sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SECOM - BA: Reunião de Avaliação Estratégica Plenária


Assinatura de contrato com a Prodeb foi o destaque da última RAE Plenária de 2013. Encontro abordou conquistas e dificuldades enfrentadas pelo órgão no decorrer do ano de 2013.


Em solenidade realizada na tarde de ontem (19) durante a última Reunião de Avaliação Estratégica Plenária do ano de 2013, o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, e o Diretor Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Álvaro Ferreira Santos, assinaram um contrato para o desenvolvimento do Sistema Informatizado de Gerenciamento e Cobrança da Dívida Ativa Não Tributária (SIGANT). A nova ferramenta permitirá a gestão da dívida não tributária trazendo mais celeridade e eficácia à recuperação destes créditos.

Para a procuradora Cristiane Santana Guimarães a assinatura do contrato é uma forma de modernizar o aparato estatal sem que seja necessário transferir conhecimento para a iniciativa privada. “Nosso objetivo aqui é mostrar que é possível ter excelência mesmo se tratando da coisa pública. É buscar eficiência e eficácia, mas deixar o aprendizado na casa”, destacou.

Álvaro Ferreira Santos, por sua vez, afirmou que a PGE é parceira prioritária da Prodeb, já tendo atuado junto à mesma em projetos bem sucedidos, e que a assinatura do documento representa a materialização do objetivo colocado pela Procuradoria. “Este contrato confirma a proposta da Prodeb de bem servir o Estado e o cidadão”, pontou.

Dando prosseguimento ao evento, que tinha por objetivo a consolidação das informações acerca dos projetos em desenvolvimento na Procuradoria, o Procurador Geral falou das conquistas e dificuldades enfrentadas pelo órgão no decorrer do ano de 2013, bem como esclareceu a todos acerca da orientação e das diretrizes adotadas em face de alguns dos eventos impactantes ocorridos no período.

Rui Cruz falou ainda sobre a proposta de revisão da Lei Orgânica da PGE que busca adequar o modelo organizacional à realidade que o órgão vive hoje. “Este é, sem dúvida, um momento de buscarmos novas soluções para as dificuldades que nos têm sido apresentadas e de rediscutirmos nosso modelo organizacional buscando o melhor caminho a trilhar”, analisou.

O Procurador Geral fez menção à entrada dos novos servidores aprovados no concurso realizado pela PGE este ano o que, para ele, será um reforço muito importante para o quadro funcional do órgão. “A realização do concurso é a concretização de um sonho antigo da PGE”, comemorou.

A Procuradora Geral Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Modernização (NEMAE), Joselita Cardoso Leão, chamou atenção para a importância do momento que o órgão vive hoje e de todas as transformações pela qual vem passando. “A vida é um processo. A realidade muda, as necessidades mudam, a conjuntura muda. Por isso, não podemos ter a pretensão de construir algo definitivo. Este novo modelo de gestão que estão implantando na Procuradoria é único e especial. A PGE não pode deixar de desenvolver sua gestão nestes moldes, de maneira participativa”.

A procuradora afirmou também que 2014 será para a PGE um ano voltado para gestão de recursos humanos, segundo ela o ativo mais valioso de qualquer organização. “Quando conseguirmos criar um ambiente saudável e acolhedor na PGE conseguiremos crescer junto com o órgão. É das pessoas que depende o sucesso da organização. Elas precisam estar integradas de forma emocional com a instituição, terem aquele sentimento de pertencimento”, observou.

Ainda como parte da programação, foi exibido o vídeo “Uma visão lúdica dos projetos em curso”, editado e apresentado pelo procurador André Luiz Peixoto Fernandes. Em seguida alguns gestores de projetos na PGE se manifestaram voluntariamente sobre aspectos relevantes do trabalho desenvolvido por suas equipes.

Também na tarde de ontem, o Diretor Geral da Procuradoria, Antônio Márcio de Amorim Ramos apresentou dados estatísticos sobre a execução orçamentária do órgão e o convênio com o BNDES e falou acerca da capacidade de investimento do órgão. Em seguida o Gestor Público Célio Silveira Alcântara discorreu acerca dos indicadores obtidos lembrando a importância de medir os resultados das ações. “É importante medir para saber se estamos caminhando bem”, afirmou.

Os trabalhos foram encerrados com uma explanação do procurador Hélio Veiga Peixoto do Santos que fez um breve relato sobre o desempenho da PGE no monitoramento dos procedimentos administrativos destinados ao pagamento de precatórios no TJ/BA.

Fonte: "Secretaria de Comunicação Social - BAHIA." SECOM. http://www.comunicacao.ba.gov.br/fotos/2013/12/19/reuniao-de-avaliacao-estrategica-plenaria (accessed December 20, 2013).

SECOM - BA: Prodeb investe em novo recurso de gestão para o Estado



A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) inovou mais uma vez ao atualizar sua ferramenta de Business Intelligence (BI). O produto é apontado pela Gartner (empresa de consultoria que classifica as melhores ferramentas de tecnologia da informação) como um dos melhores e mais modernos. Com essa mudança, os gestores passam a ter uma grande facilidade na elaboração de cenários e análises.

Um grande diferencial é seu funcionamento em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, possibilitando mobilidade e rapidez na compreensão e análise de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, a atualização do BI traz outra inovação: alertas automáticos. “Dessa maneira, o gestor pode, de forma proativa, fazer análises e previsões antes que determinado evento aconteça”, explica o consultor técnico de BI, Diego Elias.

Com esse novo investimento, a Prodeb quer expandir a ferramenta de BI por todas as secretarias, como um novo recurso de gestão para o Estado. A infraestrutura já foi atualizada e gestores de outras secretarias já estão trabalhando com o novo mecanismo.

Fonte: "Secretaria de Comunicação Social - BAHIA." SECOM. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/12/19/prodeb-investe-em-novo-recurso-de-gestao-para-o-estado (accessed December 20, 2013).

G1: Anatel fará novo leilão para satélites de telecomunicações


A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quinta-feira (19) realizar uma nova licitação de satélites de telecomunicações, que irão operar do espaço telefonia e banda larga. O intuito é atender as demandas que surgirão com a Copa do Mundo de 2014 e com outros eventos internacionais.

Aprovada pelo Conselho Diretor, a agência irá realizar o leilão de quatro direitos de exploração de satélite geoestacionários (que orbitam sob um mesmo ponto da Terra) por 15 anos, que poderão ser prorrogados por mais 15 anos.

Sem data ainda para ocorrer, o leilão carece de uma definição do preço mínimo a serem cobrados pelos lotes. O Tribunal de Contas da União, órgão encarregado de definir esses valores, tem 30 dias para executar a tarefa.

Um leilão satelital não ocorria desde 2011, quando o valor arrecadado pelo governo foi marcado por grandes ágiio.

O preço mínimo por cada posição era de R$ 3,9 milhões, mas com a grande disputa, a arrecadação total foi superior a R$ 250 milhões. Saíram-se vencedoras as empresas Star One, da Embratel, e a HNS Americas, do grupo Hughes. Além delas, o certame atraiu outras cinco interessadas Eutelsat, Hispamar, Intelsat, SES DTH e Sky.

A licitação seguirá os modelos já adotados nas últimas edições, em 1998, 1999, 2001, 2006 e 2011. Os vencedores poderão escolher uma entre 16 posições orbitais, nas bandas C, Ku e Ka.

Um mesmo concorrente não poderá adquirir mais de duas posições, o que evitará que uma única empresa ou consórcio arrematem todas as opções possíveis.

“A realização desta licitação se deveu à necessidade de aumentar em um futuro próximo o provimento de capacidade satelital sobre o território brasileiro e de, simultaneamente, assegurar a ocupação de posições orbitais e faixas de frequências em coordenação e em processo de notificação em nome do Brasil junto à União Internacional de Telecomunicação (UIT)”, escreveu em seu parecer o conselheiro Marcelo Bechara.

Fonte: "Anatel fará novo leilão para satélites de telecomunicações." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/anatel-fara-novo-leilao-para-satelites-de-telecomunicacoes.html (accessed December 20, 2013).

G1: Serviço do Twitter que avisa sobre situações de risco chega ao Brasil


 
Twitter Alerta, que avisa sobre situações de risco, 
chega ao Brasil e passa a ser usado pelo Centro de 
Operações do Rio.

O Twitter Alertas, sistema de envio de avisos sobre catástrofes que funcionava somente nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, agora também passa a funcionar no Brasil, anunciou o microblog no começo da noite desta quinta-feira (19).

Por meio da ferramenta, organizações podem enviar aos celulares de usuários do Twitter alertas sobre situações de emergência, desastres naturais e em caso de qualquer serviço de comunicação não esteja acessível.

A primeira organização a fazer parte do Twitter Alertas é o Centro de Operações Rio (COR), que monitora as condições da capital fluminense, e passará a notificar seus seguidores em caso de chuvas fortes, deslizamentos ou acidentes de trânsito.

O COR reúne informações de 30 entidades. Os avisos do serviço serão sinalizados por um sino laranja. Para receber os avisos diretamente no celular, é preciso se inscrever na seguinte página twitter.com/[nome do usuário]/alertas.

O notificador de emergências também é expandido para outros países, como Irlanda, Austrália e Reino Unido, e começa a ser usado por outras entidades nos EUA, Japão e Coreia.

Na Austrália, mais de uma dezena de instituições aderiram ao Twitter Alertas, entre elas a Cruz Vermelha e os departamentos de polícia e dos bombeiros.

No Reino Unido e Irlanda, 57 organizações já estão inscritas, das quais 47 forças policiais britânicas.

Nos EUA, são mais de cinquenta entidades, das quais a Agência Federal de Gerenciamento Emergencial, o Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Nacional e também a Cruz Vermelha.

Fonte: "Serviço do Twitter que avisa sobre situações de risco chega ao Brasil." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/servico-do-twitter-que-avisa-sobre-situacoes-de-risco-chega-ao-brasil.html (accessed December 20, 2013).

Information Week: 4 frentes de TI que devem receber atenção dos governos



Não é segredo nenhum a pressão que a área de TI tem sofrido para redução de custos e aumento de desempenho. E esse mantra não é diferente nas instituições governamentais, onde os CIOs também precisarão escolher entre manter as operações atuais ou promover uma transformação completa nos serviços de tecnologia. Diante de tal situação, o Gartner separou quatro tendências que devem se consolidar na área de TI de governos em todo o mundo nos próximos anos.

Oferta de nuvem pública

A oferta de nuvem pública deve saltar 25% até 2017, quando representará mais de 25% dos serviços governamentais. A expectativa é que os governos passem a adotar o modelo de computação em nuvem em detrimento de rodar tudo internamente, dentro de uma estratégia de contenção de custos. O movimento, no entanto, deve ter velocidades diferentes de adesão, visto que em algumas partes, como a Europa, novas legislações e políticas mais restritas para o uso de cloud computing devem surgir.

CSC terceirizado

Até 2017, prevê a consultoria, pelo menos 35% dos centros de serviços compartilhados dos governos passarão a ser gerenciados pela iniciativa privada. Isso deve acontecer porque o setor privado tem apresentado opções de terceirização mais atrativas para o setor público, com vantagens de custo e nível de serviço. O Gartner avalia ainda que as parcerias público-privadas, que já acontecem em infraestrutura em diversos países, tendem a migrar também para integração e software como serviço (SaaS, da sigla em inglês).

Open Data

Embora diversos países tenham apostado em iniciativas de open data, ou dados abertos, muita coisa não tem saído como o planejado. A partir deste cenário, o Gartner acredita que, até 2017, mais de 60% do programas de open data que não usam essas informações de forma efetiva internamente sofrerão com perda de investimentos ou serão descontinuados.

Fora dos governos, esses programas têm atraído interesse no desenvolvimento de aplicações e em iniciativas de transparência, mas tais ações não chegam a entregar um valor sustentável para o setor público no sentido de melhorar desempenho ou gestão de recursos. Iniciativas de open data são consideradas positivas, mas ainda não se converteram em um elemento essencial na rotina dos processos de negócios.

Desenvolvimento de software

Pelo menos 25% do pessoal focado em desenvolvimento de software dentro dos órgãos governamentais será cortado até 2016, prevê o Gartner. O dinheiro será usado para contratação de analistas de dados e BI. Com o modelo de computação em nuvem prevalecendo, a necessidade de criar software internamente deve cair de forma dramática. Ainda que a conversão de nuvem privada para pública tenha crescido de forma mais lenta entre governos que no segmento empresarial, a necessidade de desenvolver software internamente está em erradicação. Do outro lado, a explosão de dados coloca o analista de dados como principal prioridade.

Fonte: "4 frentes de TI que devem receber atenção dos governos." - Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/17148/4-frentes-de-ti-que-devem-receber-atencao-dos-governos/ (accessed December 20, 2013).

G1: Pedidos feitos por governos para apagar conteúdo subiram, diz Google



O Google anunciou nesta quinta-feira (19) que observou um aumento significativo no início de 2013 no número de pedidos de governos do mundo inteiro para apagar conteúdo on-line. Em muitos casos, por razões políticas, afirma.

Em uma atualização de seu relatório de transparência do primeiro semestre do ano, o Google destacou que houve um aumento de 68% no número de pedidos em relação ao semestre anterior, liderados por um forte crescimento na Turquia e na Rússia.

Embora "não se trate de um panorama completo da censura on-line", o informe atualizado "mostra uma preocupante tendência crescente no número de solicitações governamentais, e ressalta a importância da transparência em torno da gestão desse tipo de pedido", explicou a diretora do setor jurídico do Google, Susan Infantino, em texto postado no blog da companhia.

"À medida que continuamos fornecendo dados, esperamos que sejam cada vez mais úteis e informativos para o debate das políticas e nas decisões em todo o mundo", acrescentou.

Entre janeiro e junho de 2013, o Google diz ter recebido 3.846 pedidos de governos para eliminar 24.737 trechos de conteúdo.

"Nos últimos quatro anos, uma preocupante tendência se manteve presente: governos continuam nos pedindo para remover conteúdo político", declarou Infantino.

Em termos gerais, o Google disse ter eliminado conteúdo em 36% dos casos, dos quais 54% eram ordens judiciais.

Na Turquia, por exemplo, o número de pedidos de remoção de conteúdos aumentou 966%. Entre eles, estava uma ordem judicial para eliminar buscas que levavam a políticos e escândalos sexuais - não atendidos pela empresa.

Já na Rússia os pedidos subiram 125% e incluíram 235 solicitações para remover conteúdo que violava restrições de Internet, de acordo com a legislação russa. Dessas, o Google apagou 115.

Nos Estados Unidos, o Google recebeu 27 pedidos de agências federais para que se desse baixa a 89 aplicativos de sua loja on-line, Google Play, alegando que violavam direitos autorais. O Google eliminou 76.

Fonte: "Pedidos feitos por governos para apagar conteúdo subiram, diz Google." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/pedidos-feitos-por-governos-para-apagar-conteudo-subiram-diz-google.html (accessed December 20, 2013).

SECOM - BA: Lançado primeiro produto 100% desenvolvido no Parque Tecnológico





A Softwell Solutions, primeira empresa a se instalar no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, também será a primeira a lançar um produto 100% desenvolvido no local. Nesta quinta-feira (19), às 16h, será apresentado para todo o mundo o software Maker 3, em um evento on-line e disponibilizado via webcast. Mais de 10 mil pessoas vão acompanhar as novidades da ferramenta, e as inscrições podem ser feitas no site da empresa.

O Maker que é uma IDE - Integrated Development Environment (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) completa e única no mundo com foco no desenvolvimento de aplicações corporativas web e mobile totalmente visual.

Em alguns meses será possível buscar informações importantes sobre as características dos profissionais: qual o mais produtivo, o mais organizado e até aquele com a maior nota técnica que utiliza o Maker em todo o mundo. O fator resultante desta nova abordagem, é o aumento da qualidade técnica das aplicações desenvolvidas, beneficiando a todos que a utilizam.

A Softwell - Sua matriz está instalada no Parque Tecnológico da Bahia, local que agrega empresas da área de tecnologia e inovação. A empresa possui filial em São Paulo e atua em todo o território nacional através de seus centros de referência, conhecidos como Maker Centers.

Ao todo, a Softwell possui 15 unidades situadas nas principais capitais brasileiras. No exterior, a empresa tem duais filiais, uma em Lisboa, Portugal e outra em Madrid, na Espanha. Estas possuem o papel de ser porta de entrada para empresas que atuam na Europa e África.

Fonte: "Secretaria de Comunicação Social - BAHIA." SECOM. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/12/19/lancado-primeiro-produto-100-desenvolvido-no-parque-tecnologico (accessed December 20, 2013).

COMPUTERWORLD: Cisco inicia produção no Brasil de equipamentos para acesso Wi-Fi



A partir deste mês, a Cisco passa a montar no Brasil Access Points Wi-Fi. As famílias 1600 e 2600 juntam-se às linhas de switches, com fabricação local desde setembro, e de roteadores, cuja produção teve início em setembro de 2012. A ampliação da manufatura faz parte dos investimentos de R$ 1 bilhão já anunciados no país 

A nova linha a ser montada no País é destinada a empresas de todos os portes e diversos segmentos, como automação e varejo, que buscam oferecer acesso Wi-Fi para melhorar a experiência dos usuários de dispositivos móveis.

“Com os Access Points, switches e roteadores, a Cisco passa a oferecer uma solução completa de produtos de Acesso Unificado, fabricados no Brasil, fomentando também a Internet de Todas as Coisas (IoE – Internet of Everything)”, informa a Cisco.

A expansão, via parceiro de manufatura da Cisco com fábrica no estado de São Paulo, permite que a empresa atenda melhor às necessidades do mercado brasileiro, otimizando a disponibilidade, com pronta entrega, e a competitividade desses produtos. A fabricação local da Cisco está de acordo com o PPB (Processo Produtivo Básico) e deve gerar cerca de 150 postos de trabalho. 

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/12/19/cisco-inicia-producao-no-brasil-de-equipamentos-para-acesso-wi-fi/ (accessed December 20, 2013).

G1: Fisco lança aplicativo para acompanhar pedidos de importação



A Secretaria da Receita Federal disponibilizará um aplicativo, que pode ser instalado em dispositivos móveis, para que as empresas importadoras, e pessoas físicas, possam realizar consultas e acompanhamento do andamento dos processos de compras do exterior, informou o órgão nesta quinta-feira (19).

O aplicativo estará disponível no Google Play (Android) nesta sexta-feira (20). Na Apple Store, acrescentou o órgão, ainda há o período de validação de cinco a dez dias para ser disponibilizado para "download".

De acordo com o órgão, os importadores poderão, por meio do aplicativo, realizar consultas à carga e à declaração de importação, além de conhecer alterações em seu "status" de entrega em tempo real (rastreamento). Também poderão ser feitas consultas à nomenclatura comercial do Mercosul (NCM) por código ou descrição para conhecer as alíquotas aplicáveis e o tratamento administrativo, além de simular importações - obtendo os valores dos tributos e o tratamento administrativo para cada caso.

De acordo com o coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita Federal, Ernani Checcucci, as empresas se utillizam, muitas vezes, de despachantes aduaneiros no processo de importação. Ele acrescentou que, com o aplicativo, os importadores não precisarão mais de intermediários para acompanhar a importação de suas cargas. Caso decidam manter os despachantes, os importadores poderão, segundo a Receita, ter "maior visibilidade" sobre a situação do processo e "previsibilidade" a respeito da liberação dos produtos.

Entre as vantagens do aplicativo, ainda de acordo com o Fisco, está a possibilidade de as empresas realizarem este acompanhamento das importações sem a necessidade de habilitação de sistemas, utilização de certificação digital ou contratação de redes dedicadas, propiciando, assim, "substancial redução de prazos e custos operacionais".

Segundo o órgão, o prazo de liberação dos produtos pode cair por conta do recebimento mais rápido, por parte do contribuinte, da informação sobre a situação de sua carga. Um estudo do Fisco mostra que, no porto do Rio de Janeiro, por exemplo, uma carga demora cerca de 15 dias para ser liberada - sendo que 1,4 dia refere-se à atuação da Receita na checagem das mercadorias. Depois que o órgão libera o produto, ele ainda fica mais cinco dias aguardando para se retirado, em média.

"O aplicativo também é destinado aos demais intervenientes do comércio exterior como despachantes aduaneiros, agentes de carga, ou quaisquer outros interessados, já que os serviços oferecidos são públicos e não exigem cadastro ou senha para seu uso", acrescentou a Receita Federal.

Fonte: Martello, Alexandro . "Fisco lança aplicativo para acompanhar pedidos de importação." Economia. http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/12/fisco-lanca-aplicativo-para-acompanhar-pedidos-de-importacao.html (accessed December 20, 2013).

Gizmodo: O barulho do seu computador pode revelar suas chaves de criptografia



Você até pode achar que seu computador é silencioso demais – ou quem sabe muito barulhento. Qualquer que seja o caso, você jamais pensaria que esse ruído emitido por ele conseguiria entregar dados privados. Mas consegue – o barulho dos computadores pode revelar as chaves RSA que eles usam.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv analisou gravações feitas próximo a computadores, e descobriu que, a partir do som emitido pelas máquinas, é possível recuperar, bit a bit, chaves RSA privadas. Como eles fizeram isso?

Em primeiro lugar eles identificaram que o som feito pelos computadores que estavam sendo gravados revelava quais instruções do processador estavam rodando, segundo o Naked Security. Assim, os pesquisadores conseguiram dizer se os computadores estavam adicionando ou multiplicando. Mais adiante, eles conseguiram identificar qual chave RSA dentro de uma lista delas estava sendo usada ouvindo a criptografia de uma mensagem fixa usando cada uma das chaves.

E então veio a parte mais interessante, como o Naked Security explica:

Os autores foram adiante, inventando uma maneira em que um cliente particular de email, bombardeado com milhares de mensagens criptografadas cuidadosamente trabalhadas, acaba vazando toda a sua chave privada RSA, um bit por vez.


Efetivamente, trata-se de explorar uma peculiaridade de RSA, que permite multiplicar um número aleatório na entrada antes da criptografia, e então dividi-lo após a decodificação sem afetar o resultado. Com isso, um invasor pode adicionar uma quantidade conhecida antes da criptografia e removê-la logo depois – a única forma de conseguir chegar a algum lugar com este ataque.

Evidentemente, há uma grande ressalva por aqui: isso só funciona com o software de criptografia RSA GnuPG 1.4.x, que está desatualizado, mas é possível que centenas de milhares de computadores ainda o usem. Então é uma falha evitável – e ao mesmo tempo bastante fascinante. [Universidade Tel Aviv via Naked Security]

Fonte: Condliffe, Jamie . "O barulho do seu computador pode revelar suas chaves de criptografia." Gizmodo O barulho do seu computador pode revelar suas chaves de criptografia. http://gizmodo.uol.com.br/o-barulho-do-seu-computador-pode-revelar-suas-chaves-de-criptografia/ (accessed December 20, 2013).

Folha de S.Paulo: Europa poderá ter carregador universal de celulares em 2017



As fabricantes de telefones celulares terão de fornecer um carregador padrão de bateria capaz de se adequar a qualquer dispositivo, em um acordo provisório sobre uma nova lei da UE acertado nesta quinta-feira.

Supondo que o acordo provisório obtenha o apoio do Parlamento Europeu e dos Estados membros da UE, ele será implementado por volta de 2017, disseram autoridades da UE.

O projeto de lei sobre equipamentos de rádio define regras harmonizadas para equipamentos de rádio, incluindo telefones celulares e modems.

Legisladores da UE também concordaram em uma supervisão mais rígida do mercado para assegurar que certos produtos tenham de ser registrados antes que possam ser vendidos no mercado, em linha com um sistema de banco de dados que já existe nos Estados Unidos.

Uma vez finalizado, os Estados membros terão dois anos para transpor a regulação às suas leis nacionais, e as fabricantes, incluindo a Apple e a Samsung, terão mais outro ano para se adequar.

É esperada que uma sessão completa do Parlamento Europeu aprove a lei em março, o que significa que um carregador padrão de bateria deve ser disponibilizado a partir de meados de 2017.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1387895-europa-podera-ter-carregador-universal-de-celulares-em-2017.shtml (accessed December 20, 2013).

INFO: O que esperar do mercado de startups em 2014



Investimentos milionários, apoio governamental e falências. Este ano foi crucial para o mercado de startups brasileiro. Segundo dados da Anjos do Brasil, associação que reúne investidores, entre junho de 2012 a julho de 2013, o investimento-anjo, destinado a startups, cresceu 25% no Brasil, somando 619 milhões de reais.

Para 2014, um ano promissor com a chegada da Copa do Mundo, a expectativa é de ainda mais movimentações. “2014 será um ano atribulado para o mercado de capital de risco e startups, devido aos fatores internos, como eleição, Copa do Mundo e falta de saídas, e externos, como as dúvidas sobre a manutenção do grau de investimento”, opina Fernando de La Riva, diretor executivo da Concrete Solutions.

Nem tudo, no entanto, deve ser negativo neste mercado. A evolução do cenário empreendedor, cada vez mais profissional, deve se aprofundar no próximo ano. “Houve um crescimento em 2013 da capacitação do empreendedor, que hoje está muito mais preparado que há alguns anos”, afirma Camila Farani, investidora-anjo.

Um mercado mais bem preparado leva a dois movimentos, mais empresas focadas em resultados e possivelmente mais fechamentos. “Vamos ver empreendedores mais educados, baseando seus projetos em metodologias consagradas e aprendendo com os erros”, diz Pedro Waengertner, co-fundador da Aceleratech. “Creio que algumas experiências negativas de cases brasileiros tenham dado uma freada na entrada de amadores”, afirma Camila Farani, investidora-anjo

O varejo online, por exemplo, pode passar por um momento de novas possibilidades. “Uma mudança negativa seria uma revisão de apostas e fechamento de muitos negócios de varejo digital multimarca, que sentem as dificuldades de margem e fluxo de caixa, intrínsecas ao setor, e a priorização de modelos alternativos de varejo online”, diz Riva.

Investimento

A tendência para 2014 é que os investimentos fiquem mais precisos. “Os investidores-anjo estão amadurecendo e fazendo investimentos cada vez mais centrados no resultado”, diz Waengertner.

Para Riva, as startups mais enxutas devem dominar o mercado. “Vai ser um ano de startups enxutas e muito “bootstrapping” (autofinanciamento) e de uma gradual mudança de modelo de negócios, passando de cópias para modelos mais arriscados e inovadores”, indica.

Fonte: Zuini, Priscila . "O que esperar do mercado de startups em 2014." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/12/o-que-esperar-do-mercado-de-startups-em-2014.shtml (accessed December 20, 2013).

COMPUTERWORLD: Mobile banking responde por 50% das transações online dos bancos



As operações bancárias por dispositivos móveis - mobile banking (celular e tablets) e pela internet já respondem por mais da metade das operações no Brasil, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada com cinco instituições bancárias – Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander. 

No primeiro semestre de 2013, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi 51%, ante 46% no primeiro semestre de 2012. Segundo a Febraban, a maior responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos anos é a plataforma para dispositivos móveis, composta pelos aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets. 

Entre junho de 2012 e junho de 2013, a participação do canal mobile subiu de 3% para 6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados. 

A quantidade de transações no canal mobile nesse mesmo grupo passou de 244 milhões, no primeiro semestre de 2012, para 822 milhões, no mesmo período do ano seguinte – um aumento de 237%. Em um dos bancos pesquisados, a participação do mobile já chega a 10% das transações totais. 

Segurança em dispositivos móveis

A Febraban faz algumas orientações quanto a segurança no uso dos smartphones e internet para acesso a transações bancárias. Uma sugestão é, ao comprar um aparelho usado, restaurar as configurações originais do produto para que ele volte a funcionar com o padrão de segurança estabelecido pelo próprio fabricante. 

Também é importante evitar a compra de celulares que tenham sofrido jailbreak, ou seja, desbloqueados ilegalmente, pois essa prática pode impedir a atualização do sistema operacional e, assim, prejudicar segurança do usuário, diz a Febraban

A federação dos bancos alerta também para a importância dos programas de proteção contra software malicioso (malware). Dependendo do sistema operacional do aparelho, como Android ou iOS, há diversas opções de ferramentas de segurança, como Avast e Norton.

Há ainda vários aplicativos que armazenam dados de forma criptografada. Como os dispositivos móveis são mais suscetíveis a perda ou roubo, a Febraban também orienta que se façam cópias dos dados guardados no aparelho, como fotos e contatos. 

Para smartphones e tablets, a Febraban orienta os usuários a ativarem a opção de exclusão dos dados do aparelho, em caso de tentativas de acesso com senha incorreta; e, se possível, habilitarem a função de geolocalização para que o dispositivo seja encontrado e bloqueado à distância. 

Além desses cuidados, os clientes devem ficar atentos aos sites falsos, que costumam solicitar muitas informações confidenciais, justamente porque precisam delas para acessar as contas de clientes. A federação lembra que fraudadores costumam utilizar a “técnica da ansiedade”, que supõe a necessidade de o cliente atualizar os dados com rapidez, sempre impondo uma condição: se você não atualizar seus dados agora, sua conta será cancelada.

Para não cair em armadilhas, a Febraban orienta que os usuários conheçam bem o site de seu banco, tentando memorizar a aparência da página do cliente e a sequência da inserção de senhas solicitadas. A entidade também recomenda que os clientes acompanhem os lançamentos nas contas bancárias e, caso seja constatada alguma anormalidade, entrem em contato imediatamente com o banco para informar o ocorrido.

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/12/19/mobile-banking-responde-por-50-das-transacoes-online-dos-bancos/ (accessed December 20, 2013).

INFO: Hackers descobrem como burlar sistema de segurança de webcams



Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, mostraram que o sistema de LEDs de webcams, que indica se elas estão gravando, não é tão confiável quanto parece. Em um estudo divulgado nesta semana, os hackers mostraram que é possível burlar a luz indicadora de atividade da câmera com a ajuda de software – e, assim, espionar um usuário sem levantar suspeitas.

A brecha foi demonstrada em um iMac G5 e em modelos de 2008 de MacBooks, MacBooks Pros e iMacs baseados em processadores Intel. Mas não se engane: apesar dos hardware antigos, o especialista em segurança Charlie Miller afirmou ao Washington Post que é bem possível que a falha também apareça em laptops mais modernos. “Não há motivo para não ser possível – é fruto de trabalho e de recursos”, disse. “Mas depende também de quão bem [a Apple] protegeu o hardware.”

Mas como funciona? – No artigo, chamado “iSeeYou: Desativando a luz indicadora da webcam do MacBook” (em PDF, título em tradução livre), os pesquisadores mostram que, apesar de tudo, a câmera é mediada por software. Então, o que basicamente fizeram foi “trocar” o programa por um conceito, batizado de iSeeYou, que traz configurações diferentes do padrão da Apple.

De forma simplificada, ele faz com que o chip da câmera ignore se ela está em stand-by ou filmando. Assim, independente de ela estar ativa ou não, o pequeno LED fica apagado. O que mais surpreende é que o software de ativação da webcam pode agir sem que uma autorização do usuário seja ao menos solicitada.

No vídeo do Washington Post, mesmo em inglês, dá para ver o programa simples – mas de estrutura até complexa – funcionando.
As possibilidades ainda vão além, já que, como lembra o site ArsTechnica, nem todas as webcams tem uma base em hardware, como as dos computadores da Apple. As da Logitech são usadas como exemplo: muitas delas têm o LED controlado totalmente por software, e há variantes deles para diferentes utilidades (monitoramento, por exemplo).

Ideia nem tão nova – Tanto o jornal quanto a ArsTechnica lembraram de um caso recente envolvendo espionagem por webcam. Em 2010, a Miss Adolescente dos Estados Unidos Cassidy Wolf foi monitorada pela câmera, e fotos tiradas foram enviadas a ela por e-mail, junto com uma ameaça pedindo dinheiro.

Na ocasião, o invasor – que, descobriu-se mais tarde, era um colega de classe da jovem – utilizou um software de administração remota, ou RAT. Entre outras funções, o programa permitia ativar webcam à distância. E, segundo a Miss, fazia isso sem nem mesmo acender a luz indicadora de atividade, o que indica que ferramentas como a demonstrada na pesquisa do iSeeYou existem há algum tempo.

Falta ainda ter certeza de que os sistemas dos Macs mais novos são totalmente seguros – ao Washington Post, a Apple não comentou o caso –, assim como o de outras webcams. Por via das dúvidas, então, talvez seja melhor deixar a câmera de seu notebook tampada

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Hackers descobrem como burlar sistema de segurança de webcams." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/12/hackers-descobrem-como-burlar-sistema-de-seguranca-de-webcams.shtml (accessed December 20, 2013).