terça-feira, 28 de maio de 2013

Olhar Digital: Governo lança diretrizes de combate à pirataria



Portaria publicada na edição desta segunda-feira, 27, do Diário Oficial da União, estabelece as diretrizes do 3º Plano Nacional de Combate à Pirataria, em vigor até 2016. O combate à pirataria é um dos objetivos fixados pelo governo federal, tendo em vista os eventos esportivos que ocorrerão nos próximos anos.

Uma das principais propostas do plano é o diagnóstico do fenômeno da pirataria e o mapeamento de informações, que , segundo o Ministério da Justiça, ainda é muito difusa no Brasil, o que acaba por dificultar a atuação do governo.

Segundo a Agência Brasil, o plano é dividido em três eixos: educacional, econômico e repressivo. Dentro desses âmbitos, estão ações como a criação de um observatório sobre a pirataria, estruturação de unidades estaduais para combate à prática, e concursos culturais e acadêmicos para incentivar a pesquisa científica sobre direitos de propriedade intelectual.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) também participará na capacitação de agentes públicos, voltados especialmente para o combate às infrações nas cidades-sedes dos eventos esportivos.

Veja todas as ações previstas pelo plano aqui.

Fonte: "Olhar Digital: Governo lança diretrizes de combate à pirataria." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/governo-lanca-diretrizes-de-combate-a-pirataria (accessed May 28, 2013).

SECOM - BA: Turistas terão acesso a aplicativo com serviços e atrativos da Bahia



A partir do dia 6 de junho, quem desembarcar em Salvador e em outras cidades do estado vai contar, nos sistemas Android e IOS, com o aplicativo Guia Turismo Bahia (inglês e português), com informações sobre serviços, atrativos culturais e naturais de Salvador e, inicialmente, de cidades como Camamu, Cairu (Morro de São Paulo e Boipeba), Porto Seguro (sede, Arraial d’Ajuda e Trancoso), Camaçari, Itacaré, Mata de São João (Praia do Forte e Imbassaí), Santa Cruz Cabrália, Valença e Vera Cruz.

A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), ajudará o turista a escolher meios de hospedagem, restaurantes, locais de compra, roteiros, espaços de lazer, serviços de transporte, dentre outras informações que foram obtidas através de um georreferenciamento feito pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) nas cidades.

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o dispositivo faz parte de uma série de ações que a pasta tem feito para seduzir o público que utiliza a web para definir os destinos de viagem. “A internet é um forte fator de influência entre os turistas que vêm à Bahia. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 10% dos turistas domésticos e 26% dos turistas estrangeiros usam a rede mundial de computadores para obter informações sobre os destinos baianos”.

Com o aplicativo, o turista poderá ver ainda as distâncias, montar um guia personalizado e fazer buscas diretas.

Fonte: "Turistas terão acesso a aplicativo com serviços e atrativos da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/27/turistas-terao-acesso-a-aplicativo-com-servicos-e-atrativos-da-bahia (accessed May 28, 2013).

Convergência Digital: BYOD desafia gestores de TI no Brasil



O fenômeno BYOD (Bring Your Own Device, ou Traga Seu Próprio Dispositivo, em português) e os benefícios da mobilidade estão sendo mais utilizados pelas corporações nos países emergentes do que em mercados maduros, de acordo com uma pesquisa da Ovum. Seguir essa tendência vem da predisposição de profissionais em mercados de alto crescimento para "viver para trabalhar", assim como da menor disposição das empresas de prover aparelhos celulares e tablets.

Outro estudo da Ovum sobre o comportamento e as atitudes BYOD de funcionários revela que, em 17 mercados, 57,1% dos funcionários de tempo integral estão envolvidos com alguma forma de BYOD. Além disso, quando dividido por mercado, há uma tendência clara: 75% dos entrevistados em mercados emergentes de "alto crescimento" (incluindo Brasil, Rússia, Índia, Emirados Árabes Unidos e Malásia) demonstram uma propensão muito maior em usar seus próprios dispositivos no local de trabalho, em comparação com os 44% em mercados mais maduros.

De acordo ainda com o estudo, os funcionários em mercados de alto crescimento veem o BYOD como uma forma de progredir em suas carreiras, com 79% acreditando que a contínua conectividade com as aplicações de trabalho lhes permite realizar melhor suas funções, em comparação com a parcela de 53,5% em mercados maduros.

"Funcionários em economias emergentes estão demonstrando uma atitude mais flexível em relação ao horário de trabalho e estão felizes por usarem seus próprios dispositivos. Enquanto isso, em mercados maduros, os funcionários se acomodaram em padrões confortáveis de comportamento", explica o analista da Ovum, Richard Absalom. "Esse comportamento vai moldar não só futuros padrões de mobilidade das empresas em mercados de alto crescimento comparados com mercados maduros, mas também vai ditar quais mercados irão se beneficiar mais, estruturalmente, com essa revolução no modo e no local onde trabalhamos". 

O diretor de soluções tecnológicas da PromonLogicalis, Julian Nakasone, sugere que a tendência do BYOD veio para ficar, especialmente devido à entrada de uma nova geração, mais flexível e conectada, ao mercado de trabalho. "Assim como acontece com muitos novos avanços tecnológicos, o BYOD não é para todas as empresas, e a realidade de cada cliente deve ser avaliada detalhadamente", afirma o executivo. "Porém, não vai demorar muito para que mais pessoas reconheçam os benefícios e, então, as organizações precisarão estar preparadas. Gerenciar riscos e controlar a adoção de uma nova iniciativa é fator decisivo”, conclui. 

Para as empresas, ainda que seja promissor ver os departamentos de TI enfrentando, e incentivando, o BYOD, a Ovum adverte que muitas atividades BYOD não são gerenciadas. Daqueles entrevistados que levam seus próprios equipamentos para o trabalho, 17,7% afirmam que os departamentos de TI de suas empresas realmente não têm conhecimento disso, enquanto outros 28,4% dos entrevistados dizem que os gestores de TIC ignoram ativamente que isso está acontecendo.

"BYOD não gerenciado gera um grande risco de segurança para os dados, e as implicações de perda de dados confidenciais por meio de um dispositivo pessoal podem ser terríveis nas perspectivas financeira e de reputação. Todas as empresas devem entender o comportamento de seus funcionários, que pode ser influenciado por sua localização, e devem gerenciá-lo de acordo com seu perfil de risco", conclui Absalom.

Fonte: Telecom, OD desafia gestores de TI no Brasil - Convergência Digital -. "BYOD desafia gestores de TI no Brasil - Convergência Digital - Telecom." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33887&sid=8&utm_source=feedly#.UaSyCqJQGp4 (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: Comissão antipirataria sugere "sequestro" do PC como forma de combate



Uma tática muito usada por cibercriminosos atualmente pode começar a ganhar força como modo de combate à pirataria. O "ransomware", tipo de ameaça que bloqueia (ou, como o nome diz, "sequestra") o computador e só o libera mediante pagamento foi sugerido como maneira de controlar a distribuição irregular de conteúdo pela internet.

Escondida em um relatório de cerca de 100 páginas está a sugestão da Comissão sobre o Roubo de Propriedade Intelectual Americana, que afirma que os detentores de direitos autorais devem ter autorização para tomar medidas mais assertivas contra os piratas, incluindo o "desenvolvimento de softwares que permitirão a apenas alguns usuários o acesso à informação".

"Se uma pessoa não autorizada acessar a informação, algumas ações podem ocorrer. O arquivo pode ser inutilizado e o usuário pode ter o PC 'trancado', com instruções sobre como contatar as autoridades para receber uma senha para desbloquear a conta", diz o relatório.

A comissão crê que a medida não seria um ataque às leis de uso da internet, mas seria uma forma de envolver as autoridades em casos de pirataria, para fornecer evidências nestes casos.

Obviamente, a ideia gera revolta, já que é uma tática idêntica à utilizada por cibercriminosos. "O que eles estão pensando? Além do efeito colateral que este 'malware permitido' possa fazer a pessoas inocentes, como o usuário comum será capaz de diferenciar este tipo de 'malware' e a variedade fraudulenta que se espalha pela internet atualmente", afirma a especialista e defensora da privacidade Lauren Weinstein.

Fonte: "Olhar Digital: Comissão antipirataria sugere "sequestro" do PC como forma de combate." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/comissao-antipirataria-sugere-sequestro-do-pc-como-forma-de-combate (accessed May 28, 2013).

InformationWeek: O papel da TI na implantação de redes sociais



Com tantas informações poderosas sobre clientes e sobre os produtos disponíveis nas redes sociais, monitorar e extrair valor desses dados deixou de ser uma tendência para as empresas, e sim um fator importante para a competitividade. Da mesma maneira, as redes sociais internas que propiciam um canal colaborativo para os funcionários de uma empresa se tornaram ferramentas importantes de comunicação, consulta e troca de experiências.

Para discutir esse cenário, esta semana o IT Mídia Debate com o tema “Redes Sociais”, promovido na própria sede da empresa, contou com a participação dos debatedores Adriano Aquino, da CIO On Demand, Erik Ramalho, CEO da UI2, e Luciana Longhini, coordenadora de TI da Nissin Ajinomoto, além de uma plateia ativa de executivos de TI que compartilharam suas dúvidas e experiências sobre o papel da TI em projetos estratégicos de redes sociais.

No debate, o CIO Adriano Aquino, da CIO On Demand, que participa da implantação de projetos de redes sociais externas de diversas empresas, expôs sua dificuldade de falar de temos como big data e redes sociais para os CIOs. “Hoje nosso foco é o marketing e as áreas de atendimento. O profissional de TI tem muito medo do que essas novas ferramentas podem trazer para o dia a dia deles, então, por enquanto”, relatou.

O CIO também acrescentou querem muitas vezes o desafio não chega a ser a implantação e si, mas quem vai pilotar essa nova ferramenta. Assim, Aquino enfatizou a carência os chamados CDO, Chief Digital Officers, os profissioanais que irão tratar todos os dados vindos de fora da empresa e utilizá-los para basear as estratégias de negócios. “Muitas empresas ainda não sabem como resolver uma série de desafios, mas o que elas não podem fazer demorar anos para decidirem se vão ou não entrar nas redes sociais. Se ficarem esperando demais, vão ficar de fora do mercado”, afirmou.

Quanto às redes sociais internas, Erik Ramalho, da UI2, comentou no debate, que a TI possui um papel decisivo na implantação das redes sociais dentro das corporações. De acordo com ele, deve haver uma integração entre marketing, RH e a TI para que essas ações saiam do papel e sejam aplicadas na prática, no entanto, ele ressalta que vai cravar essa bandeira é a TI. “A TI vai ter que comprar essa ideia, pois somente ela tem conhecimento de software e hardware e vai saber qual é a melhor ferramenta para se investir”.

A cobertura completa você confere na edição de julho da InformationWeek Brasil. No próximo mês, o IT Mídia Debate traz para a discussão o tema “Inteligência Artificial: você está preparado para isso?”, abordando como o CIO têm se preparado para incorporar a inteligência artificial ao dia a dia das corporações à medida que a indústria tem feito grandes investimentos na área.

Fonte: OD. "O papel da TI na implantação de redes sociais - InformationWeek." InformationWeek. http://informationweek.itweb.com.br/14159/o-papel-da-ti-na-implantacao-de-redes-sociais/?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Adrenaline: Internet sofre com mais de 50 interrupções de serviço por dia


Não é raro um site cair e deixar milhões de pessoas sem acesso – nem as páginas do Google escapam. Por dia, ocorre uma média de 53 interrupções parciais e nove totais em serviços online, segundo dados do Outage Analyzer, rastreador gratuito de serviços da Internet.

Ainda segundo a ferramenta, nos últimos cinco meses foram 1.413 interrupções totais em todo o mundo. 


Uma interrupção total acontece quando um serviço web está completamente indisponível. Já uma interrupção parcial ocorre quando apenas alguns dos usuários são afetados e é bem mais provável de acontecer. 

Essas falhas não afetam apenas os usuários online, mas também de telefonia móvel. "A maioria das pessoas pensa em aplicativos móveis de trabalho em seu telefone, mas a maioria dos apps móveis está chegando através da Internet para serviços web, como qualquer outra coisa", explicou à PCWorld Ben Grubin, diretor de marketing de produto da Compuware APM, que opera a Outage Analyzer. "Assim, uma falha em um serviço de armazenamento, de anúncio ou de analítica pode ter implicações para a execução de aplicações rodando nos telefones dos consumidores", acrescentou.

Interrupções em serviços web podem ser causadas por uma série de fatores, como quando a estrutura do serviço não é suficientemente escalável. Isso gera problemas quando há um crescimento de usuários maior do que o previsto. Quedas de energia e falha nos geradores também causam instabilidades. 

Fonte: "Internet sofre com mais de 50 interrupções de serviço por dia [ Adrenaline.com.br ]." [ Adrenaline.com.br ]. http://adrenaline.uol.com.br/internet/noticias/16918/internet-sofre-com-mais-de-50-interrupcoes-de-servico-por-dia.html?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Inovação Tecnológica: TecBatido recorde mundial de velocidade de transmissão wireless


O teste foi feito entre dois prédios da cidade de Karlsruhe, 
na Alemanha. 

Pesquisadores alemães alcançaram uma velocidade de transmissão de dados sem fios de 40 gigabits por segundo (Gbit/s).

Para se ter uma ideia de o que isso significa, basta ver que o padrão 4G LTE, o mais moderno padrão de transmissão de dados wireless, chega aos 75 megabits por segundo.

Ou seja, o novo recorde, obtido em escala experimental, é quase 550 vezes mais rápido do que o padrão 4G, equivalendo à transmissão de um DVD completo em menos de um segundo.

O teste foi feito a uma distância de pouco mais de um quilômetro, entre prédios do Instituto Karlsruhe de Tecnologia.

Na semana passada, a empresa Samsung fez um teste de outra tecnologia de transmissão sem fios, também em escala experimental, alcançando 1 Gbit/s para uma distância de até dois quilômetros.

Integração fibra/link de rádio

A tecnologia alemã funciona a 240 GHz, o que representa um feito inédito na integração de transmissores e receptores eletrônicos integrados trabalhando a uma frequência tão alta.

O uso da faixa de alta frequência, entre 200 e 280 GHz, não apenas permite a transmissão rápida de grandes volumes de dados, como também resulta em equipamentos muito mais compactos.

O chip de alta frequência mede apenas 4 x 1,5 mm2, 
uma vez que os equipamentos eletrônicos acompanham 
a escala da frequência.

Como o tamanho dos circuitos eletrônicos e das antenas acompanha a frequência - ou comprimento de onda - o transmissor e o receptor juntos foram encapsulados em um chip que mede apenas 4 x 1,5 mm2.

"Nós desenvolvemos um link de rádio baseado em circuitos eletrônicos ativos, o que permite taxas de transmissão tão altas quanto as de um sistema de fibras ópticas, permitindo assim uma integração perfeita do link de rádio," disse Ingmar Kallfass, coordenador do projeto.

Isso significa que, no futuro próximo, poderá ser possível a integração direta dos links de fibra óptica com os links de rádio, resolvendo o chamado "problema da última milha" - como criar uma forma econômica para que os dados super rápidos das fibras ópticas cheguem até a casa dos consumidores.

Com uma velocidade tão alta, os links de fibras ópticas poderão ser estrategicamente posicionados, chegando aos consumidores pelo ar, sem nenhum custo de infraestrutura.

Fonte: "Batido recorde mundial de velocidade de transmissão wireless." Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=recorde-mundial-velocidade-transmissao-wireless&id=010150130528&utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: Aplicativo permite pagar estacionamento de shoppings pelo celular



O Mob2all, lançado recentemente pela empresa 2ALL para Android e iOS, pode ser a solução para quem não aguenta as filas nos shoppings centers para pagar o estacionamento.

O aplicativo, que passará a funcionar a partir do dia 3 de junho, possibilita o pagamento do estacionamento diretamente pelo próprio celular, utilizando a câmera do smartphone para capturar o código de barras do ticket. O usuário recebe na tela informações como o tempo de estadia e o valor, e pode escolher com que cartão de crédito quer pagar.

O serviço por enquanto estará disponível em apenas dois shoppings de São Paulo que ainda não foram divulgados, segundo reportagem do MobileTime. Além do pagamento do boleto do estacionamento, o aplicativo também agregará a partir de setembro um gerenciador de promoções feitas pelos shoppings e suas respectivas lojas.

O Mob2all poderá reunir descontos e programas de fidelização, de acordo com os interesses do usuário, que deverá preencher um cadastro ao baixar o aplicativo para a personalização das mensagens.

O aplicativo é gratuito para o usuário - quem sustenta o negócio são os próprios shoppings e as lojas, que pagarão, além de uma mensalidade, uma taxa pelas transações realizadas e, no caso das lojas, também pelos programas de fidelidade.

Fonte: "Olhar Digital: Aplicativo permite pagar estacionamento de shoppings pelo celular." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/aplicativo-permite-pagar-estacionamento-de-shoppings-pelo-celular (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: Descubra se seu celular é pirata



A Anatel anunciou recentemente que as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear as ligações feitas a partir de celulares piratas ou não homologados no Brasil. 

A medida serve como um alerta: a partir de 2014, antes de comprar um aparelho no exterior é importante verificar se ele funcionará por aqui. O mesmo acontece para modelos de fabricantes praticamente desconhecidas.

Existem algumas maneiras de descobrir se um celular é homologado pela agência reguladora. Uma delas é buscar pelo selo da Anatel. O adesivo normalmente é fixado no manual do produto e traz um número de homologação em alguma parte do dispositivo. Mas se o aparelho for comprado fora, o ideal é buscar informações online. No site da agência é possível consultar produtos pelo nome da fabricante ou outras informações.

O site traz uma listagem que mostra quais aparelhos estão validados no país. Em alguns casos, a página apresenta o equipamento como ‘suspenso’ ou ‘cancelado’, mas isso não significa, necessariamente, que o uso dele está proibido. Esse status pode identificar que o produto deixou de ser fabricado e a homologação não foi renovada, por exemplo. Já o status ‘Indeterminado’ sinaliza que o celular está homologado, mas não há data limite de validação.

Neste link, informe o nome da fabricante e escolha o tipo de 'Serviço/Aplicação'. Se a busca é por um celular, selecione 'Serviço Móvel Pessoal - SMP'. Abaixo, em 'Tipo de produto', clique em 'Telefone móvel celular', então, confirme a consulta no fim da página e busque pelo aparelho.

Saiba mais sobre o bloqueio de aparelhos clicando aqui e aqui

Fonte: "Olhar Digital: Descubra se seu celular é pirata." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/descubra-se-seu-celular-e-pirata (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: 10 curiosidades sobre o Google



O Google está na mídia o tempo todo, mas existem dados sobre a companhia que algumas pessoas ainda desconhecem. O Business Insider reuniu 10 fatos curiosos sobre a gigante da web que merecem atenção. Confira abaixo.

1 – O Google.com, que abriga as mais importantes empresas do mundo, contém 23 erros em seu código.

2 – A empresa já fotografou mais de 8 milhões de quilômetros para o Street View.

3 – Originalmente a companhia se chamaria ‘Googol’, mas os investidores escreveram ‘Google’ no primeiro cheque de contribuição e o nome permaneceu.

4 – O banco de dados de buscas do Google tem mais 100 milhões de gigabytes. Seria necessário 100 mil HD externos de 1 terabyte para armazenar todos estes dados.

5 – O mundo assiste mais de 450 mil anos de vídeos no YouTube por mês. Isto é mais do que o dobro de anos de existência dos humanos modernos.

6 – O Google usa o captcha para ensinar computadores a ler textos digitalizados de livros. São 200 milhões de captchas resolvidos por dia.

7 – A página do Google tem um layout simples, porque Sergey Brin e Larry Page não sabiam HTML. A dupla decidiu deixar o site da mesma forma para reforçar a identidade.

8 – A gigante da web deve ser a única companhia que tem como objetivo explícito reduzir o tempo que as pessoas passam em seu site.

9 – Na média, a companhia adquiriu mais de uma empresa por semana desde 2010.

10 – Em 2011, 96% dos US$ 37,6 bilhões em receita do Google vieram apenas de anúncios.

Fonte: "Olhar Digital: 10 curiosidades sobre o Google." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/10-fatos-curiosos-sobre-o-google?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

IDG Now!: Comissão Federal do Comércio dos EUA investiga exibição de anúncios do Google



A Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC) iniciou uma investigação sobre o negócio de exibição de anúncios do Google, em meio a reclamações dos rivais de que a empresa abusa de seu poder na forma como vende os anúncios online e em vídeo.

A examinação, que tem sido relatada no The Wall Street Journal e outros meios de comunicação, diz respeito a um processo de agrupamento de serviços relacionados a anúncios conhecido como “venda casada”. Alguns dos rivais de publicidade de tecnologia do Google se queixaram às autoridades antitruste dizendo que a empresa tem agregado esses serviços de publicidade para que editores de sites tenham de usar todos em vez de apenas um serviço do Google, dizem as reportagens.

A FTC e o Google se recusaram a comentar sobre o assunto. A investigação da FTC ainda está em seus estágios iniciais, dizem as reportagens, e provavelmente não resultará em uma examinação formal. O inquérito relatado aparece apenas alguns meses depois de o Google resolver um caso antitruste diferente com a FTC sobre seu mecanismo de busca e seu negócio de busca de anúncios.

Depois da investigação de 19 meses, o Google concordou em parar com certas práticas de pesquisa, tais como “varrer” conteúdo web de rivais e supostamente passar como seu próprio. A exibição de publicidade compreende vídeos, textos, imagens e outros anúncios interativos que aparecem nos dispositivos desktop e móveis.

Na exibição de anúncios, a tecnologia de publicidade do Google, DoubleClick, fornece seu serviço para editoras, agências e outros anunciantes. A companhia de Mountain View adquiriu a tecnologia, que cria um mercado de leilões para a negociação de espaços de exibição de anúncios, em 2007.

A gigante das buscas gera a maior parte de sua receita por meio da publicidade. Seus sites de anúncios trouxeram vendas de mais de 31 bilhões de dólares em 2012; a receita total da empresa foi de 46 bilhões de dólares.

Fonte: Miners, Zach . "Comissão Federal do Comércio dos EUA investiga exibição de anúncios do Google - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/27/comissao-federal-do-comercio-dos-eua-investiga-exibicao-de-anuncios-do-google/ (accessed May 28, 2013).

IDG Now!: Ericsson transforma janelas de ônibus em antenas Wi-Fi



A Ericsson pode arranjar concorrentes para o mais estranho produto de rede, se comercializar as suas janelas de ônibus sem fio, exibidas durante a feira CTIA Wireless desta semana.

As janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada. No exemplo, a antena Wi-Fi dual-band apresentada pela Ericsson era apenas um quadrado de metal vermelho quase invisível incorporado entre as camadas de vidro.

A gigante da infraestrutura móvel demonstrou o conceito no nível superior do seu estande na CTIA, acima de um mostruário de outras tecnologias projetadas para as chamadas redes heterogêneas com ambos Wi-Fi e rádios celulares.

Na terça-feira (21), a empresa anunciou melhorias para o seu software de gerenciamento de rede, que permitirá a operadoras fazer um melhor trabalho em mudar assinantes entre os dois sistemas para a melhor cobertura possível.

A solução da empresa teve sua origem em um problema para usuários wireless em ônibus, carros e trens. Para isolamento e proteção do sol, algumas janelas já estão sendo construídas com finas camadas translúcidas de alumínio imprensado entre o vidro. Combinado com o metal que cobre o restante de um veículo, as janelas essencialmente criam a chamada Gaiola de Faraday, uma caixa que bloqueia todas as ondas de rádio externas, explicou o gerente de programa de marketing da Ericsson, Bryan Coley.

Os viajantes em um veículo desse tipo não podem ficar online usando a rede celular ao ar livre, porque o sinal é bloqueado. Mas os pesquisadores da Ericsson decidiram utilizar o princípio de metal em vidro em seu benefício, para construir as antenas para as janelas, juntamente com o metal de isolamento. Embora simples, cada antena reforça o sinal da rede interna.

A rede resultante torna-se parecida com um sistema de Wi-Fi de avião. Os passageiros se conectam a uma rede interna, que usa uma tecnologia de maior alcance, como a LTE, para se conectar ao mundo exterior.

Ao mesmo tempo, usando o sinal de bloqueio de janelas e Wi-Fi interno impede uma situação que pode forçar as redes celulares exteriores - o que é um dos problemas do uso de celulares em aviões. Se uma passageiro aéreo ligar um celular, ele pode forçar as torres de celular terrestres a tentar se conectar com ele, desviando a largura de banda que poderia ser usada por pessoas no chão.

Um trem cheio de passageiros, que tentam alcançar as torres de celular enquanto em movimento, podem tornar mais difícil para as operadoras gerenciar o tráfego. Além disso, pode diminuir rapidamente a bateria dos telefones, já que estão trabalhando duro para obter sinais fracos, disse Coley.

O conceito também pode passar de ônibus e trens para edifícios de escritórios com paredes de vidro, disse. Além de fortalecer uma rede WiFi interna, essas antenas poderão melhorar a cobertura e a capacidade dos sistemas celulares, enquanto alivia a demanda sobre as torres de celular próximas.

Fonte: Lawson, Stephen . "Ericsson transforma janelas de ônibus em antenas Wi-Fi - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/24/ericsson-transforma-janelas-de-onibus-em-antenas-wi-fi/ (accessed May 28, 2013).

G1: Hackers reclamam de prejuízos após site de pagamento sair do ar


 
Site do LibertyReserve, que permite pagamentos
anônimos.

Uma investigação conduzida por autoridades norte-americanas em conjunto com a Costa Rica teria resultado na prisão de um empresário de 39 anos, na Espanha, durante a semana passada. Arthur Budovsky Belanchuk é acusado de ser o responsável pelo site de pagamentos Liberty Reserve, que ganhou notoriedade por permitir pagamentos anônimos. De acordo com o jornalista Brian Krebs, a indisponibilidade do site deixou diversos hackers reclamando de "prejuízos" por não conseguirem receber seus pagamentos.

"Ficou louco? Sabe que alguns de nós perderam mais de 50k (mil) dólares, e você diz para a gente não chorar?", diz um hacker no fórum "Darkode", usado por cibercriminosos para troca de informação.

Nascido na Ucrânia, Belanchuk foi nacionalizado costarriquenho. O Liberty Reserve era registrado na Costa Rica e as investigações no país começaram após uma solicitação de promotores em Nova York. De acordo com o promotor José Pablo González, da Costa Rica, o site era aparentemente financiado com atividades de pornografia infantil e tráfico de drogas.

Belanchuk teria sido o criador de outra empresa semelhante, a GoldAge, nos Estados Unidos. A companhia também foi alvo das autoridades. O Departamento de Justiça norte-americano alegou que a operação da GoldAge teria resultado na lavagem de US$ 30 milhões.

O site do Liberty Reserve foi aparentemente apreendido pelas autoridades e redirecionado para um servidor conhecido como "sinkhole". Um "sinkhole" ("ralo") substitui um servidor operado por um criminoso e registra e analisa toda a comunicação que chega até ele. É semelhante a um grampo em um telefone mudo, porém, diferente de uma pessoa que desistiria da conversa, muitos sistemas automatizados continuam enviando dados apesar da falta de resposta, gerando informações úteis para as autoridades.

O sinkhole é operado pela organização Shadowserver, que afirmou que não poderia comentar o assunto.

Hackers que não querem crer na possibilidade de o Liberty Reserve ter sido realmente derrubado pela polícia dizem que tudo foi orquestrado por concorrentes do site e que o problema seria passageiro.

Um concorrente do Liberty Reserve, Perfect Money, afirmou no sábado (25) que não vai mais aceitar intermediar pagamentos de empresas e cidadãos dos Estados Unidos, mesmo que eles não estejam morando no país.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Hackers reclamam de prejuízos após site de pagamento sair do ar - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/hackers-reclamam-de-prejuizos-apos-site-de-pagamento-sair-do-ar.html?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Aplicativo paga para usuários responderem a enquetes


A ideia de um aplicativo grátis que paga para ser usado pode parecer até um golpe. Mas o PiniOn cumpre o que promete: o app oferece recompensas em dinheiro a quem responder pesquisas de mercado. No geral, as perguntas são sobre uso e monitoramento de produtos em supermercados ou lojas.

As tarefas virtuais pagam, em média, R$ 0,50 e levam alguns minutos para serem respondidas. Já as presenciais têm recompensas maiores, entre R$ 5 e R$ 10. Muitas delas precisam de fotos.

O aplicativo segue o modelo do GigWalk, um serviço de check-ins em lojas, nos EUA.

O técnico em informática Marcondes Alves da Silva, 23, realizou várias pesquisas em apenas uma tarde.

"Chamei um amigo para darmos uma volta pelos supermercados perto de casa e fizemos as missões rapidamente", afirmou Silva.

O app mostra pesquisas nas lojas ou supermercados 
mais próximos da sua localização.

Isso ocorre porque o PiniOn tem tecnologia de geolocalização para oferecer as tarefas mais próximas.

Após responder cerca de 30 questionários, Silva ganhou R$ 78. A empresa promete depositar a recompensa na conta do usuário cinco dias úteis após a solicitação. O valor mínimo para saque é de R$ 50.

Silva disse que está sempre de olho em pesquisas para fazer e que aprova o modelo do app. "São perguntas rápidas que você responde sinceramente e não é preciso falar com ninguém", declarou.

"Queremos possibilitar que as empresas conheçam melhor o posicionamento dos produtos e a execução das estratégias", afirmou Eduardo Grinberg, CEO do PiniOn. "As pessoas podem colaborar e receberam a remuneração merecidamente."

O PiniOn está disponível apenas para iOS, mas versões web e Android chegam nos próximos meses.

"As companhias sentem a necessidade de um feedback imediato do que está acontecendo no mercado e o público brasileiro, engajado por natureza, poderá expressar sua opinião, atestar a qualidade de produtos e serviços relevantes a ele, compartilhar informações e ainda serem remunerados para isso", acrescentou Grinberg.

Em abril de 2013, a empresa recebeu um aporte de R$ 1,2 milhão de dois investidores-anjo em parceria com o fundo de investimento Joá, cujo dono é o apresentador de TV Luciano Huck. 

Fonte: AGRELA, LUCAS . "Folha de S.Paulo - Tec - Aplicativo paga para usuários responderem a enquetes - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285137-aplicativo-paga-para-usuarios-responderem-a-enquetes.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Recursos de novas TVs calam o narrador de partidas de futebol


No Brasil, ano de Copa do Mundo é época para trocar de televisão. Com a Copa das Confederações, que funciona como prévia do mais importante torneio de futebol, que acontece no Brasil neste ano, os fabricantes já estão aproveitando para vender aparelhos, anunciando funções que supostamente melhoram a experiência de assistir a uma partida.

A Samsung anunciou a função "futebol", um botão no controle remoto com um ícone de bola de futebol que permite ajustes de som (o som da torcida aumenta e o da narração cai) e imagem (as cores do campo ficam mais vivas). O recurso foi desenvolvido no Brasil e estará disponível em todos os aparelhos da América Latina.

Da mesma forma, a LG passou a alardear funções que também teriam capacidade para melhorar a vida do torcedor de sofá, como capacidade de gravar partidas e acesso a redes sociais.

Alguns recursos, porém, não são tão especiais assim. Gravar partidas ao vivo e poder voltar é algo visto em modelos disponíveis, pelo menos, do ano passado - isso sem contar que função semelhante também é oferecida por operadoras de TV a cabo.

REDES SOCIAIS

A capacidade de postar em redes sociais durante a programação é um recurso que acompanha as TVs inteligentes desde que chegaram ao mercado,em 2008.

Já para os recursos de imagem e cor, os torcedores mais pacientes podem se aventurar nas configurações do aparelho para chegar a uma experiência mais próxima à de estar em um estádio.

André Sakuma, gerente de produto para a área de TVs da Samsung, discorda: "O tipo de equalização que nós conseguimos não é possível em outros aparelhos."

Além disso, a empresa promete vender a praticidade de um único botão que ativa diferentes recursos da TV.

A relação entre futebol e TV é longa --foi durante a Copa do mundo que a transmissão colorida (em 1970), o Full HD (em 2006) e o 3D (2010) tiveram contato com um número maior de pessoas.

Segundo Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, as vendas no mercado nacional devem aumentar em cerca de 1,5 milhão de unidades no ano que vem.

Fonte: ROMANI, BRUNO . "Folha de S.Paulo - Tec - Recursos de novas TVs calam o narrador de partidas de futebol - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285127-recursos-de-novas-tvs-calam-o-narrador-de-partidas-de-futebol.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Tecnologia de redução de ruídos de fones de ouvido pode aumentar velocidade da internet


Pesquisadores de Nova Jersey, EUA, descobriram que o mecanismo de redução de ruído utilizado em fones de ouvido poderia ser usado para aumentar a confiabilidade e a velocidade da conexão da internet.

Segundo um estudo publicado na "Nature Photonics", as conexões à internet poderiam se tornar 400 vezes mais rápidas que o Google Fiber, serviço de banda larga do Google, que já oferece 1 Gbyte de dados transmitidos por segundo.

Fones de ouvidos com a tecnologia dispõem de um microfone que capta ruídos externos --como o barulho do aspirador, em casa, ou o som das turbinas do avião, no caso de uma viagem aérea - e emitem uma frequência inversa da registrada, cancelando-os.

A ideia seria reproduzir o procedimento em cabos de fibra ótica, trocando as ondas sonoras pela luz (é através dela que os dados são transmitidos).

Raios de luz espelhados e técnica de redução de 
ruído poderiam tornar a conexão da internet mais rápida 
e confiável, diz estudo.

Os cabos de fibra ótica passariam a carregar não um, mas dois raios de luz espelhados. Uma vez disparados, eles iriam acumular ruído ao longo do trajeto, até que se encontrassem no final, onde as distorções seriam canceladas.

Dessa forma, o sinal que deixasse uma ponta chegaria à outra sem perdas significativas, aumentando o potencial de confiabilidade da conexão.

"Esse conceito é bem fácil de entender, mas, surpreendentemente, ninguém fez isso até agora", disse à BBC Xiang Liu, coordenador do estudo.

A técnica traria vantagens também à velocidade. Juntos, esses raios podem viajar quatro vezes mais rápidos que apenas um.

Com a técnica, a equipe de pesquisadores conseguiu enviar um sinal de 400 Gbytes por segundo através de 12.800 km de fibra ótica - mais longe que o mais extenso cabo transoceânico existente. 

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Tecnologia de redução de ruídos de fones de ouvido pode aumentar velocidade da internet - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285842-tecnologia-de-reducao-de-ruidos-de-fones-de-ouvido-pode-aumentar-velocidade-da-internet.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).