sexta-feira, 27 de julho de 2012

INFO: TSE alerta sobre e-mail falso que coleta dados pessoais



São Paulo - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta quinta-feira (26) que um e-mail falso usa o nome do tribunal para coletar dados dos eleitores.

O comunicado eletrônico diz que o título de eleitor do internauta está suspenso e pede a regularização do documento. A mensagem também recomenda preencher um formulário com os dados pessoais.

O tribunal recomenda apagar qualquer mensagem com estas características. Em nota, o TSE afirma que muitas pessoas entraram em contato por telefone para esclarecer dúvidas sobre o e-mail falso.

Além disso, o TSE diz que não usa o e-mail para comunicar sobre pendências ou cancelamento de títulos. Apenas as respostas de dúvidas dos eleitores são enviadas por meio do correio eletrônico.

TechTudo: Estudantes desenvolvem robô que cria spot móvel de internet Wi-Fi


Um grupo de estudantes da Universidade de Boston criou um robô móvel que carrega em suas costas um ponto de internet Wi-Fi. Feito quase que completamente de alumínio, o robô pode até carregar uma pessoa. No entanto, sua função principal é servir como um roteador de internet. Ele pode ser controlado de longe e conta também com webcam e GPS instalados.



Robô Wi-Fi desenvolvido por estudantes da
Universidade de Boston

A máquina pode largar seus repetidores em qualquer lugar para que o sinal aumente além da faixa de 1 km de capacidade. Fora isso, ele pode de transmitir vídeos e fotos – o que pode servir muito bem para o uso militar. Neste sentido, ele oferece também visão noturna e 12 horas de autonomia de bateria.

Seja para levar internet a lugares inabitados ou de difícil acesso, ou como um suporte para o exército, o robô é uma excelente invenção. Em relação ao seu custo de produção, o engenheiro que criou o projeto, Glen Chiacchieri, responde apenas com uma “cara de triste” em seu blog. Mesmo assim, não vai demorar muito até algum grande patrocinador (ou o exército norte-americano) produza o robô em grande escala.

Convergência Digital :TCU recomenda fiscalização online, defende conselheiro da Anatel




Para justificar a sua proposta de novo regulamento de fiscalização, o conselheiro Rodrigo Zerbone, deixou claro que o acesso online, em tempo real, aos dados das operadoras de telecom - é uma 'evolução de processo e do uso da tecnologia e atende a melhoria de serviços da Anatel recomendada pelo Tribunal de Contas da União".

O novo regulamento de fiscalização é um tema polêmico, se arrasta há tempos, as teles já se mostraram contrárias durante a consulta pública realizada pela agência, e, nesta quinta-feira, 26/07, na reunião do Conselho Diretor, a conselheira Emília Ribeiro pediu vistas. Ele pode voltar à pauta na próxima semana.

Durante a exposição da sua nova proposta, Zerbone deixou claro que a evolução da tecnologia precisa e deve ser usada para ampliar o poder de fiscalização da agência reguladora. Chegou a citar que o processo online, em tempo real, seria de grande valor em áreas como o da Universalização, onde as regiões Norte e Nordeste sofrem mais com a falta de serviços que o Sul e Sudeste e há menos recursos para a ação fiscalizatória.

"Não há como dizer que o acesso online, em tempo real, seja diferente ou mais invasivo que a presença fisíca de um fiscal. Tudo será feito de forma transparente e com os recursos tecnológicos necessários para a preservação dos dados e do sigilo", sustentou Zerbone. Para ele, o uso da ferramenta online permitirá ainda à Anatel atuar de forma preventiva e não mais reativa, como acontece hoje. "Sei que isso exige uma mudança organizacional na Anatel", destacou.

Para reforçar ainda mais a sua proposta , Zerbone lembrou que a medida atende as recomendações feitas em 2006 pelo TCU e que, na semana passada, foram, mais uma vez, reapresentadas pelo plenário do Tribunal. "A fiscalização online não abre brechas e só permitirá o acesso de informações que, hoje, já são entregues, mas de maneira presencial", ponderou.

O conselheiro garantiu que o tratamento sigiloso das informações concorrenciais - um dos questionamentos colocados à mesa pelas teles - está assegurado. Além do mais, observou, as teles terão plena ciência de quais dados estão sendo acessados pela Anatel. A proposta, no entanto, não foi aprovada. A conselheira Emília Ribeiro decidiu pedir vistas e o tema deve voltar à pauta na próxima semana.


Folha : Executivo não valoriza redes sociais no Brasil




O Brasil é o segundo maior país no Facebook (atrás apenas dos EUA), segundo a empresa de análise de mídia digital Socialbakers. Ainda assim, para dois em cada cinco executivos brasileiros, a presença em redes sociais não agrega valor ao negócio.

O dado integra um estudo da consultoria Maksen com 350 executivos de diversos setores, dois terços deles no eixo Rio-São Paulo. A pesquisa aponta ainda que, para esses 40%, o investimento em atuação nessas plataformas não compensa o risco.

O rápido crescimento desses canais, a uma velocidade proibitiva para o amadurecimento de análise dentro das empresas, é apontado como uma das causas desse comportamento refratário.

"Muitas empresas ainda discutem se relacionamento em mídias sociais é assunto da tecnologia, do marketing ou do jurídico", considera Gil Giardelli, diretor-executivo da empresa de inteligência de mídias sociais Gaia Creative.

Sérgio do Monte Lee, diretor da Maksen no Brasil, afirma que ainda são muito presentes mitos como o do controle total da informação pela ausência oficial nas redes.

Atuar no Facebook, no Twitter e em outras plataformas pode favorecer a sensação de perda de controle. "Mas é muito fácil propagar qualquer informação, certa ou errada, com ou sem a empresa lá."

INFO: Nono dígito dobrará capacidade de celulares em São Paulo




Brasília – Começa a valer no domingo (29) a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina a inclusão do dígito 9 à frente de todos os números de telefones celulares da área 11, que engloba 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. Com isso, a capacidade de numeração celular da região vai passar dos atuais 44 milhões para 90 milhões.

Atualmente, são utilizados mais de 42 milhões de números, ou seja, próximo do limite da capacidade. Segundo o gerente de Interconexão da Anatel, Adeilson Nascimento, desde 2008 a agência previa o esgotamento iminente da numeração na região. A resolução que determinou a inclusão de mais um dígito passou por consulta pública em 2010.

Com a mudança, todas as ligações feitas para celulares da área 11 a partir de domingo deverão ser acrescidas do dígito 9 antes do número do telefone. Haverá um período de transição, até o dia 7 de agosto, no qual a chamada será completada normalmente, mesmo sem o novo dígito. “Se houver esquecimento, ou se o usuário utilizar a agenda do celular que ainda não está atualizada, a chamada poderá ser completada por um determinado tempo”, explicou Nascimento à Agência Brasil.

Depois disso, começa um período em que as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças. Ficará a cargo das operadoras decidir se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Depois do período de transição, nenhuma ligação sem o dígito 9 será completada.

A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nesta etapa, todos os números de celulares vão receber o dígito 9. “Eventualmente, no futuro, depois de esgotada a capacidade novamente, poderá ser possível adotar um outro número inicial”, disse o gerente da Anatel.

G1 :Cartões de visitas em SP já trazem o nono dígito no número do celular



Gráficas fazem promoções e clientes procuram se antecipar à mudança.
Nono dígito passa a integrar os celulares de DDD 11 no domingo (29).

Fernando Dantas, dono de empresa de distribuição
de água que já tem cartão novo
(Foto: Márcio Pinho/G1)

A mudança dos celulares de São Paulo para nove dígitos só ocorre oficialmente no domingo (29), mas já movimenta a rotina de empreendedores. Gráficas da capital paulista começaram a receber nesta semana pedidos de confecção de cartões de visitas já com o “nove” na frente dos demais algarismos. Até promoções são oferecidas para que os clientes renovem seus estoques.

Entre os mais interessados estão os que distribuem grande quantidade de cartões diariamente. É o caso de Fernando Dantas, diretor da empresa fornecedora de Água Sacia-me, que usa esse instrumento para divulgar sua empresa para produtores de eventos para os quais fornece galões e garrafas. “Teve cliente que já perguntou se o número ia mudar ou não. Para não terem dúvidas, já mandei produzir cartões.”

Dantas buscou as primeiras unidades na quinta-feira (27) e começa a fazer a distribuição na segunda-feira (30) para produtores de eventos para os quais fornece água.

Após o DDD 11, o cartão traz o número nove e depois um hífen, ligando os oito números restantes. Para o empresário, quem receber o cartão vai se familiarizar gradativamente com a nova apresentação.

Silas Nunes, da gráfica SNDesing, afirma que não são todos os clientes que pedem cartões com os nove dígitos. Alguns analisam que o “nove” funcionará como um DDD complementar e que não será falado como parte do número, mas sim antes, de forma isolada. A gráfica baixou o preço do milheiro em cerca de 20%. Segundo Nunes, a inclusão do número é uma oportunidade para a gráfica receber um grande número de clientes.

Outra empresa, a Media Tall, disparou e-mails para seus clientes com falando sobre a mudança. Um banner foi colocado no site da empresa, e todos os pedidos recebidos pelo departamento comercial recebem uma resposta informando sobre as mudanças. A empresa já teve quatro interessados nesta semana.

Uma delas foi a fisioterapeuta Paloma Martins Vilela, que já aprovou o design dos novos cartões e espera recebê-los já na próxima semana. O '9' também aparece de forma isolada antes dos demais oito números. Paloma admite até perder parte do atual estoque de cartões que informam apenas os oito dígitos. “Quanto mais impecável a informação, melhor”, diz. Ela utiliza cerca de 500 cartões a cada três meses. Eles ficam na recepção do consultório e são levados também a clientes em tratamentos a domicílio.

Novidade

Os celulares dos 64 municípios da área com DDD 11 em São Paulo ganharão o dígito “9”. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para manter a oferta de novos números.

A mudança será gratuita e de responsabilidade das operadoras. A introdução do nono dígito aumentará o número de combinações possíveis de 44 milhões para 90 milhões.

VEJA COMO SERÁ A MUDANÇA 

AFETADO 

Todos telefones celulares com prefixo 11 ganham nono dígito. O código 11 é usado em 64 cidades da Grande SP 

QUANDO 

A partir de 29 de julho de 2012 

CRONOGRAMA 

A partir de 29 de julho 

Ligações com oito dígitos ainda serão completadas. 

A partir de 8 de agosto 

Começa a fase de interceptação, com avisos sobre a mudança, que serão dados de forma alatória. Operadores poderão optar por completra automaticamente a ligação após dar o aviso. 

A partir de 18 de agosto 

Todas as ligações feitas de fora do Estado para um DDD 11 sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não mais serão completadas automaticamente.

A partir de 28 de agosto 

Todas as ligações dentro do Estado de São Paulo para telefones de DDD 11 sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não serão mais completadas automaticamente. 

A partir de 16 de outubro 

Ligações na Grande SP sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não poderão mais ser completadas automaticamente. 

A partir de 15 de janeiro 

Deixam de ser emitidos avisos para todos os casos de ligações que precisam da inclusão do nono dígito. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

A mudança vai atingir quais usuários?Quem tiver número de celular com código 11 será afetado. São usuários que têm telefones celulares em 64 cidades da Grande São Paulo.


O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?


O processo de inclusão do nono dígito ocorre inicialmente apenas nos municípios do estado de São Paulo com DDD 11. A mudança deve ser ampliada para todo o Brasil, mas não há previsão.


Quando os telefones móveis no DDD 11 terão nove dígitos?A partir de 29 de julho de 2012.





Qual é a lista das cidades com código 11?


As cidades são, segundo a Anatel: Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

Os números dos telefones fixos também irão mudar?Não. Continuarão com 8 dígitos.

Os números de rádio irão mudar?

Não. Os números que são usados como terminais de rádio não irão mudar.

O usuário pode optar por não incluir o 9?Não, a mudança será automática e obrigatória.

A mudança de número custa algo?

Não, ela é gratuita e de responsabilidade das operadoras.

Será preciso incluir o nono dígito para enviar SMS?

Sim, a mudança também afeta o envio de mensagens.

Quem ligar de fixo para celular da área 11 também precisará incluir o nono dígito?Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone móvel da área 11 terá de discar o nono dígito para que a ligação seja completada.

Como serão feitas as ligações de outros estados?Da mesma forma como são feitas hoje, mas com a inclusão do nono dígito. Exemplo: 0 + código da operadora + 11 + 9XXXX-XXXX.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?Nos primeiros dez dias, serão completadas normalmente. A partir de 8 de agosto, as ligações serão interceptadas gradualmente, e o cliente receberá um aviso sobre a mudança do número.

Quando as chamadas usando os números antigos deixam de ser completadas?As chamadas feitas para números do DDD 11 usando números com 8 dígitos não serão mais completadas 90 dias após a mudança e o assinante será orientado a usar a nova numeração. Mensagens não serão mais enviadas. O aviso deixa de ser dado em 15 de janeiro.

O cliente tem um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?O processo de portabilidade acontecerá normalmente.


O que irá acontecer com os créditos do cliente quando o número for mudado?O saldo dos assinantes, em créditos, nos telefones pré-pagos, não será alterado pela mudança da numeração.

Por que os números de celulares terão o nono dígito?

Para aumentar o número de combinações entre os números e, assim, aumentar o número de linhas possível. Na região do DDD 11 já existem 42 milhões de chips em uso ou já aprovados para venda (95% do possível).

Há previsão do uso de dez dígitos para números do DDD 11?Não. Com o inclusão do nono dígito, ficam liberadas para celular as combinações com oito números que hoje só são usadas para fixos e que começam com 2, 3, 4 e 5, além do número 1. Com isso, as combinações possíveis chegarão a 90 milhões. O zero após o nove não será usado inicialmente para não haver confusão com as chamadas a cobrar, que começam com o “90”.

Quando ocorreu a última mudança?Em 1998, algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.

As promoções feitas para conquistar clientes, como a distribuição de chips pré-pagos, é responsável por esse crescimento? É algo que deve ser mudado?A Anatel diz não ver problema nas estratégias de distribuição de chips. Ao contrário, avalia que se enquadram na atribuição da agência de disseminar a telefonia no Brasil.

TI INSIDE :Nova solução para centros cirúrgicos usa tecnologia de videogame




O Fórum Saúde Digital, principal encontro para discussões sobre tecnologias da informação e comunicações (TICs) no setor de saúde, que acontece no dia 22 de agosto, em São Paulo, apresentará uma nova tecnologia desenvolvida para centros cirúrgicos. Trata-se do aplicativo “Intera – Centro Cirúrgico”, desenvolvido pelo departamento de TI do Hospital Evangélico de Londrina (HE). Cezar Martinelli, gerente de TI da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) fará a apresentação desta nova tecnologia que utiliza o Kinect para que os médicos consultem imagens radiológicas em centros cirúrgicos.
O Kinect é um sensor de movimentos muito usado nos jogos eletrônicos, com o qual é possível utilizar apenas os movimentos do corpo para se jogar, dispensando controles de mão ou joysticks. Assim, ao contrário do negatoscópio (caixa de luz), equipamento normalmente utilizado para a leitura dos filmes de raios-X no ambiente cirúrgico, que é estático e necessita da interferência dos profissionais de saúde na manipulação dos exames e na troca dos filmes, o Intera permite selecionar e visualizar imagens diversas ao mesmo tempo apenas com os gestos das mãos, à distância. Também é possível ampliar, excluir, organizar as imagens e ainda assistir vídeos e exames em movimento, como no caso das arteriografias.
Para o diretor da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL), mantenedora do HE, Luiz Soares Koury, também neurocirurgião, o INTERA é um conceito que faz parte dos projetos de inovação do hospital. Segundo Cezar Martinelli, “o Intera Centro Cirúrgico é apenas o começo de uma série de aplicativos que já estão sendo desenvolvidos para facilitar o cotidiano dos profissionais de saúde, visando otimizar, dar autonomia, reduzir riscos, como infecções hospitalares ou a falta dos exames do paciente para a cirurgia, dentre outros.“
Setor de TIC na Saúde
O setor de TIC na área de saúde passa por um processo de elevado crescimento, com a padronização de processos, digitalização de documentos, uso de soluções de gerenciamento (ERP) e atendimento (CRM), modernização e consolidação de infraestrutura, adoção de ferramentas de segurança e certificação, telediagnósticos e telemedicina, entre outros.
Essa modernização, como o conceito de e-health, prevê melhor atendimento e compartilhamento de informações entre médicos, enfermeiros e paciente, que podem acessá-las inclusive por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O aspecto da comunicação também ganha relevância, pois as redes da banda larga e, em breve, as redes 4G, permitirão a troca de grandes arquivos de imagens, comuns ao setor.
Essa integração entre tecnologia, soluções, inovações e negócios é importante para toda a cadeia da Saúde, quer pública ou privada, e estará presente nas discussões e apresentações da 3ª edição do Fórum de Saúde Digital. Mais informações sobre o evento e inscrições poderão ser obtidas no site www.convergecom.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15 028. 

G1: Google lança serviço que lê buscas escritas com o dedo



Handwrite está disponível para aparelhos com tela sensível ao toque.
Ferramenta lê palavras que usuário escreve com a ponta do dedo.

O Google anunciou nesta quinta-feira (26) uma ferramenta que permite que os usuários escrevam com o dedo o que querem buscar. O serviço funciona em aparelhos equipados com uma tela sensível ao toque.

“A Handwrite permite que você faça a busca apenas escrevendo as letras da palavra com o dedo na tela do seu aparelho”, explica Rui Ueyama, engenheiro de software do Google.

A ferramenta está disponível para aparelhos da Apple que funcionem a partir do sistema iOS 5, celulares com Android a partir da versão 2.3 do sistema e tablets com Android a partir da versão 4 do software.

Para usar, basta acessar Google.com e procurar a parte de configurações –ela fica no canto direito superior da tela, nos tablets. Em seguida, é preciso permitir a função Handwrite.

Ferramenta do Google permite fazer buscas com o dedo (Foto: Reprodução)

TI INSIDE: Telco Systems faz acordo com Anatel e teles e expande operações no Brasil





A Telco Systems, fornecedora de soluções baseadas no padrão Ethernet para operadoras de telecomunicações, anunciou nesta quinta-feira, 26, que firmou acordo com a Anatel para a realização de testes de suas soluções. Segundo a companhia, algumas operadoras como America Móvil, Telefônica e Telemar serão as responsáveis pela realização dos testes.

De acordo com Hector Menjivar, vice-presidente de vendas para a América Latina da Telco Systems, a parceria com a agência reguladora e as operadoras faz parte da estratégia da companhia em expandir suas operações no Brasil. “Num primeiro momento, contrataremos uma pessoa em São Paulo, que ficará responsável pelo início de nossa atuação no país”, disse o executivo, durante o NetEvents Americas Press & Analyst Summit 2012, conferência de tecnologia que acontece até esta quinta-feira, 26, em Miami, nos Estados Unidos.
Também faz parte dos planos da companhia a instalação de uma subsidiária em São Paulo, a primeira no país, nos próximos anos. “O Brasil é um novo e importante mercado para nós, para a interoperabilidade da Telco. O país possui uma rica variedade de empresas que atuam em nosso segmento”, ressaltou Menjivar.
Na América Latina, região que representa atualmente 20% do faturamento da Telco Systems, a companhia pretende ampliar a participação em até 30%, principalmente com a expação da atuação no Brasil.
* A jornalista viajou a Miami a convite da organização do NetEvents. 

INFO: Google Earth para iOS ganha mapas em 3D


O Google lançou hoje uma nova atualização do
Google Earth para iPhone e iPad.

A principal novidade do app está no suporte para imagens detalhadas em 3D em algumas cidades no iPhone e iPad.

O app ainda passa a contar com o recurso “guia de turismo” do Google Earth que permite descobrir novos locais e cidades interessantes para explorar. São várias opções de lugares turísticos em todo o mundo.

Por enquanto, é possível conferir imagens em 3D de cidades cini Roma, São Francisco, Boston, e outras nos Estados Unidos. O novo recurso deve estar disponível nas versões para Windows e Mac no final desse ano.

O lançamento da atualização do app pode apresentar um enorme desafio para a Apple, que pretende lançar seu próprio software de mapas nativo para o iOS 6.


INFO: Facebook desenvolve smartphone com HTC, diz site



A HTC já produz dois smartphones com
botões dedicados para acesso ao Facebook,
ChaCha e Salsa 

São Paulo — O persistente rumor de que o Facebook está desenvolvendo seu próprio smartphone ganhou um reforço, nesta semana, com um relato da agência de notíciasBloomberg.

Segundo a agência, a empresa de Mark Zuckerberg trabalha em parceria com a taiwanesa HTC. As duas companhias pretendiam lançar o aparelho neste ano, mas adiaram o plano para a metade de 2013.

A Bloomberg diz que o Facebook está desenvolvendo um sistema operacional modificado especialmente para seu Facephone. Para isso, a empresa teria contratado vários engenheiros que trabalharam na Apple, na equipe responsável pelo software do iPhone. A agência não diz qual sistema operacional o Facebook estaria modificando. Mas é muito provável que seja o Android.

A notícia, é claro, já circulou antes. Em abril, o noticiário taiwanês Digitimes falou do plano das duas empresas de criar um Facephone. E, em maio, o New York revelou a contratação dos engenheiros da Apple pelo Facebook.

Não se sabe que modelo de negócios Zuckerberg tem em mente para seu smartphone. Mas é um fato conhecido que mais da metade dos 900 milhões de inscritos na rede social acessam o site por meio de smartphones. A empresa, que ganha dinheiro com anúncios, tem tido dificuldade em encontrar uma maneira de lucrar com essa audiência móvel. À medida que o acesso móvel cresce, a rentabilidade do Facebook diminui.

Por enquanto, o Facebook está presente nos dispositivos móveis de duas maneiras. Primeiro, há os aplicativos da rede social para diversas plataformas. Segundo, a turma de Mark Zuckerberg mantém parcerias com alguns fabricantes para que os aparelhos tenham acesso fácil à rede social.

A própria HTC possui dois modelos de smartphones – ChaCha e Salsa – que contam com botões dedicados para compartilhamento de fotos e outros conteúdos no Facebook. A empresa britânica Inq também vende um aparelho com foco na rede social. E a Apple integrou o acesso ao Facebook à próxima versão do seu sistema operacional móvel, o iOS 6, que será lançado junto com o iPhone 5.

Ter um smartphone próprio pode dar, a Zuckerberg, um controle maior sobre o acesso móvel, já que os aparelhos de outras marcas carregam interesses diversos. O Google, por exemplo, tende a promover sua própria rede social Google+ no Android, deixando o Facebook em segundo plano. A compra da Motorola pelo Google, no ano passado, veio reforçar isso. E o iPhone já tem integração com o Twitter desde o ano passado, enquanto o acesso nativo ao Facebook só virá em setembro ou outubro.

Naturalmente, o Facebook não tem estrutura e nem canais de revenda para comercializar smartphones. Para isso, a empresa de Zuckerberg vai depender da HTC, que tem boa presença na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, mas é muito fraca em países como o Brasil.

Um estudo divulgado hoje pela Juniper Research coloca a empresa de Taiwan em terceiro lugar no mercado mundial, com 11,6 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre. A líder disparada é a Samsung, com 52 milhões de unidades. A Apple vem em seguida, com 26 milhões. Já a Nokia vendeu apenas 10,2 milhões e caiu para o quarto lugar.

Na análise da Juniper, a HTC parecia promissora, mas não teve os recursos para competir com o poderoso marketing da Samsung. Por isso, não conseguiu ter um crescimento mais expressivo. Talvez a visibilidade da marca Facebook possa ajudá-la a chegar ao bolso de mais consumidores.

Google Discovery: Usuários relatam problemas de acesso ao Google

Usuários relatam problemas de acesso ao Google 



 

De acordo com nossos leitores no Twitter, o acesso ao Google e seus produtos (Gmail, Google+, Search e outros) estão intermitentes em diversas operadoras de internet no Brasil.

O problema parece afetar o acesso através das prestadoras de serviço mais populares, incluindo a Virtua/Net, GVT, Embratel, CTBC, TIM, Velox e Oi (em regiões diversas).

Atualização 23h51: Problemas continuam a persistir nas prestadoras citadas anteriormente. Não há prazo para normalização. Fora do Brasil, o Google apresenta acesso normal e nenhuma interrupção técnica.

Mais cedo, o Google Talk enfrentou sua primeira grande falha em 7 anos de existência. O sistema de bate-papo do Google permaneceu quase 2 horas fora do ar.

Olhar Digital: Google abre o código de ferramenta de interação com objetos físicos


Interactive Spaces permite criação de visualizações sofisticadas e games 


O Google tornou open source um software que permite que programadores criem experiências físicas interativas em espaços físicos, podendo ser usado para construir games ou instalações de arte complexas.

O software do Interactive Spaces é escrito na linguagem Java, oferece suporte para Linux e e em breve também para Windows. Em uma demonstração, o Google mostrou uma adaptação em que a ferramenta consegue identificar a posição dos indivíduos em uma sala e aciona que luzes de diferentes cores os sigam.

Agora o Google espera que desenvolvedores independentes destrinchem o Interactive Spaces e criem experiências inovadoras em que ele será útil. Podendo ser alterada livremente porque tem o código aberto, essa tecnologia permititirá que designers criem visualizações sofisticadas, com as quais as pessoas poderão interagir de diferentes formas.

Tem conhecimento técnico e está interessado em explorar a ferramenta? É só baixar o software, que tem licença Apache de uso livre, no site do Google Code

INFO: Anatel vai divulgar planos das operadoras na internet



São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai divulgar, em sua página na internet, os planos de investimentos das operadoras de telefonia móvel para os próximos dois anos.

A informação é do superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos. Segundo ele, os planos que estão sendo avaliados pelo órgão regulador podem incluir tópicos sobre o compartilhamento das redes.

"A ideia é trabalharmos numa planilha que seja fácil para que a população também acompanhe os planos das empresas, com pontos de monitoramento durante os próximos dois anos. As pessoas poderão ver se as companhias estão cumprindo ou não os cronogramas traçados", disse Ramos na quinta-feira, após reunião com executivos da Vivo.

"Vai haver aumento de investimentos no Brasil e a Anatel vai explicitar exatamente isso para cada empresa", completou.

Olhar Digital: Google lança serviço de banda larga e televisão nos EUA


Serviço inaugurado em Kansas City promete internet 100 vezes mais rápida do que as bandas largas atuais 



O Google apresentou oficialmente,nesta quinta-feira (26/07), em Kansas City, o Google Fiber, seu serviço de banda larga e televisão nos Estados Unidos.

A empresa promete uma internet 100 vezes mais rápida do que as principais norte-americanas e garante que a velocidade de download será de 1 Gigabyte por segundo para downloads e uploads.

O Fiber também vem com serviço de TV com canais locais e integrado aoNetflix e YouTube, possibilitando assistir conteúdo ao vivo ou por demanda, quando o usuário quiser. Além disso, é possível gravar até oito programas simultâneos e armazená-los na nuvem (com 1 Terabyte disponível no GoogleDrive).

Os equipamentos que funcionam como central de todo o conteúdo foram batizados de Network Box. Eles contam com 2 Gigabytes de espaço para armazenamento em seu disco rígido, transmitirão vídeo em até 1080p, terão quatro entradas Ethernet e funcionam como pontos de Wi-Fi.

Preços e instalação
Há três pacotes disponíveis para planos residenciais. O mais básico custa US$ 300 pela instalação dos cabos e oferece tanto um serviço mais lento de internet (downloads a 5 Megabytes por segundo) quanto uma TV só com alguns canais.

Para obter o conteúdo completo e velocidade total de conexão, pode pagar US$ 120 pelo plano de banda larga e TV ou US$ 70 só pela internet. Quem contratar o serviço completo, ainda receberá um Nexus 7, que também funcionará como controle da TV.

Para instalar o as fibras óticas, o Google vai exigir certo número de pedidos na mesma região que eles chamam de "fiberhoods". A empresa também afirmou que arcará com a instalação de cabos em alguns lugares como escolas e bibliotecas.

Correio: Google e Facebook criam ‘lobby da internet’


As empresas de internet, como o Facebook e o Google, gostam de cultivar a imagem de que são diferentes das grandes corporações da velha economia, alternativas à forma “antiga” de fazer negócios e política utilizada por companhias de setores como saúde, defesa, construção civil e comunicação.
Por José Antonio Lima, na Carta Capital


A partir de setembro, vai ficar um pouco mais difícil para as empresas pontocom manterem esta imagem. Em setembro, começa a funcionar a The Internet Association, por meio do qual a indústria da internet poderá fazer avançar seus interesses nos Estados Unidos da forma mais antiga, e polêmica, conhecida pelos norte-americanos: fazendo lobby com os congressistas.

A lista de participantes da Internet Association ainda não foi divulgada na íntegra. De acordo com reportagens da agência Reuters e do jornal The Washington Post, o Google, o Facebook e as empresas de comércio eletrônico Amazon e eBay são algumas das principais forças por trás do grupo. Oficialmente, o objetivo da associação não é diferente de outros grupos lobistas. A intenção é “unificar a voz da economia da internet” e “avançar soluções de políticas públicas para fortalecer e proteger uma internet livre, inovadora e aberta”. O presidente da associação é uma pessoa com grande conhecimento sobre a política de Washington – Michael Beckerman, ex-chefe de equipe do Comitê de Comércio e Energia do Congresso americano, responsável por supervisionar as políticas de telecomunicações e internet dos EUA.

Ainda não se sabe com certeza, mas é possível que Beckerman tenha ajuda de outras figuras influentes na capital norte-americana que já fazem lobby para as empresas de internet. Segundo o Washington Post, o Facebook trabalha com Louisa Terrell, ex-integrante da equipe do vice-presidente Joe Biden, e Joel Kaplan, vice-chefe de gabinete do ex-presidente George W. Bush.

A formação da Internet Association é a oficialização do lobby da internet. Como também fazem as empresas da velha economia, as de internet já gastam pequenas fortunas para, como elas próprias dizem, “educar” os políticos norte-americanos. Segundo o site Open Secrets, o Google gastou quase 10 milhões de dólares com lobby em 2011 e, até 24 de julho deste ano, mais 5,5 milhões de dólares. O Facebook gastou menos em 2012, 650 mil dólares, mas deve aplicar mais 1 milhão de dólares até o fim do ano. São valores altos, mas ainda ínfimos perto do que gastam outros setores da economia americana com lobby, uma indústria responsável por movimentar mais de três bilhões de dólares por ano.

Nos Estados Unidos, o lobby não é ilegal. A prática é protegida por três dispositivos previstos na Constituição e na Carta de Direitos e regulamentada por diversas leis. O que incomoda a população e gera suspeitas é a fragilidade dessa legislação, a qual deixa muito espaço para negociações e relacionamentos obscuros entre os políticos e os lobistas. Ao entrar oficialmente no “esquema”, Google, Facebook e outras empresas do ramo se igualam à velha indústria.

Em declaração à imprensa, Beckerman, o presidente do grupo lobista, reconhece a mudança de posição do setor. “A internet não é mais apenas o Vale do Silício, a internet avançou para ‘Rua Principal’”, disse ele. Segundo Beckerman, a associação vai trabalhar para proteger o modelo “descentralizado e aberto” que possibilitou “crescimento e inovação sem precedentes”. Sem dúvida, é uma causa nobre a ser defendida em meio às diversas tentativas de tolher a liberdade na internet, algumas inclusive originadas no próprio Congresso dos EUA. O que resta saber é se o lobby das gigantes da internet vai atuar para proteger a liberdade de todo o setor ou apenas das grandes corporações, fechando o mercado e dificultando a inovação por parte de concorrentes menores.

UOL Notícias: Instagram chega a 80 milhões de usuários no mundo




A rede social de fotos Instagram confirmou nesta quinta (26) que atingiu a marca de 80 milhões de usuários no mundo. Desde oanúncio da compra pelo Facebook, em um negócio de US$ 1 bilhão, o aplicativo móvel ganhou 50 milhões de novos perfis.

Os números foram revelados no blog do Instagram, que informou ainda que cerca de 4 bilhões de fotos foram compartilhadas pelo aplicativo desde seu lançamento.

O forte crescimento na base de usuários do Instagram pode ser atribuído à chegada do aplicativo aos dispositivos Android. Em abril deste ano, antes de a versão do aplicativo para o sistema móvel do Google ser lançada, a rede social tinha cerca de 30 milhões de usuários exclusivos da plataforma iOS, da Apple.

Apesar da marca, o Instagram enfrenta um lento processo de aquisição pelo Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg, que fez seu primeiro anúncio de resultados financeiros desde que entrou para a Bolsa de Valores, informou que ainda não integrou o aplicativo à sua plataforma porque ainda não concluiu a compra do Instagram.

Sucesso rápido

O Instagram é um aplicativo disponível apenas para dispositivos móveis e que aplica efeitos em imagens clicadas pelas câmeras destes aparelhos. Fundado em outubro de 2010, o serviço inicialmente só funcionava em smartphones iPhone. Em um ano, conseguiu chegar a 10 milhões de usuários. Recentemente, a companhia lançou uma versão para o sistema operacional Android.

Em entrevista em 2011 ao UOL Tecnologia, o brasileiro Mike Krieger, cofundador do serviço, informou que ainda planejava como fazer do Instagram um negócio lucrativo. “Estamos pensando bastante em como ganhar dinheiro com o Instagram, mas ainda não anunciamos nada."

Compra do Instagram pelo Facebook desaponta usuários da rede de fotos




Folha: Facebook tem prejuízo de US$ 157 milhões em seu primeiro balanço - 26/07/2012



O Facebook decepcionou o mercado e registrou prejuízo líquido de US$ 157 milhões --0,08 dólar por ação-- em seu primeiro balanço trimestral divulgado após sua entrada na Bolsa.

A maior rede social do mundo --com 955 milhões de usuários mensais e 552 milhões de usuários diários em junho-- divulgou nesta quinta os dados referentes ao segundo trimestre deste ano. No mesmo período do ano passado, o Facebook havia registrado lucro de US$ 240 milhões.

As ações da companhia, que despencaram 8,5% hoje, caíram ainda mais no "after market" (ações negociadas após o fim do pregão). Às 19h27 (18h27 do horário de Nova York), os papéis do Facebook caíam 10,49% na Nasdaq (Bolsa americana de tecnologia).


Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook; rede social teve prejuízo de US$ 157 milhões no trimestre 

Apesar da repercussão negativa do resultado, a receita da companhia aumentou 32% --para US$ 1,18 bilhão-- e ficou acima das expectativas do mercado. No segundo trimestre de 2011, a receita havia sido de US$ 895 milhões.

A receita com anúncios, responsável por 84% da receita total da empresa, foi de US$ 992 milhões, resultado 28% maior ante o mesmo período do ano passado. O Citi projetava arrecadação de US$ 922 milhões.

Os gastos e despesas do segundo semestre deste ano somaram US$ 1,93 bilhão, crescimento de 295% em relação ao mesmo trimestre de 2011.

ABERTURA PROBLEMÁTICA

O prejuízo trimestral foi atribuído aos gastos com compensações acionárias relacionadas ao IPO (oferta pública inicial de ações) da empresa, que foi duramente criticado pelo mercado. Excluídos esses gastos, a companhia teve lucro de US$ 295 milhões no período --ganho de 0,12 dólar por ação.

As perdas de bancos e corretoras com a problemática estreia do Facebook na Nasdaqpodem ter chegado a US$ 200 milhões, segundo o presidente-executivo da Knight Capital Group, Thomas Joyce.

A Bolsa de tecnologia de Nova York ofereceu US$ 62 milhões de reembolso aos afetados pelos problemas no IPO. A quantia, que inicialmente era de US$ 40 milhões, foi elevada após o programa de reembolso ser aberto também a corretoras e investidores.


FACEBOOK NA BOLSA

Nesta quinta, as ações da companhia desabaram 8,5% --para US$ 26,84-- antes da divulgação do balanço. A queda está relacionada ao balanço trimestral da Zynga, empresa que produz jogos para a rede social, feito ontem à noite.

A Zynga teve fraco desempenho no trimestre e fez prognóstico sombrio para seu próprio negócio, que depende diretamente do Facebook.

A empresa, fundada por Mark Zuckerberg há oito anos em Harvard, tornou-se a primeira companhia americana de tecnologia avaliada em mais de US$ 100 bilhões após com sua abertura de capital.

Em sua estreia na Nasdaq, o Facebook arrecadou US$ 16 bilhões com o IPO. Cada uma de suas 421,2 milhões de ações passou a valer US$ 38.

Desde então, os papéis da companhia caíram 29,4% em meio a preocupações de investidores com a capacidade do Facebook transformar sua crescente presença em celulares em receita de anúncios e com seu potencial de lucratividade a longo prazo.

O valor de fechamento de hoje é bem próximo à mínima histórica da companhia. Em 5 de junho, menos de um mês após a abertura de capital, as ações que a empresa atingiram US$ 25,87.

RAIO-X: 2º TRIMESTRE 2012 x 2011

2012

Receita: US$ 1,18 bilhão

Prejuízo líquido: US$ 157 milhões


2011

Receita: US$ 895 milhões

Lucro líquido: US$ 240 milhões


USUÁRIOS (jun.2012)

Usuários ativos mensais1: 955 milhões

Usuários ativos diários2: 552 milhões

Usuários móveis3: 543 milhões

Usuários no Brasil: 53 milhões


1 Que fizeram pelo menos um acesso no mês anterior

2 Média de usuários que acessaram a rede social todos os dias

3 Que acessam a rede social pelo celular