezembro de 2011.

Atualmente a internet sem fio gratuita é oferecida nos aeroportos da Pampulha, Confins, Manaus, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Viracopos, Natal, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas e Salvador. Para a conexão, o usuário deve buscar o sinal da operadora e abrir o navegador. O acesso é liberado após o preenchimento de um cadastro e o fornecimento do código do cartão de embarque.

Terra: Hackers atacam e-mail do Ministério da Informação da Síria




O Ministério da Informação da Síria negou nesta segunda-feira que tenha destituído o embaixador sírio no Líbano, assegurando que o seu e-mail foi "hackeado", anunciaram os meios de comunicação oficiais.

"O endereço de e-mail do ministério foi hackeado com o objetivo de publicar informações incorretas" sobre a demissão do embaixador da Síria no Líbano, Ali Abdel Karim Ali, afirmou o ministério em um comunicado citado pela imprensa.

O Ministério da Informação "denunciou este ataque" e indica que o "embaixador Ali ainda se encontra em seu posto no Líbano e que a informação anunciando a sua demissão é infundada".

Além disso, a agência oficial de notícias Sana indicou que sua página no Facebook havia sido "hackeada".

"Como parte da campanha agressiva contra os nossos meios de comunicação nacionais, os partidos hostis piratearam a página da Sana no Facebook", informou a agência, acrescentando que já "não tem relação alguma com o conteúdo da página" e que tenta "excluí-la" de acordo com as regras em vigor no Facebook.

No final de agosto, a agência Sana afirmou que um falso e-mail havia sido enviado em seu nome anunciando a destituição do vice-presidente Farouk al Chareh.

G1: Facebook nega ‘vazamento’ de mensagens privadas na Timeline


Sites franceses e americanos dizem que usuários ficaram preocupados.

Mensagens antigas teriam surgido em murais dos usuários.

O Facebook negou que mensagens privadas enviadas pelos usuários entre os anos de 2007 e 2009 tenham sido tornadas públicas nesta segunda-feira (24). Sites franceses estavam noticiando que mensagens privadas foram publicadas nos murais dos usuários por causa de um problema de segurança da rede social –posteriormente, um site americano disse que o problema também ocorria nos EUA.

Em nota do site Slate, o Facebook disse que seus engenheiros investigaram o problema e descobriram que as mensagens sempre estiveram ali e haviam sido divulgadas publicamente quando foram originalmente publicadas.

“O Facebook fica satisfeito que não tenha havido problemas com a privacidade dos usuários”, informou a empresa, por meio de nota. “Um pequeno número de usuários levantou a preocupação”, disse a rede social, segundo o Slate.

O Slate afirma que a notícia foi inicialmente dada pela edição francesa do jornal “Metro”, que afirmava que o problema afetava apenas alguns usuários. Segundo o TechCrunch, blog de tecnologia americano, alguns usuários ficaram assustados com as mensagens que foram exibidas em seu mural.

"Nós olhamos cada denúncia que foi feita e nenhuma foi confirmada como vazamento", disse a rede social, segundo o TechCrunch. "Houve muita confusão, porque antes de 2009 não tinha como 'Curtir' ou comentar os posts que eram colocados nos murais."

Folha: Novas redes sociais miram católicos e muçulmanos - 25/09/2012



Enquanto o Facebook se aproxima de seu primeiro bilhão de usuários, duas redes sociais surgem como alternativas religiosas: o site Salamworld, muçulmano, e a rede Aleteia, católica.

O Salamworld, baseado na Turquia, já funciona em fase de testes, apenas para convidados, e será aberto ao público em novembro. De olho na ampla população jovem dos países islâmicos, os criadores querem atrair 150 milhões de usuários dentro de três anos.

Imagem de divulgação do site Salamworld 

"Estamos quebrando o estereótipo conservador ao desenvolver uma rede global e inovadora, que dá à juventude muçulmana uma plataforma para levar seus projetos adiante", propagandeia Ahmed Azimov, 35, vice-presidente do site, em entrevista por e-mail à Folha.

Com escritórios também no Egito e na Rússia, a rede nascerá internacional: seu corpo diretor é composto por pessoas de 17 países diferentes, e o site tem versões em árabe, francês, inglês, malaio, persa, russo e turco.

Sobre os recentes conflitos no Oriente Médio, o executivo defende que o possível advento da rede não estimulará animosidades entre o mundo árabe e o Ocidente. Pelo contrário: "Seremos uma ponte entre os muçulmanos e a comunidade global que existe na web". Para evitar que conteúdo com haram (infrações à lei islâmica) seja difundido na rede, o site conta com um time de moderadores, por quem todo o conteúdo suspeito deve passar antes de ser aprovado ou rejeitado.

Há um mecanismo que reconhece pornografia e outras formas de conteúdo profano. O que não é pego por esse filtro automático fica disponível imediatamente na rede. O resto tem de passar pela análise humana.

"Somos um ambiente seguro para a família muçulmana, livre de abuso infantil, álcool, extremismo e terrorismo", diz Azimov. "Nas outras redes, ninguém garante que, em vez da figura do Mickey, seu filho verá algo sujo."

PORTAL CATÓLICO

Lançada na última quinta-feira após um ano de testes, a rede Aleteia ("a verdade" em grego) tem como proposta agregar conteúdo que sane as principais dúvidas em relação à religião católica.


Página inicial da Aleteia, rede social católica 

"A ideia é que todo o conteúdo parta de uma pergunta de um usuário", diz o brasileiro Alexandre Ribeiro, 35, editor da versão lusófona do site, fundado na Itália e também disponível em árabe, espanhol, francês, inglês, italiano e português.

"Hoje, se você busca temas sobre a Igreja Católica no Google, encontra pouquíssimas referências. Queremos jogar lá para cima [da página de resultados] informações tratadas, confiáveis."

Por meio de parcerias, a Aleteia torna disponível conteúdo em vídeo, texto e imagens sobre tópicos como "quem foi Jesus Cristo" e "por quantas mortes a Igreja foi responsável durante a Inquisição espanhola".

No Brasil, os parceiros são a PUC (Pontifícia Universidade Católica), a rede Canção Nova e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre outros -no mundo todo, são mais de mil.

Ribeiro, que não tem ligação formal com a Igreja, é um dos 37 funcionários da Aleteia. Segundo ele, o site deve ganhar, em breve, uma seção para debates entre usuários.

Editoria de arte/Folhapress 

Bahia Press: Brasileiros com acesso à internet cresce 14,7% |




De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na última sexta-feira (21), o número de usuários de internet no Brasil aumentou em 10 milhões entre 2009 e 2011, um crescimento de 14,7%. Com o o aumento, 77,7 milhões de pessoas acessaram a rede mundial de computadores entre 2009 e 2011, mais de quatro em cada dez brasileiros (46,5%). O Estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda revela que no Sudeste (54,2%), no Centro-Oeste (53,1%) e no Sul (50,1%), mais da metade dos habitantes acessam a rede. No Norte e no Nordeste, uma em cada três pessoas é internauta (35,4% e 34%, respectivamente).

Entre os jovens de 15 a 19 anos, o acesso é mais frequente. Cerca de 70% são usuários (sete em cada dez). Já entre os internautas a partir dos 40 anos, menos de quatro em cada dez acessam a rede.

Info: Nasdaq lança plataforma em nuvem com Amazon




Londres - A Nasdaq lançou nesta terça-feira uma plataforma de computação em nuvem desenvolvida pela Amazon Web Services (AWS) que, segundo a operadora de bolsa, permitirá que os clientes reduzam o custo do armazenamento de dados financeiros.

O sistema, chamado FinQloud, é uma resposta às crescentes demandas de reguladores para que as empresas forneçam dados mais detalhados sobre suas operações.

Formuladores de políticas nos Estados Unidos e na Europa querem que bancos e corretoras forneçam informações mais detalhadas sobre suas operações diárias para ajudar as autoridades a detectarem práticas de negociação ilícitas ou de risco.

Os maiores bancos e corretoras do mundo historicamente utilizam sistemas internos para armazenamento de dados, citando preocupações de segurança quanto a plataformas externas.

Nasdaq e AWS afirmaram que a computação em nuvem oferece um caminho mais barato para a conformidade regulatória.

A AWS disse que todas as conexões ao FinQloud passarão por rigoroso sistema de criptografia para que a plataforma cumpra requerimentos de segurança de reguladores.

Paranashop: Aumenta o número de microcomputador, internet e celular nas residências






O número de usuários de internet no Brasil aumentou em 10 milhões entre 2009 e 2011, um crescimento de 14,7%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os bens duráveis com maior crescimento foram o microcomputador com acesso à internet (39,8%), microcomputador (29,7%) e telefone celular (26,6%). O único bem com redução foi o rádio (-0,6%).

Segundo a Pnad, 77,7 milhões de pessoas acessaram a rede mundial de computadores no período, mais de quatro em cada dez brasileiros (46,5%), representando um aumento de 14,7% em relação a 2009.

“São os mais jovens que mais acessam, mas tem um crescimento importante entre as faixas de 25 a 29 e de 30 e 39 anos. Eram percentuais de 53% que passaram para 60% no primeiro grupo, e de 42% para 51% no segundo”, afirma Maria Lúcia Vieira, gerente da Pnad.

Na população de 10 anos ou mais de idade, 69,1% tinham celular de uso pessoal no período. No Centro-Oeste, esse percentual chegou a 78,7%, mostrando ser a região que mais ganhou usuários. O maior percentual de pessoas com celular estava no grupo etário de 25 a 29 anos (83,1%) e o menor no grupo de 10 a 14 anos (41,9%).

Ou seja, pela primeira vez, em todas as regiões, mais da metade dos moradores com 10 anos ou mais têm um celular para uso pessoal. Em 2011, 115,4 milhões de brasileiros tinham um aparelho, 21,7 milhões a mais do que em 2009. O aumento reflete a popularização do equipamento no Nordeste e entre os indivíduos na faixa de 10 a 17 anos.

De 2009 para 2011, todas as regiões tiveram crescimento nesse percentual, sendo o maior (17,2%) no Centro-Oeste.

Com exceção dos grupos acima de 40 anos de idade, todos tiveram percentuais acima de 50%, tendo o grupo de 15 a 17 anos alcançado 74,1% e o de 18 ou 19 anos, 71,8%. Apenas 18,4% das pessoas de 50 anos ou mais de idade usaram a internet no período pesquisado. 

TI INSIDE :Consumidores poderão registrar denúncias pela internet




A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3788/12, do Senado, que busca facilitar o atendimento dos órgãos públicos de proteção e defesa do consumidor por meio da internet. A proposta inclui a implementação de atendimento a distância por essas entidades entre os objetivos da Política Nacional das Relações de Consumo, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078/90).
O projeto inclui no CDC a previsão de oferta de canais de atendimento a distância, preferencialmente por meio da internet, para o recebimento e processamento de representações e denúncias. A opção por esse atendimento fica inserida na lista de direitos básicos do consumidor.
A proposta, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), autoriza ainda os órgãos oficiais de defesa do consumidor a expedir notificação por meio eletrônico aos fornecedores para que eles prestem informações sobre questões de interesse do consumidor.
“Não nos parece justo que o consumidor encontre extrema facilidade ao exercer a atividade consumerista, com o advento da internet e de modernas tecnologias de transmissão de dados, mas, por outro lado, quando sofre abusos ou violação de seus direitos, o Estado não lhes ofereça um atendimento facilitado, célere e tão moderno quanto às recentes práticas de contratações a distância”, argumenta a senadora.
Atualmente, o Procon do Distrito Federal já permite ao consumidor registrar denúncias e pedir orientações pela internet. O serviço está em fase experimental.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações da Agência Câmara.