sexta-feira, 1 de junho de 2012

IDG Now!: O Flame não é o malware mais complexo do mundo

IDG Now!: O Flame não é o malware mais complexo do mundo - Internet - IDG Now!


A coisa mais notável sobre o Flame é que ele está dominando os noticiários do mundo todo. Não que ele não valha uma notícia. A maioria das pessoas ainda desconhece o alcance e a escala da espionagem online. É novidade para a audiência, por isso é notícia. Mas, por que agora? Vamos colocar o Flame em perspectiva.

O Flame pode assumir computadores, teclas e movimentos do mouse. Pode capturar screenshots, ligar câmeras e microfones sem que necessitem acender a luz vermelha, se infiltrar e copiar dados para seus criadores - mas qualquer kit criminal de malware de 200 dólares também pode. O Flame é modular. Mas qualquer bom software também o é. Possui alguns poucos novos truques sonoros envolvendo bluetooth e outros dispositivos do tipo - mas, de novo, certamente é algo evolutivo e não revolucionário.

Até o momento, o ponto de referência que tínhamos para malware complexo - pelo menos que veio a público - era o Stuxnet, o vírus que sabotou o programa de enriquecimento de urânio no Irã, em 2009 e 2010.

O Stuxnet provavelmente custou apenas alguns milhões de dólares para ser produzido, de acordo com Patrick Gray, apresentador do podcast sobre segurança Risky Business. "Ralph Langner, um renomado pesquisador do Stuxnet, estimou que foi preciso de 5 a 10 desenvolvedores trabalhando em torno seis meses para criar o vírus", disse, em um discurso na Security Summit 2011, na África do Sul, no ano passado.

Gray estudou essas estimativas com algumas pessoas conhecedoras do assunto e calculou que o Flame teria sido "significantemente mais barato".

O Flame é 20 vezes o tamanho do Stuxnet, disseram, ou 40 vezes se todos os módulos dele estiverem operantes. Mas, como disse o consultor de tecnologia sênior da Sophos, Graham Cluley, isso é somente uma estimativa, e o Flame parece ter sido codificado de um jeito que naturalmente resultaria em grandeza.

Por conta do meu argumento, serei conservador e supor que o Flame precisou de 10 pessoas por ano para desenvolvê-lo. Custou 5 milhões de dólares, dando uma margem de segurança para seu contratante.

Mikko Hypponen, chefe do departamento de pesquisa da F-Secure, disse na conferência AusCERT no começo desse mês que há, literalmente, centenas de ofertas de trabalho sendo divulgadas para desenvolvedores norte-americanos de malwares e, presumivelmente, centenas de outras ofertas em todas as outras nações que são tecnologicamente avançadas. 

Esses desenvolvedores estão sendo contratados para se juntarem a outros no intuito de fazerem um trabalho que vem acontecendo há anos, o que representa dezenas de milhares de pessoas e bilhões de dólares por ano.

Dez pessoas por ano, de repente, parece... insignificante.

Deve haver centenas de vírus como o Flame, muitos arquivados para usos futuros - por certo -, mas muitos ativos, espionando para seus criadores.

Quais as chances de, nessa sombria galáxia de desenvolvimento de vírus de alta segurança, Flame ser o mais complexo de todos? O Flame, que finalmente foi detectado depois de rodar livremente pelo Oriente Médio durante dois anos, enquanto todos os outros vírus menos sofisticados - todos eles - ainda passarem despercebidos?

Quase nula, eu diria.

Flame aconteceu de ser pego ao mesmo tempo em que o seu descobridor, o Kaspersky Lab, estava no meio de uma campanha de publicidade mundial e no momento em que o Irã achou politicamente conveniente bancar a cyber vítima da vez. Disparem os relatórios para a imprensa.

Então, o que é que realmente está acontecendo lá fora?

Olhar Digital: Trojans brasileiros estão fazendo roubos automatizados de contas bancárias




Criminosos estão usando os próprios computadores das vítimas para plagiar funções do internet banking, como pagamentos e transferências 


Especialistas da Kaspersky Labs descobriram uma nova forma de roubo de dinheiro das contas bancárias de internautas. Segundo a companhia, os criminosos estão usando o próprio computador das vítimas, de maneira automatizada, para plagiar funções do internet banking como pagamentos de contas ou transferências de dinheiro. Os hackers copiam as funções presentes em trojans bancários mais antigos e complexos, como o Zeus e o Carberp.

Em 2009, algumas versões do trojan Zeus utilizava uma técnica chamada URLZone onde, após a infecção, uma transação não autorizada era feita a partir da máquina da vítima, ao invés de ser feita no computador do cibercriminoso. Para isso, o malware calculava automaticamente o saldo da vítima e quanto poderia roubar de dinheiro. O objetivo dos ladrões, ao usar essa técnica, é evitar a detecção de sistemas anti-fraudes de alguns bancos.

Geralmente estes trojans bancários são instalados em ataques drive-by-download (downloads encobertos de malware a partir de websites sem o conhecimento do utilizador) e se utilizando de plug-ins em navegadores infectados. Basta a vítima estar logada na página de internet banking para que o trojan ativo na máquina faça as operações de roubo em segundo-plano.

Mesmo os bancos brasileiros que utilizam a função "cadastramento de computadores", no qual detalhes específicos sobre a máquina do cliente são registrados pelo banco, tais como o número de série do HD ou o MAC address, estão em perigo. Além disso, até os bancos que exigem a digitação de CAPTCHAS para validar algumas operações, também estão vulneráveis, já que foram encontradas versões dos trojans com as funções para quebrar os CAPTCHAS.

Para evitar a infecção destes tipos de trojans, o ideal é seguir as dicas abaixo. E para saber mais sobre a nova técnica, clique aqui.

  1. Manter todos os softwares e plug-ins atualizados (principalmente o Java)
  2. Verificar se o acesso é seguro – todos os sites de autenticação de banco começam com “https”, que mostram a conexão segura (os endereços falsos encontrados não apresentavam este tipo de conexão)
  3. Verifique a presença do cadeado de segurança na página (os endereços falsos encontrados não apresentavam o cadeado)
  4. Nunca salve o endereço do Internet Banking nos favoritos. Há golpes que alteram os favoritos para direcionar o usuário para uma página falso
  5. Digite o endereço do banco pausadamente e com atenção para evitar cair no golpe do registro falso
  6. Dê preferência ao domínio b.br. Desde o começo de 2012, todos os bancos aderiram ao domínio banco.b.br.
  7. Nunca clicar em mensagens enviadas por e-mail, as famosas mensagens de phishing.
  8. Não use o Google para procurar a página do banco, pois criminosos usam links patrocinados para aparecer no topo da página e levar o usuário para páginas falsas 

Olhar Digital: Internet no Brasil: 45% das casas possuem computador e 38% acessam à rede

Internet no Brasil: 45% das casas possuem computador e 38% acessam à rede

79% dos brasileiros possuem um PC de mesa e 39% têm algum tipo de dispositivo portátil, como notebooks e laptops




O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta quinta-feira (31/05) um relatório contendo dados de acesso à internet em domicílios no Brasil. Segundo a pesquisa - que abordou 25 mil lares brasileiros, inclundo áreas rurais -, o país possui 45% de residências com computador e 38% de casas conectadas à web.

Isso representa um crescimento de 10% em relação ao número de computadores e de 11% em relação ao impacto da vida online, levando em consideração os números de 2010.


Entre os domicílios brasileiros com computador, 79% possuem um PC de mesa, enquanto os portáteis estão em 39% dos lares. Em 2008, 95% dos domicílios possuíam desktops, quando aparelhos portáteis estavam em apenas 10% das casas. Na classe C, o uso de eletrônicos móveis dobrou e chegou a 25% dos lares e, na classe A, o índice é de 81% contra 82% de desktops.

Esses números incluem ainda o nível de posse de tablets, que ficou em 1% na população geral e de 10% na classe A.

Internet nos lares brasileiros

O relatório do CGI, intitulado TIC Domicílios 2011, revela ainda o uso da internet no Brasil. 45% da população é usuária da ferramenta, um crescimento de 4% em relação a 2010. O acesso por meio do celular cresceu 12% e atingiu a marca de 17%. O lugar mais usado para acessar à rede é a residência, com 67%. Em seguida aparecem as lan houses, com 28%.

A rede banda larga também cresceu, com 68% de adeptos - contra 18% utilizando conexões 3G. Isso representa um aumento de 10% do 3G e uma estabilização do número de conexões físicas.

Além disso, 69% estão presentes em alguma rede social. Os microblogs cresceram: o Twitter, que em 2010 tinha 10% da população, passou para 22% em 2011. O uso de programas de voz também teve aumento; o Skype, por exemplo, passou de 17% em 2010 para 23% em 2011. Já as atividades mais praticadas online ficaram com a visualização de filmes e vídeos (58%), seguidas pelo download de músicas (51%).

Governo da Bahia: FAPESB seleciona propostas de popularização da ciência e tecnologia



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia 2012, que, este ano, selecionará propostas de projetos científicos e tecnológicos voltados para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O objetivo da iniciativa é dar aporte financeiro à organização e execução de eventos, na capital e no interior do estado, que tenham como foco a popularização da ciência e da tecnologia.

A SNCT acontecerá entre os dias 15 e 21 de outubro deste ano e terá como tema ‘Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza’. Por meio do edital, a Fapesb pretende estimular ações que aproximem o público em geral, e em especial alunos da Educação Básica, dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos no estado.

Inscrições

O proponente poderá fazer parceria com instituições como organizações não governamentais (ONGs), institutos de ciência e tecnologia (ICTs), associações, cooperativas, escolas da rede pública de ensino, escolas em consórcio público-privado, escolas comunitárias, escolas particulares e órgãos públicos com interesse em desenvolvimento de pesquisas. 

Os eventos deverão ocorrer dentro da Bahia e a seleção das propostas terá critérios de escolha, como objetivo voltado para a popularização da ciência e tecnologia, abrangência e porte do evento proposto, viabilidade do evento, público a ser contemplado, qualificação da equipe executora, aderência ao tema estabelecido e adequação à realidade local. 

Para este edital, serão alocados recursos não-reembolsáveis no valor de R$ 250 mil provenientes da Fapesb. As inscrições poderão ser feitas até as 17h30 do dia 11 de julho deste ano. Mais informações poderão ser obtidas na Fapesb, pro meio do e-mail popciencias@fapesb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-7692.


Olhar Digital: Governo dos Estados Unidos quer combater formação de redes de botnets


Casa Branca se alia a nomes da indústria para conscientizar usuários dos perigos das redes de computadores controlados por hackers 


A Casa Branca já escolheu o próximo alvo digital: as redes de Botnets, formadas por computadores hackeados que são usadas para derrubar sites sobrecarregando servidores com excesso de tráfego.

A administração Obama se aliou com a Industry Botnet Group (IBG) para combater a formação dessas redes, segundo o Mashable.

Além de um plano envolvendo diversos nomes da indústria, a IBG vai contribuir desenvolvendo uma campanha de educação de internautas para diminuir a quantidade de botnets.

"O problema dos botnets é maior que qualquer indústria ou país", disse o coordenador de cibersegurança da Casa Branca, Howard Schmidt. "Esse é o motivo da parceria ser tão importante", explicou.

A campanha de conscientização terá apoio de grandes nomes da indústria como Microsoft e Google. O projeto vai ensinar usuários a evitarem, detectarem e se livrarem de botnets e códigos maliciosos que comprometam o computador.

Segundo a McAfee, atualmente cerca de cinco milhões de computadores pelo mundo são usados em ataques de botnets. Hackers usam os aparelhos sem o consentimento dos usuários para dirigir tráfego para um servidor específico e derrubá-lo após sobrecarregá-los.

Segundo o blog da ESET, existem alguns sinais que podem indicar se o computador foi infectado por um malware do tipo bot e se transformou em um zumbi - termo usado para estes casos.

Entre eles está a conexão muito lenta sem nenhum motivo aparente, demora no desligamento da máquina, pop-ups de anúncios que aparecem mesmo quando o internauta não está navegando na internet ou o mal funcionamento do cooler, que se mantém em alta velocidade mesmo quando o computador está ocioso.

Também é importante estar atento no funcionamento dos aplicativos, que podem ter uma queda no desempenho, assim como checar se o computador não tem desligado corretamente e se não está sendo possível baixar atualizações de antivírus.

Olhar Digital: Megaupload pede arquivamento de processo nos EUA


Advogados do site alegam que as autoridades norte-americanas não podem mover ações criminais porque o site tem sede em Hong Kong (China) 



A defesa do site Megaupload, acusado de violação de direitos autorais e pirataria na internet, recorreu para que as acusações nos Estados Unidos sejam arquivadas e milhões de dólares em ativos sejam desbloqueados, segundo informações da agência de notícias Reuters.

Advogados do site alegam que as autoridades norte-americanas não podem mover ações criminais contra o Megaupload porque o site tem sede em Hong Kong (China) e não recebeu intimação formal.

O advogado do site nos Estados Unidos afirmou que o FBI cometeu um erro básico.

"Pela lei nos Estados Unidos não se pode indiciar e intimar uma empresa que não tenha presença no país", declarou Ira Rothken à Radio New Zealand.

Sobre o caso

O Megaupload foi tirado do ar em janeiro pelas autoridades e era um dos sites mais acessados de toda a internet, com dados armazenados por milhões de usuários.

O FBI acusou Kim Dotcom, o fundador do site, de comandar um esquema que gerou mais de US$ 175 milhões em lucros em poucos anos, por meio de cópia e distribuição não autorizadas de música, filmes e outras formas de conteúdo protegido por direitos autorais.

Na época, os ativos da empresa foram congelados e executivos acabaram presos na Holanda e Nova Zelândia sob mandados de prisão do FBI por lavagem de dinheiro, pirataria na internet e troca ilegal de arquivos.

Dotcom, de 39 anos, o presidente-executivo da Megaupload, passou quase um mês preso depois que a polícia neozelandesa fez buscas na luxuosa casa onde morava e o tirou do cômodo em que se escondia.

As autoridades norte-americanas pediram a extradição de Dotcom e de três outros executivos. 

Olhar Digital: Israel nega ligação com malware Flame, que atingiu o Irã e Oriente Médio


Declaração feita por ministro israelense deu a entender que o país estava por trás do vírus


O worm Flame, que causou problemas em países asiáticos no começo deste semana, foi vinculado a Israel por especialistas de segurança. O país, porém, nega o envolvimento no caso.

A suposta ligação de Israel com o worm começou quando o ministro de Assuntos Estratégicos afirmou que o uso do Flame era justificável "para quem acredita que a ameaça iraniana é significativa".

Os comentários fizeram com que muitos afirmassem que o país estava por trás da divulgação do malware, considerado uma das armas virtuais mais sofisticadas já criadas.

Em resposta às acusações, um representante de Ya'alon disse à BBC que "em nenhuma parte da entrevista o ministro disse nada que possa responsabilizar Israel pelo virus".

Segundo a Kaspersky Lab, empresa russa especializada em segurança, omalware está em operação desde 2010 e é mantido por governos. Ele foi feito para roubar informações e arquivos, assim como conversas feitas em computadores. O principal alvo do vírus foi o Irã, mas outros países da região, como Síria e o Sudão, também foram afetados.

Olhar Digital: Google x Facebook: empresas estão interessadas em comprar VEVO


Contrato da VEVO com o YouTube termina no final deste ano: empresa opera uma plataforma de clipes 


Depois do navegador Opera,Google e Facebook parecem ter voltado seus olhos para um outro produto de sucesso na internet. Segundo uma reportagem do jornal americano New York Post, as duas empresas estariam interessadas na compra do site de vídeos VEVO.

Hoje, a plataforma de clipes tem um contrato com o YouTube, mas o acordo expira no final deste ano. Assim, essa seria a oportunidade perfeita para negociar um preço mais alto para os anúncios e parcerias com o Google Video, ou mesmo explorar outras opções. Atualmente, o YouTube hospeda os vídeos do VEVO em troca de um terço das receitas publicitárias.

A companhia está avaliada em cerca de US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões), mas o valor pode subir até o fim de futuras negociações. Rio Caraeff, CEO da VEVO, comentou ao jornal que, ao término do contrato com o YouTube, a empresa pretende trabalhar com três novas hipóteses: buscar um novo investidor, vender total ou parcialmente a organização, ou abrir ações para o público.

Vale lembrar que esta não teria sido a primeira vez que o Facebook mostra interesse na VEVO. Supostamente, a rede social já tentou fazer o serviço abandonar o YouTube para construir uma plataforma própria no site de relacionamentos. Embora não tenha abandonado o barco do YouTube, a VEVO lançou uma interação mais avançada com o Facebook. 

Folha.com: Facebook é uma 'empresa de vigilância', diz hacker que colaborou no


MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Num painel cheio de convidados engravatados, bem em linha com a formalidade e a seriedade do tema proposto ("Privacidade e Proteção de Dados On-line: Como Empresas, Governos e Usuários Podem Promover a Privacidade On-line"), um dos participantes chamava atenção por seu visual (bermuda, tênis, tatuagens): era Jacob Appelbaum, um dos líderes do Tor Project (software que permite aos internautas se comunicar de forma anônima na rede), ex-porta-voz do WikiLeaks e especialista em informática da Universidade de Washington.

Mas foi quando começou a falar que Appelbaum realmente roubou a cena, transformando-se numa das principais atrações do primeiro dia da Rio RightsCon e fazendo jus à alcunha de "o homem mais perigoso do ciberespaço", que a revista "Rolling Stone" lhe deu em um longo perfil.

Com um discurso fluido e engajado, o americano atacou todas as formas de controle on-line instituídas por governos e empresas, afirmou que nem questões de segurança nacional deveriam servir como argumento para restrições e vigilância na rede e ainda atacou dois dos patrocinadores da conferência, o Facebook e o Skype.

Wikimedia Commons 

Jacob Appelbaum é um dos líderes do projeto Tor, rede que permite usar a internet com mais privacidade 

"O Facebook é basicamente uma empresa de vigilância. Eu o chamo de 'Stasibook' [em referência à Stasi, a polícia política da extinta Alemanha Oriental], porque você está sempre espionando e delatando seus amigos."

Para Appelbaum, o principal problema é que empresas como o Facebook e o Skype limitam propositalmente a segurança e a privacidade de seus usuários, seja porque lucram com seus dados ou porque cumprem exigências governamentais.

"Sob pretexto de segurança nacional, são criadas backdoors nos sistemas [para que os usuários possam ser rastreados] que podem ser usadas por outras pessoas. Os usuários estão sendo colocados em risco pelo próprio governo. Não deveríamos enfraquecer o sistema por causa da segurança pública."

Por causa desse acesso governamental aos dados dos cidadãos, o americano disse que "cada vez que você liga para seus amigos via Skype, está colocando-os em risco." "Deveríamos rejeitar essas empresas que comprometem nossa segurança e usar outros mecanismos, como os que permitem ligações encriptadas de ponta a ponta, trocas de mensagens seguras."

Acostumado à vigilância do governo americano (desde que foram divulgadas suas ligações com o WikiLeaks) e às críticas que recebe por conta do Tor Project (que, por tornar os usuários quase irrastreáveis, acaba sendo usado também para venda de drogas e outras atividades ilegais), Appelbaum tem respostas prontas para os ataques mais comuns:

"Maus elementos podem usar o Tor assim como usam celulares, estradas. Censurar a internet não é a forma de lidar com isso. A causa da pornografia infantil não é a internet, são as pessoas que cometem esse crime. Restringir a privacidade on-line não vai acabar com os estupradores de crianças".

"Essa é uma decisão que precisamos tomar como sociedade: é melhor todos estarmos seguros [ao usarmos tecnologias de comunicação], incluindo alguns dos vilões, do que ficarmos todos inseguros. Cada vez que alguém diz que devemos abrir exceções em direitos fundamentais por questões de segurança, devemos desafiar essa noção. A internet mudou a maneira como lidamos com segurança nacional. Não são apenas os provedores que podem violar a segurança, mas qualquer um com US$ 1.000."

G1: Juiz decide que Google não violou direitos da Oracle no Android


William Alsup determinou que gigante das buscas não infringiu direitos.
Google diz que é um 'bom dia para a colaboração e a inovação'.
Do G1, com Associated Press

Um juiz federal em San Francisco minou nesta quinta-feira (31) uma das principais premissas da disputa envolvendo a Oracle e o Google sobre o sistema operacional Android, usado em smartphones e tablets.

A Oracle diz que o Google infringiu as patentes de Java ao desenvolver seu sistema. Anteriormente, um júri declarou que o Google havia infringido os direitos, mas não conseguiu decidir se aquilo era um “uso justo” dentro das possibilidades das leis norte-americanas.

saiba mais






Agora, o juiz William Alsup determinou que o uso que o Google fez do Java não está incluso nas leis de direitos autorais.




Após a decisão, o Google afirmou que a decisão do tribunal “sustenta os princípios de que linguagens abertas formam uma base essencial para o desenvolvimento do software”. “É um bom dia para a colaboração e a inovação”, disse a companhia.




A Oracle foi procurada pela Associated Press, mas não comentou a decisão. Apesar disso, o site "Ars Technica" diz que é bastante provável que a empresa recorra da decisão.




Entenda o caso

A Oracle processou o Google em agosto de 2010 sobre patentes e direitos autorais para a linguagem de programação Java. De acordo com a Oracle, o sistema operacional Android atropela os direitos de propriedade intelectual do Java, que adquiriu quando comprou a Sun Microsystems, em 2010.




O Google afirmava que não havia violado as patentes da Oracle e que a mesma Oracle não pode ter direitos reservados de certas partes do Java. O julgamento começou no meio de abril e foram ouvidos executivos como Larry Page, atual CEO do Google, Eric Schidmt, ex-CEO do Google, e Larry Ellison, CEO da Oracle.




Page defendeu o Google e disse que a empresa “não fez nada de errado” durante seu depoimento. Segundo ele, o Google foi “muito cuidadoso sobre qual informação foi usada ou não [no Android]”.

G1: Google anuncia mudanças no negócio de comércio eletrônico

Resultados de buscas por produtos serão influenciados pelo valor.
Antes, resultados eram exibidos principalmente pela relevância.
Da Reuters



O Google revelou nesta quinta-feira (31) grandes mudanças em seu negócio de vendas on-line, que provavelmente se mostrarão controversas no segmento de comércio eletrônico.

A partir de setembro, os resultados de buscas por produtos para usuários nos Estados Unidos serão influenciados pelo valor pago por vendedores e anunciantes, disse um executivo da empresa. Antes, os resultados eram exibidos principalmente por relevância, e o programa era gratuito.

A companhia também irá renomear o serviço, atualmente chamado Google Product Search, para Google Shopping. "Estamos começando a transição do Google Product Search nos EUA para um modelo puramente comercial", disse o vice-presidente de administração de produtos do Google Shopping, Sameer Samat. "Isso concederá a vendedores maior controle sobre a posição em que seus produtos aparecem no Google Shopping".

O Google está presente no setor de listagem e busca de produtos há cerca de uma década. Durante esse período, a empresa forneceu a vendedores acesso gratuito a compradores.

O Google lucrava por meio da exibição de anúncios pagos de produtos junto às listagens orgânicas, ou gratuitas, de outros produtos, de acordo com o presidente-executivo da Mercent, Eric Best. A Mercent ajuda vendedores a disponibilizar seus produtos por meio do Google e de outros sites de comércio online, como Amazon.com e eBay. "Hoje, esse modelo desaparece", disse Best. "É um grande acontecimento".

G1: Microsoft libera download de prévia do Windows 8 para os consumidores


Sistema já está disponível em 14 idiomas, diz empresa.
Windows 8 está nos estágios finais de desenvolvimento.
Do G1, em São Paulo


Tela da versão prévia do Windows 8

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (31) o início da disponibilização das versões prévias do Windows 8 em 14 idiomas, incluindo o português falado no Brasil. “O novo sistema está em seus estágios finais de desenvolvimento e no caminho da disponibilidade geral”, explica a companhia.

Segundo a gigante do software, a nova prévia inclui melhorias como novos aplicativos do Bing (ferramenta de buscas da empresa); ajustes nos programas relacionados a e-mails, fotos e pessoas; aumento das opções de personalização da tela de início e refinamentos nas maneiras com as quais as pessoas encontram e baixam aplicativos na loja do Windows.

A prévia está disponível para download no site da Microsoft (veja aqui).

Além da chegada da prévia, a Microsoft anunciou que a partir de 2 de junho lançará o programa de atualização do Windows para 131 mercados, incluindo os Estados Unidos e o Canadá. Com o programa, a Microsoft tenta garantir que as pessoas que querem ter o Windows 8 consigam baixar o software quando houver o lançamento oficial.

A empresa afirma que compradores que adquirirem novos PCs com Windows 7 podem comprar uma atualização para o Windows 8 Pro por um preço estimado de US$ 14,99.


Folha.com: Uso de internet no celular cresce 340% em um ano

LUCAS SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O número de brasileiros que passou a utilizar a internet pelo celular mais que triplicou em apenas um ano. Apesar de apenas 17% das pessoas teren acessado a rede por meio de seus celulares em 2011, esse número era de 5% no ano anterior, segundo pesquisa anual do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

"Não há erro amostral que possa contestar esses números", diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), órgão do CGI.br responsável pela pesquisa. "A tendência de crescimento é exponencial."

Carlos Cecconello/Folhapress 
Uso de internet no celular
aumentou no Brasil 

A porcentagem de brasileiros que acessavam a internet pelo celular se mantinha estável nos levantamentos anteriores: desde 2008, variava entre 6% e 5%. Nos últimos 12 meses, disparou para 17%.

Juliano Cappi, gerente de projetos do CETIC.br, cita os países africanos como possíveis exemplos para o Brasil. "Países de infraestrutura precária souberam usar o celular para levar acesso inclusão não só digital, mas também financeira, aos cidadãos."

SEGUNDA TECNOLOGIA NOS LARES

O celular é a segunda tecnologia mais presente nos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão. Ele faz parte do cotidiano de 87% dos lares no país, enquanto a TV chega a 98% deles. Em 2008, 72% das residências tinham celular e 97%, televisão.

Para Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa TIC Domicílios 2011, o celular tem muito potencial a ser explorado. "A penetração do celular entre a população é muito grande."

Em relação a outros dispositivos tecnológicos, como desktops e notebooks, a presença relativa é muito maior: os computadores de mesa chegam a apenas 37% das residências, e os portáteis, a 18%.

INTERNET BRASILEIRA

A pesquisa sobre o uso das tecnolofias da informação e comunicação no Brasil é realizada anualmente pelo CGI.br. Em 2011, 7º ano consecutivo do levantamento, foram visitados 25 mil domicílios de 317 municípios brasileiros.

A coleta das informações foi feita pelo Ibope Inteligência entre outubro de 2011 e janeiro de 2012. O erro amostral é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

PC World: Microsoft lançará hoje o “Release Preview” do Windows 8

Microsoft lançará hoje o “Release Preview” do Windows 8
Nova amostra do novo sistema deverá ser muito mais próxima do produto que chegará às lojas no final deste ano, mas ainda estará incompleta.
Gregg Keizer, Computerworld EUA


A Microsoft lançará nesta quinta-feira o “Release Preview” do Windows 8, vários dias antes do esperado. A informação vem de um post que foi ao ar por alguns minutos em um blog da empresa. 

Escrito por Chuck Chan, um executivo que é parte da equipe de desenvolvimento do Windows, o post foi rapidamente removido do site, mas ficou no ar por tempo suficiente para ser notado por vários usuários. O site Neowin foi o primeiro a relatar o “vazamento” da informação e a data de lançamento.

Anteriormente a Microsoft havia prometido entregar o Release Preview na primeira semana de Junho, o que muitos, incluindo nós, assumia como sendo a semana entre os dias 4 e 8. Mas considerando que esta sexta é 1º de Junho, a empresa deve estar pensando diferente e considerando esta semana como a primeira.

A chegada do Release Preview no final de Maio está de acordo com um cronograma detalhado em Março por Michael Cherry, um analista do site Directions on Microsoft, que disse que a empresa de Redmond iria entregar a versão três meses após o Consumer Preview (a segunda prévia do sistema, lançada no início de março), com lançamento da versão final, conhecida como “Release to Manufacturing” ou RTM, três meses após o Release Preview.

De acordo com o calendário de Cherry, a Microsoft teria de entregar o Windows 8 Release Preview no final de Maio, e a versão RTM no final de Agosto. A RTM é a mais importante das duas, pois é a versão que será entregue aos fabricantes de PCs para instalação em suas máquinas, e às fábricas de DVDs para produção dos discos que chegarão às lojas. A Microsoft ainda não anunciou a data de lançamento ou preços do Windows 8, mas analistas esperam que o sistema chegue às lojas em Outubro com preços idênticos aos do Windows 7. 

Em contraste às tradicionais versões “Release Candidate”, que tem todos os recursos do produto final, o Windows 8 Release Preview ainda está inacabado. Há duas semanas a Microsoft admitiu que irá abandonar a interface Aero - familiar aos usuários do Vista e Windows 7 - no Windows 8, mas que não irá mostrar o novo visual no Release Preview.

O post de Chan, o primeiro em um novo blog chamado “Windows Hardware and Developer”, não informou a que horas o Release Preview estará disponível para download. Mais informações, incluindo instruções de instalação e requisitos de sistema, estarão disponíveis após o anúncio oficial.

Info: Oracle lançará novos produtos de computação em nuvem em junho


Por Reuters


São Paulo - Larry Ellison, o bilionário presidente-executivo da fabricante de softwares Oracle, disse que a companhia lançará uma nova série de produtos de software e serviços de computação baseados na "nuvem" na primeira semana de junho.

A Oracle, que gera a maior parte de sua receita com a venda de software que as empresas instalam em seus próprios data centers, está bem atrás da Salesforce.com no que diz respeito ao negócio de distribuição de produtos via Internet.

A Oracle gera cerca de 1 bilhão em receita anual de software baseado na web, disse Ellison nesta quarta-feira em uma conferência. Isso representa um terço do que sua rival projeta para o ano atual.

Os novos produtos na nuvem incluem uma plataforma para construir e rodar aplicativos, banco de dados e software de gestão de negócio, disse Ellison.

Info: Google acusa Microsoft e Nokia de conluio

Por Reuters


Troca de farpas esquenta o clima entre as
empresas

São Francisco - O Google acusou Microsoft e Nokia nesta quinta-feira de conspirar para usar patentes contra rivais da indústria de smartphones, e disse que entrou com uma queixa formal junto à Comissão Europeia.

Na denúncia, o Google acusou Microsoft e Nokia, que cooperam na tecnologia para smartphones, de transferir 1.200 patentes para um grupo chamado Mosaid, que a empresa chamou de "caçador de patentes".

"A Nokia e a Microsoft estão em conluio para aumentar os custos de dispositivos móveis para os consumidores, criando caçadores de patentes que desviaram promessas que ambas as empresas fizeram", disse o líder de buscas na Internet, em comunicado.

"Eles deveriam ser responsabilizados, e esperamos que a nossa queixa estimule outros a olhar para essas práticas." Nokia e Microsoft não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Olhar Digital: Google World Wonders: para visitar pontos históricos espalhados pelo mundo

Google World Wonders: para visitar pontos históricos espalhados pelo mundo
Usuário pode conhecer lugares importantes para humanidade, tanto no aspecto histórico quanto cultural


O Google lançou nesta quinta-feira (31/05) mais um de seus projetos voltados para passeios virtuais: o World Wonders, um percurso com 132 lugares em 18 países mapeados pela empresa para centralizar informações sobre localidades importantes para a humanidade, tanto no aspceto histórico quanto cultural.

O site (acesse aqui) emprega a tecnologia do Street View (oito lentes laterais e outra superior que captaram as gravações), permitindo que o usuário conheça os lugares mais remotos do mundo ou cartões portais impactantes, como monumento Stonehenge, no Reino Unido, e as ruínas de Pompéia destruídas pelo vulcão Vesúvio, na Itália. Há ainda locais com patrimônios históricos importantes, como as cidades brasileiras Diamantina, Ouro Preto e Bom Jesus do Congonhas, todas em Minas Gerais.

As fotos são baseadas em textos fornecidos pela UNESCO, em apoio do World Monuments Fund e da Getty Images, e apresentados em seis idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, japonês e hebraico). Para captar as imagens, foram necessários diferentes veículos com características que variavam de acordo com a complexidade de acesso a cada local. Nesse caso, os responsáveis pelo projeto usaram bicicletas, trens, motos de neve e até lanchas para realizar a captura das fotos.

A plataforma possui mais de mil imagens que giram em 360 graus, além de vídeos inferativos; em alguns casos, é possível visualizar modelos em 3D, como, por exemplo, o Palácio de Versalhes, na França. A Europa ainda vem representada com imagens do porto de Bordeaux (França), o centro histórico de Nápoles, a cidade de Siena, o Templo de Hércules e a parte antiga de Berna (todas estas na Itália). Já a Espanha, o passeio virtual passa pela parte antiga de Toledo, Salamanca, Ávila, a catedral de Santiago de Compostela e a cidade de Cuenca.

Outros espaços também foram destacados, como o Memorial da Paz de Hiroshima e o castelo de Himeji-jo, ambos no Japão, e o Golfo da Califórnia e a mítica rota 66 nos EUA, além do distrito histórico de Québec (Canadá), o parque nacional de Kakadu (Austrália), Tel Aviv e Jerusalém.

Para o Google, o World Wonders tem o objetivo de "democratizar a cultura" e levá-la para todos os cantos do mundo, contribuindo para a educação em massa. Depois do lançamento, o desafio é ampliar o número de imagens e incorporar mais países, explicaram o diretor do Google Cultural Institute, Steve Crossan, e o diretor de engenharia do Google, Luc Vincent.

Folha.com: Microsoft Office para tablets será lançado em 10 de novembro, diz site


A versão do Microsoft Office para dispositivos móveis será lançado no dia 10 de novembro, diz o "Daily".

O veículo afirma que a equipe de desenvolvimento do produto acabou seu trabalho no mês passado.

O aplicativo agora estaria nas mãos da equipe de usabilidade, que ainda pode sugerir mudanças.


Reprodução/The Daily 
Foto do suposto aplicativo do Office para iPad