terça-feira, 3 de setembro de 2013

G1: Correios podem ter e-mail gratuito e criptografado, diz ministério


O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, disse nesta segunda-feira (2) que os Correios estudam a criação de um serviço público e gratuito de e-mail que contaria com criptografia, para tentar evitar espionagem como a realizada pelo governo dos Estados Unidos.

De acordo com Lins, a intenção de criar o serviço foi discutida em uma reunião que aconteceu antes de surgirem as denúncias de que brasileiros têm mensagens de email e informações telefônicas monitorados pela inteligência norte-americana.

O objetivo dos Correios, disse ele, é criar uma certificação digital, serviço pago que funciona como uma espécie de carimbo que garante a veracidade de documentos enviados pela internet. Para proteger esses documentos, a estatal quer criptografá-los. Num passo seguinte, a mesma tecnologia poderia ser utilizada para oferecer email gratuito à população.

“Para os Correios, trata-se de uma oportunidade de negócios”, disse Lins. “Tratamos desse assunto antes das denúncias, por isso não se trata de uma resposta contra a espionagem. Mas acelerar esse processo [para criar o email criptografado], é uma boa resposta”, completou.

O secretário-executivo admitiu que o custo para manter um serviço de e-mail criptografado é alto. Mas apontou que, a exemplo do que fazem hoje empresas como Google e Facebook, os Correios podem vender anúncios para financiá-lo.

Espionagem contra Dilma
No domingo (1º), reportagem do Fantástico mostrou documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que indicam que a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores foram alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

O jornalista Glenn Greenwald, coautor da reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

Nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou que, se comprovadas, as denúncias de espionagem contra a presidente Dilma são "inadmissíveis" e "inaceitáveis". Figueiredo deu entrevista coletiva ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os dois falaram em nome do governo brasileiro.

Fonte: Amato, Fábio . "G1 - Correios podem ter e-mail gratuito e criptografado, diz ministério - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/correios-podem-ter-email-gratuito-e-criptografado-diz-ministerio.html (accessed September 3, 2013).

SECOM - BA : Consultas públicas sobre participação social seguem abertas até sexta-feira




A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) informa que estão abertas até a próxima sexta-feira (6) as consultas públicas Compromisso Nacional pela Participação Social e Política Nacional de Participação Social. Ao realizar o cadastro na internet, qualquer cidadão tem a oportunidade de comentar sobre cada artigo ou cláusula das minutas e ainda interagir com outros participantes por meio de um diálogo aberto e transparente. 

Lançados pela Secretaria Geral da Presidência da República, os textos resultarão em documentos de contribuição coletiva. A Serin, que representa a Bahia no grupo de trabalho para construção do Sistema e da Política Nacional de Participação Social, participou das reuniões para elaboração das minutas, em Brasília.

O Compromisso Nacional pela Participação Social deve ser firmado pelos governos federal, estaduais e municipais, com o objetivo de viabilizar a participação social na gestão pública. Já a proposta da Política Nacional de Participação Social é um marco legal para fortalecer o conceito e as práticas da participação social como método de governo no país.

Fonte: "Consultas públicas sobre participação social seguem abertas até sexta-feira — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/09/02/consultas-publicas-sobre-participacao-social-seguem-abertas-ate-sexta-feira (accessed September 3, 2013).


Olhar Digital: Governo vai cobrar explicações dos EUA sobre espionagem



O governo do Brasil reiterou nesta segunda, 2, a indignação às autoridades dos Estados Unidos em meio às denúncias de espionagem de agências norte-americanas de dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores, conforme divulgado no programa Fantástico, da TV Globo. 

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) repetiram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de violação, mas evitaram mencionar futuras providências que deverão ser tomadas contra os Estados Unidos.

Cardozo e Figueiredo cobraram dos EUA explicações, por escrito e formais, sobre as denúncias. "A violação da soberania não pode acontecer sob nenhum pretexto", disse Cardozo, lembrando que a indignação foi exposta aos norte-americanos. "Nós confrontamos com aquilo que foi revelado."

Em seguida, o ministro da Justiça lembrou a situação se agrava quando a violação ocorre "sob o ponto de vista político e empresarial". "Isso fica, sem sombra de dúvidas, piorada".

Na semana passada, Cardozo esteve em Washington (EUA) para reuniões com o vice-presidente Joe Baden, a assessora para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Mônaco, e o chefe de Departamento de Justiça, Eric Holder. O ministro disse que apresentou como sugestão a adoção de protocolo de entendimento entre Estados Unidos e Brasil para a investigação em caso de suspeitas de terrorismo ou atos ilícitos.

A proposta se baseia na regra de que a interceptação de dados só pode ser feita em território nacional, com ordem judicial e sob presunção de inocência. "Diante de indícios, se existirem práticas, o governo norte-americano poderia solicitar dentro do protocolo um acesso a essas informações. Nós dissemos que não nos furtaríamos ao diálogo, desde que a questão não se colocasse de forma meramente retórica."

Figueiredo acrescentou que a violação da privacidade e dados pessoais, sejam de autoridades, como a presidenta da República, e dos cidadãos em geral é "incompatível com a parceria existente atualmente entre Brasil e Estados Unidos".

Pela manhã, Dilma convocou ministros para duas reuniões de emergência no Palácio do Planalto para discutir as denúncias de espionagem. As reuniões ocorreram em duas etapas: a primeira, que começou por volta das 10h, teve a presença dos ministros Cardozo, José Elito (Gabinete de Segurança Institucional), e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

A segunda reunião, ocorreu logo depois, com Cardozo e os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Celso Amorim (Defesa) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores). 

Antes das reuniões, Figueiredo convocou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para prestar esclarecimentos formais ao governo brasileiro e cobrou explicações por escrito das autoridades norte-americanas.

Fonte: "Olhar Digital: Governo vai cobrar explicações dos EUA sobre espionagem." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/governo-vai-cobrar-explicacoes-dos-eua-sobre-espionagem/37248 (accessed September 3, 2013).

Convergência Digital: Nuvem pública não faz a cabeça das empresas brasileiras

Nuvem pública não faz a cabeça das empresas brasileiras


As pequenas e médias empresas vão responder por cerca de 45% da receita com serviços na nuvem no Brasil, segundo dados da Frost &Sullivan. De acordo com o levantamento, em 2012, 61% das empresas brasileiras optaram por nuvem privada e a nuvem pública conta apenas com 22% de penetração no País. Apesar de seus benefícios, a implementação da nuvem pode ser complexa e envolve áreas estratégicas do negócio. Ao definir sua estratégia, a empresa deve ter em mente que a nuvem não é uma iniciativa de uma só vez, mas sim uma ação sempre em evolução, aconselha a consultoria.

Ainda pelo estudo da consultoria, no ano passado, apenas 23,1% das empresas entrevistadas haviam implementado ou estavam em processo de implementação de uma solução na nuvem, enquanto que 38,8% possuía algum projeto piloto ou estava estudando o conceito, evidenciando um cenário positivo.

Dentre as empresas que já adotaram alguma solução na nuvem, o software como serviço (SaaS) apresenta, com larga distância, a maior penetração: 88%. A adoção de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) foi menos expressiva, registrando 42% e 39% de penetração, respectivamente.

Apesar do cenário promissor para o mercado brasileiro de computação em nuvem, ainda há barreiras a serem vencidas e conceitos a serem desmistificados. Dúvidas com relação à segurança na nuvem foram citadas por 69% das empresas entrevistadas como o principal inibidor da adoção de soluções em Cloud. Outros fatores como conectividade e dificuldades de integração com a infraestrutura legada também representam barreiras para a adoção da nuvem no Brasil, aponta ainda a Frost& Sullivan.

Fonte: "Nuvem pública não faz a cabeça das empresas brasileiras - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34733&sid=97#.UiXevdLBORI (accessed September 3, 2013).

Olhar Digital: Estatuto do Partido Pirata é publicado no Diário Oficial




"Partido Pirata surgiu no mundo a partir de um movimento de resistência civil a tentativas de criminalização de maneiras de compartilhar conhecimento propiciadas pela popularização das tecnologias digitais." É assim o começo do programa do Partido Pirata do Brasil, que foi publicado nesta segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Graças a uma campanha aberta de doações (que pode ser conferida por aqui), os Piratas conseguiram arrecadar R$ 21,1 mil, 5% a mais do que os R$ 20 mil pedidos para arcar com os custos que bancariam os passos burocráticos necessários para abertura do partido.

Em seu site, eles explicam por que precisam do dinheiro: "Temos que registrar nossos documentos, publicar no Diário Oficial da União, alugar uma sala em Brasília para ser a sede nacional do Partido (isso também é uma determinação da lei). Temos ainda algumas despesas da realização da nossa convenção nacional de fundação, que devem ser ressarcidos o mais breve possível. Além disso, teremos que ir até o Distrito Federal para encaminhar todos esses processos. Isso requer recursos econômicos."

Agora que gastaram R$ 11,8 mil com as publicações no Diário, só falta registrar o Partido Pirata em cartório civil e iniciar a campanha de coleta de assinaturas. Será preciso ter apoio de aproximadamente 500 mil pessoas para que nasça, de fato, um partido.

Fundado em 28 de julho de 2012, o Partido Pirata se espelha em uma comunidade em prol da liberdade de compartilhamento que se espalhou pelo mundo se infiltrando na política. Alemanha, Espanha, Suécia, Suíça, Áustria, República Tcheca, Finlândia, Croácia e Islândia já contam com representantes Piratas eleitos pela população.



Fonte: "Olhar Digital: Estatuto do Partido Pirata é publicado no Diário Oficial." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37221/37221 (accessed September 3, 2013).

INFO: Falta de segurança na internet é tema de reunião do Mercosul



Brasília – Os ministros do Interior (no Brasil, o equivalente à Casa Civil) e da Justiça do Mercosul e países associados ao bloco se preparam para uma reunião, em 8 de novembro, nas Ilhas Margarita. No momento em que a comunidade internacional discute a espionagem, por agências norte-americanas, a cidadãos e autoridades de vários países, o tema estará presente.

Também deverão ser debatidas questões relativas aos fluxos migratórios, a jogos de futebol, delitos cibernéticos e à integração de dados entre os países do bloco. Participarão das discussões representantes da Argentina, do Brasil, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, Uruguai, Paraguai e da Venezuela.

Um encontro preliminar ocorre em Caracas, na Venezuela. O Ministério das Relações Exteriores do país informou que serão discutidos ainda temas relativos aos maus-tratos a cidadãos e ao uso da força em ação policial. A ideia é promover seminários e debates. As discussões ocorrerão em 12 grupos de trabalho, sendo que todos deverão apresentar o que é chamado pelos organizadores de agenda de negociações.

Fonte: "Falta de segurança na internet é tema de reunião do Mercosul | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/falta-de-seguranca-na-internet-e-tema-de-reuniao-do-mercosul.shtml (accessed September 3, 2013).

INFO: Setores de telecomunicação impulsionam ações



São Paulo - As ações europeias subiam de forma acentuada nesta segunda-feira, impulsionadas pelo setor de mineração após dados industriais fortes da China e por ganhos em papéis de telecomunicação devido à atividade de fusões e aquisições.

Às 8h12, o índice FTSEurofirst 300 operava em alta de 1,86 por cento, a 1.217 pontos. As preocupações com a instabilidade no Oriente Médio que poderiam levar a alguma operação militar Ocidental na Síria levaram o FTSEurofirst a cair 2,3 por cento na semana passada.

Nenhum setor europeu estava em território negativo, visto que um adiamento da ação militar norte-americana na Síria também impulsionava o sentimento, ajudando a sustentar compras técnicas no primeiro dia do mês.

As mineradoras saltavam 3,4 por cento, depois de uma pesquisa mostrar que a produção nas indústrias da China foi a maior em meses em agosto, uma vez que a demanda doméstica compensou exportações fracas. Dados industriais fortes na Europa também ajudavam a sustentar o apetite por ações.

"Nós recuperamos esta manhã devido aos números chineses, e depois pelos números na Europa", afirmou o operador de vendas da TJM Partners Lucas Roux de Luze.

"Depois da especulação de uma intervenção na Síria, o mercado começou a cair. Agora estamos de volta a uma situação normal, onde não esperamos nada de novo na Síria até o final da semana, e os mercados estão de volta aos fundamentos".

O setor de telecomunicação subia 2,88 por cento, com o Goldman Sachs aumentando seu rating sobre o setor europeu para "neutro" ante "cauteloso", citando a atividade de fusão e aquisição que pode beneficiar as empresas do setor.

Fonte: "Setores de telecomunicação impulsionam ações | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/09/setores-de-telecomunicacao-impulsionam-acoes.shtml (accessed September 3, 2013).

Folha de S.Paulo: "Big data" decepciona economistas


Às vezes descritos como "o novo petróleo", os volumes imensos de dados que circulam pela internet também já foram comparados a inovações como a locomotiva a vapor, as redes elétricas e o rádio.


Em 2005, havia 30 bilhões de Gbytes de vídeo, e-mails, transações na web e "business-to-business analytics" [processos de descoberta e comunicação de padrões significativos de dados entre empresas]. A expectativa é que em 2013 esse número aumente mais de 20 vezes e que seu crescimento seja exponencial nos próximos anos, segundo a Cisco Systems, do setor de hardware de redes.

A Cisco estima que cerca de 2 trilhões de minutos de vídeo circularam pela internet a cada mês de 2012, o que equivale a mais de 1 milhão de anos de vídeo por semana.

A primeira onda da internet, entre os anos 1990 e 2005, trouxe novos serviços, como e-mail, busca on-line e banda larga. Para o segundo ato, o setor da internet depositou suas esperanças no poder do "big data" [captura e análise de dados em volume maciço] de energizar a economia.

Há apenas um problema: a economia se encontra estagnada e assim se manteve durante o aumento mais recente de tráfego de dados na web. A taxa de crescimento da produtividade, cujo aumento constante entre os anos 1970 e a década de 2000 foi atribuído às fases anteriores das revoluções do computador e da internet, vem caindo. As tendências econômicas globais são complexas, mas é possível argumentar que o desaquecimento começou por volta de 2005 --justamente quanto o "big data" apareceu.

Esses fatores levam alguns economistas a questionar se o "big data" algum dia terá impacto comparável ao da primeira onda da internet, o que dirá das revoluções industriais dos séculos passados. De acordo com uma teoria, o "big data" está crescendo graças à canibalização das empresas existentes na competição por clientes, não pela criação de oportunidades fundamentalmente novas.

Em alguns casos, empresas on-line como Amazon e eBay disputam clientes. Mas em outros --e é aqui que entra o canibalismo--, as empresas estão devorando empresas de publicidade, mídia, música e varejo tradicionais, disse Joel Waldfogel, economista da Universidade de Minnesota.

"Um setor cai e outro se eleva. Está bastante claro que o digital é um substituto do físico", disse o economista. "Não faz sentido enxergar a ascensão digital como incremento líquido à economia."

O professor de economia Robert J. Gordon, da Universidade Northwestern, em Illinois, considera que comparar o "big data" ao petróleo é bobagem. "A gasolina possibilitou uma revolução dos transportes, com a substituição dos cavalos pelo automóvel e dos trens pelo transportes aéreos comerciais", disse ele. "Se alguém acha que dados pessoais são comparáveis ao petróleo e a veículos, é porque não entende a realidade do século passado."

Outros economistas acham que o maior impacto do "big data" só virá quando engenheiros treinados na manipulação de dados se formarem e start-ups movidas a dados começarem a contratar. Eles observam que investimentos em infraestrutura muitas vezes levam anos para trazer recompensas grandes.

E é claro que a recessão pode estar mascarando o impacto da revolução de dados. Mesmo assim, alguns desconfiam que, no final, nossa visão atual do "big data" e da "nuvem" pode não passar de miragem.

"Acho concebível que a era dos dados não possibilite as coisas para as quais as pessoas esperam que ela seja útil", opinou Scott Wallsten, membro sênior do Instituto de Política de Tecnologia e do Centro Georgetown de Política Pública e Empresarial, em Washington.

Para ele, será preciso surgir alguma utilização inteiramente nova para que os dados possam realizar seu potencial econômico.

Fonte: GLANZ, JAMES . "Folha de S.Paulo - Tec - Análise: "Big data" decepciona economistas - 03/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1335610-analise-big-data-decepciona-economistas.shtml (accessed September 3, 2013).

INFO: Grupo Anonymous invade banco de dados da Assembleia do Rio



São Paulo - O grupo Anonymous - que tem como marca registrada o uso de máscaras do personagem do filme V de Vingança - invadiu na tarde desta segunda-feira, 2, o banco de dados da Assembleia Legislativa do Rio e divulgou nomes e CPFs de vários funcionários da Casa.

A invasão foi informada por um blog dedicado a divulgar notícias sobre o Anonymous. No mesmo blog, é possível encontrar uma lista com os nomes de servidores e os CPFs. Não há dados mais detalhados dos funcionários.

A invasão acontece na véspera da data prevista para a votação do projeto de lei que proíbe a presença de pessoas com rosto coberto em atos públicos no Rio. A proposta é de autoria de dois aliados do governador Sérgio Cabral, o presidente da Assembleia, Paulo Melo (PMDB), e o líder do PMDB, Domingos Brazão.

O projeto prevê ainda que qualquer manifestação só aconteça se for previamente comunicada à Polícia e também dá aos policiais poder para impedir o uso de qualquer tipo de arma, inclusive paus e pedras, usados por grupos radicais para quebrar vitrines de lojas, bancos e prédios públicos, em tumultos que costumam acontecer no final dos protestos, o que gera conflitos entre manifestantes e policiais.

Fonte: "Grupo Anonymous invade banco de dados da Assembleia do Rio | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/grupo-anonymous-invade-banco-de-dados-da-assembleia-do-rio.shtml (accessed September 3, 2013).

Folha de S.Paulo: Para diretor do Google no Brasil, é possível ficar incógnito na internet



Ainda é possível navegar anonimamente na internet, e é "errada" a percepção de que nossos e-mails são espionados, defende Fabio Coelho, diretor-geral do Google no Brasil.

A gigante da internet esteve entre as empresas alvo de críticas recentemente, após reportagens do jornal britânico "The Guardian" --com base em documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden --revelarem vínculos entre essas empresas e o esquema de vigilância montado pela agência de segurança americana NSA.

Eduardo Knapp - 22.fev.13/Folhapress 
Fabio Coelho, diretor do Google no Brasil, 
no escritório da empresa em São Paulo 

Em entrevista à BBC Brasil durante congresso da BM&FBovespa, no final de semana, em Campos do Jordão (SP), Coelho não comentou as revelações de Snowden, mas declarou que "não há quebra de privacidade" no Google.

No Brasil, o tema está em discussão no Congresso com o projeto do Marco Civil da Internet, que deve regular questões como privacidade online e retirada de conteúdo da web.

Confira, a seguir, trechos da entrevista com Coelho.

Há uma percepção crescente de que o Gmail, o e-mail do Google, não tem privacidade. O que estou escrevendo no meu e-mail está sendo lido por alguém sem o meu consentimento?

É uma percepção errada. Absolutamente não. Não há quebra de privacidade na plataforma do Google.

Então de onde vem essa percepção?

Há muita desinformação e uma tentativa de trazer para discussão um tema que não é central. Logicamente o Gmail é uma plataforma enorme, que tem uma base de usuários gigantesca, há uma preocupação de que os termos de privacidade sejam bem conhecidos por todos.

Existe uma preocupação do Google em resguardar a privacidade das pessoas?

Um dos grandes ativos do Google é a confiança, e vamos continuar educando as pessoas com relação às opções de privacidade disponíveis na nossa plataforma. Mas, como todo assunto da internet é um assunto novo, é um processo em andamento.

Mas o Google tem políticas de privacidade muito claras, e nosso objetivo é trazer isso à luz para que as pessoas possam saber quando elas querem navegar com determinados elementos que permitem que a navegação se transforme em serviços e em entendimento dos seus hábitos ou quando querem navegar anônimas, o que também é uma opção.

E o Google sempre divulgou os pedidos feitos pelo governo, por meio de seu relatório de transparência.

Têm crescido os pedidos dos governos?

Sim. As autoridades têm de fazer os pedidos da forma correta e respeitando o devido processo legal, e entregamos os dados quando consideramos que se esgotaram todas as instâncias.

Recentemente, o Google Brasil negou em audiência pública que tenha fornecido dados à NSA americana. Isso prejudicou o Google?

O que tem que ser avaliado é a quantidade de usuários que o Google tem, que são bilhões ao redor do mundo. A gente tem uma relação de confiança (com os internautas) que já dura 15 anos. É uma empresa preocupada com a transparência dos seus dados. Mas não podemos discutir o que existe de acordo entre o governo americano e empresa (Google) americana quanto à divulgação de dados.

Quanto ao YouTube, há a preocupação de que cresçam os pedidos por retirada de conteúdo da plataforma?

Somos a favor da liberdade de expressão, com respeito às leis do país. Seguimos o devido processo legal. Mas há no YouTube cem horas de conteúdo [adicionado] por minuto. É uma plataforma libertadora. Quanto mais gente usar, mais pedidos [para remoção de conteúdo] haverá. É uma plataforma com um bilhão de usuários.

Está mudando a nossa forma de encarar a privacidade na internet?

É um processo de amadurecimento, como qualquer processo digital, em que vamos de [uma fase] de baixo conhecimento para [outra de] mais conhecimento, o que é saudável. Elas [as pessoas] têm o direito de tratar sua privacidade como acharem desejável. É uma opção pessoal.

Se estou preocupada com a minha privacidade online no Google, o que devo fazer?

Você pode existir incógnito na web sem ninguém te perceber. Você começa [pelas configurações] de "child safety" [segurança para a navegação de crianças] e avançar até ficar completamente incógnito.

[Em seguida à entrevista, a assessoria de imprensa do Google informou que essas configurações podem ser definidas no navegador Chrome por meio deste link]

Quais os principais produtos em crescimento no Brasil? Podemos observar tendências?

São muitas, por exemplo a plataforma Android, já que o Brasil é um dos mercados que mais crescem no uso de smartphones no mundo. E o YouTube, que representa a democratização da produção e do consumo de conteúdo, produzido por pequenas, médias e grandes organizações ou por pessoas.

O Brasil é um dos cinco maiores mercados para o YouTube no mundo e tende a ficar entre os três maiores.

Fonte: "Folha de S.Paulo - BBC Brasil - Para diretor do Google no Brasil, é possível ficar incógnito na internet - 02/09/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/09/1335658-para-diretor-do-google-no-brasil-e-possivel-ficar-incognito-na-internet.shtml (accessed September 3, 2013).



G1: 'Cidade do futuro' sul-coreana testa tecnologias inovadoras


 
A cidade experimental de Songdo, na Coreia do Sul.

Uma cidade sul-coreana tornou-se fonte de inspiração para centros urbanos de todo o globo que buscam soluções tecnológicas para se tornarem mais 'inteligentes'. Songdo fica nas proximidades de Seul, uma cidade já bastante 'high-tech', que oferece internet de alta velocidade no metrô e onde é possível assistir a vídeos on-line ou enviar mensagens de e-mail enquanto se caminha por movimentadas ruas do centro.

Ao contrário da capital sul-coreana, porém, Songdo é uma cidade experimental e já foi erguida incorporando em seu DNA as mais avançadas tecnologias de construção e urbanismo. Mas até que ponto uma cidade como essa pode ser considerada um sucesso?

A construção de um centro urbano a partir do nada oferece uma série de desafios e oportunidades.

No caso de Songdo, um dos desafios era incorporar tecnologias que fossem realmente inovadoras, uma vez que os sul-coreanos já estão acostumados com alguns recursos considerados novidades em outros lugares.

Em Seul, por exemplo, além das redes de wi-fi acessíveis em espaços públicos, há painéis eletrônicos nas saídas de estações ferroviárias que informam aos passageiros o tempo de espera para os ônibus de conexão. Empresas como a Samsung também estão desenvolvendo sistemas que ligam dispositivos domésticos aos celulares dos moradores da cidade.

O que mais uma cidade como Songdo pode oferecer?
Na área tecnológica, uma cidade novinha em folha permite o teste de hardwares futuristas, como sensores que monitoram a temperatura, o consumo de energia e o fluxo de tráfego pela cidade.

Esses sensores também podem - em teoria - avisar os usuários de transporte público quando seu ônibus está para chegar. E mesmo alertar autoridades locais quando há qualquer problema na cidade.

Questão ambiental

Muitas inovações estão sendo projetadas em função de preocupações ambientais. Entre elas, estações para recarregar a energia de carros elétricos e sistemas de reciclagem de água, que impedem que água potável seja usada em banheiros de escritório.

O sistema de coleta de lixo de Songdo também impressiona. Não há caminhões de lixo passando pela cidade nem grandes lixeiras na frente dos edifícios.

Em vez disso, os resíduos domésticos são sugados diretamente das cozinhas de edifícios residenciais por uma vasta rede subterrânea de túneis ligada a centros de processamento de lixo, onde cada resíduo é automaticamente classificado, desodorizado e tratado.

A ideia é usar parte desse lixo doméstico para produzir energia renovável, embora tal sistema ainda não esteja em operação - como muitas das inovações técnicas planejadas para Songdo.

Isso ocorre porque, hoje, menos da metade da cidade está ocupada.

Nos escritórios comerciais, a taxa de ocupação é menor que 20% e nas ruas, cafés e shoppings do centro há amplos espaços relativamente vazios - o que constitui o segundo grande desafio a ser vencido pelos idealizadores e administradores de Songdo.

Apesar de a cidade ser próxima ao aeroporto internacional da Coreia do Sul, as ligações de transporte com Seul são rudimentares. E, por enquanto, os incentivos para empresas que se deslocam para a nova cidade inteligente nem sempre superam os custos.

Mas Songdo já está atraindo famílias e jovens casais de Seul, embora não necessariamente por causa de suas soluções tecnológicas futuristas - nem pela pujânça de sua área comercial.

Áreas verdes
A cidade foi planejada em torno de um parque central, e sua disposição permite que os moradores das áreas residenciais possam caminhar por essa área verde para trabalhar no centro comercial.

Kwon, por exemplo, conta que se mudou para a Songdo há três anos e todos os dias seu deslocamento diário para a empresa em que trabalha como tradutora consiste em uma caminhada de 15 minutos pelo parque.

"Depois do almoço também ando um pouco no parque com meus colegas - isso se tornou algo importante na minha vida", conta Kwon.

"Quando morava em Seul, tinha de dirigir para encontrar meus amigos ou para levar meu filho para ver os amigos dele. Em Songdo, meu filho vai de bicicleta para a casa de seus amigos e eu posso caminhar para encontrar os meus. A cidade também me aproximou dos meus vizinhos."

Por enquanto, os apartamentos residenciais estão vendendo bem e ainda há muitos edifícios desse tipo em construção, mas Songdo parece ser menos atraente para o mercado corporativo.

Um ou outro negócio está començando a abrir as portas espontaneamente em suas grandes avenidas vazias.

Anarquia criativa

Mas a cidade ainda precisa ganhar cores e zumbidos urbanos - aquela anarquia criativa, típica de aglomerações populacionais não-planejadas.

Como costuma dizer Jonathan Thorpe, presidente da empresa americana Gale International, que construiu Songdo: "São os moradores que fazem uma cidade".

"Estamos tentando adicionar diversidade e vitalidade (a Songdo), algo que o desenvolvimento orgânico (de uma cidade) garante", explicou Thrope.

"É um desafio tentar replicar isso em um ambiente planejado. Ao mesmo tempo, com tal planejamento podemos desenvolver a infraestrutura da cidade de modo a garantir que ela funcione - não só agora, mas também daqui a 50 anos."

O único porém é que 50 anos é muito tempo na Coreia do Sul. Este é um país em constante mudança. Quem sabe como Songdo vai funcionar em meio século?

Fonte: "G1 - 'Cidade do futuro' sul-coreana testa tecnologias inovadoras - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/cidade-do-futuro-sul-coreana-testa-tecnologias-inovadoras.html (accessed September 3, 2013).

INFO: Israel põe em órbita seu quinto satélite de comunicações



Jerusalém - Israel colocou em órbita seu quinto satélite de comunicações, lançado da famosa base russa em Baikonur (Cazaquistão), informou neste domingo a empresa responsável, as Indústrias Aeroespaciais de Israel.

O satélite, de nome Amos 4, foi lançado ontem à noite no foguete russo Zenit 3SLB, do qual se separou finalmente nesta manhã, detalhou em comunicado a companhia, que desenvolve produtos de uso civil e militar.

O satélite já começou a se comunicar com a estação de controle terrestre e, nas próximas três semanas, se deslocará até o ponto onde será testado antes de chegar a sua localização permanente.
Amos 4 é "o maior e mais sofisticado satélite de comunicações construído em Israel até o momento", ressaltou a empresa.

O satélite fornecerá serviços de telecomunicações e Internet banda larga para Rússia, Índia, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Até hoje, Israel tinha colocado em órbita quatro satélites de comunicação, o primeiro em 1996, Amos 1, que deixou de operar nos últimos anos.

Foi seguido pelo Amos 2 em 2003, que proporciona serviços para Oriente Médio, Europa e costa leste dos Estados Unidos. Cinco anos depois lançou Amos 3. Em 2011 foi a vez de Amos 5, o primeiro que não foi construído pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel, mas foi comprado dos Sistemas de Informação de Satélites JSC da Rússia.

Israel conta também com satélites de espionagem que foram desenvolvidos nas últimas três décadas.

Fonte: "Israel põe em órbita seu quinto satélite de comunicações | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/09/israel-poe-em-orbita-seu-quinto-satelite-de-comunicacoes.shtml (accessed September 3, 2013).