sexta-feira, 20 de julho de 2012

G1: Ministério Público Federal tem 55 ações contra empresas de celular


Oi é o principal alvo, com 38 ações; Claro enfrenta 14 e TIM 12 ações.
MPF diz apoiar decisão da Anatel de suspender a venda de novas linhas.
Priscilla MendesDo G1, em Brasília


O Ministério Público Federal tem 55 ações civis públicas motivadas por falhas em serviços prestados por empresas de telefonia móvel. O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (19) pela assessoria de imprensa do órgão, um dia após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter anunciado a suspensão, a partir do próximo dia 23, de vendas de "chips" para telefonia móvel e internet banda larga, da Oi, TIM e Claro.

Segundo levantamento, em todo país, a empresa Oi é o principal objeto de reclamação em 38 ações, a Claro, em 14 e a TIM, em 12. Cada ação, porém, pode envolver mais de uma operadora. As ações civis são ajuizadas por procuradores em "defesa do coletivo" e podem sugerir desde multa a suspensão dos serviços, caso seja verificada falta de qualidade.

O Ministério Público, segundo nota da assessoria de imprensa, apoia a decisão da Anatel. "A falta de qualidade dos serviços e a ausência de esclarecimentos aos consumidores acabam por sobrecarregar os órgãos de Defesa do Consumidor, o Poder Judiciário e o Ministério Público com causas corriqueiras, reincidentes e comuns", diz o texto.

O Ministério Público tem um grupo de trabalho dedicado a tratar dos serviços de telecomunicações. Para o órgão, de acordo com assessoria, o serviço de telefonia móvel é "essencial e relevante para o desenvolvimento econômico e social do país, e o consumidor não pode ser prejudicado pelas falhas na transmissão da comunicação".

Casos

Entre as 55 ações, está, por exemplo, uma ação movida no Pará contra a TIM e a Anatelem junho. Devido às contínuas interrupções no serviço de telefonia móvel no estado, o MPF pediu que a companhia fosse proibida de comercializar novas assinaturas e que fosse condenada a indenizar os consumidores do Pará em R$ 100 milhões. O MPF pediu também que a TIM apresentasse um projeto de ampliação da rede.

No Piauí, o MPF ajuizou ação contra a Claro em julho de 2011, com base em relatório da Anatel segundo o qual clientes não podiam fazer e receber chamadas com a mensagem de “rede ocupada” ou “rede indisponível”.

Antes de pedir multa, o Ministério Público pode enviar recomendações. Um caso ocorreu em setembro, quando o MPF no Acre pediu uma série de medidas para que a Oi e a Anatel solucionassem problemas de ineficiência e inadequação dos serviços. Uma delas deu prazo de 20 dias para que a tele apresentasse projeto técnico referente a novas instalações.

Em certos casos, acordos possibilitam uma solução para as ações, como ocorreu em março no Rio Grande do Sul, onde a Oi concordou com pagamento de indenização de R$ 2,5 milhões por danos morais coletivos e multas referentes ao descumprimento de decisões liminares. O acerto deveria extinguir 14 ações civis públicas ajuizadas no estado.

G1: Criador do primeiro vírus desafia Google com buscador 'sem spam'


Há 30 anos, Rich Skrenta programou o Elk Cloner para Apple II.
Hoje, o fundador do site de busca Blekko quer eliminar os links maliciosos.
Altieres RohrEspecial para o G1


Rick Skrenta, de 45 anos, criou o
primeiro vírus 
de computador em 1982.

O primeiro vírus a se espalhar por microcomputadores comemora 30 anos em 2012. Criado por um estudante de 15 anos e batizado de "Elk Cloner", o vírus infectava computadores Apple II e se espalhava por meio de disquetes. O autor do código, o norte-americano Rich Skrenta, hoje com 45 anos, é executivo do portal de busca "Blekko", que promete uma experiência melhor de pesquisas eliminando spam e outros resultados indesejados.

Depois criar o "Cloner" e se graduar em Ciência da Computação, Skrenta se envolveu em projetos relacionados a jogos eletrônicos e na segurança de comunicações na internet como funcionário da Sun Microsystems. Trabalhou para uma empresa da Netscape, que seria comprada pela AOL, onde atuou no desenvolvimento de sites da companhia. O programador nunca trabalhou na área de antivírus.

"Achei uma pena que os antivírus fossem necessários. Parece-me que um sistema operacional bem desenvolvido deveria ser capaz de proteger o computador desse tipo de coisa", afirmou Skrenta ao G1.'

O programador tem uma mentalidade semelhante sobre o campo de buscas no qual atua. Enquanto o Google tenta criar algoritmos para detectar sites que forem maliciosos ou de baixa relevância, o Blekko busca classificar manualmente o conteúdo da internet.

"A web cresceu para incluir um monte de conteúdo ruim, não só malware e vírus, mas sites que te enganam, vendem produtos ruins ou falsos, ou dão informações falsas. No Blekko nós tentamos fazer uma lista com o melhor conteúdo, categoria por categoria, e só pesquisar o que for de qualidade", afirmou o executivo.

Em seu blog, (veja aqui) Skrenta já opinou que o Pagerank – o nome dado ao algoritmo do Google para decidir o que é mais relevante com base nos links que recebe – teria estragado a web. "Links deviam servir para a navegação humana. Hoje eles valem dinheiro e estão arruinados", diz o texto.

Ao G1, ele explicou que o modelo do Blekko é uma "evolução necessária". "Sempre haverá mais coisas ruins sendo criadas, mas o conjunto das coisas boas é mais estável". O Blekko, fundado em 2007, está entre os mil sites com mais tráfego na internet, segundo a Alexa

Elk Cloner

O vírus Elk Cloner infectava o setor de boot de disquetes, um dos meios que seriam mais populares entre os vírus nas décadas de 80 e início de 90, até que os vírus de macro – que infectavam documentos do Microsoft Office – se tornaram um problema maior. O programa foi desenvolvido como uma brincadeira.

"Fiz o Elk Cloner como uma brincadeira quando era garoto. Desenvolver malware para ganhar dinheiro de forma criminosa me não parece a mesma coisa. Existe uma diferença entre os estudantes do MIT (Massachussets Institute of Technology) [faculdade norte-americana ligada à cultura hacker] que aprendem a burlar fechaduras para entrar em lugares secretos do campus, e bandidos que querem roubar bancos. Um deles está dominando a tecnologia porque é interessante e eles são curiosos, enquanto o outro tipo de atividade é negativa e danosa", afirmou.

Skrenta disse que nunca recebeu nenhum contato de programadores de vírus. Como os sistemas e os disquetes nos quais o Elk Cloner se espalhou não são mais usados, a praga não está mais em circulação. Mas ainda existe pelo menos uma cópia do vírus.

"Ainda tenho o disquete de 5 e 1/4 polegadas que foi o primeiro do Elk Cloner, e o Apple II em que eu o programei", revela.

Convergência Digital: Banda larga: Telebras terá serviço para mercado corporativo


 
A Telebras acertou nesta quinta-feira, 19/7, com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro a oferta de um serviço específico de conexões em banda larga para o setor corporativo. A ideia da estatal é lançar o produto ainda em 2012, com prioridade para o atendimento a pólos de concentração industrial.

O produto leva em conta o levantamento feito pela Firjan – e apresentado ao governo no ano passado – com base em prevê conexões de 15 Mbps, com garantia de pelo menos 20% da velocidade contratada. O objetivo é que essa oferta tenha as mesmas condições - e preço - nas diferentes regiões do país.

O alvo prioritário da proposta da Firjan eram 147 municípios que, juntos, concentram cerca de 260 mil indústrias - ou 51% do setor no país. Embora a maior parte deles esteja no Sudeste (83 cidades) e no Sul (31), o plano prevê a oferta em 17 municípios do Nordeste, 9 do Centro-Oeste e 7 do Norte – sendo que o objetivo é que as mesmas condições sejam oferecidas em todos eles.

“O encontro de hoje (19/7) marca o resultado desse trabalho. Entrego ao presidente da Telebras a lista do mapeamento de pólos industriais do Rio e de São Paulo”, afirmou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio. A estatal prometeu disponibilizar o serviço ainda neste ano.

“O lançamento de um produto de Internet de alta velocidade para o setor industrial estava nas nossas prioridades. É um produto que não existe no mercado, será oferecido para todo o Brasil e terá preços acessíveis, que vamos estudar com os provedores de internet”, disse o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

INFO: Teles não devem vender sem investimento, diz secretário



São Paulo - O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, afirmou nesta quinta-feira que as empresas de telefonia celular falharam ao não prever um aumento na demanda de seus serviços.

Segundo ele, esse descompasso foi fruto de um erro de cálculo das empresas, que não promoveram melhorias em sua estrutura para suportar o crescimento do mercado. Para o secretário, o próprio mercado consumidor vai punir essas empresas.

"O que acontece é que o volume de brasileiros dispostos e com dinheiro para consumir levou a uma defasagem entre rede móvel e capacidade de volume. Se eles não tiveram essa previsibilidade, falharam", afirmou. "É evidente que houve falha das empresas. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito ou responsabilidade, adjetivar boa-fé ou má-fé, não é responsabilidade nossa. No momento que começa a haver essa defasagem, a empresa é punida pelo próprio mercado."

Alvarez afirmou que as medidas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para punir as operadoras Oi, TIM e Claro foram extremas, mas não surpreenderam as empresas. Segundo ele, a agência reguladora apresentou dados que mostravam uma piora na qualidade dos serviços nos últimos quatro meses. Para ele, as punições não demoraram para ocorrer. "A Anatel, por ser um órgão do Estado com a responsabilidade oficial que tem, tem que ser mais prudente e fazer uma série histórica dos indicadores. Foi muito consistente a penalização", afirmou.

O secretário disse que a medida trará uma requalificação do relacionamento entre empresas e consumidores. Segundo ele, o usuário brasileiro está mais exigente e quer ser bem atendido. "Invista, ou não venda", alertou.

TI INSIDE: Para governo, que houve descompasso entre infraestrutura e venda dos planos de telefonia


O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse que o relatório da Anatel servirá de base para as empresas de telefonia móvel melhorarem o serviço. “Houve descompasso que é fruto de erro de cálculo dessas empresas. É evidente que houve falha das empresas, descasaram a infraestrutura do arrojo dos planos. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé ou má fé, não é responsabilidade nossa [governo]. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir”.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) suspendeu, a partir do dia 2 de agosto, a venda de novas linhas de telefonia celular e internet da TIM em 19 estados, da Oi em cinco estados, e da Claro em três. A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar da qualidade da rede, principalmente quanto a chamadas e interrupção de serviços.
“Acho que essa medida extrema amadureceu a ponto de trazer requalificação das empresas para o cidadão brasileiro. Queremos que elas [operadoras] sejam liberadas, melhorem o atendimento e voltem a vender. A Anatel mostra exatamente onde estão os problemas. Construam soluções, sejam criativas.”

Alvarez ressaltou que a medida “extrema” é resultado da gravidade da situação, “que se deteriorava, com cidadão usando [o serviço], querendo e com disposição para consumir mais”. Ele destacou ainda, que mesmo em momento de instabilidade financeira, esse é um tipo de serviço que não deixa de ser utilizado. “A economia pode desacelerar ou não, mas este bem tem consumo, não é supérfluo, é necessidade.”

O ministro interino disse que a agência reguladora não demorou para punir as empresas. Para ele, a Anatel agiu no tempo necessário, porque foi preciso fazer uma série histórica para identificar os problemas. Segundo Alvarez, foram esses critérios que levaram a penalização “extrema” de proibir novas vendas consistentes. As informações são da Agência Brasil. 

INFO: Teles trabalham para minimizar crise



São Paulo - As operadoras de telefonia móvel do país tentam minimizar os estragos de severas sanções impostas na véspera pela Anatel, enquanto múltiplos sinais de insatisfação contra elas se avolumaram.

Executivos da TIM Participações e da Claro reuniram-se ontem com representantes da Anatel, prometendo entregar o plano de investimentos exigido pelo regulador, que as acusou de prestar serviço de má qualidade.

A mais castigada pela agência, que a proibiu de vender novos planos em 18 Estados e no Distrito Federal, a TIM tentou acalmar os clientes com mensagens garantindo que está investindo "para garantir a qualidade dos serviços". No fim do dia, avisou que vai entrar com mandado de segurança contra a decisão da Anatel.

Empresa do bilionário mexicano Carlos Slim, assim como a Embratel Participações, a Claro se antecipou, afirmando que já havia entregue pela manhã um plano de investimentos em melhorias de serviços, na tentativa de abreviar a suspensão das vendas em três Estados.

"Estamos trabalhando para priorizar a entrega de informações para que a resposta seja o mais rápido possível, antes dos 30 dias", disse o presidente da Claro, Carlos Zenteno. A Anatel classificou o documento como apenas "um esboço".

Uma fonte da agência disse à Reuters que os planos das operadoras levarão pelo menos 15 dias para ser respondidos e que o prazo vai depender da qualidade dos projetos apresentados.

Nesta sexta-feira será a vez de o regulador receber executivos da Oi, que teve vendas suspensas em cinco Estados menores. Por isso, suas ações subiram 4 por cento, revertendo a derrocada da véspera.

Enquanto as operadoras se mexiam para tentar amenizar os estragos, o Ministério da Justiça anunciava que a telefonia móvel foi campeã em atendimentos nos Procons do país no primeiro semestre, com mais de 78 mil demandas de consumidores.

Mercado castiga TIM - A TIM não foi a mais castigada apenas pela Anatel. Na bolsa, as ações da companhia tombaram 8,77 por cento, na maior queda diária desde outubro de 2009. As ações de sua controladora, a Telecom Italia recuaram 7,1 por cento bolsa de Milão.

O Bank of America Merrill Lynch reduziu a recomendação para a ação da operadora, de "compra" para "neutra". O Credit Suisse reduziu a classificação de "neutra" para "underperform" (abaixo da média do mercado), assim como o preço-alvo.

"A TIM é claramente a maior perdedora da decisão da Anatel", avaliou também o BTG Pactual, em relatório.

Além do impacto financeiro negativo - já que a operadora está proibida de vender em mais de 60 por cento do mercado de telefonia móvel - o banco também avalia que a medida pode afetar a reputação da TIM após o término da sanção.

Segundo a Anatel, a operadora mais reclamada em cada Estado teve as vendas suspensas. A Vivo, a CTBC e a Sercomtel não tiveram as vendas suspensas, mas também terão que apresentar um plano de qualidade.

Política Livre: Termina nesta sexta prazo dado pelo CNJ para que todos os tribunais levem salários à internet


Presidentes de tribunais de Justiça com
Ayres Britto: contra a transparência

Em sessão plenária realizada há 16 dias, o Conselho Nacional de Justiça fixou um prazo para que todos os tribunais brasileiros exibam na internet os salários de magistrados e servidores. Conforme notícia veiculada na época no portal do órgão, o prazo vence nesta sexta-feira. A julgar pela resistência de vários tribunais de Justiça estaduais, a ordem do CNJ pode resultar em pantomima. Há dois dias, o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF e do CNJ recebeu em Brasília 24 presidentes de tribunais de Justiça. A assessoria do Supremo resumiu o encontro numa notícia rasa. Anotou-se no texto que os desembargadores “vieram apresentar as peculiaridades das cortes estaduais brasileiras e discutir propostas de soluções para problemas enfrentados por eles.” Leia mais no Blog do Josias.

Política Livre:Redes sociais viram prioridade na campanha | Política Livre

Fernando Duarte, Tribuna


Núcleos robustos para a área de internet e mídias sociais são apostas dos candidatos a prefeito de Salvador na eleição de outubro. A tendência é ratificada pelo pesquisador Camilo Aggio, que acompanha a evolução do uso de ferramentas online em campanhas. “Partidos, candidatos e agência que gerenciam esse tipo de comunicação já sabem da importância dessa ferramenta para se aproximar de parcelas importantes do eleitorado e, em certa medida, tem maior conhecimento de como usá-las”, afirma Aggio. Usuário de redes sociais há alguns anos, o candidato ACM Neto (DEM) possui uma equipe com 30 pessoas ligadas ao setor de internet durante a campanha. “Contratamos uma empresa para fazer o monitoramento e acompanhamos diariamente os dados. O uso de redes sociais é mais que importante, é uma prioridade”, destaca o responsável pela área de jornalismo do Democratas, Alexandre Reis. Leia mais na Tribuna.

Olhar Digital: Google lança rede de fibra óptica na próxima semana


Empresa diz ter preparado o 'próximo capítulo da internet' 


O Google convocou a imprensa para o lançamento oficial da rede de fibra óptica que a companhia prometeu instalar em Kansas City (Estados Unidos). A gigante de buscas diz ter preparado para quinta-feira (26/07) um "anúncio especial sobre o Google Fiber e o próximo capítulo da internet".

A empresa falou pela primeira vez sobre a rede em fevereiro de 2010, causando uma disputa entre milhares de municípios que gostariam de sediar os testes. Foi apenas em março do ano seguinte que a companhia decidiu por Kansas City.

O Google Fiber dará à empresa oportunidade de descobrir o que os internautas são capazes de fazer tendo em casa uma conexão com 1 GB de capacidade. Mas há, como ressalta o GigaOM, especulações de que a ideia principal seria atender à demanda gerada por serviços como Netflix.

Espera-se que no evento da próxima semana sejam divulgadas informações básicas, como quanto o Google pretende cobrar pela oferta do serviço. 

Governo da Bahia:Bahia lança Sistema de Comunicação e Serviços para Turistas


O baiano, ex-atleta da seleção brasileira e tetracampeão mundial, Bebeto Gama, estará presente no lançamento do Sistema de Comunicação e Serviços para Turistas que será realizado nesta sexta-feira (20), a partir das 8h30, no Salão Íris do Hotel Fiesta, em Salvador.

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Bahia (ABIH-BA) firmaram um convênio para implantar o sistema que atenderá aos turistas que vierem para a Bahia, durante a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 

O Sistema será implantado em multitokys - tecnologia interativa modulável para diferentes ações de comunicação - que já estão instalados, inicialmente, em 20 hotéis baianos, localizados em Salvador e na região metropolitana. Conteúdos como serviços, roteiros de viagens, entretenimento, serviço de táxi, informações sobre a Copa do Mundo 2014 na Bahia, entre outros, estarão à disposição para consulta.

Para o secretário estadual da Copa, Ney Campello, o canal de informações, uma iniciativa pioneira da Bahia, disponibilizará um atendimento diferenciado para o turista, além de ser mais um legado conquistado, com a realização do Mundial de 2014.


Inovação tecnológica: Avanços científicos e tecnológicos em fotônica


A manipulação livre da luz entre entre os mais
significativos feitos recentes da fotônica.

Escola Avançada

Estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior que realizam pesquisas em fotônica podem se candidatar até 28 de julho para participar gratuitamente de um evento científico, em São Paulo, onde serão apresentadas as mais recentes novidades na área que envolve materiais capazes de produzir, transportar ou detectar a luz.

O Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, realizará nos dias 6 a 14 de outubro a 1ª Escola Avançada sobre Materiais para Aplicações Fotônicas - Vidros, Fibras Ópticas e Materiais Sol-Gel (SAMPA).

O evento é voltado para estudantes de mestrado e doutorado nas áreas de química, física e engenharia de materiais, matriculados em programas de pós-graduação de universidades de todo o mundo.

Serão selecionados 60 estudantes, sendo 30 brasileiros e 30 do exterior.

Os participantes receberão financiamento para passagens aéreas, transporte terrestre, alojamento, refeições e material de curso.

Fotônica

De acordo com Sidney José Lima Ribeiro, coordenador da Sampa, o objetivo do evento, realizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), uma série de eventos promovidos pela FAPESP, é transmitir aos participantes uma visão geral e atualizada sobre os recentes avanços científicos e tecnológicos em fotônica.

A programação da Escola Avançada será composta por aulas práticas e teóricas sobre temas como processamento e preparação, propriedades e aplicações de fibras ópticas, vidros e materiais sol-gel.

As aulas e atividades serão ministradas por alguns dos maiores especialistas do Brasil e do exterior, que são reconhecidos mundialmente por suas contribuições científicas na área de fotônica.

"Procuramos reunir os maiores especialistas de países como Portugal, Itália, Espanha, França, Estados Unidos e Canadá, para apresentar o que tem sido feito de mais importante em laboratórios de ponta no mundo inteiro em matéria de materiais fotônicos", disse Sidney.

Avanços recentes em fotônica

Entre os materiais com propriedades fotônicas mais conhecidos estão o vidro -, que é considerado o material mais antigo que o homem aprendeu a fazer e que é utilizado em dispositivos de iluminação, como lâmpadas -, e as fibras ópticas, que funcionam como meio de propagação da luz e formam a base dos atuais sistemas de telecomunicação e de transmissão de TV.

Segundo Sidney, algumas das mais recentes inovações na área de fotônica são o desenvolvimento de emissores de luz mais eficientes, como os à base de diodos emissores de luz orgânicos (OLEDs), que possibilitam aumentar a nitidez e o brilho de displays de dispositivos eletrônicos, como aparelhos de TV e monitores de computador, e que utilizam menos energia do que os LEDs convencionais.

Outras inovações são fibras ópticas especiais, que controlam as propriedades da luz propagada em um determinado meio de maneira ativa, além de detectores mais sensíveis e meios de transporte e armazenamento de informações mais robustos e eficientes, que apresentam maior capacidade de armazenamento de dados.

"Hoje, a capacidade de armazenamento de um DVD, que é um disco óptico de alta capacidade, está limitada a 4,5 gigabytes. Esse número pode ser multiplicado por quatro com o desenvolvimento de novos materiais que também possuem a propriedade de estocar dados", comparou.

De acordo com o pesquisador, além de telecomunicações, outras áreas em que os materiais fotônicos estão sendo aplicados são na medicina e em tecelagem, em que se empregam fibras ópticas e fontes de luz nos chamados "tecidos inteligentes", capazes de repelir a umidade, refletir a luz e diminuir os odores da transpiração, por exemplo.

"Cada vez mais está aumentando o desenvolvimento e utilização de materiais por meio de técnicas de fotônica, que formam a base das técnicas modernas em biologia e engenharia de materiais e estão por trás de todo o desenvolvimento tecnológico que estamos vendo hoje nas indústrias de telefonia celular, de telecomunicação e de televisores, entre outras," avaliou Sidney.


A fotônica está permitindo dar capacidade de processamento às fibras ópticas 

Técnica sol-gel

Uma das técnicas de preparação de materiais fotônicos que será apresentada na Escola de Ciência Avançada é a metodologia sol-gel.

Já conhecida desde o século 19, a técnica que forma a base da nanotecnologia vem sendo bastante explorada nos últimos anos por possibilitar introduzir compostos orgânicos em materiais sólidos, comocerâmicas e vidros em baixas temperaturas, que é algo impossível de ser realizado por meio dos métodos convencionais.

"Normalmente, o manuseio e processamento de vidros, fibras ópticas e cerâmicas envolvem temperaturas altas, em torno de 1,5 mil graus", explicou Sidney.

"Por meio do processo sol-gel, que envolve uma suspensão coloidal e uma gelificação do meio, é possível manusear estes materiais em baixas temperaturas", disse.

De acordo com o pesquisador, durante o evento os estudantes participantes terão a oportunidade de realizar a síntese de materiais sol-gel, além de vidro e fibras ópticas.

Os interessados devem submeter suas candidaturas por meio do site sampa.iq.unesp.br.

Olhar Digital: Facebook testa design à la Pinterest


Novo mecanismo da rede social para a postagem de múltiplas fotos lembra bastante o site de compartilhamento de imagens 


O Facebook está testando um design para notícias postadas através da sua plataforma Open Graph que lembra e muito a interface do site de compartilhamento de imagens Pinterest. O novo recurso permitirá que os desenvolvedores explorem imagens maiores, que terão caixas individuais com o botão curtir e com uma área para comentários.

Ao clicar na foto, o usuário será redirecionado para o site do aplicativo, mas se apenas passar o mouse por cima da imagem poderá comentar o item isoladamente, o que não era possível no layout antigo. Também será possível acessar recursos in-app, próprios do aplicativo em questão, sem sair da rede social.


Ainda não se sabe se o novo desenho estará disponível para todos os aplicativos em todas as suas ações, ou se o novo recurso se destina apenas ao compartilhamento de múltiplas fotos.

Também não é conhecida a data em que o mecanismo seria liberado, ou mesmo se ele é apenas um teste. 

INFO: Punição a operadoras ajuda a Telebras, diz presidente



Caio Bonilha: as operadoras vão nos procurar
 para ajudar a resolver problemas

São Paulo - A punição de operadoras de telefonia pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá ajudar a Telebras a fechar contratos de fornecimento de serviços que auxiliem as companhias a atender às exigências de qualidade da agência reguladora. A opinião é do presidente da empresa, Caio Bonilha.

Segundo ele, já está em negociação um acordo que prevê a interligação de antenas solares às centrais de operação de uma das telefônicas punidas, o que poderá contribuir para a melhoria do serviço prestado em 3G e 4G. Bonilha não revelou o nome da empresa, mas disse esperar que a punição pela Anatel acelere a contratação.

Para prestar este tipo de serviço de interligação de rede, a Telebras não precisará investir em infraestrutura além do previsto no Plano Nacional de Banda Larga, cujo valor para este ano será de R$ 400 milhões. Em 2013, serão investidos R$ 1 bilhão e, em 2014, mais R$ 1 bilhão.

Estes recursos fazem parte do plano do governo federal de estimular o crescimento da economia. "Principalmente porque a Telebras exige a compra de um porcentual mínimo de produtos nacionais", ressaltou Bonilha.

Entre as prioridades estão os investimentos nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Projetos de instalação de rede de fibra ótica já estão concluídos, e a expectativa é de que algumas obras nestas cidades sejam concluídas ainda em 2012.

Inovação tecnológica: Evento cria tecnologias de baixo custo para comunidades carentes


Falta de saneamento, endividamento e alimentação deficiente.

Estes são apenas alguns dos problemas que os moradores de três comunidades carentes de São Paulo apontaram para a organização do 6º Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social (IDDS, na sigla em inglês).

Com a tarefa de pensar soluções de baixo custo para esses problemas, quarenta profissionais e estudantes de diversas partes do mundo estão imersos nessas comunidades desde o começo do mês.

Na última edição do projeto, que ocorreu em Gana, na África, os participantes criaram um protetor de mamilo que diminui as chances de transmissão do vírus HIV entre a mãe e o bebê.

Para a zona rural do país, os participantes do IDDS criaram um carregador de celular de baixo custo movido à energia de bicicletas.

De acordo com a organização, estima-se que 90% dos profissionais de tecnologia e design dedicam seus esforços criativos ao desenvolvimento de produtos voltados aos 10% mais ricos da população mundial.

Dois Palitos

Lucas Pinto, administrador e pós-graduando em redes digitais pela Universidade de São Paulo (USP), participa pela primeira vez do encontro e tem a

Uma das equipes assumiu o encargo de criar tecnologias para o desenvolvimento da agricultura urbana na comunidade de Dois Palitos, em Embu das Artes.

Após uma semana na comunidade, com uma equipe de quatro pessoas, de diferentes nacionalidades e formações, o grupo já tem propostas para a região.

"A gente coletou informações e fomos desenhando as soluções possíveis. Nós fizemos protótipos, utilizando cartolina, isopor, fita crepe, de cinco tecnologias que poderiam ser implementadas no local e convidamos os moradores para conhecer e interagir com as técnicas e opinarem sobre elas," conta Lucas Pinto, membro brasileiro da equipe.

Dentre as tecnologias planejadas estão: horta vertical com processo de gotejamento, um sistema compacto para produção de plantas ornamentais e produção de módulos para encaixe nos telhados das casas que serão utilizados para plantio.

Foram formadas oito equipes de cinco pessoas cada. Além da comunidade Dois Palitos, os grupos atuam no Bairro dos Freitas, em São José dos Campos; e no Jardim Keralux, na zona oeste da capital.

Solução financeira

O nicaraguense Mauro Perez, engenheiro eletromecânico, que também atua em Embu das Artes, faz parte do grupo que irá pensar soluções para o problema do endividamento financeiro.

"Ainda estamos construindo as propostas, mas uma das soluções pensadas inicialmente foi criar um banco popular, administrado pela própria comunidade," adiantou Mauro.

Já Lucas Torres, estudante de engenharia mecatrônica da USP de São Carlos, está trabalhando o tema do saneamento no Bairro dos Freitas.

"O que fizemos esta semana foi diagnosticar como as pessoas se sentem em relação a isso. Muita gente desconhece para onde vai o esgoto de sua casa. A maioria das residências tem apenas fossa ou canos que levam direto para o córrego," conta Lucas.

Faísca

Miguel Chaves, organizador do IDDS Brasil 2012, disse que o encontro tem como objetivo ser o início de uma solução permanente.

"Esse projeto é uma faísca. Temos a pretensão de atacar um pequeno pedaço do problema para que a tecnologia pensada possa crescer futuramente. Em vez de reunir esses profissionais em palestras para ficarem só falando, partimos para a prática," disse.

Além de Gana, que sediou o evento em 2009 e 2011, os estados de Massachusetts e do Colorado, nos Estados Unidos, também foram sede do IDDS. Ao todo, 48 inovações tecnológicas foram criadas. Segundo Chaves, a ideia é reunir essas invenções em um banco de tecnologias sociais.

BBC Click: Google permite visita online a abrigo centenário na Antártica


O Google Street View permite a internautas visitarem o abrigo dos exploradores britânicos Ernest Shackleton e Robert Falcon Scott na Antártica.

A cabine de madeira foi usada no começo do século passado, quando eles tentavam chegar ao ponto extremo do planeta

Milhares de itens deixados por eles foram preservados no local.

O boletim semanal de tecnologia da BBc traz ainda a nova suíte do Office, problemas no Skype e a nova executiva chefe do Yahoo.

IDG Now!: Número de usuários do Facebook nos EUA está caindo, diz relatório

Número de usuários do Facebook nos EUA está caindo, diz relatório

Estudo mostra que rede social começa a desacelerar depois que conquista mais de 50% de presença de mercado
Sharon Gaudin, Computerworld/EUA


O Facebook parece estar perdendo usuários nos EUA e em outros grandes mercados, enquanto na Ásia a base de usuários do serviço está crescendo, de acordo com um relatório da companhia de investimentos Capstone Investiments. 

A rede social de Mark Zuckerberg viu sua base de usuários norte-americanos cair em 0.7% nos últimos três meses e 1.7% no semestre passado, apontou Rory Maher, analista de internet da companhia. O documento foi baseado em uma pesquisa que utilizou um software proprietário para analisar o crescimento do Facebook em mais de 200 países. O relatório também apontou que Hong Kong teve queda de 1.7%, enquanto Singapura caiu 1.1%. Em todas essas três áreas. o site possui mais de 50% de penetração de mercado. 

O estudo também levantou que, dos 23 países nos quais o Facebook possui mais de 50% de parcela de mercado, apenas nove mostraram crescimento de usuários nos últimos três meses. As outras 14 nações apresentaram quedas no número de pessoas que utilizam o site ou, em alguns casos, crescimento menor do que 0.5%. 

“As estimativas mostram que o crescimento da presença do Facebook começa a diminuir ou cair, uma vez que a presença de mercado ultrapassa 50%. Acreditamos que isso pode ser um problema para o crescimento do site no futuro uma vez que, de acordo com nossas estimativas, fora sudeste da Ásia e em alguns países da América Latina, a maioria dos mercados já está se aproximando dos 50% de penetração. 

O Facebook, que atualmente conta com 901 milhões de usuários ativos, conforme informações em seu site, não comentou o estudo. Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group destacou que o relatório é preciso e que os números ilustram que, com o passar do tempo, o Facebook deve se preocupar. 

Olds apontou que o Facebook capturou mais de 50% população em diversos países, porém isso não é uma comemoração que se estende a longo prazo. “Isso é incrível, entretanto eles nunca chegarão aos 100%. O Facebook sabe disso, claro, e continuará trabalhando para se tornar maior e mais importante na vida de seus usuários ativos. Enquanto que o número bruto de usuários é importante, os fatores que são críticos para o sucesso da rede são quão engajadas essas pessoas estão, quanto tempo passam e o que usam dentro da rede social”, concluiu.