quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras Bernardo apresenta metas para o setor de telecom em 2012 :


Bernardo destacou o crescimento da internet no país. O Brasil fechou 2011 com um total de 58 milhões de acessos em banda larga. Na banda larga fixa, a expansão foi de aproximadamente 20%, com 2,8 milhões de novos acessos durante o ano. Já a banda larga móvel cresceu mais de 99%, com 20,5 milhões de novos acessos adicionados à base em 2011. 
“Estamos vivendo um momento positivo. O setor de telecom cresceu 20% no ano passado. O número de assinantes da TV paga cresceu 30% e da internet, em geral, 67%”, comemorou o ministro. 

O ministro ressaltou ainda o crescimento da chamada banda larga popular, oferecida nos moldes definidos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL): “A banda larga popular já está atingindo entre 1,2 e 1,3 milhões de usuários, desde outubro do ano passado. E a rede da Telebras já está com 10 mil quilômetros de fibras iluminadas. Pretendemos chegar a 30 mil quilômetros até o fim deste ano”. 

Outro ponto destacado pelo ministro foi a aprovação da nova lei da TV por assinatura, que permitiu a entrada de novas empresas no mercado e criou regras para a produção de conteúdos. Na avaliação de Paulo Bernardo, a medida vai impulsionar o crescimento do acesso ao serviço, tornar os preços mais competitivos e ajudar na expansão da internet pelo país. 

Desoneração para construção de redes.

O ministro afirmou que deve sair em março a publicação da medida provisória de desonera a construção e modernização de redes de telecomunicações. Segundo o ministro, o texto do documento já está acertado entre os ministérios das Comunicações, da Fazenda e da Ciência e Tecnologia. 

Bernardo disse que foi preciso recalcular os valores dos benefícios levando em consideração os ajustes fiscais que estão sendo definido pelo Governo Federal. "O governo está preparando o cronograma orçamentário deste ano. Fizemos o redimensionamento de quanto vai ser a isenção e quanto vai diminuir de receita", explicou o ministro das Comunicações. 

A previsão é que as medidas fiscais tenham efeito a partir de julho deste ano. 

Leilão 4G 

O ministro Paulo Bernardo reiterou que estão mantidas para abril as publicações de editais de licitação das faixas de 2,5 GHz, para a internet 4G, e de 450 MHz, para a internet e telefonia rural. A previsão é de que o leilão seja realizado no mês de maio. 

“Quem vencer para operar o 4G vai implementar as redes, primeiramente, nas cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Em seguida, serão atendidas as cidades que tenham mais de 500 mil habitantes. Depois, a tecnologia deverá ser expandida, gradativamente, até cobrir as cidades menores”, disse Bernardo.

Gizmodo Brasil:Holanda prepara legislação mais ampla para problemas de copyright | Gizmodo Brasil




Holanda prepara legislação mais ampla para problemas de copyright





As leis americanas de direitos autorais foram criadas para proteger o “uso justo” de conteúdo autoral em casos de remixes e misturas — ou pelo menos elas faziam isso até a criação das notificações de remoção da lei DMCA. O governo holandês analisou bem os problemas das leis americanas e está preparando um sistema de proteção ao formato, e quer que a União Europeia vá junto.

Um dos principais problemas da Digital Millennium Copyright Act que já foi discutido diversas vezes — além de sua natureza puramente draconiana — é o fato de ela permitir que donos de direitos autorais peçam a remoção de qualquer potencial infração e ainda colocar o ônus de ter de provar que tal peça foi feita com uso justo de direitos autorais nos ombros do acusado. Agora com a proposta da ACTA, projeto de lei que caminha bem na União Europeia, tudo indica que tais táticas ultrapassadas de proteção aos donos de direitos de conteúdo na Europa também valerão no continente. Como um representante da MPAA disse em uma reunião secreta do ACTA em 2010, “criar uma barreira de censura para bloquear a pirataria também serve para acabar com sites que causem problemas aos governos, como o Wikileaks”. Viu só? É a situação perfeita para eles.

“Todos nós amamos o YouTube”, disse Bernt Hugenholtz, professor de direito e diretor do Instituto da Lei da Informação (IViR) da Universidade de Amsterdam, durante uma conferência no The Hague na última sexta-feira. “Boa parte dos vídeos que encontramos lá são remixes criativos de material protegido por copyright. Boa parte deles tem como objetivo o humor ou um comentário político, ou eles simplesmente são absurdos. Se aplicarmos estritamente as leis atuais, nós não poderíamos fazer essas coisas.”

A legislação holandesa, por outro lado, está seguindo um caminho oposto ao proteger de forma explícita o uso justo de material com copyright. As exceções de uso justo na União Europeia atualmente são muito estritas e não abrem espaço para interpretações da Justiça, algo comum nos EUA. Como Marietje Schaake, do Parlamento Europeu, diz:

Nós precisamos nos certificar de que há competição e um mercado livre, mas também precisamos proteger a criatividade. No momento, a indústria do entretenimento, por exemplo, se beneficia dessas leis desatualizadas. Essas empresas enormes farão tudo que puderem para prevenir uma reforma ou um redesenho completo das leis.

Mas o que a posição holandesa de diminuir as proteções de copyright significam para a Europa como um todo? Por enquanto, isso ilustra a crescente reticência de certos governos em seguir o caminho de legislações restritivas como a ACTA. Até agora, Alemanha, Polônia, República Tcheca e Eslováquia pararam suas ratificações ao processo da ACTA. E a Holanda aparentemente não irá esperar um acordo da União Europeia pelo tratado — em vez disso, eles deverão criar sua própria legislação. Isso sem dúvida irá respingar em toda a União Europeia, que tem tentado com esforço normalizar e aumentar a proteção de IP de seus membros.

Gizmodo Brasil:Google Brasil pode ser chamado ao Congresso por causa da nova política de privacidade | Gizmodo Brasil

Google-Brasil
 
Parece que o Google está tendo dores de cabeça com sua nova política unificada de privacidade, que reúne informações de todos os serviços do Google – sem dar qualquer alternativa ao usuário – para personalizar sua experiência. O questionamento da nova política chegou inclusive ao Congresso americano e a autoridades da União Europeia. E agora, até mesmo a Câmara dos Deputados, em Brasília, quer explicações.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) vai propor na Câmara que representantes do Google sejam convocados para explicar, em audiência pública, a nova política de privacidade da empresa. O deputado promete chamar também membros do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de especialistas em defesa do consumidor e em privacidade.

“Vamos confrontar várias opiniões e explicar à sociedade o que irá acontecer, já que pairam muitas dúvidas e vários especialistas afirmam que a nova política de privacidade oferece riscos para o consumidor”, disse Pimenta. Segundo José Milagre, ativista em privacidade de internet no Brasil, a nova política do Google viola o Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais, que visa garantir a todos o controle sobre suas informações na web.

O Google disse ao IDG: “conversamos com vários órgãos governamentais e não-governamentais antes de anunciarmos as mudanças em nossos termos de serviço e nenhum deles expressou preocupação sobre o assunto”. Mesmo assim, a empresa está “aberta ao diálogo com membros do Congresso”. Nos EUA, o Google forneceu resposta oficial ao Congresso em uma carta de nove páginas, reiterando que eles não coletam informações a mais com a nova política – apenas vão usar a mesma informação em mais serviços.

A audiência pública em Brasília ainda não tem data para acontecer, mas como lembra o IDG, dificilmente será antes de 1º de março, quando a nova política do Google entra em vigor.

Olhar Digital: Redes sociais: Entenda as diferenças entre elas e o que cada uma pode fazer por sua empresa

Olhar Digital: Redes sociais: Entenda as diferenças entre elas e o que cada uma pode fazer por sua empresa:

Infográfico mostra diferenças entre Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube, Instagram, Pinterest e diversos outros. Confira!

14 de Fevereiro de 2012




Que as redes sociaisexistem nos mais variados tipos, formas, quantidade de usuários e maneiras de uso, já sabemos. Mas, o que cada uma delas pode oferecer para seu negócio? Pensando nisso, a empresa Imbue Marketing criou um infográfico que explica as diferenças entre elas e como cada uma pode ajudar sua empresa.

No infográfico, dados como quantidade e sexo dos usuários, interesses, diferencial e até para que você pode utilizar as redes sociais são mostrados, comparando cada uma delas para você. O Youtube, por exemplo, possui 159 milhões de acessos por mês, sendo 50% de homens e 50% de mulheres. Ele serve para criar vídeos demonstrativos de produtos, documentar o processo de fabricação e até gravar eventos promocionais.

No caso do Facebook, o número é de 800 milhões de usuários. 55% deles são do sexo feminino e 45% do masculino. A rede serve para que sua empresa possa compartilhar novas notícias sobre a indústria, fazer perguntas e conhecer melhor os clientes e até compartilhar o conteúdo que você criou para outras plataformas.

Confira, abaixo, o infográfico completo (clique para ampliar):

Olhar Digital: Diversas empresas estão investindo em Cloud Computing. Mas, vale a pena?

Olhar Digital: Diversas empresas estão investindo em Cloud Computing. Mas, vale a pena?:

Números e pesquisas mostram que companhias podem economizar e ganhar dinheiro com a adoção da computação em nuvem

14 de Fevereiro de 2012




O cloud computing está na moda: cada vez mais empresas aderem ao serviço. Mas, será que a nuvem realmente vale a pena? Números do instituto de pesquisas Market Research Media mostram que sim, já que em um estudo, eles estimam que, em 2016, esse mercado gerará a US$83 bilhões (cerca de R$141 bilhões). Em 2020, as cifras podem chegar a US$270 bilhões (cerca de R$459 bilhões), segundo a Visiongain.

A empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers, que apoiou a Zynga e o Groupon, é uma das mais otimistas com o setor. Ela diz que está considerando focar um investimento de US$100 milhões (cerca de R$170 milhões) para vender serviços em nuvem para companhias. Matt Murphy, membro de uma das empresas parceiras da Kleiner, diz que conversaram "sobre o assunto e estamos intrigados sobre a ideia", segundo a Bloomberg.

Este não é um caso isolado. Diversas empresas estão começando a ver que esse segmento pode ser lucrativo, já que não precisarão mais guardar dados e softwares em computadores e servidores locais. Um sinal disso é a quantidade de aquisições de empresas do ramo. É o caso da Cloud.com, que foi comprada pela Citrix Systems.

Mas, de acordo com a pesquisa, uma coisa é certa: a cloud tem tudo para pegar de jeito. Segundo Murphy, "o nível de conforto e vontade de adotar a nuvem está atingindo um ponto de aceleração nas empresas. Agora, é o período mais interessante dos últimos 10 anos para se investir em empresas com bases tecnológicas", afirma.

Olhar Digital: Orkut é passado: os números do Facebook no Brasil

Olhar Digital: Orkut é passado: os números do Facebook no Brasil:

País tem 37 milhões de usuários ativos e 51% dos brasileiros acessam a rede social todos os dias

14 de Fevereiro de 2012



Não é de hoje que o Facebook tem mostrado a que veio no Brasil. A rede social de Mark Zuckerberg cresceu 300% entre os brasileiros se compararmos com os números de 2008, ano em que o site começou a crescer em todo o mundo.

Hoje, nosso país é a quarta nação em número de usuários ativos, totalizando mais de 37 milhões - perdemos apenas para os Estados Unidos (157 milhões) e para Indonésia e Índia (41 milhões cada) - primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O pessoal do Facebook brasileiro criou um infográfico com dados bem interessantes sobre o crescimento da rede social no país, e o resultado não poderia ser outro: desbancou sites da Microsoft e do Google, inclusive o próprio Orkut, que um dia foi o site de relacionamentos mais acessado pelos brasileiros. Acompanhe as informações abaixo.

Audiência

- 37 milhões de usuários ativos, dos quais 12 milhões utilizam o Facebook por meio de dispositivos móveis

- 51% da população acessa o Facebook todos os dias

- A média de amigos por usuário é de 206 contatos

- 46% dos membros são do público masculino, contra 54% do feminino

- 33% dos usuários têm idade entre 18-24 anos, 29% entre 25-34, 14% entre 35-44, 13% entre 13-17, 7% entre 45-54 e 4% mais de 55 anos

Postagens mensais

- 996 vídeos colocados no site

- 2 milhões de check-ins feitos pelos usuários

- 160 milhões de mensagens nos Murais

- 339 milhões de atualizações de status

- 460 milhões de novas fotos colocadas na rede

- 715 milhões de mensagens enviadas entre os usuários

- 1,6 bilhão de comentários

- 1,6 bilhão de "curtir"

Tempo gasto mensalmente no Facebook e outros sites

- 06:57 horas são gastas e 997 páginas são vistas por cada usuário na rede social, todos os meses

- 04:41 horas são gastas e 203 sites da Microsoft são vistos no mesmo período

- 02:18 horas são gastas e 313 páginas do Google são vistas por mês

- 01:49 horas são gastas e 270 páginas do Orkut são vistas por cada usuário no mês