terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rural Centro: Bahia Pesca define perspectivas para 2013



Reestruturação, fortalecimento, inovação e consolidação. Essas serão as palavras norteadoras das ações relacionadas à Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, para o ano de 2013. A profissionalização da pesca artesanal, os novos caminhos para a industrialização, o desenvolvimento da assistência técnica e a ampliação do Programa de Terminais Pesqueiros da Bahia foram os principais eixos estratégicos discutidos pelo corpo técnico, diretores e pelo Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, em reunião ocorrida na manhã de ontem (24) na sede da empresa em Salvador.

“A Bahia vem despontando, entre os estados brasileiros, como um dos principais celeiros da agropecuária nacional e agora vai descortinar uma nova matriz produtiva de grande aspecto econômico e social que é a aquicultura e a pesca”, avalia o secretário Eduardo Salles, manifestando seu apoio à atividade e ao novo presidente da Bahia Pesca.

O Estado tem 1.200 km de costa, ocupa a terceira posição no ranking nacional da produção de pescado e a segunda do Nordeste. Além disso, produz cerca de 115 mil toneladas/ano de pescado e é pioneiro na produção de tilápia em tanque-rede. “Neste cenário o principal desafio será estabelecer sólidos impulsos à pesca artesanal e fomentar suporte aos processos de industrialização e comercialização, uma vez que um não funciona sem o outro”, analisa Peixoto. “Desta forma, vamos inserir milhares de famílias no mercado da pesca e aquicultura, fomentando ainda a atividade de pequenos, médios e grandes empresários”, completa o presidente da Bahia Pesca.

Segundo ele, a partir dessa realidade, será possível alavancar alguns desafios como fortalecimento da Assistência Técnica; Reestruturação das Estações de Alevinos e Unidades Produtivas de Piscicultura; Implantação dos Entrepostos de Pescados em conjunto com a Adab e do Projeto Piloto do cultivo do Bijupirá familiar; Ampliação da capacitação de pescadores; Impulsionamento do Projeto Barco Escola; Regulamentação da Pesca e Aquicultura no Estado; Consolidação, ampliação e definição da gestão dos Terminais Pesqueiros. “Vamos analisar a possibilidade de utilizar o modelo de gestão em Parceria Público-Privado, de modo que possamos ofertar esses serviços essenciais aos usuários dos Terminais de Salvador e Ilhéus” acrescenta Cássio Peixoto, “Afinal os investimentos do Governo do Estado precisam ser traduzidos em benefícios diretos para a sociedade, de forma a gerar emprego e renda para os que mais precisam”, diz.

Nesse sentido, uma agenda de trabalho já está sendo elaborada em parceria com a SEDIR, através da CAR, e também com o SEBRAE e a Secretaria Extraordinária de Portos. Como prioridade também foram colocados os aspectos de infraestrutura para a melhoria dos serviços de Assistência Técnica, a partir do novo modelo de chamada pública, calcada na recente Legislação Federal, como a informatização e gerenciamento dos projetos, de forma a obter uma mensuração rápida e eficiente dos resultados alcançados nos projetos. “Com isso, programas estruturantes como o Vida Melhor, terão como ser alimentados com dados consistentes e que permitam avaliar as linhas de progresso”, aponta Peixoto que, durante a reunião, esteve acompanhado pela Chefe da Divisão de Informática da EBDA, Regina Marinho e pela equipe da PRODEB.

Terminais – Inaugurados pelo Governador do Estado, Jacques Wagner e pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, em novembro do ano passado, os Terminais Pesqueiros de Salvador e Ilhéus foram idealizados para estimular a economia local, oferecendo aos pescadores da região e visitantes uma área própria para trabalharem adequadamente.

“Mais do que um simples apoio logístico, a finalidade dessas estruturas é promover uma nova visão da atividade, tendo apoio do setor para a qualificação de mão-de-obra, capacitação profissional e formação de gestores”, explica Peixoto, lembrando que a unidade de Ilhéus é dotada de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados, sala de higienização, pátios de caminhões, vestiários, sanitários e casa de máquinas. Fábrica de gelo com capacidade para 50 mil quilos/dia, central de fornecimento de energia, boxes de vendas, oficina de manutenção de embarcações, central de higienização de caixas, lanchonete e estacionamento também compõem a estrutura da unidade.

“E para que tudo isso funcione adequadamente é necessário esforço em conjunto entre Governo, Cooperativas, Associações, Federação dos Pescadores e demais entidades setoriais e iniciativa privada para utilizar, aproveitar e estimular o uso de toda a capacidade estimada e planejada para os equipamentos”, finaliza o presidente da Bahia Pesca, ressaltando que a expectativa da empresa com relação aos terminais é melhorar a qualidade e a produtividade do pescado local, aprimorar as condições de trabalho e reduzir o custo do peixe para os moradores da cidade e região.

Olhar Digital: Segurança e privacidade de dados ainda são esquecidos, diz estudo


Pesquisa mostra que assuntos ainda não são tratados como prioridade em boa parte das companhias 


Uma pesquisa produzida pela Edelman, em parceria com a Ponemon Institute, aponta que segurança eprivacidade ainda são problemas para empresas. Segundo a pesquisa, falta de prioridade, ausência de recursos e pouca transparência na abordagem dos temas.

Existe uma fragilidade da gestão dos riscos financeiros e de reputação causados pelo vazamento ou uso indevido de informações pessoais. Os resultados do estudo ainda mostram que as empresas não agem com a rapidez necessária para lidar com o problema.

No Brasil, a realidade é similar à global. No País, 51% dos entrevistados disseram que a empresa não considera privacidade e segurança das informações pessoais como prioridade; 43% entendem que suas empresas não têm experiência, treinamento ou tecnologia para proteger os dados e 40% afirmam não contar com os recursos adequados; além disso, apenas 26% dos ouvidos acreditam que a empresa seja transparente sobre o uso dado às informações de funcionários e clientes.

A pesquisa ouviu 6,4 mil executivos responsáveis pelo gerenciamento de dados em 29 países, incluindo o Brasil. 

Vereador defende publicação de alvará na internet - EXAME.com


Medida permitiria maior controle social sobre casas noturnas, defendeu o vereador Floriano Pesaro
Guilherme Waltemberg

REUTERS/Edison Vara
Área do bar da boate Kiss danificada após o 
incêndio que matou ao menos 233 pessoas em
 Santa Maria, Rio Grande do Sul


São Paulo - O líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Floriano Pesaro, disse nesta segunda-feira que pretende apresentar um projeto de lei que obrigue as casas noturnas a publicarem os números de seus alvarás e licenças de funcionamento em suas páginas na internet para que possam funcionar.

De acordo com Pesaro, essa seria uma maneira de promover um controle social dessas casas e evitar o acontecimento de novas tragédias, como o incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria (RS), que matou mais de 200 pessoas.

"Tudo tem de estar na internet sob pena de cassação do alvará", explicou o vereador. Pesaro disse que pretende apresentar o projeto na próxima segunda-feira (4), pois ainda faltam definir alguns detalhes, como o número mínimo de pessoas que a casa comportaria para estar sujeita a essas regras. O vereador deu as declarações durante a abertura do Congresso Estadual do PSDB.

TI INSIDE: Seminário Políticas de (Tele)Comunicações discute espectro e regulação da Internet



Acontece no dia 20 de fevereiro, em Brasília, mais uma edição do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado em conjunto pela Converge Comunicações, que edita este noticiário, e o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/UnB). Na edição deste ano, o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, abre o evento com a apresentação da pauta política para o setor. A Anatel também apresentará a pauta regulatória do ano, com a presença do seu presidente, João Rezende, em debate com o presidente do SindiTelebrasil, Antonio Carlos Valente.

O evento terá ainda uma apresentação da agenda regulatória da Ancine e um balanço da atuação da agência junto ao setor audiovisual, feita por seu presidente, Manoel Rangel.
Além desses temas, o evento trará ainda um debate sobre as perspectivas para o futuro do mercado de radiodifusão e as consequências para as políticas de espectro no Brasil, com impactos no setor de banda larga e telecomunicações. Esse tema será discutido pelo secretário de comunicação eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, e pelo vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, além de representantes do setor de radiodifusão, fornecedores e academia.

Outro tema de destaque no evento Políticas de (Tele)Comunicações são as perspectivas de regulação para o setor de Internet. Este bloco terá uma apresentação internacional do pesquisador e diretor de pesquisa do Berkman Center for Internet and Society de Harvard, Rob Faris , seguido de debate com representantes do Ministério das Comunicações, Oi, Google, Intervozes e Organizações Globo.

O evento tem valores promocionais até o dia 30 de janeiro. Mais informações sobre a programação completa e lista de palestrantes atualizada podem ser encontradas no site convergecom.com.br/eventos ou pelo telefone 0800-77-15-028. 

Portal A TARDE: consumidores podem reclamar pela internet


Thaís Seixas*

Sites recebem as reclamações dos internautas e
informam às empresas 

Com o crescimento dos serviços de compra pela internet, também aumentou o número de problemas relacionados à qualidade, entrega e troca dos produtos adquiridos. Entretanto, apesar de sofrerem mais riscos do que em uma compra física, os internautas ganharam novos aliados na hora de exigir seus direitos de consumidor.

Atualmente, inúmeros sites para reclamações são utilizados por quem se sente prejudicado no atendimento ou no serviço de entrega dos produtos. No Reclame Aqui, os usuários podem publicar gratuitamente os problemas relacionados à compra. Basta ser cadastrado e preencher um formulário com informações sobre a reclamação, se os canais de atendimento foram acionados e o prazo foi cumprido pela empresa, além da descrição do problema.

O estudante de mecatrônica Diego Morais, de 23 anos, realiza compras pela internet há muitos anos e já conhecia o Reclame Aqui, mas utilizou os serviços do site pela primeira vez em dezembro, após adquirir uma televisão. De acordo com o ele, a compra aconteceu no período do Natal, quando as empresas e lojas virtuais entram na briga pelos clientes e abaixam os preços, que muitas vezes não são cumpridos.

Após ter sua compra cancelada, Morais divulgou sua reclamação e foi atendido pela empresa, porém, não conseguiu levar o produto pelo valor da promoção. Por isso, fez uma nova compra em outra loja virtual, que também apresentou problemas relacionados à confirmação de dados cadastrais. O estudante fez nova reclamação no site e foi atendido.

"A ideia do site é muito boa, porque algumas empresas levam a sério. É uma ferramenta para você pesquisar antes de comprar em uma loja. Em relação à segunda empresa, eu recebi a resposta da reclamação em menos de 24 horas", ressalta Morais, que só voltaria a comprar nestas duas lojas virtuais após analisar o serviços das concorrentes. 

O site Reclamão também funciona a partir de um cadastro simples e gratuito. No texto de apresentação, o site enfatiza que não responde pelas empresas; cabe a elas este papel e a manutenção de sua imagem. Quando as lojas fornecem informações sobre o problema, o site envia um e-mail para o internauta sobre a resposta. Também é possível acessar uma lista de links e dicas sobre reclamações.

Por meio do site Nunca Mais, é possível esclarecer dúvidas, acessar cartilhas, dicas, alertas e reclamações de outros usuários. A página orienta que o consumidor não compre produtos de empresas que são alvos de reclamações, para não se tornar mais um na lista de clientes insatisfeitos. Já o Você Reclama traz opções para os internautas postarem suas reclamações no formato de vídeo.

Procon - "Esses sites, na verdade, são ferramentas das redes sociais, nos quais dificilmente alguma empresa é elogiada. Como termômetros dos fornecedores que desrespeitam a defesa do consumidor, esses sites acabam funcionando porque as empresas não querem aparecer de forma negativa nessas redes, já que todas prezam pelo atendimento por excelência", afirma a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal.

Entretanto, apesar de aliados, ao ponto em que servem como ferramentas de divulgação dos maus fornecedores, os sites para reclamações não podem ser vistos como única saída na busca pelos direitos do consumidor. Além do mais, segundo Gracieli, as simples reclamações pela web não servem como provas em processos contra as empresas. "As queixas feitas por estes sites podem agregar valor somente se respaldadas com documentos comprobatórios, o que evita também que as empresas entrem com um processo por danos morais contra o consumidor - para o caso de falsas acusações", salienta. 

É importante, em casos de violação dos direitos, que o consumidor se dirija ao Procon munido de todos os documentos que comprovem a sua reclamação, como a propaganda de divulgação do produto adquirido, nota fiscal e protocolos de registros de reclamações, por exemplo. "Em compras pela internet, o consumidor tem direito de arrependimento de 7 dias, a contar do recebimento do produto em casa. O prazo de devolução ou troca dependerá de cada empresa", pontua Gracieli.

IDG Now!: Um em cada três domicílios no País tem TV paga, diz Anatel



De acordo com balanço do órgão regulador, País fechou o ano passado com 16,2 milhões de domicílios TV por assinatura

O Brasil chegou ao final do ano passado com 16,2 milhões de domicílios com o serviço de TV por assinatura. Durante todo o ano de 2012, foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas, o que representou um crescimento de 27%, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ao considerar o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV paga são distribuídos para aproximadamente 53,4 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,2% das residências do País. 

O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior penetração do serviço, com 49,7% das residências atendidas. Em seguida, aparece São Paulo, com 47,4% e o Rio de Janeiro, com 42,6%.

O serviço prestado via satélite chegou ao final do ano com 60,8% da base de assinantes, e o serviço a cabo alcançou 38,3% dos assinantes.

Codigo Fonte: Pesquisa mostra relação entre atividade no Facebook e disturbios mentais



Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, encontraram relação entre a anedonia - a falta de prazer em realizar qualquer atividade - e a atividade social da pessoa, no Facebook.

A anedonia é um sintoma que se manifesta em casos de depressão, neurastenia e alguns tipos de esquizofrenia.

O estudo chamado “Perfis de redes sociais correlacionados com esquizotipia” conclui que indivíduos com mais pontos na escala de anedonia possuem menos amigos no Facebook, postam menos fotos próprias, e levam mais tempo para se comunicar com outras pessoas.

O estudo aponta que terapeutas poderão criar novos critérios para estabelecer diagnósticos utilizando-se de redes sociais, ao invés de se basearem somente em relatos dos pacientes.

- Os questionários atuais dependem da memória de uma pessoa, que pode ou não ser precisa. Ao acessar um perfil na rede social, somos capazes de identificar outros elementos da comunicação do indivíduo, que traz novos significados - afirmou a coordenadora do estudo, Elizabeth Martin.

A pesquisa foi publicada no jornal “Psychiatry Research”, e entrevistou 211 estudantes universitários, identificados com o distúrbio.

Olhar Digital: Interferência de governos no Twitter fica mais intensa



O Twitter divulgou nesta segunda-feira, 28, em comemoração ao "Dia da Privacidade de Dados", a segunda edição de seu relatório de transparência, que revela a quantidade de pedidos de remoção que chegaram ao site e quantas vezes a identidade dos usuários foi solicitada por governos ao redor do mundo.

A rede de microblogs dividiu a publicação em três partes: informações requeridas, pedidos de remoção e notificações de direitos autorais. Só a última apresentou redução em relação ao semestre anterior; se entre janeiro e junho de 2012 foram 3.378 reclamações, de agosto a dezembro o número caiu para 3.268.

Subiu de 849 para 1.009 a quantidade de informações requeridas, sendo que 34 desses requerimentos vieram do Brasil. No caso dos pedidos de remoção, a alta foi de 6 para 42 - 16 só no Brasil.

Para ver o relatório completo, clique aqui. Confira os dados do primeiro relatório aqui.

IDG Now!: Governo de Antigua quer lançar site de pirataria em retaliação aos EUA


Projeto foi autorizado pela OMC, uma medida legal contra práticas comerciais abusivas dos EUA contra a ilha caribenha


O governo de Antigua e Barbuda quer lançar um site que oferece música, filmes e softwares para baixar livremente - sem que as empresas dos EUA recebam por isso. Há até uma autorização da Organização Mundial do Comércio (OMC) para que a ilha caribenha suspenda todos os direitos autorais aos Estados Unidos, segundo o site TorrentFreak.

Com o aval da OMC, o país pode pôr o seu projeto oficialmente em prática."Não há alguém no mundo que possa nos impedir de fazer isso, já que temos a aprovação da OMC", disse o advogado de Antigua, Mark Manel, ao site.

O motivo principal que teria levado o governo de Antigua e Barbuda a solicitar à OMC o pedido de suspensão de direitos autorais foi uma disputa comercial de anos entre a ilha e os EUA.

Ainda não está claro quais são exatamente os planos para o site, que há meses está sendo desenvolvido. Mas segundo o TorrentFreak, o portal ofereceria filmes, séries de televisão, música e software a usuários do mundo todo. Ainda não há data oficial para o lançamento, ou mesmo informações sobre se a página será paga.

Também não há quaisquer indícios de que o governo americano concordará com essa "pirataria autorizada" - embora a votação da OMC pela suspensão tenha sido unânime, ou seja, também recebeu votos de representantes dos EUA, segundo o TorrentFreak.

"Se Antigua de fato proceder com o plano de autorizar o roubo de propriedade intelectual, isso servirá apenas para atingir os próprios interesses do governo", disseram representantes dos EUA, em uma carta direcionada à OMC, no mês passado. "Essa pirataria autorizada acabaria com as chances de um acordo que poderia trazer reais benefícios a Antigua. Isso também servirá como o principal impedimento para investimentos estrangeiros na economia da ilha, particularmente em setores de alta tecnologia."


Mas isso não parece amedrontar em nada o governo caribenho. "Nós assumimos que isso é apenas uma retórica para consumo público, e esperamos que os Estados Unidos deixem de lado essas táticas e concentrem seus futuros esforços na negociação pensada em vez de intimidação", afirmou o líder da Antigua and Barbuda Investment Authority (ABIA), Emanuel McChesney.

Entenda o casoHá anos o governo dos EUA estabeleceu um bloqueio para impedir que indústrias de jogos de Antigua tivessem acesso ao mercado americano, enquanto empresas nacionais o podiam fazer livremente. Segundo o governo do país caribenho, a indústria de jogos ficou devastada por conta dessa prática dos Estados Unidos e anos de negociações que não levaram a nada, e não havia alternativa a não ser apelar para a suspensão de direitos autorais.

"Esse esforço agressivo para fechar a indústria de jogos em Antigua resultou na perda de centenas de empregos bem pagos e apreensão pelos americanos de bilhões de dólares que pertenciam aos operadores e seus clientes em instituições financeiras de todo o mundo", disse o Ministro de Finanças de Antigua, Harold Lovell. "Se o mesmo tipo de ações, feita por outra nação, causasse às pessoas e à economia dos Estados Unidos um impacto tão significante, a Antigua iria - sem qualquer hesitação - apoiar a sua busca por justiça."

Em 2005 a OMC decidiu que essa prática feria o livre comércio e, já que não havia acordos que favorecessem o lado prejudicado, a Organização liberou uma autorização prévia para que o governo de Antigua pudesse suspender todos os direitos autorais dos EUA.

Olhar Digital: Japão programa transmissões em 4K para 2014



O Japão será o primeiro país a transmitir conteúdo televisivo em ultra-definição. A informação parte do Ministério das Comunicações do país, que agendou o início das emissões em rede aberta para julho de 2014.

A primeiro momento, o UHD japonês será transmitido via satélites de comunicação, devido à grande quantidade de dados. O uso de satélites televisivos e antenas de solo virá a seguir, reduzindo custos.

O índice atingido pelo Japão, também chamado UHD ou 4K, terá resolução de 3.840 × 2.160 pixels. O valor é quatro vezes maior que a alta-definição atual, que chega a taxas mínimas de 1.920 x 1.080 pixels.

Este padrão é utilizado no Brasil na transmissão de sinal digital, disponível desde 2007. Ao contrário das transmissões japonesas, contudo, o país ainda tem cerca de 50% da sua população dependente do sinal analógico.

O fim das transmissões analógicas em solo brasileiro está previsto para 2016. A esta altura, o Japão iniciará testes de transmissão 8K, quatro vezes a resolução da UHD. Segundo o governo do país, o padrão 4K já estará disponível para a Copa do Mundo de 2014. 

Custos e oportunidades

Na Europa, a rede de TV a cabo Eutelsat foi a primeira a anunciar conteúdo em alta-resolução. A emissora francesa tem um canal dedicado ao 4K, mesmo com poucos usuários da tecnologia. Uma TV com suporte a este tipo de imagens pode custar até US$ 38 mil. No Brasil há modelos por R$ 45 mil.

Embora sejam caras e o setor de televisores esteja em crise ante a popularização de outros aparelhos, a escolha do Japão vai ao encontro da demanda de seu mercado. Empresas locais como Sony, Sharp e Panasonic lideram o setor das TVs de ultra-definição e veem no país uma grande fonte de renda. 

Olhar Digital: Desbloqueio de celular agora é crime nos EUA


Decisão foi tomada em outubro, mas passou a valer agora 
Se no Brasil as operadoras telefônicas são obrigadas a desbloquear aparelhos para seus clientes - mesmo se houver algum plano de fidelidade -, nos Estados Unidos as coisas são diferentes. Desde sábado, 26, quem desbloquear seu celular sem autorização da empresa que o vendeu estará cometendo um crime.

A regra foi aprovada em outubro de 2012 e passou a valer nesse fim de semana, quando expirava o prazo de 90 dias para adaptação. Também foi proibido modificar os sistemas operacionais dos tablets - jailbreak do iPad, portanto, é ilegal.

O Congresso local tomou as decisões na revisão do DMCA, a lei de direitos autorais digitais. Desde 1998, o DMCA trabalha para banir a produção de sistemas que contornem os direitos, mas a cada três anos o Congresso pode incluir excessões ao texto - desta vez entrou a possibilidade de se hackear smatphones, mas não tablets.

Aparelhos como iPad ficaram de fora porque não há definição clara sobre o que é o dispositivo, então incluí-lo poderia criar problemas a outros mercados, como o de leitores digitais, por exemplo. 

IDG Now!: Operadoras devem reforçar sinal na Copa das Confederações, diz ministro



Cobrança também vale para as demais cidades, que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, diz Paulo Bernardo

As operadoras de telefonia móvel terão que reforçar o sinal em torno dos estádios brasileiros nas cidades-sede da Copa das Confederações, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A competição ocorrerá em seis capitais brasileiras em junho deste ano.

“A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e o ministério já estão discutindo isso [o reforço do sinal] com as empresas que exploram o serviço. É um evento com uma grande aglomeração de pessoas, sobrecarregando as antenas. Atender à chamada de celular é um problema das empresas. Elas vão ter que montar uma estrutura transitória para poder dar vazão a isso”, disse o ministro.

Durante a Copa das Confederações, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza serão as cidades-sede. No entanto, a exigência de melhoria na telefonia móvel também vale para as demais cidades, que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre.

O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram nesta segunda-feira acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil.

O acordo definiu que o governo federal será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.

*Com informações da Agência Brasil

Convergência Digital: Copa 2014: Minicom assina com a FIFA e cobra teles móveis

Copa 2014: Minicom assina com a FIFA e cobra 
teles móveis 

As operadoras de telefonia móvel terão que reforçar o sinal em torno dos estádios brasileiros nas cidades-sede da Copa das Confederações, disse nesta segunda-feira, 28/01, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A competição - que começa no dia 15 de junho - ocorrerá em seis capitais brasileiras.

“A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e o ministério já estão discutindo isso [o reforço do sinal] com as empresas que exploram o serviço. É um evento com uma grande aglomeração de pessoas, sobrecarregando as antenas. Atender à chamada de celular é um problema das empresas. Elas vão ter que montar uma estrutura transitória para poder dar vazão a isso”, disse o ministro.

Durante a Copa das Confederações, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza serão as cidades-sede. No entanto, a exigência de melhoria na telefonia móvel também vale para as demais cidades, que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre.

O Ministério das Comunicações e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assinaram nesta segunda-feira acordo que estabelece as obrigações na área de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. O acordo definiu que o governo federal será responsável por toda a infraestrutura fixa, que ficará como legado ao país, enquanto a Fifa custeará o que será usado apenas durante o Mundial.

A previsão, até o momento, é que o governo federal desembolse R$ 380 milhões. Do total, R$ 200 milhões foram repassados ao orçamento de 12 redes metropolitanas. Os outros R$ 180 milhões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará para reforço, treinamento, equipamentos, rede, entre outros.

O acerto entre Governo e Fifa veio depois de um bom embate entre as partes. A FIFA 'derrotou' o ministério das Comunicações - que pleiteava o pagamento pelos serviços prestados na infraestrutura montada pela Telebras. A dona da Copa do Mundo, no entanto, descartou essa possibilidade e fincou o pé que teria tudo de graça.

Para evitar mais transtornos - uma vez que as obras do megaevento estão atrasadas - o Governo Dilma, com a Medida Provisória nº 600, publicada em 28 de dezembro de 2012, decidiu 'assumir' todos os encargos com a criação da Telebras Copa, subsidiária, especialmente, criada para permitir à estatal prover serviços.

No final do ano passado, o diretor de Rede da Vivo, Leonardo Capdeville, informou ao Convergência Digital, que as teles - Vivo, Claro, Oi, TIM e Nextel - já tinham acertado o compartilhamento de infraestrutura para atender aos torcedores dentro do estádio. O modelo seria o de Sistema de Antena Distribuída, já adotado nos estádios da Copa da África do Sul, e na Olimpíada, de Londres. Há um compartilhamento do 3G/Wi-Fi, e no caso da Copa das Confederações e da Copa 2014, com o 4G. O investimento das teles ficaria em torno de R$ 25 milhões, nos 12 estádios da Copa 2014.

Telebras: estamos no prazo

Responsável pela infraestrutura de telecomunicações para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014, a Telebras informou na sexta-feira, 25, que encerra o mês com 74% das obras executadas nas seis cidades-sede da Copa das Confederações - Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza. “Isso significa que o cronograma está rigorosamente em dia”, afirma o presidente da estatal, Caio Bonilha. A previsão de entrega final é março.

De acordo com o cronograma da empresa, Brasília é a mais avançada, com 87% das obras de telecomunicações prontas. Logo em seguida vem Salvador, com 79%; Recife, 77%; Belo Horizonte, 70%; Rio de Janeiro, 67% e Fortaleza, com 66%. Segundo o presidente da estatal, Caio Bonilha, as obras de telecomunicações nas seis cidades-sede estão em estágio final, dependendo da conclusão de trechos de fibra óptica e Pontos de Presença (POPs) da rede metropolitana. “O nosso planejamento é entregar a infraestrutura de telecomunicações em março. Para que isso se concretize, precisamos que as obras civis nos estádios estejam prontas para instalar todos os nossos equipamentos”, afirmou.

Com relação às demais seis cidades-sede – São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre – o percentual de execução é de 20%, atualmente em fase de licenciamento e projeto executivo. “Estamos dentro do cronograma previsto e planejamos entregar as obras das cidades até dezembro deste ano. Para isso, contamos com a colaboração das diversas entidades que vão licenciar as obras”, afirmou Bonilha. Ao todo, serão disponibilizados mais de 1,2 mil km de fibra óptica nas regiões metropolitana das 12 cidades-sede, construídos 780 km de fibra óptica, com a utilização, inclusive, de redes de fibras já implantadas e ativação de mais de 47 Pontos de Presença (POPs).

* Com informações da Agência Brasil e da Telebras


Olhar Digital: Supercâmera americana detecta pequenos objetos a 6 km de altitude




A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) revelou detalhes sobre uma nova supercâmera que está desenvolvendo. A capacidade do aparelho é tão grande que é capaz de reconhecer objetos de 15 centímetros a uma distância de 6 quilômetros.

A ARGUS-IS, um dos sistemas de alta resolução mais poderosos do mundo, deverá ser usado em sondas não-tripuladas e pode visualizar uma área de quase 26 km² de uma só vez.

Será possível gerar imagens em tempo real do que se passa no campo de visão da câmera. Além disso, também será possível rastrear automaticamente o movimento de pessoas e veículos que passarem pela área monitorada.

Este sistema gerará até 600 GB de dados por segundo. Isso significa que são mais 1 milhão de terabytes gerados diariamente que poderão ser armazenados pelo sistema.

Confira no vídeo abaixo o funcionamento da ARGUS (em inglês):


 

TI INSIDE: Receita de telecomunicações chegará a US$ 2,2 trilhões em 2013 no mundo



O setor de telecomunicações poderá chegar a uma receita mundial de US$ 2,2 trilhões em 2013, segundo previsão do Insight Research. A empresa de análise explica que o setor sofreu os impactos negativos da economia global em 2012, o que acabou por diminuir o crescimento previsto anteriormente. Sem revelar os números, o levantamento diz que o investimento em serviços de redes móveis cresceu modestamente no ano passado, enquanto os gastos com redes fixas diminuíram.

Na previsão da Insight, a receita do setor crescerá dos US$ 2,2 trilhões neste ano para US$ 2,7 trilhões em 2018, com um CAGR (média de crescimento anual) de 3,8% nesse período. O crescimento da base e da demanda levará as receitas de serviços móveis a aumentarem 31%, enquanto as receitas de conexões fixas devem estagnar até que haja uma recuperação substancial da economia mundial. Alguns setores específicos, como Ethernet, cloud e soluções móveis; deverão crescer dois dígitos.

Na América do Norte, as receitas móveis deverão crescer 35%, enquanto a receita de banda larga fixa chegará a 19% de aumento em relação aos níveis atuais. A empresa de análise diz que, até que se recuperem fatores como condições econômicas, expansão imobiliária, população e renda, o mercado deverá ter crescimentos tímidos em áreas como dados móveis e IPTV e declínio em serviços mais maduros, como voz e dados em conexões fixas. 

Adrenaline: Novo Mega apaga conteúdo pirata em 48 horas



O Mega, novo serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, parece bem mais eficiente no combate à pirataria do que seu antecessor, o Megaupload. Pelo menos conforme testes feitos pela LeakID, companhia francesa anti-pirataria, que descobriu que o conteúdo denunciado por violar direitos autorais foi removido dentro de 48 horas.

De acordo com informações do TorrentFreak, a firma opera um sistema de busca chamado LeakSearch, que procura automaticamente arquivos piratas em redes P2P e sites de compartilhamento. Na última terça-feira, ela enviou várias denúncias ao Mega em nome da Citel Video, pedindo a remoção de cinco links para download de episódios do anime Naruto.

O site nota que, graças ao sistema de criptografia do Mega, os administradores do serviço precisam confiar totalmente nas denúncias, já que não podem obter acesso ao conteúdo denunciado. Isso pode causar problemas com acusações inverídicas, já que as regras do Mega determinam a remoção da conta de infratores reincidentes. Como precaução, quem faz a denúncia precisa fornecer também a chave para decodificar os arquivos.

Kim Dotcom, o criador do Mega, afirma que o site recebe cerca de 500 arquivos por segundo, o que dá uma média de 43,2 milhões de arquivos por dia. Um número grande, mas ainda bem longe do Dropbox, onde mais de 1 bilhão de arquivos são enviados a cada 24 horas.

UOL: Pesquisa mostra supremacia do Android frente à Apple em smartphones



O Android, o sistema operacional móvel do Google, domina o mercado mundial de smartphones, onde constitui um "duopólio" junto com o software da Apple, segundo um estudo publicado na segunda-feira pela empresa Strategy Analytics.

Um recorde de 92,1% dos 217 milhões de smartphones vendidos no quarto trimestre funcionam com Android ou com o sistema operacional da Apple, o iOS, considerou a empresa.

"A indústria dos smartphones em todo o mundo se transformou de fato em um duopólio, já que a demanda dos consumidores se polarizou em torno dos modelos de consumo massivo do Android e dos designs premium da Apple", disse Scott Bicheno, analista da Strategy Analytics.

O Android registra o maior crescimento: o software, utilizado por vários fabricantes de telefones, dos quais a Samsung lidera o mercado, viu quase duplicar em um ano o número de aparelhos que o empregam, passando de 80,6 a 152,1 milhões de unidades vendidas, elevando sua parcela de mercado a 70,1%.

No mesmo período, o iPhone da Apple viu suas vendas passarem de 37 a 47,8 milhões de unidades, o que representa uma parcela de mercado de 22% no quarto trimestre.

No total de 2012, a parcela de mercado de Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4%.

"O Android é claramente o líder indiscutível em volume do setor dos smartphones neste momento", disse o diretor executivo de Strategy Analytics, Neil Mawston.

"O desafio do Android para 2013 será defender sua liderança, não só frente à Apple, como também frente a uma onda emergente de competidores sedentos, que inclui a Microsoft, Blackberry, Firefox e Tizen".

A Microsoft redesenhou seu sistema operacional Windows com a esperança de se lançar novamente no mercado de telefonia móvel.

Já o Research in Motion (RIM), o fabricante canadense do Blackberry, arrisca sua sobrevivência com uma nova gama de telefones e um novo sistema operacional que será lançado esta semana.

A Fundação Mozilla anunciou na semana passada dois smartphones projetados para permitir aos desenvolvedores testar seu novo sistema operacional móvel o Firefox OS.

Além disso, o Y Tizen, um projeto baseado no software de código aberto Linux, está sendo desenvolvido por vários grupos eletrônicos e operadoras de telecomunicações.

G1: Aplicativo WhatsApp é acusado de violar privacidade de usuários


 
WhatsApp usa números de
usuários cadastrados para
envio de mensagens.

Autoridades do Canadá e da Holanda, que zelam pela proteção da informação privada, acusaram esta segunda-feira (28) o popular aplicativo para celulares inteligentes WhatsApp de violar várias leis relacionadas à questão.

O Comissariado para a Proteção da Privacidade do Canadá e a autoridade holandesa de proteção de dados pessoais, a CBP, fizeram uma investigação conjunta do WhatsApp, sistema de mensagens instantâneas para smartphones.

Para usar o serviço do WhatsApp, os usuários devem autorizar o acesso do aplicativo a toda a sua agenda de endereços. Todos os números de telefone em seu dispositivo móvel são enviados para o aplicativo para facilitar a identificação de outros usuários do programa.

Ao invés de apagar o número dos usuários, o aplicativo os mantém, enquanto as leis canadenses e holandesas preveem que a salvaguarda de informação deve ter um propósito determinado. Só os usuários do aplicativo que tiverem aparelhos iPhone, da Apple, com o software iOS 6 poderão adicionar manualmente os contatos e evitar a coleta automática de dados.

O Comissariado e a CBP também informaram que no começo da investigação, mensagens enviadas pelo aplicativo não estavam criptografadas e podiam ser interceptadas, especialmente quando enviadas de uma rede Wi-Fi não protegida. Em setembro de 2012, o WhatsApp reagiu à investigação em curso e começou a criptografar seu serviço de mensagens.

De acordo com as duas autoridades, o WhatsApp gera senhas para a troca de mensagens usando a informação associada aos dispositivos. Estas senhas podem ser facilmente reveladas. Um terceiro poderia, portanto, enviar e receber em nome dos usuários sem seus conhecimentos. O WhatsApp também mudou seu sistema, usando uma chave mais segura, gerada aleatoriamente.

O Comissário e a CBP colaboraram na investigação após uma denúncia apresentada em 26 de janeiro de 2012, mas apresentaram informes em separado, segundo as leis que protegem a privacidade dos dois países.

Em agosto, o WhatsApp anunciou no microblog Twitter ter superado em um único dia os 10 bilhões de mensagens compartilhadas.

INFO: Tablets se transformam em violões nos prêmios MidemLab



Um aplicativo que permite transformar o tablet em um violão para aprender a tocar suas cordas conseguiu nesta segunda-feira um dos três prêmios MidemLab, com os quais o Mercado Internacional do Disco e a Edição Musical distingue os empreendedores que souberam unir tecnologia e música.

"Songful" é o nome do aplicativo desenvolvido pela instruMagic, que pede que o usuário toque os acordes corretos de canções pré-carregadas e que levou o prêmio na categoria de "Criação, recomendação e descoberta musical".

Na categoria "Marketing e atividade social", o prêmio foi para a "Jampliy", uma página que busca ampliar a base de seguidores de um artista transformando os fãs nos principais vendedores de suas criações e novidades, fomentando sua capacidade de viralização para outros potenciais admiradores.

Por último, o prêmio na categoria "Serviços ao consumidor e monetarização do conteúdo" foi para "Stageit", uma plataforma que permite realizar shows improvisados, "em qualquer parte e em qualquer momento", através de webcams.

IDG Now!: Mesmo após update, Java continua sendo ameaça à segurança dos usuários



As novas configurações de segurança do Java, projetadas para bloquear ataques drive-by download do navegador, podem ser contornadas por crackers, disse um pesquisador no domingo (27/1). Vale lembrar que ataques desse tipo instalam automaticamente malwares nas máquinas de usuários que visitam sites comprometidos.

A notícia veio na sequência de várias e embaraçosas vulnerabilidades 0-day, e do recente compromisso assumido pelo chefe de segurança do Java de que a sua equipe corrigiria os bugs no software.

As configurações de segurança do Java que podem ser contornadas foram introduzidas no mês passado, com o Java 7 Update 11. Essas disposições permitem que os usuários decidam quais applets podem ser executados dentro dos navegadores. A mais rigorosa das quatro configurações supostamente bloqueia qualquer applet não-assinado com um certificado digital válido.

Outras restrições aprovam livremente a maioria dos applets não-assinados, executam applets não-assinados somente se o próprio Java estiver atualizado, ou exibem um aviso antes que applets não-assinados sejam executados.

Mas, de acordo com CEO da Security Explorations Adam Gowdiak, nenhuma dessas configurações chega a atrapalhar um cracker. "O que descobrimos é que o código Java não-assinado pode ser executado com sucesso em um sistema-alvo Windows, independente do nível de segurança definido pelo usuário no Painel de Controle do Java", escreveu o especialista em um post no domingo (27/1), na lista de discussão Bugtraq. "O 'alto' ou 'muito alto' não importa muito aqui. Ainda assim o código será executado."

Seguro, mas nem tanto

Depois de identificar a vulnerabilidade e criar um exploit prova-de-conceito que funciou no Java 7 Update 11 (a versão lançada há duas semanas) rodando em Windows 7, Gowdiak reportou o bug para a Oracle.

Sua descoberta torna discutível - pelo menos em teoria - a última alteração de segurança da Oracle. Quando liberou a atualização de emergência em 13 de janeiro para anular duas vulnerabilidades críticas do plug-in do Java, incluindo uma que foi ativamente explorada por cibercriminosos, a Oracle também redefiniu automaticamente o Java para o nível de segurança "Alto". Nessa configuração, o software notifica os usuários antes que eles possam executar applets não-assinados.

Embora não haja evidências de que crackers estejam explorando essa nova vulnerabilidade, Gowdiak deu a entender que não seria difícil para eles o fazerem. "Ela deve ser considerada", disse Gowdiak. "Estamos realmente surpresos ao descobrir o quão trivial é contornar essas novas configurações de segurança."

Os cibercriminosos intensificaram seus ataques contra o Java e o seu plug-in, e algumas empresas de segurança estimam que eles sejam responsáveis ​​por mais de metade de todas as tentativas de explorações. Na maioria das vezes, exploits Java são utilizados para realizar ataques drive-by download.

Gowdiak publicou sua reivindicação poucos dias depois de a Oracle lançar uma gravação de uma conferência entre os líderes do grupo de usuários Java e o principal gerente sênior de produto, Milton Smith, responsável por supervisionar a segurança do software. Eles discutiram as recentes vulnerabilidades e o caminho que a Oracle estava tomando.

Durante a chamada, Smith explicou os aperfeiçoamentos de segurança para o Java 7, incluindo a introdução das configurações do Update 10 e a mudança do padrão de "médio" para "alto" do Update 11. "As mudanças efetivamente fazem com que applets não-assinados não sejam executados sem um aviso", disse Smith. "Algumas das coisas que estávamos vendo eram feitos silenciosos, onde as pessoas clicam em um link dentro de um e-mail e sem querer comprometem a máquina. Mas agora, essas características realmente impedem isso. Mesmo que o Java tenha um exploit, seria muito difícil atacar em silêncio."

Mas, de acordo com Gowdiak, não é bem assim que acontece. "As melhorias de segurança feitas recentemente para o Java 7 de jeito nenhum impedem ataques silenciosos", escreveu o especialista no Bugtraq.

Quando questionado sobre como os usuários que necessitam executar o Java em seu navegador devem se proteger, Gowdiak sugeriu que eles migrassem para um navegador com "click-to-play" - um recurso que obriga os usuários a autorizar explicitamente a execução de um plug-in. Tanto o Chrome quanto o Firefox incluem o click-to-play. "Isso pode ajudar a prevenir a exploração automática e silenciosa de vulnerabilidades conhecidas e ainda não corrigidas do plug-in do Java", disse Gowdiak.