sexta-feira, 20 de abril de 2012

ITAPOAN ON LINE: Lista de aprovados no Jovem Aprendiz é divulgada

Redação do ITAPOAN ON LINE


Foi divulgado o resultado da relação final dos aprovados no Processo Seletivo do Programa Jovem Aprendiz, pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).
O procedimento de contratação vai ocorrer no dia 3 de maio de 2012, na Prodeb/Codep. Os selecionados devem comparecer com os responsáveis e apresentar a certeira de identidade, carteira profissional, CPF e compravante de residência.
Foram selecionados 15 jovens, que serão admitidos com jornada de 20h semanais, irão receber um curso teórico de formaçõa de 400h e prática supervisionada. 


Folha.com: Brasil defende regulação dos direitos de propriedade intelectual na internet - 19/04/2012


A ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, defendeu na quarta-feira (18) a regulação dos direitos de propriedade intelectual na internet, uma política radicalmente diferente da de seus antecessores, que advogavam pela liberdade na rede na época em que Luiz Inácio Lula da Silva era o presidente. 

Em entrevista à Agência Efe, Ana de Hollanda expressou sua "enorme preocupação" com a problemática que geram os downloads livres e defendeu a regulação dos direitos de propriedade intelectual, e dotando-os de garantias jurídicas, à semelhança do que fizeram outros países. 

A ministra fez essas afirmações em Bogotá, onde esteve presente na abertura ao público da Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), que nesta edição tem o Brasil como convidado de honra. 

Marcos Michael - 28.dez.10/Folhapress 
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante 
coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. 

Sua opinião contrasta com a dos dois governos de Lula e vai de encontro à gestão dos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira. 

"Gilberto Gil trabalhava muito por uma internet livre, e eu também trabalho por uma internet livre para aquele que quer depositar sua obra livremente", explicou Ana de Hollanda, em referência aos artistas que voluntariamente usam a rede como meio de difusão. 

Ministro da Cultura entre 2003 e 2008, o cantor Gilberto Gil chegou a declarar-se admirador da "cultura hacker", e essa foi a herança deixada para Ana de Hollanda, que se mostrou crítica a algumas ações de seu antecessor. 

A atual ministra lembrou que Gilberto Gil "tem sua obra protegida e recebe os pagamentos correspondentes". 

O certo é que, desde a chegada de Ana de Hollanda ao governo da presidente Dilma Rousseff, foi promovida uma mudança de rumo nas políticas do ministério. 

"O tema está sendo polêmico no mundo inteiro, não só em meu país", explicou a ministra, que se mostrou preocupada com a forma como "está sendo levada a discussão sobre como divulgar a cultura através da internet". 

A questão é que são muitas as indústrias envolvidas. "Isso vale para a literatura, a música, o cinema, tudo", indicou, antes de dar ênfase ao cinema. 

"A indústria cinematográfica é caríssima e necessita de uma proteção; se se dispõe gratuitamente dela, é pirataria, e com pirataria não se paga ninguém", explicou a ministra, justificando a mudança de rumo de seu ministério. 

Com essa mudança de políticas quanto à liberdade na internet, a ministra busca "garantir os direitos de quem cria", garantiu nesta quarta-feira, antes de inaugurar o pavilhão do Brasil na Filbo 2012.

Jornal da Mídia: Prodeb divulga relação dos aprovados no processo seletivo do Jovem Aprendiz


Salvador - A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) divulga a relação dos aprovados na primeira etapa do processo seletivo do programa Jovem Aprendiz, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado de 23 de fevereiro deste ano.

O programa tem como objetivo admitir os jovens de acordo com as leis trabalhistas, jornada de 20 horas semanais, remuneração de salário mínimo-hora e vale-transporte. A formação dos aprendizes conta ainda com curso teórico de 400 horas e prática supervisionada.

Na próxima etapa, os candidatos serão submetidos a entrevistas. O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial em 18 de abril deste ano e disponibilizado no site da Prodeb (www.prodeb.ba.gov.br) de 18 a 22 de abril.

Inovação Tecnológica: Vacinas são impressas por processo de nanofabricação



Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2012


O processo de nanofabricação produz corpúsculos artificiais
com a cobertura dos vírus e bactérias, minimizando o risco
das vacinas e medicamentos.
[Imagem: DeSimone LAB]

Impressão de vacinas

A poucos dias, uma equipe do MIT demonstrou o funcionamento de uma nanofábrica de medicamentos que funciona dentro do próprio corpo humano, acionada por luz aplicada externamente.

A proposta do Dr. Joseph DeSimone, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, não é tão radical, mas promete baixar o custo de fabricação de vacinas e medicamentos a uma fração do que é hoje.

Ele desenvolveu um processo de nanofabricação de vacinas miniaturizando ao extremo a técnica de fabricação de circuitos eletrônicos.

Nessa técnica, chamada nanolitografia, as nanopartículas são moldadas e transferidas para uma matriz, que permite então a fabricação dos medicamentos em um processo de larga escala, similar à impressão.

Alterando as propriedades das nanopartículas - formato, dimensões, carga elétrica etc. - altera-se também o papel que elas desempenham no corpo.

O processo foi batizado de PRINT (Particle Replication in Non-wetting Templates, replicação de partículas por matrizes a seco, em tradução livre).

Vacinas mais seguras

Os fabricantes de vacinas têm tentado deixar de lado a utilização de vírus ou bactérias para a imunização devido a preocupações com a segurança e com os efeitos colaterais.

Com a nova técnica, torna-se possível usar apenas as proteínas ou açúcares dos vírus e bactérias, presos sobre as nanopartículas, criando corpúsculos artificiais que ativam o sistema imunológico.

DeSimone e seus colegas criaram uma empresa, a Liquidia, que já obteve autorização para a realização dos testes clínicos com a primeira vacina produzida por esse processo de nanofabricação, contra a bactéria Streptococcus pneumonia, causadora da pneumonia.

De olho em melhoramentos, o pesquisador afirma que a técnica poderá permitir fabricar a própria nanopartícula usando unicamente polissacarídeos bacterianos.

Adrenaline: Fabricante nacional cria terminal ecológico baseado na plataforma AMD


A fabricante brasileira EcoPC Solutions está se baseando na plataforma de processamento AMD para desenvolver terminais de virtualização - máquinas capazes de criar redes que abrigam diversos computadores, ou mesmo transportar sistemas operacionais inteiros para a nuvem. Estes equipamentos são voltados principalmente para o setor empresarial. O objetivo é criar terminais que substituam computadores tradicionais, com redução de custos e de consumo de energia, assim como com menor manutenção.



De acordo com Everton Ramalho, diretor comercial da EcoPC Solutions, os processadores AMD foram essenciais para criar terminais enxutos, que usam pouco espaço físico e exigem o mínimo de manutenção, chegando a consumir cerca de 5% da energia elétrica dos computadores tradicionais. “Só conseguimos construir equipamentos com essas características graças ao uso da plataforma AMD. Após diversos estudos e testes, descobrimos que era a única tecnologia que permitiria criar equipamentos magros que, realmente, não exigem o uso de coolers, não esquentam e oferecesse uma performance adequada ao mercado corporativo. O roadmap apresentado pela AMD nos permitirá ainda o desenvolvimento de novos projetos com essas características”, relata Ramalho. Atualmente, há mais de 500 empresas brasileiras que utilizam as soluções da EcoPC e 100% de seus equipamentos são baseados na plataforma AMD. 

O carro-chefe da fabricante é o EcoPC 2020. O equipamento consome, no máximo, 5 Watts – cerca de 80% a menos do que um computador tradicional – e garante uma economia de aproximadamente 40% de custos ao reduzir a necessidade de manutenção. Não há limite predeterminado de usuários deste equipamento, e a sua vida útil é de aproximadamente 10 anos.

A redução do consumo de energia nos processadores é uma das estratégias da AMD nos mercado brasileiro e mundial. "As soluções desenvolvidas pela EcoPC estão totalmente alinhadas com essa diretriz”, declara o diretor de marketing da AMD Brasil, Roger Melo.

COMPUTERWORLD: Servidores web sofrem mais 116,3% de ataques no primeiro tri




Notificações relacionadas a tentativas de fraudes também apresentaram crescimento de 31,2% em relação ao trimestre anterior.

As notificações sobre ataques a servidores Web cresceram 116,3% no primeiro em relação ao trimestre anterior e 182,1% em relação ao mesmo período de 2011, segundo balanço divulgado hoje pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos braços do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).


“Estes ataques, que exploram falhas de programação em scripts e aplicações adicionadas aos ambientes Web ou desenvolvidas localmente nas organizações, tem tido aumento constante desde 2007”, destaca Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br. Os atacantes hospedam nesses sites páginas falsas de instituições financeiras, cavalos de Tróia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam.

No total, incluindo todos os tipos de incidentes, o número total de notificações foi pouco maior que 87 mil, o que corresponde a um aumento de quase 8% em relação ao trimestre anterior e a uma queda de quase 4% em relação ao mesmo trimestre de 2011.

As notificações referentes a varreduras reduziram 29,2% em relação ao trimestre anterior, mas aumentaram 8,7% em relação ao primeiro trimestre de 2011. As notificações de varreduras SMTP (25/TCP) continuam em destaque, atingindo 25,6% do total, no trimestre anterior elas atingiram 41,6% do total. A maior parte das reclamações se refere a computadores brasileiros, conectados via banda larga, que tentaram identificar relays abertos fora do Brasil, com o intuito de posteriormente enviar SPAM.

Os serviços que podem sofrer ataques de força bruta continuam sendo visados: SSH (22/TCP) corresponde a 18,7% das notificações de varreduras do primeiro trimestre de 2012; RDP (3389/TCP) tem sido visado desde o terceiro trimestre de 2011, correspondendo agora a 17,7% das notificações do primeiro trimestre de 2012; TELNET (23/TCP) e FTP (21/TCP) ainda têm sido visados e correspondem, respectivamente, a 6,1% e 2,1% das notificações de varreduras do primeiro trimestre de 2012.

Já as notificações de atividades relacionadas com propagação de worms e bots (categoria worm) totalizaram 13.614 incidentes. Praticamente o mesmo número de notificações do trimestre anterior, que foi de 13.741, e quatro vezes mais em relação ao primeiro trimestre de 2011.

Cuidados com as páginas falsas

Ainda segundo o CERT.br, as notificações relacionadas a tentativas de fraudes apresentaram crescimento de 31,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior e de 29,3% em relação ao mesmo período de 2011. Houve um aumento de 51,2% no número de notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing clássico), comparado ao quarto trimestre de 2011. E os ataques de phishing clássico continuam representando mais da metade das notificações desta categoria. As notificações sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, por sua vez, representaram cresceram 7,9% em relação ao quarto trimestre de 2011 e representaram 36,6% das notificações de tentativas de fraudes.

Nos primeiros três meses de 2012 o CERT.br observou um crescimento de 81,7% no número de notificações de páginas falsas que não envolvem bancos ou comércio eletrônico, em relação ao último trimestre de 2011. Já em comparação com o primeiro trimestre de 2011 o número de notificações recebidas foi quase sete vezes maior.

G1: Arrecadação de impostos de telecomunicações cresce 10,91%


Brasileiros pagaram R$ 56,9 bilhões em impostos em 2011, diz Telebrasil.
Segundo associação, fundos setoriais receberam R$ 5,3 bilhões.
Fábio Amato


Os usuários de serviços de telecomunicações no Brasil pagaram em 2011 R$ 56,9 bilhões em impostos, informou nesta quinta-feira (19) a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que representa as empresas do setor.

O valor é 10,91% superior ao arrecadado em 2010, R$ 51,3 bilhões, e inclui impostos pagos por usuários de telefonia fixa, telefonia móvel (celular), internet banda larga e TV por assinatura.

De acordo com a Telebrasil, em uma conta de telefone a carga tributária varia hoje entre 40% e 67%, dependendo do Estado. Isso significa que em uma conta de R$ 100 em serviços consumidos, o total a ser pago pelo brasileiro ficará entre de R$ 140 a R$ 167 devido aos impostos.

Além de impostos, incidem sobre a conta dos serviços de telecomunicação encargos setoriais. De acordo com a Telebrasil, em 2011 foram repassados ao governo R$ 5,3 bilhões a três fundos: Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e o Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Webinsider: Causas para as dificuldades das agências digitais brasileiras


Gestão, concorrência, aumento nos custos, margens menores, investimento em tecnologia e treinamento e baixo fluxo de caixa são alguns fatores que levam muitas agências a acumular dívidas e atrasar pagamentos.

Não é novidade para alguns de vocês, mas talvez seja uma surpresa para outros. Uma boa parte (para não dizer a maioria) das agências digitais está quebrada, ou perto disso.

Muitas que foram vendidas com pompa e estilo — quem vende e quem compra sempre quer botar banca — na verdade abriram mão da empresa em troca de alguém para assumir suas dívidas e passivo trabalhista.

Das que ficaram, não é incomum saber que estão atrasando pagamentos. Tudo isso sem contar aquelas cujo trabalho escravo e turn over consegue botar as agências tradicionais no chinelo, e para quem é do mercado sabe que isso não é pouca coisa.
A pergunta que fica é: por que isso acontece?

Tentar explicar isso apontando apenas um problema seria leviano, preconceituoso e superficial, mas acho que é possível apontar algumas das causas.

Visão de curto prazo
Muitas não conseguiram conquistar espaço no mercado, acabando virando produtoras com preço de agências. Eu alertei sobre essa oportunidade (de virar algo mais do que digital) e sobre esse risco aqui no blog. O mesmo risco que acontece agora com as especializadas em mobile.

Má gestãoMuitos que estão na frente das agências (on e off) são ótimos profissionais, mas péssimos gestores. Ao longo do tempo, muitos se tornaram ótimos gestores, mas isso foi feito a custa de muitos sacrifício (inclusive do negócio).

Muita concorrênciaNão somente a concorrência com as grandes agências, mas também com os velhos e conhecidos sobrinhos. Diferente do mercado de compra de mídia tradicional, não existe uma “barreira de entrada” para as agências digitais. Para comprar mídia tradicional é preciso cumprir algumas exigências do CENP.

Aumento nos custosEu não gosto de chamar de inflação (termo normalmente usado pelos gestores), pois acho que o que existiu foi uma equalização, mas a entrada das grandes agências (e crescimento da importância do digital), fez os salários do povo de online subir rapidamente nos últimos anos.

Margens menoresUma parte considerável do trabalho é realizado em frentes cuja margem é menor – compra de links patrocinados, por exemplo.

Baixo fluxo de caixaMuitas começaram pequenas e foram crescendo rapidamente, acompanhando o rápido ritmo do mercado digital. Mas crescer rápido com baixa lucratividade significa não ter tempo para fazer caixa.

Muito complicado em um mercado que tem anunciantes tratando parceiros como fornecedores de commodity, espremendo margens na mesa de compras, pagando dois meses depois que o trabalho foi entregue e ainda atrasando pagamentos (um assunto que merece um post próprio). Para sobreviver em um mercado que não respeita compromissos é preciso ter caixa.

Muito investimento em treinamento e tecnologia. Muda tudo todo ano, é preciso estar sempre treinando ou recrutando novas inteligências (redes sociais, links patrocinados, mobile, etc.). Reflete em custos, na qualidade da entrega e no poder de diferenciação (para ganhar clientes e manter lucratividade).

Existe luz no fim do túnel?
Existe, mas não existe uma solução única ou uma fórmula mágica. Cada empresa deverá achar o seu caminho. E preciso ter estratégia e para isso, identificar problemas, definir objetivos, etc.

Prêmio e-Gov 2012

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do concurso "Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2012", promovido pela ABEP e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Acesse o site www.premio-e.gov.br ou www.abep.sp.gov.br.






O prêmio visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras de governo eletrônico nos diferentes segmentos da administração pública federal, estadual, municipal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Cada entidade poderá inscrever até 3 (três) trabalhos por categoria (Categoria "e-Serviços Públicos" e Categoria "e-Administração Pública"). Vide Regulamento no site www.premio-e.gov.br ou www.abep.sp.gov.br

CORREIO: Ocupantes de terrenos da União poderão pagar taxas pela internet



Com as mudanças, os débitos do Darf serão enviados apenas uma vez aos usuários dos imóveis



A partir de maio, os ocupantes de terrenos da União vão poder fazer o pagamento de taxas de ocupação via internet. Os débitos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) poderão ser consultado pelo endereço eletrônico da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Segundo a secretária do Patrimônio da União, Paula Motta Lara, a emissão pela internet, é uma medida de aperfeiçoamento da gestão, para dar mais comodidade ao cidadão e eliminar alguns passos no processamento do serviço. Além disso, tais medidas vão reduzir custos e o uso de papel.

“Haverá uma economia de cerca de cinco toneladas de papel e redução de gastos de aproximadamente R$ 1 milhão. Esta medida vai reduzir em 62% os gastos com impressão e postagem”, disse a secretária. No ano passado, os custos com esses serviços foram de R$ 1,7 milhão.

Com as mudanças, os débitos do Darf serão enviados apenas uma vez aos usuários dos imóveis. Antes de ter a opção pela internet, a SPU enviava até oito correspondências para o pagamento das taxas. As informações são da Agência Brasil.

COMPUTERWORLD: Profissionais querem redes sociais no trabalho. O que fazer?


Executivos de TI buscam atender à demanda da força de trabalho para utilizar as mídias sociais como ferramenta corporativa, inserindo a tecnologia na estratégia.


SHARON GAUDIN, DA COMPUTERWORLD (USA)
20 de abril de 2012

Mais e mais profissionais elegem suas ferramentas favoritas de redes sociais para usar no ambiente corporativo como forma de ampliar a produtividade. Os executivos de TI não têm outra escolha: eles precisam encontrar, rapidamente, formas de gerir esse universo. 

O número de usuários de redes sociais é enorme e continua crescendo. O Facebook reúne 850 milhões de usuários em todo o mundo; o Twitter afirma contar com mais de 140 milhões de usuários ativos, e a Google aponta que em janeiro a rede social, o Google +, alcançou 90 milhões de pessoas menos de um ano depois do seu lançamento.

Nos últimos anos, os funcionários têm cada vez mais utilizado ferramentascomo microblogs, como o Twitter, para se comunicar com colegas e parceiros de negócios, ou o Facebook e o Foursquare para manter os colegas atualizados sobre o seu paradeiro durante viagens de negócios.

"Há uma experiência social que está acontecendo na vida pessoal e que será refletida na forma como as pessoas trabalham", observa Peter Hirst, diretor-executivo de educação executiva do MIT Sloan School of Management. Para endereçar essas questões, a instituição de ensino, localizada nos Estados Unidos, lançou um programa-piloto de colaboração que utiliza a plataforma Engage AvayaLive da Avaya.

Outros executivos de TI também têm tomado conhecimento da tendência, e muitos estão trabalhando duro para encontrar e implementar formas de controlar a tecnologia e como ela é usada.

"É muito difícil para nós administrar a evolução da tecnologia", afirma David Nettles, diretor de arquitetura de TI e conformidade da Rayonier, empresa de produtos florestais baseada na Flórida.

"No começo, nós dizemos ‘você não pode enviar mensagens no Facebook, enquanto está no trabalho’ e eles simplesmente usam o smartphone para fazê-lo", diz Nettles. "Pensar que é possível detê-los é um pouco ingênuo.”

Nettles conta que a Rayonier está aplicando gradualmente um plano de colaboração corporativa social, preparando o terreno para redes sociais, com o Microsoft SharePoint e o Google Apps, baseado em nuvem.

Analistas do mercado observam que qualquer estratégia relacionada a redes sociais corporativas deve incluir suporte para dispositivos móveis, e os tradicionais sistemas desktop e laptop.

"Nosso trabalho é proporcionar o acesso a informações e recursos mais rapidamente", afirma Angela Yochem, diretora de tecnologia da empresa farmacêutica AstraZeneca. "Se isso significa fornecer acesso à comunicação por meio de dispositivos móveis de qualquer tipo ou um desktop ou laptop, queremos ser capazes de fornecer."

Angela acrescenta que ela descobriu que os usuários tendem a ficar frustrados se não puderem usar suas redes sociais, quando e como quiserem.

Dan Olds, analista no Gabriel Consulting Group, observa que o movimento para uso corporativo de ferramentas de redes sociais é simplesmente mais um passo no processo de adoção da tecnologia. "É preciso responder, fornecendo as ferramentas que os negócios necessitam para fomentar a colaboração desejada", assinala.

Olds explica que antes da adoção generalizada de ferramentas de redes sociais [por funcionários novos ou veteranos] os gerentes de TI foram desafiados a criar planos de colaboração. Hoje, prossegue Olds, “a tarefa é um pouco mais fácil porque as pessoas de negócios podem agora dizer que precisam de um recurso específico como Twitter, Facebook e Google+”, completa.

Olhar Digital: Microsoft anuncia quarta versão do Windows 8, a Enterprise




Após anunciar as versões normal, RT e Pro, empresa fala da versão Enteprise, que dará mais produtividade e segurança móvel.

Modelo empresarial também será lançado, 
dando mais produtividade e segurança aos usuários, 
segundo Microsoft 

Após anunciar suas três primeiras versões, a básica, Pro e RT (todas em 32 e 64 bit), a Microsoft divulga seu quarto modelo para o sistema operacionalWindows 8, que visa o ambiente corporativo, o Enterprise.

Em seu próprio blog, aMicrosoft diz que essa versão terá as mesmas capacidades da Pro, que também é voltada para profissionais de tecnologia e negócios, e que foi projetada para oferecer mais produtividade, segurança, gerenciamento e virtualização móveis para as empresas.

A Microsoft também citou algumas ferramentas novas que serão incluídas noWindows 8 Enterprise. A primeira delas é a Windows To Go, que oferecerá o gerenciamento de desktops corporativos por meio de um dispositivo USB externo, o que dará a possibilidade de acesso ao ambiente corporativo sem comprometimento de segurança.

Outro serviço que será oferecido é o DirectAccess, que dá acesso remoto à fontes da rede interna, conformando usuários remotos aos aplicar as últimas políticas e updates de software. Também há a BranchCache, ferramenta que dá acesso a arquivos, sites e outro tipo de conteúdo a partir de servidores centrais.

Já o AppLocker restringe o acesso a arquivos e aplicações à apenas um grupo seleto de usuários. Ainda há as melhorias que darão ao usuário uma experiência mais rica nos desktops, permitindo gráficos em 3D, periféricos USB e dispositivos sensíveis ao toque de qualquer conexão. 

UOL: Conheça dez programas que reforçam sua privacidade na internet


Flávio Carneiro

Navegadores costumam capturar e armazenar
os dados de navegação do usuário 

A rede está longe de ser um ambiente anônimo. Quando um computador está ligado à web, ele cria um endereço eletrônico, chamado Internet Protocol (protocolo de internet, em português), que permite saber de qual cidade você está conectado, entre outras informações. Além disso, browsers costumam capturar e armazenar os dados de navegação do usuário, como preferências de páginas ou endereços eletrônicos por onde passou.

Para minimizar essa invasão, o UOL Tecnologia selecionou 10 programas que visam garantir sua privacidade na internet. Confira.

O Tor é um apanhado de ferramentas que possuem o objetivo de tornar a utilização da internet mais segura e anônima. O software inclui proteção tanto aos aplicativos de mensagens instantâneas quanto às visitas em sites. Gratuito.


A aliança entre os programas Opera e Tor soma a navegação segura do Tor com a leveza de uso do navegador Opera. De acordo com os desenvolvedores, com esses dispositivos nenhum arquivo será registrado no computador enquanto você usa a internet. Gratuito.


Uma versão portátil do Tor, que é capaz de tornar a navegação na web anônima, evitando registros indesejados sobre o usuário que está conectado. Funciona a partir de pendrives e dispensa instalação. Gratuito.


Alguns conteúdos (como do YouTube) estão reservados apenas para conexões de alguns países, enquanto são bloqueados para outros. A função do YourFreedom é acabar com essas barreiras. Gratuito.


O Ultrasurf foi desenvolvido para burlar as censuras impostas pelo governo chinês à internet. Ganhou o mundo e hoje você pode utilizá-lo para ter acesso livre na rede. Gratuito.


Outro aplicativo capaz de tornar o IP do computador camuflado. Boa opção para ajudar a proteger a máquina de ataques maliciosos. Gratuito.


Software pequeno e gratuito para tornar-se invisível na internet. Funciona de maneira semelhante aos outros, ocultando o IP da conexão. Gratuito.


O JAP faz com que vários usuários utilizem o mesmo IP ao entrar na internet. Isso faz com que os sites visitados ou possíveis agentes agressores não consigam capturar informações do seu PC. Gratuito.


Com interface simples, o iSurfer Shield protege o IP do computador e bloqueia o acesso indevido de pessoas mal intencionadas ao PC. Gratuito para teste.


Este software é capaz de esconder o IP da sua máquina, evitando que sites mal intencionados façam registros das suas informações. Custa US$ 80 por ano.


Para baixar

G1 - Brasil é 1º país a usar sistema de código aberto da Mozilla para celular


'Boot to Gecko' usa HTML5 e roda aplicações em aparelhos modestos.
Anúncio foi feito por presidente-executivo da Mozilla em visita ao Brasil.

Laura Brentano

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, lança sistema
operacional da empresa no Brasil
(Foto: Laura Brentano/G1)

A Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, e a Telefônica Digital anunciaram nesta quinta-feira (19), em São Paulo, um sistema operacional aberto para celulares (open source), baseado na tecnologia HTML5, que permitirá levar aplicativos desenvolvidos para smartphones a celulares mais baratos e com menor poder de processamento.

As empresas anunciaram que o Brasil será o primeiro país a ter aparelhos com a tecnologia. O HTML5 é uma linguagem que permite adicionar elementos multimídia às páginas sem a necessidade do Adobe Flash.

O projeto, chamado "Boot to Gecko", permitirá que aplicativos com o código HTML5 sejam usados em qualquer navegador de internet do celular. Ou seja, todos os recursos do aparelho, como mensagens, chamadas, buscas na web e jogos, serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador. Conforme a Mozilla, algumas funções vão funcionar mesmo sem o acesso à internet.

"Hoje, desenvolvedores criam aplicativos para iOS [da Apple], por exemplo, que não podem ser usados no browser do PC, no Android [do Google] ou no Windows Phone [da Microsoft]. Agora, estamos permitindo que os usuários escolham onde querem acessar essas aplicações", explica Gary Kovacs, presidente-executivo da Mozilla, durante sua visita ao Brasil. Ele defende que o ecossistema de aplicativos não oferece o mesmo espírito de internet aberta. Porém, a melhor maneira de navegar na web pelo celular, hoje, é por meio de aplicativos, diz Kovacs.

Evolução da internet no celular

Segundo o executivo, o navegador vai parecer o sistema operacional do celular. “É nesse sentido que a experiência on-line está caminhando. A diferença entre aplicativos e páginas de web não precisa existir por causa do HTML5”, explica. “A chave do projeto é tirar as funções base dos celulares e aplicá-las na internet”, acrescenta.

Conforme a Mozilla, a expectativa é que o sistema operacional seja finalizado no fim deste ano e que sua produção comece em 2013. “Já estamos negociando com fabricantes, mas ainda não posso divulgar nenhuma informação sobre isso”, disse Kovacs.

O objetivo da Mozilla não é brigar com rivais como Apple e Google nas plataformas móveis, explica o executivo. Segundo Kovacs, o projeto com a Telefônica é uma evolução do acesso à internet nos dispositivos móveis, como aconteceu com os browsers há 10 anos. “Quando lançamos o Firefox, qualquer usuário de internet poderia usar. Depois, as outras empresas, que tinham browser fechados, fizeram o mesmo. Com a internet móvel será assim também”.

Web móvel para as massas

Kovacs diz que o objetivo do projeto é levar a internet móvel para as massas. Segundo o executivo, grande parte dos usuários atualmente não tem internet móvel acessível por causa dos altos preços dos smartphones. “Queremos tornar a internet disponível no nosso bolso para todo mundo”.

De acordo com o executivo, aparelhos como o iPhone têm processadores e outras características que encarecem o preço final para o consumidor. “O ‘Boot to Gecko’ permitirá rodar programas muito mais rápido do que os celulares atuais mais baratos, com menos poder de processamento”, explica.

G1 - Delegacia de Ciber Crimes investiga suspeito de pichar prédios em Curitiba



Ele costuma postar fotos das infrações em seu perfil pessoal na internet.
'Logo ele vai receber a nossa visita', garante delegado responsável.
Fernando Castro


Pichador posta as fotos de seus "feitos" em perfil pessoal na internet

A delegacia de Ciber Crimes de Curitiba vai investigar um suspeito de pichar uma série de prédios e que costuma postar as fotos de seus atos no Facebook. A garantia foi dada ao G1pelo delegado Demetrius Gonzaga, que tomou conhecimento do perfil do suspeito na internet através de contato da reportagem.

O suspeito, que se identifica na rede social como “Thcapertamaisum Zonaoestecwb”, exibe em seu perfil uma série de pichações com sua “assinatura” espalhadas pela cidade. Ele se vangloria dos atos nas mensagens, nas quais recebe diversas menções de aprovação. A mais recente foi postada na quarta-feira (18), e mostra um edifício de 11 andares com pichações reivindicadas pelo suspeito. Na mensagem, ele cita ainda a participação de outras duas pessoas, identificadas como “CYE – 12ABA” e “YOUR – MAC”.

No álbum de fotos, é possível ver pelo menos outros 20 “troféus” exibidos pelo autor. Também está exposta uma foto, supostamente do suspeito, utilizando um artefato caseiro para o uso de drogas.

De acordo com o delegado, a partir da formalização da denúncia, o procedimento policial é a coleta e rastreamento de quem postou a imagem, com objetivo de chegar até a origem das conexões. “Então a gente faz o isolamento, a quebra de sigilo em cima desse material”, explicou Gonzaga.

Para apurar a característica da infração, o delegado afirmou que é preciso uma análise minuciosa do conteúdo das postagens, contudo, à primeira vista, o policial já identificou dano ao patrimônio. "Qualquer detalhe pode dar um enquadramento diferente”, disse. Para ele, existe uma diferença básica que precisa ser distinguida, entre apologia e incitação aos atos. Esta segunda ocorre quando o suspeito, além de cometer o ato, incentiva os demais a tomar a mesma atitude.

A partir da identificação da infração, é preciso verificar se o suspeito é réu primário. Neste caso, a pena se enquadra em serviços à comunidade e pagamento de cestas básicas. Contudo, se for reincidente, o infrator pode ter a pena alterada para detenção. Existe ainda a possibilidade de formação de quadrilha, se as ações forem praticadas por um grupo, o que pode conferir reclusão de um a três anos.


Suspeito se identifica com a assinatura "Aperta
mais um" 

Segundo Gonzaga, é comum que as pessoas procurem a internet para se vangloriar desses atos. “No Orkut nós fizemos uma limpa grande, localizamos pessoal envolvido com rachas e com pichação na Praça Osório”, lembrou. Ele afirma que este caso será investigado com rigor, e que “logo ele (o suspeito) vai receber a nossa visita”, garantiu

PC WORLD: Mozilla e Telefônica anunciam parceria para celulares 'abertos' integrados à web



Renato Rodrigues, do IDG Now!
 
Empresas prometem lançar aparelhos com sistema
que roda apps escritas em HTML5 e serão mais baratos, 
porém com recursos de smartphones.

A Mozilla e a Telefônia anunciaram nesta quinta (19) o lançamento da plataforma Open Web Device, para o desenvolvimento de celulares "abertos", baseados no padrão HTML5. O obejtivo é facilitar a criação de aparelhos com o sistema operacional Boot to Gecko, da Mozilla - tecnologia que integra o HTML5 diretamente ao hardware. Isso permite o uso de funções web avançadas mesmo em aparelhos mais simples e baratos, diz a Mozilla.

De acordo com a empresas, celulares com essa tecnologia devem chegar até o começo de 2013, e o primeiro País a recebê-los será o Brasil. "Com preços na faixa dos feature phones (intermediários) de hoje", disse Pablo Larrieux, diretor do centro de inovação da Telefônica | Vivo. A Telefônica já criou um protótipo de um telefone BtG.

Em um celular BtG, apps em HTML5 podem desempenhar funções avançadas. Assim, recursos como chamadas, mensagens, busca, games etc rodam dentro do mesmo "engine" do navegador Mozilla Firefox. É algo bem semelhante ao Chrome OS, do Google, no mundo desktop. A ideia central é o surgimento de dispositivos de "web aberta", celulares em que tudo é uma aplicação móvel, que roda em qualquer telefone compatível. Isso vai contra a tendência atual, de aplicativos que funcionam apenas em um sistema ou outro.

"O objetivo da Mozilla é incentivar a adoção do HTML5 em toda a indústria. Pela primeira vez, os recursos desse padrão e da internet aberta foram usados para a criação de uma plataforma móvel totalmente nova", disse Gary Kovacs, CEO da Mozilla.

De acordo com ele, a Mozilla irá submeter a plataforma ao World Wide Web Consortium (W3C), consórcio que define padrões internacionais para o desenvolvimento na internet. Essas diretrizes impedem a existência de interfaces de programação (APIs) proprietárias na Open Web Device.

Expansão acelerada

As empresas apostam na expansão acelerada da web móvel. Em 2014, o número de pessoas que acessam a web via aparelho celular irá superar o de acessos por desktops.

Enquanto a Mozilla mira o modelo de sistemas fechados, para as operadoras, a vantagem é poder personalizar "profundamente" a interface, de certa forma retomando um controle que está saindo das mãos delas devido aos SOs proprietários. Além disso, a penetração de smartphones poderosos ainda é baixa na América Latina.

No entanto, Kovacs diz que o ponto é devolver o controle da web móvel ao usuário e ao desenvolvedor, não deixá-lo nas mãos das grandes companhias, sejam Google e Microsoft ou as operadoras. "Hoje você precisa escolher um pacote pronto, e isso tem deixado as pessoas muito frustradas", argumenta.

Pacote fechado

O VP da Mozilla criticou o atual modelo de apps, por "não oferecer o mesmo espírito de internet aberta que a web", devido à falta de padrões abertos e ao controle pelas app stores. "É a volta dos 'jardins cercados'", disse o executivo, disparando contra as plataformas proprietárias - iOS, Windows Phone, Android.

A indústria está obrigando você a decidir onde quer viver sua vida online - no Google, na Apple ou na Microsoft. "Mas é impossível que uma só companhia satisfaça os desejos de todas as pessoas", aponta.

"Não acredito que vamos brigar com as grandes plataformas, mas acredito que, no fim, irá acontecer o que Steve Jobs previu: a web irá vencer", disse. "Vejo mais como uma evolução (rumo ao HTML5) do que como uma luta", afirma.

Para ele, ainda há tempo para vencer essa guerra contra os sistemas proprietários. "A adoção da internet móvel ainda é baixa, o jogo está longe de ser definido".

PC WORLD: Aparelhos com Windows Phone 7 podem ficar presos à versão atual do SO


Jared Newman

Fortalecidos pelo silêncio da Microsoft, crescem os rumores de que a próxima versão do sistema, de codinome Apollo, não será entregue aos aparelhos atuais.
Se você está esperando pelo Windows Phone 8 é melhor não comprar um aparelho com a versão atual, a 7.5, como o Lumia 800, da Nokia, ou Ultimate, da HTC. De acordo com uma série de reportagens os aparelhos atualmente nas lojas não serão atualizados para o Apollo - nome dado à próxima versão do SO. O portal ZDNet falou sobre o assunto em março e, recentemente o The Verge o reforçou, citando fontes próximas à gigante que preferiram não se identificar.

Novas evidências surgiram via Nuno Silva, um evangelista português da plataforma. Esta semana ele afirmou ao site Zwame que todos os smartphones receberiam o update, mas, pouco depois, publicou no blog oficial um comunicado atribuindo a declaração a um mal-entendido.

“Cometi um erro e confundi a compatibilidade das aplicações com o upgrade dos dispositivos, o que lançou os rumores a que assistimos ontem”, diz o texto. “A Microsoft não tem no momento quaisquer novidades adicionais para partilhar sobre produtos futuros.”

Alguns dos recursos prometidos para o WP8 dependem também do hardware, o que afetará os celulares com WP7. Ele deverá ter NFC (comunicação por proximidade), suporte a processadores de mais um núcleo e cartões de memória, e mais opções de resolução de tela. Uma ferramenta para a sincronização de arquivos na nuvem também é esperada, assim como a integração com Skype e Exchange ActiveSync.

A Microsoft ainda não divulgou nota oficial sobre a atualização dos smartphones já comercializados. A companhia ainda tenta fazer com que o SO decole – o Lumia 900 é sua grande aposta no exterior – e o momento não seria propício para informar os consumidores de que, talvez, eles sejam deixados para trás. O problema, aliás, é um dos maiores que o rival Android tem enfrentado nos últimos anos.

Olhar Digital: Sony vai lançar óculos que exibem legendas de filmes


Dispositivo é voltado para pessoas com deficiência auditiva e visual, além de estrangeiros. Produto deve chegar ao mercado em 2013

20 de Abril de 2012 


Segundo informações do site
Slash Gear, a Sony tem planos de lançar óculos especiais que exibem legendas dos filmes diretamente para os usuários. Em parceria com a franquia de cinemas norte-americana Real Entertainment, a previsão é que o aparelho comece a ser usado nas salas da rede de cinemas a partir de 2013.

O projeto, provisioriamente intitulado como Entertainment Access Technology, estava em produção há cerca de um ano desde que foi anunciado, em outubro de 2011. O uso do dispositivo é voltado para pessoas com deficiência auditiva que precisam ler os diálogos, mas pode ser usado também por estrangeiros. A legenda aparece no respectivo idioma durante o filme, sem prejudicar os outros espectadores.

Além disso, a empresa diz que trabalha em uma versão dos óculos com fones de ouvido. O objetivo, neste caso, é atingir pessoas com deficiência visual e apresentar uma descrição em áudio dos filmes. Haverá suporte para tecnologia 3D em ambos os modelos e o texto exibido nas lentes poderá ser ajustado conforme as preferências do usuário.

A Sony afirma que as lentes do óculos pesam menos de 3 gramas e são capazes de programar legendas em até seis idiomas diferentes. Esse número deve aumentar com o início das vendas, que ainda não foi anunciado pela companhia. 

PC WORLD: Esqueceu a senha do Windows? Veja como resetá-la!



Justin Phelps, PCWorld EUA

Se você ficou “trancado” fora do sistema, não se preocupe: existe um jeito fácil de redefinir a senha de seu usuário no Windows. Você só precisa do DVD de instalação do sistema. 

Você esqueceu a senha do Windows e agora não consegue acessar o sistema? Não se envergonhe, isso pode acontecer com qualquer um. Siga estes passos para definir uma nova senha, mesmo que você não tenha criado um disco para recuperação de senha. Esta dica foi testada no Windows 7.

1) Inicie o PC usando um disco de instalação do Windows. O que veio com seu computador deve servir. Espere o instalador carregar, selecione um idioma para a instalação e clique em Avançar.

2) Clique em Reparar seu computador, selecione o OS a reparar e tome nota da letra do drive onde o sistema está instalado. Clique em Avançar. Na lista de ferramentas de recuperação, clique em Prompt de Comando. 

Nos próximos passos nos referimos ao drive com o sistema operacional como o drive C:. Se em seu PC o sistema estiver em outro drive, substitua o C: nos comandos abaixo pela letra do drive correspondente.

3) No prompt de comando digite: copy c:\windows\system32\sethc.exe c:\ e tecle Enter

4) Agora digite copy /y c:\windows\system32\cmd.exe c:\windows\system32\sethc.exe e tecle Enter

5) Saia do Prompt de Comando (digite exit e tecle Enter) e reinicie o PC. Na tela de login, tecle Shift cinco vezes seguidas. Isso fará com que um prompt de comando apareça na tela. 


Depois de conseguir acesso a um prompt, basta um comando para mudar a senha

6) No Prompt digite o comando net user username password, substituindo username pelo seu nome de usuário no Windows e password pela nova senha que você quer definir, e tecle Enter. Se você não se lembra do seu nome de usuário, digite apenas net user (seguido de Enter) para ver uma lista com todos os usuários do sistema.

7) Saia do Prompt de Comando e faça login com a nova senha. Problema resolvido!

Agora você precisa desfazer as mudanças anteriores para impedir que alguém explore o mesmo truque e mude sua senha. Repita os passos 1 e 2 acima, e no Prompt de Comando digite copy /y c:\sethc.exe c:\windows\system32\sethc.exe e tecle Enter. Saia do prompt de comando e reinicie o computador.