sexta-feira, 18 de maio de 2012

INFO: Governo estuda fibra óptica em obras públicas




O secretário executivo do Ministério das Comunicações, 
Cezar Alvarez, quer obras preparada os para cabos de telecomunicações

Brasília - O governo federal está trabalhando em um decreto para determinar que as obras públicas como estradas, pontes, viadutos e redes de transmissão de energia tenham em seus projetos um espaço destinado à passagem de fibras ópticas para redes de telecomunicações, informou o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.

A nova regulamentação está sendo feita em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), além das secretarias de Portos e de Aviação Civil. Segundo Alvarez, a regulamentação sobre o compartilhamento de infraestruturas entre as operadoras de telecomunicações vai continuar com a Anatel.

Outro tema que está sendo trabalhado pelo Ministério das Comunicações é o da regulamentação do uso dos postes e da instalação de antenas de telecomunicações. De acordo com o secretário, é um acordo mais complexo, que tem que ser feito com prefeituras e governos estaduais.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Fixa e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), existem atualmente mais de 250 leis municipais sobre o assunto, o que burocratiza a instalação de novas antenas.

G1 : Feira de educação exibe software que ensina química e biologia em 3D



Inovações tecnológicas são apresentadas na Educar, que termina sábado.
'Objetivo da tecnologia é buscar atenção da criança', diz especialista.
Software permite que a imagem seja aproximada
 com o comando feito pelas mãos (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)

Com um óculos 3D é possível ver os efeitos do antibiótico dentro do organismo, sua briga contra a bactéria ou, ainda, analisar as artérias dentro do coração partido ao meio. Outro equipamento simula um laboratório de química virtual, onde a água se mistura a outros elementos químicos e vira uma experiência que pode ser refeita muitas vezes sem quebrar ou sujar nada. Há também a opção de analisar o esqueleto humano projetado em uma tela acoplada a um aparelho que responde ao comando das mãos. Basta um movimento com os indicadores e polegares para que a imagem ganhe um zoom. 

As inovações tecnológicas estão expostas na 19ª edição da feira Educar Educador, que ocorre até este sábado (19), em São Paulo. O evento reúne novidades na área de educação com expositores e palestras sobre diversos temas (veja outras novidades na reportagem ao lado).

A tecnologia é um dos destaques da feira, como a sala de cinema 5D, onde, além da profundidade das imagens, com cores e sons, é possível sentir o vento e a chuva, conforme a projeção na tela. Nesse caso, segundo o diretor administrativo da 3D Education, Frank Azulay, trata-se de uma brincadeira do que pode ser criado no futuro. De acordo com Azulay, ainda não há conteúdos pedagógicos disponíveis em 5D e, atualmente, o que se encontra no mercado está no ramo de entretenimento.

Os conteúdos para projeção em 3D já são realidade. Os produzidos pela 3D Education atingem estudantes das séries finais do ensino fundamental até o ensino superior. Segundo Azulay, cerca de 150 escolas de todo o país compraram o software, que tem custo mensal de R$ 2.000. Há programas que rodam tanto em salas especiais ambientalizadas, como se fossem cinemas com uso de óculos especiais (chamados de estereoscópicos), quanto em lousas digitais que dispensam o uso do óculos (monos). A empresa possui mais de 2.500 aulas de matemática, física, biologia e química.

"O programa não dispensa a presença do professor. Pelo contrário, a ideia é somar e potencializar o aprendizado dos estudantes", afirma Azulay.

Fim das lousas digitais

A P3D lançou na feira o software movido a gestos. Com ele é possível visualizar os órgãos de uma carpa com um comando feito com a mão direita para cima. Para funcionar é preciso aliar um telão a um aparelho chamado kinect, que visualiza os movimentos. A empresa disponibiliza 1.000 modelos interativos (uma espécie de aulas) de biologia, geografia, química e física. Nos modelos não há texto ou som, apenas uma trilha sonora para ajudar na imersão do aluno. O custo mensal é de R$ 1.500.

Corpo humano projetado recebe os comandos gestuais
 (Foto: Mauricio Burimb/ Divulgação)

Para Mervyn Loweo, da P3D, o lançamento de softwares como esse representa o fim da lousa digital, mas não da tradicional, manipulada com giz ou pincel atômico. "Em até cinco anos a lousa digital deve sair do mercado porque vai estar embutida no hardware. Agora, a tradicional sempre vai existir porque o professor, durante uma explanação, faz a anotação de uma fórmula, de uma definição, e para isso não precisa de tecnologia."

Loweo afirma que mesmo com o amparo da tecnologia o papel do professor continua sendo fundamental dentro da sala de aula. Segundo ele, o objetivo da tecnologia na educação é o de buscar a atenção da criança para passar o conhecimento. "O nosso software usa as mãos, é gestual e mais lúdico. Toda criança quer mexer, e esse é o propósito."

Sala de tecnologia 5D onde é possível sentir 
vento e água (Foto: Mauricio Burimb/ Divulgação)

19ª Educar - Feira e Congresso Internacional de Educação

Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rod. dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo.

Data: até sábado (19 de maio)

Horários: quarta-feira das 15h30 às 19h30; quinta-feira das 8h30 às 18h30; sexta-feira das 8h30 às 19h; sábado das 8h30 às 18h30.

Ingressos: a feira é aberta ao público, os seminários requerem inscrição.


Enhanced by Zemanta

IDG Now!: Projeto vai permitir abertura de empresa pela internet





Iniciativa é uma parceria entre Sebrae e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com objetivo de reduzir o tempo para registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ.

A partir de junho, será possível abrir uma empresa pela internet. Um piloto do projeto Integrar será implantado no Distrito Federal e em oito estados: Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba. A iniciativa abre caminho para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todo o país. 

O Integrar é uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Junta Comercial de Minas Gerias. O projeto é uma adaptação do Minas Fácil, iniciativa que simplificou a legalização de empresas no estado. 

“O projeto segue as regras para abertura e funcionamento de negócios validadas pelo Comitê Gestor da Redesim, que são mais simples, operadas de forma eletrônica”, explicou a gerente-adjunta de Políticas Públicas do Sebrae, Inês Schwingel. 

“Enquanto o Banco Mundial aponta que o tempo médio para abertura de empresas no Brasil é de 152 dias, em Minas Gerais é de até 9 dias”, explicou Alex Francisco de Oliveira Barbosa, diretor da Junta Comercial de Minas Gerais. Ele participou, ontem(16/05), do II Encontro Nacional da Rede Sebrae de Políticas Públicas, em Brasília.

O evento reuniu cerca de 60 gerentes e analistas do Sistema Sebrae com objetivo de alinhar ações para o desenvolvimento das estratégias estabelecidas pela instituição. Entre os quais a implantação em todo o País da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Olhar Digital: Scanner cerebral ajuda as pessoas sobrecarregadas com o trabalho




Aparelho desenvolvido pelo MIT consegue te dar uma força, em nível subconsciente, nos momentos em que você está cansado 

18 de Maio de 2012


O MIT (Instituto deTecnologia de Massachusetts) desenvolveu um aparelho para o cérebro que promete ajudar as pessoas a desenvolver certas atividades em nível subconsciente. Segundo o site Gizmowatch, o scanner cerebral, chamado de Brainput, analisa suas atividades mentais e consegue te dar uma força naqueles momentos em que você precisa estar alerta, mas já está cansado demais para trabalhar.

Para fazer testes, pesquisadores do instituto colocaram o scanner em um profissional que precisava guiar dois robôs simultaneamente, mudando constantemente o controle entre as máquinas, e se precavendo para que ambos não colidissem com a parede. Com um raio infravermelho, o scanner conseguia determinar o nível de atenção da pessoa e monitorava as ações cerebrais, armazenando estes dados em um computador. Quando os robôs começaram a se bater nas paredes, indicando uma falta de atenção do operador, eles conseguiam se ajustar automaticamente devido aos dados computados no momento de mais atenção.

Empresas como a Microsoft estão investindo fortemente em computadores com interações com humanos para que, no futuro, ambos possam conviver em harmonia. Os pesquisadores acreditam que os pilotos poderiam se beneficiar da tecnologia, que ajudaria os profissionais em momentos de estresse.

TI INSIDE : Brasil fecha abril com 54,3 milhões de terminais 3G ativos




O Brasil fechou abril com mais de 54,3 milhões de terminais 3G ativos (banda larga móvel), o que representa um crescimento de 4,47% em relação ao mês anterior – eram 52 milhões em março, de acordo com dados a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados nesta quinta-feira, 17.

Em termos de acessos móveis por tecnologia o GSM respondeu por cerca de 197,5 milhões, com participação de mercado de 78,05%, o WCDMA por aproximadamente 45,7 milhões de acessos e 18,07% de market share, e os terminais de dados por cerca de 8,6 milhões de acessos, com 3,38% de quota de mercado. Por fim, CDMA com apenas 1,2 milhão, 0,5% de representatividade.
Segundo a Anatel, quase 245,2 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 125,29 acessos por 100 habitantes. O número absoluto de novas habilitações (2,9 milhões) é o maior registrado em um mês de janeiro nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 1,22% em relação a dezembro de 2012.
No mês de abril foram registrados 2,2 milhões de habilitações de telefones celulares no país. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número é o maior já registrado no período nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 0,86% em relação a março. No total, o Brasil já tem 252,9 milhões de linhas de celulares ativas.
Do total de acessos em operação no país em abril, 206,9 milhões eram pré-pagos (81,79%) e 46,1 milhões pós-pagos (18,21%). A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,75% de participação, seguida da TIM (26,89%), Claro (24,48%), Oi (18,57%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%). 

INFO: BNDES financiará empresa que investir na tecnologia 4G




O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo,
 deseja empresas brasileiras criando tecnologias 4G

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem linhas de financiamento para atender à demanda do edital de licitação para redes de telefonia 4G, que prevê percentuais mínimos de tecnologia nacional.

Bernardo reuniu-se com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para tratar do financiamento para a indústria nacional.

“Estamos exigindo conteúdo nacional, com certeza muitas empresas vão ter interesse, tem algumas ampliando ou se instalando aqui, e nós precisamos de financiamento para a indústria”, disse Paulo Bernardo. Segundo o ministro, o BNDES já recebeu alguns pedidos da indústria e irá “apoiar fortemente” o processo.

Pelas regras do leilão, aprovadas no mês passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas que vencerem a licitação das faixas destinadas à telefonia 4G deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014.

Nos dois anos seguintes, o percentual dos investimentos em aquisição de bens e produtos com tecnologia nacional passa para 65% e, entre 2017 e 2022, para 70%.

A exigência de conteúdo nacional foi questionada recentemente na Organização Mundial do Comércio (OMC) pelos Estados Unidos e pela União Europeia. O ministro disse que as respostas formais já foram enviadas ao órgão, via Itamaraty, e que o governo não pensa em mudar essa regra do edital. “A Anatel recebeu alguns pedidos pontuais e está avaliando, não sei se vai mudar uma ou outra coisa, mas o essencial não vai mudar nada”, disse o ministro.

Na semana passada, algumas empresas apresentaram à Anatel sugestões de mudanças e pedidos de impugnação de itens do edital do leilão de 4G, previsto para 12 de junho. O Conselho Diretor da agência tem até o 5 de junho para dar a resposta ao pedido das operadoras.

G1 : Dia Mundial da Internet defende a inclusão digital de jovens mulheres




Dia Mundial da Internet defende a inclusão digital de jovens mulheres
União Internacional de Telecomunicações celebra dia nesta quinta (17).
Organização encoraja mulheres a buscarem carreiras em tecnologia.

O Dia Mundial da Internet, comemorado nesta quinta-feira (17), tem como tema de 2012 a inclusão de mulheres e meninas ao setor de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU na sigla em inglês), as mulheres foram escolhidas como assunto deste ano para aumentar as oportunidades digitais para elas e para encorajar que jovens busquem carreiras no setor.

Todos os anos, o Dia Mundial da Internet é celebrado em 17 de maio e marca o aniversário de assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo, em 1865, que levou à criação da União Internacional de Telecomunicações.

“Tecnologias de informação e comunicação, incluindo a internet, são os canais de conhecimento que ajudam a capacitar as pessoas para que elas encontrem seus objetivos e aspirações”, explica a ITU em nota enviada ao G1.

No Afeganistão, um cibercafé foi criado apenas 
para receber mulheres (Foto: Mohammad Ismail/Reuters)

“É por isso que a ITU defende a implantação rápida da banda larga, para permitir que pessoas em todos os lugares possam se conectar às estradas da informação e do conhecimento e para acabar com a exclusão digital”, continua o comunicado.

A organização pede, neste Dia Mundial da Internet, que oportunidades digitais sejam dadas às mulheres e meninas para que elas possam construir suas capacidades de acessar à TIC. “Também defendemos que elas adotem seus lugares como tomadoras de opinião na sociedade, especialmente dentro do setor de TI”, completa a nota.

O secretário-geral da ITU, Hamadoun Touré, reafirmou que a igualdade é um direito humano fundamental. “Meninas e mulheres jovens com competências em TIC irão encontrar empregos que oferecem criatividade, inovação e formas completamente novas de se trabalhar. Incentivar essas jovens ao setor de tecnologia vai criar modelos inspiradores para as próximas gerações”.

Dados brasileiros

No Brasil, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2010, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), a diferença de acesso à internet entre os homens e as mulheres não é muito grande.

Entre os homens entrevistados pelo instituto, 41% declararam ter acessado a rede nos últimos seis meses. Entre as mulheres, o número é de 40%, o que pode ser considerado um empate, conforme Juliano Cappi, gerente de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

Sobre a frequência de uso da internet, a diferença é maior, segundo Cappi, o que mostra que os homens acessam mais a web que as mulheres. Entre os homens que usam internet no país, 63% declararam acessá-la diariamente, número maior que a média do Brasil (60%). Entre as mulheres, 56% delas responderam usar a web todos os dias.

TI INSIDE: Serpro nomeia funcionário de carreira à presidência




  

O Diário Oficial da União trouxe na edição desta quinta-feira, 17, a mudança de comando no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Robinson Margato Barbosa assume a direção da companhia no lugar de Jorge Luiz Barnasque.
O decreto com a exoneração de Barnasque e a nomeação de Barbosa foi publicado nesta quinta-feira. O novo diretor-superintendente do Serpro é funcionário de carreira do órgão, tendo ocupado as superintendências de Administração de Ambientes de Tecnologia da Informação e de Redes. Atualmente, Barbosa era assessor da diretoria do Serpro. Com informações da Agência Brasil. 

CORREIO: Presidente do STF apoia divulgação de salários no Judiciário



Britto lembrou de uma ação julgada pelo STF em 2009, 
que questionava a divulgação do salário de servidores municipais de São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, se declarou favorável à divulgação dos salários de juízes e servidores de forma a atender a Lei de Acesso à Informação (LAI), em vigor desde ontem (16). No entanto, ele admite que o assunto ainda deverá ser tratado com os demais ministros e outros órgãos do Judiciário.

Britto lembrou de uma ação julgada pelo STF em 2009, que questionava a divulgação do salário de servidores municipais de São Paulo. “Só excluí da publicação os endereços por uma questão de segurança”. O presidente quer incluir o assunto na pauta da próxima sessão administrativa do STF, que deve ocorrer na próxima terça-feira (22).

Seis meses após a edição da lei de acesso, o Judiciário ainda está se adaptando para cumprir as determinações sobre publicidade e atendimento ao público. Britto já manifestou interesse em criar uma comissão com integrantes da cúpula do Judiciário para redigir uma regulamentação única que deve ser seguida em todo o país, mas ainda não sabe se essa será a solução adotada.

“No plano da regulamentação, a priori, há duas vias: uma é cada tribunal fazer a sua regulamentação, outra é tentarmos um regulamento conjunto, com a assinatura dos tribunais, do Supremo, dos presidentes dos tribunais superiores. Mas ainda não definimos”.

Enquanto o Judiciário ainda decide quais rumos tomar, o Executivo publicou hoje (17) decreto que regulamenta a LAI para seus servidores. Um dos itens do documento torna obrigatória a divulgação de salários e vantagens recebidos por ocupantes de cargos de forma individualizada, mas não deixa claro se é preciso citá-los nominalmente. As regras ainda serão definidas por ato do Ministério do Planejamento.

No Legislativo, o Senado Federal informou nesta quinta-feira (17), por meio de nota, que irá esperar o ato do Planejamento para decidir como tratará o assunto internamente. As informações são da Agência Brasil.

G1 - Facebook reúne funcionários em evento para comemorar IPO - notícias em Tecnologia e Games




18/05/2012

Rede social divulgou fotos do evento, que começou na quinta (17).
Empresa começa a negociar ações com o símbolo 'FB' na Nasdaq.

Do G1, em São Paulo

Centenas de funcionários do Facebook se reuniram na chamada “Hacker Square”, na sede da companhia em Menlo Park (Califórnia), na noite de quinta-feira (17), quando a rede socialfechou o valor de US$ 38 como preço de suas ações para oferta inicial na bolsa de valores (IPO). A empresa usará o símbolo "FB" nas negociações na Nasdaq, que terão início nesta sexta-feira (18).


Mark Zuckerberg discursa para os funcionários durante abertura do evento (Foto: Francis Luu/Divulgação)

O Facebook divulgou algumas das primeiras fotos do evento, que teve a participação do presidente-executivo, Mark Zuckerberg, que foi ovacionado pelos funcionários. Na madrugada desta sexta-feira (18), a rede social realizou a 31º edição do “Hackathon” para comemorar o IPO. O evento é uma tradição da empresa, segundo o site “TechCrunch”.


Funcionários se reuniram na sede da empresa em Menlo Park (Foto: Francis Luu/Divulgação)

No evento, engenheiros e funcionários passam a noite criando conceitos de novos produtos que, às vezes, são produzidos pela rede social. Alguns dos protótipos que saíram do “Hackathon” incluem o bate-papo do Facebook e uma versão inicial da Linha do Tempo.


Evento chamado 'Hackathon' reuniu funcionários durante a madrugada (Foto: Francis Luu/Divulgação)

Estreia na bolsa

Com o valor fechado para a oferta de ações, a rede social foi avaliada em mais de US$ 104 bilhões. O valor faz a empresa de oito anos de idade ter uma avaliação próxima à da Amazon e superior ao da Hewlett-Packard (HP) e da Dell combinadas.


Ainda com as ações em US$ 38, a rede social pode arrecadar pouco mais de US$ 16 bilhões com o IPO. A compensação da oferta de ações deve ocorrer até terça-feira (22).

Com US$ 38 a ação, o Facebook pode se tornar o terceiro maior IPO da história dos Estados Unidos, segundo a Renaissance Capital. A oferta inicial também poderá ser a sétima maior do mundo. Previsões de quanto as ações irão crescer no primeiro dia na bolsa afirmam que o salto pode ser de 50% em cima do valor inicial. Entretanto, alguns analistas afirmam que este salto pode ser de menos de 10%.

Na quarta-feira (16), a companhia aumentou o número de papeis em 25%, para mais de 421 milhões de ações. Além disso, o Facebook e seus acionistas tem 30 dias para poder comprar mais de 63 milhões de ações "Classe A", que oferecem direito a voto nas decisões da empresa. Cada ação deste tipo dá direito a um voto.

INFO: Venda de ações do Facebook começa hoje



Empresa pretende negociar 421,2 milhões de papéis
 pelo preço de 38 dólares

São Paulo - Começam a ser vendidas nesta sexta-feira (18), na Nasdaq, sob o código de FB, as 421,2 milhões de ações ofertadas pelo Facebook. Do total, 180 milhões de papéis pertencem à empresa enquanto 241,2 milhões serão ofertados por seus acionistas. A expectativa é que a venda do lote inicial se encerre na terça-feira (22).

Além disso, o Facebook garantiu aos investidores que fizeram a pré-inscrição para a compra dos papéis um lote extra de 63,1 mi de ações, para serem vendidas no período de 30 dias, caso haja demanda.

Ontem, o Facebook fixou o preço de suas ações em 38 dólares por papel – valor máximo pré-determinado. Com a oferta, a empresa espera arrecadar 16 bilhões de dólares, o que coloca o IPO como o terceiro maior já realizado nos Estados Unidos e sétimo maior em todo o mundo.

O IPO do Facebook vai superar, em valor arrecadado, o de outros gigantes da tecnologia, como o do Google, doGroupon e da Zynga. Em 2004, o Google arrecadou 2 bilhões de dólares. Já a Zynga e o Groupon, arrecadaram 1 bilhão e 700 milhões de dólares, respectivamente, no ano passado.

Para alguns analistas, as ações do Facebook podem avançar 30% já nesta sexta-feira, apesar das preocupações sobre o potencial dos papéis a longo prazo.

Para a empresa de consultoria de mercado Morningstar, os papéis devem fechar este primeiro dia negociados a 50 dólares.

Folha: Chip permite tetraplégica mexer braço-robô com a mente

Chip permite tetraplégica mexer braço-robô com a mente 



Cathy Hutchinson, 59, gosta de beber café todo dia. Mas, numa manhã de abril de 2011, esse ritual teve um sabor especial: 15 anos após ficar tetraplégica, ela conseguiu erguer uma garrafa com a bebida e levá-la à boca sozinha.

Com um chip implantado em seu cérebro, ela usou apenas o pensamento para controlar um braço robótico conectado ao dispositivo.

Foi a primeira vez que uma pessoa conseguiu manipular um aparelho mecânico usando esse tipo de interface. O dispositivo usado para ler os sinais dos neurônios foi o Braingate, criado por cientistas da Universidade Brown, nos EUA.

Editoria de arte/Folhapress 




O invento já havia funcionado em 2006, num experimento em que Hutchinson e outros voluntários usaram o pensamento para mover um cursor de computador. Agora, esse controle também ocorre no mundo físico.

A pesquisa está na edição desta quinta-feira da revista "Nature". Um segundo paciente, de 66 anos, também participou dos experimentos, com sucesso.

John Donoghue, cientista que criou o Braingate, afirma que ainda é preciso esperar muitos anos para que o invento se torne viável comercialmente, mas considera que o êxito abre boas perspectivas.

"É um marco porque o chip continuou produzindo sinais úteis mais de cinco anos depois de ser implantado", diz.

PRECISÃO

"Também foi encorajador ver que, 15 anos após seu cérebro ter sido desconectado dos membros, por causa de um derrame no tronco cerebral, ela ainda era capaz de gerar toda a atividade nervosa dos movimentos precisos."

Segundo Donoghue, a meta é gerar sinais úteis não apenas para braços biônicos no futuro, mas também para aparelhos capazes de transmitir sinais elétricos diretamente aos músculos.

Dessa forma, a tecnologia pode devolver o movimento tanto a vítimas de lesões no sistema nervoso quanto a pacientes que tenham sofrido amputações.

Não por acaso, um dos principais financiadores do trabalho é o Departamento de Veteranos de guerra dos EUA.

Uma das principais inovações no braço robótico DLR, usado no experimento, são funções automatizadas que facilitam seu controle.

Quando Hutchinson agarrou a garrafa de café, por exemplo, o dispositivo a ergueu sozinho. Perto de sua boca, o DLR entornou a garrafa levemente, sem que a paciente precisasse controlar movimentos mais precisos.

CORRIDA

O sucesso do Braingate ocorreu em meio a um certo clima de corrida entre pesquisadores da área.

O grupo liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis na Universidade Duke, também nos EUA, havia anunciado em outubro do ano passado seu sucesso num experimento similar, no qual macacos conseguiram movimentar braços mecânicos e demonstraram sensação de toque.

"Até onde eu sei, fizemos o único teste da tecnologia em humanos", diz Donoghue. Nicolelis não estava disponível para comentar o estudo da "Nature" ontem.

Ainda resta saber como alavancar o desenvolvimento comercial da tecnologia.

A Cyberkinetics, empresa que Donoghue tinha fundado com esse fim, faliu após a crise econômica de 2008. O cientista diz esperar que os bons resultados tragam novos investimentos.

Folha: Twitter permite usuários navegarem com mais privacidade





A rede social Twitter confirmou nesta quinta-feira (17) seu apoio à ferramenta Do Not Track, que permite os usuários navegarem com maior privacidade.

O anúncio foi feito por Ed Felton, chefe de tecnologia da FTC (Comissão Federal do Comércio, na sigla em inglês) em Nova York durante o painel de privacidade da Internet Week, evento de tecnologia apresentado pelo Yahoo!.

Por padrão, sites como o Twitter recolhem dados de seus usuários por meio dos chamados cookies --informações que um site envia ao seu computador como forma de reconhecê-lo durante a navegação.

Tela incial do Twitter; serviço apoia ferramenta que 
permite usuário navegar anonimamente 

Uma das maneiras de evitar que esses dados sejam coletados é utilizando o plugin Do Not Track. No entanto, a ferramenta só funciona em sites que a apoiam, como o Twitter fez. Em outras páginas, como o Facebook, suas informações continuam sendo rastreadas.

Para saber mais sobre o Do Not Track e instalá-lo em seu navegador, basta acessar osite oficial do projeto (em inglês).

INFO: Anatel registra 2,2 mi de novas linhas de celulares em Abril




Brasília - No mês de abril foram registrados 2,2 milhões 
de habilitações de telefones celulares no país.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número é o maior já registrado no período nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 0,86% em relação a março. No total, o Brasil já tem 252,9 milhões de linhas de celulares ativas.

Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 54,3 milhões de acessos no país, com um crescimento de 4,47% em relação ao mês anterior. A teledensidade em abril chegou a 129 linhas para cada grupo de 100 habitantes, um a mais que no mês passado. O Maranhão é o único estado onde não existe mais de uma linha ativa para cada morador (85,4 linhas para cada 100 habitantes).

Do total de acessos em operação no país em abril, 206,9 milhões eram pré-pagos (81,79%) e 46,1 milhões pós-pagos (18,21%). A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,75% de participação, seguida da TIM (26,89%), Claro (24,48%), Oi (18,57%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

PC WORLD: Já disponível, Chrome 19 ganha sincronização de abas





Recurso funciona também em smartphones Android. Nova versão do navegador corrige 20 vulnerabilidades e está até 25% mais rápida para abrir códigos JavaScript

A Google liberou na última terça-feira (15/05) a nova versão de seu navegador. Na comparação com seu antecessor, o Chrome 19 é até 25% mais rápido para abrir programas simples em JavaScript, garante a empresa.

“A atualização do V8 – o “motor” do Chrome – faz com que ele tome decisões quanto à otimização de forma mais ágil e confiável, pois analisa minuciosamente os programas executados”, informou Jakob Kummerow, engenheiro de software da gigante, a partir do blog para desenvolvedores.

“Marcadores são utilizados para aferir a frequência com que aplicações JavaScript são abertas e ajudam a reduzir o tempo gasto com cada interação.”

A principal novidade do browser, porém, é a incorporação de mais uma opção ao recurso de sincronização. Agora os usuários poderão manter as mesmas abas abertas, independentemente do dispositivo que estiverem usando, seja ele um computador ou um smartphone Android. Para isso, basta ativar a ferramenta no menu “configurações” do browser e fazer o login com o Google ID.

A função, no entanto, demorará algumas semanas para chegar a todos os usuários, como destaca Raz Mathias, também engenheiro de software da companhia, em comunicado publicado no blog oficial. A sincronização de favoritos, senhas, histórico e extensões, porém, continua valendo.

A Google ainda corrigiu 20 falhas de segurança com o update – nenhuma delas consideradas graves. Nove das vulnerabilidades foram descobertas por seis pesquisadores independentes, que receberam 7,5 mil dólares como recompensa. As outras 11 foram identificadas por funcionários da própria Google.

Para baixar o Chrome 19, disponível em português para Windows, Linux e Mac, clique aqui. Caso já tenha o navegador instalado, a atualização será implantada automaticamente, em segundo plano.

Olhar Digital: Estudo: 44% dos usuários do Facebook jamais clicariam em um anúncio




Maior parte dos usuários não prestam atenção 
na publicidade que aparece na rede social 

A General Motors afirmou recentemente que anunciar no Facebook não vale a pena e não dá retorno ao anunciante, e tirou um investimento de US$ 10 milhões feito na rede social. E, de acordo com um estudo da agência de marketing Greenlight, a montadora está correta: o Facebooknão é bom para publicidade.

Uma pesquisa feita pela agência mostrou que 44% dos usuários do Facebook jamais clicariam em um link de anúncio que apareça na rede social. Outros 31% afirmaram que "raramente" se interessariam pelo anúncio, e apenas 13% dizem que clicariam "regularmente", segundo a CNET.

O Facebook acredita que a cobrança de anúncios dentro da rede social é uma das maneiras de lucrar com o serviço. Os usuários cadastrados recebem a publicidade de diversas maneiras - seja em uma parte específica no menu da direita ou na forma de um "artigo destacado" no Feed de Notícias.

Além de cobrar de empresas, a rede social estuda formas de lucrar com os usuários comuns. Recentemente, o Facebook começou a testar uma ferramenta que permite que o usuário pague uma pequena taxa para destacar seu post no meio do Feed de Notícias de amigos. 

AdNews :Marcas brasileiras são as que crescem mais rápido no Facebook





Uma pesquisa realizada pela SocialBakers revelou que as páginas brasileiras de marcas globais são que as que mais crescem no Facebook. Dentre as 10 primeiras no ranking, cinco são daqui, inclusive as quatro primeiras.

A que mais cresceu em 2011 foi a da bala Halls, que subiu 532 colocações, para o 3º lugar do ranking de páginas com mais fãs. A segunda foi a do chiclete Trident, que subiu 517 posições, para o 5º lugar.

Fato interessante destacado pela pesquisa é que das quatro marcas que mais cresceram, três pertecem à Kraft Foods Brazil (Halls, Trident e Chiclets). Ao perceber isso, resolveram estudar o comportamento das marcas no Facebook e descobriram que as três falam diretamente para o público jovem, tanto no jeito de se comunicar, como no design (apostam muito nas cores).

A Chiclets criou sua página no Facebook em abril 2010 e, do ano passado para cá, o número de fãs aumentou 1.050 vezes (a goma de mascar possui 1,3 milhão de fãs brasileiros). Acredita-se que a marca conseguiu este feito interagindo com os usuários, postando fotos, fazendo perguntas e realizando promoções em sua página.

Tendo em mente que 60% dos brasileiros no Facebook são jovens (32% tem entre 18-24 anos e 28% tem entre 25-34 anos), tanto a Halls quanto a Trident também apostam na comunicação e mesclam suas marcas com os principais interesses da moçada, como: música, esportes, namoro, festas, cinema, entre outros. A Halls até criou um horóscopo baseado nos diferentes sabores da bala.

"As pessoas jovens precisam se identificar com seus modelos como músicos e descobrirem suas personalidades e interesses, e é exatamente por isso que essas duas marcas estão na lista das dez que mais cresceram", concluiu a pesquisa.

Olhar digital: Estudo: 44% dos usuários do Facebook jamais clicariam em um anúncio:





Maior parte dos usuários não prestam atenção 
na publicidade que aparece na rede social 

A General Motors afirmou recentemente que anunciar no Facebook não vale a pena e não dá retorno ao anunciante, e tirou um investimento de US$ 10 milhões feito na rede social. E, de acordo com um estudo da agência de marketing Greenlight, a montadora está correta: o Facebooknão é bom para publicidade.

Uma pesquisa feita pela agência mostrou que 44% dos usuários do Facebook jamais clicariam em um link de anúncio que apareça na rede social. Outros 31% afirmaram que "raramente" se interessariam pelo anúncio, e apenas 13% dizem que clicariam "regularmente", segundo a CNET.

O Facebook acredita que a cobrança de anúncios dentro da rede social é uma das maneiras de lucrar com o serviço. Os usuários cadastrados recebem a publicidade de diversas maneiras - seja em uma parte específica no menu da direita ou na forma de um "artigo destacado" no Feed de Notícias.

Além de cobrar de empresas, a rede social estuda formas de lucrar com os usuários comuns. Recentemente, o Facebook começou a testar uma ferramenta que permite que o usuário pague uma pequena taxa para destacar seu post no meio do Feed de Notícias de amigos. 

Olhar Digital: Apple planeja usar somente energia renovável em seu principal data center



Companhia vai construir duas centrais de energia
 solar com capacidade para fornecer até 84 milhões de kWh por ano 

A Apple está planejando se tornar mais sustentável. De acordo com o Mac Rumors, a fabricante do iPhone e iPad pretende usar somente energia renovável no seu principal centro de processamento de dados, localizado na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Segundo a companhia, a medida representa um passo da empresa em minimizar os danos causados no meio ambiente devido à rápida expansão de centrais de servidores. Um dos primeiros planos é a construção de duas centrais de energia solar na região de Maiden, na Carolina do Norte, com capacidade para fornecer até 84 milhões de kWh por ano.

"A empresa vai usar painéis solares da SunPower. Isso significa que a Apple estará produzindo energia renovável suficiente no local, serão 124 milhões de kWh, potência equivalente a 10.874 casas", informou a empresa nesta quinta-feira (17/05).

Em abril, o Greenpeace acusou a Apple de usar apenas 10% de energia renovável em seu data center nos Estados Unidos. A fabricante, por sua vez, rebateu, dizendo que pelo menos 60% de toda energia usada no centro de processamento de dados era renovável. No entanto, com o anúncio de hoje, a companhia estaria mudando este cenário, chegando a 100% de sustentabilidade.