quarta-feira, 16 de maio de 2012

CORREIO: Lei de Acesso à Informação entra em vigor


Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos

A Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.

Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra I em verde.

Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.

Antigamente, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Cabia à chefia dos órgãos decidir sobre a liberação dos dados. Segundo a cartilha da Controladoria-Geral da União (CGU), feita para informar os servidores sobre a nova lei, na chamada “cultura do segredo”, a informação era muitas vezes retida ou até perdida.

Com a lei, o cidadão pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa. De acordo com a CGU, são estabelecidas regras claras e procedimentos para a gestão das informações. Além disso, os servidores estão sendo capacitados para atuar na implementação da política de acesso à informação. Foi elaborado um formulário próprio para o pedido, que pode ser preenchido diretamente no órgão ou pela internet. Para ter acesso à informação, o cidadão deve se identificar e especificar o pedido.

Um dos entraves para a operacionalização das novas regras de acesso à informação é a regulamentação da lei, que ainda não foi concluída. De acordo com o ministro da CGU Jorge Hage, a regulamentação faz falta para a orientação que o órgão deve dar aos ministérios. Segundo ele, a CGU, que é responsável pela implementação da lei, recebe perguntas que dependem da regulamentação para serem respondidas.

A nova lei também dá fim ao sigilo eterno de documentos oficiais. Pela nova regra, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, 15 anos para os secretos e cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter o prazo de sigilo renovado apenas uma vez.

O servidor público que se recusar a fornecer informação requerida, a fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente. As informações são da Agência Brasil.


G1: Câmara aprova projeto que torna crime invasão de computadores


Projeto prevê até 1 ano de prisão para quem obtém dados sem autorização.
Texto, de autoria de quatro deputados, segue para votação no Senado.
Nathalia Passarinho e
 Renan RamalhoDo G1, em Brasília


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular.

A proposta agora segue para votação no Senado. A aprovação da matéria na Câmara acontece em meio ao roubo de 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, que foram parar na internet. A polícia identificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Como ainda não há definição no Código Penal de crimes cibernéticos, os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada, e difamação.

O projeto de lei aprovado na Câmara torna crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."

A proposta também estabelece pena de até um ano de prisão para "quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador" com objetivo de causar dano. O objetivo é punir quem cria e dissemina vírus de computador e códigos maliciosos empregados para o roubo de senhas, por exemplo.

Quando a invasão ocorrer para obter mensagens de e-mails, a proposta prevê pena maior - de seis meses a dois anos, além de multa. A proposta não prevê punição penal para o acesso a sistemas fechados para testes de segurança.

Agravantes

A pena de até um ano de detenção será aumentada de um sexto a um terço se a invasão resultar em prejuízo econômico à vítima. O texto prevê ainda pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa "se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido."

Neste caso a pena aumenta de um a dois terços se houver "divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos, se o fato não constitui crime mais grave."

O texto prevê que a pena será aumentada à metade se o crime for praticado contra presidente da República, governadores, prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidentes da Câmara, do Senado e de assembléias legislativas.

Pelo projeto, a ação penal nesse tipo de crime só poderá ter início mediante representação do ofendido, salvo se o crime for cometido contra a administração pública, qualquer dos Poderes da República e empresas concessionárias de serviços públicos.

Lei Azeredo

A proposta foi apresentada no ano passado pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D'Ávila (PC do B-RS), João Arruda (PMDB-PR), além do suplente Emiliano José (PT-BA) e do atual ministro do Trabalho Brizola Neto (PDT-RJ). A intenção foi substituir projeto apresentado em 1999 que ampliava o leque de crimes cibernéticos e ficou conhecida como Lei Azeredo, por ser relatada pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Essa proposta (PL 84/1999), ainda em tramitação, determina, por exemplo, a guarda e eventual fornecimento, pelos provedores de acesso à internet, do registro da navegação dos usuários, para investigações de delitos.

Os autores da proposta aprovada nesta terça (PL 2793/2011) argumentam que a tipificação penal de delitos deve ser mais restrita e que as mudanças devem ocorrer após a aprovação, pelo Congresso, do Marco Civil da Internet, que amplia garantias e direitos aos usuários.

Na justificativa do projeto, os deputados dizem que a proposta busca oferecer "alternativa equilibrada" sem "operar a criminalização excessiva e demasiado aberta que permitiria considerar todo e qualquer cidadão como um potencial criminoso em seu uso cotidiano" da internet.

CORREIO: Regulamentação das redes sociais será desafio nas eleições municipais, diz presidenta do TSE


De acordo com a presidenta do TSE, é difícil regulamentar as redes sociais por causa da liberdade de expressão

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta terça-feira (15) que um dos grandes desafios nas eleições municipais deste ano serão as redes sociais. De acordo com a ministra, é difícil regulamentá-las por causa da liberdade de expressão.

“O número de pessoas que lidam com as redes sociais é enorme e não há nada a ser feito em termos de regulamentação por causa da liberdade de expressão. Esse é o desafio porque há pessoas que entram na Justiça reclamando dos abusos que destroem reputações”, disse a ministra durante a Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.

Cármen Lúcia garantiu que todos os abusos cometidos no processo eleitoral serão punidos. “Fraudes, abusos, corrupções terão uma resposta do TSE e dos [tribunais regionais eleitorais] TREs, entretanto, o uso da mídia [na internet] não é regulamentada. O que precisamos saber é que, no caso das redes sociais, é que aquilo que pode ser posto por qualquer um, se atingir alguém, como essas pessoas reagem, fica na conta dos cidadãos.”

A ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, que também participou do evento, disse que a internet é um dos espaços mais caóticos de expressão e é quase impossível de ser fiscalizado. “Acho quase impossível fiscalizar [a internet], disse. “É uma sinuca de bico que temos que encontrar a medida certa, mas nada que controle o conteúdo”, defendeu. As informações são da Agência Brasil.

INFO: Senado discute divisão do ICMS do e-commerce



São Paulo - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira um requerimento para a realização de audiência pública que visa discutir a divisão do ICMS em operações de comércio eletrônico.

O pedido foi feito pelo líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), no momento em que a Casa deve votar em plenário para uma proposta para mudar o rateio da tributação para transações comerciais feitas nessa modalidade.

O presidente da CAE, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), anunciou que a audiência pública deve ser realizada em duas semanas. Só não será antes porque na semana que vem o colegiado ouvirá o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre as mudanças na regra de remuneração da caderneta de poupança.

Foram convidados para o encontro o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o consultor tributário Amir Khair, e os secretários de Fazenda de são Paulo, do Ceará e de Santa Catarina, respectivamente, Andrea Calabi, Carlos Mauro Benevides Filho e Nelson Serpa.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a tributação para transações feitas via comércio eletrônico e comércio não-presencial (televendas, por exemplo). A proposta, que aguarda prazo regimental para ir a votação em plenário, garante uma maior fatia dos recursos do ICMS para os Estados destino das mercadorias ou bens.

Por falta de legislação específica, todo o ICMS arrecadado atualmente nessas operações fica para o Estado de origem. São Paulo, que tem questionado a mudança, é um dos mais beneficiados pela divisão feita hoje.

INFO: ISE terá ações do Facebook a partir de 29 de maio



Nova York - A plataforma de negociação International Securities Exchange (ISE, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira que pretende oferecer opções de ações do Facebook a partir de 29 de maio, pouco mais de uma semana após a esperada estreia dos papéis da rede social na Nasdaq, prevista para sexta-feira (18).

Outras ofertas de opções de ações devem se seguir ao anúncio da ISE. A data de listagem de opções depende da conclusão bem-sucedida do IPO do Facebook. A ISE é controlada pela bolsa de derivativos Eurex.

PC WORLD: Windows 8 facilitará controle dos pais sobre uso do PC pelos filhosdows 8 facilitará controle dos pais sobre uso do PC pelos filhos - Notícias - PC WORLD


Juan Carlos Perez, do IDG News Service

Com o novo sistema, será possível receber um relatório semanal com os sites e aplicativos acessados pelas crianças, e restringir o tempo de uso para cada um deles 
O Windows 8 fará com que o controle dos pais sobre a atividade de seus filhos no computador seja mais simples e efetiva, informou a Microsoft na última segunda-feira (14/5).

No novo sistema operacional será possível receber um relatório semanal sobre o que as crianças fizeram no PC ou por onde navegaram na Internet. Para isso, bastará criar uma conta para cada uma e ativar o Family Safety (Controle dos Pais).

“Nenhum download adicional, guias de instalação ou processos de configuração serão necessários”,afirmou Phil Sohn, diretor responsável pelo recurso, via blog oficial.

O informe semanal, enviado por e-mail, incluíra informações como sites visitados, pesquisas feitas, programas baixados na Windows Store – loja oficial de aplicativos do SO – e softwares mais utilizados. Se as contas estiverem vinculadas a um Windows Live ID, o pai conseguirá, inclusive, monitorar os hábitos dos filhos em computadores externos, como os da escolha, por exemplo.

Pais também poderão impedir o acesso a portais e games, restringir o tempo de uso ao computador ou a softwares específicos e evitar que as crianças vejam aplicativos na Windows Store que não sejam condizentes com sua faixa etária.

A última versão do Windows 8 liberada para o público foi a Cosumer Preview, em fevereiro. De acordo com Sohn, os usuários interessados no Family Safety deverão ter uma amostra do que ele é capaz na próxima versão, a Release Preview, esperada para junho. Embora a Microsoft não tenha dado uma data para o inicio da comercialização do sistema, a expectativa é que isso ocorra em outubro.

TI INSIDE Online - Pirataria de software no Brasil tem redução de 11% em seis anos


O Brasil registrou redução de 11% na pirataria de software pelo sexto ano consecutivo. O índice caiu de 64%, em 2005, para 53% no ano passado, de acordo com o Estudo Global de Pirataria de Software 2011 da Business Software Alliance (BSA), divulgado nesta terça-feira, 15. Segundo o relatório, que analisou 18 países da América Latina, o índice brasileiro foi o menor, abaixo da média da região, que é de 61%.

Apesar da redução da pirataria, as perdas da indústria do setor com o uso de software não licenciado aumentaram 8%, para US$ 2,84 bilhões, enquanto que a venda de software legal movimentou US$ 2,53 bilhões. Segundo o relatório, isso se explica pela expansão do mercado brasileiro de software. O levantamento também aponta que 46% dos usuários brasileiros admitem adquirir software pirata. Dos piratas de software assumidos no Brasil, 28% afirmam que adquirem programas de computador de forma ilegal “o tempo todo”, “a maior parte do tempo” ou “ocasionalmente”, enquanto 18% afirmaram que pirateiam “raramente".

“A pirataria de software persiste drenando a economia global, a inovação tecnológica e a criação de empregos”, declarou o presidente e CEO da BSA, Robert Holleyman. “Os governos devem tomar medidas para modernizar suas leis de propriedade intelectual e aumentar os esforços de fiscalização para garantir que piratas de software sofram consequências reais.”

Panorama global

Mundialmente, o estudo aponta que o índice de pirataria nos países emergentes (68%) está muito acima dos chamados mercados maduros (24%). Isso, segundo a BSA, ajuda a explicar as dinâmicas de mercado por trás do aumento global da taxa de pirataria, que esteve por volta dos 42% em 2011, enquanto o mercado em constante expansão no mundo em desenvolvimento elevou o valor comercial de software pirateado para US$ 63,4 bilhões.

Na Europa, a crise econômica não reduziu de forma geral os índices de pirataria. A média da região teve uma ligeira diminuição, de 1%, para 32%. No entanto, Espanha e Grécia, países mais atingidos pela crise, tiveram um aumento de 1% e 2%, respectivamente, sendo a Grécia o grande vilão da Europa em termos de pirataria de software, com um índice maior que muitos países da América Latina, de 61%.

Entre os países que compõem o Bric, o Brasil permanece em melhor posição que a Índia (63%), Rússia (63%) e China (77%). O gigante asiático, aliás, apresenta uma das relações mais impressionantes de gastos com software ilegal. Os chineses gastam, no total, US$ 2,66 bilhões com a compra de software legal e US$ 8,9 bilhões, com software pirateado. 

Olhar Digital: Android cresce no mercado de smartphones no início de 2012, afirma pesquisa




Na Espanha e Itália, por exemplo, o número de 
Androids mais que dobrou na comparação anual, 
e quase duplicou na Alemanha 

O sistema operacional para smartphones do Google, Android, estendeu sua liderança de mercado no início de 2012, ajudado por novos modelos de fabricantes de celulares como Samsung e HTC, ampliando pressão sobre rivais como Research In Motion e Nokia.

De acordo com a Reuters, a pesquisa da Kantar Worldpanel divulgada nesta terça-feira (15) afirma que o Android ganhou participação na maioria dos sete principais mercados - Austrália, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos - nas 12 semanas até meados de abril.

Na Espanha e Itália, a quota de mercado do Android mais que dobrou na comparação anual, para 72% e 49%, respectivamente, enquanto que quase duplicou para 62% na Alemanha.

A forte demanda pelo iPhone 4S ajudou a número dois do mercado, Apple, a estreitar a distância ante o Android nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas sua participação caiu na Europa continental.

Enquanto isso, o Windows Phone, da Microsoft começou a mostrar alguns sinais de crescimento, graças à decisão da Nokia de trocar sua plataforma Symbian para o sistema da gigante do software.

A participação do Windows Phone na Alemanha mais do que dobrou, para 6%, em relação ao ano passado, e subiu para 3% a 4% na Grã-Bretanha, França, Itália e Estados Unidos.

Esses ganhos vieram às custas das plataformas Symbian e BlackBerry, da canadense Research In Motion, que enfrentaram as maiores perdas de participação de mercado. A fatia da RIM no mercado dos EUA caiu para apenas 3% ante 9% um ano antes.

Segundo a Kantar, o modelo One X, da HTC, teve um forte lançamento na Grã-Bretanha, ingressando na lista dos dez mais comercializados no período de 12 semanas, apesar das vendas terem menos de uma semana. 

CORREIO: Soteropolitanos passam mais de 30 horas por semana nas mídias sociais


67% dos internautas soteropolitanos ainda acessam o Orkut

Os internautas soteropolitanos acessam por muito tempo as mídias sociais durante a semana e a preferência é pelo Facebook. É o que mostra uma pesquisa divulgada na semana passada pelas empresas Le Fil e Prime Brasil, realizada com internautas de Salvador, Recife e Fortaleza.

De acordo com o estudo 26% dos internautas da capital baiana acessam as mídias sociais por mais de 30h semanais, destacando-se como heavy users. O número é representativo, principalmente quando comparado a Recife (7%) e Fortaleza (12%). 

O Facebook é a mídia social com maior penetração em Salvador: 91% dos internautas acessam a rede de Mark Zuckerberg, a qual o Brasil, com mais de 46 milhões de internautas, já é o segundo país com maior número de usuários.

Outro dado que chamou atenção é que 67% dos internautas soteropolitanos ainda acessam o Orkut e apenas 13% entram no YouTube. O acesso à rede de compartilhamento de vídeos é similar a capital do Ceará (11%), mas bastante inferior à capital pernambucana, onde o YouTube é acessado por 41% dos internautas, sendo a terceira mídia social de maior penetração.

A pesquisa mostra que o acesso às mídias sociais em Salvador é maior durante a semana do que aos finais de semana. Além disso, 40% dos internautas soteropolitanos as acessam pelo celular, porcentagem similar a Recife (39%) e superior à Fortaleza (26%).

Entrar em contato com os amigos é o principal interesse dos internautas da capital baiana nas mídias sociais, relatado por 84% dos soteropolitanos. Em seguida está o interesse por informações em tempo real (52%). A capital baiana e Fortaleza se destacam pela busca de informações sobre produtos e serviços, com 48% e 35%, respectivamente, quando comparadas a Recife, onde este interesse foi relatado apenas por 16% dos internautas.

Em um ano de eleições municipais, o estudo revela também o que os internautas esperam dos políticos nas redes sociais. 

Os soteropolitanos tem maior interesse em trocar informações com os seus representantes (33% dos internautas). Nas três capitais pesquisadas, nota-se interesse pelas propostas e projetos e em conhecer melhor a história do político.

Olhar Digital: Brasil já tem mais smartphones que França e Alemanha

 Brasil já tem mais smartphones que França e Alemanha



14% da população brasileira tem um celular inteligente - 
que representa 27 milhões de usuários espalhados por todo o País  


Uma nova pesquisa feito pelos institutos Ipsos Media CT - com o apoio do Google -, MMA (Mobile Marketing Association) e o IAB (Interactive Advertising Bureau) traz dados sobre o hábito de utilização e de consumo em smartphones em mais de 40 países. Em uma dessas informações, o estudo constatou que oBrasil já tem mais smartphones que França e Alemanha.


"O Brasil definitivamente aderiu à mobilidade", afirma Peter Fernandez, diretor de publicidade móvel do Google para a América Latina. "Os smartphones estão transformando a maneira como interagimos em lojas, nos sites, com a publicidade e muito mais. É uma mudança fundamental na experiência de consumo, e os negócios precisam estar preparados."


14% da população brasileira tem um smartphone - o equivalente a 27 milhões de usuários, mais do que na Alemanha (24 milhões) ou na França (25 milhões), e 73% do usuários não saem de casa sem o celular. Além disso, mais de 60% dos brasileiros usam seus telefones inteligentes a todo momento, seja em transportes públicos, na rua, em lojas, restaurantes, no trabalho ou em casa.


A pesquisa ainda revela que o uso de smartphones no País tem transformado o comportamento dos consumidores, pois 88% das pessoas os utilizam para acessar redes sociais, 75% assistem a vídeos constantemente e 57% usam os celulares como um complemento na leitura de jornais ou revistas.


Já na área do comércio, 80% pesquisam produtos ou serviços nos smartphones e 31% compram diretamente de seus dispositivos. O relatório também conclui que está na hora dos anunciantes investirem na mobilidade e em recursos para esse tipo de aparelho, já que 94% dos usuários prestam atenção em anúncios veiculados em um celular ou tablet.

Olhar Digital: Samsung lança no Brasil TV comandada por voz e gestos nesta quinta-feira





Produto será vendido com exclusividade na rede de lojas 
Fnac e na loja oficial da Samsung 

A Samsung lança nesta quinta-feira (17/05) a linha de televisores ES7000, que traz a tecnologia de reconhecimento de voz e gestos humanos, tornando dispensável o uso de controles remotos.

Para mudar canais ou fazer qualquer ajuste, basta que o consumidor fale ou acene em direção ao aparelho. Além desse recurso, os dispositivos possuem tela de LED, conversor digital e tecnologia 3D.

O produto será vendido com exclusividade na rede de lojas Fnac, onde será possível experimentar o equipamento. A expectativa da varejista é que o impacto seja semelhante ao que foi gerado pela tecnologia 3D.

Na sexta-feira (18/05), também acontecerá o lançamento oficial na Loja da Samsung, no Morumbi Shopping, em São Paulo. 

Olhar Digital: Nokia reclama que Apple estaria manipulando resultados do Siri




Até dias atrás, assistente digital do iPhone 4S dizia 
que o melhor smartphone era da Nokia 

A Nokia não tem dúvidas: aApple está manipulando o comportamento do assistente pessoal Siri - presente no iPhone 4S - para que ele pare de dizer que o melhor smartphone já feito é o Lumia 900. A história toda começou na semana passada, quando alguns veículos internacionais noticiaram que, ao ser indagado sobre qual seria o melhor smartphone já fabricado até agora, o Siri respondia: Nokia Lumia 900. Depois de ter corrido o mundo, a história pode ter incomodado a Apple, que pode ter alterado algo na programação do assistente. Agora, ao ser indagado, o Siriemite respostas como: "O que você está segurando."

Tracy Postill, uma porta-voz da Nokia apareceu nas páginas do Sidney Morning Herald, jornal da Austrália, dizendo que "a Apple diz que o Siri é um sistema inteligente feito para ajudar, mas, claramente, se eles não gostam das respostas, eles passam por cima do sistema". Já à CNET, outro porta-voz da empresa (não identificado pelo site) afirmou que as declarações de Tracy Postill talvez tenham sido levadas "a sério demais".

A controvérsia em torno das declarações do Siri têm origem na fonte de dados que o assistente digital consulta. Para entender como o dispositivo da Appleacabou falando bem da Nokia, clique aqui.

Folha.com: Google lançará navegador Chrome para iPhone e iPad, diz site


O Google Chrome está bem perto de ganhar uma versão para dispositivos com iOS, segundo a empresa Macquire Equities Research. As informações são do site "GigaOm".

Apesar de permitir o desenvolvimento de navegadores de terceiros, a Apple toma algumas medidas para proteger o seu Safari, navegador padrão do iPhone, iPad e iPod touch. Nenhum browser pode ser definido como padrão além dele --ou seja, links externos, textos ou outros aplicativos abrirão sempre no Safari.

O navegador do Google muito provavelmente seria lançado ainda este ano. Ainda segundo analistas da Macquire, uma nova guerra dos browsers, como a que aconteceu nos anos 90 e destruiu o Netscape, estaria bem próxima de acontecer.

Folha.com: Google tenta 'empurrar' usuários para sua rede social


LUCAS SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Google tem feito de tudo para atrair o usuário: integrou seus produtos e serviços à sua rede social, já redesenhou a interface do Google+ duas vezes em dez meses e adotou um "gatilho" que cria, automaticamente, um perfil na comunidade virtual quando um usuário abre uma conta em outro produto ou serviço da empresa, como o Gmail ou o YouTube. Segundo a companhia, foi mais de uma mudança por dia desde a criação do Google+, em 28 de junho de 2011.

Como resultado, alcançou a incrível marca de 170 milhões de pessoas na rede social em tão pouco tempo.

"O Google não tem feito nada para aumentar o volume do Google+", diz Felix Ximenes, diretor de comunicação e assuntos públicos do Google para o Brasil. "É completamente orgânico o crescimento. Ele é um fenômeno."

O problema é que, apesar de novos usuários não pararem de surgir a cada dia, eles simplesmente não interagem no Google+ e quase não o acessam.

O último dado público sobre tempo gasto em redes sociais, de janeiro deste ano, mostra que, enquanto usuários ficavam uma média mensal de 7,5 horas conectados ao Facebook, no Google+ eles passavam 3,3 minutos.

"Não estamos preocupados com o Facebook", diz Ximenes. "Ele não é um competidor direto." Segundo o diretor, o Google+ não é uma simples rede social. "Nós o enxergamos como uma camada social que permeia todos os nossos produtos."

PUBLICIDADE ON-LINE

O investimento pesado no Google+ tem razões mercadológicas: os usuários gastam cada vez mais tempo nas redes sociais, compartilhando conteúdo e interagindo.

Essas preciosas informações são utilizadas pelas empresas para criar anúncios mais eficientes para esses mesmos usuários. Mas o Google, que baseia seu modelo de negócio na receita de anúncios, não consegue ter acesso a essas informações.

"As redes sociais ganharam importância há alguns anos", diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen. "Elas mantêm as pessoas por mais tempo na internet, e as empresas têm olhado para elas."

"A excelência do Google é varrer a web aberta", diz Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google no Brasil. "Mas existe um movimento contrário à liberdade da web, de migração para os 'jardins murados'." Com o Google+, a empresa quer fazer parte dessa festa.

CORREIO: 69% dos internautas soteropolitanos consultam a internet antes de fazer compras



É o que mostra uma pesquisa divulgada pelas empresas Le Fil e Prime Brasil

Antes de fazer compras, 69% dos internautas soteropolitanos consultam internet. É o que revela uma pesquisa divulgada na semana passada pelas empresas Le Fil e Prime Brasil, realizada com internautas de Salvador, Recife e Fortaleza.

A consulta à rede é superior ao registrado nas outras duas capitais nordestinas. Em Recife, 52% dos internautas consultam a internet antes de realizar compras e, em Fortaleza, 54%. 

Comparada às outras duas capitais, Salvador apresenta a maior porcentagem de acesso à internet pelo celular ou iPod. Na capital baiana, 23% internautas utilizam estes dispositivos, contra 18% dos recifences e 17% dos internautas da capital cearense. Segundo o estudo, 76% dos soteropolitanos acessam a internet pelo computador ou desktop, 48% através de notebook ou netbook e 2% por consoles.

Olhar Digital: Juri, agora, define se Google deve indenizar Oracle por violação de patentes




Resultado do julgamento da semana passada 
deu vitória à Oracle, mas decisão sobre possível
 multa ainda não foi tomada 

O julgamento do caso Google-Oracle já foi finalizado e os desenvolvedores do Androidforam considerados culpados na acusação de terem usado o Java de maneira inadequada no sistema móvel. Mas a história rendeu desdobramentos: o juri agora avalia os danos causados pelo Google ao violar patentes da Oracle, segundo a Wired.

Na decisão da semana passada, o Google foi considerado culpado, mas o juri não havia definido se o uso do Java no Android causou prejuízos para a Oracle. Agora, a côrte vai avaliar se o Google deve ou não pagar uma multa para a Oracle.

Mesmo que o Google seja condenado a pagar uma indenização à Oracle, ela não deve chegar na casa das centenas de milhões, segundo o juiz responsável pelo caso.

A Oracle acusou o Google de violar patentes relacionadas ao Java no desenvolvimento do Android em 2010 logo após comprar a Sun Microsystems, que desenvolveu o Java.

O julgamento foi finalizado na semana passada com a Oracle vitoriosa. A côrte concluiu que o Google infringiu sim parte das patentes da Oracle, mas não soube informar se a desenvolvedora do Android teria o direito de modificar alguns elementos do Java para usar em seu sistema. 



INFO: Minas Gerais sediará maratona de programação



São Paulo – Uma maratona de programação será realizada em Uberlândia (MG) neste mês. O evento contará com uma disputa de raciocínio lógico e matemático que segue o modelo do ACM ICPC (International Collegiate Programming Contest).

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é estimular a participação de jovens talentosos e contratar os melhores candidatos.

Participarão deste evento 150 estudantes de graduação e início de pós-graduação dos cursos de engenharias, ciências da computação, sistemas de informação, matemática e outros cursos da área de exatas.

Ao todo, 21 instituições de ensino participarão do evento, que é patrocinado pela empresa Algar. Os participantes deverão criar equipes de três pessoas e solucionar complexos problemas durante um período de cinco horas.

A Maratona Mineira de Programação ocorrerá em 26 de maio na sede da Universidade Corporativa do Grupo Algar, em Uberlândia (MG), pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). O evento contará também com a participação das universidades Unifei, IFTM, UFLA, UFMG, UFOP, UFU, UFV, Unimontes e Unitri.

Ainda de acordo com a organização do evento, a disputa servirá de preparação para a Maratona de Programação Brasileira. Desta vez, seis equipes brasileiras serão escolhidas para a final mundial, o ACM ICPC.

INFO: Apple enfrentará processo por e-books



Nova York - A Apple e cinco importantes editoras de livros não conseguiram persuadir uma juíza norte-americana a arquivar um processo de consumidores que acusaram as empresas de conspirar para elevar os preços de livros eletrônicos há dois anos.

O processo, registrado no Tribunal Distrital de Nova York, é ligado a acusações do governo, em abril, de que a Apple e as editoras conspiraram para tirar a liderança da Amazon sobre o mercado de ebooks. A HarperCollins, a Simon & Schuster e a Hachette Book realizaram acordos com a divisão antitruste do Departamento de Justiça.

A Apple e duas das editoras, a Macmillan e a Penguin, disseram em corte no mês passado que querem ir a julgamento para se defenderem das acusações do governo. O juiz marcou a próxima audição pré-julgamento para 22 de junho.

As principais alegações dos consumidores são de que as editoras se uniram para elevar os preços e reduzir a competição, sob coordenação da Apple.

Numa decisão por escrito após a Apple e as cinco editoras pedirem que o tribunal arquivasse o processo, a juíza distrital Denise Cote disse nesta terça-feira que, como argumentava a ação legal, "presume-se que a conduta de todos os envolvidos seja ilegal, sob o princípio da razão".

Representantes da Apple, da Simon & Schuster, da Penguin e da HarperCollins não puderam ser imediatamente contatados para comentar sobre a decisão. A Hachette não se pronunciou.