terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Inovação tecnologica: Operações fundamentais da computação feitas com luz

Operações fundamentais da computação feitas com luz

Computação fotônica
A corrida para fabricar componentes de computadores menores e mais rápidos e que usem menos energia está forçando os limites das propriedades dos elétrons nos materiais usados pela indústria eletrônica.

Os sistemas fotônicos deverão substituir os eletrônicos, mas os fundamentos da lógica computacional - misturar duas entradas para obter uma saída definida - atualmente exigem muito espaço e potência para serem feitos com luz.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, construíram um sistema baseado em nanofios que abre caminho para solucionar esse problema.

"Misturar dois sinais de entrada para obter uma saída é a base da computação. É fácil fazer isso com sinais elétricos, mas não é fácil fazer com luz, uma vez que as ondas de luz normalmente não interagem umas com as outras," explica o professor Ritesh Agarwal, cuja equipe foi responsável pela primeira emissão de luz com base no silício.

O sistema combina duas ondas de luz para produzir uma terceira com uma frequência diferente e, a seguir, usa uma cavidade óptica para amplificar a intensidade da saída para um nível utilizável.

Misturando ondas de luz
A dificuldade de "misturar" a luz pode parecer contraditória, dada a gama de cores nas telas das TVs e dos computadores que são produzidas apenas por combinações de pixels vermelhos, verdes e azuis.

Ocorre que os amarelos, laranjas e roxos e todas as demais cores que esses monitores produzem são um truque de percepção, não de física - as cores vermelha e azul são simplesmente experimentadas simultaneamente, em vez de combinadas em um único comprimento de onda roxo, por exemplo.

Os chamados "materiais não-lineares" são capazes de fazer uma mistura autêntica de cores, mas mesmo os melhores candidatos nesta categoria ainda não são viáveis para aplicações computacionais, devido à alta potência exigida e às grandes dimensões dos componentes.


A luz de saída é emitida pela base do componente - o pontilhado representa o nanofio de sulfeto de cádmio mostrado no esquema da primeira imagem. [Imagem: Universidade da Pensilvânia]

Para reduzir o volume do material e a potência da luz necessária para fazer uma mixagem útil de sinais, a equipe revestiu parcialmente um nanofio de sulfeto de cádmio em um invólucro de prata, que funciona como uma "câmara de eco" para a luz.

"Ajustando a estrutura de modo que a luz fique em sua maior parte confinada dentro do sulfeto de cádmio, em vez de na interface entre ele e o revestimento de prata, podemos maximizar a intensidade enquanto enquanto geramos a segunda harmônica," explicou Ming-Liang Ren, responsável pela fabricação do novo componente.

Fotônica computacional em nanoescala

Exatamente como uma segunda harmônica tocada em uma corda de violão, o nanocomponente faz a duplicação da frequência da onda de luz. As informações em um sistema computacional fotônico podem então ser codificadas na frequência de uma onda - o número de oscilações que ela faz em um segundo.

Manipular essa propriedade de uma onda de luz usando outra onda de luz permite então executar os fundamentos da lógica computacional usando apenas luz - tudo com nanofios, componentes ainda menores do que os atuais transistores eletrônicos.

E, mais importante, com uma eficiência muito alta: a cavidade óptica foi capaz de aumentar a intensidade da onda de saída em mais de mil vezes.

Info: Motorola lança fone de ouvido inteligente por R$ 400

Motorola lança fone de ouvido inteligente por R$ 400

Lucas Agrela

A Motorola lançou nesta semana seu fone de ouvido inteligente chamado Moto Hint. O acessório custa 400 reais (150 dólares nos Estados Unidos) e se conecta a smartphones por Bluetooth.

O Moto Hint pesa 6 gramas e pode enviar os comandos de voz do usuário para o celular, dessa forma, ativando o assistente pessoal Google Now. Apesar do dispositivo Bluetooth (3.0) não ser restrito aos aparelhos da Motorola, esse recursos, que são viabilizados pelo Moto Voice, só estarão disponíveis em sua totalidade com gadgets da marca, como o Moto X e o Moto Maxx.

O fone pode, por exemplo, ler as notificações que forem recebidas no smartphone. Ou então você pode pedir ao Google Now para criar um lembrete sem tirar o celular do bolso.

A bateria do fone de ouvido tem autonomia de uso de 10 horas e 100 horas em espera. O produto vem como uma caixa que pode dar até trẽs cargas extra no acessório, basta colocá-lo lá dentro.

O Moto Hint foi apresentado pela Motorola no Brasil em setembro, no mesmo dia em que a empresa anunciou os novos Moto G e Moto X. A previsão de lançamento do fone de ouvido inteligente no país era até o final de 2014.

Este foi o segundo produto lançado pela Motorola para o segmento de tecnologias vestíveis (wearables). Outro foi o relógio inteligente Moto 360, o primeiro do mundo a aliar o sistema Android Wear a uma tela redonda.

Info: Google revela primeiro protótipo funcional de carro autônomo

Google revela primeiro protótipo funcional de carro autônomo

Lucas Agrela

O Google revelou nesta segunda-feira (22) o primeiro protótipo funcional de seu carro com condução autônoma.

Em maio deste ano, a empresa havia revelado uma versão prévia do veículo, com sensores de ambiente expostos e adesivos no lugar de faróis. A nova versão corrige o veículo nesses dois pontos, além de ter uma cor diferente da primeira que foi revelada.

As câmeras do sistema LIDAR, que reconhecem as ruas, pedestres e veículos, ganharam uma espécie de redoma de proteção. Além disso, há alguns refinamentos de design, como bordas curvas.

O carro será testado pelo Google nas ruas da Califórnia em 2015. Não há volante no protótipo, mas serão colocados controles manuais para que funcionários da empresa dirijam o veículo nessa fase de "testes e aprendizado".

O Google testa o seu carro autônomo em um cenário virtual da Califórnia antes que o automóvel chegue às ruas de verdade. De certa forma, é como se o veículo estivesse em uma espécie de “Matrix”.

Outra iniciativa da companhia no segmento automotivo foi o Android Auto, um sistema voltado para veículos que foi anunciado neste ano durante a conferência Google I/O.

O vídeo a seguir mostra como é uma viagem no carro autônomo do Google (ainda com o visual de maio). Confira.

Info: Como uma prótese feita em uma impressora 3D ajudou um cachorro a correr pela primeira vez

Como uma prótese feita em uma impressora 3D ajudou um cachorro a correr pela primeira vez
Rafael Kato

Derby, uma mistura de vira-lata com husky siberiano, nasceu com malformações congênitas nas patas dianteiras e nunca conseguiu correr e brincar livremente com outros cães. Mas a vida desta cão americano mudou radicalmente com uma prótese fabricada em uma impressora 3D.

A ideia de ajudar o animal foi de Tara Anderson, diretora da 3D Systems, que descobriu o animal em um abrigo do estado de New Hampshire. Tara reuniu funcionários da empresa e um especialista em prótese animal para criar algo sob medida para Derby, substituindo a antiga cadeira de rodas que possibilitava poucos movimentos.

Com a ajuda do software de modelagem 3D Geomagic Freeform e da impressora Projet 5500X, a equipe pode criar, em poucas horas, uma prótese com acabamentos confortáveis de borracha.

"No caso de Derby, ter as imagens prontas no computador preparadas para a impressão 3D é algo muito mais rápido que moldar manualmente e reconstruir cada prótese cinco ou dez vezes", afirma o ortopedista veterinário Derrick Campana.

Derby agora pode correr livremente ao lado de Sherri e Dom Portanova, seus novos donos adotivos.

IDG Now!: Vendas de smartphones crescem 49% no Brasil e atingem 15,1 milhões

 IDG Now!Vendas de smartphones crescem 49% no Brasil e atingem 15,1 milhões:

Celulares inteligentes superam problemas econômicos mundiais e do país para conseguir resultado histórico entre julho e setembro.


As vendas de smartphones no Brasil alcançaram 15,1 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2014, registrando um crescimento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são da consultoria IDC.

De acordo com a empresa de pesquisas, as vendas de smartphones no período entre julho e setembro superaram todas as expectativas de mercado, que enfrenta um encolhimento da economia no país, aliado a eventos como Copa do Mundo e Eleições.

Os números registrados no Q3 de 2014 também representam um aumento de 11% em relação ao trimestre anterior deste ano. Além disso, o terceiro trimestre registrou vendas de 4,7 milhões de features phones – modelos mais simples de telefones celulares.

Preço menor

Um dos fatores que impulsionou essa venda maior de smartphones foi o preço menor. Em 2011, por exemplo, o chamado ticket médio dos aparelhos era de 900 reais. No Q2 de 2014 caiu para 700 reais e, no trimestre seguinte, despencou para 590 reais.

A IDC Brasil ainda aponta que os smartphones classificados como intermediários, com preços entre 450 e 900 reais, já representam metade do mercado nacional, tendo superado os dispositivos de entrada, mais simples, com valores de até 400 reais. Um bom exemplo desse aparelho intermediário é o Moto G, campeão de vendas da Motorola e que teve um rápido crescimento no país durante o último ano.

Android domina

Seguindo uma tendência mundial, o sistema operacional do Google também fica em primeiro com folga por aqui, estando presente em 91% dos smartphones vendidos no Brasil entre julho e setembro.

De acordo com o estudo, o Windows Phone, da Microsoft, superou o iOS, da Apple, e deve encerrar o ano empatado tecnicamente com o software presente no iPhone.


Fonte: "Vendas De Smartphones Crescem 49% No Brasil E Atingem 15,1 Milhões - IDG Now!" IDG Now! Accessed December 23, 2014. http://idgnow.com.br/mobilidade/2014/12/22/vendas-de-smartphones-crescem-49-no-brasil-e-atingem-15-1-milhoes/.

Apps de terceiros personalizam o uso de ferramentas mais famosas; veja lista - 23/12/2014 - Tec - Folha de S.Paulo

Apps de terceiros personalizam o uso de ferramentas mais famosas; veja lista - 23/12/2014 - Tec - Folha de S.Paulo:

                                                                                                                                 YURI GONZAGA


Usando apps ou sites de outras empresas, é possível personalizar o uso do Facebook, do Gmail, do Instagram e de outros serviços on-line. Exemplos de melhorias são novos modos de visualização, agendamento de mensagens e interfaces mais limpas e livres de propaganda. Confira uma seleção feita pelaFolha com os principais deles.
TWITTER
1. Tweetdeck (PC)
O mais conhecido auxiliar para Twitter (e que agora pertence à empresa) funciona com colunas personalizáveis para ver diferentes "timelines" simultâneas
QUANTO Grátis
ONDE tweetdeck.twitter.com
2. TweetCaster (Android, iOS, Windows Phone)
Substituto do aplicativo do próprio Twitter para a rede social, o TweetCaster tem opções para usuários avançados, como o uso de diversas contas ao mesmo tempo e navegação mais intuitiva
QUANTO Grátis
ONDE tweetcaster.com
3. Buffer (Android, iOS, PC)
Gerenciador de contas no Twitter, Facebook e outras redes sociais, funcional especialmente para quem trabalha com isso. Com visual claro, permite agendar posts em qualquer das plataformas, em perfis diversos
*ONDE*bufferapp.com
4. Twilert (PC)
Cria buscas com termos fixos que, quando mencionados no Twitter, enviam alertas ao autor, por e-mail. Serve bem a pessoas públicas ou empresários. Preços variam conforme capacidades da conta
QUANTO Entre US$ 9 e US$ 97 por mês
ONDE twilert.com
GMAIL
1. Boomerang (PC)
Permite agendar o envio de mensagens para mais tarde e limpar a caixa de entrada com a função de ler e-mails secundários posteriormente. Na versão gratuita, dá direito a dez usos mensais
QUANTO Grátis (US$ 9 para mensagens ilimitadas)
ONDE boomeranggmail.com
2. Rapportive
App para navegadores desenvolvido pelo LinkedIn, faz uma varredura na presença virtual do remetente de uma mensagem e exibe links para o perfil do interlocutor em Facebook, Twitter etc.
QUANTO Grátis
ONDE rapportive.com
3. Inbox (Android, iOS, PC)
Serviço do próprio Google, usa um sistema de agregamento para organizar a caixa de entrada como se fosse uma lista de tarefas. Tem visual semelhante ao de um app para celular, mesmo na web
QUANTO Grátis (com lista de espera)
ONDE inbox.google.com
FACEBOOK
1. Friendcaster (Android e iPad)
Outra alternativa ao app original, o Friendcaster tem muito mais opções de personalização e mostra um "feed de notícias" mais clean, semelhante ao do aplicativo do Twitter
QUANTO Grátis
ONDE friendcasterapp.com
2. Social Fixer (PC)
Essa extensão para navegadores (Chrome, Firefox, Opera, Safari) personaliza a forma como você vê e usa a rede social: filtros e abas conforme o autor ou o tipo de conteúdo (games e fotos postadas pelo Instagram, por exemplo), a opção de esconder posts já lidos e mostrar imagens animadas GIF
QUANTO Grátis
ONDE socialfixer.com
3. Fast for Facebook (Android)
Um app alternativo ao tradicional do Facebook, tem interface mais simples e, portanto, roda mais rápido. Pensado para aparelhos menos potentes
QUANTO Grátis
ONDE bit.ly/fastforface
INSTAGRAM
1. VSCO Cam (Android e iPhone)
Aplicativo com mais opções de filtros e de edição que o Instagram, que permite postar direto na rede social fotográfica. Alternativas semelhantes são o After Light, o Snapseed e o Photoshop Express
QUANTO Grátis (com alguns filtros pagos)
ONDE vsco.co
2. Nocrop (Android e iPhone)
Envia imagens para o Instagram sem a necessidade de cortá-las na proporção padrão (quadrada) da rede. Também tem algumas ferramentas de edição
QUANTO Grátis (com versão paga)
ONDE bit.ly/nocropand (Android) e bit.ly/nocropios (iPhone)
3. Overgram (Android e iPhone)
Permite criar texto sobre as fotos antes de publicá-las no Instagram. Há opções de tamanho, orientação e fonte
QUANTO Grátis
ONDE overgram.co
TINDER
1. Tinderly (Android, iOS)
Para quem usa o app de paquera e não tem paciência para analisar cada pefil, o Tinderly "curte" pretendentes em escala industrial. Para Android, chama-se Swiper for Tinder
QUANTO Grátis
ONDE bit.ly/tinderlya (Android) e bit.ly/tinderlyz (iOS)
2. Tinder Plus
Versão paga do Tinder, tem "botão de CTRL+Z" que desfaz a última ação e função passaporte -para paquerar de longe do lugar desejado
QUANTO Pago, mas valor ainda não foi definido
ONDE gotinder.com/blog/plus (deve ser lançado neste mês)
WHATSAPP
1. WhatsBack (Android)
Ferramenta de backup automático com funcionamento semelhante à que vem embutida no WhatsApp em si, só que com um diferencial importante: salva o histórico de conversas na nuvem -numa conta do Google Drive
QUANTO Grátis (backup ilimitado por R$ 3,14)
ONDE bit.ly/whatsback
2. Whatsafe (iPhone)
.Permite que usuários de iPhone definam uma senha de acesso ao aplicativo, evitando possíveis intrusões
QUANTO Grátis
ONDE whatsafe.com
3. Pushbullet (Android, iPhone, PC)
Permite ver notificações do WhatsApp -e de outros aplicativos a escolha- no computador. É preciso instalar tanto no celular quanto no navegador de internet
QUANTO Grátis
ONDE pushbullet.com
4. Whatstat (Android)
O aplicativo mostra estatísticas das suas conversas: quantas mensagens foram recebidas ou enviadas por dia, semana ou mês, contatos mais frequentes e gráficos disso tudo. Bom para quem usa o Whats-App profissionalmente
QUANTO Grátis
ONDE bit.ly/whatstat
5. Fontsy (iPhone)
Altera a fonte do aplicativo e permite escrever com símbolos equivalentes aos caracteres convencionais
QUANTO Grátis
ONDE bit.ly/fontsyios

Fonte:

Info: Bill Gates dá réplica de capacete de Loki em amigo secreto virtual

Bill Gates dá réplica de capacete de Loki em amigo secreto virtual                                                                                                                                            Lucas Agrela


Bill Gates, cofundador da Microsoft, deu uma réplica do capacete usado pelo deus nórdico Loki nos filmes Os Vingadores e Thor a uma usuária do Reddit. Gates participa da brincadeira desde o ano passado, quando deu uma vaca de pelúcia a uma internauta.

Neste ano, mais de 200 mil pessoas se cadastraram para participar do evento web chamado Reddit Secret Santa. A vencedora foi uma mulher de 25 anos chamada Cali (Calid7), que se disse em choque por ter recebido o presente de Gates.nte: "Melinda e eu estivemos na África muitas vezes e adoramos. Espero que vocẽ tenha a oportunidade de visitar o local e tirar isso da sua lista de desejos. Feliz Natal, Bill Gates".

O cofundador da Microsoft também fez uma doação, em nome de Cali, para a Shot@Life, uma instituição de caridade que ajuda a distribuir vacinas ao redor do mundo.

Info :Internet da Coreia do Norte volta a funcionar em meio a disputa com EUA sobre hackers

Internet da Coreia do Norte volta a funcionar em meio a disputa com EUA sobre hackers



A Coreia do Norte, no centro de uma disputa com os Estados Unidos sobre um ataque de hackers à Sony Pictures, sofreu uma queda completa de Internet durante horas nesta terça-feira, mas autoridades norte-americanas disseram que o governo dos EUA não teve qualquer envolvimento.

A empresa norte-americana Dyn, que monitora a infraestrutura da Internet, disse que a razão para a queda não era conhecida, mas afirmou que as possibilidades vão desde falhas técnicas a um ataque de hackers. Diversas autoridades dos EUA próximas das investigações do ataque à Sony Pictures disseram que o governos dos EUA não realizaram qualquer ataque cibernético contra Pyongyang.


O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu na sexta-feira responder ao grande ciberataque contra a Sony, que ele disse ter sido de responsabilidade da Coreia do Norte, "em local e data e da forma que nós escolhermos".

A Dyn disse que os links de Internet da Coreia do Norte ficaram instáveis na segunda-feira, e que depois o país ficou completamente offline. Os links foram restaurados às 23h46 de segunda (horário de Brasília), e a queda pode ter sido provocada por ataques de indivíduos, falha de hardware ou até mesmo ter sido causada pelo própria Coreia do Norte, de acordo com especialistas.

Quase todos os links e o tráfego de Internet da Coreia do Norte passam pela China, e o governo de Pequim disse ser "irresponsável" qualquer sugestão de envolvimento chinês.

Enquanto isso, a Coreia do Sul, que permanece tecnicamente em guerra com o Norte, disse não poder descartar o envolvimento do vizinho isolado em um ataque cibernético à operadora das centrais nucleares do país. Seul disse que apenas dados não críticos foram roubados e que as operações não foram postas em risco, mas pediu a ajuda dos EUA para investigar.