quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TAM recebe dois aviões com acesso à internet - Mercado - Notícias - INFO Online

INFO Online - Notícias - Mercado: TAM recebe dois aviões com acesso à internet


São Paulo - A TAM incorporou à sua frota duas novas aeronaves A320, vindas da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Ambas estão configuradas com 174 assentos e eram as últimas unidades aguardadas pela companhia em 2011. Com isso, a TAM encerra o ano com 156 aeronaves.
Os dois novos A320 já vêm da fábrica equipados com o sistema OnAir de conectividade a bordo, baseado na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat. Com ele, os passageiros podem usar seus telefones celulares para fazer ligações, enviar e receber mensagens ou dados, possibilitando o acesso à internet e às redes sociais em smartphones.
As novas unidades da Airbus recebidas pela empresa neste mês serão alocadas na operação doméstica no início de 2012. Hoje, a frota da TAM tem idade média entre 6 e 7 anos. A previsão, de acordo com o plano da companhia, é chegar a 179 aeronaves até o fim de 2015.
Após a incorporação, a TAM somará 31 aeronaves com os serviços OnAir. Nos próximos anos, 80 aviões da companhia serão equipados com o sistema, que será instalado na frota internacional a partir do segundo semestre de 2012. A decisão pela expansão foi anunciada em julho deste ano.

Japão terá máquinas de snacks com Wi-Fi grátis - #OMG - INFO Online


Os japonoses são alucinados por bugigangas tecnológicas, principalmente por máquinas de vender coisas. Além de salgadinhos, refrigerantes e toda a sorte de coisas, as máquinas também vão oferecer Wi-Fi de graça. Pelo menos essa é a aposta da Asahi Soft Drinks.
Sem nenhuma necessidade de compra, cadastro ou conta de acesso, qualquer um pode conectar seu gadget e navegar por 30 minutos, com uma distância de até 50 metros do ponto de venda.
Segundo o TechCrunch , ao logar na máquina o usuário terá acesso a diversas informações com base em geolocalização.

Olhar Digital: Quanto tempo você realmente gasta nas redes sociais?



Um em cada cinco minutos na web são gastos em páginas como Twitter e Facebook e 82% de todos os usuários globais acessam esses sites


Redes Sociais

Ligar o computador, acessar a internet, abrir seu browser preferido, digitar "twitter.com" ou "facebook.com". Para muitos, esta pode ser uma ação bem comum e, de tão habitual, deve passar desapercebido.

As redes sociais chegaram a um patamar surpreendente. Hoje, sua importância é tanta que levou o grupo comScore a fazer um novo estudo sobre como esses sites têm influenciado o cenário digital e quanto tempo gastamos todos os dias nessas páginas.

As principais conclusões destacadas no relatório revelam: as mídias sociais se tornaram a atividade online mais popular em todo o planeta. Para se ter ideia, em todo o mundo, a cada cinco minutos gastos na internet, um é totalmente dedicado às redes sociais.

Além disso, 82% de toda a população mundial que acessa a web, com 15 anos ou mais, utiliza o computador de casa ou trabalho para visualizar seus perfis nesses sites, totalizando 1,2 bilhões de usuários.

O mais popular deles é o Facebook. Em outubro, a rede social chegou a mais da metade da audiência virtual mundial (55%), sendo responsável por um em cada sete minutos conectados nas páginas em geral e três em cada quatro minutos nas redes sociais.

Os serviços de microblogging também cresceram em ritmo acelerado e se caracterizaram como uma das atividades mais populares da web. Também em outubro deste ano, foi apurado que um em cada dez internautas em todo o globo utilizam o Twitter, o que representa um aumento de 59% em relação ao ano passado.

No caso da China, onde o Twitter é proibido, uma versão do site chamada Sina Weibo cresceu 181% em 2010, se tornando uma das dez maiores redes sociais do mundo. Já o Tumblr, outro site que oferece a postagem de fotos, textos e vídeos, teve aumento de 172% no ano passado.

Mas não são só os jovens os responsáveis pela popularização desses sites. Embora os usuários entre 15 e 24 anos ainda representem a parte mais ativa nas redes sociais - com média de oito horas por dia -, o público de idade mais avançada também tem aderido ao Facebook, Twitter e outros sites do gênero. Pessoas com 55 anos ou mais, atualmente, caracterizam o segmento etário que mais cresce no uso das redes.

O estudo revela também que dispositivos móveis têm contribuído para aumentar a audiência desses sites. Só nos Estados Unidos, 64% dos donos de smartphones - dois em cada cinco celulares - acessam as mídias sociais pelo menos uma vez por dia de seus aparelhos.

O fato é que o Facebook, Twitter e outras redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Tanto que, recentemente, fizemos a seguinte pergunta: estariam esses sites tornando as pessoas cada vez mais egocêntricas? E você? Qual o seu grau de utilização? Deixe sua opinião nos comentários.

Olhar Digital: Você segue as regras de acesso à internet da sua empresa?


Pesquisa revela que número de pessoas que acessam sites e utilizam softwares sem o consentimento das empresas é maior do que o imaginado
 
Internet

Stephanie Kohn

Segunda-feira, 15h, pleno horário comercial. Enviamos uma mensagem em nosso Twitter, perguntando se alguém utilizava sites proibidos nas empresas em que trabalham. Teoricamente, não deveríamos receber muitas respostas, já que o Twitter, certamente, faz parte da "lista negra" das empresas mais conservadoras. Mas, para nossa surpresa, em menos de 10 minutos recebemos 22 mensagens de trabalhadores que, mesmo com a proibição, estavam ali, "pendurados" no microblog! Nesta época de fim de ano, então, ficou ainda mais fácil de achar pessoas com pouco volume de trabalho e muita disposição nas redes sociais.

O gerente de projeto, que se identificou como Ivanor FB, é um deles. O rapaz conta que acessa alguns sites proibidos para se manter "conectado". "Quando surge a necessidade de acessar alguma página proibida para fins profissionais, solicito liberação do uso", ressalta. "Porém, acredito muito que este bloqueio deveria ser mais individualizado. Já tivemos casos de colaboradores que não conseguem coordenar o tempo e se perdem com tantas 'portas abertas'", comenta. E as maneiras para "burlar o sistema" são várias: alguns utilizam extensões de navegadores, outros apelam para sites que intermediam o acesso à web, e existe ainda a clássica mudança de proxy. Algumas soluções são bem criativas e trabalhosas: "Para o email, eu criei uma nova conta no Outlook da empresa, porém, acabo excluindo essa conta todos os dias, pois corro o risco de fuçarem na máquina", diz T.S., outro leitor do Olhar Digital que nos respondeu.

O analista de qualidade de software, GugaJedi, que também já fez uso de algumas dessas ferramentas para agregar conteúdo à sua atividade na empresa, é um dos exemplos de que a liberação das tecnologias não significa menor rendimento no trabalho ou insegurança para a empresa. "Hoje estou em uma companhia onde tudo é liberado e não tive queda de produtividade. Acho muito mais importante um trabalho de conscientização da equipe para o uso correto da internet do que proibição", conta.

Objeto de estudo

Estes casos comprovam uma pesquisa da Unisys, encomendada à IDC, sobre o uso pessoal de dispositivos móveis, sites e softwares no ambiente de trabalho. O resultado foi impressionante: a maioria dos funcionários afirma usar seus aparelhos pessoais e softwares no horário de trabalho, além de acessar suas páginas das redes sociais e sites "proibidos", enquanto a maioria das empresas diz não permitir este tipo de atividade.

De acordo com o estudo, 66% dos funcionários brasileiros consultados disseram ser permitido o acesso a websites não relacionados ao trabalho nas empresas em que atuam. No entanto, apenas 41% das organizações entrevistadas no país afirmaram que autorizam essa prática. A divergência continua quando o assunto é o acesso às mídias sociais: 44% dos brasileiros entrevistados disseram que podem navegar em redes sociais por razões pessoais, porém, apenas 24% das empresas consultadas informaram que permitem essa conduta.

Sobre softwares de mensagens instantâneas como MSN, Skype e Google Talk, mais da metade dos trabalhadores brasileiros entrevistados (53%) afirmou que utiliza esses softwares com autorização do empregador, enquanto apenas 36% das organizações consultadas disseram permitir o uso de programas de "bate-papo" online no ambiente de trabalho. Além disso, 53% dos funcionários brasileiros pesquisados disseram usar seus dispositivos móveis pessoais – como smartphones, tablets e laptops – no trabalho, com o aval da empresa. Porém, 62% dos empregadores afirmam não permitir essa prática.

Segundo Paulo Roberto Carvalho, diretor de negócios de outsourcing da Unisys Brasil, esse cenário pode mudar com a existência de um fenômeno, chamado de "consumerização", em que novas tecnologias como smartphones, softwares, aplicações e sites focados em consumo e entretenimento estão sendo utilizados também nas empresas para ajudar em certas atividades. "Um exemplo de consumerização é a busca de profissionais por meio do LinkedIn ou Facebook, por exemplo", explica.

No entanto, apesar do fenômeno de consumerização de TI já fazer parte da agenda de muitos profissionais de TI, Paulo conta que algumas empresas continuam bloqueando acessos, pois o ambiente de consumerização gera uma carga alta de vulnerabilidade e os profissionais de TI, que prezam pela segurança das empresas, não conseguem controlar tudo. "Na minha percepção, como é difícil dar suporte a essa variedade de coisas, as empresas acham mais fácil ignorar e proibir para não ter que assumir a responsabilidade de controlar tudo", comenta. "Mesmo que o uso de algumas dessas tecnologias ajude no dia a dia do funcionário, a vulnerabilidade da empresa fica ainda maior e, portanto, as companhias preferem negar o acesso", completa.

Tendência?

Para Paulo Roberto, no futuro, a discrepância vista nesta pesquisa entre o uso das tecnologias no trabalho e a proibição das empresas vai diminuir. "Notei que, da pesquisa do ano anterior para esta, houve uma mudança de percepção. Algumas ações estão sendo implementadas nas empresas, e acredito que haverá mudanças em 2012 e 2013. Algumas companhias vão puxar as outras e essa divergência de uso e proibição vai diminuir, porque os profissionais de TI vão se preparar para a consumerização", conclui. O estudo da Unisys ouviu 306 pessoas que utilizam computadores em seus trabalhos e 101 executivos de TI de diversas organizações localizadas nas principais cidades do Brasil.

Quer expor sua opinião sobre o assunto? Escreva nos comentários abaixo!

Olhar Digital: Deixe as crianças felizes e seguras em frente ao computador!


Selecionamos sites e ferramentas online para as crianças se divertirem nas férias sem deixar seus pais preocupados

Professores e Crianças


Férias é tempo de crianças em casa, por isso, preparamos uma lista com vários sites e ferramentas digitais para que os pequenos curtam a internet sem que os pais fiquem preocupados. No site Baobab Planet , a criança se inscreve clicando no botão 'Jogar' e coloca apenas o nome de explorador ou exploradora, além da senha. O email do pai ou da mãe é pedido pelo portal, pra que uma autorização seja enviada. Assim, ela tem um passaporte para aproveitar o jogo 3D do site.
Com a conta criada, dá pra montar um personagem, que será usado dentro do game. Aí, é escolher o cabelo, roupinhas, acessórios e tudo o que precisar pra finalizar a cara do jogador! Você pode acompanhar cada passo do seu filho, vendo as atividades mais trabalhadas por ele, enviando missões especiais e propondo desafios. Enquanto isso, ele se diverte nessa aventura educativa.
Já o Kid Rex é feito para aquelas crianças que adoram acessar o Google pra saciar suas curiosidades. É quase como se fosse um Google para crianças. Ele oferece uma busca customizada, deixando acessíveis apenas sites adequados para elas. Além das buscas, a página também estimula a criatividade, mostrando os desenhos que outras crianças já fizeram para o site e deixando o espaço livre pra quem quiser enviar sua obra de arte. OMigux é uma rede social feita para crianças, elas podem interagir virtualmente com outras crianças por meio de avatares. É imersão em todos os sentidos, já que o portal é completamente tematizado na vida aquática. O mapa principal é o fundo do mar e os personagens são cavalos marinhos e diversos peixes. A idéia dessa rede social é oferecer funcionalidades encontradas em outras redes, como murais de recados e galerias, mas disponíveis com controle de conteúdo por idade, ou seja, diversão saudável e educativa pra criançada.

Outro site que pode fazer a alegria dos pequenos é o Clube DX TV , nova plataforma de video on demand voltada para crianças. A página possui 120 horas de programação inicial e novos conteúdos que são adicionados toda semana. A programação é determinada por faixa etária – dos 4 aos 8 anos – e traz série televisivas como Barney, Caillou, Backyardigans, Moranguinho e mais. Além de assistir os programas, as crianças ainda podem interagir com a plataforma por meio de gincanas, que premiam os pequenos com novos episódios todas as vezes que eles encontram um vídeo premiado. A assinatura mensal é R$ 9,90.
Segurança
Se você não consegue manter os menores longe de redes sociais comuns, como o Facebook, por exemplo, existem alguns mecanismos que ajudam a segurança nesses ambientes. Selecionamos três sites que ajudam nessa tarefa: o "Social Shield ", "Safety Web" e "AOL Safe Social ". O incoveniente é que esses serviços são pagos, mas como os primeiros dias são de graça, já vale pelas férias.


Olhar Digital: As tendências para 2012 no mundo da tecnologia

2012 Realidade aumentada, Ultrabooks, mudança no mundo das redes sociais e guerra entre as fabricantes de chips estão na lista
Em 2011, vimos a criação de diversas novas tecnologias e o aperfeiçoamento das já existentes. Já 2012 pretende ser melhor ainda, por isso, o Mashable fez uma lista com as principais tendências no mundo da tecnologia.

A primeira delas é a Realidade Aumentada. No começo, ela só era encontrada em alguns poucos lugares e ferramentas, mas, hoje, já podemos vê-la em games, aplicativos e até em carros e lentes de contato. O ponto forte dessa tecnologia é seu poder de misturar o mundo virtual com o real.

Por exemplo, ao invés de olhar para seu apartamento, você pode vê-lo através de seu smartphone, enquanto luta com seus inimigos em um game de realidade aumentada. Segundo uma pesquisa da Visiongain, 25% de todos os apps terão essa função. Então, será o seu ano para testar e aproveitar o que essa tecnologia tem a oferecer.

Os Ultrabooks são outra grande promessa de crescimento para 2012. Os ultrafinos, ultrarrápidos e ultraelegantes notebooks já existem, mas parece que terão sua verdadeira ascensão no ano que vai entrar.

Esses novos produtos marcarão presença por sua potência como computadores. Eles têm todas as vantagens de um notebook, como um teclado, que faz falta em um tablet, mas com componentes mais potentes. Não a toa que diversos especialistas dizem que, quando você utilizar um ultrabook pela primeira vez, sua concepção sobre computadores vai mudar completamente.

As redes sociais também entram no jogo. O site sugere que haverá uma mudança social/digital em 2012. Isso porque iremos repensarmos nossas vidas digitais, redefinindo regras de conteúdos, direitos autorais e interações sociais.

Por fim, a guerra entre as fabricantes de chips móveis poderá se intensificar no próximo ano. A Intel, segundo o Mashable, não está muito presente nesse mundo, mas isso pode mudar em 2012 com a chegada do Medfield. Este mês, a fabricante mostrou protótipos de aparelhos com sistema operacional do Google, o Android 2.3 (Gingerbread), e afirmou que os produtos baseados no novo processador deverão aparecer na metade de 2012. Ou seja, esse mercado pode pegar fogo no próximo ano.

E você, o que acha que vai bombar em 2012?

Olhar Digital: Hackers planejam publicação de emails roubados da empresa de segurança americana

Olhar Digital: Hackers planejam publicação de emails roubados da empresa de segurança americana:


Entre os clientes mencionados na lista publicada estão Bank of America, Interpol, as forças armadas norte-americanas e a ONU

 Hackers
Hackers afiliados ao grupo Anonymous anunciaram que estão preparando a publicação de emails roubados da empresa de consultoria em segurança dos Estados Unidos, Strategic Forecasting, cujos clientes incluem as forças armadas dos Estados Unidos, bancos de Wall Street e outras empresas.

A Strategic Forecasting, revelou no final de semana que seu site havia sido invadido por hackers e que algumas informações sobre empresas assinantes de seus serviços haviam sido reveladas.

De acordo com a agência de notícias Reuters , o grupo Antisec assumiu a responsabilidade pelo ataque e prometeu causar "tumulto" ao divulgar os documentos roubados.

A equipe já divulgou milhares de supostos nomes de clientes empresariais e públicos da companhia, acompanhados por endereços de email, senhas e números de cartão de crédito de assinantes individuais do serviço.

Entre os clientes mencionados na lista publicada estão Bank of America, Exxon Mobil Corp, Goldman Sachs & Co, Interpol, Thomson Reuters, as forças armadas norte-americanas e a ONU.

A Stratfor anunciou em carta aos assinantes no final de semana que oferecerá serviços de proteção e vigilância contra roubo de identidade aos assinantes atingidos. O site da empresa está inativo há dias.