quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Membros da Emgetis conhecem projetos de TI em evento da Abep

 
Representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) compareceram, na última semana, à Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos e Gerentes Técnicos (DTE/GTE) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que ocorreu em Salvador (BA).

No primeiro dia do encontro o principal tema foi segurança da informação, com duas palestras, sendo uma da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e outra da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). Esta última exibiu o controle oferecido à Polícia sobre os centros de monitoramento na Copa das Confederações deste ano, demonstrando a importância da continuidade de utilização da estrutura para segurança pública, como destaca o gerente da Área de Infraestrutura da Emgetis (Arinf), Antonio Manoel. “Os investimentos utilizado para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas de 2016 estão sendo expandidos para as cidades que não receberam os centros de monitoramento, inclusive com unidades móveis, permitindo uma maior segurança para a população”, comenta.

Ainda durante o evento, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou os projetos que estão sendo implantados para melhoria da gestão, a exemplo de um painel que foi instalado na empresa para apresentar indicadores, apontando falhas e pontos positivos para melhoria do fluxo. A Prodeb também apresentou o Projeto E-social, que está sendo implantado na empresa baiana e tem o objetivo de atingir melhorias no controle interno da entidade, como atenção à saúde e treinamentos para os empregados.

Eventos 2015

No encontro, foi discutida ainda a agenda de 2015, na qual Sergipe sediará a terceira Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos e Gerentes Técnicos. Para o diretor de Tecnologia da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação, Francisco Varella, a participação de Sergipe nestas ações é relevante. “O evento que tem como sua principal função a troca de experiências entre as empresas de Tecnologia da Informação do país, possibilitando a nossa atualização para implantar e melhorar os projetos da empresa”, observa Francisco.

Por: Juliana Paixão (estagiária), editado por Andreza Azevedo

IdgNow: Seminário Brasileiros discute papel da TI como motor da inovação no país

Seminário Brasileiros discute papel da TI como motor da inovação no país
Evento acontece hoje em SP com presença de Cezar Taurion, Martha Gabriel e Miguel Nicolelis . Assista ao vivo online
O neurocientista Miguel Nicolelis, o consultor de TI Cezar Taurion, a especialista em Marketing Digital Martha Gabriel e o pesquisador Thoroh de Souza são alguns dos destaques da programação da 4ª edição do Ciclo Inovação: Metas e Desafios perante a concorrência Internacional, realizado pela Editora Brasileiros. O evento acontece nesta quinta-feira, das 9h00 às 16h30, em São Paulo, no Tivoli Hotel, e terá transmissão simultânea ao vivo pela internet.

O seminário terá dois grandes painéis com apresentações dos participantes e debate com a audiência e terá também apresentação de Miguel Nicolelis que falará sobre os desafios do seu projeto Walk Again, que gerou comoção mundial na abertura da Copa do Mundo.

No painel sobre a importância da tecnologia da informação na evolução da pesquisa e desenvolvimento participam Cezar Taurion, sócio fundador e CEO da Litteris Consulting; Martha Gabriel, cientista da computação e especialista em Marketing Digital; Marco Antonio Raupp, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e diretor-geral do Parque Tecnológico – São José dos Campos; e Jim Sullivan, presidente da IDG International Publishing Services. A mediação será de Cristina De Luca, editor at large da IDG Brasil.

O segundo painel discutirá os “Exemplos de Inovação no caminho da competitividade nacional”, com participação de Francisco Antonio Serralvo, diretor-executivo do Instituto Germinare; Thoroh de Souza, coordenador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais (Mackgraphe); Flavio Lang, diretor de marketing da Tim Fiber; e Newton de Lima Azevedo, governador do Conselho Mundial da Água. A mediação será de Silvia Bassi, diretora executiva e publisher da IDG Brasil.

A transmissão online começa 9h00 e pode ser acompanhada no site da revista Brasileiros, neste link.

Idg Now: Entrei na nuvem, e agora? Estudo revela desafios das empresas em cloud

Entrei na nuvem, e agora? Estudo revela desafios das empresas em cloud

Pesquisa anual de Cloud Computing da CompTIA mostra que embora mais de 90% das empresas já estejam na nuvem, a subida não é fácil

Uma nova pesquisa sobre uso corporativo de Cloud Computing, divulgada pela CompTIA, associação da indústria da tecnologia da informação, revela que mais de 90% das empresas dos EUA estão usando alguma forma de cloud computing, indicando que a nuvem tornou-se de fato parte fundamental da nova TI.

O estudo, chamado FifthAnnualTrends in Cloud Computing, também constatou que mais empresas estão contando com a computação na nuvem para processos de negócios diários: 59% para o armazenamento; 48% para continuidade de negócios e recuperação de desastres; e 44% para segurança.

Subida difícil

A pesquisa da CompTIA mostra no entanto que o caminho para as nuvens não é fácil. Segundo o estudo, 24% das empresas que adotaram cloud computing acabaram voltando para os sistemas locais após um período. E mesmo os usuários que evoluíram da fase de "experimentação" para adotar aplicativos mais avançados, também enfrentam desafios posteriores.

A pesquisa indica que os desafios maiores aparecem depois dos primeiros estágios da adoção e se amplificam radicalmente na medida em que as companhias se aprofundam nas etapas do projeto. "Isto pode ser surpresa para algumas empresas que imaginavam que os obstáculos maiores seriam na migração inicial e na integração", diz Marco Carvalho, agente da CompTIA Brasil.

Enquanto 28% das empresas disseram que a transição da fase experimental para um primeiro estágio de uso exigiu esforço significativo, 63% das companhias que completaram a transformação total da TI garantem que a transição final é a que apresenta o esforço mais significativo.

Integração é desafio

"A maior parte do custo e esforço para qualquer projeto de TI normalmente é consumido pela integração e isso não é diferente na computação em nuvem", diz Carvalho. "A integração cloud pode ser ainda mais desafiadora, pois requer web APIs que podem ser desconhecidas pela equipe técnica.

Segundo o executivo, "a integração pode ser ainda mais complicada por linhas de negócios, que utilizam aplicativos próprios que podem não se adequar ao sistema como um todo."

Mas o esforço compensa, dizem os usuários que participaram da pesquisa, relatando ampla gama de benefícios da computação em nuvem, liderada pela capacidade de cortar custos.

Segunda migração

Outro indicador de que as empresas estão expandindo sua dependência na nuvem é evidenciado pelo número de companhias fazendo migrações secundárias no modelo Cloud. As razões para essas migrações secundárias variam. Os usuários podem estar em busca de melhores ofertas e recursos, maior segurança, menor custo ou um desejo de padrões abertos.

Segundo o documento da CompTIA, 44% das empresas dizem que mudaram infraestrutura ou aplicativos de uma nuvem pública para outra e 25% mudaram de uma nuvem pública para uma nuvem privada, enquanto que 24% voltaram da uma nuvem pública para um sistema local.

"O argumento principal de todo este movimento, é que não há um modelo único como resposta para cada carga de trabalho", concluiu Carvalho. "As empresas estarão utilizando todo o tipo de sistema a medida que encontram a abordagem multi-cloud que funciona para eles."

Sobre o estudo

O estudo CompTIA FifthAnnualTrends in Cloud Computing é baseado em pesquisas online realizadas com 400 profissionais de TI e negócios dos EUA que estão envolvidos em processos de tomada de decisão nas organizações em que trabalham; e 400 executivos de empresas de TI americanas. O estudo foi realizado entre os meses de junho e julho de 2014.

Para acessar o estudo completo use o link http://www.comptia.org/resources/5th-annual-trends-in-cloud-computing

A CompTIA é a voz da indústria de TIC do mundo. Seus membros são as empresas que estão na vanguarda da inovação e os profissionais responsáveis por maximizar os benefícios que as organizações recebem por seus investimentos em tecnologia. A CompTIA é dedicada na promoção do crescimento da indústria por meio de seus programas educacionais, pesquisa de mercado, eventos de networking, certificações profissionais e defesa de políticas públicas. 

Idg Now: Fone de ouvido "futurista" da Motorola chega ao Brasil até o Natal

Fone de ouvido "futurista" da Motorola chega ao Brasil até o Natal 
 Luiz Mazetto

No entanto, Motorola não revelou preço nem data específica para Moto Hint desembarcar no país. Acessório lembra aparelho usado no filme "Her", com Joaquin Phoenix.
A Motorola apresentou nesta quarta-feira, 5/11, o novo smartphone Moto Maxx, versão global do Droid Turbo, além de anunciar o início das vendas no país do Moto 360. Mas e o Moto Hint, aquele fone de ouvido "fashion" que permite atender ligações sem tirar o celular do bolso?

Segundo a fabricante, comprada recentemente pela Lenovo, o seu fone de ouvido com visual futurista desembarca no país a tempo do Natal, até o fim deste ano.

No entanto, a empresa não revelou uma data específica de lançamento nem o preço do acessório, que custa 150 dólares nos EUA.

Para quem nunca viu (veja imagem acima), o Hint é um fone de ouvido mesmo, no singular, já que é colocado em apenas um ouvido, se conectando via Bluetooth ao seu smartphone Android ou com outro sistema.

Her

Apesar do visual ser muito parecido com o do acessório usado pelo personagem de Joaquin Phonenix no filme Her (Ela), que se passa no futuro, a Motorola diz que começou a produzir o gadget muito antes do filme sair.

IdgNow: WhatsApp agora mostra quando usuário leu mensagem recebida

WhatsApp agora mostra quando usuário leu mensagem recebida 
A partir de agora, aplicativo mostra dois tiques na cor azul para "entregar" o destinatário. Novidade aparece na página de FAQ da plataforma do Facebook.
O WhatsApp agora mostra quando o destinatário leu uma mensagem, indicando com os dois vistos na tela, que agora ficam na cor azul quando isso acontece (veja imagem abaixo).

Até então, o aplicativo só mostrava um “tique” para quando a mensagem era enviada ou dois “tiques” quando ela era entregue no telefone do seu contato, mas sempre na cor cinza. Agora esses dois “tiques” mudam para azul quando a mensagem é lida.

O aplicativo de mensagens comprado pelo Facebook neste ano não anunciou oficialmente a novidade, mas ela já aparece na página de perguntas e respostas da plataforma social.

IdgNow: Google e LG fecham acordo de licenciamento de patentes


Sem valor revelado, parceria deve evitar possíveis processos entre as empresas, além de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para casa.
Google e LG fecharam um acordo de licenciamento cruzado de patentes, a mais recente parceria buscando reduzir as ameaças de processos judiciais entre duas gigantes do mercado de TI.

O acordo, anunciado nesta terça-feira, 4/11, cobre “uma ampla variedade de produtos e tecnologias” feitos com as patentes existentes das duas empresas, assim como aquelas que elas registrarem nos próximos 10 anos, anunciaram. Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados.

“Estamos felizes em fazer um acordo desse tipo com uma empresa líder global em tecnologia como a LG”, afirmou Allen Lo, do Google, em um comunicado.

O acordo provavelmente tem a intenção de impedir processos entre as empresas como é o caso das batalhas já conhecidas nos tribunais entre Apple e Samsung ou Google e Oracle.

O sistema Android, do Google, está em vários smartphones da LG, enquanto que a empresa sul-coreana possui patentes de smartphones, eletrônicos e outros gadgets portáteis.

Mas, talvez mais importante que tudo, o acordo pode apoiar novas tecnologias para dispositivos conectados para a sua casa.

IdgNow: Versão global do Droid Turbo, Moto Maxx chega ao Brasil por R$2.200

Luiz Mazetto 

Aparelho começa a ser vendido nesta quarta, 5/11, um pouco antes dos rivais Samsung Galaxy Note 4 e iPhone 6, que chegam nos próximos dias. Bateria é destaque.
A Motorola anunciou nesta quarta-feira, 5/11, durante evento em São Paulo, o lançamento do seu smartphone Moto Maxx, espécie de versão global do Droid Turbo, apresentado recentemente pela empresa nos EUA e que possui recursos muito similares ao aparelho lançado por aqui.

O Brasil, inclusive, é o segundo país no mundo a receber o novo aparelho, que terá preço de 2.220 reais por aqui, valor competitivo em relação a rivais como o Galaxy Note 4, da Samsung, e o iPhone 6, da Apple, que desembarcam no país nos próximos dias.

Bateria de sobra

Com tela Quad HD de 5,2 polegadas, o Moto Maxx tem na bateria o seu grande destaque. De acordo com a fabricante, a bateria de 3.900 mAh permite até 40 horas de uso. Além disso, o smartphone conta com o carregador Turbo Motorola, acessório que promete recarregar até seis horas de uso com apenas 15 minutos de carga.

Robusto e firme

Apesar de ficar com um design um pouco mais robusto, por causa da bateria maior, o aparelho tem uma “pegada” agradável e firme, em parte também pelo revestimento traseiro, feito com nylon balístico, material usado em malas e mochilas top de linha – abaixo do nylon, ainda há uma camada de Kevlar, usado em coletes à prova de bala, que deixa o aparelho ainda mais resistente.

Resistente

A Motorola afirma que o Moto Maxx, aliás, é resistente à água (mas não à prova d´água, o que é diferente), graças a um nanorrevestimento repelente à água. A empresa está tão confiante na resistência do aparelho que não lançou nenhum case do produto para o Brasil.

Android puro e Lollipop

Como já acontece nos outros aparelhos da Motorola, o Maxx traz Android Puro e terá upgrade para o Android 5.0 Lollipop, com lançamento previsto para os próximos meses.

Processador


Outro destaque do novo top de linha da Motorola, cuja aquisição pela Lenovo foi finalizada há poucos dias, é o processador Snapdragon 805, da Qualcomm. Em testes rápidos do IDG Now!, durante a apresentação, o Maxx foi rápido para rodar jogos diversos e realizar tarefas cotidianas, como acessar a Internet pelo browser e assistir vídeos.

Câmera e armazenamento

A câmera traseira de 21MP com capacidade para fazer vídeos em 4K também é um recurso que chama bastante a atenção. Sem entrada para cartão micro SD, que permite expandir o espaço do aparelho, o Moto Maxx terá apenas uma versão de 64GB vendida no Brasil.

Venda


O Moto Maxx começa a ser vendido nesta quarta-feira, 5/11, na loja online da Motorola, além de quiosques da fabricante que estão espalhados pelo país. Nas próximas semanas, as principais operadoras também receberão o smartphone.

Os usuários corporativos terão de esperar mais um pouco, já que essa venda específica só deve acontecer a partir de dezembro.