quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CIO - Notícias - EBX e IBM vão desenvolver soluções para área de infraestrutura


As duas fecharam parceria estratégica para explorar juntas novas oportunidades no mercado de TI no Brasil.


O grupo EBX e a IBM anunciam hoje (23/11) intenção de estabelecer parceria para apoiar as estratégias de crescimento das duas corporações. O acordo vai abranger grande variedade de iniciativas empresariais para atender aos setores de recursos naturais e de infraestrutura. 


Entre as possíveis áreas de colaboração no âmbito da parceria estratégica estão a avaliação e a implementação de soluções específicas para a indústria, criação conjunta de pesquisa e desenvolvimento relacionados à propriedade intelectual, novas oportunidades de negócios por meio da SIX Automação, uma subsidiária do grupo EBX, focada em automação industrial. Acordo prevê ainda oferta de infraestrutura e serviços de TI para o grupo EBX.

Eike Batista, presidente do grupo EBX, considera que a associação com IBM importante para o crescimento de seus negócios e trazendo inovação e tecnologia de ponta para o Brasil. Já Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil, disse que a parceria reforça o compromisso da companhia com agenda de soluções inteligentes para o País. “Ela irá contribuir para adicionar valor e inovação às nossas empresas, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento de indústrias”.

As partes pretendem celebrar acordos definitivos no que diz respeito às áreas a serem abrangidas nessa parceria estratégica, tão logo as negociações e as atividades de duediligence sejam concluídas e todas as aprovações societárias e regulatórias obtidas.

    PC WORLDAs - Dicas - melhores ferramentas gratuitas de produtividade para seu PC

    As melhores ferramentas gratuitas de produtividade para seu PC - Dicas - PC WORLD:

    Encontre alternativas ao Microsoft Office, economize papel “imprimindo” em arquivos PDF, organize seus lembretes e diagrame o jornal da escola sem gastar um centavo!

    Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixem seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente, os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes para serem úteis.
    Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.
    Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!
    Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Desta vez iremos mostrar seis ferramentas de produtividade, de substitutos do Microsoft Office a utilitários que irão ajudá-lo a organizar seus lembretes e economizar papel.
    Leia também





    LibreOffice: Criado em resposta à recente divisão entre a Oracle e a comunidade de desenvolvedores do projeto OpenOffice.org, o LibreOffice é um pacote de aplicativos de escritório que inclui processador de textos, planilha de cálculo, ferramenta de apresentações, software de ilustração, interface para bancos de dados e um simples editor de equações matemáticas.
    Atualmente na versão 3.4, ele tem um robusto suporte a documentos nos formatos do Microsoft Office, Microsoft Office Open XML, Open Document Format e PDF. O LibreOffice é um bom pacote office para uso geral, e similar em muitos aspectos ao Microsoft Office. Também está disponível em uma versão “portátil”, que roda direto de um pendrive sem instalação no PC, o que é ótimo para os usuários que estão sempre em movimento.
    libreoffice_impress-360px.jpg

    LibreOffice: processdor de textos, planilha de cálculo, editor de apresentações e muito mais

    AbiWord: Se suas necessidades de processamento de texto não são complexas, experimente o AbiWord. Ele tem uma interface simples e livre de “ribbons” e menus em múltiplos níveis, e em vez disso usa ícones claros e menus no topo da janela, como versões antigas do Microsoft Office. O programa é capaz de lidar com imagens embutidas nos documentos, tabelas, faz mala direta e pode inserir númeração de página, data/hora e outros tipos de texto automático no documento.
    A principal limitação do AbiWord é a incapacidade de lidar com arquivos no novo formato .docx, usado por versões recentes do Microsoft Office. Ainda sim, sua simplicidade irá ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro.
    Stickies: Este software tem uma tonelada de recursos em um pacote com apenas 1 MB, e permite que você espalhe sua lista de tarefas pelo desktop e a organize da forma que mais fizer sentido para você. As notas podem conter texto formatado e até imagens, e se você digitar um [] antes de um item ele ganha uma “caixa” que pode ser marcada quando a tarefa estiver completa. Você pode definir alarmes individuais para cada nota, e fazer pesquisas em todas elas, incluindo as que estiverem fechadas.
    Atenção: se você escreveu alguma informação confidencial em uma nota e quer evitar que ela seja vista por terceiros, não basta fechar a nota. Apague antes o texto: selecione-o com o mouse e tecle BackSpace.
    Syncdocs: Mesmo que você use regularmente o Google Docs para trabalhar com documentos e planilhas, pode ser que se sinta mais confortável usando o Microsoft Office no desktop. Para combinar o melhor dos dois mundos, experimente o SyncDocs, um programa que envia e baixa seus arquivos do Google Docs automaticamente sempre que detecta alguma mudança neles.
    Se você está colaborando com outros usuários em um documento, o Syncdocs pode analisar o histórico de revisão e manter os arquivos e pastas compartilhados com você em sincronia também. O único problema com o programa é que você fica à mercê de seu provedor na hora de baixar ou enviar arquivos. Se sua conexão à internet é lenta e houver muitos documentos a sincronizar, a espera pode ser longa.
    PrimoPDF: Use este programa para criar arquivos PDF para leitura no PC, impressão, criação de eBooks e até mesmo pré-impressão. O PrimoPDF se “instala” em sua lista de impressoras, e quando você manda imprimir um documento ele se apresenta como uma impressora comum. As opções de formatação são bem organizadas, e você pode adicionar ao documento dados como nome do autor e palavras-chave para facilitar uma busca posterior. Você pode até usar criptografia com uma chave de 40 ou 128 bits para proteger seu documento, algo útil se você está imprimindo um eBook e quer impedir sua redistribuição. É possível até mesmo controlar se outros usuários poderão imprimir ou copiar as imagens e texto, adicionar comentários ou alterar o conteúdo de seu documento.
    pageplus-360px.jpg
    PagePlus Starter Edition: fácil de usar e com recursos de layout avançados
    PagePlus Starter Edition: Os avançados recursos de formatação e layout do Microsoft Word estão longe de serem intuitivos, e mesmo um documento cuidadosamente montado pode fácil e subitamente se tornar uma confusão sem tamanho. O PagePlus Starter Edition é um software de diagramação que é infinitamente mais fácil de usar em projetos que incluem imagens, texto que flui de uma coluna para outra, barras laterais e mais. Em seus menus e opções estão escondidos numerosos recursos, incluindo diferentes tipos de molduras para imagens, ferramentas para inserção de tabelas e calendários em textos e mais.
    Entretanto, você também irá notar alguns itens de menu desabilitados, o que indica que só estão disponíveis naversão completa do programa. Ainda assim, se você precisa de muito controle e flexibilidade no layout de documentos curtos, o PagePlus Starter Edition é uma excelente ferramenta para a tarefa.

    G1 - Pacotão: servidor para controlar o uso da web e atualização do Android - notícias em Tecnologia e Games


    Colunista ainda dá dica de fonte de alimentação para PC.
    Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.

    >>> Fonte de alimentação para PC

    Olá, Ronaldo! Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho. A minha dúvida é a seguinte: tenho um computador com uma fonte de alimentação de 460 W reais (Placa Mãe ASUS SKT 1155, Intel Core i5 2500, 8 GB RAM 1333, 2 HD's: 1 TB E 320 GB), sendo que estou querendo adquirir uma placa de vídeo que consome 400 W reais da fonte de alimentação e fiquei com receio de comprar pois não sei se os "60 W" vão ser suficientes para alimentar os hardwares restantes. Se puder me ajudar, agradeço desde já!

    Joao Falcão

    Olá, João! Que ótimo que você está gostando da coluna Tira-dúvidas, agradeço pelo seu feedback. Para garantir uma “folga” para a fonte de alimentação do seu PC, caso você invista numa placa de 3D, seria apropriado contar com uma fonte mais potente, pois os atuais 400 W podem não ser suficientes. Se for possível, uma de 600 W reais seria o ideal para o seu PC. Além de potência, é recomendável você investir em marcas conhecidas no mercado.

    O Squid proxy pode ser uma alternativa para quem precisa criar um servidor de controle de consumo de banda de dados numa rede local (Foto: Divulgação)
    O Squid proxy pode ser uma alternativa para quem

    precisa criar um servidor de controle de consumo de
    banda de dados numa rede local (Foto: Divulgação)
    >>> Controlar o uso de internet

    Ronaldo, gostaria de conhecer melhor como é o procedimento de um servidor de internet. Na empresa onde trabalho, quando alguém está fazendo um download qualquer, toda a banda é direcionada para a máquina que está executando este download. Seria possível, com um servidor de internet, isso não acontecer? Assim, a banda de internet continuaria normal para todos, independente de algum download, ou não?

    Reinaldo Pedroso

    Olá, Reinaldo! Num ambiente corporativo, é apropriado controlar o tráfego de dados, justamente para evitar problemas como o que você mencionou. Uma solução largamente adotada pelas empresas para resolver esse problema é o uso de um servidor de proxy. A solução "open source" mais popular é o Squid proxy. Nele, é possível definir regras do uso da conexão de internet para os computadores conectados na rede. Por meio do servidor de proxy, também é possível monitorar os históricos dos sites acessados pelos usuários. Dependendo do porte da sua empresa, você pode usar um programa chamado Traffic Shaper XP. Ele é gratuito (para até cinco regras) para servidores Windows e muito simples de administrar. Você pode obter mais informações sobre o Squid Proxy no site da comunidade brasileira.

    É possível atualizar a versão do firmware disponibilizada pelo fabricante do celular (Foto: Divulgação)
    É possível atualizar a versão do firmware

    disponibilizada pelo fabricante do celular
    (Foto: Divulgação)
    >>> Atualizar versão do Android 

    Olá, Ronaldo ! Parabéns por suas colocações, sempre úteis, esclarecedoras e fácies de entender, por nós, meros usuários. Tenho um Samsung GT I5500 (celular) que usa o Android 2.1 -Update 1 (já veio com ele). Posso atualizar esse Android para versões mais novas? Como fazê-lo? Obrigado!

    Marcio Soares

    Olá, Marcio! O modelo do seu aparelho celular pode receber a atualização do firmware para a versão Android 2.2 (Froyo). Para isso, acesse o site da Samsung, faça o download do aplicativo Samsung Kies e o instale no seu PC. É recomendável que faça uma cópia de segurança das informações do seu celular antes de realizar o procedimento de atualização. Feita a cópia, conecte o celular no PC e execute o Kies e siga as instruções do instalador até o término da atualização. Existe um projeto não oficial chamado CyanogenMod, por meio do qual os usuários podem fazer atualizações mais recentes. Porém, não é recomendável recorrer a projetos não reconhecidos pelo fabricante, a menos que você tenha plena segurança do que está fazendo.

    >>> Mais memória para placa de vídeo
    Como faço para dedicar mais memória para a placa de vídeo on-board? Tenho um notebook com processador i5 e 4GB de RAM, mas noto queda de rendimento em games. Grato desde já! 
    Bruno Raymundi 

    Olá, Bruno! O procedimento para alterar as configurações de vídeo é feito da BIOS do seu notebook. Ele pode variar conforme o modelo do fabricante. Para acessar a BIOS, é preciso pressionar alguma tecla (Esc, Del, F2, F9, F10), assim que o seu notebook é ligado. Você pode consultar qual é a tecla atalho para configurar a BIOS no manual do equipamento. Ao “entrar” na BIOS, localize a opção de “Setup” relacionada a vídeo e aumente o valor de memória destinada a ela. Salve a alteração e reinicie o computador. Por favor, poste na área de comentários o modelo do seu notebook, assim poderei lhe ajudar com mais precisão nesse procedimento. Entretanto, mesmo podendo destinar mais memória para a placa de vídeo, pode não ser o suficiente para executar games mais sofisticados.

    * Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários
    .

    COMPUTERWORLD - Tecnologia - Data centers modulares garantem eficiência energética


    Pré-fabricados, ambientes podem custar menos que os tradicionais e consomem menos energia, indica relatório.

    Data centers modulares e pré-fabricados são significativamente mais baratos eeficientes em energia do que os tradicionais. A conclusão é do relatório do The Green Grid, entidade internacional que trabalha para encontrar a melhor maneira de medir o uso de energia em data centers.



    O documento, intitulado "Deploying and Using Containerized/Modular Data Centre Facilities", afirma que essa abordagem para construção de data centers elimina a despesa de engenharia e arquitetura personalizada. Ambientes modulares também tendem a usar equipamentos de maior densidade de TI que necessitam de menos espaço e, consequentemente, menos construção.

    Além disso, diz o estudo, as estruturas pré-construídas podem oferecer melhor desempenho porque os defeitos estruturais são eliminados no início do processo de design. A maioria dos data centers modulares é otimizada para a eficiência energética, com as cargas de calor localizadas perto da estrutura de resfriamento, o que significa que menos energia é necessária para essa tarefa. Muitos também são projetados para tolerar maior variação de temperatura e umidade.

    Menos custos de energia e processos de manutenção otimizados inevitavelmente resultam em menor custo operacional, afirma o relatório.

    "A linha de montagem revolucionou a fabricação e muitos bens comerciáveis, criando eficiência em termos de custo e desempenho", afirma Tim Mohin, membro do conselho do The Green Grid e diretor de responsabilidade corporativa da AMD. "A revolução está acontecendo agora nos datas centers, resultando em maior potencial de redução de custos e aumento da eficiência energética”, completa.

    A abordagem modular vem com uma série de outros benefícios, segundo o estudo do The Green Grid. Entre eles, redução do time to market, simplificando o processo de atualização, e diminuição dos riscos associados a realização de atividades de integração em um data center operacional.

    O The Green Grid reconhece que há uma série de preocupações comuns relacionadas à confiabilidade dos data centers modulares. Por exemplo, o grau de resiliência, redundância e uptime aplicados na concepção e implementação de determinados módulos varia muito, e muitos data centers estão preocupados com a segurança das instalações modular.

    No entanto, o documento afirma que os módulos podem ser feitos para ser tão seguros quanto os data centers tradicionais, que contam com sistemas de alarme e, na maioria dos casos, é mais fácil e menos trabalhoso construir um módulo seguro do que projetar toda uma estrutura.

    "Com a quantidade de dados que criamos mostrando sinais de crescimento significativo a cada ano, as empresas de todo o mundo estão procurando maneiras de maximizar os recursos à medida que são confrontados com mais informações para armazenar e manter", afirma Mark Monroe, diretor-executivo do The Green Grid. "O data center modular é alternativa cada vez mais popular, já que é mais rentável e pode ser equipado com maior densidade, tecnologias de redução de energia que também diminuiu custos, bem como espaço."

    No ano passado, o Colt Technology Services Group anunciou um data center modular de 500 metros quadrados, que pode ser construído e implementado em quatro meses. As unidades são compostas por 12 módulos que podem ser carregados em um caminhão e montados no local do cliente ou dentro de um dos data centers do Colt.

    Outros fabricantes, atentos à crescente demanda, estão investindo no mercado de data center modular. Entre eles Dell, IBM, HP, SGI, Capgemini, Microsoft e Anixter.

      IDG Now! - Mercado - Pesquisadores do MIT dão mais um passo em direção a computação óptica


      Nova descoberta de instituto de pesquisa indica que chips fotônicos agora podem ser construídos com material de silício usado nas máquinas atuais.

      Um grupo de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicou uma pesquisa sobre uma descoberta que pode acelerar a chegada de novos computadores ultrarápidos que dependem de chips fotônicos – que usam pulsos de luz em vez de elétrons para funcionar.
      O grande avanço é que os chips fotônicos agora podem ser construídos com o material padrão de silício usado para os componentes internos dos computadores atuais, de acordo com o MIT. A chegada de computadores fotônicos (ou ópticos) poderia ajudar a acelerar o tráfego entre redes de fibra óptica ao eliminar o processo de conversão.
      O “díodo para luz” do MIT é descrito em um artigo (intitulado "On-chip optical isolation in monolithically integrated non-reciprocal optical resonators" publicado em 13/11 na revista Nature Photonics. Esse aparelho, feito a partir de um material magnético e transparente chamado garnet, integraria a funcionalidade em um chip que atualmente é colocado em um dispositivo separado.
      “Isso simplifica a criação de um chip totalmente óptico” e facilita a sua comercialização, afirma a professora de Engenharia de Materiais e Ciência do MIT, Caroline Ross, que conduziu a pesquisa com o também professor do MIT, Thomas Lord, e os seus ex-alunos Lei Bi e Juejun Hu.
      A pesquisa foi financiada pela Fundação Nacional de Ciência e pela Intel.
      O trabalho do MIT lembra uma pesquisa da CalTech e da Universidade da Califórnia em San Diego, que desenvolveram um guia de ondas (waveguide) óptico baseado em silício que poderia provar ser um componente instrumental na construção de redes totalmente ópticas e de baixo custo no futuro. Como o aparelho do MIT, essa tecnologia lembra a de um transistor, capaz de permitir que a luz se mova em uma direção enquanto bloqueia qualquer movimento de luz na direção oposta (o princípio da computação, 0 e 1).

      [ Adrenaline.com.br ]McAfee anuncia linha 2012 de softwares de segurança


      Acabam de chegar ao mercado brasileiro as novas versões dos softwares de segurança da McAfee, que prometem novos e aprimorados recursos, maior velocidade no tempo de varredura e no trabalho com aplicativos e novas funções para proteger dados importantes e monitorar as crianças e jovens nas mídias sociais.

      Entre as novidades, está a exclusiva proteção antibot Net Guard, que evita que bots infiltrados na máquina enviem informações pessoais a redes criminosas na web. Os novos produtos também contam com varredura em USBs e discos removíveis e proteção em profundidade de páginas, que bloqueia páginas e anúncios mal-intencionados em sites que, de outra forma, seriam seguros.

      De acordo com a McAfee, não só as varreduras estão mais rápidas como também a inicialização do sistema. Os novos produtos da empresa permitem que os usuários iniciem seus computadores com arquivos de assinatura especiais projetados especificamente para proteger a inicialização, além de acelerá-la em até 52% comparado à versão da Linha 2011.

      O portfólio da companhia para usuários domésticos inclui três produtos. O primeiro deles é o McAfee AntiVirus Plus 2012, que inclui antivírus, antispyware e proteção por firewall bidirecional, além de tecnologia antiphishing e o SiteAdvisor, uma ferramenta de classificação de segurança de sites para que os usuários possam navegar com segurança na web. Já oMcAfee Internet Security 2012 oferece, além das funções do AntiVirus Plus, filtros de spam e controle para os pais.

      A suíte McAfee Total Protection 2012 é a solução de segurança mais completa da empresa aos usuários domésticos. Além dos recursos do AntiVirus Plus e do
      Internet Security, o software ainda oferece pasta digital criptografada e proteção completa contra roubo de identidade, riscos nas mídias sociais e invasão dos computadores e das redes domésticas dos consumidores.

      O AntiVirus Plus 2012 com uma licença custa no varejo R$59 e, no site da empresa, sai por R$89. Na versão para três computadores, o software tem preço sugerido de R$99. O Internet Security 2012 chega a partir de R$ 129,00 na versão até três usuários e R$ 99,00 na versão para um usuário. No site, o valor promocional é de R$ 95,20 para três licenças.

      O preço da suíte McAfee Total Protection 2012 para três computadores no varejo é a partir de R$ 159, enquanto seu valor promocional na compra on-line no site da McAfee é de R$ 108. A companhia também comercializa a opção conjunta do McAfee Total Protection 2012 incluindo a solução McAfee Family Protection, voltada para monitoração das atividades on-line dos filhos, por R$ 179.

      Os clientes com assinatura da licença válida de produto da McAfee receberão, automaticamente, o upgrade sem custo para o produto que assinam.

      Olhar Digital: Empresa cria "mesa PC" a custo acessível para nós, consumidores

      Olhar Digital: Empresa cria "mesa PC" a custo acessível para nós, consumidores

      Aparelho de 40 polegadas possui imagens em alta definição e suporta todos os gestos feitos com as mãos. Produto será vendido por R$ 2,3 mil
      24 de Novembro de 2011 | 09:45h


      EXOdesk
      Sem dúvida, uma das empresas que mais tem investido em tecnologia de ponta é a Microsoft, especialmente quando o assunto são aparelhos controlados pelo próprio corpo humano. Uma dessas invenções futurísticas é a Surface, um produto feito a partir da parceria entre a gigante criadora do Windows e a Samsung.


      Para quem não sabe, a Microsoft Surface - segundo os próprios criadores - é o primeiro computador de superfície que foi disponibilizado comercialmente. Com uma interface horizontal de 360 graus, ela é capaz de responder aos gestos das mãos, assimilando simultaneamente diferentes informações. A nova versão da Surface, segundo a companhia americana, vai chegar em mais de 20 países até o final do ano.


      No entanto, a empresa ExoPC postou um vídeo na semana passada divulgando uma superfície multitouch chamada "EXOdesk", com o anúncio de que mais detalhes sobre o produto serão publicados após o ano novo. A mesa, que se assemelha em muito ao Surface, tem um total de 40 polegadas em alta definição e suporta praticamente todos os gestos feitos com as mãos e dedos.


      Outras características, de acordo com o vídeo, incluem a execução de aplicativos e widgets em tela cheia e a possibilidade de "jogá-los" na direção que o usuário desejar, além de arrastar itens para visualizá-los ou fazer com que desapareçam. Para se ter uma noção do poder tecnológico, a mesa pode ser transformada até em um piano.


      Até o momento, essas são as únicas informações do produto, que parece ser um forte concorrente à Surface, da Microsoft, tanto em ferramentas quanto no preço: a EXOdesk estará à venda em 2012 por US$ 1.299 dólares (cerca de R$ 2,3 mil), contra os US$ 8,4 mil (R$ 15 mil) do Surface.


      Veja abaixo um vídeo demonstrativo da EXOdesk: