quarta-feira, 20 de novembro de 2013

INFO: Por que obrigar empresas a ter data center no Brasil é ruim



O Marco Civil da Internet, lei que vai regulamentar vários aspectos dos serviços online no Brasil, está entrando na fase final de votação no Congresso. Um item polêmico nele é a obrigatoriedade de manter os centros de dados no Brasil.

Essa é uma bandeira do governo Dilma. Foi incluída no texto do Marco Civil depois que as informações vazadas por Edward Snowden mostraram que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) espionou o governo brasileiro.

O governo diz que obrigar as empresas da internet a manter os dados de usuários brasileiros no país dificultaria outras ações de espionagem.

Parece correto que órgãos do governo armazenem seus dados no Brasil. O problema é obrigar todos os brasileiros a fazerem isso, mesmo aqueles que não têm nada para ser espionado. Veja cinco razões por que muita gente acha que essa é uma má ideia:

1. Seria ineficaz

Manter os dados no país até pode dificultar a ação dos espiões da NSA, mas não garante que não haverá espionagem. Afinal, organizações poderosas como a NSA têm recursos para espionar em qualquer lugar do mundo. 

2. Tornaria os serviços mais caros

Serviços de data center são mais caros no Brasil que em outros países. A Amazon, por exemplo, cobra menos de 10 centavos de dólar por gigabyte para armazenar dados nos Estados Unidos. Se o armazenamento for no Brasil, o preço sobe para até 13 centavos de dólar por gigabyte.

Essa diferença de mais de 30% acabaria sendo repassada ao consumidor. Algumas empresas da internet poderiam deixar de oferecer serviços gratuitos aos brasileiros.

O aumento nos custos de data center seria ruim para empreendedores que criam sites na internet. Com custos mais altos, projetos que hoje são financeiramente viáveis poderiam se tornar mais difíceis de viabilizar. Além disso, tendo de pagar mais, as empresas brasileiras perderiam competitividade frente às estrangeiras.

4. Pode acarretar retaliações

Outros países podem retaliar criando entraves à importação de serviços de internet brasileiros. O alerta é da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), entidade que reúne inclusive empresas de data center. 

A Brasscom é, obviamente, a favor da expansão dos centros de dados brasileiros. Mas diz que o governo deve estimular isso com medidas que reduzam custos -- não com a obrigatoriedade de manter os dados no país. Segundo a associação, o Brasil é o país com o mais alto custo de construção de data centers nas Américas.

5. Data centers nacionais podem perder competitividade

Ao menos num primeiro momento, data centers brasileiros seriam beneficiados pela obrigatoriedade de armazenamento dos dados no país. Mas, sem a concorrência externa, eles podem se acomodar e perder competitividade com o tempo.

"A história mostra que a concorrência é saudável. Tende a trazer mais qualidade nos serviços e preços mais baixos. Essa é uma reserva de mercado que não faz o menor sentido", diz Paulo Humberg, fundador de várias empresas de internet no Brasil.

3. Tende a desestimular empreendedores

Fonte: Grego, Maurício . "Por que obrigar empresas a ter data center no Brasil é ruim." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

INFO: Base de telefonia móvel no Brasil sobe 0,62% em outubro



A base de usuários de telefonia móvel voltou a crescer em outubro depois de ter recuado em setembro, com a adição de 1,66 milhão de linhas, ou 0,62 por cento, para um total de 269,92 milhões de assinaturas, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira (19).

A banda larga móvel teve um crescimento mais expressivo, com a adição de 4,33 milhões de acessos em outubro, para 92,64 milhões. Apesar de ter participação ainda restrita, a banda larga móvel 4G teve um avanço 32 por cento, para 730,57 mil terminais.

Do total de linhas ativas de telefonia móvel em outubro, os acessos pré-pagos totalizavam 212,1 milhões, ou 78,58 por cento do total, enquanto os pós-pagos somavam 57,82 milhões, ou 21,42 por cento, um crescimento ante a participação de 21,22 por cento registrada em setembro.

A Vivo permaneceu na liderança do mercado em outubro, com uma fatia de 28,67 por cento, um leve crescimento ante a participação de 28,56 por cento no mês anterior, e totalizando 77,375 milhões de acessos.

Em segundo lugar aparece a TIM, com fatia de 27,11 por cento do mercado, abaixo dos 27,17 por cento registrados em setembro, enquanto a Claro, no terceiro lugar, viu sua participação somar 25,16 por cento, praticamente estável ante os 25,14 por cento no mês anterior.

Por fim, a Oi aparece em quarto lugar em participação de mercado, com fatia de 18,56 por cento, 0,08 ponto percentual abaixo da registrada um mês antes, informou a Anatel. 

Fonte: "Base de telefonia móvel no Brasil sobe 0,62% em outubro." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

CIO: PaaS já não é o que costumava ser



Plataforma como serviço (PaaS) não é mais o que costumava ser. No passado, PaaS foi definida como qualquer coisa relacionada com o desenvolvimento de aplicações, testes e implantação. De fato, a IDC define categorias de ofertas de PaaS como APaaS (aplicação PaaS), DPaaS (banco de dados PaaS), IPaaS (integração PaaS) e testes baseados em nuvem.

Agora PaaS está se transformando com infraestrutura como serviço (IaaS). Nos dias de hoje, é difícil descobrir onde termina IaaS e começa PaaS, e vice-versa. A maioria dos provedores de IaaS, como a Amazon Web Services, Microsoft e Google , oferecem tanto PaaS e quanto IaaS. Além disso, esses serviços são interdependentes, ou seja, eles se transformam em uma única plataforma. Acho que em algum momento vai ser difícil separar os conceitos de PaaS e IaaS, pelo menos para os provedores maiores.

Onde estamos indo com a tecnologia é claro: PaaS e IaaS vai se tornar um padrão único. Por quê? PaaS não é muito bom a menos que você tenha a infraestrutura para suportar as aplicações resultantes e IaaS realmente não ajuda, a menos que você tenha capacidade de criar soluções que rodam em infraestrutura. PaaS deve ter infraestrutura e infraestrutura deve ter PaaS.

PaaS como definido em 2008, como aplicação, desenvolvimento, testes e implantação está se tornando muito diferente. É parte de algo maior - talvez capaz de fornecer mais valor aos negócios. Isso explica porque a IDC prevê agora um crescimento de 30% ao ano. Isso é uma coisa boa, certo?

Fonte: Linthicum, David . "PaaS já não é o que costumava ser." CIO. http://cio.uol.com.br/opiniao/2013/11/19/paas-ja-nao-e-o-que-costumava-ser/ (accessed November 20, 2013).

Canal Tech: Aprenda a ressuscitar seu pendrive corrompido ou defeituoso



Parece que foi ontem, mas já faz algum tempo que os pendrives entraram em nossas vidas e mudaram a forma como transferimos e transportamos dados de um computador para o outro. No início tudo era muito simples e dificilmente encontrávamos essas maravilhas com mais de 128 Mb. Hoje a coisa passa fácil dos 16, 32 Gb!

É difícil encontrar alguém que nunca tenha utilizado um pendrive – ou dispositivo de armazenamento flash, para os mais técnicos. Eles são os sucessores naturais dos (nem tão) saudosos disquetes. Com ele ficou fácil, prático e rápido transferir grandes quantidades de dados.

O problema é que a praticidade e facilidade também trouxeram outros problemas que, podemos apostar, todos já enfrentaram um dia. Pendrive que deixou de ser reconhecido pelo Windows, dados que simplesmente evaporaram, arquivos apagados por acidente e, talvez o mais comum de todos, vírus impregnados no pequeno dispositivo que sai infectando todo e qualquer computador no qual é espetado.

Com a sirene vermelha ligada devido à urgência de ter o dispositivo funcionando novamente, a grande maioria adota a tática do desespero e formata o dispositivo, abrindo mão de todos os seus dados. Se você é uma dessas pessoas, não se desespere mais! Nós separamos algumas dicas bacanas para ensinar a você como recuperar seu pendrive indigente ou corrompido. Confira!

O Windows não reconhece mais meu pendrive, socorro!

Muita gente se desespera quando espeta o pendrive no computador e a máquina não mais reconhece o dispositivo. Começa aí uma verdadeira retrospectiva para identificar qual queda ou solavanco foi o causador do defeito.

A verdade é que, ao contrário dos discos rígidos, é altamente improvável que seu pendrive enfrente algum problema decorrente de choques mecânicos. O que pode ter acontecido é que algum arquivo transferido para o dispositivo tenha bagunçado um pouco as coisas, tornando-o inacessível ou fazendo-o perder a atribuição de unidade dada pelo Windows, impossibilitando o sistema operacional de reconhecê-lo da maneira correta.

Para consertar o problema, siga os passos abaixo.

Passo 1


Acesse o "Painel de Controle"

Passo 2


Na barra de busca da janela do Painel de Controle, busque por 
"Ferramentas Administrativas" e selecione-a.

Passo 3


Na janela que se abre, busque e dê um duplo clique em "Gerenciamento 
do computador".

Passo 4

No menu do canto esquerdo da nova janela, procure 
pela opção "Gerenciamento de disco" e clique nela.

Passo 5

Na porção central da janela, o Windows exibirá todos os dispositivos 
de armazenamento conectados ao seu computador. Busque pelo 
que representa o seu pendrive, clique com o botão direito do mouse 
sobre ele e selecione a opção "Alterar letra de unidade e caminho".

Passo 6


Na nova janela que se abre, clique em "Adicionar".

Passo 7


Escolha a letra que você quer atribuir ao pendrive e clique em "OK".

Com isso o Windows deve reconhecer o seu dispositivo de armazenamento, exibindo um balãozinho próximo ao relógio na bandeja do sistema.

Se mesmo após esses passos o seu pendrive não for reconhecido, é provável que ele tenha sido queimado, impossibilitando que qualquer coisa possa ser feita em nível de software.
Apaguei meus arquivos sem querer, e agora?!

Seu pendrive não tem problema algum (ou tinha e foi resolvido) e você está usando-o para levar aqueles trabalhos para faculdade ou aqueles slides para apresentar ao seu chefe quando, sem querer, apaga os arquivos. E agora? Calma, existe uma solução!

Na verdade existem várias soluções oferecidas por um punhado de programas que prometem recuperar arquivos excluídos por acidente ou que foram corrompidos. Um dos que se destaca nesse ramo é o Recuva, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Passo 1

Com o Recuva instalado, abra-o e você será apresentado à tela 
do assistente de recuperação. Indique qual tipo de arquivo você
deseja recuperar.

Passo 2

Avance e selecione em qual local deseja executar a recuperação. 
Como estamos lidando com pendrives problemáticos, selecione a opção 
"No meu cartão de mídia ou iPod".

Passo 3

Avance, clique em "Iniciar" e deixe a mágica acontecer.

Passo 4


Ao término do processo, o Recuva apresentará a você uma lista com os arquivos que podem ser recuperados. A bolinha verde ao lado do nome do arquivo indica que sua recuperação é certa. Já a bolinha vermelha diz que o arquivo é corrompido. Marque os que deseja recuperar e clique em "Recuperar".

Passo 5


Selecione a pasta de destino dos arquivos recuperados e pronto, seus arquivos apagados por acidente ou corrompidos foram trazidos de volta à vida!

Vale notar que esse mesmo processo pode ser executado em pastas específicas do Windows e até mesmo para itens excluídos permanentemente da lixeira. Vale a pena testar.
O Windows está encrencando e mandando formatar meu pendrive. O que faço?

Pode ser que tenha ocorrido alguma falha nos índices do seu pendrive e ele precise ser formatado. Mas esse é o caminho mais rápido e urgente, pois você pode fazer algo antes de partir para a formatação.

Você precisará efetuar uma rotina de verificação e correção de erros no seu pendrive, e isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira delas é usando os próprios recursos do Windows. Ja a segunda é com o USB Disk Storage Format Tool, uma ferramenta gratuita que pode ser baixada aqui.

1. Utilizando a ferramenta do Windows

Passo 1




Acesse o "Meu computador" e identifique a unidade do seu pendrive. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção "Propriedades".

Passo 2


Vá até a aba "Ferramentas" e, em "Verificação de erros", clique no botão "Verificar".

Para quem usa Windows 7


Se você estiver no Windows 7, a janela que aparecerá para você será essa. Selecione ambas as opções e clique em "Iniciar". O Windows verificará e corrigirá os erros existentes no seu pendrive.

Para quem usa Windows 8


Se você estiver no Windows 8, é possível que se depare com essa janela. Clique em "Verificar e reparar unidade" e aguarde o Windows verificar e corrigir os erros existentes no seu pendrive.

Passo 3

Após a verificação, ejete seu dispositivo, reconecte-o ao computador e tente utilizá-lo novamente.

2. Utilizando o USB Disk Storage Format Tool

Passo 1



Com o programa instalado no seu computador, abra-o e confira se seu pendrive foi detectado automaticamente. Caso não tenha sido, selecione-o na lista "Device"

Passo 2


Marque as caixas "Correct errors", "Scan drive" e "Check if dirty".

Passo 3

Clique em "Check disk" e aguarde o programa verificar seu dispositivo para você.

Passo 4

Caso nenhum erro seja identificado, então infelizmente você deverá formatar o seu pendrive. Caso algum erro seja encontrado, então o programa deve fazer as correções e você poderá tentar usar o pendrive novamente.

Como pode ser percebido, apesar de sua praticidade, o pendrive é suscetível a uma série de erros e falhas que podem levar à perda total dos dados armazenados nele. As dicas apresentadas aqui podem ajudá-lo a não ter que formatar o dispositivo e reaver seus dados, mas não funcionarão em 100% das ocasiões.

Nem de longe esse é o dispositivo mais seguro de transportar e armazenar seus dados. Com as novas tecnologias de armazenamento de dados nas nuvens, considere uma abordagem mista em que seus dados também sejam replicados na nuvem. Serviços como o Dropbox são excelentes, amigáveis e de fácil uso. Lá, os seus dados estarão seguros, livres de vírus e as chances deles se corromperem são mínimas. E não se esqueça: sempre faça backup dos seus arquivos!

Fonte: Oliveira, Sérgio . "Aprenda a ressuscitar seu pendrive corrompido ou defeituoso." Canaltech. http://canaltech.com.br/tutorial/windows/Aprenda-a-ressuscitar-seu-pendrive-corrompido-ou-defeituoso/ (accessed November 20, 2013).

INFO: Implante ocular desenvolvido pela USP tratará doenças que causam cegueira



Um implante intraocular desenvolvido pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP), da Universidade de São Paulo (USP), se mostrou eficaz para tratar doenças que podem provocar cegueira e para melhorar a visão dos pacientes, anunciou nesta terça-feira o centro universitário.

O implante tem aproximadamente o tamanho da ponta de um lápis e é formado pela associação de um componente biodegradável (PLGA) associado a um medicamento, neste caso, a dexametasona.

Implantado dentro do olho, a inovação libera gradativamente o medicamento, o que garante que o fármaco se dissolva no olho durante um período de seis meses sem necessidade do uso diário de colírios ou medicamentos orais.

Fruto de dez anos de pesquisa, a novidade foi testa com sucesso em dez pacientes que participaram do estudo clínico no HCFMRP. Os resultados mostraram que a inovação atua em doenças vasculares da retina que levam à redução da visão e, em casos mais avançados, à cegueira, informou a universidade em comunicado.

A técnica foi desenvolvida por uma equipe comandada pelo oftalmologista Rubens Siqueira especialmente para tratar uveíte, retinopatia diabética, toxoplasmose ocular, degeneração macular (relacionada à idade), retinite por citomegalovírus e endoftalmite.

O trabalho contou ainda com a participação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Está previsto para janeiro o início da segunda fase do estudo. Nesta etapa o implante será testado em 50 pacientes.

O professor Rodrigo Jorge, que também participa da pesquisa, declarou que, uma vez aprovado, o tratamento poderá beneficiar vários pacientes portadores diversas doenças da retina, que afetam principalmente a população mais idosa, entre 50 e 70 anos.

Ainda de acordo com o professor, essas doenças atingem cerca de 30 milhões de pessoas atualmente no Brasil.

A ideia inicial é de que o tratamento seja destinado a doenças da retina, porém o implante poderá futuramente ser utilizado também no tratamento de doenças em outros órgãos e tecidos do corpo.

O Brasil ainda não possui qualquer tecnologia similar. Nos Estados Unidos e na Europa, no entanto, um dispositivo semelhante, chamado de OZURDEX, custa cerca de R$ 6,2 mil, mas a venda ainda não foi liberada no Brasil.

O preço da nova tecnologia ainda não foi definido. Contudo, o professor Rubens Siqueira acredita que a grande vantagem do produto nacional com relação ao estrangeiro será o custo mais baixo e a maior facilidade de implantação no olho, pois foi desenvolvido com um diâmetro menor que o produto importado.

O implante intraocular também beneficiará à medicina veterinária. Além do tratamento oftalmológico, ele poderá atuar em outras doenças, utilizando o mesmo sistema de liberação de fármacos.

Uma das vantagens é a facilidade de aplicação, nos animais domésticos. Já nos selvagens, criados em zoológicos ou criadouros, onde a contenção para tratamento pode apresentar risco de morte para algumas espécies, os sistemas de liberação de fármacos podem ser decisivos para manutenção da visão ou cura de doenças.

Outro benefício é a possibilidade de liberar apenas a quantidade exata de medicamento, permitindo maior eficiência no controle de doenças. Doenças oculares representam até 80% dos casos de oftalmopatias diagnosticados em caninos, felinos, equinos e bovinos.

Os resultados do estudo foram apresentados neste ano durante o Congresso Internacional da Sociedade Americana de Especialistas em Retina, que aconteceu em Toronto, no Canadá. 

Fonte: "Implante ocular desenvolvido pela USP tratará doenças que causam cegueira." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

Bahia Notícias: Claro TV diz em fatura que cliente é 'Otário Chorão' após pedir desconto no plano


A conta do mês de novembro da televisão por assinatura do empresário César de Medeiros, 42 anos, de Campo Grande, chegou em sua residência com uma surpresa que ele considerou “desagradável”. A fatura, gerada pela empresa Claro TV, estava com o nome de destinatário “Otário Chorão”. Medeiros desconfia que um atendente da companhia de TV por assinatura alterou o cadastro depois que ele ligou para pedir desconto no plano. Por meio da assessoria, a empresa informou que esse tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da companhia e por esse motivo adota todas as providências para solucionar a questão. De acordo com o empresário, ao pegar a correspondência na caixa de correio junto com várias outras, o nome ao qual estava destinada passou batido. “Acabei lendo Otávio no lugar de Otário”, contou em entrevista ao G1. No entanto, ao olhar com mais atenção, percebeu os adjetivos e em seguida, pelo endereço, viu que estava destinada a ele. “Eu achei que fosse brincadeira, mas depois fiquei indignado”, disse. Foi então que Medeiros lembrou-se da ligação que fez para pedir redução na mensalidade, após ver uma propaganda que oferecia o mesmo tipo de assinatura que ele contratou, mas com valor menor. Assinante da Claro TV há dez anos, o empresário questionou o motivo de não poder pagar valores menores e foi informado que teria que cancelar e depois recontratar o plano, pois assim teria o desconto dado aos clientes novos. “Começou tudo aí. Paguei pelo cancelamento e depois pela ativação”, relatou. A princípio, o empresário diz que não pretende processar a Claro TV. "É uma situação que chateia. Talvez se um processo contra eles for impedir que outros clientes passem pelo que eu passei, eu até entro [com a ação]. E se ganhar dinheiro de indenização eu entrego para doação. Graças a Deus não preciso de dinheiro dessa forma", afirmou.

FONTE: "Bahia Notícias / Notícia / Claro TV diz em fatura que cliente é 'Otário Chorão' após pedir desconto no plano - 20/11/2013." Bahia Notícias / Notícia / Claro TV diz em fatura que cliente é 'Otário Chorão' após pedir desconto no plano - 20/11/2013. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

Portal A TARDE: Cibercriminosos alteram boletos gerados no Google Chrome


Extensão maliciosas estavam na própria página do Google Chrome disfarçada de bônus

Os usuário do navegador Google Chrome devem ficar atentos: cibercriminosos brasileiros tem disseminado extensões maliciosas cujo objetivo será alterar os boletos gerados on-line, direcionando o pagamento para outra conta bancária.

As extensões estavam hospedadas na loja oficial, a Chrome Web Store, disfarçadas como bônus de 100 minutos para usuários do serviço Skype to Go. Ao ser instalada, a extensão solicitará permissão para acessar todo o conteúdo exibido em todas abas abertas no navegador e usará o nome "Skype To Go".

Técnicos do software Kaspersky Lab encontraram três versões diferentes da extensão. Depois de instalada ela monitora todo o conteúdo exibido nas abas, buscando por termos como "boleto" e alterando os números da linha digitável.

A extensão está programada para se comunicar com um servidor de Controle e Comando (C&C) de onde o cibercriminoso enviará a nova linha digitável que será inserida no boleto, no momento em que o mesmo é gerado no navegador.

A extensão ainda invalida o código de barras do boleto, porém não altera o valor do mesmo. O Kaspersky Lab explica que na Central de Controle da extensão verificou-se que o esquema malicioso foi preparado para alterar boletos de diversos bancos.

FONTE: "Portal A TARDE - Cibercriminosos alteram boletos gerados no Google Chrome." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013.

G1: Fraude que promete ingressos para a Copa do Mundo leva a vírus


'Você foi o ganhador de um par de ingressos', diz mensagem.
Link em mensagem leva para praga digital.

Golpistas brasileiros enviaram na noite desta segunda-feira (18) um e-mail que promete a internautas um par de ingressos para a Copa do Mundo FIFA de 2014, que ocorre no Brasil. Os links na mensagem que prometem o ticket levam para um arquivo que contém uma praga digital capaz de roubar senhas bancárias.

O link presente na mensagem contém o endereço "ingressosfifa2014.com" para enganar internautas, mas a página está realmente hospedada em um endereço do "dnsd.info", um serviço de "DNS dinâmico".

Serviços de DNS dinâmico são destinados a quem quer hospedar serviços em um computador que não possui um endereço de internet fixo - como é o caso de conexões domésticas. No entanto, o serviço também pode ser usado para que criminosos criem endereços a custo zero (normalmente, um endereço de internet tem um custo de registro de cerca de R$ 30).

Fraudes usando a Copa do Mundo começaram ainda em 2012. O G1 já reuniu alguns exemplos de fraudes, que envolvem promoções falsas e outros prêmios. Em vez de instalar programas maliciosos, algumas fraudes tentam solicitar diretamente dados da vítima, como informações de cartões de crédito.
Golpe promete ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Link leva para vírus. (Foto: Reprodução)

Fonte: Rohr, Altieres . "Fraude que promete ingressos para a Copa do Mundo leva a vírus." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

G1: Empresa cria mira de LED que é colocada na TV para games de tiro


'HipShotDot' tem luz para melhor visualização do jogador.
Acessório gruda na tela para melhorar precisão nos jogos.


Mira 'HipShotDot' é colocada na tela da TV para melhorar precisão em games de tiro (Foto: Divulgação/HipShotDot)Mira 'HipShotDot' é colocada na tela da TV para
melhorar precisão em games de tiro
(Foto: Divulgação/HipShotDot)
Com o objetivo de melhorar a performance de jogadores em games de tiro em primeira pessoa, que mostram a ação do ponto de vista do personagem, uma empresa lançou um acessório que coloca uma mira feita de LED no centro da TV, o que aumenta a precisão dos tiros nestes jogos.

Chamada de "HipShotDot", a mira é conectada em uma das portas USB, o que fornece energia para acender a luz de LED vermelha.

O jogador deve colocá-la no meio de mira do jogo - há um método para alinhar corretamente o acessório -, o que permite saber onde está a mira em qualquer situação.

Games como "Call of Duty", "Battlefield", "Halo" e até títulos de tiro em terceira pessoa como "Gears of War" são beneficiados pelo acessório, destaca a fabricante.
Games como 'Call of Duty' podem usar a mira com luz de LED vermelha (Foto: Divulgação/HipShotDot)Games como 'Call of Duty' (foto) podem usar a
mira com luz de LED vermelha
(Foto: Divulgação/HipShotDot)

A fabricante afirma que, embora os jogos de tiro tenham uma retícula que mostra onde esta a mira, com a ação constante na tela os jogadores perdem a noção de onde está a mira. Com o acessório, a luz vermelha indicaria com maior eficácia onde está a retícula para um melhor tiro.

Por conta de um adesivo transparente, apenas a luz vermelha aparece na tela. De acordo com a fabricante, a remoção do dispositivo é fácil e o cabo e o adesivo não atrapalham a visualização do jogo.

O "HipShotDot" está há venda nos Estados Unidos e custa US$ 30. Ele é compatível com consoles, inclusive os de nova geração, e com o PC.

Fonte: "Empresa cria mira de LED que é colocada na TV para games de tiro." Games. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

Folha de S.Paulo: Pai reclama, e Google remove imagem de satélite que mostra adolescente morto


O Google removeu nesta terça-feira (19) uma foto de satélite do Google Maps que supostamente mostrava o corpo de Kevin Barrera, adolescente baleado em 2009 em Richmond, na Califórnia.

Segundo informações do site da emissora KTVU , o pai de Kevin, Jose Barrera, entrou em contato com a empresa após descobrir, na semana passada, a existência da foto.
Reprodução/Google 

Imagem do Google Maps que mostraria adolescente morto foi 
borrada e deve ser retirada em até 8 dias.

"Quando vejo esta imagem, é como se isso [a morte do filho] tivesse acontecido ontem [...] Me traz de volta muitas memórias", disse Barrera ao site.

Brian McClendon, vice-presidente do Maps, havia dito que o Google estava em contato com a família e que a imagem seria substituída em até oito dias.

"O Google nunca acelerou a troca de imagens atualizadas de satélite antes, mas dadas as circunstâncias, quisemos abrir uma exceção nesse caso", disse o executivo em e-mail à KTVU.

Depois da publicação da matéria no site TV americana, a imagem do corpo foi borrada, como é possível ver acima. Hoje, foi substituída.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

Canal Tech: Especialistas em ERP estarão na mira do mercado em 2014


Se 2013 foi um ano próspero para os profissionais de TI, 2014 promete também não decepcionar. É o que aponta o estudo da consultora Robert Half. De acordo com o Guia Salarial 2014, os especialistas em ERP serão bastante valorizados e as remunerações podem ascender em até 44%, dependendo do domínio de determinadas tecnologias.

Alguns fatores contribuem para o aumento da procura pelos talentos de TI e salários maiores. A profissionalização de empresas de médio porte e o aumento da importância da tecnologia como área estratégica dentro do negócio são os principais índicios para o crescimento do mercado. Como consequência, há também uma valorização de talentos mais qualificados, especialmente nas áreas de internet e outros serviços.

Em termos de contratação, a expansão no quadro de funcionários tem mudado a estrutura do segmento, antes mais terceirizado. “As empresas estão montando áreas internas de TI ou optando por fazer uma parceria com empresas terceirizadas”, afirma Alexandre Attauah, gestor da divisão de TI da Robert Half.

Para o próximo ano, a procura de mão-de-obra qualificada é otimista, especialmente para as áreas de implementação de sistemas, negócios e infraestrutura. Segundo o gerente, os profissionais capazes de fazer interface com outras áreas, de entender o negócio e de identificar o que é preciso para suprir as necessidades da empresa são os mais disputados: qualificação em tecnologia continua a representar um desafio para as empresas, assim como domínio da língua inglesa. Ainda segundo a Robert Half, o perfil comportamental e o histórico desses profissionais estão a pesar cada vez mais nas decisões de contratação das companhias. Os candidatos com bom relacionamento interpessoal, proatividade, capacidade de compromisso com os objetivos e estabilidade nas passagens por antigos empregos são valorizados.

Contudo, a qualificação dos profissionais com o conhecimento de idiomas permanece um desafio. O número de profissionais com fluência em inglês continua a ser um grande problema para as empresas. Como consequência, os profissionais com bom histórico profissional e boa qualificação tendem a valorizar os seus salários fixos. As bonificações devem estar cada vez mais associadas aos resultados de projetos.

Os mais valorizados

Os cargos de recursos humanos que dominam sistemas de gestão empresarial (ERP), analistas de negócios, especialistas e profissionais de infra-estrutra serão aqueles com maior procura no segmento.

Outro profissional que deverá ser bastante valorizado é o analista de negócios júnior, que deverá ter aumento de salário em torno dos 20%. De acordo com a Robert Half, esse talento ganha em 2013 nas PMEs salários entre R$ 3,5 mil a R$ 5 mil e em 2014 esses valores podem subir para até R$ 6 mil. As grandes companhias, que pagam para esse cargo entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, devem aumentar para R$ 4 mil e R$ 6,5 mil.

Indústrias que mais demandam

  • Internet
  • Serviços
  • Serviços financeiros
  • Habilidades mais valorizadas
  • Foco no cliente e nos resultados
  • Autonomia e proatividade
  • Perfil de parceria com as áreas de negócios
  • Relacionamento interpessoal
  • Estabilidades nos empregos anteriores
  • Softwares mais demandados
  • ERPs diversos (SAP, Protheus...)
  • Posições em destaque
  • Profissionais ERP
  • Analistas de Negócios/Especialistas
  • Profissionais de infraestrutura

 

(As faixas salariais levam em consideração fatores como senioridade no cargo, qualificação, setor de atuação, fluência em idiomas e perfil comportamental do profissional, o que justifica algumas diferenças de remuneração elevadas para o mesmo cargo. Na elaboração do guia, porém, não foram processados salários pontuais registrados muito acima ou abaixo das faixas principais. Em geral, os salários apresentados não incluem bônus e outros benefícios).

Fonte: "Especialistas em ERP estarão na mira do mercado em 2014." Canaltech. http://corporate.canaltech.com.br/noticia/carreira/Especialistas-em-EPR-estarao-na-mira-do-mercado-em-2014/ (accessed November 20, 2013).

INFO: As 100 empresas que mais investiram em pesquisa em 2013



Oito empresas brasileiras estão no ranking das 2 mil que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no mundo, divulgado na segunda-feira pela União Europeia. A Vale é a única delas entre as cem primeiras. 

Em todo o levantamento, apareceram empresas de 46 países. Os Estados Unidos são o país com mais corporações no ranking, com 658, seguido pelo Japão, com 353 companhias citadas. 

Por setor, a lista é dominada pelo de tecnologia, com 293 empresas da área. Em seguida, aparece o de farmácia e biotecnologia, com 214. 

Investir em P&D é um dos pricipais indicativos de que uma companhia se preocupa em inovar. Quem lidera a lista é a alemã Volkswagen que, em 2012 gastou 9,5 bilhões de euros com pesquisas. Porém, entre as cem primeiras, a organização que mais ampliou os gastos com pesquisa foi a idiana Tata Motos, que empregou 77,6% mais dinheiro em P&D em 2012 do que 2011. 

A Vale aparece na outra ponta, entre as empresas que mais diminuiram os investimentos no período. Os gastos da mineradora brasileira caíram 11,7 de um ano para ou outro.

Entre as cem primeiras do ranking, ela foi a quinta empresa que mais cortou a verba para P&D, ficando atrás apenas das japonesas Renesas e Hitachi (que dimuíram o dinheiro empregado em 24,9% e 17,3%, respectivamente), da norte-americana Boeing (17,1%) e da finlandesa Nokia (15,1%).

Fonte: Melo, Luísa . "As 100 empresas que mais investiram em pesquisa em 2013." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .

Folha de S.Paulo: Nos EUA, operadoras temem hackers e rejeitam recurso contra roubo de smartphones



Legisladores em San Francisco e em Nova York estão pressionando fabricantes de smartphones a adotar o chamado "interruptor da morte", que permitiria a usuários desativar seus telefones remotamente, desencorajando o roubo de aparelhos. Mas as operadoras de celular não estão de acordo com isso.

O procurador distrital de San Francisco, George Gáscon, afirmou que tem trabalhado num acordo com a Samsung para incluir um software antirroubo em todos os celulares vendidos pela fabricante nos Estados Unidos. Embutir o programa nos telefones requeria aprovação das operadoras que fornecem esses dispositivos. Mas as operadoras, incluindo AT&T, Verizon, T-Mobile e Sprint, rejeitaram a ideia, segundo ele.

Gáscon argumentou que, com base em e-mails entre um executivo da Samsung e um desenvolvedor do software, parecia que as operadoras não estavam afim de deixar a Samsung pré-instalar o software antirroubo. As mensagens, ele afirmou, sugerem que as operadores estão preocupadas com o lucro que esse programa podia lhes tirar, já que muitos clientes compram planos de seguro para cobrir celulares perdidos ou roubados.

"O lucro de uma corporação não pode guiar as decisões que têm consequências de vida ou morte", disse Gáscon. "Essa solução [o 'interruptor da morte'] tem o potencial de proteger os consumidores da Samsung, mas esses e-mails sugerem que as operadoras o rejeitaram para continuar ganhando cada vez mais dinheiro com seguro."

O mercado de celulares é altamente lucrativo: as vendas dos aparelhos trouxeram US$ 69 bilhões aos EUA no ano passado, de acordo com a consultoria IDC. Mas o roubo de smartphones continua a subir. Roubos de dispositivos da Apple se tornaram tão comuns que a polícia os apelidou de "escolha de maçãs".

Gáscon colaborou com Eric Schneiderman, procurador distrital de Nova York, para formar a coalizão SOS --Secure Our Smartphones [protejam nossos smartphones]--, a fim de pressionar as empresas a resolver o problema tecnologicamente.

RESISTÊNCIA

As operadoras não acham que o "interruptor da morte" seja a solução correta.

Em junho, a CTIA, grupo que representa as operadoras, disse à FCC (agência americana de telecomunicações), que o "interruptor da morte" traria riscos, pois hackers que tomassem controle do recurso poderiam desativar os celulares dos clientes, incluindo aparelhos usados por funcionários no Departamento de Defesa e policiais.

O grupo também incluiu que, se um telefone fosse desativado e o cliente o recuperasse no futuro, ele não poderia ser reativado. Essa afirmação é inverídica no caso do novo recurso antirroubo da Apple, o Activation Lock, que permite ao usuário desabilitar um telefone perdido e recuperá-lo depois, se encontrado, com o nome de usuário e a senha corretos.

Gáscon disse estar avaliando que ação tomar em relação à recusa das operadoras em permitir que a Samsung pré-instale o "interruptor da morte" em seus celulares. "Pedimos repetidamente que as operadoras tomassem ações para proteger seus clientes. Agora estamos decidindo o que será necessário fazer para forçá-las a priorizar a segurança dos consumidores em vez do dinheiro adicional em seus bolsos."

A Samsung confirmou que estava trabalhando com Gáscon e as operadoras numa solução antirroubo, mas se recusou a comentar os e-mails a que o procurador distrital se referiu.

"A Samsung leva muito a sério a questão do roubo de smartphones, e estamos continuamente melhorando nossas soluções", disse Jessica Redman, uma porta-voz da empresa. "Estamos trabalhando com líderes da iniciativa SOS para incorporar a perspectiva das agências de segurança."

Fonte: CHEN, BRIAN . "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 20 Nov. 2013. .