quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia:Rede de Informação para Saúde lança Indicadores de Dados Básicos 2011



Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia: Rede de Informação para Saúde lança Indicadores de Dados Básicos 2011





“Mudança da estrutura etária da população e repercussões na saúde” é o tema dos indicadores de dados básicos (idb), que foram reunidos em 2011 pela rede interagencial de informação para saúde-bahia (ripsa). o lançamento do idb 2011 acontecerá nesta sexta-feira (16), às 14h, no hotel portobello, em ondina.Segundo a diretora de Informação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Márcia Mazzei, são indicadores fundamentais para a gestão da saúde, pois orientam os investimentos na área.

Em 2010, foram reunidos dados sobre dengue. A Ripsa foi instalada em 2008 com o objetivo de estabelecer bases de dados consistentes, atualizadas, abrangentes, transparentes e de fácil acesso, articulando instituições que possam contribuir para o fornecimento e crítica de dados e indicadores e para análises de informações, inclusive com projeções e cenários.

A rede reúne instituições que contribuem para o levantamento de dados sobre a saúde, como a Secretaria da Saúde do Estado, o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e universidades.

Olhar Digital: Já ouviu falar de alergia a Wi-Fi? Vila foi criada para quem tem esse problema



Olhar Digital: Já ouviu falar de alergia a Wi-Fi? Vila foi criada para quem tem esse problema

Doença é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Os sintomas são vermelhidão, formigamento e queimação, entre outros





Você já ouviu falar de alguém que tenha alergia a Wi-Fi ou celulares? Provavelmente não. Mas uma cidade chamada Green Bank, na Virgínia, EUA, é um abrigo para aqueles que acreditam sofrer com a radiação eletromagnética emitida por esses dispositivos.

De acordo com a BBC, Green Bank possui 143 moradores. Porém, lentamente, ela está se transformando em um abrigo. Os que acreditam sofrer de Hipersensibilidade Eletromagnética (EHS), causada pela exposição a campos eletromagnéticos emitidos por celulares, Wi-Fi e dispositivos eletrônicos, vão para lá.

A aldeia foi criada na U.S. National Radio Quiet Zone, área onde as transmissões sem fio são extremamente restritas, para não haver interferência com radiotelescópios. Esse local possui cerca de 13 mil km² de extensão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a EHS como "uma doença real e que pode variar muito em sua severidade". Os sintomas apresentados vão desde vermelhidão, formigamento e sensação de queimadura na pele até fadiga, cansaço, dificuldade de concentração, tonturas, náuseas, palpitações cardíacas e distúrbios digestivos.

Se o eletromagnetismo causa ou não esses sintomas, ninguém afirma ao certo. A OMS não oferece critérios de diagnóstico claros e, muito menos, diz se os sintomas podem ser relacionados com os campos eletromagnéticos. Porém, segundo Diane Schou, moradora de Green Bank, o local faz com que as pessoas se sintam melhor.



Segundo Schou, "viver no Green Bank me permite ser mais do que apenas uma pessoa normal. Posso estar ao ar livre, sem ter que viver em uma gaiola. Eu posso ver o nascer do sol, as estrelas à noite, a chuva. Aqui, posso estar com as pessoas, pois elas não têm celulares e posso me socializar", completa.

INFO Online: - Internet - Notícias - Softwares ajudarão pessoa física a declarar o IR



INFO Online: - Internet - Notícias - Softwares ajudarão pessoa física a declarar o IR

Softwares ajudarão pessoa física a declarar o IR



Brasília - A Receita Federal irá disponibilizar dois programas de computador para auxiliar as pessoas físicas residentes no Brasil envolvidas com atividades rurais ou que tenham investimentos em moeda estrangeira a preencher a Declaração do Imposto de Renda em 2013 (ano-calendário 2012).

As instruções normativas com a aprovação dos programas foram publicadas hoje (4) no Diário Oficial da União. O primeiro programa, opcional, é o Livro Caixa da Atividade Rural. O outro é o Ganhos de Capital em Moeda Estrangeiras.

Os dados apurados deverão ser armazenados e transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Os programas foram elaborados para serem utilizados em computadores com praticamente todos os sistemas operacionais. Ambos são de reprodução livre e ficarão disponíveis no site da Receita Federal.

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras




Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras

MiniCom recebe sugestões a projeto de cidades digitais até dia 10

Previsão é de que 80 municípios sejam atendidos até abril deste ano


O Ministério das Comunicações recebe sugestões para implantação das Cidades Digitais até o dia 10 deste mês. O projeto prevê que, em cada município beneficiado, a população possa se conectar à internet de forma livre e gratuita em locais públicos, como praças e rodoviárias. Para isso, no entanto, o município precisa ter serviços de governo eletrônico, como marcação de consultas em hospitais públicos ou iniciativas da área educacional da cidade disponíveis na rede mundial de computadores.

A primeira etapa do projeto prevê a implantação de 80 cidades digitais, como uma experiência piloto, até abril. Para isso, a prefeitura precisa manifestar interesse em se tornar uma cidade digital e encaminhar um projeto ao Ministério das Comunicações. Por isso, após receber as sugestões da sociedade, será aberta uma chamada pública para selecionar propostas dos governos municipais. No orçamento de 2012 estão previstos R$ 40 milhões para a infraestrutura inicial do projeto.

A consulta pública, que está aberta a todos os cidadãos desde 16 de dezembro, receberá sugestões sobre dois documentos: o Edital de Chamamento, que possibilitará a avaliação e a seleção das prefeituras municipais; e o Termo de Referência para a contratação de empresas para a realização da infraestrutura.

O Edital de Chamamento 01/2012 tem o objetivo de selecionar prefeituras municipais para a participação na execução do projeto. Entre os itens abertos para sugestões estão os recursos do projeto, modelo tecnológico, instruções para elaboração de propostas, obrigações, formalização e sanções administrativas.Já o Termo de Referência contém as especificações das características necessárias para a implantação do projeto de rede e infraestrutura das Cidades Digitais, bem como dos sistemas de gerência. Esse tópico abrange a contratação, mediante registro de preços por lotes, de empresa ou consórcio de empresas para a implantação da rede do projeto.

O Cidades Digitais será implantado em sintonia com as ações do Plano Nacional de Banda Larga. O projeto prevê parcerias entre órgãos e entidades da administração pública federal e entidades da sociedade civil para a implantação de infraestrutura de conexão, instalação de pontos públicos de acesso gratuito à internet nas cidades, qualificação e apoio a espaços públicos e comunitários de uso das tecnologias digitais, formação de agentes de inclusão digital, implantação de governo eletrônico, entre outras ações.

COMPUTERWORLD: - Negócios - Google compra 222 patentes da IBM



A empresa tem agora mais de 2 mil registros da gigante do mercado corporativo; o objetivo é se defender de processos, indica a consultoria IDC.

A Google comprou mais de 200 patentes da IBM. Agora, a gigante de buscas on-line passa a ter cerca de 2,2 mil registros de propridade intelectual adquiridos da veterena companhia de computação corporativa.

O negócio, originalmente divulgado pelo blog SEO by the Sea, foi confirmado por um porta-voz da Google, que não quis comentar o motivo dessas aquisições em particular e como elas podem beneficiar os produtos da companhia e seus usuários.

O conjunto de patentes da IBM comprado pela Google, em 30 de dezembro de 2011, inclui 222 patentes e abrange uma variedade de tecnologias, como gestão de e-mail, backup de servidores, ajustes e recuperação de dispositivos, e-commerce, publicidade, apresentação de sites móveis, mensagens instantâneas, calendário e ajuste de banco de dados. A Google adquiriu cerca de mil patentes da IBM, em julho do ano passado, e aproximadamente outras mil, em setembro.

No passado, executivos da Google admitiram que as patentes foram compradas para ajudar a empresa a evitar ações judiciais de propriedade intelectual e que, quando há um processo por causa da violação de uma delas, ter adquirido a patente em questão aumenta a capacidade de a companhia se defender.

É difícil determinar quais patentes representam uma tecnologia que a Google planeja desenvolver e quais são destinadas à proteção contra processos, afirma o analista da consultoria IDC William Stofega. No entanto, considerando a grande quantidade de ações judiciais relacionadas à tecnologia IP (Internet Protocol) em dispositivos móveis, ele afirma que o foco da ação deve ser enfrentar esse tipo de processo.

"A Google tem se dado muito bem com o que fez até agora, mas seu portfólio de patentes não é tão rico quanto o dos outros, especialmente no mercado de dispositivos móveis", afirmou o analista. "Se você vai ser um competidor nesse setor, precisa ter certeza de que suas patentes estão em dia para que a sua propriedade intelectual esteja resguardada."

Grande parte da motivação da Google para comprar a Motorola Mobility foi o portfólio de mais de 24 mil patentes. Esse acordo de 12,5 bilhões de dólares deve ser concluído no início deste ano, depois que as empresas conseguirem todas as aprovações necessárias.

Olhar Digital: Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD



Olhar Digital: Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD:





Cientistas da Universidade Nacional de Cingapura e do Instituto de Armazenamento de Dados descobriram uma maneira de aumentar a capacidade de armazenamento dos HDs usando um material comum: o sal.

Segundo o jornal britânico Telegraph, o cloreto de sódio pode aumentar a densidade de gravação dos discos para 3,3 Terabytes por polegada quadrada. Ou seja, em alguns anos, um disco que guarda 1 Tera, por exemplo, poderá armazenar 6 Tera no mesmo espaço.

O sal deixa a superfície de magnetização do disco pura, permitindo que mais dados sejam armazenados. Além disso, ele aumenta a resolução de elétrons que são usados para "imprimir" os bits no HD.

De acordo com a equipe de cientistas, os discos rígidos com cloreto de sódio podem começar a ser comercializado em 2016.

Olhar Digital: Xbox Live sob ataque...por causa do UFC?



Olhar Digital: Xbox Live sob ataque...por causa do UFC?:


 
Em dezembro, a Microsoft lançou uma atualização que reformulou a interface de usuário da Xbox Live Arcade, a plataforma online de seu console, o Xbox 360. Para promovê-la, a empresa liderada por Steve Ballmer cedeu 30 mil convites para assitir, dentro da própria Xbox Live, o evento mais recente do torneio de artes marciais mistas, o UFC 141.

O problema, segundo reportado pelo site Bitmob, é que, tal qual a luta principal (Brock Lesnar VS. Alistair Overeem), o aplicativo da UFC dentro da Xbox Live simplesmente não era inicializado para alguns, enquanto outros enfrentavam problemas variados no streaming da luta, com quedas constantes e reinicializações em pontos anteriores do combate, sem possibilidade de avanço nos controles de vídeo.
 
A Microsoft, desde então, vem sendo atacada por membros da rede online. A própria empresa já reconheceu o problema e diz que está trabalhando em melhorias na reprodução de próximos episódios - do UFC e de qualquer outro evento que desejar exibir.

Olhar Digital: Google, Facebook e Amazon ameaçam paralisar serviços por um dia em protesto



Olhar Digital: Google, Facebook e Amazon ameaçam paralisar serviços por um dia em protesto:


 
Como seria sua vida se, de repente, em um só golpe, você fosse impedido de acessar o Facebook, comprar produtos na Amazon e, de quebra, estar impossibilitado de fazer pesquisas de qualquer espécie no Google? Parece o fim do mundo, ainda mais neste ano de 2012, não?

Mas, enquanto a previsão do Apocalipse pelo calendário maia ainda é um objeto de descrença geral, os três pesos pesados da internet de fato estão ameaçando paralisar seus serviços. Ao menos por um dia, em protesto ao Stop Online Piracy Act - o "SOPA" -, as três empresas mais bem sucedidas da rede mundial anunciaram a intenção de "desligarem-se" por um dia.

O Olhar Digital já falou de forma breve sobre o SOPA, mas vale a explicação: trata-se de um projeto de lei tramitando no setor judiciário dos Estados Unidos, que, segundo o próprio resumo, visa proteger os produtores de conteúdo da proliferação indevida e não-remunerada de suas criações. Em outras palavras, um filme distribuído de forma pirata pode valer uma pena desde bloqueio do canal que hospeda o arquivo - torrent, P2P ou HTTP - até processo judicial e prisão dos proprietários do dito canal.

Naturalmente, empresas como gravadoras, produtoras cinematográficas e até mesmo produtoras de jogos eletrônicos assinaram apoio ao projeto, enquanto Google e Facebook o contrariam, sob protestos de que, aprovada, a nova lei poderia dar poder de censura a quem não deve tê-lo, "aleijando" a transmissão de informações na internet.

Dia Negro

O protesto, noticiado pela Fox News como "Blackout", também pode incluir o Twitter e a Wikimedia Foundation, a entidade por trás da Wikipedia. As empresas citadas estão em discussão sobre como levar a operação adiante, baseando-se no "Blackout Day" promovido pela fundação Mozilla - a mãe do navegador Firefox -, realizado há alguns meses.

PC WORLD - Notícias - LG lança TV com tela sensível ao toque

PC WORLD: - Notícias - LG lança TV com tela sensível ao toque

TVs de Plasma da linha Pentouch, que chegou mercado nesta semana, permitem ao usuário editar imagens e documentos diretamente na tela.

A LG lançou nesta semana a linha de televisores Pentouch TV, equipada com tela sensível ao toque. Para controlar o aparelho, é preciso usar canetas chamadas Magic Touch, que permitem que o usuário escreva ou desenhe na tela do televisor.

O modelo 60PZ850B tem tela de 60 polegadas com resolução Full HD, também exibe imagens em 3D, traz conversor digital integrado e vem com óculos 3D e canetas Magic Touch. O aparelho chega ao mercado por 5.999,00 reais. Já a escolha mais econômica, o modelo 50PT490B tem quase os mesmos recursos, exceto pela função 3D e tela menor (50 polegadas). O preço sugerido é de 2.699,00 reais.





Os aparelhos trazem aplicativos voltados para a família e para usuários corporativos.

Ambos aparelhos têm o recurso Smart Energy Saving, que possibilita uma maior economia de energia, entradas USB e são capazes de reproduzir vídeo em alta-definição no formato DivX.

Os produtos trazem aplicativos voltados para a família, como o “Bloco de Rascunhos”, que permite que crianças de todas as idades desenhem e pintem em uma tela branca. Tudo isto com a possibilidade de salvar e imprimir documentos. Também há apps como o “Editor de Imagens” para fazer ajustes básicos em fotos e desenhos. Já o “Diário de Família”, permite dividir datas e eventos importantes. Já para os clientes corporativos, os televisores oferecem o recurso “My Office” que permite controlar e editar apresentações, planilhas e outros documentos. É possível sincronizar até duas canetas com a TV para interagir com o televisor.