segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SECOM - BA: Projeto prorroga inscrições para cursos de informática


As inscrições gratuitas para acesso ao projeto ‘Semente de Ciência’, ação que oferece cursos na área de tecnologia com ênfase em suporte em informática – helpdesk, operador de computador e edição de vídeo digital – foram prorrogadas. O projeto é voltado para jovens entre 17 e 24 anos, inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que estejam estudando em colégio público.

Interessados em se inscrever devem se dirigir à sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Rua do Queimadinho, bairro Lapinha, em Salvador, desta segunda até a próxima sexta-feira (2 a 6), das 8h30 às 17h. Os documentos necessários para a inscrição são carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou de habilitação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com duração de cinco meses, os cursos oferecem material didático, fardamento, lanche e bolsa-auxílio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3035-2492.

As ações do projeto são desenvolvidas em parceria pelos governos brasileiro e italiano. Aprovada pelo Ministério das Relações Internacionais da Itália, a iniciativa tem como instituições parceiras a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), as organizações não governamentais italianas AVSI, OAF-Itália e, além da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), brasileira, a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Nordeste (AVSI Nordeste).

Fonte: "Projeto prorroga inscrições para cursos de informática — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/09/01/projeto-prorroga-inscricoes-para-cursos-de-informatica (accessed September 2, 2013).

INFO: Projeto leva interatividade da TV digital a famílias de baixa renda



Brasília - Imagine receber na tela da TV informações a respeito de direitos como acesso a serviços públicos ou sobre orientação financeira. Essas são algumas das aplicações de interatividade do sistema digital que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto Brasil 4D, apresentado hoje (30) em painel do 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas.

O projeto, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi iniciado em dezembro do ano passado e selecionou 100 famílias beneficiárias do Programa Brasil sem Miséria em João Pessoa. Elas testaram aplicativos desenvolvidos para interatividade com a televisão digital, usando softwares livres.

"Foi um trabalho de formiguinha, montamos um projeto inédito e, para tal, tivemos que descobrir toda uma linguagem interativa que fosse acessível para a população", disse o coordenador-geral do projeto e superintendente de suporte da EBC, André Barbosa.

Na tela da TV, os moradores tiveram acesso às ofertas de empregos da sua cidade, cursos de capacitação e orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios do governo federal, como aposentadoria, campanhas de saúde e programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.

Segundo a professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cosette Espindola de Castro, os testes mostraram que, após a ambientação com o sistema, as pessoas passaram a otimizar recursos com as informações disponíveis sobre os serviços.

"Um exemplo foi o caso da oferta de emprego. Com a interatividade, as pessoas recebiam informações atualizadas semanalmente e não saiam de casa desnecessariamente para buscar emprego, e não teriam que gastar dinheiro com transporte e comida" disse Cosette, que participou de um estudo para avaliar os impactos do projeto.

De acordo com o levantamento, 64% das famílias disseram que o uso da interatividade reduziu despesas para conseguir uma informação a respeito de oferta de emprego ou obtenção de documentos.

"Trabalhamos com famílias de baixa renda de bairros periféricos e que apenas 6% delas tinham acesso à internet. Ou seja, elas também passaram a ser incluídas social e digitalmente" disse Cosette.

O Projeto Brasil 4D foi premiado com o Troféu SET 2013, durante o Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), no dia 20. No mesmo dia, recebeu a menção especial da LA Cumbre TV Abierta 2013, em Nova York, pela contribuição para a TV aberta. O evento é um fórum anual que debate a indústria e o mercado de TV Aberta.

O 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas está sendo transmitido pelo Portal EBC. O evento, que termina nesta tarde, oferece uma programação de debates que abordam os modelos de financiamento da televisão pública e a participação cidadã na gestão da mídia pública, entre outros assuntos.

Fonte: "Projeto leva interatividade da TV digital a famílias de baixa renda | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/08/projeto-leva-interatividade-da-tv-digital-a-familias-de-baixa-renda.shtml (accessed September 2, 2013).

INFO: Presidente Dilma foi alvo de espionagem pelos EUA, diz TV



São Paulo - A presidente Dilma Rousseff teve o conteúdo de telefonemas, emails e mensagens de celular monitorado pelos Estados Unidos, segundo documentos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês). Os dados de espionagem foram repassados ao jornalista Glenn Greenwald pelo ex-técnico do órgão Edward Snowden.

A denúncia, feita pela TV Globo no programa "Fantástico", foi ao ar na noite de domingo (01) e revela que outros assessores-chave do governo foram monitorados, bem como o presidente do México, Enrique Peña Nieto, quando ainda era candidato, e membros da equipe do mexicano.

As informações baseiam-se em uma apresentação feita dentro da NSA, em junho de 2012, em caráter confidencial. O documento, segundo a reportagem, foi repassado por Snowden ao jornalista Glenn Greenwald, correspondente de um jornal britânico que mora no Rio de Janeiro.

A apresentação em que a presidente Dilma Rousseff e Peña Nieto são citados, na qual também há fotos, tem um total de 24 slides, mas não traz nenhum exemplo de e-mail ou ligação da presidente.

Segundo a denúncia, também publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (02), a apresentação da NSA tem como título "Intelligency filtering your data: Brazil and Mexico case studies".

A interceptação pelos EUA de dados eletrônicos e de telefonia no Brasil já havia sido denunciada anteriormente. Na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se na Casa Branca com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, para tratar do tema.

Após tomar conhecimento das últimas denúncias, Cardozo disse à TV Globo que se confirmado o monitoramento das comunicações da presidente, representará "uma clara violação à soberania" brasileira.

Fonte: "Presidente Dilma foi alvo de espionagem pelos EUA, diz TV | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/presidente-dilma-foi-alvo-de-espionagem-pelos-eua-diz-tv.shtml (accessed September 2, 2013).

INFO: 2 mil carteiros já usam smartphones para atualizar dados


 
Cerca de 2 mil carteiros de todo o país já estão utilizando 
smartphones para atualizar em tempo real as informações 
sobre as entregas de encomendas.

Brasília - O carteiro Francisco Ramos dos Santos, de 35 anos, trabalha entregando cartas e encomendas há dez anos. Há alguns meses, ele usa um aparelho celular com acesso à internet móvel para atualizar todas as informações sobre a entrega de encomendas que faz durante o dia. Com isso, os usuários poderão ter informações mais precisas sobre o status do seu pedido.

“Os usuários vão receber mais rápido, em tempo real. No momento da entrega, a pessoa já está sabendo a hora em que foi feita”, diz o carteiro. Cerca de 2 mil profissionais de todo o país já estão utilizando smartphones para atualizar em tempo real as informações sobre a entrega de encomendas. Na primeira fase, os equipamentos são usados para o serviço Sedex 10, mas a previsão é que a ferramenta seja utilizada para os demais serviços de entrega registrada.

Com o uso do aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na internet no exato momento em que a entrega ocorre. Atualmente, essa atualização só é feita ao fim do dia, quando o carteiro retorna para a central de entrega. A mudança também deverá gerar economia de papel, já que a lista de entregas do dia será disponibilizada no próprio smartphone.

A nova tecnologia também agiliza o trabalho. Ramos diz que antes levava cerca de 40 minutos para fazer a prestação de contas da entrega das encomendas, processo que agora leva um minuto.

“Antigamente, a gente chegava aqui nos Correios, tinha que aguardar em uma fila para fazer uma prestação de contas. Alguém organizava a fila, pegava de um em um e ia dando baixa manualmente. Hoje não, a gente chega, a gente mesmo dá baixa e não precisa de ajuda de ninguém”, afirma.

Os smartphones utilizados pelos carteiros têm um mecanismo de segurança que bloqueia remotamente seu funcionamento em caso de furto ou roubo. Os carteiros receberam um treinamento para usar os equipamentos. Mas, na avaliação de Santos, não foi difícil aprender. “Foi muito fácil, não tem segredo não”.

Os carteiros estão usando o sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está disponível: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito Federal. A segunda fase do projeto, em processo de contratação, prevê a utilização da ferramenta para os demais serviços de entrega sob registro.

Os serviços de telefonia celular (voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de comodato foram contratados por meio de pregão eletrônico. A previsão dos Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de sistemas, a compra de softwares e tecnologia da informação e o treinamento de funcionários. 

Fonte: "2 mil carteiros já usam smartphones para atualizar dados | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/09/2-mil-carteiros-ja-usam-smartphones-para-atualizar-dados.shtml (accessed September 2, 2013).

Portal Fator: Tecnologia de defesa cibernética deve ser nacional, defendem especialistas


Especialistas em segurança cibernética defenderam, no dia 29 de agosto (quinta-feira), no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o desenvolvimento em solo brasileiro de tecnologias para a proteção dos sistemas, como forma de garantir a autonomia do País nesta área.

As manifestações nesse sentido foram feitas durante o 1º Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Críticas (IEC Foz 2013), que reuniu os principais responsáveis pela segurança de informações das áreas civil e militar do País. A iniciativa é da Itaipu Binacional e do PTI.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o diretor de Coordenação executivo, Pedro Domaniczky, também participaram do encontro. Nele, foi anunciada a criação do Centro de Estudos Avançados em Proteção de Infraestruturas Críticas (Ceapiec), com o apoio de Itaipu.

Para o Brasil e Paraguai, Itaipu é uma de suas principais infraestruturas críticas – termo usado para definir “instalações, serviços, bens e sistemas que, interrompidos total ou parcialmente, podem provocar sérios danos sociais, ambientais, econômicos, políticos e à própria segurança do Estado”, segundo definição do Exército, a quem cabe a liderança da Defesa Cibernética das Forças Armadas e que já atua nas medidas de segurança para eventos como a Copa do Mundo de 2014. “A área cibernética é a que mais aproxima instituições civis e militares e temos na colaboração entre as instituições uma importante aliada para a segurança”, disse o general-de-divisão José Carlos dos Santos, comandante do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber).

Ele também defende a promoção de tecnologia nacional para a atuação preventiva contra ameaças como as bombas lógicas, dispositivos programados em sistemas que podem detonar ações físicas. E a preocupação tem fundamento e exemplos.

“Em 2010, o vírus Stuxnet infectou sistemas de instalações nucleares no Irã e destruíram mais de mil centrífugas de uma usina”, citou o comandante. “Por isso, a estratégia nacional de defesa do Brasil colocou os setores de internet no mesmo nível do nuclear”, completou.

Made in Brazil-Atualmente, os principais sistemas de defesa cibernéticos do mundo são tecnologias estrangeiras. “Eles podem nos ajudar até que haja um conflito de interesses dos países”, explicou Sérgio Thompson-Flores, diretor-presidente da Modulo Security Solutions, um dos palestrantes do IEC Foz.

Ele comparou o espaço cibernético a “um mundo novo”, com ameaças com as quais ainda não estamos acostumados ou treinados a enfrentar. “Ao atravessar a rua, nós olhamos para os dois lados, isso está praticamente em nosso instinto. Na internet ainda não temos essa mesma preocupação, por isso o País tem obrigação de nos permitir transitar nesse mundo novo com segurança”, afirmou Thompson-Flores.

Uma das estratégias para fazer com que as estruturas críticas e a própria população estejam protegidas é o investimento em inteligência, com respaldo de normas e legislação.

Na análise de Carlos Eduardo Miguel Sobral, chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça e delegado da Polícia Federal, é preciso desmistificar conceitos contrários aos setores de inteligência – fundamentais para detectar ameaças antes que elas se transformem em catástrofes.

“Lutamos muito para haver um marco regulatório sobre crimes cibernéticos, mas temos que sensibilizar os governantes e a população sobre a importância da inteligência”, afirmou Sobral. “É urgente que se defina uma estratégia nacional de integração das forças de defesa”.

Unificação das defesas-Para o diretor do Departamento de Segurança de Informações e Comunicações da Presidência da República (DSIC), Raphael Mandarino Júnior, o Brasil não está atrás dos outros países do mundo na proteção cibernética, mas ainda é preciso evoluir.

Segundo ele, a segurança de dados sensíveis do governo são protegidos hoje pela criptografia, medida que tem funcionado bem há 14 anos, embora não impeçam as tentativas de ataque às redes do governo federal e autarquias. São registrados quase 1,2 milhão de ataques por hora no sítio .gov. “Destes, os 60 que não são resolvidos vêm encaminhados para nós, no DSIC, por dia”.

E como proteger melhor o País? A resposta de Mandarino Júnior converge com a de outros palestrantes: unificar a defesa cibernética. “Ainda falta fabricarmos as tecnologias aqui e termos um órgão como a NSA [a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, em inglês: National Security Agency]”, finalizou.

Perfil - A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Fonte: "Portal Fator Brasil." Portal Fator Brasil. http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=245160 (accessed September 2, 2013).

G1: Vivo, TIM e Oi descumprem metas de banda larga, diz relatório da Anatel


Em julho, velocidade móvel da TIM e Vivo ficou aquém do fixado em SP. 
No caso da Oi, falhas de conexão fizeram usuários não acessar conteúdos.


Apesar de não serem obrigadas por lei a cumprir integralmente os contratos com os consumidores, as operadoras de telefonia derraparam e deixaram de atingir algumas metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com mediação da banda larga móvel e fixa realizada em julho, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira (30).

Vivo e TIM descumpriram algumas das metas estabelecidas pela agência para a interent móvel, enquanto a Oi falhou em metas fixadas para a banda larga fixa. As outras operadoras, fixas e móveis, Claro, NET, GVT, Algar, aJato, Sercomtel e Cabo Telecom ficaram dentro do esperado.

No critério “velocidade instantânea”, a meta estabelecida por regulamento é de que as teles entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada para serviços de internet móvel em 95%. A Vivo foi a empresa que mais falhou. Não atingir a meta no Rio, onde obteve êxito em 91,09% das medições, e em São Paulo, onde o índice de sucesso chegou a 93,55%.

"Problemas sistêmicos limitaram o número de medições, o que reduziu a validade estatística dos dados coletados e fez com que dois resultados ficassem muito próximos dos índices previstos pelo órgão regulador", afirmou a Vivo ao G1, por meio de nota. E completa: "Já foram adotadas medidas corretivas para que os números de agosto reflitam com maior precisão o desempenho da rede da companhia".

Já a TIM ficou aquém da meta em São Paulo, dentro do aceitável apenas em 89,51% das avaliações.

Em nota, a TIM afirmou que "está avaliando os resultados da medição para banda larga móvel, realizada em julho/13, pela Anatel". Além disso, a empresa acrescenta que "em relação à taxa de transmissão instantânea, a companhia atingiu a meta em todos os Estados avaliados, exceto em São Paulo, mas esclarece que está investindo constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede".

Velocidade média para planos acima de 2 Mbps (Megabit por segundo)
RJGVT18.81 Mbps
NET12.16 Mbps
Oi6.78 Mbps
SPGVT16.59 Mbps
NET11.23 Mbps
Vivo7.54 Mbps
aJato17.53 Mbps
Algar4.75 Mbps
MGGVT12.91 Mbps
NET11.05 Mbps
Oi6.59 Mbps
Algar7.66 Mbps
PRGVT14.59 Mbps
NET11.40 Mbps
Oi6.16 Mbps
Sercomtel5.93 Mbps
RNCabo Telecom8.94 Mbps
NET9.96 Mbps
Oi7.23 Mbps
Fonte: Anatel

Segundo a Anatel, mais de 60 mil voluntários fizeram as medições nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Norte. Eles também analisaram velocidades para planos com velocidade abaixo dos 2 Mbps e acima desse patamar (Veja quadro ao lado).

O outro critério para avaliar a velocidade é o de “velocidade média”, segundo o qual as operadoras devem entregar no mínimo 60% da velocidade contratada –o valor é a média das velocidades instantâneas medidas ao longo de um mês. Todas as operadoras superaram a meta nessa categoria.

No entanto, algumas suaram para passar. Em São Paulo, a TIM entregou bateu a meta em 65,39% das avaliações; no Rio, TIM e Vivo atingiram, respectivamente, o estabelecido em 66,61% e a 68,87% das medições.

A Oi foi ficou abaixo dos limites no critério de “perda de pacotes”, referente à banda larga fixa. Essa situação ocorre quando um internauta não consegue acessar alguma informação na internet, porque os pacotes de dados que trafegam pela rede não encontram seu destino ou são descartados, devido a uma falha na conexão ou a sua baixa qualidade.

A meta é que a perda não fosse superior a 2% em 85% das medições. No entanto, a Oi atingiu 83,64% no Paraná e 77,72%, no Rio.

A operadora também derrapou em latência, no Rio Grande do Norte. Latência é o tempo entre a ida de um pacote de dados da casa do usuário até os servidores e a volta da informação do servidor ao domicílio. O objetivo era que em 85% das medições esse período de espera não fosse superior a 80 milissegundos. Mas em julho a tele ultrapassou o tempo máximo de resposta e só atingiu a meta em 14% das avaliações.

Em comunicado, a Oi afirma "que vem registrando avanços importantes nos indicadores de qualidade estabelecidos pela Anatel, que têm se apresentado dentro das metas fixadas pelo órgão regulador". E completa: "a Oi atingiu os seis indicadores em quatro estados – com exceção de três casos pontuais que já foram mapeados e estão sendo cuidadosamente analisados e tratados pela companhia".

Fonte: "G1 - Vivo, TIM e Oi descumprem metas de banda larga, diz relatório da Anatel - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/vivo-tim-e-oi-descumprem-metas-de-banda-larga-diz-relatorio-da-anatel.html (accessed September 2, 2013).

Folha de S.Paulo: Feira alemã terá de relógio inteligente a novos 'phablets'


Começa nesta sexta (6) e vai até 11 de setembro, em Berlim, a 53ª IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos da Europa. O grande dia para a indústria, porém, deve ser já nesta quarta (4), quando Samsung e Sony farão anúncios em eventos para a jornalistas.

Desde 2010, a Samsung faz os principais lançamentos da IFA. Naquele ano, a companhia apresentou o Galaxy Tab 7. Nos últimos dois anos, Berlim se transformou no ponto de partida do Galaxy Note, o que acontecerá novamente na atual edição.

Homem observa logotipo da feira IFA, em Berlin, na 
Alemanha.

Na semana passada, um executivo da empresa confirmou ao "Korea Times" o lançamento. Blogs asiáticos já exibiam supostas fotos e as possíveis especificações do aparelho.

A tela do "phablet" (categoria híbrida entre smartphone e tablet) deve crescer ainda mais e saltar das 5,5 polegadas para 5,7 polegadas. As especificações internas também podem receber atualizações. A memória será de 3 Gbytes e a câmera de 13 Mpixels. O processador deve ser o Snapdragon 800, o mais avançado da fabricante Qualcomm.

Outro produto da Samsung que deve receber bastante atenção é o Galaxy Gear, um relógio inteligente que teve anúncio confirmado pela empresa também ao "Korea Times". Apesar de tentativas de grandes fabricantes, como Motorola e Sony, e de projetos independentes, como o Pebble, o mercado dessa categoria ainda não decolou.

Não são muitas as informações disponíveis sobre o dispositivo, mas é possível que ele tenha uma tela de 2,5 polegadas, processador de núcleo duplo e conexões Bluetooth e NFC.

Dependendo do sucesso do Galaxy Gear, a Samsung pode abrir vantagem frente a Apple no mercado. Há alguns anos, rumores sobre um relógio inteligente rondam a companhia da maçã, mas nunca se confirmaram. Segundo o jornal "Digitimes", o suposto "iWatch" será lançado apenas no segundo semestre do ano que vem.

Já a Sony deve entrar em um mercado em que a Nokia vem desbravando quase sozinha: o de smartphones com câmeras potentes. O Xperia Honami (o nome é ainda provisório e é usado internamente apenas) terá 20 Mpixels de resolução e sensor de 1/2.3 polegas (parecido com o da Galaxy Camera, da Samsung).

Além do smartphone, a Sony pode mostrar produtos que transformam qualquer smartphone em câmeras de respeito. Entre eles, podem estar as lentes QX, que combina lente, sensor e processador de imagem em um único acessório que pode ser acoplado ao smartphone.

Assim, a companhia poderia entrar na disputa com as câmeras com Android, como a Galaxy Camera, sem precisar lançar um novo dispositivo, e na competição com câmeras mais sofisticadas, que normalmente têm problemas na interface e nas ferramentas de compartilhamento.

Na IFA, também são esperados lançamentos em diversas categorias por HTC, Lenovo, LG, Panasonic e Philips, entre outros.

LISTA DE PRESENÇA
Saiba quais produtos devem ser lançados na edição deste ano da IFA

GALAXY NOTE 3
A terceira geração do phablet do Samsung poderá crescer mais uma vez na tela, que terá resolução Full HD: serão 5,7 polegadas com bordas laterais de 2,2 milímetros. Memória (3 Gbytes), processador (2,2 GHz) e câmera (13 Mpixels) também devem ser atualizados

GALAXY GEAR
A Samsung também entrará no mercado de relógios inteligentes. Rumores indicam que ele terá tela de 2,5 polegas e 320 pixels x 320 pixels e se conectará via Bluetooth a smartphones. O design final, porém, não deverá contar com vidro curvado

XPERIA "HONAMI"
O nome ainda é provisório, mas é possível que a Sony apresente um novo smartphone com tela Full HD de 5 polegadas. O grande atrativo deverá ser sua câmera, com 20 Mpixels de resolução e sensor de 1/2.3 polegas (parecido com o da Galaxy Camera, da Samsung)

X910
A Lenovo também pode entrar na onda dos smartphones com um aparelho de nome ainda provisório. Ele teria processador Snapdragon, da Qualcomm, de 2,2 GHz e tela Full HD. Mas ele poderia ser voltado apenas ao mercado asiático

ONE MAX
Depois do sucesso de crítica do HTC One, a fabricante de Taiwan pode lançar um irmão maior, um phablet com tela de 5,9 polegadas. O processador deverá ser de 2,2 GHz e a memória de 2 Gbytes. O sistema operacional seria o Android 4.3

IFA 2012 EM NÚMEROS

- 3.8 bilhões de euros em negócios
- 1.439 expositores de 57 países
- 240 mil visitantes
- 6.128 jornalistas

Fonte: ROMANI, BRUNO . "Folha de S.Paulo - Tec - Feira alemã terá de relógio inteligente a novos 'phablets' - 02/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1334142-feira-alema-tera-de-relogio-inteligente-a-novos-phablets.shtml (accessed September 2, 2013).

Folha de S.Paulo: Hackers poderão invadir carros e casas com o advento da 'internet das coisas'


Imagine estar dirigindo por uma via expressa a 100 km/h e seu carro subitamente perder o controle, causando um acidente que fira dezenas de pessoas. Agora imagine que você nada teve a ver com o acidente, porque hackers tomaram o controle do carro.

Charlie Miller, pesquisador de segurança do Twitter, e Chris Valasek, diretor de informações de segurança na IOActive, uma companhia que pesquisa o tema, recentemente demonstraram como hackers podem tomar o controle de veículos.

Eles bloquearam completamente a capacidade do motorista: freios inativos, direção distorcida. Tudo isso com o apertar de um botão.

Os pesquisadores tomaram o controle de um Toyota Prius e de um Ford Escape, modelos híbridos (também usam motor elétrico) que já circulam nos Estados Unidos.

E se os hackers e os pesquisadores de segurança estão indo além de esforços para invadir --ou proteger-- contas de e-mail e bancárias e evitar outras trapaças digitais, hoje exploram brechas a fim de violar a segurança tecnológica de residências ou, em casos extremos, matar pessoas que usem aparelhos médicos implantados.

"Hoje não há muitas maneiras de permitir que os hackers conduzam ataques remotos: Bluetooth, sensores remotos nos pneus, unidades de telemetria", diz Miller. "Mas quando os carros estiverem conectados à internet, as coisas ficarão mais fáceis para os atacantes."

As montadoras de automóveis e o governo estão cientes de tal vulnerabilidade. De fato, Miller e Valasek receberam verba da Darpa (Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Defesa) para pesquisar métodos que permitiriam evitar ataques. O maior medo é o futuro, porque os carros serão mais computadorizados --ou podem se tornar completamente automáticos.

Para eles, carros que podem ser invadidos por hackers são um desdobramento preocupante para pessoas que não gostam nem de usar o "cruise control", recurso de velocidade constante.

FECHADURAS WI-FI

E, para agravar a paranoia, os pesquisadores alertam que nossas casas são ainda mais vulneráveis a invasores digitais do que nossos carros. Ao menos se ladrões de casas trocarem seus pés-de-cabra e suas alavancas por laptops e sistemas de rastreamento de wi-fi.

Aparelhos como o Lockitron, uma fechadura para casas que funciona por wireless e pode ser aberta com um smartphone, podem servir de caminho para que ladrões tecnologicamente competentes invadam casas. Não é que tal tecnologia seja ruim, afinal, ela está na empresa mais avançada no ramo de segurança doméstica sem fio.

"Criamos a Lockitron do zero tendo em mente a segurança", afirma a companhia em comunicado, reconhecendo, porém, que "qualquer pessoa que alegue que é impossível invadir seu sistema estaria errada".

Os hackers também poderiam usar nossos televisores e webcams, monitorando tudo que estamos fazendo e dizendo. Lâmpadas de próxima geração conectadas à web podem ser alvo de interferência. Refrigeradores digitais podem ser desligados, o que faria sua comida estragar sem que o dono soubesse.

SMARTPHONES

Alguns desses ataques seriam apenas piadas, ainda que causadoras de problema. Pesquisadores alertam que os vasos sanitários Inax Satis, que têm controle Bluetooth que permite que sejam acionados por um app em smartphones, podem ser atacados de modo a espirrar água para cima, e não para baixo.

Alertada de que seus produtos estão vulneráveis, a Inax informou que lançou uma atualização de segurança em agosto. Sim, no futuro você terá de baixar atualizações de segurança para seu vaso sanitário!

E há os temores comuns quanto aos smartphones. Na conferência de hackers BlackHat, Kevin McNamee, diretor da Kindsight Security Labs, demonstrou como tomar o controle de um celular com sistema Android inserindo códigos por meio do jogo "Angry Birds". Depois de tomar o controle do aparelho, McNamee conseguiu remover fotos e dados pessoais sem que o proprietário tivesse consciência.

Outros pesquisadores assumiram o controle de um iPhone por meio de um adaptador de energia --sim, um pequeno fio elétrico branco-- e conseguiram capturar senhas e e-mails, em aparelhos com sistema operacional iOS até a sexta e atual versão.

APARELHOS MÉDICOS

Mas alguns dos pesquisadores de segurança mais avançados estão pensando em invasões ainda mais assustadoras, de aparelhos médicos implantados.

Barnaby Jack, conhecido por ter invadido um caixa automático e conseguido tirar dinheiro sem cartão, demonstraria no evento BlackHat como é possível invadir aparatos médicos no corpo humano, como marcapassos, para matar alguém.

Infelizmente, Jack, que estava na casa dos 30 anos, morreu pouco antes da apresentação, de causas ainda desconhecidas. Ele costumava ser descrito como "hacker ético", e esperava demonstrar tal ataque como alerta aos fabricantes.

REALIDADE x TEORIA

Será que a saída é cavar buracos em nossos quintais, enterrar nossos computadores e smartphones e nunca mais dirigir? Alguns pesquisadores dizem que muitas dessas demonstrações são provocantes, mas ainda assim teóricas e não configuram um risco concreto imediato.

"Às vezes existe uma grande distância entre os pesquisadores e o mundo real. A ideia é justamente antecipar e reduzir os problemas, mas não é incomum que as conferências discutam tecnologias exóticas que ainda não afetam nossa vida diária", disse Chris Rohlf, fundador da Leaf Security Research, uma consultoria de segurança.

"À medida que a tecnologia é incorporada a aparelhos, o foco quanto à segurança crescerá. Onde existe tecnologia, há hackers", diz.

"Não conseguimos descobrir como deter ataques contra navegadores de web em computadores pessoais, mesmo depois de 10 anos de tentativas, e por isso não há razão para imaginar que possamos deter 100% dos ataques contra carros ou outros aparelhos no futuro", diz Miller.

Fonte: BILTON, NICK . "Folha de S.Paulo - Tec - Hackers poderão invadir carros e casas com o advento da 'internet das coisas' - 02/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1334557-hackers-podem-invadir-carros-e-casas-com-o-advento-da-internet-das-coisas.shtml (accessed September 2, 2013).