quinta-feira, 13 de junho de 2013

E-Gov Blog: Em Joinville, 122ª Roca reuniu representantes de TIC de mais de vinte Estados


O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, e o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales, abriram oficialmente a 122ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). A abertura foi realizada em Joinville na manhã de quinta-feira, 6, na presença de representantes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de mais de vinte Estados. “Santa Catarina é o único Estado que reúne, na mesma Secretaria, ciência, tecnologia e inovação, além de meio ambiente e desenvolvimento econômico”, elucidou Bornhausen, que na ocasião representou o governador Raimundo Colombo, referindo-se à SDS.

Napoleão Lemos e Paulo Nunes,
diretores da Prodeb, participaram do evento.
Para Rufino, este encontro é fundamental para o planejamento estratégico na busca de um serviço ainda melhor para as pessoas. “Precisamos devolver para a sociedade todos aqueles recursos que parecem volumosos, mas que na verdade são muito pequenos em relação ao serviço prestado à sociedade e aos Governos”, disse. O presidente do Ciasc falou, ainda, sobre os 35 anos de serviços prestados pela empresa pública, relatando a importância dos seus serviços. “Se por um dia o Ciasc não funcionasse, as notas fiscais não entrariam, assim como a arrecadação. Não seria possível emplacar carros, nem qualquer outro serviço de atendimento ao cidadão”, esclareceu.

A Abep tem a missão de promover o uso das tecnologias na administração pública, visando o aperfeiçoamento da gestão governamental, da prestação de serviços e da cidadania. O presidente da Abep, Paulo Coelho, falou sobre a valorização da TIC como setor estratégico, por permear todas as áreas e elogiou o órgão catarinense. “O Ciasc tem feito um trabalho de destaque no cenário nacional”, destacou.

A 122ª Roca realizada até sexta-feira, 7, no Bourbon Business Hotel. Na agenda de trabalho, além de workshop sobre planejamento estratégico, contou com palestras sobre soluções de impressão térmica, perfil do usuário de internet, ativos de TI como serviço na administração pública, data centers modulares e de alta confiabilidade, automação do processo de orçamento, entre outros temas.

Fonte: "E-GOV Blog» Arquivo do Blog » Em Joinville, 122ª Roca reuniu representantes de TIC de mais de vinte Estados." E-GOV Blog. http://egovblog.ciasc.gov.br/2013/06/10/em-joinville-122%C2%AA-roca-reuniu-representantes-de-tic-de-mais-de-vinte-estados/ (accessed June 13, 2013).

SECOM - BA: Aplicativos de turismo da Bahia já passam de mil downloads




Antes mesmo de entrar na fase de divulgação com campanhas publicitárias, os aplicativos de turismo da Bahia (Guia Bahia Turismo e São João Bahia) já somam 1.125 mil downloads. As ferramentas, que foram lançadas há uma semana, foram baixadas em oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco) e nove países (Itália, Canadá, Suíça, Venezuela, Tailândia, Chile, Portugal, Argentina e Holanda). 

O Guia Bahia Turismo teve 588 downloads e o São João Bahia 536. A superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Clarissa Amaral, explica que a próxima etapa é a divulgação das ferramentas por intermédio de ações de marketing e campanhas publicitárias, para que os aplicativos sejam baixados nos principais mercados emissivos de visitantes para a Bahia.

“A pretensão é que as pessoas possam ter uma ideia dos atrativos turísticos da Bahia antes de vir, e que a ferramenta ajude os turistas na tomada de decisões. Atualmente, temos um trabalho feito com o nosso portal, hotsites e as redes sociais. Esses aplicativos servem para acompanhar os turistas que visitam o estado”, enfatiza Amaral.

Guia Bahia

A ferramenta é georreferenciada e conta com informações sobre atrativos turísticos, roteiros, mapas, opções de restaurantes e hospedagem em Salvador e outros 11 municípios turísticos do estado. Nela, o visitante pode até montar o próprio guia de viagem, com as mais de 19 mil opções de lugares disponíveis. 

Já o São João Bahia é um aplicativo que contém dados sobre as principais festas juninas públicas e privadas de mais de 200 municípios da Bahia. A ferramenta dispõe também de mapas, medidor de distância e notícias da maior festa regional do Brasil.

Como baixar

Para baixar os aplicativos da Bahia, o portador de Smartphone ou tablet deve acessar a APP Store (IOS) ou Google Play (Android) e colocar nos mecanismos de busca São João Bahia e Guia Bahia Turismo. A ferramenta voltada para o São João está disponível apenas para o sistema Android. Já o Guia Bahia Turismo pode ser baixado nas duas plataformas. Outra opção é acessar o link portal Bahia.

Fonte: "Aplicativos de turismo da Bahia já passam de mil downloads — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/06/12/aplicativos-de-turismo-da-bahia-ja-passam-de-mil-downloads (accessed June 13, 2013).

INFO: Investimento em 4G será privado, diz Bernardo



São Paulo - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, descartou a possibilidade de uso de recursos públicos para investimento em infraestrutura para o funcionamento da rede 4G. "O investimento em 4G vai ser privado", declarou a jornalistas, durante evento em São Paulo, nesta quarta-feira, 12.

"O 4G é tarefa das empresas", declarou em resposta ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, sobre a possibilidade de uso dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). "Nós estamos estabelecendo algumas condições de fazer desoneração, tornar mais barato e oferecer financiamento pelo BNDES, mas não vamos fazer investimentos nisso", frisou.

Bernardo afirmou que o governo considera utilizar as verbas contingenciadas do Fust para outros fins. "O que tem sido reiterado diversas vezes pelo governo e que um dia podemos fazer seria usar o dinheiro para fazer política de inclusão, levar infraestrutura onde as empresas não vão porque não têm grande interesse", declarou.

Ainda assim, Bernardo observou que essa destinação exigiria mudança nas regras de utilização desses recursos. Pela lei, os valores arrecadados pelo Fust devem ser aplicados em projetos de universalização de telefonia fixa.

Fonte: "Investimento em 4G será privado, diz Bernardo | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/investimento-em-4g-sera-privado-diz-bernardo-12062013-32.shl (accessed June 13, 2013).

Gizmodo: Canais de TV começam a abandonar tecnologia 3D



Uma tecnologia que mal chegou por aqui já está sendo descartada lá fora. Até o fim deste ano, a ESPN vai matar seu canal 3D nos EUA – este era uma das maiores e mais importantes fonte de conteúdo 3D existentes por lá.

A ESPN citou como principal razão a falta de adoção da tecnologia. Em uma declaração por email, a ESPN diz que, se o 3D pegar, ela voltará a transmitir em três dimensões.

Os esportes eram um teste crucial. Se tinha uma justificativa para TV 3D era assistir esportes – e se você não consegue empolgar pessoas para assistir jogos em 3D, você pode esquecer disso em qualquer outra coisa.

Todos os envolvidos sabiam que esportes eram importantes. No ano passado, a Panasonic pagou a conta para a produção de conteúdo em 3D dos Jogos Olímpicos, que foram fornecidos gratuitamente nos EUA. Foi lindo! Mas nem a Olimpíada ajudou na adoção do 3D. Aparentemente, a experiência não é melhor o suficiente para as pessoas, mesmo quando elas já têm TVs 3D.

A verdade é que os canais em 3D não chegaram a vingar nem nos EUA. Dados de setembro do ano passado da IHS Screen Digest apontavam que apenas 2% das TVs eram capazes de transmitir programação em 3D (cerca de 6,9 milhões das 331 milhões que existiam na época). Havia uma expectativa de que esse número crescesse até o fim do ano, mas aparentemente não foi o que aconteceu: na CES 2013, pouco se falou em TV 3D – o que fez alguns decretarem a morte da tecnologia.

E o foco agora deve ser o 4K. A ESPN disse que está de olho no futuro do UltraHD. De fato, operadoras e fabricantes já estão testando transmissão em 4K, e é possível que a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, seja transmitida em UHD. Vamos torcer para que a alta resolução seja melhor do que a terceira dimensão.

Fonte:AGUILAR, MARIO . "ESPN vai acabar com transmissões em 3D nos Estados Unidos até o fim do ano." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/espn-vai-acabar-com-transmissoes-em-3d-nos-estados-unidos-ate-o-fim-do-ano/ (accessed June 13, 2013).

INFO: Evento de TI para instituições financeiras começa hoje


 
Em 2012, os bancos destinaram um orçamento de 
20 bilhões de dólares em inovações tecnológicas.

São Paulo – Começou na manhã desta quarta-feira o Ciab Febraban 2013, evento que chega a sua 22ª edição e apresenta inovações ligadas à tecnologia da informação para instituições financeiras. A abertura do encontro, que é realizado em São Paulo, contou com a participação de Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Em sua fala inicial, Portugal destacou a expansão do crédito nos últimos anos, o que permitiu um crescimento do número de clientes: em 2005, 88 milhões de brasileiros tinham contas em bancos, enquanto, em 2012, esse número saltou para 128 milhões de pessoas.

Luis Antonio Rodrigues, organizador do Ciab, apresentou números que apontam os investimentos das instituições financeiras para acompanharem o crescimento de seus serviços. Segundo ele, em 2012, os bancos brasileiros destinaram um orçamento de 20 bilhões de reais em tecnologia, um número superior ao de países como Rússia e Índia.

Representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, Virgilio Augusto Fernandes Almeida, secretário de Tecnologia e Inovação, salientou o interesse do governo federal em realizar mais investimentos relacionados à tecnologia para o setor bancário. “É preciso desenvolver aspetos inovadores do setor bancário estimulando a criação de produtos e tecnologia de software de classe mundial”, afirmou.

Com o tema “Os Novos Desafios do Setor Financeiro”, o congresso reunirá executivos do setor bancário e de TI, que participarão de palestras e encontros ao longo dos três dias de evento. O Ciab também contará com uma área de exposições que reunirá cerca de 200 empresas de TI. O encontro será realizado no pavilhão do Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo. 

Fonte: Tanji, Thiago . "Evento de TI para instituições financeiras começa hoje | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/evento-de-ti-para-instituicoes-financeiras-comeca-hoje-12062013-19.shl (accessed June 13, 2013).

Olhar Digital: Versão modificada do Android ganhará recurso de proteção de dados

Versão modificada do Android ganhará recurso de proteção de dados


Uma nova solução está para chegar ao Android, para quem não se sente à vontade com a divulgação recente do fato de que o governo americano tem acesso aos dados de usuários das grandes empresas de tecnologia. O CyanogenMod, modificação do sistema operacional, deverá incluir em próximas versões um modo incógnito chamado exatamente "Incognito Mode".

Steve Kondik, desenvolvedor por trás da modificação anunciou a novidade por meio de sua página no Google+. Segundo ele, será possível selecionar quais aplicativos tem acesso aos seus dados.

Quando ativado para determinado app, o recurso retornará uma lista vazia de contatos, entradas no calendário, histórico de navegação e mensagens para aquele aplicativo específico. A geolocalização também deve ser excluída, em caso de ativação.

Ainda não há previsão de quando o recurso será liberado no entanto.

Para quem não conhece o CyanogenMod, trata-se de uma distribuição não-oficial de firmware disponível para alguns celulares com Android, que utiliza o código aberto da plataforma para implantar melhorias no sistema operacional do Google. Conheça mais sobre o projeto aqui.

Fonte: "Olhar Digital: Versão modificada do Android ganhará recurso de proteção de dados." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/versao-modificada-do-android-ganhara-recurso-de-protecao-de-dados (accessed June 13, 2013).

Canal Tech: Site da Secretaria da Educação de São Paulo é hackeado contra aumento de tarifas



Hackers invadiram o site da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (13). Na página principal, duas mensagens protestam contra o aumento das tarifas de transporte público na cidade de São Paulo, que passaram de R$ 3,00 para R$ 3,20 em 2 de junho.

"Exigimos a redução da tarifa! Os supostos representantes devem ouvir a vontade do povo! Basta de políticos inócuos!", diz a primeira das mensagens, acompanhada por uma imagem de um dos protestos que foram realizados na cidade nos últimos dias.

Uma segunda mensagem ainda deixa um alerta, supostamente para o poder público: "Estamos acordados! Seus dias de fartura estão contados! ;)", e convoca mais pessoas para o protesto que deve acontecer na tarde desta quinta-feira, com previsão de início para as 17h, na frente do Teatro Municipal.

A segunda mensagem é acompanhada por outra imagem que retrata diversas pessoas com as tradicionais máscaras de Guy Fawkes, associadas ao grupo hacktivista Anonymous. Na página, no entanto, não há nenhuma assinatura do responsável pela invasão.

Veja a imagem abaixo:


Fonte: "Site da Secretaria da Educação de São Paulo é hackeado contra aumento de tarifas - Hacker." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/hacker/Site-da-Secretaria-da-Educacao-de-Sao-Paulo-e-hackeado-contra-aumento-de-tarifas/ (accessed June 13, 2013).

COMPUTERWORLD: Como devem ser os aplicativos móveis da sua empresa


 

Muitos CIOs que investiram no desenvolvimento de aplicativos móveis para a empresa têm ouvido a mesma crítica dos trabalhadores: seus apps são de baixa qualidade e confusos, e este é o principal motivo de muitos não usá-las. O mantra user-friendly iniciado por Apple _ "Simplesmente funciona!" _ tornou-se um pesadelo para os CIOs.

Aplicativos móveis são um osso, na opnião de Martin Hudson, CTO da Mobile Data Systems, uma empresa de consultoria com sede em Londres frequentemente chamada quando um projeto de aplicativo móvel dá errado. Quase sempre por falta de compromisso o público-alvo.

A verdade é que os CIOs frequentemente falham ao tentar desenvolver um aplicativo móvel. Eles querem ter uma abordagem simplista demais, através da conversão de um site móvel para um aplicativo, ou uma abordagem excessivamente complexa, que inclua a maioria das funcionalidades de um aplicativo de desktop. O resultado final, em ambos os casos, é uma aplicação móvel difícil de usar.

"Não é culpa do profissional de TI", diz Hudson. "Eles querem fazer um bom trabalho, e isto, pra eles, quase sempre significa colocar tanta coisa que possamos fazer usando o app...

Acontece que, em um dispositivo móvel, menos é mais. Compreender onde traçar a linha divisória entre a boa funcionalidade e a funcionalidade excessiva requer um pouco de experiência.

Para o CIO, há muito em jogo. Um aplicativo móvel não pode levantar a ira dos diretores e colocar o CIO na berlinda. Afinal de contas, a diretoria fez um investimento alto ao contratá-lo, mas "você está tornando a empresa inepta".

Por que os CIOs falham? 

Todo mundo sabe que um aplicativo móvel, em grande parte, depende da sua facilidade de uso, o cartão de visitas do mundo de aplicativos móveis. A maioria dos CIOs, porém, não consegue definir o que é ser "user friendly". Se você não pode defini-lo, seu projeto de aplicativo móvel estará provavelmente condenado.

Hudson tem uma definição que funciona bem: 80% dos usuários podem executar a tarefa mais importante em sua primeira tentativa.

A Mobile Data Systems inicia cada projeto de aplicativo móvel fazendo um protótipo da aplicação e apresentando-o a um grupo entre 10 a 15 pessoas que se encaixam no público-alvo. Ao grupo é dada uma única tentativa para executar a tarefa mais importante, sem qualquer referência ou documentação.

Cada pessoa comenta o que está fazendo e pensando. A Mobile Data Systems registra a ação, especialmente quando os usuários tomam um rumo errado. Após o julgamento, a equipe da Mobile Data Systems ajusta a maquete e reúne um outro grupo de pessoas.

"No final do terceiro ciclo é que o índice de 80% começa a ser alcançado", diz Hudson. Somente quando esse índice é atingido o projeto de aplicativo móvel segue em frente.

É assim que Hudson define facilidade de uso.

Aqui estão três práticas que a sua empresa pode empregar para assegurar que aplicativos desenvolvidos no futuro atraiam a atenção dos usuários.

1. Um aplicativo móvel deve resolver um problema apenas

O app deve contar com uma funcionalidade importante, economizar tempo ou dinheiro, entreter ou esclarecer. Em outras palavras, o sucesso de aplicativos móveis está em entregar benefícios úteis para o usuário.

A regra geral é que nem tudo que está na web precisa de um aplicativo. Por isso, não construa um aplicativo até que você tenha uma ideia sólida.

2. Concentre-se em algo e faça-o bem

Essa é a recomendação mais importante. Brainstorming é muito bom. Mas quando você estiver esgotado o processo, limite as melhores ideias em uma ou duas.

3. Teste

Desenvolver aplicativos não quer dizer apenas escrever códigos, mas também testá-los, o que é essencial para uso interno e entre empresas (B2B). Avalie se você possui tempo e equipe suficientes para testar e resolver os bugs do software, especialmente ao desenvolver para várias plataformas.

Líderes de TI que tiveram sucesso no desenolvimentos de apps móveis entenderam que, para serem realmente úteis, os aplicativos móveis têm de nascer como móveis e não meras adaptações de aplicativos prévios feitos para o Windows ou o Mac OS. Eles precisam ser desenvolvidos a partir do zero, não só para funcionar bem dentro dos limites da dimensão das telas, memória e poder de computação dos dispositivos móveis, mas também tirar proveito de recursos que tradicionalmente não estão disponíveis em desktops, como múltiplas câmeras, telas sensíveis ao toque, animação e comunicação multimídia.

Criar uma aplicação desde o início para um dispositivo móvel, em vez de adaptar aplicativos de desktop para um smartphone, “é chegar a um novo paradigma que faz todo sentido”, diz William Clark, vice-presidente de Pesquisas do instituto de pesquisas Gartner.

Fonte: KANESHIGE, TOM . "Como devem ser os aplicativos móveis da sua empresa - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/13/como-devem-ser-os-applicativos-moveis-da-sua-empresa/ (accessed June 13, 2013).

IDG Now!: Quase 80% das empresas sofreram incidentes de segurança móvel em 2012



Cerca de 50% das empresas participantes do estudo da Check Point reportaram que incidentes de segurança móvel custaram mais de US$ 100 mil

A grande maioria das empresas (79%) sofreu algum tipo de incidente com segurança móvel em 2012, resultando em mais de 100 mil dólares em despesas para 42% delas - sendo que, para 16%, o valor ultrapassou 500 mil dólares. É o que aponta o relatório de segurança móvel, divulgado pela empresa de segurança Check Point Software Technologies Ltd.

De acordo com o relatório "O Impacto dos Dispositivos Móveis sobre a Segurança das Informações", o número de incidentes móveis cresceu no último ano em parte por conta da popularização da política BYOD (Bring Your Own Device, ou "traga seu próprio dispositivo", em tradução).

"Sem dúvida, a explosão do BYOD, aplicativos móveis e serviços de nuvem criou essa imensa tarefa de proteger informações corporativas de pequenas e grandes empresas", disse Tomer Teller, palestrante de segurança e pesquisador da Check Point Software Technologies.

O levantamento, realizado com quase 800 profissionais de TI, identificou os principais desafios para empresas de qualquer porte.

Entre as companhias que permitem dispositivos móveis pessoais, 96% disseram que o número desse tipo de dispositivo conectado às redes corporativas está aumentando, e 45% reportaram que o número chegou a crescer mais que cinco vezes em dois anos.

Os gastos com incidentes são grandes, mesmo para os 45% de PMEs com menos de 1000 funcionários - o custo superou 100 mil dólares durante o último ano. 

A plataforma Android foi citada por 49% das empresas como a que representa o maior risco de segurança (contra 30% no ano passado), comparada com Apple, Windows Mobile e Blackberry.

Apesar dos incidentes móveis significar uma perda alta para as organizações, 63% delas não gerenciam as informações corporativas localizadas em dispositivos pessoais, e 93% enfrentam desafios para a adoção de políticas BYOD.

Mais da metade (53%) de todas as empresas pesquisadas revelaram que informações importantes dos seus clientes são armazenadas em dispositivos móveis, comparado com 47% no ano passado.

"Uma boa estratégia de segurança móvel deve se concentrar em proteger as informações corporativas nessa imensa variedade de dispositivos e implementar controles seguros para acesso móvel a informações e aplicativos. De igual importância é a educação dos funcionários em melhores práticas, por que a maioria das empresas estão mais preocupadas com funcionários imprudentes que com crackers", disse Teller.

Fonte: "Quase 80% das empresas sofreram incidentes de segurança móvel em 2012 - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/06/12/quase-80-das-empresas-sofreram-incidentes-de-seguranca-movel-em-2012/ (accessed June 13, 2013).

Canal Tech: Vendedor chinês de aplicativos piratas é condenado a 12 anos de prisão nos EUA


Xiang Li, 36 anos, morador de Chengdu, na China, foi condenado a 12 anos de reclusão em penitenciárias nos Estados Unidos por crimes de fraude e violação de propriedade intelectual por operar o site crack99.com, segundo informações do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos. O chinês faturou cerca de US$ 100 milhões (R$ 213 milhões) com a venda de softwares piratas para consumidores do mundo inteiro.

Ele foi preso por agentes norte-americanos em 2011 após ser atraído para uma suposta reunião em Saipan com empresários dos Estados Unidos, onde acreditava que iria entregar cerca de 20GB de dados. Saipan, uma ilha no meio do Oceano Pacífico, faz parte da Comunidade das Ilhas Mariana do Norte e, assim como Porto Rico, é uma comunidade dos Estados Unidos e está sob a jurisdição do país.

O site de Xiang era especializado em oferecer cópias ilegais de softwares industriais que possuem algum tipo de controle de acesso ou licenciamento. No documento judicial não foram especificados quais programas o chinês comercializava, apenas que eram produtos para simulação e desenho aeroespacial, defesa, eletrônicos, design, energia, engenharia, matemática, simulação de explosivos, mineração, gestão de águas pluviais, entre outros.

A renda de US$ 100 milhões foi identificada em mais de 700 transações financeiras para apenas 400 consumidores, com preço médio de US$ 140 mil (R$ 298 mil) por transação. Alguns dos principais clientes de Li Xiang eram originários de países que sofrem embargos comerciais pelos Estados Unidos para a comercialização de softwares, enquanto outros eram agentes governamentais estrangeiros e prestadores de serviços do governo dos EUA que detinham autorizações de segurança.

De acordo com o PC World, o uso de softwares crackeados para esses tipos de projetos pode ser particularmente problemático, já que é provável que as backdoors do software tenham sido prejudicadas no momento do crack, além de comprometer as atualizações de segurança periódicas lançadas pelos fabricantes.

Entre os clientes de Xiang identificados pelas autoridades dos Estados Unidos está um engenheiro eletrônico da NASA, que usou o software ilegal em uma rede da Agência Espacial para trabalhar em um projeto paralelo para o desenvolvimento de uma simulação térmica para a Huawei Technologies. Há também um empreiteiro que utilizou os softwares para projetar componentes para mísseis Patriot e sistemas de radar para helicópteros Black Hawk e da marinha.

As autoridades começaram a investigar Xiang Li — que deve ser extraditado para cumprir sua sentença nas próximas semanas — em 2010, quando agentes compraram uma série de softwares através do site chinês.

Fonte: "Vendedor chinês de aplicativos piratas é condenado a 12 anos de prisão nos EUA - Jurídico." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/juridico/Vendedor-chines-de-aplicativos-piratas-e-condenado-a-12-anos-de-prisao-nos-EUA/ (accessed June 13, 2013).

INFO: EUA espionam China e Hong Kong há anos, diz Snowden



Pequim - Edward Snowden, principal responsável pelo vazamento do programa de vigilância de comunicações dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que o governo americano espiona China e Hong Kong há vários anos.

Snowden, que tem seu paradeiro desconhecido desde que deixou o hotel em que se hospedava em Hong Kong na última segunda-feira, fez essas declarações em uma entrevista exclusiva ao jornal local "South China Morning Post" (SCMP) realizada em um lugar secreto da ilha.

O site do jornal, que apresenta dificuldades incomuns para ser aberto e eventualmente exibe uma mensagem que indica "problemas técnicos", publicou a entrevista em distintas partes.

A nova denuncia de Snowden vem à tona após um período de mútuas acusações de ciberespionagem entre Washington e Pequim, tendo em vista que este foi um dos temas prioritários da agenda americana no recente encontro entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o chinês, Xi Jinping, realizado na Califórnia.

As primeiras revelações, que Snowden ofereceu com exclusividade aos jornais "The Washington Post" e "The Guardian", coincidiram exatamente com o começo da cúpula entre os líderes, nos últimos dias 7 e 8.

Alguns analistas consideraram que o vazamento de Snowden diminuiu autoridade de Washington na hora de repreender Pequim por suas supostas atividades de espionagem cibernética, denunciadas por várias fontes americanas, entre elas o próprio Pentágono.

Hoje, Snowden não só assegurou que os EUA espionam a China, mas garantiu que fontes de confiança lhe confirmaram que Washington "está intimidando Hong Kong para que me extradite".

O governo dos EUA "faria o que fosse preciso para impedir que eu divulgue mais informação", ressaltou. Hong Kong tem um tratado de extradição com o governo americano, que Washington poderia utilizar para que Snowden retornasse ao país.

No entanto, não há informação de que os EUA tenham enviado uma ordem de extradição, embora Washington tenha declarado que já está realizando uma investigação, verificando a residência de Snowden e interrogando seus amigos e familiares.

Snowden, que na entrevista comentou que não se "atreveu" a ligar para ninguém próximo, poderia optar por apelar à ordem de extradição ou por pedir o status de refugiado no escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em Hong Kong.

Em caso de extradição, Pequim poderia decidir intervir, mas não está claro sob que grau de autoridade.

Na entrevista, Snowden, que trabalhou como técnico para a Agência de Inteligência Americana (CIA) e a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), se define como "apenas um americano: nem herói nem traidor".

Sobre sua decisão de optar por Hong Kong como refúgio, o que foi muito questionado pela condição da ilha de região administrativa especial da China, afirmou: "As pessoas que pensam que cometi um erro elegendo Hong Kong como destino interpretaram mal minhas intenções".

O informático, que chegou à ilha no último dia 20 de maio, acrescentou que teve "várias oportunidades de fugir de Hong Kong", mas que se sente seguro na cidade e prefere ficar e "lutar contra o governo dos EUA em um julgamento". 

Fonte: "EUA espionam China e Hong Kong há anos, diz Snowden | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/eua-espionam-china-e-hong-kong-ha-anos-diz-snowden-12062013-34.shl (accessed June 13, 2013).

INFO: Tradutor de Libras ProDeaf ganha versão para iOS


 

Depois de chamar atenção no Android, o ProDeaf Móvel, aplicativo que traduz falas em português para a língua brasileira de sinais, chegou ao iOS. A novidade traz aos aparelhos da Apple uma solução que pode facilitar bastante a comunicação com pessoas que não ouvem.

Desenvolvidos pelos brasileiros da ProDeaf, o app usa um banco de dados de mais de 3.700 sinais. Ele os demonstra na tela usando um boneco em 3D. As falas são reconhecidas pelo sistema do Google e transformadas em sinais, reproduzidos pelo personagem. Aliás, caso o recurso não funcione, é possível digitar o vocábulo dando um toque no ícone do teclado.

Para usar o recurso, simplesmente clique no ícone do microfone, na parte inferior da tela. Fale então a frase ou palavra – dê preferência para períodos mais curtos – para que o aplicativo a traduza e reproduza. Os movimentos feitos pelo boneco podem ser repetidos seguidamente, facilitando a compreensão pelo usuário.

Por usar o recurso de reconhecimento de voz do Google, o ProDeaf Móvel requer conexão com a internet para fazer essas traduções, mesmo no iOS. No entanto, o app conta com um dicionário prático, que traz um banco de dados de palavras e que pode ser usado mesmo offline.

O aplicativo, claro, não é perfeito – há poucas palavras no vocabulário, por exemplo. Mas, estando presente agora nos dois sistemas móveis mais usados, o ProDeaf mostra-se cada vez mais uma boa ferramenta de inclusão e uma ótima para simplificar a comunicação entre todos. Aliás, ele deve ganhar uma versão para Windows Phone ainda neste ano.



Fonte: "Tradutor de Libras ProDeaf ganha versão para iOS - Download da Hora - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/tradutor-de-libras-prodeaf-ganha-versao-para-ios/ (accessed June 13, 2013).

INFO: Reino Unido propõe regular cigarros eletrônicos



Londres - O cigarro eletrônico usado por milhões de pessoas em todo o mundo deve ser considerado um medicamento para que sua regulamentação seja garantida, recomendou nesta quarta-feira a Agência Reguladora de Medicamentos (MHRA) do Reino Unido.

A entidade governamental britânica destacou em um comunicado que sua iniciativa tem como objetivo fazer com que os cigarros eletrônicos (ou e-cigarros) e outros substitutos do tabaco com nicotina sejam "mais seguros e mais eficazes para reduzir os malefícios do fumo".

O cigarro eletrônico - que funciona com pilhas - dispersa o vapor de nicotina nos pulmões e é vendido como uma solução menos nociva para os fumantes do que os cigarros tradicionais. Segundo seus defensores, também ajudaria a abandonar o vício.

Este dispositivo, popularizado na Europa paralelamente às proibições a fumar em locais públicos, é usado atualmente por 1,3 milhão de pessoas no Reino Unido, onde é considerado um produto de consumo, segundo a MHRA.

O governo britânico apoia agora uma lei impulsionada na União Europeia (UE) para que os cigarros eletrônicos sejam submetidos a uma regulamentação que os considere medicamentos, mas esta entraria em vigor em 2016.

Enquanto isso, a MHRA incentivará os fabricantes de cigarros eletrônicos que atualmente têm produtos não homologados no mercado para que peçam a aprovação correspondente para "garantir que seus produtos cumpram os requisitos de segurança, qualidade e eficácia de um medicamento".

Os críticos do cigarro eletrônico avaliam, no entanto, que eles mantêm o vício e denunciam uma tentativa da indústria do tabaco de salvar um negócio muito desprestigiado. Outros lamentam a falta de estudos sobre suas consequências de longo prazo.

"Embora seja melhor parar de fumar totalmente, sou consciente de que nem todos os fumantes podem, e é muito melhor receber nicotina de fontes mais seguras como as terapias substitutivas", declarou a principal assessora médica do governo, Sally Davies.

"Cada vez mais pessoas utilizam os e-cigarros. Por isso, é correto que estes produtos sejam regulados adequadamente para que sejam seguros e funcionem de forma eficaz", acrescentou no comunicado.

A posição britânica difere da francesa, que no mês passado anunciou a proibição dos cigarros eletrônicos em locais públicos e sua venda para menores, como se fosse um produto de tabaco.

Em outros países, como Brasil, Argentina e Colômbia, a comercialização desse produto é proibida.

Fonte: "Reino Unido propõe regular cigarros eletrônicos | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/reino-unido-propoe-regular-cigarros-eletronicos-12062013-45.shl?2 (accessed June 13, 2013).

G1: Viva-voz nos carros é mais perigoso do que falar ao celular, diz estudo


 
Cérebro foi monitorado durante a pesquisa sobre 
condução distraída.

Estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade de Utah, encomendado pela American Automobile Association (AAA), aponta que sistemas de interatividade para carros conhecidos como “hands free” ou “mãos livres” são mais perigosos do que simplesmente falar ao celular enquanto dirige. Estes recursos consistem em botões mais acessíveis e comandos em viva-voz para telefonar e mandar mensagens de dentro do carro, entre outras atividades. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (12).

Os sistemas são muito utilizados pelas montadoras para atrair o público mais jovem, imerso no mundo de redes sociais e aplicativos de smartphones. De acordo com as fabricantes, os dispositivos “hands free” são mais seguros, porque os motoristas conseguem manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

As pessoas não estão enxergando o que elas precisam ver para dirigir. Essa é a parte mais assustadora para mim" Robert Darbelnet, CEO da AAA

No entanto, a pesquisa da associação automotiva americana mostra que a concentração para comandar o sistema por voz exige muito mais a atenção do motorista. Tal distração é definida pelos pesquisadores como “visão de túnel" ou "cegueira de desatenção". Isso porque a primeira reação dos condutores é se esquecer de olhar pelos espelhos retrovisores e prestar atenção aos detalhes do que vê na frente, seja a luz de freio de um carro ou pedestres.

"As pessoas não estão enxergando o que elas precisam ver para dirigir. Essa é a parte mais assustadora para mim", afirmou o presidente e CEO da fundação AAA, Robert L. Darbelnet, sobre o resultado da pesquisa.

Existem cerca de 9 milhões de carros e caminhões nos Estados Unidos em circulação com sistemas de informação e entretenimento. De acordo com a entidade, esse volume vai saltar para 62 milhões de veículos até 2018. A associação ressalta ainda que as pessoas se consideram seguras ao falar pelos sistemas de viva-voz, assim, mantêm o hábito.

"Nós acreditamos que há uma crise de segurança pública iminente", disse. "Esperamos que este estudo vá mudar alguns conceitos errados, amplamente defendidos pelos motoristas", alerta o representante da entidade.
 
Pesquisa foi realizada pela Universidade de Utah,
nos EUA.

Metodologia

O estudo foi aplicado pela equipe do especialista Dr. David Strayer, da Universidade de Utah. Foram medidas ondas cerebrais, além de movimentos oculares e outras reações para avaliar o que acontece com a carga de trabalho mental dos motoristas quando eles tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo, tomando como base décadas de pesquisa das indústrias aeroespacial e automobilística.

Ao todo, 32 estudantes universitários dirigiram enquanto executavam uma série de tarefas secundárias, que vão desde ouvir música a enviar e-mails e SMS. Câmeras foram montadas dentro do carro para acompanhar os movimentos da cabeça e dos olhos dos motoristas. Outro dispositivo permitiu gravar o tempo de reação a luzes vermelhas e verdes introduzidas no campo de visão dos condutores.

Fonte: "Auto Esporte - Viva-voz nos carros é mais perigoso do que falar ao celular, diz estudo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/06/viva-voz-nos-carros-e-mais-perigoso-do-que-falar-ao-celular-diz-estudo.html (accessed June 13, 2013).

IDG Now!: Felipão terá software especial para ver opinião dos torcedores no Twitter



Ferramenta criada pela IBM Brasil filtrará comentários e os transformará em estatísticas e gráficos, que serão enviados ao técnico por meio de aplicativo

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari (Felipão), terá uma ferramenta para fazer a análise das postagens no Twitter produzidas pelos torcedores sobre os jogos da seleção na Copa das Confederações. O objetivo é reunir pensamentos de milhões de brasileiros e deixá-los disponíveis ao técnico da seleção, diz a IBM Brasil, que desenvolveu o sistema. 

Dessa forma, todos os torcedores poderão dar sua opinião e ela poderá, talvez, até ser seguida pela direção do time. A tecnologia que “escuta” os torcedores por meio do Twitter foi desenvolvida pela equipe brasileira do laboratório de pesquisas da IBM Brasil, e analisará os os tuítes escritos em português (dentro e fora do Brasil), selecionando os que estiverem relacionados aos jogos do Brasil no campeonato e determinando qual sentimento, positivo ou negativo, está associado a cada. 

A partir daí, serão geradas estatísticas e gráficos que ilustrarão os comentários sobre os temas mais discutidos no Twitter, como performance individual dos jogadores, desempenho da equipe, da comissão técnica e do árbitro antes, durante e após os jogos. O resultado dessa análise será divulgado por meio de um aplicativo chamado Ei!, desenvolvido pela IBM especialmente para o projeto, que poderá ser acessado através de um login e senha exclusivamente pelo técnico do Brasil, caso ele queira. 

Nos dias dos jogos, os resultados desta análise dos tuítes dos torcedores poderão ser vistos durante a transmissão da Band, parceira da IBM nesta ação. Segundo Claudio Pinhanez, gerente do Laboratório de Pesquisas com foco em Sistemas de Serviços da IBM Brasil, serão analisados até 5 milhões de tuítes por jogo. “Só para dar uma dimensão, a final do Campeonato Paulista, entre Santos e Corinthians, gerou quase 500 mil tuítes ao longo de três horas”, compara o pesquisador.

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Twiiter. Quase 34 milhões possuem contas na rede - número inferior apenas ao de norte-americanos, que possuem cerca de 110 milhões de perfis.

Como funciona a tecnologia

Algoritmos foram criados pelo time do laboratório de pesquisas da IBM para identificar, filtrar e analisar todos os comentários em português do Twitter direcionados à seleção – antes, durante e após as partidas – gerando análises que podem direcionar as decisões do técnico durante os jogos. Entre as opiniões que poderão ser identificadas, por meio de palavras-chave selecionadas, independente de hashtags, estão: escalação do time, mudanças que devem ser feitas durante o intervalo, táticas que devem ser exploradas e a perspectiva dos brasileiros após o jogo com relação à performance do time, de cada jogador e do técnico. “Em outras palavras, o Ei! transformará milhões de brasileiros em treinadores auxiliares”, diz Claudio.

Fonte: "Felipão terá software especial para ver opinião dos torcedores no Twitter - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/12/felipao-tera-software-especial-para-ver-opiniao-dos-torcedores-no-twitter/ (accessed June 13, 2013).