sexta-feira, 7 de junho de 2013

ABEP reúne conselheiros e diretores técnicos em Joinville

ABEP reúne conselheiros e diretores técnicos em Joinville


Acontece em Joinville nos dias 06 e 07 de junho a 122ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas da ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, e a 104ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos (RFDTE).


A proposta da reunião é discutir melhores práticas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na administração pública para aperfeiçoar a gestão dos governos, além de assuntos internos, entre eles o Planejamento Estratégico da ABEP para os próximos dois anos. A Prodeb está representada na reunião por Paulo de Souza Nunes Filho, Diretor de Administração e Finanças e Napoleão Lemos, Diretor de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas


A agenda prevê palestras e debates sobre soluções para Datacenters redundantes, cases de Datacenters modulares e de alta confiabilidade; soluções em impressão térmica e cases de automação e certificação digital. 



Sobre a ABEP

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP - Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática. Para saber mais, acesse: www.abep.sp.gov.br




122ª ROCA – Reunião Ordinária do Conselho de Associadas

104ª RFDTEs – Reunião do Fórum de Diretores Técnicos
Bourbon Business Hotel Joinville - Joinville-SC – fone (47) 2105.9000


AGENDA DE TRABALHO
Coordenação de mesa: Carlson Janes Aquistapasse, Presidente do Conselho de Associados da ABEP

Dia: 06 de junho (quinta-feira)

08h30 - 09h00 - Abertura da reunião com autoridade local

09h00 - 09h30 - Data Center redundante: desafios e soluções

Pedro Morgado, Engenheiro de Sistema, System

09h35 - 13h00 - Workshop Planejamento Estratégico da Abep (1ª parte)

(Atividade interna da ABEP: Presidentes/Dirigentes Principais, Dirigentes Técnicos

e Dirigentes Administrativos/Financeiros)

13h05 - 14h05 - Almoço no hotel e Networking

14h10 - 17h30 - Workshop Planejamento Estratégico da ABEP (2ª parte)

(Atividade interna da ABEP: Presidentes/Dirigentes Principais, Dirigentes Técnicos

e Dirigentes Administrativos/Financeiros)

17h35 - 17h45 - Soluções para Impressão Térmica

Paulo Jose Fodor, Diretor Comercial Governo, Tecnoset

17h50 - 18h10 - Hiperconectado e Exigente - Entenda o novo perfil do usuário de internet

Alexandre Alves, Gerente Regional, Exceda

20h30 - Jantar de confraternização e networking

Dia: 07 de junho (sexta-feira)

09h00 - 09h30 - Vectra - PE Conectado

Daniel Bastos de Castro, Gerente Técnico de Telemática, Secretaria de

Administração do Governo do Estado de Pernambuco.

09h35 - 09h50 - Ativos de TI e Telecom como Serviço na Administração Pública

Ney Pereira de Castro, Gerente de Contas Setor Público - Investiplan

09h55 - 10h25 - Samsung

10h30 - 11h30 - Assuntos Internos Abep: Revisão do Patrocínio Anual, Programa GEO,

Avaliação da Missão aos EUA, Comunicação ABEP, entre outros).

11h35 - 11h45 - Data Centers Modulares e de Alta Confiabilidade

João Lucio dos Reis Filho, Diretor, Aceco

11h50 - 12h10 - Certisign

12h15 - 12h35 - Automação do Processo Orçamento e Geração dos Livros LDO e LOA

Stenio Diniz, Gerente de Negócios, VTI

12h40 - 12h50 - Certificação Digital: Cases de sucesso em atendimento e validação presencial

Francisco Komatsu, Gerente de Produtos, Serasa

12h55 - 14h55 - Almoço no hotel e networking

15h00 - 16h30 - Continuação Assuntos Internos Abep

Avaliação da Missão aos EUA, Comunicação ABEP, entre outros.

16h35 - 16h45 - Encerramento


Fonte: ABEP

SECOM - BA: Aplicativos e serviços ajudam turistas no São João e Copa das Confederações



Os turistas que visitam a Bahia no mês de junho, quando acontecem o São João e a Copa das Confederações, vão contar com a ajuda da tecnologia de guias capacitados para tirar dúvidas e orientar em diversos idiomas. Os serviços foram apresentados pela secretaria de Turismo do Estado (Setur) nesta quinta-feira (6), no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador. Durante o evento foram lançados o Programa Guias e Monitores do Turismo, o site de turismo da Copa e os aplicativos para dispositivos tablets e smartphones Guia Bahia Turismo e São João Bahia.

De acordo com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o setor está preparado para receber os turistas durante os dois grandes eventos. “Um evento reforça o outro e será o São João da Copa, com a programação junina no Pelourinho e na Praça Municipal sendo atrativos a mais para os turistas que virão por conta da Copa das Confederações”.

Programa Guias e monitores

Aproveitando a experiência obtida durante o Carnaval nos seis últimos anos, o Programa Guias e Monitores vai disponibilizar 166 profissionais para o receptivo especial da Copa das Confederações. Os atendentes atuarão nos locais de maior fluxo de turistas, como aeroporto, rodoviária, terminal náutico, no entorno da Arena Fonte Nova, além dos principais pontos turísticos da capital baiana.

Desde a criação, em 2008, o programa já fez mais de 500 mil atendimentos. Os guias são capacitados em diversos idiomas estrangeiros como inglês, espanhol, francês e alemão. Outros idiomas disponíveis são o russo, o mandarim e o croata. Em virtude da competição esportiva, torcedores de seleções que jogam na Bahia contarão com uma atenção especial. A recepção aos italianos, por exemplo, deve ser reforçada por conta do jogo Brasil x Itália, no dia 22 de junho.

A estudante Luiza Alcântara domina inglês e francês. Para ela, além da renda através do trabalho temporário, ser um dos guias é uma oportunidade de manter contato com diferentes povos e culturas. “São pessoas diferentes, com outras formas de ver o mundo, e é bastante interessante a troca cultural que temos nesse trabalho”.

Guia Bahia Turismo

Além dos conhecimentos em outras línguas, guias e turistas vão contar também com dois aplicativos móveis gratuitos e disponíveis para dispositivos que utilizam os sistemas Android, IOS e Blackberry. Ao instalar o Guia Bahia Turismo, é possível ter informações sobre roteiros, bares, restaurantes, serviços e dicas em Salvador e outros 11 destinos turísticos da Bahia. 

Resultado de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o aplicativo possui um sistema de georreferenciamento que permite encontrar pontos turísticos, estabelecimentos culturais e comerciais de acordo com a localização do usuário.

Também desenvolvido para tablets e smartphones, o São João da Bahia inclui a programação dos festejos na capital e em mais de 100 municípios, com curiosidades, receitas de comidas e bebidas típicas e notícias, além de uma ferramenta que mede a distância entre as cidades baianas.

Site da Copa

A página oferece a baianos e turistas o acesso a informações sobre as copas das Confederações e do Mundo, assim como as ações de turismo voltadas para os eventos esportivos sediados na Bahia. Os novos serviços fazem parte do Sistema Integrado de informações Turísticas da Setur, que conta ainda com o portal oficial de Turismo da Bahia e o Disque Bahia Turismo. O serviço de atendimento por telefone funciona 24 horas por dia nos idiomas inglês, espanhol e português através do número (71) 3103-3103.

Fonte: "Aplicativos e serviços ajudam turistas no São João e Copa das Confederações — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/06/06/aplicativos-e-servicos-ajudam-turistas-no-sao-joao-e-copa-das-confederacoes (accessed June 7, 2013).

Convergência Digital: Criminosos criam e-mail falso sobre previdência privada



Surge mais um alerta para a Internet brasileira. Agora, os criminosos cibernéticos criam e-mail falso previdência privada. A tática deles é bem simples: criar regularmente mensagens falsas sobre assuntos que podem chamar a atenção do usuário do computador e leva-lo a abrir algum link ou arquivo junto com o e-mail recebido. Uma das mensagens mais recentes é sobre extrato de previdência privada. 

“A mensagem é bem feita e parece mesmo ser da empresa de previdência privada”, comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora de soluções de segurança Avira no Brasil. “Se o usuário possui uma conta de previdência nesta empresa, o risco é bem grande dele cair nesta armadilha. O e-mail do remetente é muito parecido com o original e toda a arte da mensagem está caprichada”, comenta.

Na mensagem os criminosos cibernéticos utilizam termos relacionados à segurança para dar mais credibilidade ao seu ataque. Eles “informam” que o documento anexo – na verdade um PDF contaminado com vírus – estaria protegido e que será necessário digitar o cpf para poder abrir o documento. “Nada disso é verdade”, alerta Freire, que orienta a não abrir este tipo de mensagem e, na dúvida, ligar para a companhia seguradora ou seu corretor para apurar a veracidade da mensagem. “O melhor é apagar a mensagem e ver se a empresa, de fato, envia este tipo de e-mail. Se sim, peça para a companhia fazer o reenvio, por exemplo”. 

Além destes cuidados, o executivo orienta a manter o computador com seus sistemas todos sempre atualizados e manter um software antivírus de qualidade e também atualizado. "O melhor a fazer é se proteger contra as ameaças virtuais, que vitimam milhões de pessoas todos os dias justamente por falta de atenção e cuidado ao lidar com este tipo de mensagem”. 

Fonte: "Criminosos criam e-mail falso sobre previdência privada - Convergência Digital - Segurança."ConvergênciaDigital.http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33965&sid=18&utm_source=feedly#.UbHUr9JQGp4 (accessed June 7, 2013).

InformationWeek: Resistir ao BYOD é perda de tempo



Ao invés de tentarem barrar essa onda, as empresas devem focar em dar suporte aos smartphones e tablets dos funcionários, alertam especialistas

Se você ainda está determinado a bloquear a onda de dispositivos de propriedade dos funcionários, esqueça, afirmam analistas da Ovum. Desista. A batalha já acabou e os usuários venceram.

Os tablets, especialmente, estão em ascensão nos escritórios, de acordo com o resultado da “2013 BYOX – Bring Your Own Anything”, uma pesquisa sobre a atitude dos funcionários divulgada na quarta no BYOX World Forum em Londres.

“Resistir em meio à evolução da mobilidade consumerizada é como um exercício de fútil”, alertou Richard Absalom, analista de impacto de consumo tecnológico da Ovum. “Nós acreditamos que os negócios são o melhor jeito de aproveitar esse comportamento para aumentar o engajamento dos funcionários e a produtividade e promover os benefícios da mobilidade corporativa.”

Foque no trabalho com seus consumidores internos para ajudá-los a encontrar métodos seguros e produtos apropriados de uso, ele sugere.

Os resultados da pesquisa mostram que o BYOD é o novo normal, com suas atividade fazendo parte integral da rotina dos funcionários, totalizando quase 60% a mais quando comparado há dois anos. Desse número, quase 70% dos smartphones ou tablets pertencentes aos funcionários afirmam que utilizam os dispositivos para acessar informações de trabalho. O número de tablets de funcionários está crescendo de 28,4% para 44,5% nos últimos 12 meses, de acordo com o estudo, sugerindo que os negócios verão cada vez mais desses dispositivos em suas redes.

A maioria dos funcionários que possuem smartphones (67,8%) trazem esses dispositivos para o trabalho, sendo que 15,4% desse número fazem isso sem o conhecimento da TI – e 20,9% fazem isso desafiando as regras anti-BYOD da companhia.

A pesquisa também perguntou aos funcionários sobre os software que eles utilizam em seus dispositivos móveis. O email e o calendário são as aplicações mais utilizadas, tanto em aparelhos da companhia como pessoais. No entanto, outras aplicações estão ganhando espaço e estão sendo mais utilizadas conforme os trabalhadores as instalam em seus aparelhos, e não a TI. Essas incluem redes sociais corporativas (25,6%), arquivos de sincronização e compartilhamento de serviços (22,1%) e mensagens instantâneas e VoIP (30,7%).

“A TI não está acompanhando a transformação das demandas e dos comportamentos da força de trabalho consumerizada e móvel”, disse Absalom. “Em nenhum outro lugar está tão claro quanto os dados de BYOA (bring your own app). Se os funcionários estão buscando suas próprias aplicações como recursos para o trabalho, então a TI não está entregando as ferramentas certas ou boas o suficiente para a experiência de usuário deles.”

Adrian Drury, analista de impacto de consumo tecnológico da Ovum, relatou durante a conferência que esta é uma tendência que as companhias não podem ignorar. “Você precisa assumir que há muitas atividades de BYOD em seu negócio que você simplesmente nem sabe. E se você tiver uma abordagem errada, você vai direcionar essas atividades para acontecerem no “underground” e perder o controle”.

A Ovum entrevistou 4.371 trabalhadores de 19 países de companhias com no mínimo 50 funcinários.

Fonte: OD. "Resistir ao BYOD é perda de tempo - InformationWeek." InformationWeek. http://informationweek.itweb.com.br/14242/resistir-ao-byod-e-perda-de-tempo/ (accessed June 7, 2013).

COMPUTERWORLD: Rede social é usada por 97% das empresas no mercado global





As companhias conseguiram entender a importância das ferramentas de colaboração baseada em mídias sociais para seus negócios. Pelo menos é o que revela uma pesquisa global realizada com 4 mil usuários finais e mil tomadores de decisões de negócios e de TI em 22 países, incluindo o Brasil. O estudo apontou que a maioria das empresas (97%) está utilizando as tecnologias de redes sociais na empresa.

O levantamento foi conduzido entre 13 de março e 16 de abril de 2013 e englobou os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Países Nórdicos, Espanha, Suíça, Reino Unido, Austrália e Singapura. 

O estudo da Avanade também revela concepções comuns quando se trata da colaboração social. Os entrevistados que adotaram as tecnologias de mídias colaborativas em suas empresas relataram que utilizam tecnologias sociais que possuem o consumidor como foco.

O Facebook foi apontado como a principal rede utilizada por 74% dos entrevistados, apresentando uma taxa duas vezes maior que o Microsoft SharePoint (39%), quatro vezes maior que o IBM Open Connections (17%) e seis vezes maior que o Salesforce Chatter (12%). 

No Brasil, este cenário reflete os mesmos resultados, destacando o Facebook como a plataforma social mais utilizada, com 75% dos pesquisados, seguido do Twitter (49%) e Linkedin (47%). 

Estes dados indicam que as empresas brasileiras são abertas ao uso das ferramentas de colaboração social, mas ainda não têm o conhecimento necessário para utilizar as plataformas corporativas, aproveitando plenamente todos os recursos da colaboração social.

Ao observar as intenções dos entrevistados, há uma indicação de que esta tendência pode mudar nos próximos 12 meses. Os tomadores de decisão que planejam adotar tecnologias sociais relatam que o Microsoft SharePoint (23%) e o Salesforce Chatter (23%) estão no topo de suas listas de implementações de colaboração planejadas para o próximo ano. 

Apesar do Facebook estar atualmente na primeira posição entre as tecnologias de colaboração social em uso hoje, quando perguntados sobre quais ferramentas sociais as empresas gostariam de adotar no próximo ano, a rede social mais popular do mundo caiu para o final da lista, com apenas 8% dos tomadores de decisão entrevistados o considerando uma prioridade.

Benefício das ferramentas sociais

A pesquisa da Avanade também mostra que a maioria das empresas que adotaram ferramentas de colaboração social está observando benefícios e planejando adotar mais ferramentas sociais no futuro. 

De acordo com estudo, os adotantes mais entusiasmados estão alavancando as tecnologias sociais no trabalho – aproximadamente oito entre dez tomadores de decisões (77%) e sete entre dez usuários finais (68%) relatam o uso de redes sociais corporativas.

Entre as companhias que empregam ferramentas de colaboração social nos dias de hoje, 82% querem utilizá-las mais no futuro. No Brasil, esse número sobre para 96%. Porém, em relação ao restante do mundo, as empresas nacionais ainda desconhecem toda a capacidade das ferramentas sociais para alavancar os objetivos traçados pela companhia.

Todos, entre tomadores de decisões de negócios e de TI, bem como os usuários finais, relatam resultados positivos de seu uso das tecnologias de colaboração social na empresa. Os tomadores de decisões de TI relatam que estas tecnologias tornam o trabalho mais agradável (62%), os tornam mais produtivos (62%) e os ajudam a terminar o trabalho mais rapidamente (57%). 

Para 50% das empresas brasileiras entrevistadas, as ferramentas de colaboração social são uma grande oportunidade para solucionar a questão do longo tempo diário gasto no trabalho com tarefas simples. Em contrapartida, o principal desafio identificado pelas organizações nacionais está na ajuda aos novos funcionários para que eles aumentem suas performances a partir das redes colaborativas.

Com todas as percepções e resultados de negócios positivos, uma saudável minoria dos tomadores de decisões de negócios e de TI (23%) ainda não adotou ferramentas de colaboração social na empresa. 

“As empresas têm uma variedade de necessidades e expectativas por trás da adoção das ferramentas de colaboração. E a consumerização de IT aumentou as expectativas dos funcionários sobre as tecnologias sociais que eles podem usar para colaborar dentro e fora da organização”, diz Hamilton Berteli, CTO da Avanade Brasil. 

O executivo acrescenta que a maioria das empresas nacionais pretende adotar novas tecnologias e acredita que isso irá melhorar a forma como seus colaboradores trabalham, e que isso reflete diretamente nos resultados na companhia. “Inovar e crescer continuam sendo as maiores prioridades e as ferramentas colaborativas podem ajudar”, finaliza Berteli.

Fonte: 
"Rede social é usada por 97% das empresas no mercado global - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/07/rede-social-e-usada-por-97-das-empresas-no-mercado-global/ (accessed June 7, 2013).

IDG Now!: Novos controles de gestos via Wi-Fi tornarão toda sua casa "inteligente"


Um roteador Wi-Fi padrão poderá se tornar um "receptor inteligente" e registrar as pequenas alterações de sinais para traduzi-las em comandos acionáveis

Enquanto a Microsoft “provoca” o público com controles de gestos tentadoramente avançados através do sensor Kinect de nova geração do Xbox One, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveu uma forma de ativar o controle de gesto em todos os dispositivos que utilizam o roteador Wi-Fi em sua sala de estar.

O roteador Wi-Fi e a crescente variedade de dispositivos conectados já inundam sua casa com uma enxurrada de sinais que atravessam as paredes. Quando objetos sólidos - como, por exemplo, um ser humano – se movimentam, eles alterar ligeiramente a frequência do sinal Wi-Fi através do efeito Doppler. A equipa de investigação da Universidade desenvolveu uma maneira de transformar um roteador Wi-Fi padrão em um "receptor inteligente", para que ele possa registrar essas pequenas alterações de sinais e traduzi-las em comandos acionáveis.

A tecnologia, que a equipe apelidou de WiSee, tem sido usada para identificar nove gestos humanos distintos que vão desde um golpe de mão até um "boliche de corpo inteiro”. Pesquisadores descobriram que um único receptor pode reconhecer até cinco usuários diferentes quando equipado com uma antena múltipla que "sintoniza" em uma pessoa específica. No futuro, seu roteador saberá o que você está fazendo.

Já podemos jogar o Kinect fora?

A WiSee tem vantagens distintas sobre tecnologias de gestos como o Xbox Kinect. Em primeiro lugar, será mais simples e mais barata, uma vez que é uma adaptação de uma tecnologia que já temos. Além disso, a WiSee não exige que os usuários estejam na mesma sala que o dispositivo que desejam controlar, já que os sinais “viajam” facilmente através de paredes sólidas.

Do ponto de vista da aplicação, isso significa que qualquer aparelho eletrônico com Wi-Fi habilitado em sua casa pode potencialmente se tornar sensível a gestos e controlável a partir de praticamente qualquer lugar da sua casa. Assim, com pouco mais de um aceno de mão, os usuários serão capazes de acender ou apagar as luzes sem sair do sofá, aumentar o volume da TV no quarto ao lado ou abrir a garagem antes de sair.

E se você está se perguntando como impediria um vizinho ou um hacker de assumir o controle de seus dispositivos, a equipe prevê um gesto específico de repetição (uma espécie de senha de dança) que os usuários teriam que utilizar para entrar em seu sistema.

O próximo passo para a equipe de pesquisa é desenvolver a capacidade da WiSee de permitir aos usuários controlar vários dispositivos ao mesmo tempo. Enquanto esta tecnologia se desenvolve, nós poderemos ser capazes de controlar toda uma casa cheia de tecnologia com pouco mais do que um golpe de mão.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação da WiSee:


Fonte: 
Dashevsky, Evan . "Novos controles de gestos via Wi-Fi tornarão toda sua casa "inteligente" - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/06/05/novos-controles-de-gestos-via-wi-fi-tornarao-toda-sua-casa-inteligente/ (accessed June 7, 2013).

Folha de S.Paulo: Para geração Y, dominar tecnologia é mais importante que saber línguas, diz pesquisa



Não é saber falar várias línguas nem dominar a matemática ou a ciência nem ler livros. Tampouco importa tanto assim a conjuntura econômica.

É na tecnologia que a nova geração de adultos do planeta vê o fator determinante para seu sucesso, segundo pesquisa conduzida pela Telefônica e pelo jornal britânico "Financial Times".

Feito pela internet, o levantamento teve como foco a faixa etária de 18 a 30 anos, usualmente rotulada de "geração Y" ou "geração do milênio". Foram entrevistadas mais de 12 mil pessoas em 27 países, inclusive o Brasil.

Quando convidados a apontar qual o fator mais importante para seu sucesso, 36% deles responderam que é a tecnologia, parcela maior do que a que elegeu a economia (20%). Depois vieram línguas estrangeiras (13%), ciência (12%), matemática (4%) e literatura (3%).

A pesquisa mostrou ainda que a geração Y da América Latina fica conectada em média 7 horas por dia, número semelhante ao dos EUA e superior ao da Europa (5 horas).

"Estar on-line ou off-line é cada vez mais uma distinção sem significado", afirmou o americano Alec Ross, que atuou como conselheiro digital na primeira campanha presidencial e depois foi chamado por Hillary Clinton para trabalhar no Departamento de Estado.

Ross sugere aos executivos que convidem funcionários da geração do milênio para reuniões de cúpula da empresa, apressando o que seria o plano tradicional de carreira. "O mundo não está mudando; o mundo já mudou", disse. "Eles veem o mundo com olhos ligeiramente diferentes dos meus [Ross tem 41 anos] e também do de vocês [executivos]."

"A geração do milênio fala a linguagem digital sem sotaque", afirmou o presidente da Telefónica na América Latina, Santiago Fernández Valbuena.

Em seu recorte brasileiro, a pesquisa identificou sinais de que o nível de confiança aqui é superior ao de outros lugares do mundo. Um desses indícios: 58% dos entrevistados brasileiros disseram estar otimistas em relação ao seu futuro, bem acima da média mundial, de 32%.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Para geração Y, dominar tecnologia é mais importante que saber línguas, diz pesquisa - 06/06/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/06/1290754-geracao-y-acredita-que-dominar-tecnologia-e-mais-importante-do-que-saber-linguas-mostra-pesquisa.shtml (accessed June 7, 2013).

IDG Now!: Especialistas apostam no avanço dos pagamentos via celular



Para o diretor da PagSeguro, Ricardo Dortas, o desenvolvimento de soluções para que essa tendência se popularize tem ganhado atenção e investimentos de diversas companhias

Usar aparelho móvel para fazer pagamentos é tendência que avança rapidamente no Brasil e, no futuro, deve se tornar o principal meio de transações. Essa é a conclusão de especialistas reunidos, nesta quinta (6), no evento Mobile Payment & Marketing realizado pelo Conselho de Criatividade e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A tendência dos pagamentos móveis (mobile payments) é fruto da grande difusão e utilização de celulares no mundo. Com eles, segundo o presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP, Adolfo Melito, surge possibilidade de utilização de internet móvel, força propulsora dessa revolução no setor. "As vantagens do uso de aparelhos para pagamentos são a interatividade, mobilidade e conveniência para o usuário".

Para o diretor da PagSeguro, Ricardo Dortas, o desenvolvimento de soluções para que essa tendência se popularize tem ganhado atenção e investimentos de diversas companhias. A empresa, por exemplo, lançou no ano passado solução NFC (Near Field Communication), chip embutido em smartphones que permite transações a partir da aproximação com outro celular e autorização das operações por meio de aplicativo. No começo de abril, a PagSeguro também apresentou produto com leitor acoplado ao celular que permite receber pagamentos via cartão de crédito, transformando o aparelho em máquina de cartões regular.

"Acreditamos que em curto e médio prazo o leitor de cartões será mais popular, pois existe uma grande demanda para o uso do plástico. Porém, no futuro, o NFC tende a ser mais usado pela sua facilidade", diz Dortas. Ainda segundo o diretor, os pagamentos móveis estão se tornando realidade capaz de suplantar todas as outras formas de pagamento. "Quem não aderir vai perder espaço", completa. Para o CEO da Glue Device, Maurício Ghetler, as pessoas comprarão não só com o celular, mas pela TV, pela internet e de forma presencial. "A infraestrutura e a tecnologia vão acompanhar essas demandas".

O CEO da FingerTips, Ricardo Longo, falou sobre os desafios do varejo nessa era dos celulares. Além de poder comprar com o aparelho, é um canal efetivo para ações de marketing, com diferentes ferramentas e táticas, como o uso de SMS interativo, aplicativos, cupons de desconto, realização de pesquisas, ações de promoção e fidelização. "Entramos em uma nova fase da revolução da informação, em que as fronteiras entre on-line ou off-line são derrubadas. Por isso, todos terão que repensar seus negócios e o varejo é o primeiro a ser impactado".

O diretor da Movile, Leonardo Sales, também aposta na tendência, mas ainda enxerga alguns desafios, como a maior adesão dos usuários brasileiros aos smartphones pelo alto custo dos aparelhos. "As velocidades das redes também precisam melhorar".

Ainda participaram do evento, o CEO da Vale Presente, Rodrigo Borges, e o CEO da AcessoCard, Sérgio Kulikovsky, falando sobre cartões pré-pagos e o potencial de crescimento desse mercado. O primeiro explicou sobre o uso de cartões de presente customizados e o segundo ponderou sobre as vantagens do produto para pessoas que não tem contas bancárias, mas podem se beneficiar do uso de um pré-pago para, por exemplo, comprar na internet e pagar contas.

Fonte: "Especialistas apostam no avanço dos pagamentos via celular - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/06/06/especialistas-apostam-no-avanco-dos-pagamentos-via-celular/ (accessed June 7, 2013).

G1: Na esteira do Google, Microsoft lança app de tradução


 
Imagem do app Bing Tranlator, da Microsoft, para
smartphones, PCs e tablets.

Na esteira do que o Google já faz com o “Translate”, a Microsoft lançou nesta quinta-feira (6) o aplicativo “Bing Translator” para smartphones que rodam o sistema Windows Phone e para PCs e tablets que operem com o Windows 8.

Conectado à internet, o aplicativo faz traduções em 40 línguas. As palavras ou expressões a serem vertidas de um idioma para outro podem ser escritas ou faladas.

O app permite ainda que a tradução seja feita com o auxílio da câmera. Basta mirar a câmera do celular para um termo ou expressão, e a tradução surgirá na tela. Não é necessário tirar uma foto.

O programa também faz tradução no modo sem que o aparelho esteja conectado à internet. Mas, para isso, é necessário baixar antes os pacotes das línguas. Essa solução já havia sido introduzida pelo Google.

O app de tradução da empresa de buscas compreende mais de 70 idiomas e realiza as mesmas funções. Para utilizar a câmera, no entanto, é preciso tirar uma foto.

Mas, diferentemente do “Bing”, o “Translate” possui versões para aparelhos que rodem nos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple.

Fonte: "G1 - Na esteira do Google, Microsoft lança app de tradução - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/na-esteira-do-google-microsoft-lanca-app-de-traducao.html (accessed June 7, 2013).

G1: Jovens lideram avanço de smartphones no Brasil, diz Telefónica



Os jovens de 18 a 30 anos de idade lideram o crescimento do rentável mercado de smartphones no país, disse nesta quinta-feira (6) o presidente-executivo da Telefónica para a América Latina, Santiago Fernández Valbuena.

Esses jovens, os chamados "millenials", são motores importantes para o crescimento de oferta de dados móveis, por meio de smartphones, um segmento que as operadoras de telefonia tem buscado crescer por conta de maior rentabilidade.

"Apesar dos 'millenials' terem uma renda mais baixa, eles definitivamente lideram o crescimento no mercado de smartphones", afirmou Valbuena a jornalista. Esses jovens respondem por cerca de 25% da receita da Telefônica Brasil, segundo o executivo.

Nesta quarta (5), o executivo participou de uma conferência em que foram apresentados os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da chamada geração do milênio na sociedade.

Encomendado pela Telefónica em parceria com o “Financial Times”, o levantamento mostrou a percepção desse grupo de pessoas em relação a temas como empreendedorismo, otimismo com o futuro e tecnologia.

No país, cinco em cada seis habitantes não possui telefone inteligente. Com margens mais altas, os aparelhos representam uma fonte de geração de receita cada vez mais importante para as operadoras, em um cenário de alta penetração dos celulares comuns.

Fonte: "G1 - Jovens lideram avanço de smartphones no Brasil, diz Telefônica - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/jovens-lideram-avanco-de-smartphones-no-brasil-diz-telefonica.html (accessed June 7, 2013).

INFO: Obama quer que 99% dos estudantes tenham internet nas salas de aula



Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou nesta quinta-feira uma escola em Mooresville (Carolina do Norte), onde apresentou seu plano para que, em um prazo de cinco anos, 99% dos estudantes tenham acesso à internet de banda larga dentro das escolas, e o conhecimento necessário para utilizar esse recurso.

"Em um país onde esperamos que tenha wi-fi gratuito no estabelecimento em que vamos para tomar um café, o mesmo não deveria ocorrer também nas escolas?", disse Obama ao pedir que a Comissão Federal de Comunicações tome medidas para que seu plano seja transformado em realidade.

Obama visitou a escola de ensino fundamental de Mooresville, porque, segundo a Casa Branca, a instituição é um exemplo dos resultados positivos da conexão com a internet e da aprendizagem na era digital.

"Vivemos na era digital, e para ajudar nossos estudantes a se desenvolverem devemos nos certificar de que eles tenham acesso à tecnologia de ponta", afirmou o presidente, ao explicar uma medida que deve permitir o acesso "de 99% dos estudantes americanos" a banda larga e ao wi-fi.

A iniciativa, que recebeu o nome de "ConnectEd" (conectado, em tradução livre) e que pode custar bilhões de dólares aos cofres do governo, tem como objetivo criar a infraestrutura necessária para que as salas de aula dos EUA se adaptem às demandas do século 21. Isso permitiria, portanto, a melhorar do ensino público no país.

"Hoje lanço um novo desafio para os EUA, no qual as famílias, as empresas, os colégios e o Governo Federal devem trabalhar juntos para conectar cada estudante à internet de banda larga de alta velocidade, e fornecer a eles ferramentas essenciais para que possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e aprender", garantiu o presidente.

A Casa Branca citou como exemplo a Coreia do Sul, onde 100% das escolas tem conexão à internet de alta velocidade, e os professores foram capacitados para ensinar através de métodos de aprendizagem digital. A previsão é que até 2016 livros de texto deixem de ser utilizados nas salas de aula sul-coreanas

Fonte: "Obama quer que 99% dos estudantes tenham internet nas salas de aula - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/obama-quer-que-99-dos-estudantes-tenham-internet-nas-salas-de-aula-06062013-49.shl (accessed June 7, 2013).

UOL: Ajuste no brilho da tela de gadgets evita prejudicar sono, diz estudo



Especialista diz que não ocorre prejuízo ao sono se as pessoas usarem os dispositivos a uma distância de ao menos 30 centímetros do rosto e diminuírem o nível de brilho da tela para abaixo da metade.

Estudos recentes indicam que a claridade intensa emitida pela tela de smartphones e tablets pode atrapalhar o sono dos usuários desses dispositivos. No entanto, outra pesquisa nos Estados Unidos defende que ajustes na luz emitida pelos gadgets podem diminuir e até mesmo evitar que o problema ocorra.

O estudo feito pelo psiquiatra Lois Krahn e publicado no jornal "Medical Daily" mostra que a tela dos smartphones e tablets precisa estar configurada no nível máximo de brilho para alcançar o nível de emissão de luz que afeta a melatonina. É a liberação noturna desse hormônio que regula o ''relógio biológico'' das pessoas.

Ao diminuir o brilho da tela dos tablets e smartphones, o pesquisador observou que eles emitiam níveis de luz bem abaixo do necessário para influenciar na liberação da melatonina pelo organismo.

Sendo assim, Krahn diz que não ocorre prejuízo ao sono se as pessoas usarem os dispositivos a uma distância de ao menos 30 centímetros do rosto e diminuírem o nível de brilho da tela para abaixo da metade.

Dispositivos que emitem mais luz, como o iPad 3, devem ser usados com cautela, diz o especialista. Eles devem ser configurados nos níveis menores possíveis de brilho da tela, caso a pessoa tenha o costume de usá-los na cama antes de dormir. 

Sono prejudicado

Um estudo divulgado pelo LRC (Centro de Pesquisas de Iluminação) do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, indica que a iluminação dos computadores modelo tablet pode afetar a qualidade do sono dos usuários. De acordo com a pesquisa, o impacto está associado à forma como essas fontes de luz afetam a produção de melatonina (hormônio produzido sob condições noturnas, que teria a função de regular o sono).

Mariana Figueiredo, líder do estudo, afirmou que o impacto pode ser parecido com o de uma xícara de café antes de dormir. Ela também ensina como identificar os "inimigos do sono" e dá dicas para minimizar o problema. Segundo a pesquisadora, tamanho, brilho e a forma como se usa o eletrônico podem servir como alerta: quanto maior, mais claro e mais perto, pior. 

Fonte: "Ajuste no brilho da tela de gadgets evita prejudicar sono, diz estudo - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/06/ajuste-no-brilho-da-tela-de-gadgets-evita-prejudicar-sono-diz-estudo.htm (accessed June 7, 2013).

Olhar Digital: Brasileiros se dizem os mais 'antenados' em tecnologia

Brasileiros se dizem os mais 'antenados' em tecnologia


A Telefônica lança nesta quinta-feira, 6, pesquisa feita em 27 países com mais de 12 mil pessoas com idades entre 18 e 30 anos. Segundo o estudo, os 1.038 brasileiros consultados se consideram, na média, mais 'antenados' em tecnologia do que o resto do mundo.

26% dos respondentes dizem estar na vanguarda tecnológica, contra 19% em nível global. A maioria (91%) dos brasileiros classifica como bom ou excelente seu conhecimento pessoal e familiaridade com o tema, comparado a 79% nos outros países.

No Brasil, 92% acreditam que a tecnologia facilita a transposição de barreiras de linguagem, em comparação a 87% em todo o mundo. Para 85%, a tecnologia torna mais fácil também a busca por empregos, comparado a 83% em nível global. Outros 71% entendem que o assunto "cria oportunidades para todos", se comparado aos 69% mundialmente.

Para o presidente executivo da Telefónica, Cesar Alierta, os resultados do estudo “ajudarão a identificar soluções eficazes que reforcem a sociedade em seu conjunto, incluindo o fomento ao espírito empreendedor, o apoio à formação básica digital e à reafirmação de nosso compromisso com a educação e as atividades sustentáveis."

Chamada de “geração milênio”, conhecida também como geração Y, pesquisa foi realizada em parceria com o jornal britânico Financial Times. Também foram avaliados os interesses do público por economia, desigualdade social, educação e liberdade pessoal.

Fonte: 
"Olhar Digital: Brasileiros se dizem os mais 'antenados' em tecnologia." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/brasileiro-se-considera-o-mais-antenado-em-tecnologia,-diz-estudo (accessed June 7, 2013).

Olhar Digital: Microsoft e FBI desmontam botnet que controlava 5 milhões de PCs



A Microsoft e o FBI coordenaram um ataque a uma das maiores redes de botnets do mundo, a Citadel, auxiliados por autoridades de 80 países. Segundo a empresa, foram derrubadas 1 mil das máquinas que a compunham.

A rede foi responsável pelo roubo de US$ 500 milhões de contas bancárias do mundo inteiro em apenas um ano e meio. Foram mais de 5 milhões de computadores infectados que agiam sob os comandos da Citadel.

Os responsáveis pela rede, no entanto, seguem desconhecidos e foragidos. Mesmo assim, a Microsoft acredita que o ataque fragilizará bastante a estrutura.

"Os bandidos vão sentir o soco no estômago", afirma o conselheiro geral assistente da Unidade de Crimes Digitais da empresa, Richard Boscovich Domingues. Segundo a companhia, o criador incluiu o vírus em versões piratas do Windows e controlava PCs nos Estados Unidos, Europa Ocidental, Hong Kong, Índia e Austrália.

Para quem não sabe, as botnets são redes de computadores infectados por malware que podem ser controlados remotamente por cibercriminosos. Elas podem ser utilizadas como forma de distribuição de spam, vírus, ou até mesmo para ciberataques como DDoS.

Fonte: "Olhar Digital: Microsoft e FBI desmontam botnet que controlava 5 milhões de PCs." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/microsoft-e-fbi-desmontam-botnet-que-controlava-5-milhoes-de-pcs (accessed June 7, 2013).

INFO: Google Glass poderá ser desbloqueado com os olhos



São Paulo - Os usuários do Google Glass em breve precisarão apenas piscar os olhos para poder desbloquear a tela do dispositivo. Ao menos estes são os planos descritos pelo Google em uma patente registrada recentemente.

Atualmente, para destravar a tela inicial do dispositivo, é preciso passar o dedo sobre o touchpad localizado na haste dos óculos.

Com a tecnologia de rastreamento ocular (eye tracking system, em inglês), os usuários poderão desbloquear o dispositivo ao olhar para um determinado objeto projetado na tela do Glass.

A patente detalha que para desbloquear a tela com esse sistema, o usuário deve observar a projeção e alinhar seus olhos com o movimento feito pelo objeto. Quando reconhecer o alinhamento, o Glass destrava.

A velocidade do movimento do objeto na tela também poderá acelerar ou desacelerar e a tecnologia detectaria a resposta dos olhos a essas mudanças, também promovendo o desbloqueio da tela.

A patente tem como foco usar a tecnologia para destravar telas, mas o uso do sistema de rastreamento ocular poderia ser ampliado para outras funções.

Até o momento, ativação por voz é usada em diversas funções do Google Glass. Tocar a lateral dos óculos também ativa a tela e dizer “OK Glass” inicia as buscas ou permite tirar uma foto. Incluir o sistema ocular daria mais restrição aos usuários.

A tecnologia também poderia ser utilizada em telas de smartphones, permitindo o desbloqueio dos aparelhos com um piscar de olhos.



Fonte: Campi, Monica . "Google Glass poderá ser desbloqueado com os olhos - Tecnologia pessoal - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/google-glass-podera-ser-desbloqueado-com-os-olhos-06062013-24.shl (accessed June 7, 2013).

G1: EUA admitem que espionaram telefonemas de seus cidadãos


A Casa Branca admitiu nesta quinta-feira (6) que o governo dos Estados Unidos chegou a espionar registros telefônicos de pelo menos uma operadora de telefonia, reabrindo o debate sobre privacidade no país, ao mesmo tempo em que defendeu a prática como necessária para proteger os norte-americanos contra ataques terroristas.

Loja da Verizon em Dallas, Texas, em 17 de outubro
de 2012.
O pronunciamento ocorreu depois do jornal britânico "The Guardian" ter denunciado a espionagem feita pelos EUA. O jornal publicou, na quarta (5), uma ordem judicial secreta relacionada aos registros de milhões de clientes da Verizon Communications.

"O documento mostra pela primeira vez que, sob o governo Obama são recolhidos indiscriminadamente e em grandes quantidades os registros de comunicações de milhares de cidadãos americanos, independentemente de serem ou não suspeitos", disse o "The Guardian".

Mas, segundo um alto funcionário do governo do presidente democrata, esta ordem judicial referia-se apenas aos dados, como número de telefone e duração de chamada - e não às identidades das pessoas ou ao conteúdo das conversas.

Este tipo de informação colhida a partir dos registros telefônicos, segundo este funcionário, permite "proteger a nação de ameaças terroristas nos EUA". O funcionário não quis ser identificado.

"Isso permite que o pessoal de combate ao terrorismo descubra se os terroristas conhecidos ou suspeitos tiveram ou têm contato com outras pessoas que podem estar envolvidas em atividades terroristas", disse ele.

A revelação levanta novas preocupações quanto ao tratamento de questões de privacidade e liberdade de expressão durante o governo de Barack Obama.

Obama saúda o debate público sobre o balanço entre liberdades civis e segurança, mas está determinado a usar todas as ferramentas disponíveis para manter os Estados Unidos seguros, disse nesta quinta-feira o porta-voz Josh Earnest, a bordo do avião presidencial Air Force One, informou a agência de notícias France Presse.

"A prioridade máxima do presidente dos Estados Unidos é a segurança nacional dos Estados Unidos. Devemos estar certos de que contamos com as ferramentas de que precisamos para enfrentar as ameaças dos terroristas", acrescentou.

"O que devemos fazer é equilibrar a prioridade com a necessidade de proteger as liberdades civis", disse Earnest.

O governo do democrata já vinha sendo criticado por ter vasculhado os registros telefônicos dos jornalistas da Associated Press e os e-mails de um repórter da emissora de TV Fox, como parte de suas investigações sobre o vazamento de informações oficiais.

Não ficou imediatamente claro se a prática se estendeu a outras operadoras de telefonia.

A ordem emitida na quarta-feira por um tribunal federal dos EUA se dirige às unidades de serviços para negócios da Verizon e ordena a entrega de dados eletrônicos diários até o dia 19 de julho.

Congresso sabia, diz secretário

O secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, disse que os membros do Congresso estavam "totalmente informados" do programa de coleta de informações que incluía o monitoramento de telefonemas da Verizon.

Holder afirmou que não é "apropriado" para ele falar mais em público sobre o tema.

Ativistas criticam

"Trata-se de um programa no qual um número não especificado de pessoas inocentes é colocado sob o controle permanente de agentes do governo", disse Jameel Jaffer, vice-diretor legal da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).

"Isto transcende o orwelliano e é outra prova de até que ponto os direitos democráticos fundamentais são secretamente submetidos às exigências de agências de inteligência sem controle", acrescentou.

O ex-vice-presidente democrata Al Gore também se pronunciou em sua conta no Twitter: "Nesta era digital, a privacidade deve ser uma prioridade. Sou só eu, ou este manto secreto de controle é obscenamente ultrajante?"

A Electronic Frontier Foundation (EFF), um grupo sem fins lucrativos sobre direitos na área digital com sede em São Francisco, disse que o "monitoramento generalizado doméstico" é realizado há ao menos sete anos, quando George W. Bush ocupava a presidência.

"É muito provável que ordens de registro como essas existam para todas as grandes empresas americanas de telecomunicações, o que significa que, se você faz ligações telefônicas nos Estados Unidos, a NSA tem estes dados", acrescentou.

Imediatamente, não houve reações da Verizon, que, junto com AT&T, Sprint e T-Mobile, são as maiores operadoras telefônicas do país, onde 87% da população possui um telefone celular.

"Agora que este controle anticonstitucional foi revelado, o governo deve acabar com ele e informar sobre seu alcance real", disse Michelle Richardson, do escritório legislativo da ACLU em Washington.

O Congresso também deve fazer uma profunda investigação, acrescentou.

"A informação que se busca está do outro lado da ligação", explicou o republicano Saxby Chambliss, vice-presidente do Comitê de Inteligência do Senado, em uma entrevista coletiva à imprensa. "Se um número corresponde ao de um terrorista que recebeu uma ligação de um número americano (...) este pode ser registrado e é possível que seja solicitada uma ordem judicial para irmos mais longe neste caso".

"Isso serve para encontrar (alguém) antes de que algo aconteça, isso se chama proteger os Estados Unidos", afirmou a democrata Dianne Feinstein, presidente desse Comitê.

Fonte: "G1 - EUA admitem que espionaram telefonemas de seus cidadãos - noticias em Mundo." G1 - O portal de noti­cias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/eua-admitem-que-espionaram-telefonemas.html (accessed June 7, 2013).