quarta-feira, 7 de março de 2012

A Tarde: Gabrielli Turbinado

A Tarde: Gabrielli Turbinado
Jaques Wagner desembarca hoje da viagem à Alemanha e sexta empossa José Sérgio Gabrielli na Secretaria do Planejamento (10h30 na Fundação Luís Eduardo Magalhães). Gabrielli vai entrar no governo acumulando mais poderes do que o seu antecessor, o ainda secretário Zezéu Ribeiro.
A Desenbahia (Agência de Fomento da Bahia), um segmento do governo que larga dinheiro, hoje ligada à Secretaria da Fazenda, e à Prodeb, vinculada à Administração, vão passar para o comando dele.
É uma boa turbinada para quem quer credenciar-se como candidato a governador.

Política Livre: Gabrielli vai ganhar Seplan com Desenbahia e Prodeb

Política Livre: Gabrielli vai ganhar Seplan com Desenbahia e Prodeb
José Sérgio Gabrielli vai ganhar uma Secretaria do Planejamento (Seplan) turbinada. Segundo a coluna Tempo Presente do jornal A Tarde, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), “um segmento do governo que larga dinheiro”, que era ligada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), e a Companhia de Processamento de Dados (Prodeb), que era ligada à Secretaria de Administração, vão passar para o comando da Seplan. “É uma boa turbinada para quem quer credenciar-se como candidato a governador”, avalia a coluna.

Prodeb: Prodeb-Abep e Prodeb promovem Fórum de Diretores Técnicos de Empresas Estaduais de Processamento de Dados

Prodeb: Prodeb-Abep e Prodeb promovem Fórum de Diretores Técnicos de Empresas Estaduais de Processamento de Dados



Representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil participam nos dias 08 e 09 de março (quinta e sexta-feira), no Catussaba Resort Hotel (Salvador/Bahia), da 100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos. O encontro, uma realização da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), através da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), apresenta soluções na área de TI que estão sendo desenvolvidas pelas afiliadas da Abep.

Para o vice-presidente de Tecnologia da Abep, e diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Prodeb, Napoleão Lemos, o fórum é o principal momento de interação entre todas as empresas estatais de TI do Brasil. "Nós estamos trazendo cerca de 30 diretores técnicos e uma quantidade semelhante de gerentes que nos trazem informações e oportunidades para que possamos avançar ou agregar novas idéias aos nossos projetos”, explica Napoleão. Além de soluções desenvolvidas por empresas fornecedoras, Napoleão destaca também as apresentações de parceiros e patrocinadores de ações da Abep.

Os trabalhos começam às 9h de quinta-feira, com a Reunião Conjunta com Gerentes Técnicos e a apresentação de empresas parceiras da Abep, tais como “Projeto Governança” (Tractus); “Nuvem Privada da Cisco e Infraestrutura para Data Center 3.0” (System Engineer) e “Certificação Digital: aplicações críticas para o Governo Eletrônico” (Serasa), entre outros. “Um dos assuntos mais importantes a serem abordados, sem desmerecer os demais, será o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado ou projeto Fiplan, na manhã de sexta-feira”, define Napoleão Lemos, recentemente reempossado como vice-presidente de Tecnologia da Abep, ao lembrar que o Fiplan será o padrão orçamentário/financeiro para todo o Brasil, conforme o recente convênio assinado entre a Sepro, Abep, e o Governo do Mato Grosso.

Na sexta-feira acontece a apresentação dos Grupos de Trabalho das associadas a ABEP, abordando temas como Engenharia de Software, Governo Eetrônico, Segurança da Informação, Infovias Digitais, Software Livre, TIC na Copa de 2014, Virtualização de Data Center e o Expresso Livre. Napoleão destaca ainda a apresentação de “Governança de TIC”, pelas associadas de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Será uma das falas mais aguardadas, por abordar o modelo de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, as diretrizes para adoção/implantação de Governança de TIC nos órgãos públicos e no Data Center. A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) é uma entidade de apoio institucional que atua desde 1977 para promover e fortalecer a cooperação entre suas associadas.

Programação:

100ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 2ª Reunião de Gerentes Técnicos

Catussaba Resort Hotel - fone (71) 3374.8000 - Salvador-BA

AGENDA DE TRABALHO

Coordenação de mesa: Napoleão Lemos Filho, Vice-Presidente de Tecnologia da ABEP

Dia: 08 de março (quinta-feira) - Reunião conjunta com Gerentes Técnicos

09h00 - 10h00 - Abertura da Reunião com autoridades locais

10h05 - 10h40 - Apresentação dos participantes Diretores Técnicos e Gerentes Técnicos

10h45 - 11h20 - Projeto Governança e outras ofertas do Grupo Tractus

Helio Pereira, Diretor de Produtos, Tractus

11h25 - 12h00 - Nuvem privada da Cisco e Infraestrutura para Datacenter 3.0

Pedro Morgado, System Engineer, System

12h05 - 12h20 - Assuntos internos

12h20 - 14h00 - Almoço no hotel e Relacionamento com os Patrocinadores Anuais

14h05 - 14h40 - Assuntos internos

14h50 - 15h25 - Usabilidade, inovação e plataforma consagrada: o novo Ergon Java

Renato Paschoalinoto, Diretor de Tecnologia, Techne

15h30 - 15h55 - Certificação Digital: aplicações críticas para o Governo Eletrônico

Francisco Komatsu, Gerente, Serasa

16h00 - 16h25 - Gerenciamento de iDevices com arquitetura Borderless Network da Cisco

Marcio Galvão, Analista de Tecnologia, Tecnoset

16h30 - 16h55 - Proteja seu site contra os ataques distribuídos

Saulo Miranda, Diretor Comercial, Exceda

16h55 - 17h30 - Coffee-break e Relacionamento com Patrocinadores Anuais

17h30 - 17h55 - Palestra Aceco

18h00 - 18h35 - Solução de governo em nuvem híbrida

Ricardo Bonifácio, Vice-Presidente de Tecnologia, CIASC

Dia: 09 de março (sexta-feira)

Sala 1 – Diretores Técnicos (Manhã) e Diretores Técnicos + Gerentes/Assessores (Tarde)

09h00 - 10h15 - Governança de TIC

Romero Guimarães, Diretor Técnicos, ATI/PE

10h15 - 10h30 - Projeto FIPLAN

10h30 - 10h45 - Intervalo

10h45 - 12h15 - Apresentação sobre ataques DOS e DDOS e Metodologia ABIN:

Abin, Prodeb, Prodam, Prodemge, Ciasc

12h15 - 14h00 - Almoço no hotel e Relacionamento com patrocinadores anuais

14h05 - 16h45 - Apresentação dos 9 GTs – Gerentes e Assessores

16h45 - 17h15 - Avaliação das reuniões, propostas de trabalho e Agendas para 101ª RFDTEs e 3ª RGTEs

17h15 - 17h30 - Considerações finais e Encerramento.

Dia: 09 de março (sexta-feira)

Sala 2 – Gerentes (Manhã)

8h30 - 12 h 15 – Estudos e preparação de apresentação de Trabalho dos seguintes GTs

GT2 – Engenharia de Software - MPS-BR – Este grupo deverá apresentar o que é o MPSBR a preparar um questionário para ser aplicado nas empresas, apontado se tal metodologia é aplicada ou não e em qual grau de maturidade cada empresa se encontra: PRODEB, ATI – PI e CEPTOMAT – MT.

GT3 – Governança de TIC – Este grupo deverá dar diretrizes para adoção/implantação de Governança de TIC nos órgãos e no Data Center: ATI-PE, PROCERGS - RS e PRODERJ – RJ.

GT4 - Governo Eletrônico – Este grupo deverá apresentar a situação do E_GOV nos Estados: EMGETIS – SE, ITEC – AL, CELEPAR – PR e ATI – PE.

GT5 – Segurança da Informação – Este grupo deverá apresentar a maturidade da disciplina Segurança da Informação em cada uma das empresas: PRODEPA – PA, PRODEB – BA, PRODAM – AM e CTI – RR.

GT7 – Infovias Digitais Governamentais - Este grupo deverá apresentar o situação de cada estado nas Redes de Comunicação Pública: PRODEST – ES, PRODEB – BA, ETICE – CE, CODATA – PB, PRODEPA – PA, ATI – PI e PROCERGS – RS.

GT8 – Software Livre – Este grupo deverá avaliar a maturidade na utilização de Software Livre nas diversas camadas de gestão e de operações do Data Center: PROCERGS – RS, PRODAP – AP e PRODEB – BA.

GT10 – TIC na Copa 2014 – Este grupo deverá avaliar os projetos de TIC, em andamento, para apoiar a realização da Copa do Mundo 2014.

GT11 – Virtualização de Data Center – Este grupo deverá estudar as várias soluções para Virtualização de Data Center, levando-se em consideração Core da Rede, Servidores e Storage: DETI – RO, ATI – PI, PRODEST – ES, PRODEPA – PA, CTI – RR e CIASC – SC.

GT12 – Expresso Livre – Este grupo deverá avaliar a utilização deste Software, as versões que estão por vir e a utilização em cada uma das empresas: CELEPAR – PR, PRODEB – BA e PRODAM – AM.

Olhar Digital: Brasil se mostra um verdadeiro provedor de tecnologia durante CeBIT 2012

Olhar Digital: Brasil se mostra um verdadeiro provedor de tecnologia durante CeBIT 2012:

Segundo Softex, empresa que apoia a delegação brasileira na feira, se o evento terminasse hoje as empresas já estariam felizes

06 de Março de 2012



No primeiro dia de CeBIT, maior feira de tecnologia e comunicação do mundo, oBrasil se mostrou satisfeito com sua participação como país parceiro do evento. Segundo John Forman, diretor de capacitação e inovação da Softex, 130 delegações, sendo 50 instituições públicas e privadas, e 80 empresas privadas, se mostraram felizes com os resultados obtidos. "Acredito que se a feira terminasse hoje, todos já estariam felizes. OBrasil realmente está em uma posição de destaque e se mostrando de fato como um país provedor de tecnologias", comentou.

A visita da presidente Dilma e da chanceler alemã, Angela Merkel, aos diversos expositores brasileiros, segundo o executivo, colocou a TI brasileira em destaque na mídia e dentro do próprio evento. Além disso, o evento serviu como um reforço dos vínculos entre o Brasil e Alemanha. "O histórico entre os países é antigo, mas com a CeBIT estamos relembrando parcerias", ressaltou. "A chanceler disse com todas as letras que a Alemanha está de braços abertos para receber o programa 'Ciência sem Fronteiras' assim como ela sabe que poderá contar com a gente também", completou.

O diretor da Softex ainda lembrou que o evento está superando expectativas justamente por se tratar de uma feira de destaque que atrai público do mundo inteiro. "Estamos tendo oportunidade de mostrar soluções de fibra ótica, simuladores de voos, laboratórios de pesquisas de universidades e até soluções de startups. As empresas iniciantes não têm estande, mas mesmo assim estamos trabalhando para colocar as pessoas em contato com nossas startups", disse.

De acordo com Forman, o processo de negociação dentro do mercado de TI demora, no mínimo, seis meses. Portanto, pode ser que o evento não resulte, necessariamente, em contratos fechados, mas será vital para impulsionar os negócios durante o ano de 2012. "Acredito que neste ano as empresas estejam fechando contratos iniciados no ano passado. Mas, isso não é negativo, muito pelo contrário. Isto é ótimo, pois o evento abre portas e mantém as empresas em contato por muitos meses", conclui.

Em sua 13ª edição, o projeto de participação brasileira na CeBIT tem como objetivo a inserção do software e serviços de TIC brasileiros no mercado internacional e a promoção da marca "Brasil IT+". A iniciativa conta com apoio e realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Comunicações (MinCom), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Hannover Fairs doBrasil - subsidiária da Deutsche Messe no País, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Embratur, coordenada pela SOFTEX.

Olhar Digital: Com apenas um canal de fibra ótica, empresa alemã atinge 512Gbps de conexão

Olhar Digital: Com apenas um canal de fibra ótica, empresa alemã atinge 512Gbps de conexão:

Velocidade recorde foi atingida em teste de envio de dados entre Berlim e Hannover, na Alemanha

06 de Março de 2012



A Deutsche Telekom, companhia de telecomunicações alemã, está realizando testes do projeto OSIRIS (Optically Supported IP Router Interfaces), que visa desenvolver novas formas de lidar com a demanda de banda larga. A empresa atingiu uma velocidade de 512Gb por segundo, usando um único canal de fibra ótica, batendo o recorde de maior velocidade de transferência de dados no mundo.

Ao pegar um pacote de dados e enviá-lo de Berlim a Hannover, numa distância de 367km, os pesquisadores bateram recordes tanto na ida quanto na volta. O percurso total teve 734km de distância.

Os cabos de fibra ótica são compostos por diversos canais. Pegando como exemplo os modelos usados pela empresa alemã, que possuem 48 canais, poderíamos ter uma velocidade de 24,6 Tb por segundo, segundo o site GigaOM.

Contextualizando, agora há a possibilidade de envio de uma coleção com 3696 CDs através de apenas um cabo de fibra ótica ao mesmo tempo, em apenas um segundo. E mais: vale lembrar que esses cabos têm a espessura de um cabelo humano.

Não há previsão para a chegada no mercado da conexão de super-velocidade testada pela Deutsche.

Secom: Governador e chanceler alemã conversam sobre parceria tecnológica

Secom: Governador e chanceler alemã conversam sobre parceria tecnológica

Foto: Roberto Stuckert/PR



A ampliação da parceria tecnológica entre o Estado da Bahia e a Alemanha foi tema de uma conversa entre o governador Jaques Wagner e a chanceler (primeira-ministra) alemã Angela Merkel, nesta terça-feira (6), durante visita à Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações (CeBIT 2012), em Hannover (Alemanha).

O governador está em Hannover como integrante da comitiva da presidente Dilma Rousseff e busca atrair empresas alemãs para o Parque Tecnológico da Bahia. Segunda-feira passada (5), ele cumpriu agenda com a presidente Dilma – abertura da CeBIT e jantar com representantes do Governo da Baixa Saxônia.

“A Bahia é a 6ª maior economia do País e é extremamente diversificada, englobando desde agricultura, agronegócios, comércio, serviço, turismo e TI. Nós buscamos fortalecer cada vez mais a área de ciência, tecnologia e inovação e estar no maior evento de TIC no mundo é uma grande oportunidade para divulgar nosso potencial”, comentou Wagner.

Nesta terça-feira o governador participou de reuniões com as empresas IBM, Huawei, Ericson e o Institiuto Fraunhofer, além da noite brasileira, onde foram apresentadas a cerca de 350 empresários do ramo de tecnologia de vários países oportunidades de investimentos na Bahia, prioritariamente na área de ciência e tecnologia e o Parque Tecnológico.

Nestes encontros o governador apresentou o potencial baiano e conheceu soluções tecnológicas para melhoria dos serviços públicos, como centros de comando e controle integrados. Pelo menos duas multinacionais líderes de mercado demonstraram interesse em instalar centros de pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico.

Na festa brasileira na CEBIT, o governador destacou o diferencial baiano nas artes, musica, cultura e criatividade, características essenciais para a construção de soluções tecnológicas inovadoras. A atração musical foi Carlinhos Brown.

A CeBIT reúne 4.200 expositores de 70 países e apresenta as novidades da área de tecnologia, informática e telecomunicações. Acompanham o governador o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, dirigentes da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).

Fraunhofer e IBM estarão no Parque Tecnológico

Um dos empreendimentos já confirmados, resultado de uma reunião do governador com o presidente da instituição alemã de pesquisa aplicada Fraunhofer, é a instalação de um centro de pesquisa no Parque Tecnológico, o primeiro a ser instalado no Brasil, com investimento inicial de US$ 10,5 milhões.

O protocolo de cooperação técnica com a Fraunhofer será assinado nesta sexta-feira (9), em Salvador. A Fraunhofer é o maior centro de pesquisa aplicado da Europa, voltada para as áreas de saúde, segurança, comunicação, energia e meio ambiente. Atua com 15 mil cientistas e engenheiros em todo o mundo e possui 60 centros de pesquisas e escritórios de representação na Europa, EUA, Ásia e no Oriente Médio.

Em Hannover, o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, anunciou a instalação no Parque Tecnológico de um laboratório de software e apresentou possibilidades de ampliação da parceria.


IDG Now: Embratel assume controle total da NET

IDG Now: Embratel assume controle total da NET



Renato Rodrigues
Publicada em 06 de março de 2012

Com o negócio de 6,4 milhões de reais, a Embratel agora tem 54% do capital votante da operadora.

A Embratel divulgou na tarde desta terça (6) a aquisição de 5,5% das ações com direito a voto da GB Empreendimentos e Participações, controladora direta da operadora NET.

De acordo com informações da agência Reuters, com o negócio de 6,4 milhões de reais, a Embratel agora tem 54,% do capital votante e 100% das ações preferenciais da GB.

"Em conseqüência da aquisição, a Embrapar e Embratel passaram a deter, direta e indiretamente, por intermédio da GB, 92,2% do capital total da NET", informou a Embratel, do magnata mexicano Carlos Slim, em comunicado ao mercado financeiro.

"Com a aquisição do controle acionário da NET, a Embrapar visa incrementar as suas atividades e as de suas controladas no mercado brasileiro de telecomunicações", disse a empresa, acrescentando que pretende lançar uma oferta pública unificada para compra de todas as ações ordinárias e preferenciais de emissão da NET.

Em outubro, a Embratel havia comprado, por 3,3 bilhões de reais, 143 milhões de ações preferenciais da NET – 70% dos papéis do tipo em circulação no mercado.

Olhar Digital: Tamanho máximo de aplicativos no Android sobe de 50MB para até 4GB

Olhar Digital: Tamanho máximo de aplicativos no Android sobe de 50MB para até 4GB:

Objetivo é aumentar os recursos de alta qualidade para jogos interativos e outros serviços no Android Market

06 de Março de 2012



O Google anunciou hoje (06/03) no blog Android Developers que, a partir de agora, o tamanho máximo para subir aplicativos noAndroid Market, loja virtual da marca, aumentou de 50MB para 4GB.

Talvez demore muito tempo para baixar um aplicativo desse tamanho, dependendo da velocidade de conexão do seu smartphone. Contudo, a novidade é que alguns desses apps terão recursos otimizados de áudio e vídeo, além de gráficos 3D e em alta definição. O objetivo, segundo Tim Bray, arquiteto de software do Android, é aumentar os recursos de alta qualidade para jogos interativos e outros serviços.

Vale lembrar que o formato APK, presente na maioria dos dispositivos com Android, ainda será limitado a 50MB para garantir a segurança do mecanismo de armazenamento do aparelho. Por outro lado, os desenvolvedores poderão anexar mais dois arquivos de expansão de 2GB cada, possibilitando mais flexibilidade na hora de criar aplicações. Isso sem contar a redução de custos para quem trabalha no mercado de aplicativos.

Outra característica é que os usuários poderão ver o tamanho total de um app antes de adquri-lo e instalá-lo. Bray ainda explicou que uma vantagem extra na maioria dos novos aparelhos é que, se o app for pago, há um período de reembolso de até 15 minutos antes de baixar o serviço por inteiro no celular.

Gizmodo Brasil: FBI diz que chefão do LulzSec entregou seus companheiros anônimos

Gizmodo Brasil: FBI diz que chefão do LulzSec entregou seus companheiros anônimos

Por Leo Martins
06-03-2012



De acordo com FBI, o cara aí da foto fazendo biquinho é Sabu, o chefão do LulzSec e mente por trás de vários ataques hackers marcantes no ano passado. Só que, segundos os federais, ele mudou de lado — tudo para não ir para a cadeia.

O nome Sabu é familiar: como membro do LulzSec, uma braço importante do Anonymous, ele programou ataques famosos contra a CIA, o FBI, a Sony e diversas outras corporações e governos. Ele era tipo o Capitão Hook. Mas isso acabou. De acordo com a Fox News, o FBI não só confirmou que Sabu é um desempregado de 28 anos chamado Hector Xavier Monsegur, como também disse que ele está “colaborando com o governo há meses”. Hoje, seis dos principais hackers do LulzSec foram presos. Sabu também foi preso — mas seus meses de colaboração com a polícia devem diminuir sua pena.

E de acordo com a Fox News, a colaboração é antiga:

Em 15 de agosto de 2011, Monsegur declarou-se culpado em mais de dez acusações relativas às atividades hacker. Nas semanas seguintes, ele trabalhou quase diariamente nos escritórios do FBI, ajudando os federais a identificar e finalmente prender membros de alta classe do LulzSec e do Anonymous, dizem as fontes.

Por que ele fez isso? A explicação da Fox:

“Ele não aceitou isso fácil”, disse um oficial envolvido com a mudança de Sabu ao FoxNews.com. “Foi por causa de suas crianças. Ele não queria ir para prisão e deixá-las. Foi assim que nós o pegamos.”

Ainda segundo a reportagem exclusiva da Fox News, o FBI chegou até Hector após ele se logar a um canal de IRC sem mascarar seu IP. Assim, eles descobriram seu endereço, em Nova York. Com isso, os federais começaram a mapear os passos de Sabu, sem pressa, com receio de que ele desconfiasse e destruísse provas importantes. E, após coletar informações suficientes para prendê-lo — como vendas de cartões de crédito falsos — eles foram atrás de Hector. Foi quando ele disse: “não fui eu, vocês pegaram o cara errado”. Daí para contar com sua colaboração, aparentemente o FBI não teve muito esforço.

Você pode ler todos os processos contra os membros presos do LulzSec hoje clicando aqui; vale a pena também visitar a completa matéria da Fox News.

IDG Now: Mais de 30 mil blogs do WordPress estão infectados com malware

IDG Now: Mais de 30 mil blogs do WordPress estão infectados com malware



IDG News Service
Publicada em 07 de março de 2012

Ataques resultaram em mais de 200 mil páginas infectadas que redirecionam os usuários para sites que mostram verificações falsas de antivírus.

Quase 30 mil blogs do WordPress foram infectados em uma nova onda de ataques orquestrada por uma gangue de cibercriminosos para distribuir antivírus falsos. O alerta é de pesquisadores da empresa de segurança Websense.

Os ataques resultaram em mais de 200 mil páginas infectadas que redirecionam os usuários para sites que mostram verificações falsas de antivírus. Isso faz parte de uma campanha de distribuição de AVs falsos que vem acontecendo há meses, disseram os pesquisadores.

Falsas verificações de antivírus não são novidade. Na verdade, há alguns anos atrás este tipo de engenharia social foi um dos principais métodos de distribuição de scareware aos internautas.

No entanto, muitas gangues de cibercriminosos, desde então, começaram a se focar em ataques de download automático (drive-by) que exploram vulnerabilidades do navegador e de plug-ins para fazer o download automático e instalar malware.

O grande número de páginas infectadas nesta campanha é uma indicação de que esses golpes continuam funcionando, disse Elad Sharf, pesquisador sênior de segurança da Websense Labs. "Sites vulneráveis ​​são uma fonte rica de oportunidades para os criminosos."

Mais de 85% dos sites comprometidos são dos EUA, mas os visitantes estão no mundo todo. "O ataque pode ser específico para os EUA, mas todo mundo está em risco quando visitar estas páginas comprometidas", disse Sharf.

Muitos dos blogs comprometidos nestes ataques recentes rodam versões desatualizadas do WordPress, tinham plug-ins vulneráveis instalados ou senhas administrativas suscetíveis a ataques de força bruta, disse David Dede, um pesquisador de segurança da Sucuri Security. "Parece que os crackers estão tentando de tudo ultimamente."

Pesquisadores da Sucuri também têm acompanhado essa campanha de distribuição de scareware e descobriram que um plug-in para WP chamado ToolsPack foi instalado em muitos dos blogs comprometidos. Este plug-in se disfarça como uma coleção de ferramentas de administração do WP, mas na realidade contém um backdoor que os atacantes usam para manter o acesso não autorizado aos locais afetados, disse Dede.

Gizmodo Brasil: No ano passado, venda de smartphone no Brasil saltou 179%

Gizmodo Brasil: No ano passado, venda de smartphone no Brasil saltou 179%

Por Leo Martins
06-03-2012



A Nielsen divulgou que a venda de smartphones no Brasil cresceu consideravelmente em 2011: em comparação com o ano anterior, 2010, o número deu um salto de 179%. Mas a fatia de celulares espertos no país ainda é pequena — no ano passado, eles representaram 7,5% do total de celulares vendidos.

A Nielsen atribui o crescimento à queda de 33% do preço médio dos smartphones. Os planos pré-pagos agressivos de todas as operadoras, com navegação na internet por centavos, também ajudou — apenas 23% dos aparelhos comercializados foram vendidos no pós-pago. Segundo a Nielsen, o Android teve 61% do mercado nacional em 2011.

Porém, no total de celulares vendidos, eles ainda representam pouco. E a navegação na internet em tais aparelhos ainda é motivo de curiosidade para nós: na navegação móvel pelo Gizmodo, a divisão no último mês foi bem surpreendente:

• Android: 33,58%

• iPad: 33%

• iPhone: 26,7%

• iPod touch: 3,2%

• Symbian: 1,2%

• Windows Phone: 1%

Isso nos deixa com algumas dúvidas: os usuários brasileiros de Android usam pouco o aparelho para navegação? Ou usuários do iOS — incluindo iPads e iPhones — que usam demais a plataforma móvel para nos visitar? [G1]