quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INFO:10 empresas com oportunidades de estágio e trainee na área de TI



Estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação podem concorrer a centenas de vagas para alavancar a carreira em uma grande companhia.

Empresas como TOTVS, NTT Data e Grupo Saint-Gobain estão recrutando trainees para atuar em diversas áreas, enquanto a Siemens, Buscapé Company e Raizen contratam candidatos para seus programas de estágio.

Confira as 10 empresas com oportunidades na área de TI e fique atento, pois as inscrições para programas de trainee e estágio vão até o final desse mês. 

1. TOTVS – Jovens formados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 podem se inscrever para o programa de trainees da TOTVS. Além de TI, a empresa também tem oportunidades para as áreas de economia, administração de empresas e engenharia. As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro pelo site da companhia.

2. Globaltec – a empresa especializada em sistemas de gestão empresarial (ERP) está com 22 vagas disponíveis para a área de desenvolvimento. As oportunidades são para trabalho na sede da empresa, localizada em Goiânia (GO). Para todas as vagas é necessário ter experiência no mercado, lógica de programação, VB6, VB.Net, HTML, ASP.Net, Javascript e SQL Server. Os interessados devem enviar currículo para rh@uau.com.br.

3. NTT Data – a empresa de TI está buscando candidatos para seu programa de trainee no Rio de Janeiro e em Santo André. Podem se candidatar profissionais formados em cursos na área ou estudantes que irão se formar até dezembro de 2015. São 18 vagas para a cidade de Santo André para atuar nas áreas de infraestrutura e aplicações de TI em telecomunicações, e 10 vagas no Rio de Janeiro para trabalhar com business intelligence (BI). Quem quiser se candidatar deve enviar currículo para o e-mail career.br@nttdata.com.

4. Grupo Saint-Gobain – profissionais ou estudantes que concluíram o curso superior entre 2012 e dezembro de 2014 pode se inscrever para disputar uma das 33 oportunidades de trainee disponíveis na capital e no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Barra Mansa (RJ), Campo Bom (RS) e Recife (PE). Interessados em participar do programa devem se inscrever até 17 de setembro pelo site do Grupo Saint-Gobain.

5. Ultra – a Ultra está contratando estagiários que tenham previsão de formação para dezembro de 2015. Podem se candidatar os estudantes de ciência da computação, sistemas de informação, engenharias, administração, ciências atuariais, ciências contáveis, ciências econômicas e relações internacionais. As vagas estão disponíveis para a cidade de São Paulo e as inscrições vão até 17 de setembro. Acesse o site da Cia de Talentos para se candidatar.

6. Siemens – entre as diversas áreas de atuação para o programa de estágio da Siemens estão ciência da computação e engenharias. Para quem estuda engenharia, são aceitos os candidatos que estejam para concluir o curso em dezembro de 2015, julho de 2016 ou dezembro de 2016. Nos demais cursos o período de formação deve ser entre julho e dezembro de 2016. É preciso ter disponibilidade para estagiar 88, 106 ou 132 horas mensais. Inscrições até 22 de setembro no site da Cia de Talentos.

7. Alltech – São 10 dez vagas para graduandos, recém-formados em graduação ou mestrado em diversas áreas, incluindo tecnologia da informação. Inscrições até 30 de setembro no site da Alltech. 

8. Buscapé Company – o Buscapé procura estudantes de ciência da computação, engenharia da computação, análise de sistemas, administração de empresas, publicidade e propaganda, marketing e jornalismo para seu programa de estágio. Os candidatos da área de exatas devem concluir o curso entre junho de 2016 e junho de 2017; e os de humanas em dezembro de 2016. Serão aceitos aqueles que estudam em período noturno e com disponibilidade para trabalhar em São Paulo. As inscrições vão até 30 de setembro e podem ser feitas no site da Viva Talentos.

9. Raízen – dentre as 100 oportunidades e 18 áreas com oportunidades para o programa de estágio da Raizen, são elegíveis na área de tecnologia os estudantes que estejam cursando tecnologia da informação, informática, processamento de dados, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas da informação e engenharias. As vagas valem para trabalho nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Piracicaba (SP). O candidato deve ter previsão de formatura entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016. Inscrições até 15 de setembro pelo site da empresa.

10. Nova Pontocom – além de todos os cursos na área de TI, a Nova Pontocom está recrutando jovens trainees para as áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, economia, direito, engenharias, comunicação social, relações internacionais, matemática, estatística e física. Os interessados devem ter se graduado entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 e ter disponibilidade para mudar de cidade. Inscrições até 17 de setembro no site do programa.

Olhar Digital: Google anuncia projeto de pesquisa sobre computação quântica


O Google anunciou ontem em seu blog de pesquisa que está desenvolvendo um projeto de computação quântica. O objetivo é produzir novos processadores quânticos de informação baseados em eletrônicos supercondutores.

Para isso, a empresa contará com a ajuda de uma equipe de pesquisa liderada pelo físico John Martinis, da Universidade de Califórnia Santa Bárbara. O estudo será realizado dentro do Laboratório de Inteligência Artificial Quântica, criado em colaboração entre o Google, o Centro de Pesquisa NASA Ames e a Universities Space Research Association. 

"Com um grupo integrado de hardware, a equipe de Inteligência Artificial Quântica agora poderá implementar e testar novos designs para a otimização quântica e processadores de inferência baseados em 'insights' teóricos, assim como nosso aprendizado sobre a arquitetura quântica de recozimento D-Wave", afirmou o diretor de engenharia do Google, Hartmut Neven.

Além do laboratório, que estuda aplicações da otimização quântica relacionada a inteligência artificial, o Google também adquiriu em janeiro a empresa do ramo DeepMind Technologies.


G1: Facebook fica fora do ar para alguns usuários nesta quarta-feira


Site apresenta instabilidade e usuários não conseguem acesso.
Não é possível acessar o Feed ou conversar com amigos.

Facebook ficou fora do ar para manutenção

O Facebook apresenta instabilidade e está fora do ar para alguns usuários em todo o mundo na tarde desta quarta-feira (3). O site retornou ao ar para algumas pessoas por volta das 17h.

Ao tentar acessar o site pelo navegador do PC ou pelo aplicativo para smartphones e tablets, os usuários não conseguem acessar o Feed de Notícias, páginas de amigos e até conversar com contatos.

De acordo com o site Is it down right now (Fora do ar agora), que checa o tempo de resposta de páginas na internet, a rede social deixou de responder por volta das 16h30 (horário de Brasília).

Nenhum serviço que usa o Facebook como o Messenger, por exemplo, está funcionando. O Instagram, no entanto, está funcionando. Usuários reclamaram no Twitter sobre lentidão no acesso ou impossibilidade de entrar no Facebook

G1 - Anel inteligente avisa quem está ligando e se há e-mails no celular


'Smart Ring' mostra notificações de redes sociais em tela sensível ao toque.Dispositivo será mostrado na feira IFA, que acontece na Alemanha.
Enquanto os gadgets vestíveis começam a chegar ao mercado na forma de relógios inteligentes, de pulseiras que monitoram atividades físicas ou de óculos como o Google Glass, uma empresa apresentou um acessório do tipo na forma de um anel. Ele é colocado no dedo e mostra notificações do celular do usuário, como e-mails, mensagens e quem está ligando: tudo isso em um pequeníssimo visor.

Chamado de "smart ring" (anel inteligente, em tradução), ele foi criado pela empresa MOTA (acesse aqui) e será anunciado na feira IFA, que acontece entre 5 e 10 de setembro em Berlim, na Alemanha.

O dispositivo é otimizado para smartphones Android e iOS, mas há previsão de ele ser compatível com outros aparelhos, como o Windows Phone. Por meio de um visor, o usuário sabe quantos e-mails novos ele recebeu, o nome do contato que está ligando, mensagens de texto e notificações das redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Para alternar entre as mensagens, basta passar o dedo na pequena tela do anel. Ele também vibra quando o usuário recebe algo novo no celular e é possível escolher diferentes padrões de vibarção para cada tipo de alerta.

Embora seja um anel, a empresa que o criou afirma que ele pode ser usando tanto por mulheres quanto por homens. Não há preço nem previsão de venda para o "smart ring".

G1 - Crianças inglesas passam a ter aulas de programação a partir dos 5 anos


Novidade faz parte de mudanças no currículo escolar para "preparar os alunos do país para a vida moderna".
Max sabe programar desde os seis anos de idade e gosta de pensar em ideias para 'ajudar o mundo'.

"Chego em casa da escola, como e depois começo a programar. Depois durmo e começo tudo de novo no dia seguinte", diz.

Max aprendeu a criar programas de computador e sites há quatro anos, depois de ganhar um computador de sua mãe e diz que isso hoje é uma parte muito importante de sua vida.

"Você pode fazer muita coisa com a programação. Programar te ajuda a pensar fora da caixa. Gosto de pensar em ideias que podem ajudar o mundo."

Vida moderna
Em breve, as escolas inglesas poderão ter muitos mais meninos e meninas como Max.

Desde segunda-feira, crianças a partir de cinco anos de idade têm aulas de programação nas mais de 160 mil escolas primárias do país.

A mudança faz parte de uma série de alterações no currículo escolar que acabam de ser colocadas em prática na Inglaterra.

Segundo o Departamento de Educação, o objetivo é preparar as crianças para a vida moderna.

"Elas precisam aprender o básico de áreas chave, que são as mais valorizadas por universidades e empresas", disse uma porta-voz do governo.

'Rigoroso e envolvente'
Voltado para alunos de até 14 anos de idade, o novo currículo foi descrito pelo primeiro-ministro Gordon Brown como "rigoroso, envolvente e difícil".

O ex-secretário de Educação, Michael Gove, disse que estas alterações eram necessárias para que a Inglaterra estivesse à altura dos mais bem-sucedidos sistemas educacionais do mundo.

O novo currículo dá mais importância a habilidades como "redação de teses, resolução de problemas, modelagem matemática e programação".

Russell Hobby, secretário-geral da Associação Nacional de Professores, diz que os mestres se prepararam ao longo do último ano para ensinar o novo currículo, mas que pode haver certa dificuldade em áreas como matemática, na qual os tópicos mais avançados podem ser de difícil compreensão para os alunos mais novos.

"Um dos erros do novo currículo é que ele está sendo implementado todo de uma vez", diz Hobby.

"Em matemática, é preciso aprender um conceito básico antes de ir para os mais avançados. Agora, há crianças que não terão aprendido o básico antes de terem que aprender os conceitos avançados."

Também haverá, por exemplo, mudanças nas aulas de inglês. Alunos de até 14 anos terão de ter estudado ao menos duas peças de Shakespeare. Em ciências, haverá aulas sobre mudanças climáticas.

Inovação
O novo currículo ainda traz duas grandes novidades. Os estudantes passarão a ter aulas de tecnologia e design, em que aprenderão sobre inovação e indústrias digitais, com aulas de impressão 3D e robótica.

E também haverá, é claro, as novas aulas de programação. Os alunos com idades entre cinco e sete anos aprenderão a escrever códigos de programação, a entender o que são algoritimos e a criar programas de computador simples.

Aos 11 anos, eles deverão ser capazes de "elaborar, usar e avaliar abstrações computacionais que modelam o comportamento de problemas do mundo real e físico".

Max está animado com a mudança, porque considera as aulas de computação atuais nada estimulantes.

"Hoje, numa escola normal, se aprende a usar o Word. Isso é besteira. Você nunca vai usar o Word uma profissão. Quem fez o Word sabe programar", diz Max.

"Se várias outras crianças começarem a programar, a competição pelo trabalho de programador vai aumentar, mas isso é uma coisa boa, porque significa que mais gente estará trabalhando nessa área."

Folha de S.Paulo:Samsung anuncia óculos de realidade virtual Gear VR

Bruno Romani

A Samsung entrou em mais um segmento do momento: a realidade virtual. A empresa anunciou hoje o Gear VR, um óculos de realidade virtual nos moldes do Oculus Rift.

O acessório foi desenvolvido com a Oculus, empresa pela qual o Facebook pagou US$ 2 bilhões no último mês de julho.

O Gear VR funciona como um acessório para o Galaxy Note 4. O smartphone é acoplado ao VR, e produz, segunda a empresa, a sensação de estar a dois metros de uma tela de 175 polegadas. O ângulo de visão é de 96 graus.

O produto deve ser lançado ainda neste ano.

John Carmack, principal nome da Oculus, esteve na apresentação para falar da importância da tela para converter movimentos na vida real para movimentos no mundo virtual.

O Note 4 também conta com um sensor de precisão para garantir uma boa experiência com o mundo virtual.

A entrada da Samsung também deve significar investimentos para todo o setor de realidade virtual. A companhia anunciou parcerias com estúdios de filmes (entre eles Marvel, Warner e Fox), games (Harmonix) e empresas de entretenimento (Imax e Vevo) para a produção de conteúdo.

A Samsung primeira grande fabricante com foco no consumidor final a ter um óculos de realidade virtual.

G1 - Polícia italiana usa redes sociais para prender pichadores

G1 - Polícia italiana usa redes sociais para prender pichadores 

Presos terão de ressarcir até 100 mil euros; país terá Dia Nacional de Limpeza contra problema que afeta grandes cidades.


Polícia italiana usa redes sociais para rastrear e prender pichadores

A polícia italiana está recorrendo cada vez mais a redes sociais como Facebook e YouTube para desmascarar os autores de pichações, consideradas um grande problema no país.

Na cidade de Pádua, no norte da Itália, a polícia local prendeu quatro pichadores que deixaram suas marcas em mais de 120 edifícios da cidade. Segundo um porta-voz, as pistas definitivas para a captura foram encontradas no Facebook.

Os policiais, membros de uma equipe especial anti-pichação, fizeram um banco de dados com "tags", ou assinaturas, dos quatro jovens com idades de 17 a 25 anos. Dessa maneira eles obtiveram um mapa da cidade que documentava a atuação de cada um deles.

Os suspeitos usavam apelidos como cruise, crsr, coter, resh, rasche, sobe, bruc e lod, que foram procurados pela polícia no Facebook. Alguns dos grafiteiros chegaram a se vangloriar de seus atos na rede social.

Os policiais não revelam em detalhe o seu método, mas dizem que comparando posts no Facebook com as outras informações que tinham, conseguiram descobrir as identidades escondidas por trás das abreviaturas.

Agora os acusados terão que ressarcir os danos, estimados em 100 mil euros (cerca de 300 mil reais), ou repintar os muros danificados. Eles chegaram a pichar um edifício do século 15.



Facebook e YouTube

O caso mostra o crescente monitoramento de redes sociais pela polícia para chegar aos autores de pichações, que causam danos milionários às cidades italianas todos os anos.

Em Milão, um grupo que pintava os vagões de trem do metrô da cidade foi capturado depois que os filmes feitos pelas câmeras de vigilância foram comparados a vídeos publicados pelos próprios pichadores no YouTube. Nas casas deles foram encontradas chaves para depósitos usados pela companhia ferroviária. Os membros da gangue chegaram a pintar um veículo com passageiros dentro.

O exemplo de Milão, no norte da Itália, mostra as dimensões do problema: a prefeitura estima que, dos 50 mil edifícios da cidade, cerca de 20 mil tenham alguma forma de grafite ou pichação.

Segundo a Associação Nacional Antigrafite, é muito difícil prender os autores das pichações. Nos últimos três anos foram processados apenas cerca de 200 pessoas em Milão, diz a associação. A entidade estima que haja um total de 1.300 grafiteiros na cidade, divididos em 340 grupos.

No próximo dia 28 de setembro a associação vai organizar o segundo "Cleaning Day Nazionale". O evento reúne grupos em toda a Itália que fazem mutirão por um dia a retirar as marcas dos grafiteiros dos edifícios em várias cidades.

Olhar Digital: Google inicia programa de trocas para Nexus 5 danificados



Usuários do Nexus 5 têm agora um motivo a menos para se preocupar. Isso porque, sem anúncios oficiais, o Google iniciou ontem, 2, seu programa de trocas para aparelhos do modelo danificados

A novidade foi descoberta por donos do Nexus 5 que entraram em contato com o Atendimento ao Cliente na Google Play. Segundo relatos de usuários, não importa o dano causado ao aparelho, pessoas que tenham comprado o smartphone pela loja oficial de aplicativos têm direito a uma troca de graça. Basta relatar o problema para, mais tarde, receber uma nova unidade. Vale destacar que o Nexus quebrado só é retirado após a chegada do novo gadget.

"Quebrei minha tela hoje e liguei para o Atendimento ao Cliente Google Play e um representante me disse que eu estava com sorte pois eles haviam acabado de começar a nova política hoje", contou o usuário identificado como Joshua D. em um post no Google+.

O programa funciona de forma semelhante ao de empresas como a Motorola e HTC. Contudo, como explica o Android Central, o que não se sabe ainda é em que países ele está disponível e se ele é válido também para acessórios. No caso do Brasil, o programa provavelmente não estará disponível já que não existe compra de dispositivos pelo Google Play.

Outra observação importante é que a substituição pode ser feita com um aparelho remodelado (conhecido também como "refurbished", em inglês).


App de música Rdio volta-se a modelo grátis, mas com propagandas


O Rdio, serviço de streaming de música, lança nesta quinta-feira (4) uma nova versão da sua interface web e de seus aplicativos para Android e para iOS, com estações de rádio gratuitas (mas com reprodução de anúncios para os não assinantes).
A empresa troca, assim, o modelo de "free trial" (período de experiência) pelo "freemium" (gratuito com opções pagas): antes, permitia que usuários que não pagavam ouvissem uma quantia limitada de música por mês; agora, eles podem ouvir sem restrição de tempo, mas com anúncios.
"É o conceito de rádio na internet mesclado com o de música por assinatura", disse à Folha o presidente-executivo da empresa sediada em San Francisco, Michael Bay, durante sua passagem pelo Brasil, no fim do mês passado. "Entre os pedidos de usuários, a possibilidade de usar o Rdio gratuitamente é o mais frequente."

O sistema adotado agora é similar ao do Spotify, concorrente direto com origem na Suécia que chegou ao país neste ano.

Também haverá mudanças visuais no aplicativo: a principal é a modificação da tela inicial, que passa a ter "andares" temáticos, com recomendações e atividade dos amigos, por exemplo.

Streaming é um método de transmissão pela internet que permite que usuário ouça a canção (ou assista a um vídeo) sem ter de esperar o término do download. O Netflix, por exemplo, é um serviço de streaming de audiovisual.

A ideia é acostumar os usuários de celular à transmissão de música pela internet. "Hoje, todo o mundo escuta música no telefone, mas, no geral, não estão ouvindo por streaming", diz Bay.

"As pessoas que tinham acesso de verdade ao Rdio até agora eram os que pagavam. Mas não é assim que a internet funciona –nela, a maior parte das coisas é gratuita, e isso restringia o público que conseguíamos atingir."

As estações de rádio grátis são criadas pelo mecanismo de recomendação da empresa, a partir de uma canção, de um álbum ou de um artista. Escutar uma faixa ou um álbum específico é uma capacidade restrita a assinantes (R$ 14,90 por mês).

A empresa diz que a medida trará um maior número de assinaturas e que acredita que, mesmo com uma parte de seu faturamento composto agora parcialmente por publicidade, a maior fonte de renda da empresa continuará a ser o usuário que paga.

BRASIL

O país é o terceiro mercado para a companhia, atrás de EUA e Canadá. "Mas acreditamos que, com o crescimento do número de smartphones e essa nossa mudança para o gratuito, o Brasil tem potencial de se tornar nosso segundo maior país", diz Bay.

O maior problema para usuário brasileiro, diz a empresa, é a infraestrutura de internet móvel, precária. A companhia diz que trabalha em ajustes técnicos para melhorar a velocidade do aplicativo e o carregamento de música, mesmo com conexão lenta.

BEATLES?

Questionado, Bay diz que o Rdio está sempre em negociação com gravadoras ("temos bom relacionamento com todas elas") para conseguir ampliar seu catálogo. Ele diz que, em pouco tempo, será possível fazer cumprir a missão de ter "toda canção já gravada, em qualquer dispositivo, neste instante."

"Há dez anos, quando o iTunes foi lançado, muitos artistas disseram que não disponibilizariam suas músicas por ele [serviço e software de música da Apple], mas eventualmente tiveram de fazê-lo", diz Bay.

Mesmo, tipo, os Beatles? "Mesmo, tipo, os Beatles. Apesar de só dois deles estarem vivos. Mas acho que sim. Eles também não foram ao iTunes logo de cara [os discos da banda não constam de qualquer serviço de streaming legalmente]. Assim como qualquer novidade, nem todos estão preparados desde o princípio."

As negociações para conseguir mais conteúdo musical acontecem em lote, explica Bay. "Estamos nessas discussões, mas são discussões maiores que apenas um nome."

"Os Beatles não virão só ao Rdio: eles decidirão que estão OK com o streaming."